A Ucrânia começou a lançar ataques na região leste de Donetsk no fim de semana, no que parece ser a primeira onda da tão esperada contra-ofensiva de Kiev.

Comandantes ucranianos enviaram brigadas mecanizadas, incluindo tanques de batalha pesados, juntamente com tropas convencionais para atacar vários locais na região sul de Donetsk, onde as tropas russas estão entrincheiradas.

Uma autoridade ucraniana disse que seus militares estão “mudando para ações ofensivas” em algumas áreas, mas Kiev permaneceu em silêncio sobre os ataques. Vários analistas ocidentais e russos estão relatando que a operação sinaliza o início da contra-ofensiva.

Os intensos combates no sul de Donetsk indicam que a Ucrânia pode estar tentando atacar através de fraquezas percebidas nas linhas fortificadas russas do leste da Ucrânia após semanas de sondagem, embora os soldados ucranianos ainda não tenham feito nenhum avanço sério.

Blogueiros e oficiais militares russos dizem que a Ucrânia está atacando principalmente a área ao redor de duas cidades urbanas na região sul de Donetsk: Novodonetsk e Velyka Novosilka.

Ambas as cidades ficam perto da região de Zaporizhzhia, no sul, que analistas militares dizem que a Ucrânia pode atingir para cortar uma ponte terrestre e um importante centro de abastecimento ligado à Crimeia ocupada pela Rússia.

A campanha principal parece estar centrada em Novodonetsk, que fica entre Velkya Novosilka e Vuhledar, uma cidade mantida em grande parte por forças ucranianas que a Rússia tenta capturar há meses.

A ofensiva em torno de Novodonetsk começou no domingo, de acordo com analistas russos, e a primeira onda do ataque falhou em grande parte.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou em um post do Telegram que mais de 250 militares ucranianos foram mortos, enquanto 16 tanques, 26 veículos blindados de combate e 14 veículos foram destruídos.

“O inimigo não atingiu seus objetivos”, escreveu o Ministério da Defesa.

No entanto, as tropas ucranianas se reagruparam nas primeiras horas da manhã de segunda-feira e atacaram novamente, desta vez com mais força, escreveu o blog militar russo WarGonzo.

“As Forças Armadas da Ucrânia conseguiram formar um punho blindado muito mais sério”, disse. “Muito mais equipamento está envolvido do que no dia anterior.”

Vários analistas militares russos afirmaram que a Ucrânia havia implantado tanques Leopard 2 da Alemanha, junto com veículos de combate de infantaria, como Strykers de fabricação americana.

Alexander Khodakovsky, comandante do grupo rebelde pró-Rússia Batalhão Vostok, disse que a situação está ficando “difícil”.

“O inimigo, tendo sentido nossos pontos fracos, está intensificando seus esforços”, escreveu ele no Telegram. “Como eu esperava ontem – sentindo o cheiro do sucesso, o inimigo lançará forças adicionais na batalha.”

Embora a operação principal pareça estar no sul de Donetsk, analistas russos também relataram operações ucranianas mais ao norte, em Donetsk, perto da cidade de Soledar e da cidade de Bakhmut.

A operação é provavelmente apenas o começo

Apesar da crescente pressão sobre as forças russas, a Ucrânia ainda não comprometeu suas principais forças na batalha.

O coronel Oleksandr Bakulin, que lidera um contingente de tropas perto de Bakhmut, disse à ABC News que os combates em andamento agora fazem parte de um plano maior e que os confrontos no sul de Donetsk “acabarão levando à contraofensiva”.

Alexander Kots, um blogueiro militar russo com mais de 600.000 assinantes no Telegram, disse que as principais forças poderiam ser introduzidas “em uma área completamente diferente”.

Igor Girkin, um ex-oficial militar russo e agora um importante blogueiro militar, disse estar “terrivelmente preocupado com Maryinka”, sugerindo que a Ucrânia pode atacar lá em um ataque surpresa.

Maryinka é uma cidade russa ao sul de Bakhmut e ao norte de Vuhledar.

A Ucrânia permanece em silêncio

Além dos comentários vagos de Bakulin à ABC News, a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, disse no Telegram que os militares estavam “mudando para ações ofensivas” em algumas áreas ao redor de Bakhmut.

“Apesar da forte resistência e das tentativas do inimigo de manter as linhas e posições ocupadas, nossas unidades avançaram em várias direções durante o combate”, disse ela.

Mas as autoridades ucranianas permaneceram em silêncio sobre os acontecimentos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não mencionou as operações de contra-ofensiva em seus discursos noturnos nos últimos dois dias, e seus assistentes geralmente vocais permanecem em silêncio.

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia publicou atualizações do campo de batalha nos últimos dois dias sem escrever nada sobre a contra-ofensiva.

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, divulgou um vídeo no Twitter mostrando várias tropas ucranianas colocando o dedo nos lábios.

“Planos amam o silêncio”, diz uma legenda no vídeo. “Não haverá anúncio sobre o início.”

Autoridades dos EUA disseram ao The New York Times que o aumento dos ataques pode ser um sinal de que a contra-ofensiva começou.

Maior contra-ofensiva da Ucrânia enfrenta desafios políticos

Kiev se preparou por meses para retomar o território no leste da Ucrânia e recebeu quase todo o equipamento militar prometido para a contra-ofensiva em abril.

Com os olhos do mundo na operação ucraniana, a Ucrânia enfrenta expectativas altíssimas de sucesso , potencialmente colocando em risco o apoio ocidental contínuo se as tropas não conseguirem retomar porções significativas de território da Rússia.

A Ucrânia surpreendeu o mundo no ano passado ao derrotar as tropas russas do oeste e recuperar as regiões de Kherson e Kharkiv.

No entanto, as forças russas, que antes subestimavam a força da determinação da Ucrânia, passaram meses fortificando suas linhas no leste da Ucrânia.

Autoridades dos EUA dizem que a Ucrânia tem o que precisa para romper as linhas e ter sucesso, mas eles moderaram as expectativas, com o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, dizendo no mês passado que a Ucrânia deve saber como usar o equipamento para obter a vitória.

Na segunda-feira, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse que a Ucrânia estava “muito bem preparada” para a operação, mas não avaliou o resultado da contra-ofensiva.

“Acho que é muito cedo para dizer quais resultados vão acontecer”, disse Milley à CNN .

FONTE: The Hill

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Arthur
Arthur
10 meses atrás

As duas coisas: se não colar como contraofensiva, fica como ação diversionista, ora pombas! Aliás, é o que tem sido ultimamente. Onde aparecer uma brecha, os ucranianos irão para lá, e os russos também, aí quebra o pau. Os ucranianos retrocedem e os ambos ficam contando lorotas… Acima de tudo, é pura aplicação da doutrina militar alemã: lembra Blitzkrieg! Maintein e Guderian devem estar orgulhosos…

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

Fala sério, colocaram o MIn. da Defesa da Rússia, que tem cara de boneco, pra dizer que a Rússia frustou a contraofensiva ucraniana. E o cara disse isso!

Será que ele tem medo de morrer? Ou será que ele é burro mesmo?

Nilo
Nilo
10 meses atrás

….”Autoridades dos EUA dizem que a Ucrânia tem o que precisa para romper as linhas e ter sucesso”…
Não é o que Ze Lascado tem dito, tanto que tem feito pressão para recebimento dos F-16 e entrada na OTAN. Essa será inclusive a justificativa para umm possivel fracasso ou desmentido do Zé que não houve nenhum inicio de contra ofensiva foi ilusão de ótica dos americanos e russos rsrsrsr

Last edited 10 meses atrás by Nilo
C G
C G
Reply to  Nilo
10 meses atrás

O que vc quer, que o Zé fale que tá bom?

“Aê tchurma da Otan, tá bom viu, nao precisa mandar mais nada não, eu não quero que o Nilo lá da trilogia fique pensando que eu sou ganancioso!”

Se eu fosse ele estaria pedindo um Nimitz de doação… cada uma viu!

Last edited 10 meses atrás by C G
Kira
Kira
Reply to  C G
10 meses atrás

Infelizmente tem pessoas que não percebem o óbvio.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  C G
10 meses atrás

“Alô Biden, não me mande F35 pois é demais para mim. Semana passada conversei com meu amigo Amorim, que me convenceu disso, depois de tudo que aprendeu com um tal de Jobim”

Nilo
Nilo
Reply to  C G
10 meses atrás

Seria uma boa aquisição, o Nimitz no mar Negro ou melhor no mar de Azov.
Zé põe na lista.

Heinz
Heinz
10 meses atrás

Sei não mas teremos algumas surpresas daqui um tempo…

gordo
gordo
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Surpresa é o que não tem faltado desde o primeiro dia de invasão. O bom senso manda aguardar o desenrolar da coisa. Confesso que vou ficar surpreso se a Ucrânia estiver indo para a ofensiva, contrariando a tática que mais deu bons resultados a eles. Gostem ou não as tropas ucranianas vão se expor a aviação Russa para poder por em prática a até agora suposta ofensiva.

Diego
Diego
10 meses atrás

Imagino que a recaptura de territorios Ucranianos vao ser maior dessa vez, a estratégia que eles estao usando faz com que o md russo fique ocupado em varios pontos, outra questao e a capacidade dos ucranianos em aprender tao rapido as taticas e a operar esses equipamentos da nato. Nao vejo a Russia como um cachorro morto nesse conflito,peca muito a desorganizaçãodeles. Acredito que exista varias possibilidades de atingir objetivos concretos sem grande perca de maos de obra pro lado russo, a força aerea tem grande importância nessa etapa com ataques com armas inteligentes e explorar mais a capacidade de… Read more »

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Os ucranianos nem de longe agem como os russos: 1) os ucranianos não substimam as forças russas; 2) os ucranianos não superestimam suas capacidades militares; 3) os ucranianos estão tirando o máximo proveito da ajuda militar ocidental e do treinamento de suas tropas pela OTAN. As forças ucranianas ganharam experiência em combate, ganharam equipamentos militares modernos e ganharam consciência do campo de batalha quase em tempo real. Coisas consideradas impossível, como sistemas antiaéreos modernos, MBTs ocidentais, mísseis de longo alcance e, agora, caças F-16 estão sendo fornecidos à Ucrânia. Podem ter certeza que: 1) cada cm2 de terra nas frentes… Read more »

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

Perdão Cavalheiro mas nenhum caça F-16 foi ainda fornecido aos ucranianos, então se o Senhor tiver a fonte, poderia postar por favor.

butzkejr
butzkejr
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

Essa é uma verdadeira guerra de mentiras em que os dois lados mentem muito, mas uma certeza eu tenho essa guerra os Russos ja perderam , é muita desorganização e cagadas em cima de cagadas , todos os trunfos que eles tinham no começo da invsão foram perdidos ou jogados fora, agora é ver a coisa desenrolar e o recuo dos Russos até o ponto de perderem tudo que conquistaram inclusive a crimeia , só questão de tempo, e se bobiar de quebra o putin ai vai pro saco na russia