A Rússia diz que a Ucrânia iniciou uma contra-ofensiva há muito esperada, mas nega que Kiev tenha obtido ganhos nas linhas de frente

A Ucrânia relatou intensos combates na região oriental de Donetsk, enquanto suas forças avançavam perto da devastada cidade de Bakhmut, que foi capturada pela Rússia no mês passado, mas Moscou disse que as forças de Kiev não conseguiram avançar em nenhuma parte das linhas de frente.

Serhiy Cherevaty, porta-voz do comando militar do leste da Ucrânia, disse no sábado que as forças ucranianas avançaram 1,2 km (0,75 milhas) perto de Bakhmut nas últimas 24 horas.

“Aproveitamos as medidas de rotação do inimigo e o fato de que as unidades que entraram não conhecem totalmente a área e falharam em realizar reconhecimento e coordenação adequados. Nós atacamos”, disse ele à televisão ucraniana. “Estamos realizando assaltos há vários dias.”

Enquanto isso, pelo menos três pessoas foram mortas em um ataque noturno de drones e mísseis russos no porto de Odesa, no Mar Negro, disse o comando militar da cidade no sábado, acrescentando que oito drones russos e dois mísseis foram abatidos.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, disse no aplicativo de mensagens Telegram: “A situação é tensa em todas as áreas da frente”.

Citando as áreas do leste onde os combates são ferozes há meses, ela disse: “O inimigo continua a concentrar seus esforços principais nas direções de Lyman, Bakhmut, Avdiivsky e Mariinka, os combates pesados continuam”.

Ela disse que as tropas ucranianas estavam repelindo os ataques russos.

Nos últimos dias, as forças ucranianas obtiveram seus ganhos mais rápidos nos limites de Bakhmut, com o objetivo de cercar a cidade oriental devastada por meses de guerra.

Contraofensiva há muito esperada

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que as tropas ucranianas iniciaram uma contra-ofensiva há muito esperada e estavam sofrendo perdas “significativas” em seus esforços para perfurar as linhas de defesa de Moscou na Ucrânia.

“Em nenhuma das direções eles alcançaram seus objetivos, isso é óbvio”, disse ele.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que continua repelindo os ataques ucranianos na região sul de Zaporizhia, informaram agências de notícias russas. Moscou controla grande parte da região de Zaporizhia – lar da maior usina nuclear da Europa.

Autoridades ucranianas fizeram poucas menções à situação em Zaporizhia, mas o chefe do gabinete do presidente disse que uma enfermeira e um encanador foram mortos por um bombardeio russo contra um hospital em Huliaipole, na região.

O jornalista Daniel Hawkins em Moscou disse à Al Jazeera que, embora a Ucrânia tenha estado de boca fechada, “Moscou está muito disposta a fornecer atualizações sobre os eventos da linha de frente nas últimas 72 horas”.

Hawkins disse que surgiram vídeos dos tanques Leopard da Alemanha e dos Veículos de Combate Bradley dos Estados Unidos destruídos em Zaporizhia.

“As batalhas continuarão nos próximos dias, enquanto as forças ucranianas investigam as defesas russas e tentam romper”, disse ele.

Enquanto isso, o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse no sábado que planeja falar com o presidente russo, Vladimir Putin, por telefone em breve, para instá-lo a retirar as tropas da Ucrânia.

FONTE: Al Jazzera / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington jr
Wellington jr
10 meses atrás

É sabido que varios equipamentos ocidentais estão sendo empregados nessas ofensivas e já se tem a confirmação visual de destruição de alguns deles. ALgo já esperado já que não existe equipamentos indestrutiveis. Agora é esperar para ver se a Rússia vai conseguir sufocar as esperanças ucranianas ou vai acabar cedendo terreno em gestos de boa vontade. Pelo que parece esta ofensiva ainda não chegou ao front de Savatove e Kupyansk.

MFB
MFB
Reply to  Wellington jr
10 meses atrás

Eu vi um leopard destruido, confirmado por fontes independentes, provavelmente por uma mina. Perder equipamentos é esperado, mas se ficar perdendo equipamentos dessa forma fica duro. E serão muitos, os russos tiveram muito tempo para estabelecer e reforçar as linhas. Vai ser sangrento, independente de quem saia por cima.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  MFB
10 meses atrás

Foi mina. A tripulação estava sendo resgatada por Bradleys, que cercaram o Leo atingido e ficaram atirando nas sebes porque provavelmente não sabiam se o Leo tinha sido atingido por mina ou ATGM. Porém, o Bradley que estava socorrendo a tripulação do Leo foi atingida por algo, e o Bradley começou a pegar fogo, fazendo com que o pessoal que estava resgatando a tripulação do Leo pulasse pra cima de outro Bradley que estava colado do Leo e do Bradley atingido. No momento em que aquele pessoal subiu em cima do segundo Bradley, este também foi atingido. Ou seja, provavelmente… Read more »

João
João
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Foi um campo minado Anti-carro.
Todo obstáculo só é obstáculo, se batido por fogos.
No caso, por ser AC, fogos de 152mm.
Quando a tropa chegou pra apoiar, caiu a Art…
O mais interessante q se tem visto é a capacidade de sobrevivência das tripulações em Vtr ocidentais.

MFB
MFB
Reply to  Wellington jr
10 meses atrás

Perdas gigantescas segundo Putin…

Eduardo Neves
Eduardo Neves
Reply to  MFB
10 meses atrás

A imprensa ocidental não está mostrando nada, então a OTAN tá tomando é tinta…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Eduardo Neves
10 meses atrás

Melhor você pesquisar mais … tem muita informação sendo divulgada … e as notícias não são boas para os russos.

Francisco
Francisco
Reply to  Wellington jr
10 meses atrás

_________

COMENTÁRIO APAGADO POR REPETIÇÃO SISTEMÁTICA. BASTA POSTAR O VÍDEO UMA VEZ, NÃO PRECISA POLUIR O BLOG REPETINDO INÚMERAS VEZES. MANTENHA O BLOG LIMPO. LEIA AS REGRAS:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Francisco
10 meses atrás

Tonho, só toma cuidado com o que informa nesse canal do Youtube porque existe um acordo entre o governo russo e eles. A Arma de Comunicações do exército russo manda material exclusivo para eles e, em troca, eles veiculam números que Comunicações quer. Ou seja, é fraude, é desinformação disseminada por meio de material real (vídeo).

Portanto, números que apareçam nos vídeos desse canal Timur devem ser ignorados selenemente porque são fraude.

Francisco
Francisco
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Amigo não sei qual o problema, afinal amigo imagens como essas só são possíveis de ambos os lados se os governos permitirem, ou você acha que alguém fornece imagens do outro lado como, mas o que importa é o material para analisar e aproveitar o que for possível, somente isso, o problema é que as pessoas estão confundindo essa guerra com jogo de futebol, e definitivamente não é um jogo de futebol e muito menos um confronto de torcidas. OBS.: você não se deu ao trabalho de ver o canal acredito já que tem muitos vídeos de ucranianos destruindo equipamentos… Read more »

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Francisco
10 meses atrás

As estatísticas que são exibidas no final de todos os vídeos deste canal são dados fornecidos pelo MoD russo.
Timur é um canal que o MoD russo está usando no momento para veicular no veículo Youtube aquilo que eles veiculavam pela RT.

Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sobre Comunicações ou Radio e Televisão sabe disso.

Felipe
Felipe
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Timor tb divulga aqueles números absurdos de perdas russas do MD ucraniano…

Neural
Neural
Reply to  Wellington jr
10 meses atrás

Sparta! Chegaram nem na primera linha e já perderam 13 Bradleys

Passaram nem dos Ka-52, minas e da artilharia, quero ver quando estiverem na mina dos Kornet.

Heinz
Heinz
Reply to  Neural
10 meses atrás

Se atualiza, em vários pontos já quebraram a primeira linha, com os russos recuando para “posições mais vantajosas” .

Mirão
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Os ucranianos já tinha quebrado essa linha uma vez, os russos foram lá e chutaram eles de volta.

E por falar nisso.
Os Leopards não eram para serem reservados para o groso das defesas russas?
Por que eles estão queimando antes mesmo de chegar na linha de contato?

Allan
Allan
Reply to  Wellington jr
10 meses atrás

O grande problema é a Ucrania tem musculatura pra fazer uma grande ofensiva ? Vale lembrar que atualmente a 5 pontos de ataques, se eles dispersarem demais acaba por ter pouco efetivo para avançar e isso facilitaria a defesa Russa.

João
João
Reply to  Wellington jr
10 meses atrás

Contato a 17 Km de distância?
Tem certeza?

MFB
MFB
10 meses atrás

Esse conflito vai se arrastar de uma forma…

Danilo Gentili 2026
Danilo Gentili 2026
10 meses atrás

Generais ucranianos estao empolgados com os planos

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS MAIS UMA VEZ A TROCA DE SEU APELIDO / NICK. VOCÊ ESTÁ FAZENDO PROPAGANDA POLÍTICA, O QUE NÃO É PERMITIDO. LEIA AS REGRAS DO BLOG OU SERÁ BLOQUEADO:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Mirão
Reply to  Danilo Gentili 2026
10 meses atrás

Estão é com a corda no pescoço para que façam essa manobra política para satisfazer o Fuher Elensk

Filipe
Filipe
10 meses atrás

Sucesso total, logo logo estarão as portas de Moscou. 🤡🤡🤡🤡

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

O avanço ao sul de Zaporizhizhia é de mais de 20km em alguns lugares, com pelo menos 3 cidades capturadas. Tudo indica que os ucranianos vão ter bem menos dificuldade depois que acabarem o terreno que está minado. Porém, pode ser que russos criaram o maior campo minado desde a Segunda Guerra (denovo. visto que fizeram o mesmo em Kherson ano passado). Ou seja, provavelmente as baixas para minas continuarão sempre que estiverem fora de área urbana até chegarem em Mariopol. Vale a pena atravessa 100km de campo minado? Ou seria o caso de reagrupar e colocar força em outra… Read more »

Neural
Neural
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

“Ganho em Bakhmut” kkkk, que dó, foram chutados igual cachorro sarnento

Marcelo
Marcelo
Reply to  Neural
10 meses atrás

Os russos levaram 10 meses e perderam um colosso de combatentes e armamentos para dizer que tomaram Bakhmut, mas os ucranianos não só controlam as colinas perto de Bakhmut, impedindo o avanço russo em direção às cidades fortificadas de Chasiv Yar, Konstantinivka, Kramatorsk e Sloviansk, com já avançaram sobre os flancos norte e sul de Bakhmut. O cachorro ucraniano está mais para um pitbull parrudo que morde forte.

Canarinho
Canarinho
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkk, nao sei se acredito em voce ou nas varias evidencias, relatos dos combatentes, videos, fotos que estao sendo veiculados indicando totalmente o oposto o que voce diz….as perdas ukros são CATASTROFICAS, nao precisa nem ser fã para observar isso

Marcelo
Marcelo
Reply to  Canarinho
10 meses atrás

Seis veículos blindados ucranianos destruídos não me parece uma perda catastrófica. Acabei de postar o link para um vídeo em alta definição que mostra a destruição de uma coluna de caminhões russos que transportavam munições. As explosões indicam que a munição “cozinhou”.

Mirão
10 meses atrás

Alguns quilômetros quadrados sendo ganhos a custa de unidades de assalto inteiras sendo consideradas uma grande vitória?

Que ano estamos produção?
1915?

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
10 meses atrás

Ganhos em Bahkmut ?

O que é que esse governo Ucraniano não faz para manter a “boquinha” eim ?

O pessoal mente descaradamente para não perder o fluxo de papel higiênico verde

Tem vídeo mostrando a morte dos AZOV em TEMPO REAL em Bahkmut … Os caras estão levando um cacete da artilharia russa

E o Governo Zelensky tem coragem de vir falar em “avanços” ao norte de uma cidade que foi toda arruinada por um grupo liderado por um ex-cozinheiro ?

É demais pra mim viu

É muito cinismo

Last edited 10 meses atrás by Rafa_Positronn
Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Enquanto o porco espinho russo destroi meia dúzia de blindados a onça pintada ucraniana vai fazendo avanços incrementais, mas significativos na contra-ofensiva. Tais avanços se estendem do sul e centro de Donetsk aos Oblasts de Zaprorizhzhia. Parece que a onça pintada ucraniana não está se importando com os espinhos fincados no focinho e nas patas, continuando a procurar pelo acesso ao ventre pelado do porco espinho russo.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-advances-made-in-grueling-fight

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

As tropas ucranianas estão avançando de forma lenta e constante. As informações estão emergindo diretamente do campo de batalha, sendo enviadas pelas tropas ucranianas, que postam videos no Twitter, que são geolocalizados pela CNN bem como de relatos de milbloggers russos. Não é informação fajuta divulgada pela Tass. No sudeste de Donetsk Oblast, os ucranianos capturaram as cidades de Blagodatnoye e Neskuchnoe. No centro-norte de Zaporizhzhia Oblast, as tropas ucranianas avançam no entorno de Kamenskoye. As defesas russas parecer estar sendo rompidas …
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-advances-made-in-grueling-fight

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Um comboio russo ficou ao alcance do fogo de artilharia ucraniana no Oblast de Zaporizhzhia. Nada de novo: os russos perderam vários veículos – provavelmente porque a munição transportada “cozinhou” e explodiu. O vídeo do ataque, em alta definição, foi compartilhado no Twitter na tarde de sábado (10/06/2022) e os ucranianos deixaram a seguinte mensagem: “O comboio russo foi alvo da artilharia ucraniana, destruindo vários veículos. Parece explosão de munição. O comboio estava perto de Zapovitne, Zaporizhzhia Oblast.”
https://www.19fortyfive.com/2023/06/one-big-ambush-ukraine-footage-shows-russian-convoy-destroyed/