A China comunista chegou a um acordo com Cuba para construir uma base de espionagem eletrônica no país insular – a cerca de 160 quilômetros da costa americana, disseram autoridades americanas ao The Wall Street Journal.

O acordo, que supostamente vale bilhões e foi acordado em princípio, permitirá à China construir uma instalação que pode interceptar comunicações no sudeste dos EUA, lar de dezenas de bases militares. A base de espionagem chinesa também pode monitorar o tráfego de navios dos EUA, informou o WSJ.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que não poderia falar especificamente sobre a reportagem alarmante, mas a planejada base de espionagem em Cuba causou alarme dentro do governo Biden, de acordo com o veículo. As autoridades disseram que a instalação chinesa permitiria que Pequim monitorasse e-mails, telefonemas e transmissões via satélite por meio de monitoramento de espionagem conhecido como SIGINT.

“Embora eu não possa falar sobre este relatório específico, estamos bem cientes – e já falamos muitas vezes – dos esforços da República Popular da China para investir em infraestrutura em todo o mundo que pode ter fins militares, inclusive neste hemisfério”, disse Kirby . “Monitoramos isso de perto, tomamos medidas para combatê-lo e continuamos confiantes de que somos capazes de cumprir todos os nossos compromissos de segurança em casa, na região e em todo o mundo.”

O relatório de uma potencial operação de espionagem chinesa visando os EUA de fora de suas fronteiras ocorre quando as relações entre as duas potências mundiais continuam a se deteriorar. A China aumentou as tensões ao considerar um plano para assumir o controle de Taiwan, mas os EUA se mantiveram firmes em Taiwan, vendendo armas e enviando um pequeno número de tropas para a ilha sobre a qual a China reivindica soberania. O secretário de Estado, Antony Blinken, deve viajar à China para se encontrar com o ditador comunista Xi Jinping no final deste mês.

No início desta semana, o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, Mike Turner (R-OH), disse que os eventos recentes apontaram para uma “agressão inacreditável” da China comunista dirigida às nações ocidentais.

“Bem, o que estamos vendo é uma agressão inacreditável da China”, disse Turner ao programa “This Week” da ABC News no domingo. “Se você olhar para o balão que sobrevoou os Estados Unidos, as delegacias de polícia chinesas, a agressividade contra nossos aviões e navios em águas internacionais, vai direto ao ponto do que o presidente Xi disse quando estava ao lado de Putin na Rússia. , onde ele disse, eles estão tentando fazer mudanças que não aconteciam há 100 anos.”

Pentágono rejeita reportagem do WSJ sobre estação de espionagem da China em Cuba

O Pentágono rejeitou nesta quinta-feira uma reportagem do Wall Street Journal sobre os planos chineses de instalar uma instalação de espionagem eletrônica em Cuba, dizendo que não estava ciente de tal esforço e caracterizando a reportagem como “imprecisa”.

“Posso dizer com base nas informações que temos, que não são precisas, que não sabemos que a China e Cuba estão desenvolvendo um novo tipo de estação de espionagem”, disse o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Patrick Ryder.

“Em termos dessa reportagem específica, não, não é precisa.”

FONTE: The Daily Wire / U.S. News

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980
Antunes 1980
10 meses atrás

Guerra fria 2.0 !

Décadas de disputas econômicas, ideológicas e territoriais, agora chegam a um ponto realmente perigoso.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

O mundo todo dorme porque quem está acordado e inclusive produzindo para esses dorminhocos são justamente os chineses, os dorminhocos que ajudaram a China a crescer, agora não adianta acordarem e ficarem de mimimi e blá blá blá.

JPV
JPV
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

essa verdade doi

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Enquanto o ocidente expulsava as indústrias com suas políticas ambientais, boicotavam os países em desenvolvimento e exportadores de commodities com suas exigências ambientais insanas, a China acolhia o que o Ocidente rejeitava.Hoje o hemisfério sul está para a China como o rio está para o Mar. É tarde demais para chorar sobre o leite derramado, agora o grande player é a China e a Culpa é dos progressistas ocidentais que ignoraram os efeitos colaterais de suas ações. Quiseram mudar o mundo para ontem excluindo quem não se alinhava a eles, o resultado foi jogar eles no colo chinês.

Elintoor
Elintoor
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

Um ponto realmente perigoso e que não vai dar em absolutamente nada, pois os dois possuem armas nucleares e sabem perfeitamente da “destruição mútua assegurada” e praticamente o fim da vida em boa parte do globo terrestre. Ogivas devastadoras que, se disparadas, provocarão indubitavelmente a fuga maciça de populações inteiras para o Brasil, este que, estrategistas de todo o mundo têm plena ciência, de que seria um país de retaguarda e um dos poucos lugares de sobrevivência na Terra, que estaria mais afastado do inverno nuclear e das nuvens tóxicas do complexo geográfico norte-americano-asiático-europeu. Armas estas, que provocariam a ascensão… Read more »

Sergio
Sergio
Reply to  Elintoor
10 meses atrás

Chico Xavier tinha previsão nesse sentido. Mas não era tão cor de rosa. Segundo o grande medium mineiro do que conhecemos como Brasil só restaria Sp e RJ. Isto é, habitados e governados por nossa gente. O restante seria dividido , norte e nordeste para asiáticos e russos. Sul e centro oeste para a ” brancaiada” norte americana e europeia ocidental…Eu não duvidaria.

Allan Lemos
Allan Lemos
10 meses atrás

Isso era uma questāo de tempo e para os chineses, o óbvio a se fazer considerando o aparato militar imenso que os americanos têm no quintal da China, o próximo passo será instalar meios defensivos e ofensivos assim que se sentirem “aclimatados” o bastante na regiāo, novamente deve ser apenas uma questāo de tempo.

Se o Brasil fosse um país sério, tomaria medidas para se proteger e se fortalecer, já que isso também nos afetará, mas como os militares e os políticos nāo estāo nem ai, ele fará o que sempre fez, nada.

Vitor
Vitor
Reply to  Allan Lemos
10 meses atrás

Brasil se defender …tipo base de Alcântara…reveja seu conceito de defesa de estado .

Ciclope
Ciclope
Reply to  Allan Lemos
10 meses atrás

Interessante notar o quê você disse, os EUA já tem aparato similar próximo a China, pelo princípio da reciprocidade, os Chineses tem direito de ter os seus também.
A crise dos mísseis em Cuba foi similar, e ambos os países cederam.

MFB
MFB
10 meses atrás

Olha que não sou defensor de China e regimess semelhantes, pelo contrário, mas me parece um desdobramento atual tendo em vista o cerco que a China enfrenta. O aparato militar de EUA e aliados no entorno da China é impressionante e só vem aumentando. Resta saber se a China realmente vai querer bancar essa aposta arriscada. A resposta virá rapidamente.

Last edited 10 meses atrás by MFB
MFB
MFB
Reply to  MFB
10 meses atrás

*Desdobramento natural

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

Sinto cheio de mísseis no ar.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

cheiro*

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
10 meses atrás

Crise dos Mísseis 2: o Inimigo Agora é Outro.

Jose
Jose
Reply to  Willber Rodrigues
10 meses atrás

Pior que caiu bem demais essa ! Pura verdade.

Luciano
Luciano
Reply to  Willber Rodrigues
10 meses atrás

Pensei a mesma coisa e iria postar quase a mesma frase! Vamos ver se as reações serão as mesmas! Os EUA perdeu a oportunidade de mudar a estratégia com Cuba e os Chineses estão avançando no vácuo do alcance dos Russos.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Willber Rodrigues
10 meses atrás

Na minha opinião, os chineses são mais agressivos do que os soviéticos/russos, eu já disse que se a Rússia estava se sentindo ameaçada pela OTAN/EUA era só eles terem feito alguma base na Venezuela ou Cuba, até porque, quem manda de fato na OTAN são os EUA.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Da 1° vez, os russos tiraram os mísseis de Cuba e, em troca, os americanos tiraram os mísseis da Turquia.
Vamos ver qual a barganha da vez….

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Willber Rodrigues
10 meses atrás

Tiraram e colocaram de volta na base de Adana-Inçilirk né

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

Também acredito que os chineses acham que vão colocar algum equipamento eletrônico para de alguma forma espionar os yankees achando que não tomarão um tomahawk na testa no primeiro minuto que isso acontecer.

To pagando pra ver.

fjuliano
fjuliano
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Vc é brasileiro? Só por curiosidade, pq espanta o seu nível de devoção e submissão para esse país chamado EUA. Apesar das _________________ presentes em seus comentários.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Kommander
Kommander
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

As vezes eu fico na dúvida se é um jogador de COD comentando, ou um cara que quer dar uma de intelectual, mas fazendo isso de maneira errada.

Hertz
Hertz
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Falou o _________
__________________

Tadinho do Brasil, né? Devotos de malvados americanos….Minha terra tem palmeiras onde canta do sabiá, o arrastão que corre aqui na praia não corre como lá.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
fjuliano
fjuliano
Reply to  Hertz
10 meses atrás

“…o arrastão que corre aqui na praia não corre como lá.” será? existem lugares nos EUA que se vc em especial aparecer, por acidente (vix lembra as favelas do Rio), é bem provável q vc não volte e me refiro aos guetos de negros e “xicanos” como eles gostam de dizer. Chega a ser engraçado essa idealização q vcs fizeram e fazem…tudo culpa da doutrinação via mídias, filmes e etc.

Regielson
Regielson
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Deixa eu ver se eu entendi

– Russia tem que aceitar os EUA expandindo a OTAN para as suas fronteiras

– China tem que aceitar EUA armando Taiwan

Mas ninguem tem o direito de incomodar os EUA !!!!!!!!!

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Pedro
Pedro
Reply to  Rafa_Positronn
10 meses atrás

Russia não aceitou, tanto que invadiu a Ucrânia. E agora, EUA podem invadir tb?

Jorge Augusto
Jorge Augusto
10 meses atrás

E la vamos nois…..

Mengao
Mengao
10 meses atrás

Cômico a “China Comunista”…
O certo é a China e só. Por sinal a China tem economia de mercado, e a população não é submetida a uma ditadura de costumes contra o conservadorismo igual é feito nos EUA, e que os EUA querem obrigar o resto do mundo a seguir. Sobre a base, Cuba e China tem o direito e pronto.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Mengao
10 meses atrás

Aiai, “tem economia de marcado”, a “população não é submetida há uma ditadura de costumes”. A gente ri disso ou manda internar? Infelizmente parece que é um mal de boa parte inclusive da liderança militar do nosso país. Quando vc aponta a maldade concreta do regime do país, dos partidos aqui e partido lá, esse pessoal ainda se faz de superior e saca logo um “nossa vê comunista em todo canto”…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mengao
10 meses atrás

Olá RubroNegro. Pois é. Pior seria se falassem que a Russia de Putin fosse comunista, de esquerda ou “vermelha”, como tenho visto tanta gente escrever. A China tem a sua própria experiência comunista. Os governantes chineses perceberam o risco da China colapsar assim como aconteceu com a ex-URSS. O massacre da Praça da Paz Celestial (que ironia) pode ter sido o momento crucial que determinou uma abertura econômica para prove a população de algum bem-estar material sem que isso levasse a uma ruptura institucional, como aconteceu na ex-URSS. Sobre uma instalação de espionagem chinesa em Cuba, isso é bem diferentes… Read more »

Antonio Cançado
Reply to  Camargoer.
10 meses atrás

A Rússia é totalitária, e tudo que você citou aí a respeito dela se aplica…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antonio Cançado
10 meses atrás

Caro Cançado. É praticamente um consenso que o atual regime na Russia seja considerando pouco democrático. Contudo, também é um consenso entre quem estuda um pouco de política internacional que a Russia de Putin possa ser classificado como um regime de direita, ainda que se coloque em uma posição geopolítica antagônica aos EUA. Segundo a FreedonHouse, em uma escala de 0~100 (na qual as democracias escandinavas têm a nota 100), a Russia tem 16 pontos (o Brasil tem 72 e os EUA 83). Ainda que ocorram eleições periódicas, a organização política na Russia é cerceada e a oposição tem pouco… Read more »

Hertz
Hertz
Reply to  Mengao
10 meses atrás

Parabéns, conseguiste expressar quantidade de asneiras em tão poucas linhas. Impressionante capacidade de síntese. Cada um aqui está menos educado por causa dessas frases. Que Deus tenha piedade da sua alma.

Antonio Cançado
Reply to  Mengao
10 meses atrás

Você tá muito mal informado a respeito de tudo que se mete a discutir, meu chapa…

Gabriel BR
Gabriel BR
10 meses atrás

Eu penso que seria vantajoso firmarmos um acordo com os chineses na área de infraestrutura de telecomunicações e até mesmo a entrada de empresas chinesas de telefonia no Brasil para quebrar esse cartel que temos hoje.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Gabriel BR
10 meses atrás

Preferiria que fosse com a Índia que também tem vasta experiência em telecomunicações e inteligência.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Filipe Prestes
10 meses atrás

A Índia não tem dinheiro que a China tem.

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Normal, se realmente for verdade não será nenhuma novidade, basta ver as bases americanas espalhadas pelo mundo, afinal, pau de que bate em Chico também tem que bater em Francisco.

MFB
MFB
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Mas no mundo real, o tamanho do porrete determina quem pode o que… Nunca podemos esquecer disso.

Last edited 10 meses atrás by MFB
Maurício.
Maurício.
Reply to  MFB
10 meses atrás

Hoje em dia com as nukes, o tamanho do porrete é igual para todos, claro, tirando os cachorro morto, esses nem porrete tem.

MFB
MFB
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

E nós não temos nem um graveto para usar.

Rodrigo
Rodrigo
10 meses atrás

E se agora os EUA inventam.uma operação especial para desnazificar cuba e Venezuela….

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo
10 meses atrás

É só os EUA afirmar que existe armas químicas de destruição em massa em Cuba e Venezuela, ou inventar uma operação com o tema “Ajuda Humanitária”…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

E seria mentira ajuda humanitária ? Veja o quanto de gente passando fome há em Cuba e Venezuela.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

Lá no Iêmen a situação está muito pior, quando é que os EUA vão intervir e ajudar o Iêmen contra a Arábia Saudita? Usar essa ladainha de “Ajuda Humanitária” não cola muito, pessoas passando fome temos aos montes aqui no Brasil, na pandemia tinha um pessoal lutando por ossos, ou tu não viu essas cenas? Pela sua lógica, os EUA devem invadir o Brasil também.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Nem precisa aqui já é territorio chinês.

Talisson
Talisson
Reply to  Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

Ao invéz de tirar as sanções é melhor bombardear, invadir?

Regielson
Regielson
Reply to  Rodrigo
10 meses atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

fjuliano
fjuliano
10 meses atrás

Que sinuca de bico para quem pula alto gritando contra a Rússia e batendo palmas para a OTAN. E agora hein? Cuba tem direito de receber os chineses e fazer o q quiser em seu território?

Maurício.
Maurício.
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Tu não lembra do mimimi que foi na época daquela suposta base aérea que a Rússia supostamente usaria na Venezuela? Volta lá no aéreo e vê os comentários de um pessoal, alegavam que a Venezuela era quintal americano, que a Rússia não deveria se meter na região, que os EUA mandarim a base para o espaço com Tomahawks e por aí vai…

fjuliano
fjuliano
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

É deprimente. Da até para entender o apreço q o eleitor médio do Trump tem por latinos, quanto a esses eles estão certos. Desprezíveis.

Heinz
Heinz
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Claro, é território Cubano e não Americano. Odeio o sistema político Cubano e pra mim deveria cair, mas eles são independentes né.

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

Tem uma hipotese ainda mais dramática. Pode ser a China provocando os EUA a fazer o mesmo em Taiwan para justificar uma invasão. O momento é agora, não fosse a China uma nação preocupada com a paz e a prosperidade já teria invadido a ilha e sodomizado os rebeldes.

MFB
MFB
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

“sodomizado os rebeldes”. Coisa estranha para se dizer e ter em mente. 100+

Maurício.
Maurício.
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

“não fosse a China uma nação preocupada com a paz e a prosperidade.”

Preocupada com a sua prosperidade eu até posso concordar, mas com a paz? Justo ela que se acha a dona de todo o mar da China? Acho que no fundo nem você acredita nisso…rsrsrs.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
10 meses atrás

China e Rússia deviam fazer de cuba um porta aviões.E recheá-la também de armas convencionais e atômicas para os EUA terem o que fazer perto de seu país.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
10 meses atrás

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais.

Camargoer.
Camargoer.
10 meses atrás

O Pentágono declarou que não sabia do acordo entre a China e Cuba. Três opções. 1. WSJ deu uma barriga (prováveil). 2 O Pentágono foi pego de surpresa (muito provável). 3. O Pentágono está mentindo (igualmente muito provável).

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Camargoer.
10 meses atrás

Opção 4: sabiam, mas não podem fazer nada pq ja foi dificil para eles destruir um simples balão chines

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafa_Positronn
10 meses atrás

Então é a opção 3. O Pentágono mentiu,

Kommander
Kommander
Reply to  Camargoer.
10 meses atrás

Kkkkkkkkkk Sad but true! De uma coisa a gente não pode duvidar dos EUA, os homi são mestres na arte da inteligência.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Ola K. Lembro de um diálogo no filme “Caçada ao Outubro Vermelho” quando o comandante do submarino dos EUA é informado que eles receberão a visita de um oficial da inteligência militar. O comandante comenta que “não é possível colocar as palavras Inteligẽncia e Militar na mesma frase”

Marcos Pesado
Marcos Pesado
Reply to  Camargoer.
10 meses atrás

Acho que é no filme Good Morning Vietnan

pangloss
pangloss
Reply to  Camargoer.
10 meses atrás

Ué, advérbios de negação servem para criar frases que acomodem termos mutuamente excludentes.

Underground
Underground
10 meses atrás

A ditadura cubana finalmente achou outro trouxa para sustentar o regime.
Durante anos os russos tiveram de sustentar o regime cubano.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Underground
10 meses atrás

As ditaduras sempre encontram um trouxa para ajudar a sustentá-las, basta ver as ditaduras do golfo pérsico, entre outras.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Underground
10 meses atrás

Eu, você e os demais contribuintes brasileiros també ajudamos a sustentar esse regime. Ao que parece, voltaremos a sustentar.

Fernando
Fernando
Reply to  Allan Lemos
10 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Fernando
Fernando
Reply to  Fernando
10 meses atrás

Nao entendi. Quando o colega acima desviou assunto para fora da materia, nao houve censura. Interessante…

Heitor
Heitor
10 meses atrás

Se os EUA podem ter em Taiwan.. então nada de errado ter em Cuba, México…

Carlos Campos
Carlos Campos
10 meses atrás

espionagem trocada não dói

Antonio Cançado
10 meses atrás

Que bonito…
Depois esses _________ reclamam quando a gente expõe as ____________ praticadas pelo estado totalitário chinês…

Mais, isso prova definitiva, cabal e irrefutavelmente que Cuba ____________,a não ser pra servir de base a estados totalitários…

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz Trindade
Luiz Trindade
10 meses atrás

Já vimos esse filme antes. Reportagens de analistas militares renomados nos alertavam sobre o avanço tecnológico chinês em armamentos e influência no mundo. O ocidente respondeu: Os chineses não tem capacidade para isso! Hoje se prova que os analistas militares estavam certos e o ocidente errado. O erro acaba de se repetir… Quando tiverem com os dados espionados e roubados já será tarde. De novo! Again!

Antonio Cançado
Reply to  Luiz Trindade
10 meses atrás

A China tem alguma influência no mundo?
Qual, exatamente?

Sergio Machado
Sergio Machado
10 meses atrás

3a Lei de Newton. Ação e reação.
EUA terão que ficar quietinhos.

Antonio Cançado
Reply to  Sergio Machado
10 meses atrás

Ah, sim, vão ficar sim…Assim como também a Europa, o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia…Só porquê você quer…rsrsrsrsrsrs

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
10 meses atrás

Rapaz…só observo..e esperando o povo negativar esse comentário…kkkk

André Luís
André Luís
10 meses atrás

Toma, EUA! Foque todos os seus esforços $$$$ no atoleiro da Ucrânia (enquanto os Russos vão destroçando as forças da OTAN) e deixe Cuba lhe dar mais esta dor de cabeça!

SlavaFeijão.

Pedro
Pedro
10 meses atrás

Muitos aqui deram razão a Rússia por invadir a Ucrânia, pois estava sendo ameaçada. E agora, se os EUA invadissem Cuba, teriam razão?

Heinz
Heinz
Reply to  Pedro
10 meses atrás

Não.

Carlos 07
Carlos 07
10 meses atrás

Justo! Cada um pressiona do jeito que pode. Segue o baile!

Jota
Jota
10 meses atrás

Ok. O que vale pra um , vale pro outro.
Então os EUA podem também instalar uma unidade de sigint em Taiwan.
E um batalhao de marines pra operar a unidade.
E algumas unidades de radares e patriots pra proteger a unidade.
Combinado?

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
10 meses atrás

Isso me lembra da “Crise dos mísseis de Cuba”.

Welington S.
Welington S.
10 meses atrás

”A América do Sul é pacífica” Nunca foi. Sempre esteve dormindo em banho-maria. Agora, os chineses estão errados em querer fazer isso? Não! É sabido que os chineses estão convictos de que querem tomar o lugar dos EUA em poder econômico e militar. Fato é que os EUA demoraram muito para abrir os olhos em relação aos chineses. Os EUA, por sinal, financiou a China a chegar onde ela chegou e hoje, estão tendo que abrir espaço para os chineses que estão comendo pelas beiradas. Os EUA achar ruim é, no mínimo, uma piada de muito mal gosto. Os EUA… Read more »

Pragmatismo
Pragmatismo
10 meses atrás

Uai. Não vão publicar os leo 2 destruídos?

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Pragmatismo
10 meses atrás

Está com pressa?

Assim que for possível.

Francisco
Francisco
Reply to  Pragmatismo
10 meses atrás

_________

COMENTÁRIO APAGADO POR REPETIÇÃO SISTEMÁTICA. BASTA POSTAR O VÍDEO UMA VEZ, NÃO PRECISA POLUIR O BLOG REPETINDO INÚMERAS VEZES. MANTENHA O BLOG LIMPO. LEIA AS REGRAS:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nino
Nino
10 meses atrás

Não vejo novidade. Na época em que Cuba era mais uma das repúblicas soviéticas será que não tinha uma base para espionar os EUA?

adriano Madureira
adriano Madureira
10 meses atrás

Nada de anormal, como se outros países não fizessem o mesmo…