Coreia do Sul e Polônia estudam desenvolvimento conjunto de veículos blindados sobre rodas

14

SEUL — A Coreia do Sul e a Polônia parecem estar considerando um projeto conjunto para desenvolver veículos blindados com rodas, disse a agência estatal de aquisição de armas no sábado (10/6).

Funcionários da Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) visitaram a estatal Polska Grupa Zbrojeniowa (PGZ) no final do mês passado e discutiram o desenvolvimento conjunto dos veículos blindados do tipo roda K808 do Exército sul-coreano, chamados “Baekho”, de acordo com o agência.

Os veículos K808 estavam entre uma lista de itens de exportação incluídos em um acordo inicial assinado com a Polônia para exportar 1.000 tanques K2 em julho do ano passado.

“Como as discussões sobre o desenvolvimento conjunto vieram do lado polonês, eles parecem querer (veículos blindados sobre rodas) com desempenho aprimorado, em vez de comprar o modelo atual”, disse um funcionário da DAPA.

A Polônia tem intensificado seus esforços de aquisição de armas depois de enviar ajuda militar à Ucrânia após a invasão do país pela Rússia.

No ano passado, a Coreia do Sul assinou grandes acordos com a Polônia para fornecer sistemas de armas sul-coreanos, incluindo tanques de batalha K2, obuseiros autopropulsados K9 e aeronaves de ataque leve FA-50.

FONTE: Yonhap

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
10 meses atrás

Ao que parece a Polônia aprendeu com a história e agora leva o setor de defesa a sério.

Já nós no Brasil…

Ricardo Machado
Reply to  Guacamole
10 meses atrás

A Poloniab Renascido depois da 1 ° WW não tinha Motivos para ficar Tranqüila, ela teve que Enfrentar a Guerra Polaco-Sovietica de 1919-1920 quando os Soviéticos tentaram Conquista-la, e todo o Ambiente Politico Internacional da Época, ela era Herdeira de algumas Zonas Industriais de cada Potência que Participou da sua “Partilha”, principalmente Austria-Hungria e Alemanha, a Rússia era MUITO ATRASADA… O caso e que no Início da invasão Nazi, a Polônia estava implementando um PLANO de Retirada Escalonada e Controlada para Regiões mais Defensáveis, onde seria Abastecida atraves da Romenia pelos Britânicos e Franceses, mas a Invasão Soviética destruiu o… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Guacamole
10 meses atrás

O Brasil tem que aprender na dor, infelizmente. E digo isso não somente no aspecto militar, no econômico também. A população continua votando em incapazes.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Reply to  Guacamole
10 meses atrás

Deitado em berço esplêndido…. infelizmente

MFB
MFB
Reply to  Willber Rodrigues
10 meses atrás

Quase isso. Arma de 105mm e pesa um pouco mais que a metade de um Abrams.

bruno
bruno
Reply to  MFB
10 meses atrás

sera que é pra chamar atenção do EB? sendo EB que estão estudanto subtituição aqui

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  bruno
10 meses atrás

Não sei se o EB tem interesse num veículo com esse tipo de tamanho ( embora o CV-90 esteja bem interessado por aqui ), e esse veículo acima é apenas um protótipo ai da.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  bruno
10 meses atrás

Bruno…problema do MMBT é a sobrevivência contra armas menores, não se tem garantia disso… O fabricante vende a ideia que tiros entre carros de combate ou de ATGM colocaria fora do combate qualquer carro e portanto usar carro pesado ou médio tanto faz e também a tecnologia poderia compensar essa falta de blindagem e se ganha na logística (custo x benefício)….mas na realidade não é bem assim que funciona as coisas….estamos todos vendo na Ucrânia. Já pensou um IFV emboscar um MMBT e atirar com seu canhão de 25/30/40 milímetros na lateral dele e o destruir, perder um MMBT para… Read more »

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
10 meses atrás

Impressionante como a Polonia se encaminha para ter o maior exercito da europa bem como se afasta da aquisição de armas europeias, a compra gigantesca de tanques, artilharia e avioes coreanos vai pressionar a receita do gov polones…mas sempre poderão contar com os alemaes para financiar suas armas, a polonia agora é o novo estado tampão do leste europeu…

eliton
10 meses atrás

Sem sombra de duvidas esse é um dos blindados mais feios que se tem na atualidade.

Oráculo
Oráculo
Reply to  eliton
10 meses atrás

Se for bom em combate, a “feiúra” é irrelevante. O próprio Stryker tá longe de de ter um design bonito, mas é testado e aprovado em combate simplesmente pelo US Army. Sem falar nos BTRs Russos que existem aos montes no front da guerra da Ucrânia. É feio de dar dó. Mas também tem um bom histórico operacional. A beleza nesse caso não é fator preponderante. Embora eu concorde que dá pra fazer um blindado eficiente e com um design moderno, o que agrega valor para nós, fãs de blindados Exemplos nessa categoria não faltam: IVECO SuperAV, Boxer, Patria AMV,… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
10 meses atrás

Falando em equipamento coreano. Vi notícias de que as forças armadas do Brasil (acredito que seja o exército) entraram em contato com fabricantes de equipamentos bélicos coreano para tratar sobre a possibilidade de cooperação entre os dois países (acredito que sejam blindados de combate da infantaria), mas parece que a oferta brasileira não foi levada a sério por parte da Coreia, pois além do pequeno valor de eventual contrato havia exigências técnicas que denunciavam a clara intenção do Brasil de forçar uma espécie de transferência de tecnologia que não interessava à Coreia. Uma pena.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
10 meses atrás

Os sul coreanos estão na vanguarda da força blindada já faz um bom tempo, particularmente eu admito que trocaria as nossas brigadas pesadas por equipamentos sul coreanos.

Leopard 1A5 por K2 Black Panther, M-109 por K9, M-113 por K-21 e Gepard pelos K-30 Biho

Faz um acordo logístico com Samsung e Hyundai para garantir suporte logístico durante um bom tempo e pronto…alemães e americanos ficariam no passado