A ‘batalha do Meyer’: colocando o mapa da frente ucraniana em perspectiva

41

Acostumados com as dimensões e distâncias do Brasil, frequentemente podemos nos atrapalhar um pouco na hora de colocar em perspectiva os mapas da guerra na Ucrânia, um país cuja área (pouco mais de 600 mil km2) equivale aproximadamente à soma dos estados  de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para ajudar, trazemos aqui um mapa publicado há poucas horas pela BBC sobre os últimos avanços ucranianos em sua contra-ofensiva, especialmente no fronte sudeste.

Nessa região, analistas veem como possível objetivo ucraniano a recuperação de Tokmak, posição-chave que poderia levar a um isolamento da Crimeia em relação a outras áreas ocupadas pela Rússia e um rápido avanço até o mar de Azov. Ou a um colapso do exército ucraniano, por atrito, caso fique preso por muito tempo à conquista ou cerco da cidade.

Reparando na escala marcada no canto inferior direito do mapa, com a marcação da distância equivalente a 20 km, percebe-se que a distância entra a linha de frente e o Mar de Azov fica entre 40km e 50km em algumas áreas.

Não é muito, quando pensamos em Brasil (obviamente, existem as dificuldades dos terrenos e, principalmente, das defesas russas entre um ponto e outro).

Para quem conhece a cidade do Rio de Janeiro e as vizinhas da Baixada Fluminense, seria (grosso modo) comparável à linha de frente estar em Duque de Caxias, o mar de Azov ser o litoral na Barra da Tijuca e Tokmak estar mais ou menos no Meyer, como se vê nesta captura de tela do Google Maps.

Talvez estejamos exagerando um pouco, afinal não se trata de uma linha reta. Pensemos então nessa linha um pouco mais longe, em Nova Iguaçu. Não importa. A diferença é pequena para a realidade da guerra na Ucrânia, quando comparada às distâncias com as quais estamos acostumados no Brasil. Nas próximas semanas, estaremos talvez acompanhando os desafios da batalha do Meyer, quer dizer, de Tokmak.

 

 

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MFB
MFB
10 meses atrás

Mais um que deu tela azul e vai começar a spamar sobre a destruição imaginaria das forças ucranianas. Eles seguem um padrão na falta de fatos e argumentos. Lembro da fuga dos russos na região de Kiev. Só nesse evento o exército ucraniano foi “esmagado” diversas vezes segundo esses jovens que postam aqui.

Last edited 10 meses atrás by MFB
José
José
Reply to  MFB
10 meses atrás

Desde que a operação criminosa russa começou eles e seus n nomes já destruíram o exército ucraniano umas 50x. Imagina como deve ser a mente doentia desse pessoal.

C G
C G
Reply to  José
10 meses atrás

Na cabeça dele os Russos ainda estão avançando!

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

Estão na ofensiva, você esperava o que?

Em toda essa guerra, cansamos de ver caças e helicópteros de ataque sendo derrubados pelos ucranianos. Porque agora, que contam com os mesmos sistemas e com o reforço enorme de sistemas terra-ar ocidentais mais modernos, não vemos imagens de caças e helicópteros de ataque russos caindo?
É porque não foram derrubados? Você acha mesmo que os russos não estão tomando um prejuízo monstro em sistemas de armas caros?

Porque os russos estão recuando? Porque estão chegando vídeos de russos impedindo o pessoal da linha de frente de recuar?

Volta daqui duas semanas.

Junior
Junior
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

É um bot ou comentarista pago, não adianta explicar.

Underground
Underground
Reply to  Junior
10 meses atrás

É obsessão mesmo!
Os caras colocam alguma coisa cabeça e seguem em frente, mesmo que a realidade diga o contrário.
Maus ou menos como terraplanista.

Dimi.f
Dimi.f
Reply to  Underground
10 meses atrás

Infelizmente underground infelizmente,

Demolidor
Demolidor
10 meses atrás

Teoria da conspiração.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
10 meses atrás

Em postagem anterior foi uma chuva de negativações e novos nicks. Eles estão a todo vapor.

Nei
Nei
10 meses atrás

Como é fácil colocar a culpa em terceiros e não enxergar o principal culpado dessa invasão.

Demolidor
Demolidor
Reply to  Nei
10 meses atrás

Exato, a Ucrânia está sendo usada para destruir a Rússia o Zelensk é só uma marionete e essa contra-ofensiva não vai funcionar a Rússia já venceu Hitler e Napoleão dois gênios militares, não vai ser um palhaço que vai vencer eles.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Demolidor
10 meses atrás

A Rússia se meteu nesta situação e os outros estão se aproveitando disto …
o Puttin foi amador dentro do cenário geopolítico achando que os ucranianos receberiam os russos de braços abertos e que o Ocidente não faria nada .

Quem venceu Hitler foi a URSS, da qual russos e ucranianos faziam parte …
e chamar Hitler de gênio militar , o amigo precisa se informar bem mais …

Augusto
Augusto
Reply to  Plinio Jr
10 meses atrás

Realmente chamar Hitler de gênio militar ai e forçar a barra.

JRevers
JRevers
Reply to  Plinio Jr
10 meses atrás

Amador? Bem capaz, ganhou e está ganhando muito dinheiro, se fazendo do loco, junto com a Máfia Russa, sem o Ocidente e o mesmo que ficar sem dinheiro. O dinheiro que move essa meia dúzia de oligarcas. O povo? O povo não importa.

Gilvone
Gilvone
Reply to  Demolidor
10 meses atrás

Engano aqredito Ucrânia

JRevers
JRevers
Reply to  Demolidor
10 meses atrás

Putin está faturando alto com os metacapitalistas, invadiu a Ucrânia, só p enfraquecer ainda mais a Rússia. Tudo o que a OTAN mandou o Putinho fez. Agora outro vendido, o Pregozyn, vai desmembrar alguns pedaços da Matka Ruska, e criar novos Estados(países, mais ainda, independência dos povos oprimidos desde o Pedro e a Catarina. E o fim da Rússia como a conhecemos neste século.

Gilvone
Gilvone
Reply to  Nei
10 meses atrás

Os russo

Mcruel
Mcruel
10 meses atrás

40km contra defesas fortificadas não é pouca coisa não. Uma coisa é um passeio de 40km, outro é batalhar por 40km.

MFB
MFB
Reply to  Mcruel
10 meses atrás

4, 40 ou 400km, não importa o ganho, nem tente explicar. Essa turma de bots aí vai sempre falar que os russos na verdade estão massacrando os ucranianos. E Kiev fica cada vez mais distante.

LUIZ
LUIZ
Reply to  MFB
10 meses atrás

O objetivo russo no atual momento é destruir a máquina de guerra ucraniana. Os objetivos mudaram confirme o conflito foi mudando. Não adianta ganhos territoriais se o inimigo está armado até os dentes. A questão logística também é um desafio pra longas distâncias num terreno lamacento.

JRevers
JRevers
Reply to  LUIZ
10 meses atrás

Se vc perguntasse a dois anos atrás, o que é a Ucrânia, poucos te responderiam, eram um povo esquecido, sempre na sombra dos russos. Pergunte hoje. Os russos fizeram da Ucrânia o centro das atenções, um país mediano é hoje uma potência armada capaz de infligir danos ao denso exército russo. Para os Norte Americanos nunca foi tão barato ganhar uma guerra.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Mcruel
10 meses atrás

Na verdade a profundidade das defesas, provavelmente, é pouco mais da metade disso, cerca de 25 km.

https://www.forte.jor.br/2023/05/14/analise-da-rede-defensiva-russa-e-das-fortificacoes-de-campo-no-setor-kopani-robotyne-tokmak-da-frente-de-zaporizhzhia/

O que não é pouco do mesmo jeito.

Mas o objetivo da matéria não é dizer que seja “pouca coisa”, o texto deixa isso bem claro e em nenhum momento desdenha das defesas russas.

O objetivo é colocar as distâncias em perspectiva comparada.

MFB
MFB
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Não importa o objetivo da matéria. A turminha da pesada vai ficar postando sempre as mesma coisas. “É pouco, as perdas são gigantescas, a Ucrânia falhou, o exército foi dizimado, etc… Tudo isso sem fontes é claro. Fatos não importam nessa tentativa de derrotar a “matrix”. Ah, e na mente deles você faz parte da matrix 🙂

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  MFB
10 meses atrás

Ah, sim.

Como um dos editores do site, de fato, eu tenho poderes semelhantes ao agente Smith:

Podemos deletá-los a qualquer momento, aqui na Matrix (tanto torcedores chatos da Rússia quanto da Ucrânia)

O fato de serem bloqueados somente após desrespeitarem sistematicamente as regras do blog, e terem tantos e tantos comentários publicados, mostra que este é um dos sites de defesa com debate mais aberto e tolerante.

Mafix
Mafix
10 meses atrás

A coisa ta tão feia para o lado os soldados russos que estão usando a mesma tatica da segunda guerra , segue o video dos soldados atirando no pessoal que recua da posição >
https://twitter.com/ItsArtoir/status/1668202856250241024?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1668202856250241024%7Ctwgr%5E91a4d34b29ada99a6923d907e8f018a85b5edd04%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.snafu-solomon.com%2F

(o exercito russo é um exercito de escravos e bandidos)

sub urbano
sub urbano
Reply to  Mafix
10 meses atrás

Esse video parece uma encenação de alunos da quinta serie kkk os soldados bem enquadradinhos no video do drone, um deles gesticula abrindo os braços e depois cai igual um mamão no chão. A CIA fazia fake news melhores

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Eu gostei muito dessa forma de explicar o território ucraniano. Fica mais fácil de entender a geografia e o desenrolar do conflito na Ucrânia quando temos algo conhecido para comparar. Vale muito essa abordagem.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

E os russos vão muito bem, né? Hoje foi postado um vídeo mostrando uma coluna de blindados russos sob fogo da artilharia ucraniana e um 72B virando sucata chamuscada. Nesse link tem o artigo e o vídeo.
https://www.19fortyfive.com/2023/06/melted-armor-footage-shows-ukraine-killing-putins-t-72b-tanks/

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Os ucranianos começaram os combates na contra ofensiva há uma semana e tomaram 5 assentamentos. E os russos? Levaram 10 meses e perderam um colosso de combatentes e armamentos para dizer que tomaram Bakhmut, mas os ucranianos não só controlam as colinas perto de Bakhmut, impedindo o avanço russo em direção às cidades fortificadas de Chasiv Yar, Konstantinivka, Kramatorsk e Sloviansk, com já avançaram sobre os flancos norte e sul de Bakhmut. E o grupo Wagner não está mais em campo …

Last edited 10 meses atrás by Marcelo
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

delirio

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

Boatos sobre uma atravessia ucraniana em massa do Dnipro começam a surgir no Telegram. Mas provavelmente são missões de recon que está causando o pânico no pessoal russo que guarnece a margem direita.

https://pbs.twimg.com/media/Fyci0LBWcAEsavC?format=png&name=small

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Infelizmente não conheço o Meyer. Sou do sul, tchê!

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Não seja por isso.

A distância da frente de combate ao Mar de Azov é um pouco maior da que separa Pelotas de Rio Grande.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Também sou do sul, mas basta você entrar no google maps, clica com o botão direito sobre algum lugar, e depois em “medir distância”.

Depois é só clicar em outro ponto, que o google te dará a distância.

Não sei pôr imagens aqui, se não, colocaria um print pra mostrar.

Last edited 10 meses atrás by Monarquista
Josenaldo Teixeira da Silva
Josenaldo Teixeira da Silva
10 meses atrás

Esses Russos são uns demônios querendo dominar o mundo com suas armas mais Deus colocará um tropeço no seus caminhos.

jailtonsantos
jailtonsantos
10 meses atrás

Segundo os comentários aqui na semana que vem a Ukrania invade a Rússia kkkkkkkk.

JRevers
JRevers
Reply to  jailtonsantos
10 meses atrás

Sim, um dos planos é entrar por dentro da Rússia e empurrar tudo p dentro de Luansk.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
10 meses atrás

Independente da linha de pensamento, achei interessante a postagem.

Dimi.f
Dimi.f
10 meses atrás

Junior…..lembra como era o forum antes?? Agora é cheio de ..modinhas..que são informados com a “melhor”das qualidades jornalescas estilo Sputnik, oq recebem no zap é oq convém pra eles e pronto… não param pra pensar que é uma guerra e que nenhum é ganhador…mas as fazendas de desinformação é grande kk abcs