Formosa (GO) – Tecnologia avançada e alta capacidade de resposta com poder de fogo. Essas foram algumas das características do Programa Estratégico ASTROS apresentadas ao Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e ao Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, durante a visitação ao Comando de Artilharia, localizado em Formosa, no dia 12 de junho.

A comitiva conheceu a modernização da Força Terrestre com a evolução do Sistema de Mísseis e Foguetes, dentro do Programa ASTROS. Além disso, o Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Moisés da Paixão Junior, explicou como o Exército, por meio da artilharia, conta com elevada operacionalidade e aperfeiçoamento constante das tropas e seus sistemas, aprimorando sua efetividade em combate.

Para o Ministro José Múcio, que visitou pela primeira vez o Forte Santa Bárbara, a Força Terrestre desempenha um papel fundamental na defesa e segurança do País. “Foi impressionante ver todo o avanço tecnológico do Programa e sua magnitude para o desenvolvimento do País. Nos enche de orgulho ver um Exército Brasileiro que oferece segurança à nação”.

O Programa ASTROS tem a capacidade de neutralizar ameaças em território nacional e fortalece a indústria de defesa nacional, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e a produção de equipamentos militares avançados. “Esse é um núcleo de modernidade dentro do Exército. É dissuasório e incentiva a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação no Brasil”, explicou o Comandante do Exército.

Os visitantes também acompanharam o tiro real do Sistema ASTROS, a sua atuação, a mobilidade estratégica e a flexibilidade de seu emprego.

 

Programa ASTROS

Míssil de cruzeiro AV-TM 300 sendo lançado pelo ASTROS 2020

O Programa Estratégico ASTROS possui meios capazes de prestar apoio de fogo de longo alcance com elevada precisão e mobilidade (atinge alvos ente 10 e 300 km). Seu objetivo é equipar a Força Terrestre com um sistema de mísseis e foguetes de alta tecnologia. Possui um lançador múltiplo de foguetes capaz de disparar mísseis e foguetes de diferentes calibres, com alcance de até 300 km. É equipado com sistemas de comunicação, controle e monitoramento. Foi estabelecido pelo Exército Brasileiro na década de 1980 e, desde então, tem evoluído constantemente, incorporando tecnologias avançadas.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maximus
Maximus
10 meses atrás

Alguem sabe se o missel tatico “Matador” ta vivo ainda ou ja virou defunto?

Kommander
Kommander
Reply to  Maximus
10 meses atrás

Provavelmente já virou defunto. Deve tá congelado por falta de “verba”.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Continua em (lento) desenvolvimento, fazendo parte dos projetos estratégicos do EB. No vídeo o mockup é apresentado ao ministro.

Mas, de fato, falta divulgação do estágio atual e do prazo de início de produção.

Mcruel
Mcruel
Reply to  Maximus
10 meses atrás

Tá virando um míssil tático “Morredor”.

Atirador 33
Atirador 33
10 meses atrás

“Possui um lançador múltiplo de foguetes capaz de disparar mísseis e foguetes de diferentes calibres, com alcance de até 300 km.”

Isso significa que os meios podem disparar misseis de 300 km, porém não temos os esses misseis ainda em produção?

Ficou um pouco confuso, caso já tenhamos os mísseis, como estão a produção deles, já estão sendo produzidos em escala industrial?

Imaginei que os mísseis ainda estivessem em fase de testes.

Last edited 10 meses atrás by Atirador 33
Glasquis7
Reply to  Atirador 33
10 meses atrás

Até onde sei, não há no Brasil munição para o ASTROS com alcance acima dos 100 KM.

Mas, posso estar enganado.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Glasquis7
10 meses atrás

Se não estou enganado, o SS-150 de 150 Km já está operacional. Acima disso, somente o MTC-300 mesmo.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Atirador 33
10 meses atrás

De fato, o texto original é ruim, mas é isso mesmo: o EB já possui os lançadores compatíveis com o novo míssil de cruzeiro e foguete guiado a laser (com 300km de alcance para o míssil e 150 para o foguete), que são os sistemas lançadores Astros Mk3 modernizado e o novo Mk6. Mas o novo míssil e o novo foguete ainda estão na fase final de desenvolvimento (não lembro mais se o SS-150 já entrou em produção). Alguém ajude.

Bosco
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Nunão,
Até onde eu sei o foguete guiado (SS-40 G) tem só 40 km de alcance.
Pra mim é um absurdo existir hoje em dia foguetes burros com 150 km de alcance como parece ser o caso do SS-150 do sistema ASTROS.
Mesmo tendo uma ogiva de fragmentação (dispersora de granadas) o CEP de um foguete desses no alcance máximo é imenso e inviabiliza qualquer função na prática.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Olá Bosco. Segundo o Canal “CAIAFA Master”, do jornalista especialista em Defesa Roberto Caiafa, quando esteve em visita ao Forte Santa Barbara, entrevistou o seu atual comandante, o General Paixão, o qual informou que o SS-40 G (guiada por laiser), foi desenvolvido, testado e toda a tecnologia crítica foi conquistada, mas não há viabilidade econômica de compra devido a seu curto alcance para o tamanho do Brasil e para atender aos requisitos internacionais (ser superior ao Himars). Aí está o link, para a entrevista https://youtu.be/MPuSr-mjAPo Já o SS-150 (150 km de alcance), ele não é um foguete burro, ele é… Read more »

Gabriel
Gabriel
Reply to  Gabriel
10 meses atrás

Esse é o link da reportagem completa da visita ao Forte Santa Barbara. É excelente assistam. https://www.youtube.com/live/pOp8tozfHPg?feature=share

Bosco
Reply to  Gabriel
10 meses atrás

Gabriel,
Estou vendo o vídeo , mas eu tenho um pé atrás com essas entrevistas.
Uma coisa que chama a atenção é que colocaram um vídeo do impacto de um JSM contra uma maquete de radar do sistema S400. rsss
O general na verdade não fala muito coisa com coisa. É meio bagre ensaboado. Na verdade nem ele sabe de muita coisa.
Já a parte que o jornalista fala do guiamento a “laser” de orientação do foguete, eu achei completa maluquice.
Não se utiliza seeker laser para melhorar tiro de saturação. É utilizado para tiro de precisão contra alvos pontuais.

Henrique A
Henrique A
Reply to  Bosco
10 meses atrás

No início dos anos 2000 os ASTROS mobiliavam unidades de artilharia de costa e publicavam fotos de ASTROS disparando contra o mar; imagine usar um sistema de saturação de foguetes não-guiados contra embarcações no mar(!); o pessoal do EB as vezes parece que não sabe o que faz.

Bosco
Reply to  Henrique A
10 meses atrás

Henrique,
Mas o programa foi encerrado por conta de ter se provado ineficiente.
Uma bateria costeira engaja alvos na linha de visão mas o ASTROS iria engajar alvos móveis navais OTH, a mais de 30 km. Não funcionou!
Já li um trabalho de um capitão do Exército sobre isso mas não o encontrei. Vou tentar de novo e se conseguir eu posto aqui.

Henrique A
Henrique A
Reply to  Bosco
10 meses atrás

É exatamente o que eu quero dizer! Não precisava nem de estudo, de início dava pra saber que não funcionaria.

Last edited 10 meses atrás by Henrique A
Bosco
Reply to  Gabriel
10 meses atrás

Gabriel,
Ou o foguete guiado SS-40 G é guiado por seeker terminal a laser e tem ogiva unitária ou é guiado por GPS/inercial e tem ogiva de fragmentação.
Não tem lógica ele ter uma ogiva de fragmentação e ser guiado por laser.
O mais provável é que seja guiado por GPS/inercial e tenha ogiva de fragmentação, o que o deixaria semelhante ao M30 do sistema HIMARS/MLRS.
Se ele for guiado a laser na fase terminal ele seria igual ao TRLG 230 da Turquia, com ogiva unitária.

Joao
Joao
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Prezado
Discordo
Uma Bateria, ou Grupo ASTROS, lançando uma “carga”de SS-150 com submunições desgraça toda uma Base Logística Conjunta, por exemplo. Ou uma ZReu de DE.
São áreas grandes de serem batidas.

Bosco
Reply to  Joao
10 meses atrás

João, O CEP de uma munição de 155 mm burra a 30 km é tido com sendo de 275 m, e é sabido que artilharia de tubo é mais preciso que artilharia de foguete. Ou seja, um foguete não guiado com 150 km de alcance tem uma precisão horrível e mesmo contando com uma ogiva de fragmentação (dispersora de granadas) duvido muito que tem algum valor prático. Muito provavelmente , se completarem o seu desenvolvimento, o SS-150 deverá ter algum sistema de navegação de meio curso. O que já existe, o SS-80, deve ter uma CEP bem grande. Só pra… Read more »

Henrique A
Henrique A
Reply to  Joao
10 meses atrás

Os americanos e europeus desenvolveram uma série de foguetes não-guiados com ogivas de submunições e até onde eu sei nunca fizeram um foguete desses que tivesse mais que 40km de alcance eficaz.

Não faz sentido lançar um foguete “burro” pra mais de 50km pra despejar submunições; é o mesmo que atirar numa mosca com um canhão, ou querer cometer crime de guerra contra populações civis.

Last edited 10 meses atrás by Henrique A
Mafix
Mafix
Reply to  Atirador 33
10 meses atrás

Olha devem ter o problema é dinheiro para fazer o programa rodar .

Marcus Mendes
Marcus Mendes
Reply to  Mafix
10 meses atrás

Esse sistema tem que ser produzido para exportação. Se as industrias de defesa ficarem esperando por compras das forças armadas brasileiras, ela vão quebrar.

Bueno
Bueno
10 meses atrás

Esta redução na velocidade do vídeo é para destacar os diferentes calibres ou só show mesmo na apresentação de divulgação?

RDX
RDX
10 meses atrás

Encomendaram quantas baterias?

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  RDX
10 meses atrás

Até onde sei, o programa em andamento (Astros 2020) inclui a modernização de 38 viaturas Mk3 e aquisição de 36 viaturas Mk6.

A execução até o meio do ano passado de todo o programa (que inclui a infraestrutura no Forte Sta Bárbara, simuladores, o novo míssil, demais viaturas de apoio etc) conforme divulgação feita pelo EB, estava em 43%, e o programa ainda tem uns 7 anos pra terminar.

Augusto José de Souza
Augusto José de Souza
10 meses atrás

Tomara que avance esse programa e não somente o EB e CFN adquiriram mas também vendermos para outros países inclusive da Europa

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Augusto José de Souza
10 meses atrás

Vai ser difícil, isso aí é só pra enfeitar mesmo. Até a China hj disse que as nossas FAAs n são lá essas coisas toda. Afinal, Frouxas Armadas né!

Grifon Eagle
Grifon Eagle
10 meses atrás

Muito bom para desfilar e fazer exibições e apresentações.

Bosco
10 meses atrás

É sabido que a velocidade cobra um preço caro a um míssil e esse preço é na base da massa total. Ou seja, para uma dada massa da carga bélica (ogiva) quanto mais veloz, mais pesado um míssil vai ficando , levando-se em conta o mesmo alcance. Até uns 200 ou 300 km essa “cobrança” é aceitável, acima disso o pêndulo começa a pender favoravelmente para mísseis mais lentos. Por conta disso sempre me causou certa estranheza a escolha de uma propulsão por turbojato para um míssil sup-sup tático. Um míssil propulsado por foguete sólido, supersônico, balístico/semibalístico, com alcance equivalente… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Bosco, o alcance real do AV-MTC é na casa dos 1000 km, infelizmente não lembro mais de onde vi as matérias e entrevistas que deixam subentendido isso. Até porque não faz sentido ele ter quase o dobro do peso de um Exocet, ter quase a mesma carga bélica, uma configuração aerodinâmica mais favorável para voo em cruzeiro e ter um alcance só 50% maior.

Bosco
Reply to  Mateus Lobo
10 meses atrás

Mateus, Eu acho que esse alcance de 1000 km é especulação. Invencionice. Mesmo que tenha sido dito por um general. Pode ser que terá uma versão num futuro distante, utilizando alguns componentes do míssil atual, que chegue a 1000 km, mas não esse. Pra começar teriam que trocar o turbojato por um turbofan. Só como exemplo tem o míssil cruise americano JASSM lançado do ar que tem alcance de 380 km que tem uma versão utilizando quase tudo dele só trocando o turbojato por um turbofan com 1000 km de alcance (JASSM-ER). A velocidade se reduz um pouco mas ganha-se… Read more »

bjj
bjj
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Bosco, corrija-me se eu estiver errado A turbina do MTC-300, segundo o fabricante, tem um consumo específico de 1,18 kg de combustível por cada kgf por hora. A potência máxima da turbina é de 1000 libras, o equivalente a 453 kgf, mas é pouco provável que ela seja utilizada na potência máxima, dado que mísseis mais pesados que o MTC-300, como as versões iniciais do Tomahawk voavam com turbinas com potência máxima menor que isso, na casa das 600/700 libras. Vamos considerar o valor médio de 650 lbf (294 kgf) para manter o MTC-300 no ar em sua velocidade de… Read more »

Bosco
Reply to  bjj
10 meses atrás

Bjj, Eu concordo. Como disse acima duvido que seja de 1000 km mas é plenamente possível ser maior que 300 km. Esse número “300” tem muito a ver com o MTCR. Vários mísseis são ditos terem esse alcance pra se manter dentro do MTCR. *Só de curiosidade, o consumo do turbofan do Tomahawk (Williams F107) é de cerca de 200 kg por hora na potência de cerca de 650 libras. Levando em conta que ele voa a 900 km/h e se conclui que ele leve algo em torno de 400 kg de combustível, o que parece bem razoável já que… Read more »

Boitatá
Boitatá
Reply to  Mateus Lobo
10 meses atrás

Na verdade, quando vc coloca esses dados, faz até bastante sentido o dobro do peso ter 50% mais de alcance. Isso porque, quando se leva mais combustível para aumentar o alcance, parte do combustível extra não vai gerar alcance extra, vai apenas garantir o mesmo alcance anterior para um objeto agora mais pesado.

Glasquis7
Reply to  Boitatá
10 meses atrás

Tem muitas variáveis que também influenciam, entre elas, velocidade.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Boitatá
10 meses atrás

O que gera aumento de consumo não é o peso em si, mas o arrasto que por consequência exige maior empuxo para determinada velocidade e isso gera maior consumo e menor alcance. 3 coisas tem que ser consideradas:
1 – A configuração de aerodinâmica do AV-MTC é mais eficiente para voo de cruzeiro do que o do Exocet
2 – O perfil de voo também é mais favorável para o alcance, o Exocet é um míssil sea skimming.
3 – A velocidade de cruzeiro do Exocet é maior.

Glasquis7
Reply to  Mateus Lobo
10 meses atrás

o alcance real do AV-MTC é na casa dos 1000 km,…”

“Mateus, Eu acho que esse alcance de 1000 km é especulação. Invencionice. “

O que eu soube é que o alcance poderá (ou não) ser ampliado num futuro.

Se especulava em foruns militares, que seria em torno de 500 km, depois passou a se falar em 800 Km e atualmente se fala em 1.000 Km mas, depois de todo esse tempo, fica difícil afirmar o alcance de um míssil que ainda não teve seu desenvolvimento concluído e que, em princípio, teria apenas 300 km de alcance.

Ander
Ander
10 meses atrás

Do que adianta tudo isso, Avibras está quse falida é até o momento não tem uma ação real para a empresa sobreviver.

Henrique A
Henrique A
10 meses atrás

As pessoas se apegam muito a coisas “reluzentes” e esquecem da realidade.

Todo mundo foca em mísseis de cruzeiro e foguetes guiados de longo alcance, mas a verdade é que na realidade brasileira, se houver um conflito o que mais vai ser demandado é munição “burra” não armamento super sofisticado; nós tinhamos que focar no feijão com arroz ao invés de sonhos de grandeza.

Se o EB comprasse equipamentos mais “simples” e em maior quantidade a Avibras e a BID de modo geral não estariam em estado tão ruim.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
10 meses atrás

Impressionante como o Brasil só tem o Astros, há 30 anos que só vejo isso, e ainda está na fase dos foguetes burros não guiados, que não tem GPS, os caras empurram isso todos os anos como se fosse a última palavra tecnológica, já foi há décadas, só que os outros países já avançaram, mas a gente continua nesses estágio de foguetes burros, até quando?

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Carlos Crispim
10 meses atrás

“ os caras empurram isso todos os anos como se fosse a última palavra tecnológica”

Não entendi muito bem. Quem está empurrando e para quem?