Nos EUA, The Atlantic foi ao extremo com a manchete “Rússia desliza para a Guerra Civil”, sábado, assinada por Anne Applebaum. Logo abaixo, comparava Vladimir Putin ao czar Nicolau 2º, executado pela Revolução de 1917. Doze horas depois, já admitia sem destaque que “Golpe acabou, mas Putin está em apuros”.

Jornais chineses ligados ao PC demoraram a manchetar e, quando o fizeram, foi com “Putin promete ações decisivas contra rebelião”, no Global Times. Análise do colunista Hu Xijin dizia que na história russa não há ações bem-sucedidas de “senhores da guerra” como Ievguêni Prigojin e que o teste viria depois, na eventual resposta da sociedade “ansiosa pelo fim da guerra”:

“Como a sociedade russa reagirá a seguir é crucial. Se a maioria está disposta a permanecer firmemente com o Kremlin [ou não] será um teste que não permitirá qualquer falsa aparência.”

Tarde de domingo em Pequim, o China Daily informou laconicamente que o ministro do exterior, Qin Gang, recebeu o vice-ministro russo do exterior: “discutiram as relações bilaterais e outras questões internacionais e regionais de interesse comum”.

APELO À PAZ

Em mídia social chinesa, segundo o site What’s on Weibo, houve apoio à Rússia, mas não faltou netizen zombando o mesmo apoio. Manya Koetse, que edita o site, avalia que “uma resposta predominante é um apelo à paz“. Destaca esta postagem: “Uma Rússia fragmentada seria o fator desestabilizador mais perigoso do mundo”.

O tópico sobre o discurso de Putin alcançou 1,2 bilhão de visualizações em poucas horas, no Weibo, linkando perfis de jornais como Huanqiu, o Global Times em chinês. E um dos usuários mais influentes foi, mais uma vez, Hu Xijin, com a reprodução em chinês de sua análise.

OBSTÁCULO À NORMALIZAÇÃO

O desgaste do conflito vem ganhando espaço há semanas na China, pela voz de acadêmicos como Yan Xuetong, da Universidade Tsinghua —onde estudaram Xi Jinping, Hu Jintao etc. Dias atrás, ao anunciar um Fórum Mundial pela paz, com transcrição pelo Pekingnology, Yan deu a guerra na Ucrânia como “um dos maiores obstáculos à normalização das relações da China com os países ocidentais”:

“Pessoas me criticam, dizendo que essa guerra serve como barreira estratégica e pode conter os EUA. O que vemos é que os EUA não enviaram um único soldado à Europa. Pelo contrário, países da Otan na Europa têm ampliado presença militar na Ásia-Pacífico. A guerra, em vez de aumentar a segurança, sujeitou a China a mais ameaças.”

Uma semana antes, no relato do South China Morning Post, o pesquisador Liu Weidong defendeu reconsiderar os laços com a Rússia e “fazer amizade com mais países”, em evento na Universidade Renmin, também de Pequim. Foi secundado pelo professor Zuo Xiying, apoiando equilibrar as relações com Moscou para se contrapor à estratégia dos EUA de unir aliados para conter Pequim.

“A China não deve ficar ao lado nem da Rússia nem do Ocidente, mas numa posição que priorize seus interesses nacionais”, disse Zuo.

Nelson de Sá * Correspondente da Folha na Ásia

FONTE: HojeCidades

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio
Sergio
10 meses atrás

” Como a imprensa chinesa analisa a crise na Rússia ”

Houve uma tentativa de golpe no nosso futuro quintal (?)

George
George
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Nem a China bota mais fé no Putin.

Wagner
Wagner
10 meses atrás

“A China não deve ficar ao lado nem da Rússia nem do Ocidente, mas numa posição que priorize seus interesses nacionais”.

Esse é o mundo real, o resto e mundo da fantasia de econocoach.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Wagner
10 meses atrás

É exatamente isso que a China busca e que nós deveríamos seguir no caminho. Entretanto, o Brasil é um bebê que precisa ser cuidado por outros países. Não conseguimos sair da mesmice e assim que é.

Satyricon
Satyricon
10 meses atrás

Interpretação chinesa do episódio:

Putler tá fazendo _______

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Peter Pan
Peter Pan
10 meses atrás

Voltaram ao mercado das previsões, porque a realidade é clara: a Rússia soma e segue, tomou território e em vez de perder, continua a aumentar.

JPonte
JPonte
10 meses atrás

Ao assumir a posição de neutralidade a China enfraquece Putin é válida a troca interna de poder , como já disse aqui uma Rússia fraca atende os interesses da China .

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
10 meses atrás

Pequim sabe que, ganhando ou perdendo,a Russia vai ficar cada vez mais nas mãos dos chineses, suas áreas de influência irão pra órbita de Pequim, e seus antigos compradores de armas russas comprarão armas chinesas.

naval762
naval762
10 meses atrás

“A China não deve ficar ao lado nem da Rússia nem do Ocidente, mas numa posição que priorize seus interesses nacionais”, disse Zuo.
Traduzindo: Briguem! Briguem! Hahahahaha!

José Carlos Amador
José Carlos Amador
9 meses atrás

Tanto a Rússia quanto a China estão com uma bomba relógio demográfica nas mãos. A Rússia perdeu população desde o início dos anos 90 até o início dos anos 2000. A população que pode ser recrutada para um conflito militar está “acabando” e a conscrição não ajudou. Há estimativas de que 250.000 a 3.000.000 de russos tenham deixado o país (o número mais correto deve ser perto de 1.000.000 a 1.300.000), sendo a maioria homens jovens que queriam fugir da guerra. A China recentemente divulgou dados demográficos alarmantes. A população na faixa de 1-5 anos é metade da de 6-10.… Read more »