Motim na Rússia: resposta cautelosa de Putin pode inflamar ânimo dos ultranacionalistas russos

22

Fontes russas especularam sobre os detalhes do acordo mediado pelo ditador bielorrusso Alexander Lukashenko para acabar com a rebelião armada do Grupo Wagner de 23 a 24 de junho, incluindo o possível envolvimento do chefe de gabinete do presidente russo, Vladimir Putin. O jornal da oposição russa Meduza, citando fontes internas não identificadas do Kremlin, informou que Prigozhin inicialmente tentou entrar em contato com a Administração Presidencial Russa ao meio-dia de 24 de junho, enquanto os combatentes de Wagner se moviam para o norte de Rostov-on-Don em direção a Moscou, mas que Putin se recusou a falar com Prigozhin.

Medusa observou que uma vez que Prigozhin observou a falta de apoio militar generalizado para as ações de Wagner e mudou de ideia sobre as perspectivas de Wagner, o Kremlin voltou-se para negociações envolvendo Lukashenko, Chefe de Gabinete do Gabinete Presidencial Russo Anton Vaino e Embaixador Russo na Bielo-Rússia Boris Gryzlov. O possível envolvimento de Vaino e Gryzlov não foi relatado em 24 de junho. Um proeminente milblogger afiliado ao Kremlin também questionou se o acordo responsabilizaria Wagner ou Prigozhin de alguma forma pela morte de pelo menos 13 aviadores russos em 24 de junho.

O paradeiro de Prigozhin não pode ser verificado além de sua partida de Rostov-on-Don no final de 24 de junho. A agência russa RTVI afirmou que o serviço de imprensa de Prigozhin disse à RTVI que Prigozhin “manda seus cumprimentos” e responderá a todas as perguntas “quando estiver em comunicação normal”, e um proeminente canal Telegram afiliado a Wagner compartilhou uma imagem gerada por IA de Prigozhin segurando um dedo nos lábios e afirmando “planos amam silêncio, ” uma cópia da frase comumente usada na Ucrânia sobre segurança operacional.

Como ISW observou em 24 de junho, os detalhes do acordo ainda não estão claros no código aberto, além de especulações e rumores. As consequências da rebelião armada de Wagner ainda não foram concluídas e resta saber como o acordo será implementado, se todas as partes envolvidas cumprirão integralmente, o que o Kremlin e o Ministério da Defesa da Rússia (MoD) pretendem fazer com o pessoal de Wagner, e se os lutadores de Wagner cooperarem – independentemente dos desejos de Prigozhin.

As implicações do acordo Lukashenko-Prigozhin para a liderança do MoD russo também permanecem ambíguas. Algumas fontes russas, incluindo fontes internas do Kremlin citadas por Meduza , sugeriram que o Kremlin pode estar considerando mudanças na liderança do MoD como parte do acordo. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado-Maior do Exército, general Valery Gerasimov, não foram vistos ou ouvidos desde antes de Prigozhin anunciar o início da rebelião armada em 23 de junho. Algumas fontes russas sugeriram que Alexei Dyumin, o atual governador de Tula Oblast, ex-oficial de segurança de Putin e ex-chefe das Forças de Operações Especiais da Rússia, pode substituir Shoigu como Ministro da Defesa, embora a ISW não possa confirmar essas especulações.  Qualquer mudança na liderança do MoD representaria notavelmente uma vitória significativa para Prigozhin, que justificou sua rebelião armada acusando diretamente Shoigu e Gerasimov das mortes de dezenas de milhares de soldados russos na Ucrânia.

As forças de Wagner continuaram a se retirar de posições em Rostov e na estrada para Moscou para suas bases em 25 de junho, e a estrutura pretendida pelo Kremlin para alavancar os combatentes de Wagner permanece incerta. Imagens geolocalizadas publicadas em 25 de junho mostram as forças armadas de Wagner dirigindo para o sul, longe de Moscou, perto da cidade de Voronezh. Imagens publicadas em 25 de junho supostamente mostram as forças de Wagner retornando aos campos de treinamento no sul da Rússia.

O fato de Wagner estar voltando para seus campos de treinamento com equipamento militar indica que o Kremlin pretende manter pelo menos certos elementos da mão de obra de Wagner, em vez de tentar desmobilizá-los imediatamente, embora o futuro do comando e da estrutura organizacional de Wagner não seja claro. O chefe do Comitê de Defesa da Duma Estatal Russa, Andrei Kartapolov, anunciou em 25 de junho que a Duma Estatal está trabalhando em uma lei que regularia as empresas militares privadas (PMCs), mas enfatizou que não é necessário banir o Grupo Wagner, pois é “o mais combativo unidade pronta na Rússia.”

Kartapolov observou ainda que o futuro do Grupo Wagner é indeterminado e enfatizou que o pessoal do Grupo Wagner em Rostov-on-Don estava “seguindo ordens de seu comando” e “não fez nada repreensível”. Os esforços de Kartapolov para absolver o pessoal de Wagner da responsabilidade por participar de uma rebelião armada e separá-los de Prigozhin podem indicar o desejo do governo russo de continuar a usar o pessoal de Wagner em alguma capacidade e, como ISW avaliou em 24 de junho, a liderança russa poderia redistribuir Wagner para a Ucrânia ou, em vez disso, comprometê-los em missões internacionais. Os meios de comunicação estatais russos informaram em 24 de junho que o Serviço Federal Russo de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa (Rozkomnadzor) bloqueou o serviço de imprensa oficial de Prigozhin no site de mídia social russo VKontakte, indicando os esforços do Kremlin para restringir as ações organizacionais de Prigozhin.

DETALHES

Mais detalhes surgiram sobre a composição das unidades Wagner se aproximando de Moscou em 24 de junho, indicando que Prigozhin provavelmente teria lutado em um conflito ativo em Moscou sem apoio adicional. Fontes russas afirmaram em 25 de junho que a primeira coluna Wagner que começou a se mover em direção a Moscou em 24 de junho consistia em 350 equipamentos, incluindo nove tanques, quatro veículos de combate de infantaria Tigr, um sistema Grad MLRS e um obus.

Fontes russas afirmaram que as três outras colunas de Wagner que se moveram em direção a Moscou tinham 375, 100 e 212 equipamentos, respectivamente, a maioria dos quais eram caminhões, carros e ônibus não blindados. Milbloggers russos afirmaram em 24 de junho que as colunas que se deslocavam em direção a Moscou eram compostas por 4.000 pessoas com 40 a 50 equipamentos, incluindo MRAPs, tanques de batalha T-90M principais, veículos de combate de infantaria BMP, sistemas de defesa aérea Pantsir e sistemas Grad MLRS.

A CNN noticiou em 24 de junho que funcionários da inteligência dos EUA e do Ocidente observaram Wagner acumulando equipamentos e munições para a rebelião por várias semanas, indicando que as colunas provavelmente compreendiam a maior força disponível de Wagner.

A ISW não pode confirmar a composição exata das colunas de Wagner neste momento, embora os relatórios atuais sugiram que a força de Prigozhin teria lutado para ocupar totalmente Moscou ou conduzir confrontos prolongados com elementos das Forças Armadas Russas, se eles fossem implantados. A ISW avaliou anteriormente que Prigozhin provavelmente buscou e não conseguiu obter apoio militar para sua rebelião, e o movimento de Wagner em Moscou provavelmente foi baseado na suposição de que o apoio militar fortaleceria as forças e capacidades da rebelião. Prigozhin pode ter se tornado mais receptivo às alegadas negociações com Lukashenko quando essas forças insuficientes se aproximaram de Moscou e o tempo estava se esgotando para obter o apoio militar necessário para um potencial conflito armado com o MoD.

O espaço de informação ultranacionalista russo fraturou em 25 de junho entre aqueles que querem superar a rebelião e aqueles que exigem soluções para as falhas de segurança interna que a rebelião expôs. Um milblogger afiliado a Wagner elogiou todas as partes por encerrar a rebelião e evitar derramamento de sangue, ignorando o fato de que as forças de Wagner mataram pelo menos 13 pilotos e aviadores russos durante a rebelião.

Outras fontes russas continuaram a caracterizar a rebelião como obra exclusivamente de Prigozhin e pediram às autoridades russas que mostrassem clemência para com os combatentes de Wagner que lutaram pelos interesses russos na Ucrânia. Um milblogger russo acusou especificamente os funcionários do Oblast de Moscou e o Ministério da Defesa de não impedir o avanço de Wagner em direção a Moscou.

O milblogger questionou como o MoD seria capaz de responder a incursões externas se não conseguisse parar o movimento de Wagner em direção a Moscou. Um ex-funcionário da ocupação russa criticou como as estruturas internas russas eram lentas em abordar publicamente a rebelião. Vários outros milbloggers russos criticaram as elites russas por não apoiar publicamente Putin e por fugir da Rússia.

Outro ultranacionalista russo lamentou que a rebelião de Prigozhin indicou que a Rússia está um passo mais perto de sua morte final e irrevogável. Um proeminente milblogger perguntou como as autoridades russas irão punir os envolvidos nas mortes de militares russos, indicando que a clemência para os combatentes de Wagner que participaram da rebelião pode se tornar uma reclamação de longa data para elementos do exército russo e da comunidade ultranacionalista.

O ultranacionalista Angry Patriots Club realizou um evento pré-agendado em Moscou em 25 de junho e expressou críticas de longa data contra Putin e a liderança militar russa, sugerindo que o Kremlin não começará imediatamente a reprimir grupos ultranacionalistas antagônicos após a rebelião de Prigozhin.

O Angry Patriots Club é um movimento social pró-guerra que visa corrigir problemas percebidos no esforço de guerra na Ucrânia para que as forças russas possam alcançar a vitória, e os membros do clube usaram essa missão para lançar críticas contundentes de rotina ao MoD , o Kremlin e o próprio Putin. O Angry Patriots Club também pediu notavelmente uma “revolução” se o Kremlin congelar a guerra na Ucrânia ou prosseguir com as negociações.

O ex-oficial russo e ardente nacionalista Igor Girkin falou no evento transmitido ao vivo em Moscou e apresentou um conjunto de teses de longa data sobre o que a Rússia precisa fazer para vencer a guerra na Ucrânia. Girkin reiterou publicamente que Putin precisa transferir legalmente certas autoridades presidenciais para outros partidos se Putin não estiver disposto a assumir o controle sobre a guerra na Ucrânia como o supremo comandante-em-chefe. O Angry Patriots Club promoveu o evento por várias semanas, e as autoridades russas provavelmente estavam cientes disso até certo ponto. Se o Kremlin pretende usar a rebelião de Prigozhin como pretexto para começar imediatamente a suprimir os ultranacionalistas antagônicos, então este evento provavelmente teria sido o principal candidato para iniciar esse esforço. O Kremlin provavelmente corre o risco de a rebelião armada de Prigozhin expandir a janela de críticas anti-Kremlin aceitáveis, especialmente se o Kremlin não pretender retaliar ainda mais contra Prigozhin. A contínua resposta cuidadosa do Kremlin à rebelião armada provavelmente levará outros nacionalistas russos a testar as reações oficiais russas a uma retórica crítica mais explícita.

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frederickson Petersen
Frederickson Petersen
10 meses atrás

Apenas um engodo para os atlanticistas!

De acordo com as fontes do luminar “@nt0nious Quings”, segue o plano do maestro Putin para o assalto à Berlin.

Os músicos já estão afinados para executar a cavalgada das Walkirias.

Last edited 10 meses atrás by Frederickson Petersen
M4l4v1t4
M4l4v1t4
Reply to  Frederickson Petersen
10 meses atrás

Estão transformando a Cavalgada das Valquírias em uma Ronda a-la Turca

Carvalho
Carvalho
10 meses atrás

Vendo as manifestações dos ultra-nacionalistas….penso que é necessário desnazificar a Rússia!!

Sergio
Sergio
Reply to  Carvalho
10 meses atrás

Dmitry Valerievich Utkin é um oficial das forças especiais do Departamento Central de Inteligência russo, onde serviu como tenente-coronel. Ele é acusado de ter fundado o Grupo Wagner, com seu próprio indicativo de chamada sendo Wagner. Utkin foi condecorado com quatro Ordens de Coragem da Rússia.

Reparem na tatuagem da SS e aguia imperial…….agoram me digam quem tem problema com nazismo no seu governo…….

https://imgbox.com/oGdwGS8z

Nilo
Nilo
10 meses atrás

 “Putin se recusou a falar com Prigozhin.” – Isso é fato. “Wagner de alguma forma se responsabilizaria pela morte de pelo menos 13 aviadores russos em 24 de junho” Será questionado mais por quem? Aliados? Difícil. Mas a cobrança irá tornar a vida do Prigozhin mais tribuloso “Implementado, se todas as partes envolvidas cumprirão integralmente” – Os acordos já estão sendo cumpridos mais é bom lembrar que a noite todo gato é pardo, e aí vale quem pode mais, neste caso o Putin. “Sergei Shoigu, e Valery Gerasimov, não foram vistos ou ouvidos desde antes de Prigozhin anunciar o início da… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Nilo
glasquis7
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Agora, fala da Bolívia, vai!

Cria esse teu paralelo entre a Bolívia e a Ucrânia.

João
João
Reply to  Nilo
10 meses atrás

“Toda Força é débil se não for coesa.” (La Fontaine)

Magaren
Magaren
10 meses atrás

Castelo de cartas teve a primeira carta puxada, esperar o resto cair.

Aparentemente Vladimir Fugir está ficando cada vez mais encurralado no próprio país que governa.

Vitor
Vitor
Reply to  Magaren
10 meses atrás

Você acredita no que escreveu ?

Magaren
Magaren
Reply to  Vitor
10 meses atrás

Vc é o bings!

Daniel Alves
Daniel Alves
10 meses atrás

Prigozhin queria dar uma de Júlio Cesar, ao mover suas legiões pra Roma(Moscou) e tomar o poder

jairo
jairo
Reply to  Daniel Alves
10 meses atrás

foi dar uma de Julio Cesar e terminou como Pompeu, ou não rs

Leonardo
Leonardo
10 meses atrás

Fonte ISW É isso aí, Prigozhin é o cara que fez o Putin tremer!!!! Putin está acabado, Zerolensky/Otan estão ganhando a guerra, até porque segundo o Rambo Moicano brasileiro, um tal de João Bercle, que diz atuou na Legião Ucraniana, falando um monte de besteira no Podcast do Fala Glauber, a guerra já está ganha para Ucrânia. Quem assisti a live vai acreditar que o Zerolensky é de fato um grande ator, fazendo um enorme teatro ao correr o mundo pedindo dinheiro e armas, sem necessidade nenhuma, pois já domina o campo de batalha, a ofensiva é um sucesso absoluto… Read more »

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Leonardo
9 meses atrás

Adoro quando essas _____________________________

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A hora que acordarem a bandeira da Ucrania já estará tremulando no Kremlin.

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Vitor
Vitor
10 meses atrás

Vindo da ISW é pura torcida e especulação dos yanques.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Vitor
10 meses atrás

Confia …

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Vitor
10 meses atrás

Melhor confiar no Pravda ou Tass, ou Sputnik né .

Volta pra lá pow. Ou então se alista. Putin tá aceitando.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Engraçado, a mídia ocidental bloqueou toda a mídia russa, Sputnik, Tass, Pravda, todos estes bloqueados na Europa, nos EUA, se fossem tão pouco confiáveis poderiam ter mantido liberados os acessos aos cidadãos do ocidente.

Ou seja, mais um exemplo de controle total da mídia, enquanto isso mídia do Otanistão, Ucrânia avança, retoma, e o exército ucraniano já está na versão 4.0, catando equipamentos no ocidente para manterem seus esforços de guerra, isso porque estão vencendo, imagine se estivessem perdendo?

Last edited 10 meses atrás by Leonardo
glasquis7
Reply to  Leonardo
10 meses atrás

Engraçado, a mídia ocidental bloqueou toda a mídia russa,…”
“Ou seja, mais um exemplo de controle total da mídia,…”

É, comparado a um país que tem pena de cárcere a quem chamar a guerra de como tal e não como  “operação militar especial no Donbass”

https://www.nsctotal.com.br/noticias/russia-proibe-midia-independente-chamar-guerra-na-ucrania-de-guerra

Quanta coerência no seu comentário.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Putin parece mais fraco do que em qualquer outro momento desde que se tornou presidente em 2000. Sua decisão de invadir a Ucrânia provou ser um grande erro estratégico – o maior de sua carreira e que pode, mais cedo ou mais tarde, forçá-lo a sair do poder.
https://www.theguardian.com/world/2023/jun/24/even-if-wagner-rebellion-fails-putins-presidency-has-never-looked-weaker

naval762
naval762
10 meses atrás

Agora temos os “ultra-nacionalistas” e amanhã será salvem a Rússia, salvem Vladmir Putin. O “gorpe” de Pirigozim está dando certo.

jairo
jairo
10 meses atrás

Ok. Cai Putin e assume quem? O Ocidente acha que vai meter outro Boris Yeltsin por lá? Particularmente acho que o Ocidente está mais seguro com o Putin lá. E penso que que as mentes decisórias do Ocidente também preferem mantê-lo lá. Preferencialmente atolado na Ucrania enquanto lidam com o real algoz que é a China. Ou acham que essa ajuda capenga do ocidente é falta de capacidade? Só o que os americanos largaram no Afeganistão e Iraque quando da sua retirada é muito mais material do que forneceram pra Ucrania. Essa guerra vai durar pelo menos uns10 anos e… Read more »