Putin chama Prigozhin de ‘corrupto e mentiroso’ e declara ter pago quase um bilhão de dólares para o Grupo Wagner num único ano

31

O presidente russo, Vladimir Putin, está tentando apresentar o financista do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, como corrupto e mentiroso para destruir sua reputação entre o pessoal da Wagner e dentro da sociedade russa. Putin insinuou em 27 de junho que “o proprietário da empresa Concord” (a empresa Concord é a controladora da empresa de catering de Prigozhin) mentiu sobre a independência da empresa militar privada (PMC) do Grupo Wagner do Kremlin e a falta de compensação estatal para o pessoal de Wagner.

Putin afirmou publicamente pela primeira vez desde a fundação de Wagner que o Kremlin “financia totalmente” e “fornece totalmente” o Wagner PMC e afirmou que o Kremlin fez vários pagamentos ao pessoal de Wagner e suas famílias do orçamento federal da Rússia. Putin acrescentou que “o dono da Concord Company” recebeu 80 bilhões de rublos (cerca de US$ 936 milhões) entre maio de 2022 e maio de 2023 para entregar e fornecer comida aos militares russos, e que o Kremlin investigará se a empresa roubou algo durante seu trabalho. para o Kremlin. Putin estava claramente se referindo a Prigozhin, que é o proprietário do Concord Company Group e anteriormente trabalhou como fornecedor pessoal de Putin, mas Putin continua a se recusar a dizer o nome de Prigozhin. A insinuação de Putin de que o Kremlin investigará a Concord Company pode ser uma preparação para justificar o confisco dos ativos de Prigozhin pelo Kremlin por meio de acusações de corrupção.

Putin está separando retoricamente Prigozhin do Wagner PMC e está deliberadamente privando Prigozhin do título de financista Wagner para minar seu papel no Wagner PMC. O Kremlin lançou uma campanha de informação doméstica contínua na Rússia para perdoar os combatentes e comandantes de Wagner em um esforço para atrair o pessoal de Wagner para assinar contatos com o Ministério da Defesa (MoD) russo. O esforço deliberado para separar Prigozhin do Grupo Wagner provavelmente visa estabelecer condições informativas para que o Kremlin possa acusar Prigozhin de corrupção ou conspiração com a Ucrânia ou o Ocidente e alienar Prigozhin do pessoal de Wagner que o Kremlin procura reter para combater na Ucrânia como parte do exército russo regular. Prigozhin construiu sua marca pessoal ao criticar o comando militar russo e os burocratas por corrupção e laços com os países ocidentais, e Putin provavelmente está tentando quebrar o apelo populista de Prigozhin acusando-o dos mesmos pecados.

Putin provavelmente decidiu que não pode eliminar Prigozhin diretamente sem torná-lo um mártir neste momento. Prigozhin ainda mantém algum apoio dentro da sociedade russa e das forças regulares russas, e o Kremlin precisará garantir que esses grupos se desiludam com Prigozhin para privá-lo efetivamente de seu apoio popular na Rússia. Prigozhin fez campanha por mudanças no comando militar acusando o MoD russo de maltratar o pessoal militar russo regular em combate – uma mensagem que provavelmente atraiu muitos militares e suas famílias desiludidos com a mobilização, baixas, escassez de suprimentos e grande perda de vidas com pouco para mostrar. isto.

O Kremlin precisa separar a causa de Prigozhin de sua personalidade, para que um ataque a Prigozhin não seja percebido como uma Ataque do Kremlin à sua narrativa popular e aos seus objetivos declarados de punir a liderança criminalmente incompetente do MoD russo. O Kremlin provavelmente continuará a atacar o personagem de Prigozhin para quebrar o apoio popular de Prigozhin, desencorajar o pessoal de Wagner de segui-lo para a Bielo-Rússia e destruir seu poder financeiro.

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Palpiteiro
Palpiteiro
9 meses atrás

Se não contabilizar os mortos no conflito, o fornecedor de quentinhas vai continuar recebendo como se estivessem vivos.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
9 meses atrás

Sinceramente se o putin não abrir os olhos o Prigozhin vai cair fácil no colo da ucrania, seduzido pelos dólares americanos… Não duvida nada se daqui um tempo ele for visto comandando nas fileiras ucranianas…

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  Jefferson Ferreira
9 meses atrás

Improvável, mas não impossivel!

Last edited 9 meses atrás by NEMOrevoltado
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Jefferson Ferreira
9 meses atrás

Bah aí nosso amigo xings vai idólatra quem….

RSmith
RSmith
Reply to  Jefferson Ferreira
9 meses atrás

… eu diria impossível sim… com a lista de crimes de guerra atribuído a esse senhor e o grupo Wagner o ocidente nunca aceitaria tal situação… a Ukrania perderia toda a moral na historia e o apoio ocidental iria junto.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Jefferson Ferreira
9 meses atrás

Mais de 80% do efetivo do Wagner Group são de russos étnicos. É muito difícil todos eles, ou mesmo a maioria, se voltarem contra a própria pátria. E duvido mais ainda que a OTAN, que está por trás da Ucrânia, aceitaria tal apoio. Cada vez mais eu acho que em um momento próximo os outros comandantes do Wagner vão “dar um fim” no Prigozhin e continuarão sua missão de fazer o serviço sujo do Kremlin. Por isso que Putin não condena os combatentes, inclusive os chamou de heróis. E é aquela coisa. Como em todo grupo mercenário da história, sempre… Read more »

glasquis7
9 meses atrás

“Putin chama Prigozhin de ‘corrupto e mentiroso”

E daí, não gosta de concorrência?

Quer ter monopólio até nisso agora?

Last edited 9 meses atrás by glasquis7
NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  glasquis7
9 meses atrás

Que absurdo, até corrupção o sujeito quer monopolizar!

Bosco
Bosco
Reply to  glasquis7
9 meses atrás

rssss

RPiletti
RPiletti
9 meses atrás

Nosso amigo multi-nicks perdeu o emprego? Chefia no exilio deve ter combalido as finanças do nosso informante russo…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  RPiletti
9 meses atrás

Não duvido que foi exilado junto…amava mais o Wagner que a Rússia…agora a nova paixão dele são chechenos

M4l4v|t4
M4l4v|t4
9 meses atrás

Mais um sinal no sentido de mostrar que o governo russo teme que o Wagner dê o golpe na Rússia.

Falar isso agora, só agora? Claro que o governo russo quer dividir o grupo Wagner colocando na mente do soldado que o Prigozhin é o Tio Patinhas.

Incitar a inveja contra o Prigozhin é:

criar pretexto para matá-loquerer colocar o soldado Wagner contra o Prigozhin
Putin perdeu a linha.

Last edited 9 meses atrás by M4l4v|t4
Welington S.
Welington S.
9 meses atrás

Já vou soltar a letra. Putin não vai se sustentar por muito tempo não.

C G
C G
Reply to  Welington S.
9 meses atrás

Um nervosismo latente, talvez o nó da forca já esteja incomodando!

Slowz
Slowz
Reply to  Welington S.
9 meses atrás

Não conseguiram nem derrubar o ministro dele quem dirá o Putin que tem total apoio das força armadas .

Magaren
Magaren
Reply to  Welington S.
9 meses atrás

Ele até aumento o contigente da guarda nacional para se proteger de escadas perigosas da russia.

Nilo
Nilo
9 meses atrás

Não revelar o nome demonstra o grau de animosidade entre ambos, ou seja Putin apagou a existência do Prigozhin.
O surto do ex líder do Wagner é a resposta do beco sem saída que vinha se encaminhando os lucrativos negócios do Wagner, não aceitando a diminuição do seu poder, partiu para cima do M.Defesa errou em achar que podia chantagear com Putin. O que o mesmo depois vem confirmar em falas.
Seus negócios dependem econômica e materialmente do governo Russo. Fatal.
Certo seria morrer em alguma linha de combate pela Rússia ou se torne um
Prigozhin Lascado

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Satyricon
Satyricon
9 meses atrás

Começou o acerto de contas… O motivo do Enxadrista não mencionar Prigozin pelo nome é bem simples: Ele já não existe mais. Pode até andar e respirar por aí, mas já é um homem morto. É só uma questão de tempo. E já começaram os expurgos, no melhor estilo Stalinista, tanto nas fileiras do Waguinho quanto do próprio exército russo. Surgem reports de execuções sumarias na Síria, Rússia, etc. Prigozin é um canalha (lembrem que ele matou um homem com uma marreta) cuja expectativa de vida excedeu sua utilidade. Sua única chance agora é escapar para o ocidente, onde seu… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
9 meses atrás

Complicada essa situação…espero que piore muito mais

Satyricon
Satyricon
Reply to  Rodrigo
9 meses atrás

E assim, como num passe de magica, o foco do alto comando russo mudou da Ucrânia para o front interno (Waguinho).
Isso é ótimo!
Até investigar e extirpar qualquer um com a maís remota possibilidade de participação no episódio, vai levar um tempo (e esforço) considerável. Alimentar essa paranóia tem grandes chances de levar o já letárgico exército russo a uma ineficiência ainda maior, se é que isso é possível.
Perfeito!
Tocar uma guerra em segundo plano é realmente uma receita de sucesso.
Mas aí vem aquela pergunta que não quer calar:

Quem é o Zé Lascado agora?

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo
9 meses atrás

rsss

Jose
Jose
9 meses atrás

Um criminoso falando de um outro criminoso bandido, faltou só o puxa-saco da Bielorrúsia. Tipo o sujo falando do mal lavado. Eles falando e nada estão no mesmo nível…

Plínio Jr
Plínio Jr
9 meses atrás

A está altura do campeonato difícil saber quem está falando a verdade na alta cúpula russa.

Orivaldo
Orivaldo
9 meses atrás

1 bilhão para financiar um grupo de neonazista

pangloss
pangloss
Reply to  Orivaldo
9 meses atrás

Isso, se o Putin não estiver superfaturando a conta, para desviar um pixuleco para si mesmo.

Bosco
Bosco
9 meses atrás

Eu tô achando que o Putin é agente da CIA infiltrado.
Na década de 60 a CIA fez experiência com reprogramação cerebral via hipnose e eletrochoque e que ficavam no subconsciente e que podiam ser deflagradas utilizando-se de termos subliminares transmitidas por telefone. Tenho a impressão que o Putin recebeu uma ligação dessas de uns 15 meses pra cá.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Bosco
9 meses atrás

É fã dos filmes do Bourne, Bosco?
Somos 2.
rsrsrsrs

Marco
Marco
9 meses atrás

É isto que dá fazer negócio com Bandido, se alguém oferecer mais, ele não pensa duas vezes para te trair.

pangloss
pangloss
Reply to  Marco
9 meses atrás

No caso, são dois bandidos fazendo negócios entre si, um tentando ser mais esperto que o outro. Não poderia mesmo dar certo.

RSmith
RSmith
9 meses atrás

Que a turma lá e mais suja do que pau de galinheiro não se discute… Agora se essa narrativa for verdadeira o Sr. Prigozin já pode encomendar o seu “obituário” … porem ainda vejo a possibilidade de tudo isso ser uma armação para distrair o ocidente… como? sei lá, povo doido faz doideira que nem sempre da o resultado desejado…

RSmith
RSmith
9 meses atrás

Quem se deu o tempo para estudar a historia da Rússia sabe que esse historia é bem típica do pais… nada de novo na frente oriental…