Shanghai

O novo livro de Kerry Brown observa a loucura de projetar valores ocidentais e uma visão de mundo maniqueísta na civilização e tradição muito diferentes da China

Por Scott Foster

As três principais coisas sobre a China que precisamos ter em mente são que:

  • É forte, não fraca;
  • Tornou-se uma potência marítima; e
  • Seus valores são diferentes dos do Ocidente e não necessariamente o que a Europa e a América pensam que são.

“Quando estamos discutindo qualquer coisa a ver com a República Popular da China no contexto contemporâneo, portanto, esses três fatores são bons pontos de partida”, escreve Kerry Brown, professor de Estudos Chineses e diretor do Lau China Institute no King’s College, London, no primeiro capítulo de seu novo livro, “China Incorporated: The Politics of a World Where China is Number One”.

O título nos lembra de Japan Inc, as palavras usadas para descrever a combinação de política industrial e mercantilismo do Japão desde os anos 1980; e “Japan as Number One: Lessons for America”, o popular livro de Ezra Vogel publicado em 1999. O livro de Brown ainda tem um capítulo intitulado “The Enigma of Chinese Power”, que ecoa o de Karel Van Wolferen “The Enigma of Japanese Power: People and Politics in a Stateless Nation”, publicado em 1990.

Mas o livro não explica as políticas industriais e comerciais chinesas; não nos diz o que o Ocidente pode aprender com a rápida modernização da China; e certamente não é sobre o que o escritor imagina ser o centro político oco de uma grande potência econômica.

Em vez disso, Brown examina a questão mais importante de como a incompreensão ocidental do pensamento chinês sobre o papel do governo e das relações internacionais ampliou o problema de lidar com uma civilização diferente que se tornou grande e forte o suficiente para rejeitar nossas críticas e recuar.

O mal-entendido tem raízes históricas, culturais e políticas, mas fundamentalmente pode ser atribuído à visão de mundo universalista e maniqueísta (bem contra o mal) do que Brown chama de Ocidente Iluminista – e a projeção dessa atitude em uma civilização que não compartilha a mesma história.

“A distinção da história intelectual e cultural dos habitantes do espaço agora ocupado pela República Popular da China é inegável”, escreve Brown. “Em termos de linguagem, modos de governança, comportamento econômico e visão fundamental sobre como o mundo funciona e como a sociedade deve ser moldada, a tradição chinesa é longa, complexa e às vezes (mas nem sempre) contrastante com aquela que criou a Europa e a América do Norte de hoje”.

Ele continua: “A propensão da Europa Ocidental tem sido manter a convicção, pelo menos até as últimas décadas, de que existe uma visão final, verdadeira e unificadora do mundo”.

Por outro lado,

No mundo chinês onde se privilegiou uma noção de harmonia no abstrato, o foco foi aceitar diferentes tipos de pontos de vista e convicções para diferentes espaços e ocasiões….

O resultado é uma visão de mundo sincrética – uma que no século XXI continua a intrigar e fascinar por causa da capacidade dos chineses modernos de colocar o capitalismo ao lado do socialismo, enquanto sob Xi Jinping parece ter orgulho do confucionismo, além de ter tantos quantos 200 milhões de budistas em várias seitas e cerca de metade desse número de cristãos.

Essa descrição vai de encontro à aversão dos políticos democraticamente eleitos à ditadura de partido único e ao alarme americano sobre a percepção ou subversão potencial dos Institutos Confúcio, Huawei ou qualquer outra organização chinesa sob a influência do Partido Comunista.

Brown não se debruça sobre a natureza do Partido Comunista, mas aponta que os Institutos Confúcio costumam ser seus piores inimigos e que a Huawei, devido à sua posição de liderança no setor de telecomunicações e ao ambiente legal em que opera, nunca será livre de suspeitas.

Afinal, a Lei de Inteligência Nacional da China estipula que “todas as organizações e cidadãos devem apoiar, auxiliar e cooperar com os esforços de inteligência nacional de acordo com a lei e devem proteger os segredos do trabalho de inteligência nacional de que tenham conhecimento”.

Combinado com o rápido crescimento de seu poder militar, incluindo o alcance cada vez maior de sua marinha, os investimentos globais em infraestrutura da Iniciativa do Belt and Road (Cinturão e Rota), alegações de hacking e as questões polêmicas do Mar da China Meridional, Taiwan e Xinjiang, isso torna a China para “um grande número de políticos americanos e europeus… não apenas um problema, mas o problema”.

O problema com este problema é a sua ambiguidade. Os militares chineses nunca usaram mais do que uma fração de seu poder. Nenhuma evidência clara de vigilância por meio de equipamentos de telecomunicações chineses foi fornecida publicamente. Os motivos e capacidades estão lá, mas não há nenhuma arma fumegante.

Quanto ao Belt and Road, que os críticos consideram uma combinação de diplomacia da armadilha da dívida e ameaça estratégica, Brown pergunta: “Quanto tempo mais teremos que esperar até vermos a mão de Pequim totalmente exposta? E se, no final, tudo for realmente comercial?”

Durante séculos, o Ocidente trabalhou para refazer o mundo à sua própria imagem. Sua mente iluminista acha lógico concluir que os chineses estão tentando fazer o mesmo, independentemente da doutrina chinesa de não interferência nos assuntos de outros países (rejeitada como ambígua por um lado e como apoio sem princípios a ditadores por outro) e sua exclusividade cultural.

Shenzhen

Oficiais militares e de segurança nacional ocidentais optam pelo pior cenário, enquanto muitos políticos favorecem uma narrativa simples de comunistas perversos oprimindo o bom povo chinês. Mas, como Brown escreve, “uma coisa se destaca – a complexidade das questões que a China coloca, apenas sendo ela mesma e fazendo o tipo de coisa que faz como um ator de seu tamanho e alcance.

“A complexidade por si só é um grande problema, e um problema que o Iluminismo Ocidental em particular, com seu amor por estruturas ordenadas e teorias organizadas abrangentes, claramente abomina. A China perturba a epistemologia do Ocidente – ela viola as noções de que o universalismo é universal”.

Se a prosperidade econômica depende da existência de um governo multipartidário e do estado de direito ao estilo ocidental ou inevitavelmente os traz em seu rastro, isso leva a:

  • China explicação número um – Estamos certos; A China está realizando uma grande farsa, e
  • Explicação número dois da China – a China precisa se democratizar.

Caso contrário, a China entrará em colapso. Mas não entrou em colapso desde que o livro de Gordon Chang “The Coming Collapse of China” foi publicado em 2001 e Brown agora não espera que ela entre em colapso tão cedo. Em vez disso, dentro de uma década, “a maior economia do mundo poderia muito bem ser um país asiático sob um governo comunista”.

Se e quando isso acontecer, o Ocidente provavelmente será um mau perdedor, zangado e frustrado. Na verdade, já está fazendo tudo o que pode para desacelerar a China e evitar esse resultado.

Ao mesmo tempo, a China:

está certamente mais frustrada e irritada do que nunca com o mundo exterior. Isso atingiu um nível de intensidade tal que houve uma resposta política formal: “Circulação Dupla” – uma estratégia aos olhos de muitos chineses para simplesmente lidar com ocidentais queixosos, resmungões e doloridos, perdendo com suas mídias sociais tóxicas, seus sistemas políticos malucos, sua moralização, ignorância e arrogância, nas costas da China.

A Dupla Circulação é uma política econômica que prioriza o consumo interno (circulação interna), mas permanece aberta ao comércio e investimento externos (circulação externa). A dependência das exportações deve ser reduzida enquanto a independência tecnológica é alcançada por meio da inovação. É uma resposta às sanções e ao protecionismo ocidentais, uma espécie de dissociação reversa ou redução do risco que é menos ideológica e mais pragmática.

Brown espera que o pragmatismo também se consolide no Ocidente. Ele afirma que, “quer abracemos ou não gostemos da China como ela é politicamente hoje, não temos escolha a não ser reconhecer que ela está lá e que é como é. Nem todos acordaremos amanhã, como protagonistas de algum filme de fantasia, e descobriremos que a China não existe mais, ou que ela se transformou magicamente para se tornar um lugar de que realmente gostamos e nos sentimos próximos. Podemos nos consolar com o pensamento associado de que exatamente o mesmo ao contrário se aplica à China”.

Há muito mais neste livro, que é informado pelos 30 anos de experiência do autor na China, onde trabalhou na educação, nos negócios e como diplomata. Ele é autor de mais de 20 livros sobre a China.

“China Incorporated: The Politics of a World Where China is Number One” está programado para ser publicado pela Bloomsbury em 7 de setembro de 2023. Pode ser encomendado aqui.

Siga este escritor no Twitter: @ScottFo83517667

FONTE: Asia Times

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu
Rui Chapéu
9 meses atrás

A china hoje é o número 1 em:

1- Milionários saindo e indo morar em outros países.
2- Classe média/baixa pedindo visto pra imigrar pros EUA ou fugindo pro Equador e de lá indo a pé pra atravessar sem documentos.

Se é tão bom lá e tão poderosa, eles não estariam saindo de lá.
Idem Brasil.

Fonte:
Henley global citizens report

1-Na verdade o primeiro lugar é dos russos por causa da guerra, mas se pegar por mais tempo é a China.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

“No mundo chinês onde se privilegiou uma noção de harmonia no abstrato, o foco foi aceitar diferentes tipos de pontos de vista e convicções para diferentes espaços e ocasiões…” Eu tive que rir. “Mas, como Brown escreve, “uma coisa se destaca – a complexidade das questões que a China coloca, apenas sendo ela mesma e fazendo o tipo de coisa que faz como um ator de seu tamanho e alcance.” Não é que a China montou o maior sistema de vigilância física e de pensamento que Stalin jamais imaginou. Não é que ela fecha Igrejas e tem centros de educação… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Luiz Paulo
Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  Luiz Paulo
9 meses atrás

Excelente comentário!

AMX
AMX
Reply to  Luiz Paulo
9 meses atrás

Vide o famigerado “foro de são paulo”, desavergonhado e cara de pau, aí aparecendo e noticiado como “um encontro bem legal”.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

O comunismo é um sistema político de exceção que só funciona em situa social bem definido: quando todos estão na miséria ou em tempo de instabilidade política e social. Em tempos de prosperidade e estabilidade ninguém aceita ela pois é da natureza humana a busca prosperidade e da livre determinação de seu destino, coisa que o comunismo não permite. O partido comunista chinês enfrenta agora o problema de tentar justificar a sua existência num país que se dirige à prosperidade e sente cada vez menos a necessidade de aceitar o regime político de exceção que o comunismo representa (pelo menos… Read more »

Ciclope
Ciclope
Reply to  Andromeda1016
9 meses atrás

A questão no caso não é se é comunista ou não, e se é uma ditadura ou não. Sendo que as monarquias absolutista que imperavam em todo o mundo até uns 100 anos atrás, também eram ditaduras, e mesmo assim países prosperaram. O problema todo é o estado atrapalhar o comércio, os Chineses, sabem disso, por isso o regime comunista deles, só se aplica a política de segurança e social, na área econômica e capitismo puro. Na Rússia, que não é comunista mas é um regime fechado, e similar, você está livre para fazer comércio, produzir e prosperar, só não… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Ciclope
9 meses atrás

Se deixar as pessoas prosperarem vão querer se livrar do comunismo pelas razões que apontei acima, e esse é o problema do partido comunista chinês. Jack Ma é o exemplo mas claro dessa tendência quando criticou publicamente o partido comunista em várias ocasiões e posteriormente a isso ele sumiu por alguns meses voltando a aparecer quieto e obediente ao partido comunista. Após isso o governo chinês está controlando as maiores empresas do país cerceando sua liberdade e atividades. O devaneio do socialismo/comunismo só encontra receptividade em pessoas que não tem nada a perder, seja em termos de esperança, seja em… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Andromeda1016
9 meses atrás

Primeiro, não existe setor privado na China sem o estado. Segundo, o próprio Jack Ma chegou onde chegou porque lá trás teve incentivo do estado, aliás, Jack é membro do PCCh. Terceiro, Jack Ma foi enquadrado porque seu plano era monopolizar o mercado tech chinês. Quarto, o plano do governo chinês é tirar dos mais ricos e dividir com os mais pobres. Deng Xiaoping disse decadas atrás que muitos chineses iriam prosperar antes dos outros, Jack Ma é um desses que prosperaram antes, agora é hora de retribuir. Quinto, a prosperidade atingida no ocidente é diferente daquela atingida na China,… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  WSilva
9 meses atrás

Coréia do Sul e Japão são duas democracias de sucesso que prosperaram. O sucesso da China se deve ao globalismo imposto pelos gringos ao mundo, em vez de qualquer outra coisa que o governo comunista tenha feito. Os chineses de hoje estão mais riscos do que 30 anos atrás graças aos gringos pelo globalismo, por isso querem manter ela a qualquer custo, apesar do interesse dos gringos em retroceder com o globalismo. Nunca vi partido comunista de qualquer lugar que seja dar lugar ao regime democrático de forma voluntária e pacifica, geralmente são derrubados ou desmoronan devido ao seu fracasso.… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Andromeda1016
9 meses atrás

”Coréia do Sul e Japão são duas democracias de sucesso que prosperaram.” Prosperaram porque são capitalistas assim como a China também é. Há ditaduras ricas(China, Arabia Saudita, Emirados Arabes etc) assim como há democracias pobres (India, Brasil, Argentina etc). Porém, números economicos não contam a história toda, é necessário ir além. O poder conquistado pela China através do PCCh não é somente economico, é geopolitico. A China hoje senta à mesa com EUA de igual pra igual, Japão e Coreia do sul sentam no colo dos EUA, é diferente. A China tem capacidade de amarrar um acordo entre Arabia Saudita… Read more »

jairo
jairo
Reply to  Andromeda1016
9 meses atrás

Coréia do Sul não era democrática quando começaram suas políticas estruturantes.
Sabe dizer por que a Bélgica é um país rico?? o Congo sabe.

Bosco
Reply to  jairo
9 meses atrás

Mas e o Congo? Ele sabe por que é pobre? Sabe por que era pobre antes dos europeus chegarem? Sabe por que continua pobre 60 anos após os europeus saírem?

jairo
jairo
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Boa tarde mestre Bosco!

Se não sabem poderiam vir aqui em forma de intercâmbio de estudos.
A história deles é parecida com a nossa exceto por alguns braços e mãos que ao menos nos foram poupadas e por sua elite preferir se matar em golpes de estado sucessivos enquanto temos a sorte da nossa preferir off-shores, holdins para fins de sucessão e passeios a Disney. De preferência embarcados em aviões devidamente fincanciados pelo BNDES.

Abraços

AMX
AMX
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Porque são incompetentes e corruptos, simples assim.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Bosco
9 meses atrás

A China teve seu século de humilhação sob imperialismo ocidental e japonês. A escala desse estrago é enorme.

Já o Congo teve um rei belga tão brutal que até os europeus pressionavam contra ele e o interesse de grandes mineradoras agora também não ajuda. Mas quem sabe eles começam a se ajeitar nos próximos 40 anos.

Cerberosph
Cerberosph
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

…2- Classe média/baixa pedindo visto pra imigrar pros EUA ou fugindo pro Equador e de lá indo a pé pra atravessar sem documentos…

Eita vão andar muito a pé em..

Kkkk olha o nível…

Ciclope
Ciclope
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Difícil a prosperidade econômica, chegar a todos os 1 bilhao e 400 milhões de pessoas de um país. Se 1% querem tentar a sorte, seriam 140 milhoes pessoas saindo do país. Praticamente a população do Brasil.

Last edited 9 meses atrás by Ciclope
Bosco
Reply to  Ciclope
9 meses atrás

10%

Filipe
Filipe
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Falou pouco, mas falou ________________! Conhece nada de China, só propaganda pró EUA, nunca chegou nem perto de conhecer cultura, povo, se muito vai é em Miami comprar perfume e volta pro Brasil.

EDITADO:
MODERE O LINGUAJAR.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Caro Rui Chapéu,
Quer nós gostemos ou não, veremos a queda dos EUA e a ascensão da China como a próxima potência mundial.
Digo veremos porque vai ser ainda nas próximas décadas.

Mas de fato o Ocidente não consegue compreender a visão/pensamento Oriental. Quem já teve a oportunidade de trabalhar com chineses sabe o que estou dizendo.

E por último, vi uma frase interessante sobre a China/EUA:

“Nos EUA você pode mudar de partido, mas nunca muda a política do país. Na China, você pode mudar a política do país, mas não pode mudar de partido.

André
André
Reply to  Sulamericano
9 meses atrás

Caro Sulamericano, ja trabalhei muito com chineses e estive na china varias vezes, na china raiz, do interior e das fabricas, varios anos seguidos. O que vejo la é a elite etnica Han, tirando proveito dos demais chineses de etnias menos privelgiadas. Em fabricas estatais, ser membro do partido e esta acima da física, quimica e biologia… Em fábricas “particulares” condições de trabalho que aqui seriam equiparadas com analogas a escravidão. É a terra do andaime de bambu (vi varios) e a segurança do trabalhador tem baixa prioridade… Lá não há espaço para contestação. O que o chefe decide é… Read more »

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  André
9 meses atrás

Olá André, Concordo com todas as suas colocações. De forma alguma estou batendo palmas para as atocidades cometidas pelo regime Chinês na área do trabalho e na área ambiental. Quando me referi a trabalhar com chineses, muitos dos pontos foram elencados por você. E pra mim o mais chocante era que um ser humano era tratado como um material: se quebrasse era descartado. E só pra complementar, o milagre econômico Chinês foi feito nos mesmos moldes da revolução industrial inglesa: exploração absurda da mão de obra e muita poluição. De qualquer forma, a China se tornando a próxima potência, pro… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Nossa rsrs.. quanta semelhança do l episódio recentes de …um brazuca cara pálida que queria ser embaixador de certo país, o seu maior atributo era fazer hamburguer e fritar batata frita. AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG. 5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais; 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Bosco
Reply to  Vitor
9 meses atrás

O Brasil é governado por um metalúrgico, A Venezuela é governada por um motorista de ônibus. A Ucrânia por um comediante A Rússia por um taxista O que tem de mais em ter um embaixador que fazia hambúrguer? AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG. 5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais; 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para… Read more »

Bosco
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Eu não fiz proselitismo. Fiz uma observação ao comentário do participante.
Quem ele critica , depois de fazer hamburguer, foi por 3 vezes eleito democraticamente deputado federal por SP , em uma delas tendo sido o mais votado do país, é bacharel em direito, advogado e policial federal concursado.
Não devemos ter preconceito em relação à nenhuma atividade lícita.

AVISO DOS EDITORES: MUDEM O RUMO DESSA CONVERSA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PRÓXIMOS COMENTÁRIOS QUE INSISTIREM NESSE DEBATE PARALELO QUE SEMPRE DESCAMBA PARA O PROSELITISMO POLÍTICO SERÃO APAGADOS.

Bosco
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Blz!

Mengao
Mengao
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Esse teu comentário é sério mesmo?
Rsrsrs

Mengao
Mengao
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Segundo o próprio EUA a China é um país de classe média. A população da China é de 1,4 bilhões de pessoas. Pelo teu comentário neste exato momento tem algo em torno de 1 bilhão de chineses indo a pé do Equador para os EUA????

AMBAR
AMBAR
Reply to  Mengao
9 meses atrás

KKKKKKKKKK

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Fonte: vozes da sua cabeça kkkk

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

A historiadora Isis Paris Maia, que trabalha em pesquisa de mestrado sobre a erradicação da pobreza no país de Xi Jinping. Governada desde 1949 pelo Partido Comunista, a China adotou o que chama “socialismo com características chinesas” e é fortíssima candidata à maior potência do mundo. Oitocentos e cinquenta milhões de pessoas – quatro vezes toda a população do Brasil – saíram da linha da pobreza na China. Por exemplo, o IDH, principal indicador de desenvolvimento humano, passou de 0,410 em 1978 para 0,761 pontos em 2020. O governo tem visado ações mais abrangentes de bem-estar, tais como bens e… Read more »

jairo
jairo
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Sou a favor da gente aproveitar essa onda migratória e ajudar alguns “brasileiros” a irem pra Miami. Tipo criar um “Minha Miami minha vida”. A elite brasileira não vê a hora de ir pra lá e pagar 40% de IR.
Pode ser Lisboa também

Charle
Reply to  Rui Chapéu
9 meses atrás

Uma versão de entendimento bastante tosca e simplista do artigo em questão. Contudo é uma versão.

Cerberosph
Cerberosph
9 meses atrás

O que se vê/lê nesses sites jornais, revistas e até textos cadêmicos sobre o futuro da economia chinesa é mais ou menos o que se lê sobre a guerra da Ucrânia são completamente dissociada da realidade. São mais torcida para que aconteça do que análises que se baseiam em fatos.

Nativo
Nativo
Reply to  Cerberosph
9 meses atrás

Então apresente os fatos que diferem do que os pesquisadores mostram.

Cerberosph
Cerberosph
Reply to  Nativo
9 meses atrás

Só lê os analistas nos últimos 15 anos , toda semana é a notícia, “agora a China quebra” é subprime, é evergrade , são as megas cidades fantasmas, é a melhora no padrão de vida que vai derrubar o comunismo via protestos etc etc.

Bosco
Reply to  Cerberosph
9 meses atrás

Mas são os mesmos analistas que há 15 anos anunciam o colapso do Ocidente.

Cerberosph
Cerberosph
Reply to  Bosco
9 meses atrás

O colapso do ocidente eles estão acertando vide EUA, Europa etc

Bosco
Reply to  Cerberosph
9 meses atrás

Cerber,
Pra mim o Ocidente ainda tem os melhores indicadores econômicos, sociais, democráticos e de percepção da corrupção.

Up The Irons
Up The Irons
Reply to  Cerberosph
9 meses atrás

Sim, como turista é realmente muito bacana!
Mas será que pro chinês médio é legal assim?

Heitor
Heitor
Reply to  Up The Irons
9 meses atrás

Rapaz, uma nação de bilhões de pessoas, se estivessem insatisfeitos, o governa já teria mudado

Bosco
Reply to  Heitor
9 meses atrás

Heitor,
Não se engane. Muitas vezes é mais fácil controlar uma multidão do que um único indivíduo.

Ciclope
Ciclope
Reply to  Cerberosph
9 meses atrás

Faltou dizer torcida de quem é do quê, torcida para a China não se tornar a maior potência ou torcida para ela se tornar?
Quanto aos fatos, eles apontam que ela já é a maior potência econômica, pelos meios de comércio e produção, ainda não pelo câmbio, coisa que eles agora estão focando com a desdolarizacão do comércio com eles.

António Rodrigues
António Rodrigues
9 meses atrás

O problema dos ocidentais é o monopólio da China.
Estão a fazer contratos de exploração em matérias necessárias para a indústria que está fortemente arreigada em mão de obra barata e qualificada, transporte de e para fora em frotas chinesas e lojas chinesas para venda ou seja todo o circuito está nas mãos deles. Só nos resta comprar.
Por exemplo aqui é raro ver português como funcionário em loja chinesa são sempre chineses ou imigrantes.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  António Rodrigues
9 meses atrás

Aqui no Brasil os chineses colocam brasileiros para trabalhar para eles

António Rodrigues
António Rodrigues
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Aqui raramente, têm receio das fugas que fazem ( muito se vê quando não registam vendas) aos impostos.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

E qual o problema?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

nenhum

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Os portugueses já fazem isso há séculos. Já viu algum português trabalhando pra brasileiro?

AMBAR
AMBAR
Reply to  Marcelo Andrade
9 meses atrás

Verdade!

M4|4v1t4
M4|4v1t4
9 meses atrás

O cd pirata dos anos 90; As Luis Vuitton populares; E principalmente, todo o tipo de produto que era produzido por micro e medias empresas do Brasil e de outros países do mundo, a preço que somente uma economia artificialmente fraudada e governada a mão de ferro pode fazer. Se tornou isso. Não é legal? Quebraram sua empresa e, com sorte, você superou o suicídio, a depressão e engoliu o seu orgulho para hoje revender o mesmo produto que antes você fabricava 😀 Isso se você for alinhado né. Porque no Brasil tem um escritório comercial chinês que “recebe denúncias”… Read more »

Nativo
Nativo
Reply to  M4|4v1t4
9 meses atrás

No meio de mais essa maionese que voce escreveu. Faltou dizer que se a China é exportadora até de quinquiharias, porque as nações ricas da Europa ocidental, EUA, Japão e até Taiwan investiram muito dinheiro por lá, com apoio do partido do mal, que deixa os bonzinhos levarem seus lucros totalmente de volta as terras santas sem impostos e sem dor de cabeça, quanto a salários ou condições de trabalho naquela terra do mal. Mas a gente do bem remediado, não entende, nem procura se informar a não ser pelo zap zap e acha que está em um filminho ou… Read more »

Cerberosph
Cerberosph
9 meses atrás

Repetido

Last edited 9 meses atrás by Cerberosph
Gabriel BR
Gabriel BR
9 meses atrás

A verdade é que a sociedade ocidental está obsoleta e decadente , a queda do Ocidente é o melhor para a humanidade.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Mude pra lá 🙂 faça suas pesquisas no google, use o whatsapp, e tente fazer uma reunião que o governo não concorde. E também tente discordar do governo publicamente em alguma coisa lá. Felicidades para você.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Luiz Paulo
9 meses atrás

E aqui é diferente ?!

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Tá ficando igual lá, por isso tá piorando, e muito.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Luiz Paulo
9 meses atrás

Ué, isso já nāo é o que acontece aos poucos no Brasil? Acorde.

C G
C G
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Não, não é isso que esta acontecendo aqui, alguns baderneiros acham que liberdade de expressão é liberdade para ser criminoso, bem diferente de uma censura estatal!

Bosco
Reply to  C G
9 meses atrás

CG,
O problema não é punir os “crimes” que extrapolaram à liberdade de expressão mas sim fazê-lo de forma parcial e sendo extremamente tolerante aos mesmos “crimes” cometidos do outro.

Bosco
Reply to  Bosco
9 meses atrás

… do outro lado.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Bosco
9 meses atrás

É só denunciar. O problema é que os templários de YouTube só ficam fazendo vídeo para YouTube, claro querem dinheiro dos patriotários, estão pouco se lixando se estão denunciando quem está cometendo crimes ou não.

Last edited 9 meses atrás by Inimigo público
Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  C G
9 meses atrás

Exclusão de perfil nas redes sociais, proibição de um documentário ir ao ar, processos contra uma emissora por “grave dano a coletividade…” É censura pura e simples, filho.
Em tempo, as pessoas que tem vosso pensamento geralmente pensam que xingar os outros de “n@zist@” na internet não é crime.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  C G
9 meses atrás

Quais crimes seriam esses? Cite ai os “crimes” que estāo sendo cometidos que já nāo estāo expressamente tipificados na legislaçāo infraconstitucional.

Estou aguardando a resposta.

Augusto
Augusto
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

E mais fácil negativar seu comentário do que tentar debater. E triste ver aonde estamos chegando e ainda ter pessoas aplaudindo e concordando com o que está acontecendo.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Exatamente. É uma sociedade que abandonou seus valores e princípios em prol da tolerância e da relativizaçāo do certo e errado. Esse é o resultado.

A sociedade chinesa é austera e disciplinada, a ocidental é narcisista e hedonista, nāo precisa ser um gênio para saber quem vencerá.

A civilizaçāo forte sempre dominará a fraca.

Bosco
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Allan,
A história não é uma partida de futebol ou um torneio, com começo, meio e fim. É cíclica e interminável.
Quem vencer amanhã pode perder depois da amanhã.
Hoje é o Ocidente/EUA , amanhã será a China, depois pode ser a Índia… depois pode ser …Marte.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

O nível de liberdade encontrado no ocidente, embora tolhido a cada dia, é inegavelmente superior ao encontrado no Oriente. Temos a (Ou tínhamos?) Liberdade de expressão, essencial para a busca da verdade, e somos donos do resultado do nosso trabalho (o respeito a propriedade privada, nos moldes ensinados pelo Papa Leão XIII). Tudo isto foi o alicerce do desenvolvimento da cultura ocidental, na qual não precisamos pedir a benção ao Estado. Se estamos definhando, é porque nos afastamos de quem realmente construiu o desenvolvimento e progresso da civilização ocidental, esta instituição está aí, bem visível faz mais de dois mil… Read more »

Bosco
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Nos diga quais valores do Ocidente são nocivos à humanidade?

AMBAR
AMBAR
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Individualismo, sobreposição do direito de propriedade aos direitos humanos, hipocrisia, falta de noção de urbanidade, desrespeito aos mais velhos, consumismo, extremismo religioso, politicagem e multipartidarismo como forma de governo, entre outros.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Há um tempo pra tudo. E a China é o futuro agora!

1- Corrigiu os grandes erros da URRS e dos EUA.

2- Investe pesado em Logística.

3- O foco é a produção e comércio.

WSilva
WSilva
9 meses atrás

“A propensão da Europa Ocidental tem sido manter a convicção, pelo menos até as últimas décadas, de que existe uma visão final, verdadeira e unificadora do mundo”. O progresso economico militar do ocidente juntamente com fanatismo religioso somado ao declinio do oriente criou essa noção, uma noção que ficará cada vez mais no passado, o ocidente hoje é decadente, imoral, não valoriza mais suas tradições e hoje é dominado por um progressismo doentio. O consolo para muitos é invocar o fantasma comunista, é o caminho mais fácil e os fracos adoram o caminho mais fácil. O ocidente hoje me lembra… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
9 meses atrás

Falar de tradições num país onde foi feita a revolução cultural…

Que valores tem o partido comunista Chinês?

Mas já sei que para o senhor uma ditadura é sempre superior a uma democracia. Mesmo que a realidade e os números o desmintam.

Bosco
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

Há estudos que demonstram haver diferenças orgânicas reais nos cérebros de indivíduos que querem mais Estado, mais controle central mais autoritarismo , daqueles que querem menos Estado, menos controle e mais liberdade.
Infelizmente esses indivíduos nascem indiferentemente dos países que os abrigam, portanto, há muito Ocidental querendo ser comunista mas deve haver uma imensa quatidade muda e invisível de chineses querendo se ver livre do comunismo.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Estou curioso para ver essas diferenças nos que estavam pedindo artigo 142 kkkkkkkk

AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG.

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

É isso que dá ver só a prorrogação. Tivesse visto o jogo todo saberia que quem pedia o artigo 142 clamava por uma força que fosse maior que o establishment opressor e recolocasse o Estado Democrático de Direito nos trilhos, combatendo ações inconstitucionais dos Poderes e fazendo valer a voz do povo nas ruas, que é a base na qual a democracia deve ser sustentada. Mas como sabemos hoje, democracia é um conceito relativo e ela pode existir sendo democracia mesmo à revelia da vontade popular e exercida de dentro de palácios, claro, desde que o fim último seja o… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

Há aspectos positivos sobre a revolução cultural, por exemplo algumas ideias e praticas medievais foram removidas da sociedade, mas no geral eu concordo com você, foi um grande erro só que este erro não foi mais cometido, houve correção de rota. O valor do PCCh é o mesmo dos antigos imperadores, manter a China unificada e em ordem dessa forma progresso será feito naturalmente. ”Mas já sei que para o senhor uma ditadura é sempre superior a uma democracia.” A China hoje não é julgada por ser uma ditadura, há muitas ditaduras no mundo inclusive mais severas do que a… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
9 meses atrás

A China é hoje um país mais democrático que os países do ocidente! A China declarou solenemente sua vitória completa na erradicação da pobreza absoluta em fevereiro de 2021. O país cumpriu a meta de erradicação da pobreza estabelecida na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável 10 anos antes do previsto. Em 40 anos, a China tirou 850 milhões de pessoas da pobreza…

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
WSilva
WSilva
Reply to  Agressor's
9 meses atrás

Sim, mas nada disso interessa porque os chineses não podem usar Facebook e Google e porque os chineses não podem criticar o governo chinês.

rs

Bosco
Reply to  WSilva
9 meses atrás

E em não podendo usar o facebook e o google e não podendo criticar o governo tudo que os seres iluminados na governança do país disserem têm que ser aceito independente de comprovação , inclusive que a China erradicou a pobreza tirando 850 milhões de cidadãos dela.

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Bosco, a China ter tirado mais de 700 milhões de pessoas da pobreza é um fato reconhecido até por entidades ocidentais.

É a mesma história dos numeros economicos da China, já vi gente aqui duvidando mas como é que esses numeros são reconhcidos pelas maiores entidades financeiras/economicas do ocidente? rs

Vocês precisam se decidir, se os numeros estão errados então o ocidente é conivente e igualmente culpado, logo você terá que julgar tanto a China como o ocidente.

Revolta seletiva é para os fracos.

Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
9 meses atrás

O mesmo tipo de coisa pode ser dito dos eua e demais potências ocidentais. Experimente fazer igual ao Julian Assange ou Snowden por lá, pra ver só o que acontece. Isto sem falar de casos ainda mais bizarros como do Jeffrey Epstein…

Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
9 meses atrás

A falta de transparência ocidental me assusta da mesma forma, hoje mesmo fui rever um vídeo no YouTube de uma TV francesa que em 2014 mostrava os diversos grupos nazistas na Ucrânia e seu poder político e o vídeo simplesmente estava censurado, acho que falta de transparência não é apenas uma exclusividade chinesa…

Vitor
Vitor
Reply to  WSilva
9 meses atrás

Não se engana camarada olha no retrovisor hoje está liberdade e democracia que você acredita gerou uma legião de flagelo social e uma casta do atraso no Brasil olha em cada esquina das grandes cidades.

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
9 meses atrás

Ninguém castra a China por ser uma ditadura. A China é castrada pelo o que faz sendo uma ditadura… Não tenho conhecimento de campos de reeducação no Vietname atualmente, ameaça de invasão de um outro país, anexação de aéreas marítimas, repressões violentas sobre direitos básicos e etc… Algumas questões são exageradas em simples questões de políticas internas ou de competição, como Trump, mas em muitas questões é por culpa própria do regime que não se adapta a novas realidades. Mas se a sua justificação para se manter um regime opressor e violento no poder seja manter o país unificado, talvez… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

”A China é castrada pelo o que faz sendo uma ditadura…” A China é uma ditadura há mais de 2 mil anos. Vocês precisam superar essa coisa de comunismo, há muitas ditaduras por aí não comunistas, de fato ditadura comunista é algo novo. ”Não tenho conhecimento de campos de reeducação no Vietname atualmente, ameaça de invasão de um outro país, anexação de aéreas marítimas, repressões violentas sobre direitos básicos e etc…” Podemos ver tudo isso nos EUA, e aí? rs ” mas em muitas questões é por culpa própria do regime que não se adapta a novas realidades.” Quais realidades?… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
9 meses atrás

Que viagem…

Mas gosto sempre da teoria que o povo chinês, e outros são diferentes, com menos direitos do que os restantes…

Que merecem serem oprimidos por uma ditadura brutal, responsável direta por muitos milhões de mortes de chineses, que o senhor esquece sempre de omitir…

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

”Mas gosto sempre da teoria que o povo chinês, e outros são diferentes, com menos direitos do que os restantes…” Como assim menos direitos? O povo chinês nunca viveu tão bem como agora. O estado chinês durante milenios quase sempre foi rico, mas o povão era pobre, o mesmo acontecia com Roma e outros impérios. A riqueza do estado chinês pela primeira vez na história está chegando nas mãos do povão, é claro que infelizmente não vai chegar para 1,4 bilhão de pessoas mas em comparação com o passado é um salto impressionante. ”Que merecem serem oprimidos por uma ditadura… Read more »

Bosco
Reply to  WSilva
9 meses atrás

E vc acha que essa visão idealizada da China feita pelos arautos da decadência do Ocidente representa a China de fato?
Olha que essa China glamurosa é só fachada e no fundo ela é muito pior que o Ocidente decadente.

AMBAR
AMBAR
Reply to  WSilva
9 meses atrás

Justamente.

Magaren
Magaren
9 meses atrás

É inevitável a virada da China, ao contrário da URSS ele estão vencendo os EUA no próprio jogo do capitalismo.

De resto acredito que vão ficar um bom tempo brigando pelo top, EUA é um país com cultura de trabalho/capitalismo insano, não vão virar um brasil de uma hora para outra, mas serem ultrapassados por quem trabalha tanto ou mais.

Só presenciei a perda de poder de um império/potencia a URSS, essa eu vou ver sentado na cadeira comendo pipoca kkkk

Bosco
9 meses atrás

O autor considera que o Ocidente tem que aceitar o jeito chinês de ser mas a China não precisa e nem deve aceitar o jeito ocidental de ser.
Claramente é um caso de duplipensar.
Como a narrativa que demoniza os colonizadores europeus e enaltece os nativos do novo mundo como se estes formassem a civilização mais virtuosa , pacífica e justa do mundo.
A régua moral que os próprios ocidentais utiliza para aferir o Ocidente e suas ações é sempre mais curta do que aquela que afere outros povos.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Mais claro, difícil.

Vitor
Vitor
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Pergunta ao povo da África colonizado eles vão dar a resposta ?

Bosco
Reply to  Vitor
9 meses atrás

Qual a diferença moral entre os europeus colonizadores e os africanos colonizados?

fjuliano
fjuliano
Reply to  Bosco
9 meses atrás

O seu “aceitar” da China com relação ao ocidente (Europa+EUA/Canadá) se traduz em se converter ao modo de governo, cultura e sociedade desses lugares pq o q vemos é a China investindo em vários lugares do mundo e, em nenhum momento, sequer tentando mexer na política dos lugares. Derrubar governos, insuflar o caos por debaixo dos panos, é algo bem típico da política externa do país q vc ama de paixão, e isso não é mistério nem para a própria população desse país.

Bosco
Reply to  fjuliano
9 meses atrás

O comportamento tão nobre da China desde a Revolução de Mao, que te deixa embasbacado, não tem como ser avaliado se é um comportamento não intervencionista natural ou se é por conta de ter estado na coleira americana por 70 anos.
Vamos ver é daqui pra frente.
Daqui 40 anos a gente volta a se falar.
*Vale lembrar que o comportamento “não intervencionista” chinês fomentou e financiou várias revoluções comunistas na Ásia, mesmo estando na coleira.
E nem vamos falar do Tibet.

Last edited 9 meses atrás by Bosco Jr
WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
9 meses atrás

”O autor considera que o Ocidente tem que aceitar o jeito chinês de ser mas a China não precisa e nem deve aceitar o jeito ocidental de ser.”

A China já aceita o jeito ocidental pois quando a China tentou recusar a Inglaterra arrebentou com o império chinês.

Acontece que quando A manda muito e por mais tempo do que B, B terá que equilibrar a balança e assim cria-se a ilusão de que A está cedendo mais do que deveria.

Bosco
Reply to  WSilva
9 meses atrás

A razão da China estar dando certo na visão de muitos ocidentais é que esses muitos acham que o autoritarismo e disciplina chineses são absolutamente virtuosos enquanto nos seus países de origem querem mais e mais direitos , mais e mais libertinagem. O que se exalta na China esses mesmos condenam se aplicado em seus próprios países, daí a razão do problema da decadência aparente do Ocidente. É como um jovem que admira o pai do vizinho porque ele é controlador e severo mas em casa esse mesmo sujeito não arruma sequer a cama e ainda por cima reclama quando… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Esqueça China e Russia, compare o ocidente de hoje com o ocidente de decadas atrás…

Às vezes a China é usada como parametro mas não como um todo, ninguém quer copiar o regime chinês aqui no ocidente, porém há aspectos que poderiam ser replicados e não porque são novos e revolucionarios mas sim porque se perderam no ocidente.

Cansado
Cansado
Reply to  Bosco
9 meses atrás

‘Duplipensar”…muito bem! 1984…também li rsrsrs

Victor Carvalho
Victor Carvalho
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Boa noite caro Bosco! Você está criticando uma atitude que é bem comum na sociedade… Quando estamos de saco cheio de continuar vivendo nas mesmas condições de sempre, condições essas que acreditamos ser ruim, acabamos por querer mudanças e, então, o novo surge como uma alternativa cada vez mais atraente ao velho, mesmo que não saibamos suas reais intenções. E convenhamos que, ultimamente os expoentes do ocidente não estão sendo tão atraentes quando comparados à China. A questão não é demonizar os colonizadores europeus e enaltecer os nativos, as pessoas estão apenas mais conscientes de que o mundo ocidental que… Read more »

Ciclope
Ciclope
9 meses atrás

Interessante a premissa ocidental de que apenas uma democracia liberal, poderia propiciar, progresso econômico. Temos que lembrar e que mesmo na história ocidental, democracia liberal e economia, operando juntos e algo novo, tem apenas 200 anos. Tanto o Ocidente quanto a China, passaram milenios como potências econômicas sendo monarquias absolutista/ ditaduras.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ciclope
9 meses atrás

E cresceram mais nos últimos 200 anos do que nas muitas centenas anteriores…

Até a China se rendeu a uma maior abertura da sua economia, apesar de ainda ser muito desequilibrada para a importação.

Agressor's
Agressor's
9 meses atrás

“As três principais coisas sobre a China que precisamos ter em mente são que: É forte, não fraca; Tornou-se uma potência marítima; e Seus valores são diferentes dos do Ocidente e não necessariamente o que a Europa e a América pensam que são.” Além de que o comércio desenvolveu a humanidade. Invenções foram levadas de um lado para o outro por causa do comércio. Povos que ficaram isolados destas trocas comerciais permaneceram como coletores. Norte da África comercializava com a Europa mas não comercializava com o resto do continente porque havia um deserto impedindo. Mesma coisa aconteceu com a América… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
António Rodrigues
António Rodrigues
9 meses atrás

O que está a matar o ocidente é o chamado Politicamente Correto.
Formula inventada pela nova esquerda ocidental que tem mais caviar na boca que suor de trabalho no corpo.
É seguida em extrema devoção pela imprensa ocidental.
Por isso a China leva vantagem não tem nada disso só as regras dos dois sistemas onde a do partido prevalece, o resto é,não falar, não ver e não ouvir.

naval762
naval762
9 meses atrás

Na internet, na boca de certos comentaristas (Cmte. Paçoquinha) e nos sonhos de alguns a China é à número 1 e o mundo é multipolar; além da Rússia já ter tomado Kiev e o dólar ser coisa do passado.

Agressor's
Agressor's
Reply to  naval762
9 meses atrás

A China já passou! Só olhar a dívida estadunidense que chega a mais 100 trilhões de dólares. E os estadunidenses combatem sua dívida imprimindo mais dinheiro. Pesquisem as estações de metrô da China e dos eua, comparem os portos, aeroportos, ferrovias, comparem o PIB por paridade de compra. Os eua não tem mais indústria, tudo deles e nosso é feito na China, e com altíssima qualidade. Tudo que os eua tem é o sistema financeiro. Que logo logo vai cair…

E não só a China, como a Índia vai passar também!

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Felipe S
Felipe S
Reply to  Agressor's
9 meses atrás

Só concordo com a parte deles não terem mais indústria…boa parte da indústria deles foi deslocada para a China pois os custos de produção lá são bem menores inclusive foi isso que fez com que houvesse muito desemprego em regiões antes industrializadas nos EUA. Mas eles ainda possuem polos enormes de ciência e tecnologia, o que foi deslocado foram montadoras de bens de consumo mais simples e insumos.

Antonio Cançado
9 meses atrás

Isso vai custar muito caro, principalmente pra quem se curvar à China…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
9 meses atrás

EDITADO

Carlos Campos
Carlos Campos
9 meses atrás

Bom que os EUA tá com a bun.da doída é fato, mas que a China está correndo rápido para passar os EUA, eu não vejo mais assim, em 2019 já havia dito que as ações do PCC estavam diminuindo o ritmo de crescimento, a tacada final foi a Covid, onde prenderam a população, tentaram esconder o numero de doentes, muita interferência no setor privado, uma dívida crescente das províncias e seus bancos que teve de ser saneadas várias vezes, uma população que não cresce ao ritmo de manter os números altos para continuar a demanda interna, enquanto isso é atacada… Read more »

Bosco
9 meses atrás

Júnior
Não sei quanto a você mas eu sou brasileiro, mestiço de europeu com africano e de povos que habitavam a América do Sul quando da chegada dos portugueses, os ameríndios.
Então, no meu caso pelo menos, eu não sobrevivi aos portugueses. Eu sou descendente deles e devo a vida em parte, a eles.
Se houvesse um campo de força envolvendo a América do Sul que impedisse a chegada dos europeus e hoje só houvesse ameríndios (provenientes da Ásia e antes, da África) vivendo na era da pedra lascada, eu não existiria.

António Rodrigues
António Rodrigues
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Peço desculpa era para responder a outra pessoa.

Last edited 9 meses atrás by António Rodrigues
Felipe
Felipe
9 meses atrás

Apocalipse 18 …15Os negociantes desses produtos, que se enriqueceram à custa dela, se colocarão à distância, apavorados com o seu sofrimento, prantearão, e muito se lamentarão, 16exclamando: ‘Ai! Ai da Grande Cidade, que estava vestida de linho fino, com roupas de púrpura e luxuosos trajes vermelhos, toda adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas! 17Em apenas uma hora, tamanha ostentação e riqueza foram aniquiladas!’ AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG. 5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos.… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Felipe
9 meses atrás

Apocalipse é apenas um livro retratando o ódio/desejo de vingança dos cristãos por Roma, e de como a questão de Roma seria resolvida segundo eles… AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG. 5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais; 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;… Read more »

António Rodrigues
António Rodrigues
9 meses atrás

E o português tem mistura no seu ADN de quantos povos?
Estamos todos no planeta terra, podem mudar os timoneiros, mas o planeta é o mesmo a atual época é outra, essa de se continuar a ir buscar atos históricos feitos por outros e mandar á cara da actual gerações é um acto desprezível só alimenta preconceitos e ideais desprezíveis.
Vamos olhar o presente e tentar mudar o futuro, chega de arruaça.

ODST
ODST
9 meses atrás

A verdade é uma só: Hoje em dia o EUA vive bem sem a China, mas a China não vive bem sem o EUA, então o dia que a China se tornar uma ameaça eles cortam os dentes e as garras do dragão, já que o que dá grana pra China é o capitalismo ocidental.

Renato B.
Renato B.
9 meses atrás

Conheço um professor brasileiro que mora parte do ano na China, a parte do texto sobre não entendermos o povo chinês faz sentido. Um ponto que esse professor colocava é o impacto do “século de humilhação” sobre os chineses e o longo período de instabilidade. Assim, eles optam por estratégias menos impetuosas que americanos e europeus e querem garantir a estabilidade interna ao máximo. Eu gostei da parte sobre o sincretismo chines, eu sempre achei que usam o comunismo e o capitalismo como instrumentos, o primeiro para garantir estabilidade à nação e o segundo para ganhar recursos, mas não consideram… Read more »