Postagens falsas e enganosas sobre o conflito na Ucrânia continuam a se tornar virais nas principais plataformas de mídia social, já que a invasão russa do país se estende por mais de 500 dias.

Alguns dos exemplos mais compartilhados podem ser encontrados no Twitter, postados por assinantes com um visto azul, que pagam para que seu conteúdo seja divulgado a outros usuários.

Armas para a Ucrânia não usadas em motins franceses

Muitas postagens enganosas foram compartilhadas online sobre os recentes tumultos na França, mas uma postagem viral na semana passada focou na ajuda militar dos EUA à Ucrânia.

Apresentava uma captura de tela do que parecia ser a manchete de um site de notícias, junto com a imagem de dois rifles.

“Polícia francesa é alvejada com rifles americanos que podem ter vindo da Ucrânia”, diz a manchete.

Várias contas do Twitter com assinaturas Blue compartilharam a postagem, que foi visualizada mais de um milhão de vezes.

O BBC Verify rastreou até os canais pró-Kremlin no aplicativo de mensagens Telegram. A imagem usada na postagem aparece em um blog militar russo de 2012 sobre uma competição de tiro realizada em um campo de tiro perto de Moscou.

Também não conseguimos encontrar nenhum artigo online com o título e a foto acima, e não há evidências de que qualquer arma fornecida à Ucrânia pelos EUA tenha sido usada durante os recentes distúrbios na França.

Nenhuma evidência de ‘fábricas de bebês’ na Ucrânia

Várias contas do Twitter com um visto azul promoveram recentemente uma alegação de que a Rússia descobriu “fábricas de bebês” na Ucrânia.

Diz-se que crianças entre dois e sete anos são “criadas em fábricas” e enviadas para “bordéis sexuais infantis” ou para que seus órgãos sejam colhidos e vendidos no Ocidente.

O BBC Verify rastreou a origem da alegação em um artigo publicado em março pelo The People’s Voice, um nome alternativo para YourNewsWire, que foi descrito por organizações de verificação de fatos como um dos maiores produtores de notícias falsas na Internet.

Anteriormente, ele promoveu uma ampla gama de histórias falsas e enganosas, incluindo teorias de conspiração antivacina e falsas alegações sobre o tiroteio em massa de 2017 em Las Vegas .

O governo russo e a mídia controlada pelo Kremlin têm um histórico de promover alegações infundadas sobre a extração ilegal de órgãos na Ucrânia.

Míssil Kramatorsk não ucraniano

Um ataque com mísseis russos matou oito pessoas no centro de Kramatorsk , no leste da Ucrânia, no final de junho.

Imediatamente após o ataque, uma postagem de uma conta com assinatura do Twitter Blue, que se posiciona como uma fonte legítima de notícias, afirmou que o ataque foi lançado por engano pela Ucrânia e atingiu um quartel militar que abrigava tropas da Otan e mercenários estrangeiros.

“O míssil Storm Shadow mudou drasticamente a trajetória de repente, atingindo Kramatorsk e destruindo um quartel militar ucraniano que abrigava soldados estrangeiros e mercenários”, afirmou o tweet.

A postagem foi vista mais de um milhão de vezes.

Não há evidências de que um míssil lançado pelas forças ucranianas tenha sido o responsável, nem que um quartel militar tenha sido atingido.

Zelensky não cancelou as eleições

Postagens alegando que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “cancelou” as eleições na Ucrânia recentemente se tornaram virais no Twitter.

Como prova, os usuários citaram comentários feitos por Zelensky em uma entrevista à BBC no final de junho .

Questionado sobre se haverá eleições na Ucrânia no próximo ano, Zelensky respondeu: “Se vencermos [a guerra], haverá. Isso significa que não haverá lei marcial, nem guerra. As eleições devem ser realizadas em tempos de paz, quando há nenhuma guerra, de acordo com a lei.”

Comentando a declaração, o ex-apresentador da Fox News, Tucker Carlson, que tem criticado a ajuda dos EUA à Ucrânia, disse em seu recém-lançado programa no Twitter que os comentários de Zelensky provaram que ele acabou com a democracia na Ucrânia .

As contas do Twitter Blue sobre um tema semelhante foram compartilhadas centenas de milhares de vezes.

A constituição ucraniana proíbe a dissolução do parlamento e as eleições nacionais durante a lei marcial, o que significa que o atual presidente e o parlamento permanecerão no cargo até que o período de lei marcial termine.

Oleksii Danilov, secretário do conselho nacional de segurança e defesa da Ucrânia, confirmou recentemente que, com base na constituição ucraniana, “nenhuma eleição pode ocorrer” enquanto a lei marcial estiver em vigor no país.

Contatado pela BBC Verify para uma resposta às postagens falsas e enganosas do Twitter Blue destacadas neste artigo, a assessoria de imprensa do Twitter acusou o recebimento de nossa consulta, mas se recusou a comentar.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nuno Taboca
Nuno Taboca
9 meses atrás

Surpresa para 0 pessoas.

Rússia infla o espaço de notícias com fraudes inúmeras para tentar esconder seu fracasso e fraqueza latentes, ainda mais após o motim do Wagner Group que humilhou a Rússia ,.mostrando a fraqueza de uma ditadura expansionista.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

EDITADO

USE APENAS UM NICK PARA COMENTAR.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Acho que tem muita coisa passando pelo filtro….
O assunto é mais sério do que simples trolagem.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Carvalho
9 meses atrás

Nāo sei, entendo que nāo moderam em tempo real. Mas editar meu comentário e ainda colocar acusaçāo infundada me parece coisa de quem anda com muito tempo Livre.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Acusação infundada? Irmão, vcs tem que ter vergonha e parar de ficar criando Nicks, porque tudo é rastreável. Os editores do site sabem bem ver origem de IP. Não precisa criar vários Nicks para tentar corroborar a visão de adorar o Putin, ou defender os invasores. Vcs são minoria , porque tem muita gente de bom senso. Deixa de mimi e usa só uma identidade. É mais honesto

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

Bem, vou ter que me meter nessa ladainha de vocês…

“Vcs são minoria , porque tem muita gente de bom senso.”

Nuno, esse pessoal de “bom senso” que você menciona é o mesmo pessoal que defende a invasão do Iraque, Síria e Líbia. Portanto, essa de “bom senso” está muito mais para senso seletivo…

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Não há, de forma alguma, uma horda de nicks aqui defendendo, explicitamente, as invasões do Iraque, Líbia e Síria. Nunca houve.
Com certeza já houveram comentários ocasionais com esse tipo de conteúdo. Mas, dos mais de 10 anos que estou por aqui, nunca presenciei uma campanha frenética e orquestrada para fazer tal coisa, como estamos presenciando há 1 ano e meio.
Me parece muito mais uma bengala que usam pra poder apoiar explicitamente a invasão russa.
Uma falsa equivalência de postura que só existe na mente de quem usa essa tese para ficar aqui abanando o pompom para os russos.

Alecs
Alecs
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Além de ser mais honesto, como o Nuno disse, ganharia meu respeito, dos demais foristas e, principalmente, dos editores. Poderiam defender o ponto de vocês com mais argumentos e menos ideologia.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Kkkkkkkkk
Rapaz, que vergonha hein. Outro pitu bem dado kkkkk. A gente sabe que vcs falsificam Nicks.
Suburbano, Nilo, a gente sabe que e a mesma pessoa. Vergonhoso esse comportamento.

Mas parabéns aos editores. Tornar um.ambiente ao menos mais honesto, sem essas fraudes que poluem os comentários.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

Ainda passa muita coisa….
Não se trata de mera trolagem…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

Vergonha de quê, filho? Desde que comento aqui jamais usei nick diferente.

Vou repetir o que comentei anteriormente:

A Rússia já está sem muniçāo? O Putin já morreu?

Como esses russos sāo mentirosos, né?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Os russos são mentirosos, sim. Concordamos com isso. Um exército que passa vergonha, perante o que se alardeava, ao pontô de ter sido colocado de joelhos por um grupelho de mercenários, que violaram a integridade territorial de um país, abateram aeronaves e ainda ganharam anistia. Ditadura de fachada, que vai afundar uma nação.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

E a muniçāo? Já acabou? Ou será preciso aguardar 72hrs?

Werner
Werner
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

Só os russos,sério?

sub urbano
sub urbano
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Pois é. Eu tbm fui acusado da mesma coisa por um editor. Me senti ofendido, já que sempre fui respeitoso com os demais foristas.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

EDITADO

Last edited 9 meses atrás by Guilherme Poggio
sub urbano
sub urbano
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Desconfio que a motivação de seu ter sido perseguido por esse editor foi um elogio que fiz a XANDÃO devido a sua atuação heróica prisão dos terroristas envolvidos com a tentativa de golpe em janeiro. Desde então meus coments foram moderados de forma insistente e autoritária.

Alecs
Alecs
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

O que isso tem com a matéria? é como eu disse em outro comentário, “Além de ser mais honesto, como o Nuno disse, ganharia meu respeito, dos demais foristas e, principalmente, dos editores. Poderiam defender o ponto de vocês com mais argumentos e menos ideologia.” Os editores estão corretos.

ODST
ODST
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

Defendeu o autoritarismo do XANDÃO e tomou um suposto “autoritarismo” do site

Nada como um dia após o outro kkkkkkk

Nei
Nei
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Que vergonha Allan. Se não bastasse sua choradeira de sempre e o amor incondicional ao Putin, ainda usando nicks falso?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

EDITADO

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

Rússia???

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Felipe
9 meses atrás

Não pow. Na.russia não acontece nada disso. Lá e super democrático. Oposição pode agir sem problemas. Ngn vai da escada, nem toma chá envenenado. Lá vc pode criticar o governo livremente.E a mídia russa é totalmente independente, governo não interfere em nada

Mirão
9 meses atrás

EDITADO

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos
Allan Lemos
9 meses atrás

Nāo sāo só os russos que fazem isso. O outro lado sempre fez, agora reclama porque nāo é mais o único a poder usar o Twitter para desinformar com notícias falsas, manipuladoras e “fact-checkers” obscuros.

Existe um pessoal que critica o Musk porque queriam que suas narrativas permanecessem sem contestaçāo.

André Luís
André Luís
9 meses atrás

EDITADO

Camargoer.
Camargoer.
9 meses atrás

Olá Colegas. Tenho certeza que se eles esperarem 72 horas, vencerão a guerra.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Esse era o tempo para tomar kiev

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
9 meses atrás

Riso. Verdade. Parece o Dudu, amigo do Popeye que “terá prazer em pagar na terça”. riso

Orivaldo
Orivaldo
9 meses atrás

Na propaganda e na mentira não tem ninguém que bata de frente com a Rússia.

Edy
Edy
Reply to  Orivaldo
9 meses atrás

Herança de um paraíso chamado “URSS”

Maurício.
Maurício.
9 meses atrás

Com esse selo azul pago do twitter, todo mundo sai ganhando, desde o Musk até quem espalha fake news por profissão, até porque, até o twitter verificar e colocar o aviso de fake news, o estrago já está feito, já que poucas pessoas verificam se a notícia é verdadeira ou não.

Diego
Diego
9 meses atrás

Se for olhar os dois lados na lupa vão ver que um aprendeu a mentir com o outro, nessa guerra aí a primeira que sai perdendo e a verdade, não sei se os entusiastas que gosta de acompanhar com afinco as noticias militares já notou quão difícil e acompanhar os desdobramentos dessa guerra, todas informações que vejo tenho que verificar em vários canais diferentes, já estou quase com o alemão fluente por causa dessa guerra.

Maverick
Maverick
9 meses atrás

EDITADO

Lucas
9 meses atrás

Notícias falsas são um grande problema. Inclusive no Brasil.
Lembra quanta gente foi pra frente dos quartéis achando que ia ter um golpe de estado?

Lucas
Reply to  Lucas
9 meses atrás

Não sei o que é pior.
A pessoa acreditar em qualquer groselha que lê no whatsapp.
Ou a pessoa realmente achar que um golpe de estado é uma alternativa boa e legítima.

Nativo
Nativo
Reply to  Lucas
9 meses atrás

O que é melhor pra essa gente e não usar o cérebro.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Lucas
9 meses atrás

Essa gente é a nova elite intelectual que Olavo de Carvalho e Brasil Paralelo criaram kkkkkkk

AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

fjuliano
fjuliano
9 meses atrás

Off-topic mas com relação direta com a guerra e interessante: Para quem tem curiosidade de saber como acontecem aqueles aglomerados de tanques e blindados destruídos (doados ao governo do boneco e diariamente eliminados) de tantas fotos por aí, segue aqui um vídeo com ótima qualidade de uma das maneiras q isso é feito (primeiro vídeo – 36 segundos): https://southfront.org/russian-mod-details-recent-ukrainian-losses-in-different-directions-videos/

Nativo
Nativo
9 meses atrás

Essa turma do anti isso atin aquilo, muitos que se dizem conservadores ( até enxergar a primeira garrafa de whisky) só vivem de e na mentira e essa pátria que os anti sei lá o que este será, elegeram defensora dos valores ocidentais kkkkkkkkkk e o maior exemplo disso, depois é o o curral de ca.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
9 meses atrás

O importante é que a quantidade de lixo no Twitter diminuiu drasticamente e achar uma coisa ou outra que seja falsa ficou muito mais fácil.

Lembrando que até bem pouco tempo, antes do Twitter ser comprado, você era banido secretamente (shadow ban) pelo algoritmo e por pessoas reais, em camadas, de uma maneira bem estruturada. Ou seja, era um veículo ideológico.

______
______

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  M4|4v1t4
9 meses atrás

A edição do meu comentário o deixa meio que sem nexo, e, no caso do Twitter, que teve o caso de censura ideologica interna exposto para o mundo no Twitter Pappers, me permite dizer o que ficou público e notório naquele caso: Era um veículo ideológico onde o bolinho Woke distribui-a contas verificadas para seus semelhantes em cada um dos países, criando a rede política de influência mais poderosa do mundo. Uma rede que, no Brasil, era formada por funcionários de agencias digitais, agências de publicidade, profissionais liberais dessas áreas e jornalistas, que eram politicamente alinhados, e que por sua… Read more »

Last edited 9 meses atrás by M4|4v1t4
Maurício.
Maurício.
Reply to  M4|4v1t4
9 meses atrás

Melhorou por um lado, mas em compensação, esses dias até membros do Talibã tinham o selo azul, ou seja, estavam pagando pelo mesmo, o problema é quem tem o selo azul tem um alcance muito maior, e para quem posta fake news por profissão, é um prato cheio.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Amigo, fake news sempre existiu. Fake news com roupagem de emissora de TV é ainda pior porque mistura um monte de verdades com algumas mentiras em uma concessão pública de concorrência restrita, ou seja, dentro de um clubinho.

Não é o estado ou qualquer outro tipo de regulação ou protecionismo que vai acabar com a fake news. A informação descentralizada e distribuída pela internet permite que ela seja facilmente depurada. É um processo de aprendizagem do indivíduo, que é infalível e didático. Ele aprende a não passar vergonha.

Kommander
Kommander
9 meses atrás

EDITADO

Esteves
Esteves
9 meses atrás

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/04/24/o-que-pode-estar-por-tras-de-saida-de-tucker-carlson-da-fox-news.ghtml

Carlson é um falastrão. Antes e depois das eleições no Brasil atuou para desestabilizar a apuração como fez nas eleições norte-americanas.

Essa história de conservadores…

Conservadores não são fanáticos, não dividem as mulheres com o Waldemar, não pregam separatismos e não se vestem como meninos.

Esteves é conservador. Esteves é pro família.

Boa noite.

António Rodrigues
Reply to  Esteves
9 meses atrás

Muito bem. Obrigado.

Tem uma frase de um conservador inglês com que eu me identifico:

“o conservadorismo não é tanto uma filosofia mas uma atitude, uma força constante, desempenhando uma função intemporal no desenvolvimento de uma sociedade livre e correspondente a uma exigência profunda e permanente da própria natureza humana”

Infelizmente muita gente confunde extrema direita com o termo conservador.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Esteves
9 meses atrás

Você se considera conservador, então gostaria de saber: nesse conflito em voga, quem você apoia?

António Rodrigues
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

Se a pergunta fosse dirigida á minha pessoa, será a que Winston Churchill deu ao nazismo, visto ele ser um líder conservador. A Ucrânia tem o meu apoio.
Não confunda conservador com extrema direita.
O Putin é um ditador extremista.

Monarquista
Monarquista
Reply to  António Rodrigues
9 meses atrás

Eu tento ser conservador, tenho Edmund Burke, Roger Scruton, Ben Saphiro,Alexis de Tocqueville, etc, muito bem lidos e expostos na minha estante. E penso que o conservadorismo não é manter as coisas imutáveis, mas mudando aos poucos, mantendo o que deu certo. Dito isso, não imagino como alguém que se diz conservador possa defender a Rússia, não só pela sociedade russa decadente em si (maiores níveis de abortos, divórcios, consumo de drogas, alcoolismo, violência doméstica, suícidios, etc, da Europa) mas também pelo fato de, injustamente, invadir um país soberano sem dar valor algum para vida humana não só dos ucranianos,… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

Mestre Monarquista, eu por exemplo, nao apoio nenhum dos dois. Meu vies eh ocidental e pro EUA, mas antes de tudo, atento aos movimentos e focado no Brasil. Nao existe historia explicada com lapso de tempo de 24 horas. O conflito Ucraniano originou-se muito antes de 2014. O golpe violento de 2014 ( mais de 170 policiais e agentea de forcas de seguranca foram mortos no ato e nao ha como associar isto a qualquer revolucao democratica, ainda mais sendo um grupo politico a pouco eleito) , foi somente apenas mais uma jogada de umjogomuito maior. Uma censura ao que… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Carvalho2008
9 meses atrás

Lembro bem sua fala no início do conflito: “estamos de volta a guerra fria, agora a 2.0.” – dito e feito.

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Esteves
Esteves
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

“Quando eles vieram pela margem
Eu fui avisado para render-me
Isso é o que eu não poderia fazer
Peguei na minha arma e desapareci
Eu mudei o meu nome tantas vezes
Eu perdi a minha mulher e os filhos
Mas eu tenho muitos amigos
E alguns deles estão comigo”

Sempre pela liberdade. Pelos direitos. Pelos filhos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

Caro. Eu não sei o que o Esteves pensa sobre esta guerra. Eu tenho defendido o imediato cessar-fogo e o início das negociações de paz. Para mim não faz sentido apoiar um lado ou outro. “Give to peace a chance”.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Tem um lado que, se abaixar as armas, termina a guerra. O outro, se abaixar, perde o país. Não faz sentido ficar neutro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

Caro. Um cessar-fogo significa interromper hostilidades, consequentemente significa interromper uma escalda militar. Até o momento, conta-se 9 mil mortos civis e cerca de 4~5 milhões de refugiados. Ao mesmo tempo, as duas partes precisam se sentar na mesa de negociação e buscar um acordo em termos que podem ser temporários, precários, limitados, amplos, definitivos… isso é lá com eles. Outro ponto, aprendido a duras penas pela história diplomática, é a dificuldade de encontrar apoio inclusive doméstico. Também é preciso encontrar termos que sejam ao menos suportáveis para os dois lados e sustentáveis a médio e longo prazo. Versalhes foi um… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

O problema Mestre monarquista, é já perdeu o país…..não ha como sair desta agora. Não há como vencer a russia governada pelo Putin neste contexto, antes dele perder, ele apertará o botão vermelho….Kadafi se rendeu? Sadam se rendeu? Algum ditador se rendeu? muito antes disto, se ele puder, fara o maximo possivel para levar todos os outros juntos pro setealem….e ele tem este botão…

duvidar é brincar com as vidas que estão se esvaindo….não é uma questão de quem tá certo….é uma questão de quantos vão….

Arthur
Arthur
9 meses atrás

Putz grila! Fake news no Twitter! Uma grande e decepcionante novidade dessas mídias, que, antes de tudo, são extremamente confiáveis. Mais confiável é a fonte desse artigo, a BBC que, recentemente, havia informado que em razão da falta de munição, os russos estão lutando com pás! De certa forma, não deixa de ser verdade, o público destinatário adora ser iludido e gosta de tomar na cabeça. E pensar que um dia Mel Brooks havia dito que o politicamente correto matou a comédia, ledo engano, ela migrou para as mídias…

Nilo
Nilo
Reply to  Arthur
9 meses atrás

Meu caro Arthur, bom gosto, Mel Brooks, tão grande quanto C.Chaplin, dos melhores momentos da comédia no cinema.
Migrou para a mídia, e tem no humorista Zé o representante maior do humor negro Zéazoviano rsrsrsrs.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
9 meses atrás

Chaplin, Brooks, Lewis, Oscarito, Mazzaropi, Monty Python, Catifunda, Gordo e Magro, Os trẽs patetas.. e ainda tem os filmes sem-noção, como “Apertem os cintos”, “Top secret” e os mais recentes, como “As branquelas”, “Todo mundo em pânico”, etc. A série “Monk” continua ótima. Zelensky não tem graça. Parece os filmes do Leandro Hassum ou aqueles chatos que falam gritando no “Culpa do Cabral”. Prefiro desenhos do Bob Esponja.

Esteves
Esteves
9 meses atrás

Quem criou o Facebook fez o que fez porque foi traído pela mulher e queria encontrar uma forma de dar o troco. Na internet.

Fofocas, mentiras, ofensas. Pra isso. Os outros e as outras redes sociais seguem os princípios do Facebook: criar artificialidades.

Musk deseja migrar o Twitter para uma plataforma financeira. É o que dizem.

A mentira nas redes sociais também é uma verdade. Ligada na tomada.

neto
neto
9 meses atrás

Quando essa guerra acabar, teremos muitos companheiros fazendo malabarismo mental para justificar seus argumentos.

Andromeda1016
Andromeda1016
9 meses atrás

A diferença entre o antes e depois do Musk é que agora o tal “fake news” é de ambas as partes em vez de unilateral (É democracia que se chama isso não?). O que falta agora é acabar com o monopólio das tais agencias de verificação de notícias que surgiram do nada e são utilizadas para justificar a castração de notícias de apenas um lado da política mundial.

Esteves
Esteves
9 meses atrás

Um dia após o dia das eleições. No dia seguinte às eleições. Carlson Estava transmitindo ao vivo afirmando que enquanto o derrotado não admite a derrota o vitorioso não vence. Precisa existir o reconhecimento da perdição. Carlson incentivou as invasões. Lá é aqui. E cá e lá fizeram assim tumultuando e elegendo os jusbrasil. Também na Europa. Também na China. Primeiro atacam instituições. Depois atacam os homens nas instituições. Depois atacam os estado. Depois os homens dentro dos estados. Vão diminuindo a importância dos estados anunciando mentiras e convidando os tolos a pularem nos esgotos aonde vivem. Tem uma linha.… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
9 meses atrás

Esteves, o conservador, amém.
Lembro do Secretario Adjunto do Ronald Reagan Paul Craig Roberts um conservador, com um senso crítico, que merece leitura dos seus artigos.
Não sei se o mestre Monarquista poderia considera-lo não conservador, tarefa fácil apenas se considerar um posição de ser pró ou a favor.

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
9 meses atrás

Olá Nilo. Esta discussão tem vários eixos. Um dos mais importantes é entre ser democrata ou não-democrata. Li hoje um artigo do  Aldo Fornazieri sobre essa questão. Outra questão é a própria identificação política. Começa com a discussão entre esquerda e direita e pode se aprofundar em questões mais sofisticadas. Outra questão é a própria ordem econômica e os modelos de produção, tributação, etc. A própria palavra “liberal” é uma confusão, porque na Inglaterra tem um significado, nos EUA tem outro e no Brasil um outro. Eventualmente, qualquer pessoa pode defender um conjunto de ideias pinçadas de diferentes fontes, por… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

“A democracia são ondas do mar”.

Prefiro acreditar em quem faz o que sabe e não o que mandam.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Correto mestre se tiver um tempo, lerei o Aldo.

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Carlos I
Carlos I
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Ser democrata no Brasil é estranho, o presidente considera uma ditadura uma democracia relativa e toda esquerda acompanha ou fica em silêncio, mostra que a esquerda quer relativizar ainda mais nossa frágil democracia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos I
9 meses atrás

Caro. A democracia moderna é baseada em quatro pilares. os quais foram sendo implementados sucessivamente ao longo dos últimos 300 anos, mais ou menos. 1. Estado de direito. 2. Soberania popular. 3. Direitos humanos e 4. Meio ambiente. O regime democrático é pode definição um processo dinâmico, por isso não é livre de retrocessos e permeado de contradições. A base da democracia é o confronto de ideias, por isso tem tanto economista (como Hayek e Friedman) que preferiam uma ditadura de economia liberal que uma democracia de economia social. Sobre a Venezuela, é preciso fazer um balanço entre política interna,… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
9 meses atrás

👍

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Esteves
9 meses atrás

A democracia permite a crítica às instituições, afinal a esquerda se promoveu politicamente criticando e atacando as instituições e chegou ao poder.

António Rodrigues
Reply to  Andromeda1016
9 meses atrás

EDITADO

Esteves
Esteves
Reply to  Andromeda1016
9 meses atrás

Maduro faz críticas às instituições. Putin também.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Esteves
9 meses atrás

Maduro corrompeu e se apoderou das instituições. Isso não e crítica. Viu a diferença?

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
9 meses atrás

prezados

Não está aparecendo a ferramenta de comentar nas ultimas matérias (ponte kerch e chuva de morteiros)

Alecs
Alecs
9 meses atrás

Governo do Putinstão fazendo o que mais sabe fazer, mentir descaradamente! São tão mentirosos que mentiram para o salva vidas de aquário dizendo que a invasão da Ucrânia seria um passeio ao parque, ao que o pintor de rodapé afirmou que “tomaria Kiev em duas semanas.” É notório que a Rússia financia trolls para plantar notícias falsas e disseminar desinformação. Alguns até foram presos como espiões, um deles no Brasil. Até aqui na trilologia desconfio de que o 1001 nicks faz parte da folha de pagamento do Kremlin. Postagens e comentários em grande quantidade o dia todo em horários estranhos.… Read more »

Hélio
Hélio
9 meses atrás

Parece que ninguém se lembra que a BBC é uma ESTATAL do governo britânico 🤣