Na reunião desta terça-feira (11) da comissão parlamentar de inquérito que investiga atividades de organizações não governamentais financiadas com dinheiro público na região da Amazônia, os senadores ouviram o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo, que falou na condição de convidado. A oitiva atendeu a dois requerimentos apresentados pelos senadores Marcio Bittar (União-AC), relator da CPI, e Nelsinho Trad (PSD-MS). Aldo criticou a atuação das ONGs e afirmou que o Fundo Amazônia deve ser repassado apenas para instituições públicas.

Transcrição

A CPI DAS ONGS OUVIU O EX-DEPUTADO FEDERAL E EX-MINISTRO ALDO REBELO.

REBELO CRITICOU A ATUAÇÃO DAS ONGS NA AMAZÔNIA E SUGERIU ALTERAÇÕES DE LEIS PARA LIMITAR A ATUAÇÃO DESSAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO. REPÓRTER BIANCA MINGOTE.

A comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar as atividades de organizações não governamentais financiadas com dinheiro público na região da Amazônia, CPI das ONGs, ouviu o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo que falou na condição de convidado.

A oitiva atendeu a dois requerimentos apresentados pelos senadores Márcio Bittar, do União do Acre, relator da CPI, e do senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul. Os parlamentares argumentaram no convite que consideram fundamental o depoimento de Rebelo, já que ele exerceu importantes cargos e tem conhecimento e experiência em assuntos relacionados ao meio ambiente, além de ter sido relator do Código Florestal.

Aldo Rebelo compartilhou sua experiência de 40 anos em território amazonense em diversas visitas à região. Inclusive, recentemente, Rebelo passou quatro meses na Amazônia para escrever um livro. Ele afirmou que hoje a Amazônia convive com três Estados paralelos, o oficial, que segundo ele é o das prefeituras, agências e órgãos do governo.

Já o segundo consiste no narcotráfico e no crime organizado. O terceiro seria o das ONGs, o qual Rebelo avaliou como o mais poderoso e importante, pois opera com ajuda do Estado. Segundo ele, as organizações utilizam recursos do Fundo Amazônia apenas para o cumprimento de interesses de agenda internacional, deixando de lado áreas importantes para o bem-estar da população como saúde e saneamento básico.

E o outro que é o mais importante, o mais forte, o mais dominador que é o estado paralelo das ONGs. Governando a Amazônia de fato e governando com o auxílio do estado formal brasileiro com auxílio do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, do IBAMA, da FUNAI, desse ministério que criaram agora, das populações ou dos povos indígenas esse consórcio de agências do estado brasileiro a serviço desses interesses.

Aldo Rebelo sugeriu que o Fundo Amazônia seja atualizado a fim de que os recursos sejam apenas destinados aos órgão públicos e que as ONGs não tenham mais acesso. Para ele, a CPI das ONGs têm papel fundamental para alterar as normas e conseguir limitar o papel das ONGs na região da Amazônia. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Bianca Mingote.

FONTE: Senado Federal / VÍDEO: Band

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo
Leo
9 meses atrás

Aqui está uma clara invasão de território disfarçado em pele de cordeiro dos países que se dizem apoiadores da democracia e da soberania de uma nação. Detalhe que não vi nenhum comentário a respeito da noticia.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
9 meses atrás

Aldo Rebelo é hoje um dos mais lúcidos políticos que temos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jorge Cardoso
9 meses atrás

Comunista

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

mesmo assim. acredito que ele poderia ter sido nosso Deng Xiaoping se tivesse apoio.

sergio
sergio
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Sou de Direita, e mesmo assim faria questão de telo em meu governo, ele pensa o estado brasileiro e não o governo brasileiro.

Bueno
Bueno
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Sim, Um Nacionalista que pode da uma boa aula para a direita Brazil Made in Nova Iorque…
Esta questão ideológica de uma agenda que não é do Brasil , ainda colocara em trincheiras , Brasileiros contra Brasileiros…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bueno
8 meses atrás

Isso não muda o fato que Aldo é comunista.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

Melhor deixar os comunistas dormindo quietinhos debaixo da cama. Ficar comentando aos pouquinhos nessa matéria de meses atrás vai acabar acordando!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Riso. Tem coisa que não pode ser esquecida para não acontecer de novo.

ODST
ODST
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Comunista honesto. Coisa rara

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
9 meses atrás

continua sendo comunista

EParro
EParro
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Camargoer, sinceramente? Kkkkkkkk para você.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Então… Até um comunista está se sentindo incomodado com a situação.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Comte. Nogueira
9 meses atrás

Continua sendo um comunista.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Sim, concordo com vc. As vezes queremos expor um raciocínio sem tempo suficiente… E sem parecer que estamos defendendo (ou inclinando) para alguma ideologia ou posicionamento político. Desejo apenas dar minha singela contribuição com minha opinião. Sou do MT, quase PA. E o sentimento que reina por aqui é que o governo dá mais razão e voz para os estrangeiros (ONGs) que não conhecem nossa realidade do que para os locais; que dão mais valor para um casal de macaco do que para o ser humano; que todos querem a floresta em pé, mas não querem pagar por isso. Que… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Comte. Nogueira
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Comte. Nogueira
8 meses atrás

E o Aldo continua sendo comunista

adriano Madureira
adriano Madureira
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

E daí?! Tem mais visão que muito politico de direita que se diz nacionalista…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  adriano Madureira
8 meses atrás

continua sendo comunista

Carlos 07
Carlos 07
9 meses atrás

Não entendi muito bem o porquê da matéria, mas tudo bem. Nesse caso, vejo pontos muito bem destacados, que não podem ser esquecidos, mas vejo também, que foi citado somente as ações não focadas pelas ONGs, e aquelas que estão sendo feitas? São boas? Essa agenda internacional, é boa? Muita coisa ficou sem explicação.

Jose
Jose
Reply to  Carlos 07
9 meses atrás

Desculpe caro Carlos 07, eu que não entendi a sua falta de compreensão quanto ao porquê da matéria, amigo se trata de tema de SEGURANÇA NACIONAL/SOBERANIA de extrema importância que revelam ações implementadas de forma dissimulada via ong’s por agentes estrangeiros “governos junto a corporações privadas”, os quais se utilizam como pano de fundo de narrativas ambientais para interferir em interesses internos de nosso país, entendeu o porque dessa matéria em um canal sobre assuntos militares. AVISO DOS EDITORES: 4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Jose
9 meses atrás

Mas está difícil, escrever em letras maiúsculas é uma coisa, dar destaque ao foco da resposta com 3 palavras para ajudar no entendimento desta me parece outra coisa.

MARS
MARS
9 meses atrás

“as organizações utilizam recursos do Fundo Amazônia apenas para o cumprimento de interesses de agenda internacional, deixando de lado áreas importantes para o bem-estar da população como saúde e saneamento básico”

Qualquer pessoa com mais de dois neurônios funcionais sabe que a maioria dessas ongs estão a serviço de grandes corporações (principalmente europeias) e de governos estrangeiros!

Se não limitarmos o poder delas, teremos grandes problemas de segurança nacional em um futuro não muito distante!

Quem viver, verá!

Last edited 9 meses atrás by MARS
Bueno
Bueno
Reply to  MARS
9 meses atrás

100 Mil ONGS … se cada uma tiver 3 pessoas a serviço externo tem ai 300 mil pessoas, e se estas pessoas forem militares da reserva de outras nações, mercenários etc. Um belo exército já implantado no território Nacional de forma legal e com financiamento tudo bacaninha!  Parabéns aos políticos da estirpe da Marina Silva , que foi ovacionada Na França por ONGS,Conforme Fala do Próprio Aldo Rebelo, em entrevista no Arte da Guerra, entreguistas… tomarão (digo receberão) parte do território Brasileiro sem disparar um tiro.. sem custo nenhum.   E muitos brasileiros seguem a narrativa de que a tomada… Read more »

Werner
Werner
Reply to  Bueno
9 meses atrás

A Amazônia foi loteada e vendida e se o contrato não for cumprido,já sabem o que vai acontecer.
Essas pautas de proteção aos povos indígenas,biodiversidade,”pulmão do mundo”,mudança climática,proteger os elefantes,girafas e ursos polares da Amazônia,o pior é que com a participação explicita dessa turma atual .
Por mim podem tomar mesmo e extraírem todos os recursos minerais e expulsarem os índios,se bem que acho que vão é trabalhar para eles por uma merreca,como já fazem.

Orivaldo
Orivaldo
9 meses atrás

Todo mundo sabe das maracutaias dessas ONGs Aldo Rebelo. Só que a maior finge desconhecer pq ganha um faz me rir

Tuacha
Tuacha
9 meses atrás

Tira as ongs que trabalham naturalmente como fiscais e entra os grileiros simples assim.

Nativo
Nativo
Reply to  Tuacha
9 meses atrás

A produção agrícola é mineral na Amazônia, há muito já deveria ter sido modernizada pelo estado, pois isto é o seu dever e não fazer populismo de esquerda ou direita, transformando quem se aventura por lá em criminosos ou salvadores, entregues ao Deus dará.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Tuacha
9 meses atrás

errado o que vc disse simples assim

Leandro Costa
Leandro Costa
9 meses atrás

Olhando por uma lente desapaixonada, ele falou muito do que ele acha mas não apresentou provas. Que a CPI exista é uma boa, mas tem que ser feito um trabalho sério, justamente para que exista uma regulação das atividades dessas organizações em território nacional, aonde quer que seja, e justamente para uma fiscalização dessas atividades para se evitar crimes como biopirataria, sedição, etc. Isso é muito sério, mas provas precisam ser coletadas e a PF precisa atuar muito. E isso tudo é devido à falta da presença do Estado, falta de integração regional, falta de uma cooperação entre todas as… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Leandro Costa
9 meses atrás

Caro Leandro Costa você cita a falta de provas, amigo você talvez esteja esquecendo que esse Sr. foi ministro de varias pastas que eram e ainda são envolvidas diretamente com esse tema, acredito que não exista prova maior do que os relatos desse Sr., se necessário for certamente tem e apresentara as provas, mais de 500 mil ong’s não é algo normal ou é?.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Jose
9 meses atrás

José, o relato dele é importante justamente pela vivência que ele tem na região e na experiência adquirida. Mas não por ser um matuto qualquer que passou anos por lá, mas sim porque ele justamente teria acesso à provas ou à indícios que possam levar às tais provas do que está ocorrendo. Da maneira como ele fala, é justamente disse e me disse estilo teoria da conspiração como ele mesmo disse. Não importa o que se fale, se não der para corroborar, simplesmente não serve. Daí a necessidade de envolvimento da PF e um belo de um trabalho de investigação… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Leandro Costa
9 meses atrás

Caro Leandro a questão é se os órgãos competentes querem essas provas, vale lembrar que esse assunto não é novo e nunca nenhum órgão solicitou nenhuma investigação sobre, não se esqueça recentemente tivemos um caso que foram apresentadas provas que não eram de interesses dos órgãos que julgaram e sabemos bem o resultado final, não tenho duvida alguma que existam ou que sejam muito fáceis de serem produzidas provas sobre os reais objetivos dessas mais de 500 mil ong’s que são financiadas por governos e corporações privadas estrangeiras.

Last edited 9 meses atrás by Jose
Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Jose
9 meses atrás

Fala-se nisso a bastante tempo, mais de dez anos. Já estive em palestra no círculo militar da praia vermelha em que Generais afirmaram que só atuariam na Amazônia ONG’s que passassem pelo crivo do EB em tarefas que complementavam as atividades do Estado, ao invés de substituí-lo. Em que ponto isso simplesmente se foi pro espaço? E as instituições tem que se meter nisso. Se não há interesse, tem que se colocar lideranças nelas que demonstrem os interesses. Até porque o termo ‘ONG’ aqui já ganhou conotação pejorativa, algo que inclusive é prejudicial à ONGs que fazem trabalho sério através… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Leandro Costa
9 meses atrás

Caro Leandro acredito que deva existir sim algumas ong’s que realmente sigam o seu propósito, contudo as desconheço, muitas que tinham credibilidade se renderam ao capital dos governos e das corporações que vivem nos atacando com essas narrativas ambientais, e nesse bloco das que mudaram seu real propósito posso citar muitas mas muitas ong’s “famosas”.

Mustafah
Mustafah
Reply to  Leandro Costa
9 meses atrás

Conversa fiada de generais que nem do Rio de Janeiro gostam de sair, a capital mudou-se a mais de 60 anos e as principais escolas e unidades ainda estão no RJ, o lema e SELVA, mas adoram uma praia, pensão pra filhas, casas e motoristas free

WSilva
WSilva
9 meses atrás

Colonialismo moderno disfarçado de ONGs.

Claro que nem todas são agentes internacionais, mas essas que são precisam ser obliteradas.

Tomcat4,5
Tomcat4,5
9 meses atrás

Este sr Aldo é uma enciclopédia, sabe muito de Brasil. As entrevistas dele, em especial a última, no canal Arte da Guerra são reveladoras e cheias de conhecimento da realidade brasileira pelos rincões esquecidos e desconhecidos ,pela maioria do povo, Brasil afora.

Maurício.
Maurício.
9 meses atrás

Pois é, e no governo passado eu achava que o general Heleno daria uma atenção maior na Amazônia e nessas ONGs de fachada, ledo engano, acabou por se mostrar apenas um político como qualquer outro, medíocre e passador de pano.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

ele não conseguiu, pq o congresso não aceitou, esse CPI só tá aí agora pq muita gente foi embora. toda vez que o governo antigo falou mal de ong apanhou dos jornalistas.

Werner
Werner
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Ele ia fazer o quê? Expulsá_las? O STF,o consórcio de imprensa militante e os partidos de extrema esquerda iriam deixar? Sem contar aquela galera de Hollywood,as tunbergs da vida e os patrões dessas ONGs de araque.

Mustafah
Mustafah
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

HELENO, só fez por defender interesses corporativos do generalato, ajudas de custo de até 700 mil, pensões eternas pra filhas, concentração de quartéis no RJ, excesso de generais para o tamanho do efetivo, missões superpovoadas de gente como a de Whashington.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
9 meses atrás

Tá tudo dominado, eles estão roubando nossas riquezas e aos poucos o Brasil vai perdendo a sua soberania.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
9 meses atrás

A maior armadilha é a doação de fundos de países estrangeiros para a proteção da Amazônia, pois toda doação está condicionada à uma “contrapartida”. É óbvio que estas ONGs estão agindo sob cobertura de governos e serviços estrangeiros. Sou morador do Norte de MT, quase divisa com o Pará. É comum encontrar “pescadores” estrangeiros, com equipamentos além de varas, molinetes e carretilhas… Enfim, não se observa a mesma sanha destas ONGs em lugares mais humildes, como o NE. Pior de tudo: agem com o apoio do gobierno. Vou dar um exemplo prático de como as ONGs agem: o asfaltamento da… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Comte. Nogueira