Igreja histórica atingida em ataque russo a Odessa

24 de julho de 2023 – Odessa foi alvo de mais uma barragem de mísseis e drones russos após Moscou abandonar acordo de cereais do mar Negro.

O acordo foi estabelecido para permitir a exportação de grãos ucranianos para aliviar uma crise alimentar global. Antes da cúpula Rússia-África que acontecerá em São Petersburgo em 27 de julho, e após críticas da União Africana, o presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu substituir o fornecimento de grãos ucranianos à África “tanto comercialmente quanto gratuitamente”.

A Rússia culpou a Ucrânia por um “ataque terrorista” em Moscou, no qual drones atingiram dois prédios no centro de Moscou. Um depósito de munição na Crimeia também pegou fogo após um ataque de drones no qual 11 foram derrubados por defesas aéreas.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo
Nilo
9 meses atrás

Pelo quarto dia consecutivo a infraestrutura portuária e instalações militares de Odessa são bombardeadas.
Na listra do Zé Lascado sempre tem uma Pizzaria.

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Hcosta
Hcosta
Reply to  Nilo
9 meses atrás

E que terão “grandes” consequências ao nível militar…

Deve ser o local onde os generais da OTAN e os HIMARS estão todos reunidos como em todos os ataques Russos sobre áreas civis. O stock de generais da OTAN já deve estar muito reduzido.

Vai mudar o rumo da guerra…

Last edited 9 meses atrás by Hcosta
Nilo
Nilo
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

Bom dia meu caro. Não caiu em análise barata e de torcida, não é possível alguém acreditar que o nível de suprimentos dos EUA para a Ucrânia esteja abalada pelo baixo nível e que está venha a influenciar o resultado da guerra. Sim até mesmo os russos relatam a diminuição de uso pelos Ucranianos de 155mm campo, afeta o resultado em batalha, mas a falta não é pela incapacidade americana ou europeia de produção ou em suprir em tempo hábil, mas sim uma decisão política. Claramente o recado já foi dado, os EUA não será para os Ucranianos o que… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nilo
9 meses atrás

Obviamente que estes ataques não afetam a logística Ucraniana. Assim, pelo menos, haveria alguma coerência e uma estratégia para ganhar a guerra. O problema é alguém sequer pensar isso e negar a realidade. Estes ataques são encomendados pelo regime político corrupto e autocrático que há já algum tempo caíram na armadilha de se confundirem com o país. Mas deve ser a primeira vez que leio que a Rússia estava refém da Ucrânia devido aos gasodutos. E tendo em conta que a Rússia cortou o gás à Ucrânia, antes das invasões, para derrubar um governo e colocar um seu “empregado” no… Read more »

jairo
jairo
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

Afetam se atingir a capacidade de lançamento e operação de drones navais da Ucrania no Mar Morto. O gás e todas as políticas inerentes a ele são direcionados a quem realmente importa que no caso europeu é a Alemanha. Tiro que obviamente saiu pela culatra dada a maior assertividade da mesma no conflito atual. em que pese essa assertividade, coincidência ou não, ficar mais clara após o NordStream ir “pras cucuias”. rs Mas choro por choro, vejo (no conforto que a distância do conflito me permite) chorando russos de um lado, talvez saudosistas de um tempo em que eram superpotência… Read more »

gordo
gordo
Reply to  Nilo
9 meses atrás

E coloque como agravante o fato de que o território ocupado pelos Russos fala Russo e tem cultura russa, muito diferente dos EUA no Vietnã. No Vietnã os EUA eram um corpo estranho e ali no donbass os Russos estão em casa. Obviamente que não são unanimidade, mas nem de longe se compara a presença dos EUA no Vietnã. No mais é aquela coisa, o corrupto é corrupto é tempos de paz e de guerra. Sinceramente, não vejo a Ucrânia com chance de alguma vitória via campo de batalha, a maior chance deles é se der algum rolo dentro da… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  gordo
9 meses atrás

No Donbass, 40% de etnia Russa…
Agora são mais com a expulsão dos Ucranianos e dos que são contra a guerra e com a chegada de muitos Russos.

É o regresso dos métodos da União Soviética apesar de ainda não serem tão eficientes..

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
9 meses atrás

Muitos caindo fora, pizza estragada.
Sem as regalias dos exércitos europeus ou americano, os Rambos acostumados a produção hollywoodiana não se deram bem com a produção russa.

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Magaren
Magaren
Reply to  Nilo
9 meses atrás

Sim, não mesmo, por isso já perderam toda a ucrania! Não pera, apenas 10% conquistado nesse conflito.

Nilo
Nilo
Reply to  Magaren
9 meses atrás

Então você entendeu o conflito como guerra civil rsrsrs

Magaren
Magaren
Reply to  Nilo
9 meses atrás

E vc que a russia está vencendo, é uma força importante mundial enquanto não passa de um museu de equipamento soviético.

Nilo
Nilo
Reply to  Magaren
9 meses atrás

E vc que a russia está vencendo? o que eu disse: A Rússia está sustentando um conflito com Europa e EUA a mais de um ano, a Rússia não relativiza sua soberania., só por isso, até aqui é vitoriosa, poderia ter feito com Ucrania o que os EUA fez com Iraque, em vez do Putin se fosse Prigozhin ou Igor Girkin já tinham passado a regua no Zé Lascado e os Bandeiras (eufemismo) rsrsrsrs

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Tom
Tom
9 meses atrás

Caso este conflito se alongue indefinidamente no tempo o que acabará primeiro? pólvora ou almas? e de qual lado? Parece não ser possível parar a marcha desta guerra com o sacrifício de milhares antes que algo crucial aconteça.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Tom
9 meses atrás

Já deveria ter acabado se a Ucrânia nāo tivesse um presidente irresponsável.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Segundo a sua lógica, se o Brasil fosse invadido por uma potência qualquer (vamos escolher a França, por ser a única potência com a qual fazemos fronteira e por ser o nosso inimigo imperialista número 2 na cabeça de muitos) e esse potência tentasse anexar boa parte do território brasileiro sob qualquer desculpa, o presente brasileiro, seja ele quem for, estaria errado em não ceder? Nós então deveríamos abaixar a cabeça e ceder território? Assim, vamos desenhar um cenário onde possamos nos colocar no lugar do coleguinha e vermos se a regra continua valendo, porque helicóptero de ataque inimigo voando… Read more »

Brandão
Reply to  Jadson S. Cabral
9 meses atrás

Que movimentos?
Não sei de nenhum movimento separatista no Brasil!

Junior
Junior
Reply to  Brandão
9 meses atrás

Que viajada na maionese! Movimentos separatistas no Brasil?

Bosco
Bosco
Reply to  Junior
9 meses atrás

A Constituição de 88 afirma que o Brasil é formado pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e do DF e foi elaborada por representantes de todos os estados membros , democraticamente eleitos, dentro do conceito de democracia representativa, adotado pelo Brasil.
Ainda que a Constituição hoje seja relativizada é preciso mais que um “movimento” de meia dúzia de zé ruelas para dividir o país.
Realmente tem brasileiro que não conhece a Constituição de seu país.

André G.
André G.
Reply to  Jadson S. Cabral
9 meses atrás

Pela sua “lógica” os russos invadiram o Afeganistão para libertar qual povo? Os afegãos?

Monarquista
Monarquista
Reply to  André G.
9 meses atrás

Ué, então por que os russos não permitiram a independência da Chechênia?

Heinz
Heinz
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

Seus argumentos são bem contraditórios

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Monarquista
9 meses atrás

Hahahahah na cara não , pra não estragar o velório. Kkkkk
Arrebentou o ” intelectual” com 2 parágrafos kkkkkkkkkkk

Underground
Underground
Reply to  Jadson S. Cabral
9 meses atrás

Você resolveu dois problemas de um tiro só:
1) Os argentinos não tem mais nada que reclamar.
2) Os ucranianos estão certo em lutarem, visto que a tal votação pela foi a base AK na cabeça.

WSilva
WSilva
Reply to  Jadson S. Cabral
9 meses atrás

”França, por ser a única potência com a qual fazemos fronteira e por ser o nosso inimigo imperialista número 2 na cabeça de muitos)”

E qual seria nosso inimigo imperialista número 1? Só pra saber…

”Nós então deveríamos abaixar a cabeça e ceder território?”

É dever de toda nação se precaver, não podemos esperar boa vontade de ninguém nem mesmo de supostos países amigos, parceiros comerciais ou ideologicos.

Se a Ucrania tivesse armas nucleares provavelmente nada disso teria acontecido.

Já para a Russia o erro foi ter aberto mão da Ucrania e ter aceito sua independência.

KKce
KKce
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Verdade, deveria se ajoelhar pra um invasor. Vai ver os britânicos e os próprios russos também deveriam ter se ajoelhados para o bigode… É cada maluco que aparece por aqui.

Bosco
Bosco
Reply to  KKce
9 meses atrás

O que me deixa mais indignado com os defensores do putin é ver o desprezo que eles tinham pelos povos afegão, iraquiano e vietnamita. Desses eles não tinham dó e puderam ficar 20 anos sendo massacrados que não lhes correu nenhuma lágrima. Alguns desses citam mais de 1 milhão de mortos pelos americanos em cada um desses países ocupados. Já em relação aos ucranianos, com cerca de 40 mil vítimas, eles morrem de pena e consideram o líder do país um irresponsável por estar resistindo ao invasor por meros 516 dias e imploram para que a carnificina cesse. Isso é… Read more »

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Bosco qual a sua opinião sobre o bloqueio naval americano à Cuba? Eles tinham o direito de ter armas nucleares no seu território, mas parece que os EUA não concordam com você no quesito que levantastes.

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

Não entendi a relação do que eu disse com a questão de Cuba, mas vamos lá.
Minha opinião sobre o bloqueio americano a Cuba em 62 é cristalina. Os americanos estavam errados.
Eles tinham somente que ter avisado que no caso de haver uma guerra nuclear entre os EUA e a URSS a ilha de Cuba, em tendo armas nucleares operadas pelo inimigo, seria arrasada nuclearmente, do mesmo jeito que a URSS faria com a Turquia e a Itália que hospedavam mísseis Júpiter americanos.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Tá bom, agora conta a verdade.

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Superpotências e Potências não são movidas por conceitos de certo ou errado né Bosco? rs Elas fazem o que tem que ser feito para sua melhor conveniência. Errado ou certo é coisa para nação fraca como Brasil e o resto da América Latina, Sudoeste Asiático, África e Oriente Médio. Então dentro do mundo real os EUA fizeram o certo, e a Rússia esta fazendo o mesmo. A vida é o que é, não o que gostaríamos que fosse. E moral é algo construído para pautar indivíduos jamais estados. Neste jogo apanha menos quem pode bater mais forte. Foi assim, é… Read more »

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Não tivessem soldados soviéticos em Cuba, os americanos fariam em solo cubano exatamente o que a Rússia está fazendo na Ucrânia nesse momento. Não o fizeram pq o Kennedy tinha certeza da 3a Guerra Mundial.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Um líder faz o que lhe é possível. O que um líder Ucraniano deveria ter feito é reconhecer o status quo geopolítico de sua nação e jamais ter aceito usar a carne de seu povo para interesse de uma potencia estrangeira. Tivesse a Rússia invadido a Ucrânia quando esta última adotasse oficialmente uma politica de neutralidade como Finlândia e Suécia fizeram, eu estaria aqui denunciando o expansionismo russo. Mas a verdade não é esta, o expansionismo não é da Rússia é da Otan, prova disso é obtida apenas verificando o número de países pertencentes a Aliança quando a URSS e… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  leonidas
9 meses atrás

1-A Finlandia e a Suécia não fazem parte da ambição expansionista russa e não tiveram 10 milhões de seu povo vitimados por Moscou no passado.
2-Minha posição não leva em conta o interesse geopolítico do Bradil e sim o conceito de certo e errado , que ora vc parece defender e ora relativiza.
3-“Vc pode entender muito de equipamento militar mas…”
Entre na fila!

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Não, não tem relação de entrar na fila não…rs Vc de fato conhece muito sobre equipamento militar mas fala sobre geopolítica de forma absurdamente simplista. Oras eu reafirmo o que postei, Finlândia e Suécia estiveram neutras em plena guerra fria quando a URSS era infinitamente mais poderosa do que a Rússia que é uma uma potência decadente. Não tem isso de defender para relativizar, vc vê as coisas assim por achar que geopolítica deve ser pautada por moral. Isso inexiste, e quando eu falo algo que possa parecer incoerente isso se deve ao fato que a geopolítica é intrinsecamente incoerente… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  leonidas
9 meses atrás

Se o líder ucraniano não tivesse mostrado interesse em entrar para a UE e para a OTAN aí ele estaria cedendo aos interesses de outra potência estrangeira, no caso , da Rússia.
Mas aí a sua jenialidade geopólitica, isenta de qualquer viés ideológico, acha normal já que o único imperialismo que te incomoda é o ocidental/americano.

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Olha só que amadorismo essa sua colocação…rs Vamos lá você poderia fazer melhor sem essas frases de efeito …rs Eu mesmo já deixei claro (parece que vc tem uma extrema dificuldade para lidar com este conceito) que o Status Quo da Ucrânia já esta definido a pelo menos 70 anos. Sua afirmação é absurda por ignorar isso mesmo já tendo lido esta minha afirmação em outras postagens, mas vc sai pela tangente jogando essa afirmação absurda. Oras é claro que a Ucrânia esta fadada a fazer ou pelo menos levar em conta os interesses da Rússia, esta é alias a… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  leonidas
9 meses atrás

“o Status Quo da Ucrânia já esta definido a pelo menos 70 anos.” Não é porque o cordeiro é a presa natural do lobo que eu vou torcer para o lobo. *As suas considerações ao meu respeito seguidas de “rs” são absolutamente irrelevantes e demonstram uma infantilidade da sua parte apesar de querer parecer senhor de si e alheio a qualquer tipo viés ideológico, mas se expõe quando analisa de forma tosca fatos tão complexos quanto a invasão do Iraque ou as ações na Líbia. Pra mim, V.S.ª é só mais um que segue à risca o manual de geopolítica… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Talvez deva parar mesmo, pois não consegue contrapor meu argumento, meus argumentos melhor dizendo. Complexidade? rs Por favor, menos né? E outra ao me ter como Marxista só prova o quanto vc lê as coisas já convencido de algo e fechado para uma visão macro, estou longe de ser marxista. Minha torcida para que a Rússia ganhe esta guerra tem relação com o mundo real e não com paixões superficiais que sinceramente parece ser seu caso. De fato seria melhor parar por aqui pois em momento algum vc conseguiu contrapor meus argumentos e como sempre ocorre neste tipo de caso,… Read more »

Tom
Tom
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Meus pensamentos vão além da torcida. Imagino que ambos os lados devem pensar que já perderam demais com essa guerra para desistir agora e com isso devem estar dispostos a perder muito mais, achando que no final tudo terá valido a pena, só que não!

Orivaldo
Orivaldo
9 meses atrás

Esses Ucranianos, guardando cereais em Igreja pizzarias e predios residenciais

Francisco Vieira
Francisco Vieira
9 meses atrás

Que relatório pequeno!

leonidas
leonidas
Reply to  Francisco Vieira
9 meses atrás

Não é um relatório.
e uma nota… kkkkkk

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  leonidas
9 meses atrás

Entendo o editor do blog; tá muito dificil obter qualquer informação do front.
E mais difícil ainda saber se a informação é verdadeira.
Att.

Pedro fullback
Pedro fullback
9 meses atrás

1* Os carros de combate alemãs 2a4 e 2a6 estão sendo abatidos e ninguém fala em enviar mais leopard e abrams…. estranho, né? 2* Me parece que os russos corrigiram as suas AA contra os drones, as suas armas anti carro. 3* Talvez o ritmo de construir armas mais sensíveis ( caças) os russos estão lentos, porém, munições, armas, rpgs, canhões, drones, os russos mantém uma capacidade de produção incrível. Sempre tem aquele meme ” o Brasil não tem munição para 1 hora de guerra” e isso é verdade! E não é só construir armas, tem a logística! Mesmo com… Read more »

bruno
bruno
Reply to  Pedro fullback
9 meses atrás

ate mesmo o mais moderno tank nao falam nada né!! numa torcido de lados , nao se espera de 7×1 como no futenol ,por que dai nao morrem ninguem , mas sabe como é né a realidade é bem dificil como é falado por terceiros da esquinha..

E mais visão dos BRs é pequeno , e adoram coxinha , futebol e entre outras

Carvalho
Carvalho
9 meses atrás

Já faz um bom tempo que não faz sentido “atualizar” a situação do front.
As últimas atualizações sempre dizem respeito à corda bomba política interna da Rússia.

Marcos
Marcos
9 meses atrás

Igrejas, escolas, pizzarias … Me parece que a artilharia russa não está encontrando alvos de relevância militar par destruir. Armamento inteligente, comandantes burros.

KKce
KKce
Reply to  Marcos
9 meses atrás

Ou vai ver estão acertando o que realmente querem acertar…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Marcos
9 meses atrás

Provavelmente não são os comandantes militares que mandam…

E os militares que forem contra este tipo de regime ou são expulsos ou saem por iniciativa própria…
Nestes regimes a competência é sempre relegada pelas ligações políticas.

Hcosta
Hcosta
9 meses atrás

Vergonhoso…

Defender a morte de civis como algo de legítimo diz muito sobre o lado que o senhor apoia…

Godo
Godo
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

Mas sempre foi legitimo. Civis em uma guerra são apenas números e despesa para os estados que estão guerreando. Salvo quando são utilizados como mão de obra nas fábricas

Hcosta
Hcosta
Reply to  Godo
9 meses atrás

Não, não é legítimo. Mesmo numa guerra há regras para proteger os civis. Princípios da lei da Guerra, versão Portuguesa: O primeiro é a limitação da acção militar: as forças armadas não são livres de prosseguir os seus objectivos por quaisquer meios que considerem necessários ou convenientes. A utilidade militar é sempre sujeita ao interesse, mais vasto, da humanidade.O segundo é a completa separação entre civis e militares: na guerra, apenas o pessoal e propriedade militares podem ser alvo de ataque. Só é permitido infligir danos a civis se estes constituirem um efeito secundário inevitável de um ataque a um… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Hcosta
Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Hcosta
9 meses atrás

Quero ver essa tal “legitimidade” quando a arma for nuclear…

Bosco
Bosco
Reply to  Francisco Vieira
9 meses atrás

Há 3 tipos de alvos relativos a um ataque nuclear estratégico: 1- contra força 2- decapitação 3-contra valor O ataque de contra força visa primariamente as armas nucleares do inimigo. O ataque de decapitação visa eliminar as autoridades nacionais que autorizam a utilização de armas nucleares e os centros de comando e controle militares O ataque de contra valor visa a infraestrutura civil com valor estratégico , o que pode incluir cidades. Essa opção não é aventada pelos estrategistas ocidentais atuais, salvo num caso de reciprocidade. – Já um ataque nuclear tático visa basicamente uma concentração de tropas ou de… Read more »

José
José
Reply to  Godo
9 meses atrás

Falar que civil é um alvo legítimo de guerra. Melhor ser cego que ler essa asneira pró Putin.

Sergio
Sergio
Reply to  Godo
9 meses atrás

Sem querer ser chato, mas ate hoje, depois de ler tantos comentários, esse foi o pior de todos. Em toda guerra civis são vitimas, mas dizer que isso é legitimo……….

Francisco Vieira
Francisco Vieira
9 meses atrás

Concordo. Foi por isso que os russos se ferraram: Logo no início, quando tinham supremacia aérea em toda a Ucrânia, ficaram poupando alvos ditos “civis”. Se tivessem destruído todas as estradas – principalmente as ferrovias e troncos ferroviários – , as centrais elétricas e outras estruturas vitais – inclusive a sede do governo – , no primeiro dia de ataque, não estaria sendo tão fácil para os ucranianos transportar veículos da Polônia por trem para matarem os próprios russos, nem administrar a batalha. -Afinal, de onde vem os militares que podem ser “legalmente” mortos sem nenhuma comoção? -Será que os… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Francisco Vieira
Francisco Vieira
Francisco Vieira
9 meses atrás

Quero saber se a bomba B61 e uma “arma nuclear seletiva”, que só mata quem estiver usando uniforme, ou se também poderá fazer vítimas civis: “A B61 é uma bomba nuclear tática, desenvolvida para emprego no campo de batalha. A ogiva pode ter potência de 400 quilotons, dependendo da versão. Trata-se de um dos principais artefatos nucleares dos EUA e OTAN, que mantém centenas desses armamentos estocados na Europa desde a década de 1970, como parte da estratégia de dissuasão nuclear da organização. Enquanto o mundo vive tensões talvez até maiores que as da Guerra Fria, os Estados Unidos decidiram… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Francisco Vieira
9 meses atrás

Só alguns adendos. Há dois tipos de bombas B61, as táticas e as estratégicas. As táticas (B61-3 e B61-4) têm rendimento seletivo máximo de 45 Kt e 170 Kt. As estratégicas (B61-7 e B61-11) têm rendimento seletivo máximo de 340 Kt. Tecnicamente é possível aumentar o rendimento das B61 estratégicas para 400 Kt aumentando a quantidade de lítio no estágio de fusão, mas não há confirmação disso ter sido feito. A B61-12 (rendimento seletivo máximo de 50 Kt) visa substituir todas. Não existem “centenas” de bombas nucleares B61 americanas hospedadas na Europa mas cerca de 150. Todas táticas. A bomba… Read more »

Marcelo
Marcelo
9 meses atrás

Esperando a Rússia chegar em Kiev, a Ucrania congelar e o Ocidente mergulhar em recessão profunda … mas só vejo os russos em marcha ré … 25%, 24%, 23%, 22%, 21%, 20%, 19%, 18% e agora 17% do território ucraniano ocupado ilegalmente pela Rússia. Mas a contra ofensiva ucraniana não vai bem. Sei …

Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo
9 meses atrás

Tava meio sumido Marcelo? Conte-nos novidades da implacável contra-ofensiva ucraniana….

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe
9 meses atrás

A contraofensiva ucraniana só pode ser analisada dentro do contexto da fracassada ofensiva russa.
Conte-nos sobre a fracassada ofensiva russa primeiro, que possibilita uma contraofensiva ucraniana. Falta muito ainda para chegarem a Kiev e instalarem um governo fantoche no lugar do “Comediante”?
Falta muito para anexarem a Ucrânia ou tem havido alguma resistência?

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Fico lisonjeado com sua admiração por minha pessoa devido à sua percepção acerca do meu conhecimento sobre armamentos e afins.
É fruto de 50 anos de leitura de catálogos, livros, revistas , manuais, etc.
O tempo e a dedicação, quando bem empregados , são ótimos instrumentos de aperfeiçoamento pessoal. Devia tentar.
Claro, vejo uma pontinha de inveja mas nada que abale minha sensação de gratidão.
Quanto às Ardenas, vc mostra sua torcida sempre para o lado errado num conflito. rssss

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Os ucranianos não tem condições de romper a principal linha de defesa russa. E os russos continuam reforçando as linhas de defesa. E os russos nem precisam avançar com exceção de Kupiansk onde os russos contra atacaram avançando 5km no Oblast de Karkiv.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Bosco, a Russia fracassou na ideia de expulsar o Zé Lensque e colocar um governo amigo em uma semana. Queriam fazer o mesmo que os Estados Unidos fizeram no Panamá, ao sequestrarem o presidente Noriega e colocarem o fantoche no lugar dele, mas esqueceram que, ao contrário do Panamá, a Ucrania tinha apoio da OTAN. Creio que a OTAN tenham treinado e armado a Ucrania meses antes da invasão russa com milhares de Javelins. Agora só resta ao Putin manter a ponte de terra até a Crimeia como prêmio de consolação. E só. Como a Rússia não pensa mais em… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Felipe
9 meses atrás

Na frente de Zaporizia os Ucranianos avançam, pouco, mas avançam a dura perdas em equipamentos e pessoal. Em Donetsk a 3° brigada Azov e batalhões de paraquedistas avançam sobre os flancos de Bakhmut, klishchiivka está perto de ser tomada, os kadyrovites estão sendo mandados pra junto de alá ou para as virgens por lá. O ngc tá russo pra eles. Em Kremina os russos conseguiram avançar por lá, Vdvs apoiados por uma muito superior artilharia tem conseguido avançar, mas também a custos altíssimos em pessoal. Em Kharkiv a frente continua do mesmo jeito. Em marinka e avidika os Ucranianos matem… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Felipe
9 meses atrás

O único lugar que os ucranianos tão dando mais trabalho aos russos é nos flancos de Barkmut. Ali a situação ta crítica.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Felipe
9 meses atrás

A Rússia não é capaz de gerar força de combate, ficando em posição defensiva e tentando atrair as forças ucranianas para o seu ponto de concentração de tropas. Enquanto isso … a Ucrânia vai avançando sobre o território ilegalmente ocupado pela Rússia. Ofensiva ucraniana lenta e consistente … russos em marcha ré a caminho de 16%.

KKce
KKce
Reply to  Marcelo
9 meses atrás

Tão indo de jegue pra Kiev, por isso a demora haha

Paulof
Paulof
9 meses atrás

Essa semana mais magnata russo foi
Encontrado morto, esse no seu escritório, segundo a polícia enfarte segundo amigo (s) do falecido a tiros, alguém acha se a situação estivesse indo bem para russia teríamos tantas mortes que se parecem com execução?

Satyricon
Satyricon
Reply to  Paulof
9 meses atrás

É a política de “janelas abertas” do Enxadrista.

Sergio
Sergio
9 meses atrás

Ora camaradas, é apenas uma operação especial de 516 dias. Não se preocupem…….sempre esteve, esta, e sempre estará tudo sobre controle……..rs

Pedro
Pedro
9 meses atrás

A moderação apagou todos os meus comentários. Por qual motivo?

AQUI ESTÃO OS MOTIVOS:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio.
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Last edited 9 meses atrás by Pedro
Arthur
Arthur
9 meses atrás

Situação na Ucrânia? Tédio!!!!