Forças Armadas ocupam posição de destaque em ranking de confiança dos brasileiros

156

Brasília (DF) – A mais nova edição do Índice de Confiança Social (ICS) levantada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostra as Forças Armadas entre as cinco instituições mais confiáveis para os brasileiros. De acordo com a pesquisa, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira somaram 66 de 100 pontos no índice, que vai de 0 a 100 – sendo 0 um indicativo de nenhuma confiança e 100 de confiança absoluta.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 5 de julho de 2023 com 2 mil brasileiros de 127 municípios. De acordo com o IPEC, a margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De 2009 até a pesquisa atual, a confiança nas Forças Armadas oscilou entre 62 e 72 pontos, permanecendo dentro da média histórica de todas medições.

FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército

Subscribe
Notify of
guest

156 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pragmatismo
Pragmatismo
9 meses atrás

FAA e seu papél de mantutenção de privilégios e desseminação de imunidade fardada.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Pragmatismo
9 meses atrás

O braziu é o país do futuro, mas o futuro é aquele do filme “Mad Max”…

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Reply to  Agressor's
9 meses atrás

É o país do futuro. Futuro do pretérito: seria, faria, teria.
Esse futuro nunca chega.

Marcos
Marcos
Reply to  Pragmatismo
9 meses atrás

Dos males o menor !!! kkkkkk…

Joao
Joao
Reply to  Pragmatismo
9 meses atrás

Um dos privilégios é conhecer as regras de acentuação… Mas há outros: defender nosso território, por ocasião do ataque ao Traíra. Defender nosso território por ocasião da tentativa de ataque à região de Querari. Este com mais 3.400 na força adversa poder retirar ou retirar brasileiros de guerras e conflitos internos na Ásia, África, América Central e Sul. Com demonstração de força, impedir que milhares e milhares de brasileiros fossem assolados em países vizinhos, em momentos de crise garantir as eleiçoes e apuracao das votacoes no Brasil Garantir a lei e a Ordem em diversas ocasioes de greve de OSP… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Joao
8 meses atrás

O cara falando em “regras de acentuação” e escrevendo “J-o-a-o”, kkkkk.

“eleiç-o-es, apuraç-a-o, votaç-o-es,…”

Brasiu, iu, iu, iu

Last edited 8 meses atrás by Cristiano GR
Augusto
Augusto
9 meses atrás

Essas pesquisas e nada, da na mesma m@$rda.

Hoje em dia tem que ser muito ingênuo em acreditar nessas pesquisas encomendadas.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Apenas lembro que a empresa de pesquisa IPEC é o IBOPE, que mudou de nome depois de passar tanta vergonha com pesquisas furadas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Caro Augusto. Pesquisas de opinião são importantes para a tomada de decisões e até para análise conjuntural. Alguns dados da pesquisa mostram que há coerência no resultado, como por exemplo o corpo de bombeiros ser a instituição que inspira maior confiança, enquanto que os partidos políticos são aqueles que menos inspiram. Chama a minha atenção a posição da escola pública. Algo que me preocupa é a baixa confiança no sistema eleitoral e do sistema de saúde estar abaixo da polícia, por exemplo. Mais importante que imaginar que isso seja uma competição, é preciso buscar as razões de uma instituição inspirar… Read more »

Henrique A
Henrique A
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Talvez porque ainda que os bombeiros sejam raramente acionados quando eles o são geralmente são eficazes na preservação de vidas; eles “entregam” enquanto a escola pública sempre é uma decepção.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique A
9 meses atrás

Caro. Eu não sei se 67% de confiança seria um dado ruim ou bom para a Escola Pública. Talvez seja muito bom, considerando todas as dificuldades do ensino. Isso mostra um valor social pela educação que ainda é preservado. No caso dos bombeiros, é interessante lembrar que eles são acionados em situações de emergência e crise. Parece razoável que exista um laço muito forte na percepção das pessoas pelo serviço dos bombeiros. Seria estranho se fosse diferente. Voltando á escola pública, com 67% de percepção positiva, isso está longe de ser uma decepção. É essencialmente a mesma percepção de confiança… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Camargoer, você vive em bolha, o ensino publico brasileiro e um lixo, não serve como exemplo de nada.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Caro. Não existe “O ensino público”, mas “os ensinos”. Explico. O ensino infantil e fundamental é de responsabilidade municipal. Ainda que as diretrizes curriculares sejam as mesmas e exista um piso salarial nacional, a qualidade do ensino depende bastante da qualidade da administração municipal. É possível identificar substanciais diferenças entre cidades vizinhas. O ensino médio é outra discussão. Hoje é o maior desafio do ensino, principalmente devido a evasão escolar. Além das diferenças entre os estados, há uma enorme diferença entre as escolas estaduais nas periferias das grandes cidades e as escolas em cidades menores ou em regiões de melhor… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Acredito que toda regra exista sim suas exceções. E claro que existem cidades onde é possível ter um ensino de qualidade e existam pessoas serias comprometidas com seu trabalho. Mas no geral e na media não passa de lixo. Infelizmente boa parte de nossos professores só querem saber de doutrinar seus alunos em prol de sua agenda politica preferida. Desviam daquilo que são pagos para fazerem. Não estou generalizado, mas a verdade e essa, até mesmo nas universidades publicas existe muito disso, e até nelas e possível ver o quanto elas descaíram com relação ao que eram. Mas compreendo o… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Caro. No quê, em seu ponto de vista, meu posicionamento representaria este problema brasileiro? Aliás, sob qual base vocẽ consegue afirmar, por exemplo, as a universidades brasileiras estariam decaindo em relação ao passado? Se você não estiver generalizando, o que é ótimo, então no que em particular você pode afirmar que o corpo docente das escolas públicas brasileiras teriam uma agenda política? Aliás, seria interessante ouvir a sua percepção sobre esta capacidade dos professores doutrinares estudantes em agendas políticas mas serem incapazes de convencer os estudantes a fazer silêncio na sala de aula ou mesmo de desligarem os celulares. Preciso… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

“que o corpo docente das escolas públicas brasileiras teriam uma agenda política?”

Ou você e inocente ou se faz e inocente. Já estudei em escola publica e sei como as coisas estão andando nesse pais nas ultima décadas. Para você entender, primeiro precisa sair da bolha que você vive. Nem vou perder meu tempo com isso tentando lhe explicar o caminho que este pais está trilhando, como você mesmo escreveu logo abaixo, por respeito as regras do blog já estamos fugindo muito do tema com nossa discussão.

Faver
Faver
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Prezado Augusto. Minha irmã é professora de escola pública e minha mãe também foi. E te digo, talvez você precise passar um tempo em uma ou mais escolas públicas e ver os professores exercer o seu ofício. Os indivíduos trabalham em uma, duas ou três escolas, com turmas de 25 a 30 alunos, tem de cuidar de alunos especiais, se preocupar com vários problemas que as famílias não resolvem. Isto em salas de aulas muitas vezes precárias e sem estrutura, fora o fato de planejar atividades/aulas, corrigir materiais, participar de reuniões e treinamentos, fazer atividades extra-curriculares (feiras, festas infantis, viagem,… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Faver
Augusto
Augusto
Reply to  Faver
9 meses atrás

“Neste cenário caótico os professores são acusados de fazer ideologia e serem doutrinadores…”

Não são acusados, muitos o fazem na cara dura mesmo, isso e um fato, além como o colega Agressor mencionou abaixo, muitos até mesmo distorcem fatos históricos em prol da sua doutrina politica (não generalizando pois existem muitos bom professores na rede publica, já tive a oportunidade de ter estudado com alguns muito bons). Você assim como o colega acima só esta defendendo o seu meio. Se querem melhores remunerações também tem que melhorar a qualidade do seu trabalho, o que na media, deixa muito a desejar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Muitos? Quantos? 10%? 5 mil? Qual é este número “muitos”? De onde você tirou este número?

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Não precisa de nenhuma pesquisa mequetrefe para saber como anda a educação desse pais (como todos sabemos essas pesquisas são tendenciosas e tentam manipular a opinião da população), como eu mesmo disse e só você sair da bolha que você se encontra, para conhecer a realidade não adianta ficar lendo 1000 livros, tem que viver ela, conhecimento por conhecimento não adianta nada se você não coloca ele em pratica. Tem que sair pra realidade, e ver como o mundo realmente funciona e não o que querem que você acredite como o mundo funciona. Mas como disse logo acima não irei… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Afinal por pesquisa por pesquisa, todas não passam de uma amostragem, qual diferença de saber a opinião de 20 para 1000 ou 2000, sendo o que está tentando estimar a opinião de dezenas de milhões. Isso fica muito longe de 1% da população para se ter uma analise viável. Isso sem contar a manipulação que ocorre nessas pesquisas (Vide as ultimas eleições pelos resultados discrepantes que ocorreram).

Agressor's
Agressor's
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Imagine todas as vias de informação e conhecimento tomadas por uma só ideologia, onde todas editoras lançam livros desta mesma ideologia, abarrotam bibliotecas, nas quais professores que só bebem destas fontes de uma maneira hegemônica só citam autores dessas editoras e não saem dessa caixa há gerações, tudo que há fora dela simplesmente é o contraditório e não existe para eles. Nunca terão uma opinião crítica que se encaixe na realidade que tanto se distanciam. Podem ler 300 livros por ano e continuarão dentro da caixa recusando a realidade. O prestigiado exame PISA sempre mostra o braziu, entre os dez… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Brasileiro
Brasileiro
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Você vive em um mundo imaginário.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Brasileiro
9 meses atrás

i² = -1

Agressor's
Agressor's
Reply to  Brasileiro
9 meses atrás

Infelizmente o braziu hoje só conhece a história de Cuba ou União Soviética, nas escolas eles só ensinam isso. Nosso país nasceu grande, porém muitos maus brazilerus denegriram a imagem do Brasil, tarefa suja essa, que vem sendo realizada desde a queda do Império Brasileiro, devido ao golpe da República. Nossos heróis verdadeiros nunca morreram de overdose. Como diz o Emilli Dukai (O ensino público muitas vezes pode ser instrumento de manipulação política) e infelizmente isso aconteceu com o surgimento da República e está acontecendo exatamente agora com o Brasil e o mundo. Triste realidade!! Os professores de história antigos,… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Quanto menos educado o cidadão mais fácil é manipula-lo. Por isso que no braziu a educação é sabotada e mantida como um lixo. Isto não é o resultado apenas de uma administração em particular, quando te oferecem candidato “Azul ou Vermelho” a culpa não é só do povo, é o sistema todo. Os partidos só colocam para concorrer no pleito quem está no “esquema”, educação de baixa qualidade, dificuldade de acesso a saúde e tecnologia, enfraquecimento econômico e militar, para que assim sejamos sempre escravos das nações que nos exploram, essas mesmas que vem introduzindo no governo ao longo dos… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

São tão “coerentes”, mas tão “coerentes”, que temos nessa lista ai o ensino publico ficar em quarto lugar. Duvido muito o brasileiro que tem condições de colocar seus filhos em uma escola privada iria preferir coloca-los em uma escola publica.

Mas cada um acredita naquilo que quiser….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

O ponto nem é onde você escolhe estudar, mas onde você tem a oportunidade de estudar. Mas temo que o Nunão irá puxar a minha orelha se eu continuar dando escada para você.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Mas temo que o Nunão irá puxar a minha orelha se eu continuar dando escada para você.”

Tudo eu… tudo eu…

(Modo irônico acionado)

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
9 meses atrás

Pense pelo pelo lado bom (“The bright side of life”), o pessoal me acha “tão gato” quanto o John Travolta vivendo dentro de uma bolha de plástico. Só sucesso.

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Augusto
8 meses atrás

É verdade.

Recentemente a globo e o G1, site da emissora, têm se prestado a divulgar pesquisas totalmente falsas de que a maioria dos bolsonaristas está achando bom ou aprova o governo atual. kkkkkk .
Essa empresa deve estar ganhando muito bem. Aliás em cada intervalo comercial, temos 2 inserções do atual GF. $$$ Pode isso Arnaldo?

Allan Lemos
Allan Lemos
9 meses atrás

Confiança nāo merecida, abandonaram o povo brasileiro esses traidores da Pátria.

Augusto
Augusto
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Se se for para você, pois para mim o colega tem todo o direito dele de expor o que ele acha (ainda mais que o comentário dele está de acordo com a matéria). Você não é ninguém para decidir quem e bem vindo ou não, a não ser que seja um dos editores. Até mesmo você e bem vindo por aqui, mesmo eu não concordando com você.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Augusto
9 meses atrás

FAA se imiscuiram em política e tem que pagar o preço pela ideologização funesta que ambarcaram. Que mais tinha (e tem) é oficial pregando golpe.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Pragmatismo
9 meses atrás

Ademais, se eu fizer cáca no trabalho, sou demitido. O oficial deixa uma pensãozinha para “a família”.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Pragmatismo
9 meses atrás

É só estudar e passar no concurso.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Jagdverband#44
9 meses atrás

Já tenho o meu, garoto!

Théodorovisk
Théodorovisk
Reply to  Pragmatismo
8 meses atrás

Você fala deles, mas mama da mesma fonte com a mesma eficácia.

Nilo
Nilo
Reply to  Jagdverband#44
9 meses atrás

Fez concurso da direito? a ser desonesto, antietico, imoral, corrupto, ser mandado embora e continuar recebendo pensão.

deadeye
deadeye
Reply to  Jagdverband#44
9 meses atrás

Uma vaga de Técnico em Tribunal é mais concorrida e mais exigente que muito concurso militar – excetuando IME e ITA por exemplo. Então ser “Militar” não é algo tãooo dificil.

Last edited 9 meses atrás by deadeye
Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Pragmatismo
9 meses atrás

O militar estudou e tem que estudar durante toda a carreira. Mas o político nem estudado é e deixa a pensaozinha pra familia tb mas ninguem reclama, e pior, nós é que damos emprego pra eles!!

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Marcelo Andrade
9 meses atrás

Ninguém falou em político, mano.
É só lei a lei de 2019 sobre a pensão. Lê lá.

Théodorovisk
Théodorovisk
Reply to  Pragmatismo
8 meses atrás

Manda a lei aqui

Fernando Botelho
Fernando Botelho
Reply to  Marcelo Andrade
9 meses atrás

Ninguém reclama de político recebendo muito mais que merece?

Você mora no Brasil mesmo?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Allan, sou entusiasta de assuntos de Defesa há mais de 40 anos (não vou dizer minha idade! rsrs) , sou neoliberal, de Direita e conservador. Não votei nesse cidadão e nunca votei no partido dele! Sou a favor da livre iniciativa e que quanto menos o Governo, em todas suas instâncias, menos atrapalhar melhor! Mas, nunca me iludi com esse conversa fiada de que as FFAA deveriam intervir nos resultados de eleições. Nuca apoiei esse negócio de acampar na frente das OMs. Vergonhoso e deu lenha para a Esquerda!! Quem votou e escolheu esse caminho foram os eleitores, as FFAA… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Marcelo Andrade
9 meses atrás

O maior problema do braziu hoje é a polarização. As pessoas não conseguem discutir ideias para melhorar o nosso país, só brigam por seus políticos de estimação e esquecem que estamos falando do futuro de uma nação. Temos três poderes(Legislativo, Judiciário, Executivo), mas a grande maioria da população, acompanha apenas o executivo, e desconhece a função dos outros dois poderes, e a sua importância na política do nosso país. As pessoas se preocupam tanto com o Presidente da República que se esquecem dos outros Presidentes(Câmara e Senado). Estão deixando corruptos governarem e depois reclamam dos problemas relacionados a saúde, segurança… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Agressor's
9 meses atrás

Caro Agressor’s concordo com tudo que você escreveu, mas creio que o maior problema que temos entre os três poderes atualmente está no judiciário aonde com a decisão arbitraria de um ministro do Supremo (que em muitos casos chegou no cargo sem ao menos ter preenchido vaga de juiz antes) passando por cima dos outros três poderes. O Executivo já não conseguia praticamente fazer nada antes, pois tinha que liberar para o congresso diversas ementas para garantir a uma mínima gestão de seu governo, agora com interferência do judiciário fica ainda mais difícil governar esse pais. Fora a mudança de… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Augusto
9 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Charle
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

O ser humano vive em sociedade, correto? E para viver em sociedade não se faz necessária a filosofia política? Se não for assim, é melhor eliminar do dicionário da Língua Portuguesa palavras como ética, justiça, respeito, harmonia, equilíbrio, prosperidade, etc. E de forma alguma estou me referindo ao modo como se faz ou pratica a política no Brasil. Refiro-me à verdadeira política. Aquela onde não há problema para as classes sociais altas manterém seu “status quo”. Desde que para isso a maioria empobrecida da população, que vive na base da pirâmide social, não precise arcar ou custear com suas próprias… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Charle
Agressor's
Agressor's
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

O problema é essa polarização política, os brasileiros se dividiram em grupos ideológicos que vivem brigando ao invés de se unirem pelo progresso social e econômico, as coisas só vão melhorar quando aprendermos a sermos mais democráticos e trabalharmos juntos pelos interesses comuns e individuais.

Aqui uma vez eleitos ambos sempre praticam o mesmo sistema. Que é o populismo! Sempre que se caminha para os extremos a democracia perde, porque os mecanismos de sustentação da democracia num governo extremista(esquerda ou direita) vão sendo minados…

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Boa noite,Traidores? Por qual motivo? Por favor, explique.

Last edited 9 meses atrás by Carlos Pietro
Slowz
Slowz
Reply to  Allan Lemos
9 meses atrás

Abandonaram não é só mais 72 horas .. 🤣🤣🤣🤦‍♂️

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Penso que sua militância é que não seja.

EduardoSP
EduardoSP
9 meses atrás

Eu já tive mais confiança e admiração, mas estas caíram muito depois da palhaçada na qual eles se envolveram nos últimos quatro anos, culminando com aqueles acampamentos de malucos no final do ano passado.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  EduardoSP
9 meses atrás

Mas as FFAA tem culpa daquilo? Ainda bem que nem se moveram!! Bando de malucos!! prestando continencia pra pneu e cone!!!

C G
C G
Reply to  Marcelo Andrade
9 meses atrás

Tem culpa sim, não vamos dar uma de “Soninha toda pura agora”, o assanhamento de alguns fardados beirou o pornografico!!!

Théodorovisk
Théodorovisk
Reply to  C G
8 meses atrás

Aonde você viu esse assanhamento? Se eles quisessem, tomariam o poder facilmente.
Como pode ver, não tomaram…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcelo Andrade
9 meses atrás

Caro. Se pensarmos que as forças armadas refletem o pensamento de seu comando (tanto o alto comando quando os oficiais), sim tem culpa.

Carlos Campos
Carlos Campos
9 meses atrás

Bom, credibilidade comigo não tem. continuam com gastos errados, pouco interesse em resolver os problemas entre os casos mais recentes.

Victor Carvalho
Victor Carvalho
9 meses atrás

Em queda…

“Historicamente as Forças Armadas sempre estiveram em um lugar de destaque no ranking, oscilando entre o segundo e o terceiro lugar. Desta vez, caíram para 5º”
Ipec: Confiança em instituições políticas bate recorde em 2023 (uol.com.br)

Francisco Vieira
Francisco Vieira
9 meses atrás

Apenas lembro que a empresa de pesquisa IPEC é o IBOPE, que mudou de nome depois de passar tanta vergonha com pesquisas furadas.
att.

Paulo
9 meses atrás

Ipec é o antigo IBOPE.

Erra e não erra por pouco.

Tem viés esquerdista.

Se o instituto fosse o Paraná Pesquisas, teria credibilidade, pois se aproxima dos resultados reais!

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Paulo
9 meses atrás

Boa! rs

Gavião
Gavião
9 meses atrás

Estava em primeiro…

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Gavião
9 meses atrás

Não! O primeiro é o Sumepro. Mas se o tivessem colocado, a qualidade da pesquisa teria ficado muito “evidente”.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
9 meses atrás

The less you know, the more you believe.
Nossas FFAA não servem como força de combate, querem intervir na política apesar de demonstrarem seguidamente sua inépcia para administrar até mesmo seus quartéis, ficam cultuando tradições anacrônicas e corporativistas, criam narrativas fantasiosas sobre um passado imaginário de glórias, e, ainda assim, ficaram em quinto lugar na preferência popular.
É… estamos mesmo muito mal.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Afonso Bebiano
9 meses atrás

Descreveu um “funça” de qualquer setor estatal.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Reply to  DanielJr
9 meses atrás

A diferença é que nenhum desses “funças” fica divulgando que a plebe ignara confia na instituição em que está lotado.
Só as FFAA debocham da ignorância de quem não as conhece por dentro.

C G
C G
Reply to  Afonso Bebiano
9 meses atrás

Assino em baixo do seu comentário!

Zeca
Zeca
9 meses atrás

Povo não conhece suas próprias forças armadas e querem acreditar em algo. Mesmo assim as FFAA ainda ficaram atrás de igrejas e da escola pública, dois tipos de instituições que recebe confiança apenas dos tolos.

Nativo
Nativo
Reply to  Zeca
9 meses atrás

Santa estupidez. Se for assim as FAAS são o vício de quem tem mania de capacho.

L G1
L G1
9 meses atrás

O pódio é ocupado primeiro pelos bombeiros, depois polícia federal e terceiro as igrejas. lsg.

Aéreo
Aéreo
9 meses atrás

Dois comentários sobre isto. O primeiro é sobre a qualidade das instituições que temos. Ser ranqueado como instituição “confiável” no Brasil é mais ou menos igual a ser requentado como um bom time de futebol no campeonato alagoano. O segundo é que existem instituições que dão a cara para bater todo santo dia, como a polícia por exemplo e outras são pouco ou nada utilizadas em suas atividades fins como as Forças Armadas (Felizmente). Países corruptos produzem forças armadas corruptas. A vergonha que o exercito russo tem feito na Ucrânia, a vergonha que o exercito argentino fez com seus recrutas… Read more »

Gavião
Gavião
Reply to  Aéreo
9 meses atrás

Ai sim. Concordo em gênero número e grau. Nossas FAs assim como outra instituição estatal qualquer, representam (com pequenos ajustes para cima ou baixo) de uma forma geral, a nossa sociedade. Quem já foi para países (ditos) de 1° mundo, viu in loco, como suas sociedades funcionam, como tudo é feito para funcionar. Aqui, é o contrário, é tudo feito para funcionar apenas para uma galerinha diminuta, que não interessa mudar o estado das coisas. E digo mais ainda, nossas FAs são um retrato disso, com uma estrutura que elas sempre quiseram (e lutaram) para ser. Inchadas, pouco profissionais (a… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
9 meses atrás

Você mora em uma ilha??

Leandro
Leandro
9 meses atrás

Não mais…depois de tr@írem o país e se render aos novos ocupantes do Planalto e toda a escumalha que os acompanham, elas são rebotalho na confiança

Wilson França
Wilson França
Reply to  Leandro
9 meses atrás

E vc, o que fez?! Ficou sentado no sofá ou bateu continência para um pneu e foi lá quebrar umas portas e vidraças no STF?

Lili
Lili
9 meses atrás

Forças armadas são instituições de confiança, só ver as operações feitas na Amazônia, nas suas atuações quando policia de alguns estados estava de greve,operação acolhida com imigrantes venezuelano.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
9 meses atrás

Sim hoje somos os mais burros: passamos a África do Sul.

L G1
L G1
9 meses atrás

As forças armadas tem o respeito e admiração do povo Brasileiro. 21#5#15

L G1
L G1
Reply to  L G1
9 meses atrás

Se não fosse as forças armadas com seus erros e acertos o Brasil hoje estaria dividido em várias republiqueta de banana igual a Bolívia, Paraguai, Uruguai, Nicarágua, El salvador, etc. Vamos valorizar o Brasil e suas forças armadas. Momentos passageiros acontece em todos os países. O importante é manter o Brasil único como conhecemos hoje e que Deus abençoe que continue para sempre. 21#5#15

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  L G1
9 meses atrás

Quando D.João VI veio para o Brasil, a colônia era mais ou menos um amontoado de regiões. Em função das correntes marinhas, sempre foi mais para os navios navegarem entre Lisboa e o N/NE, enquanto que a navegação entre o RIo de Janeiro e a costa africana era facilidade. Era muito difícil os navios irem do RIo de Janeiro para Recife, por exemplo. O processo de independência das colônias espanholas resultou na fragmentação do território. No Brasil, a família real fortaleceu os laços internos. Quando D.João IV retornou para Portugal, aconselhou seu filho a proclama a independência antes que outro… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

boa Camargoer, resumiu bem os acontecimentos!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Obrigado.

AMX
AMX
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

Graças a Deus!
Viva o Brasil!

Augusto
Augusto
Reply to  L G1
9 meses atrás

Forças armadas? Se quer agradecer um militar pela unidade territorial brasileira, agradeça a Napoleão que obrigou Portugal transferir a corte para o Brasil. Isso foi fator determinante para o pais não ter se desintegrado em varias republiquetas (igual ao restante da América Latina). Nossas forças armadas mais atrapalharam do que ajudaram no processo politico do pais. Perpetraram diversos golpes de estado durante a nossa historia que só trouxeram retrocesso para a nação. A própria Republica nasceu por causa de um golpe militar para manter um elite latifundiária (escravagista por sinal) no poder. O ultimo mesmo, apesar do contexto da época… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Olá Augusto. Sobre o golpe de 64, o contexto da Guerra Fria talvez explique o golpe mas não o justifica. Aliás, nada justifica aquele golpe e os crimes cometidos por aquela ditadura que durou 21 anos.

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Sim, sob o contexto da guerra fria até era necessário, principalmente pela guinada a esquerda que o pais estava rumando, e ampla parte da sociedade da época era a favor da intervenção. Não o justifica, por que foi mal feito, ficaram muito tempo no poder e não fizeram justamente o que era esperado da intervenção.

Como ficaram tempo demais, então pode se chamar o regime militar de ditadura militar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Olá Augusto. Em uma democracia, os governos de direita e esquerda se sucedem. Não é possível justificar uma ditadura que “tenha sido bem feita”. Aliás, a ditadura militar no Brasil foi bem feita, tanto que durou 21 anos. Um golpe de estado ou tentativa de golpe deve ser inequivocamente condenado. Em 64, derrubaram o governo e implantaram uma ditadura de 21 anos. Em janeiro deste ano, a tentativa de golpe fracassou. Nenhum das duas coisas pode ser justificada, ainda que seja possível explicar historicamente.

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Ditadura ou ditador, dentro do conceito para a qual foi criada durante a Republica Romano, era um cargo aonde um magistrado recebia os poderes dos dois cônsules (que eram os dois magistrados que governavam o estado a cada ano) somente em sua pessoa. O cargo servia como medidas extremas onde o ditador deveria solucionar a crise por um prazo determinado pelo Senado com amplos poderes para isso. Após a solução da crise, novas eleições seriam realizadas. Durante séculos o conceito foi deturpado. Existem diversos casos na historia que golpes de estado foram necessários ou eram que foram necessários e não… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Caro. No contexto da democracia moderna, baseada no Estado de Direito, na Soberania Popular, nos Direitos Humanos e na preservação do meio ambiente, não há exceção. Um golpe de estado viola, no minimo, o Estado de Direito e a Soberania Popular. E como aprendemos com muito sofrimento, golpes de estado resultam em ditaduras (no sentido moderno de ser o oposto a uma democracia). Existem outros exemplos de golpes de estado que resultaram em ditaduras violentas ou muito violentas, como no Chile, na Argentina … ou a de Franco na Espanha.. no Egito nos recentes anos, sem falar nos problemas na… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Nessa sua lista ai, faltou também os golpes de estado perpetrados pelas ditaduras do “proletariado” como Cuba, URSS e a China de Mao.
Você coincidentemente deve ter se esquecido delas.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
9 meses atrás

Augusto. Você já tinha citado Cuba e URSS. Por que eu teria que repetir? No momento que você me ofende, sugerindo que faço um debate desonesto, sugiro que você se desculpe ou me esqueça. Não vou ser escada para quem é incapaz de manter respeito.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

“No momento que você me ofende, sugerindo que faço um debate desonesto”

Camargoer acaba parecendo isso mesmo, ainda mais com esse seu ultimo comentário. O contexto que foi escrito acima sobre Cuba ou a URSS era sobre a guerra fria, não se foram golpes de estado validos ou não nesses países (pois estávamos escrevendo sobre o Brasil). E a China de Mao nem foi mencionada.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Werner
Werner
9 meses atrás

Eles estão soltando fogos por causa dessa pesquisa? Deveriam esperar a do ATLAS essa é muito mais confiável.

Last edited 9 meses atrás by Werner
Zoe
Zoe
9 meses atrás

Eu confio, pintam meio fio e cortam grama como ninguém !
Olha a melancia!

sub urbano
sub urbano
9 meses atrás

Tomaram a decisão correta ao ficar a favor da democracia.

Rogerio Mendes Schneider
Rogerio Mendes Schneider
9 meses atrás

O blog Forças Armadas tem de longa data procurado não adotar posicionamento político. Agora, divulga uma pesquisa do IPEC, instituto que parece ter se abraçado com o atual governo divulgando notícias fantasiosas. O outro lado da moeda é que, se formos honestos com a realidade dos fatos, veremos nas redes sociais milhares e milhares de pessoas amaldiçoando as forças armadas por terem ficado de braços cruzados perante a prisão de pessoas que protestavam contra a corrupção e a falta de rumos do país. Concluo dizendo que não acredito na pesquisa do IPEC, assim como vejo diariamente dezenas de pessoas nas… Read more »

Cassini
Cassini
9 meses atrás

É porque o povão não tem nenhuma consciência dos privilégios da casta militar, do seu histórico de intervenção indevida nos poderes civis, ora para assegurar seus próprios privilégios, ora para impor seus próprios interesses sobre o país – via golpes de Estado.

Instituições que de democráticas têm pouco ou quase nada.

DanielJr
DanielJr
9 meses atrás

Não confio em nenhum órgão do governo. Não existe nenhum motivo da disparidade entre os pontos das FFAA e ministério público, universidades públicas, Polícia Federal, Justiça etc. Só mudam as ferramentas de trabalho, uns tem canetas ou computadores, outros fragatas e lança foguetes, de resto nada muda.

Leo Costa
Leo Costa
9 meses atrás

Com todo respeito aos editores, matéria inoportuna e desnecessária!
Dia 9 de janeiro q o diga!!!
No futuro, esse dia ainda será reconhecido como um feriado nacional, pra que jamais nos esqueçamos do que o exercito fez, e que nunca mais se repita!
Aguardemos o 7 de setembro pra ver se essa pesquisa realmente condiz com a realidade!

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Leo Costa
9 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Leo Costa
Leo Costa
Reply to  Dr. Mundico
9 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Leo Costa
Leo Costa
Reply to  Dr. Mundico
9 meses atrás

Ñ entendi!! Por acaso disse alguma inverdade ou saí do tema??

RDX
RDX
9 meses atrás

Patético. Pesquisa encomendada para fins de propaganda. Para quem já foi primeiro durante anos aparecer em 4º ou último não faz muita diferença. Instituição falida assim como as demais do Estado brasileiro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RDX
9 meses atrás

Caro RDX. Este tipo de pesquisa é importante porque serve para captar a percepção da polução para determinado setor ou serviço. Além deste valor, as pesquisas também tem cortes como “idade”, “escolaridade”, “gênero”, etc. Isso serve tanto para as próprias instituições fazerem suas auto-avaliação, como também serve para direcionar projetos de qualidade, entre outras coisas.

C G
C G
9 meses atrás

Depois do circo de oficiais generais fazendo política e golpismo eu realmente puxaria este índice para baixo, não preciso nem falar do estado de penúria de alguns setores!

naval762
naval762
9 meses atrás

Estão na quinta posição, bem atrás dos bombeiros, aliás, confio muito mais neles do que no pessoal das FA.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
9 meses atrás

Confiança é uma virtude nata ou uma conquista? Não acredito que confiança seja algo tão mensurável assim, embora sirva como algum parâmetro de convívio.
Mas lamento ver a administração pública (federal, estadual ou municipal) tendo um conceito tão baixo, afinal a administração política de uma sociedade sempre será a expressão da sua vontade.
Confiar em quem pratica a força (armada inclusive) é um sinal de fraqueza, desesperança e mesmo fuga da responsabilidade.
Eu não confio nas forças armadas para nada.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Dr. Mundico
9 meses atrás

Caro Mundico. Isso é uma pesquisa de “percepção”. O entrevistador pede para enumerar as instituições que a pessoa mais confia, em ordem crescente ou decrescente. Depois apresenta um círculo com várias instituições (geralmente as melhores posicionadas em pesquisas anteriores) e pede para o entrevistado fazer uma lista. È o mesmo tipo de pesquisa usada para a “percepção” de corrupção, por exemplo, visto que parte da corrupção é por sua natureza desconhecida. Outro tipo de pesquisa do tipo é sobre a “percepção” de felicidade.

Brasileiro
Brasileiro
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

IPEC, leia-se IBOPE. Pesquisa comprada, igual as pesquisas eleitorais, que este “instituto” errou quase tudo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Brasileiro
9 meses atrás

Caro BR. Uma simples pesquisa cobrindo cerca de 2 mil entrevistas (praticamente o número mínimo necessário para uma confiabilidade de 95%, ou os tais +/- 2 pontos percentuais, custa entre R$ 30~60 mil dependendo da abrangência (municipal, estadual ou nacional). Alguém precisa pagar pelo serviço, seja pelo Ipec, Vozpopuli, Datafolha ou Quest. Algumas pesquisas são publicas, em outras o resultado é para uso interno de empresas ou governos e tem aquela que são parcialmente divulgadas. Em todos os casos, alguém sempre vai comprar o serviço de pesquisa do instituto. Quanto mais sério e eficiente for um instituto, mais caro ele… Read more »

Kleber
Kleber
9 meses atrás

Olha a Marinha e a Fab até podem estar bem porem o Exercito não anda com essa bola toda não pelos comentarios que vemos nas divugações deles.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
9 meses atrás

Só acho que patriotismo não precisa ser semeado exclusivamente pelas forças armadas, deveria vir de berço e incentivado por todos, quando um cara começou a semear na politica já o acusaram de vários nomes, etc….não é o caso agora…mas enfim, na minha opinião existe só 2 tipos de cidadão ou você é amigo do Brasil ou inimigo dele…se está no fórum para xingar as forças armadas ou o patriotismo, aqui não é seu lugar.

Last edited 9 meses atrás by Rafaelvbv
Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
9 meses atrás

Desculpe, mas patriotismo é apenas uma construção retórica, um recurso de engajamento coletivo e de estímulo de “pertencimento” a algo maior através do sacrifício. É uma religião moldada em metáforas rasas, comparações infantis e objetivos limitados.
Mal comparando, o patriotismo é o fanatismo vendido com símbolos e bravatas.
Não vamos achar que patriotismo seja uma conduta madura ou mesmo uma forma de participação construtiva, pois na verdade é apenas um raciocínio induzido por métodos superficiais e quase sempre estereotipados.
Como alguém já observou, é mais fácil achar patriotismo em filmes e seriados do que nos gabinetes do poder.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Dr. Mundico
9 meses atrás

Respeito sua opinião…a critica construtiva é e sempre será bem vinda, muito diferente do atual modelo…”criticar por criticar”

Patriotismo é muito além do estereotipo que você mencionou….é governar a longo prazo para as futuras gerações colha esses frutos independente do governo….é a construção tijolo por tijolo de um Estado melhor que é o modelo base de todos países desenvolvidos moldaram através dos séculos.
Palavras muito bonitas a suas, mas não garante um futuro melhor.

Gabriel BR
Gabriel BR
9 meses atrás

Eu não acredito no Estado brasileiro , simples assim !

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Confiança 0.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

mas que ele existe, isso existe.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Credibilidade zero.
Existe para o desgosto da humanidade

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Isso depende de qual margem do rio você está pescando. Para a maior parte da população brasileira, o Estado é o único meio de acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde e segurança alimentar.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

O Estado brasileiro favorece muito mais os amigos do rei do que os pobres , na verdade o benefícios sociais são feitos muito mais para manter o status quo do que mudar alguma coisa. Leia mais sobre história do Brasil e menos sobre teorias sociais europeias exógenas a nossa realidade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Caro Gabriel. De fato, a história do Brasil mostra que a luta pela democratização do sociedade é dura. Um modo de perceber como as elites financeiras dominam o Estado é ver a composição do Congresso. Concordo com você que é o caminho para o aumento do bem-estar social é pela democratização do Estado. Ao longo da história do Brasil. a cada avanço da democracia resultou em um subsequente ataque da classes privilegiadas para impedir isso. Os próximos meses serão palco desta luta de classes em torno da reforma tributária e da necessidade de tributar as grandes fortunas. Espero contar com… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

As elites financeiras de fato se aproveitam do Estado em um conluio com o Estamento burocrático patrimonialista ( Aquele descrito no livro “Os Donos do Poder”) numa relação onde o povo é imensamente prejudicado. Concordo com o imposto sobre grandes fortunas , não sei se vai resolver os problemas sociais , mas vai obrigar a turma do andar de cima a empreender e gerar emprego para continuar rica beneficiando os mais pobres. A reforma do imposto de renda também é bem vinda .

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
9 meses atrás

Olá Gabriel. Que bom que estamos do mesmo lado neste assunto.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Em nossa sociedade vc é livre para ser o que quiser. Pra ser pobre, ser rico, milionário, bilionário, que sua vida não será invadida pelo governo corrupto de alguma ditadura “socialista”. Liberdade não tem preço, se duvida, tente viver em ditaduras marxistas como da Coreia do Norte. Os ditos “socialistas” sempre querem a miséria para o povo e a riqueza para eles. Por acaso conhecem algum político de esquerda que mora no Minha Casa, Minha Vida?

As opções são sempre ruins, mas errar não te mata, já no “socialismo”…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
9 meses atrás

Caro Agressor. Você faz uma confusão conceitual que parece ter se tornado comum. De um lado, há a dicotomia “democracia x ditadura” que está relacionada ao regime político. No outro há a dicotomia “Capitalismo x Comunismo” relacionada aos meios de produção. Usar “comunismo” como sinônimo de “ditadura” é tão equivocado quanto usar “capitalismo” como sinônimo de democracia. Aliás, o número de ditaduras capitalistas hoje é maior que o número de ditaduras comunistas, veja você.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

O fascismo sempre foi sinônimo de marxismo, principalmente na América Latina. São e sempre foram o mesmo lado de uma moeda! Em lugares como na Venezuela se utilizaram do sistema democrático como um meio para se estabelecerem e hoje através da revolução passiva se consolidam como um regime de caráter fascista. Não há atualmente nações no mundo mais fascistas do que as de ideologia marxista, como a Nicarágua e Cuba, onde não há liberdade individual alguma. O Fascismo é exatamente isso. Fascismo é exatamente contra a liberdade. É não permitir que as pessoas pensem, vistam ou façam o que quiserem.… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
9 meses atrás

Você esta errado. Não há qualquer similaridade entre o marxismo e o fascismo. Recomendo o excelente livro do Leandro Konder “introdução ao fascismo”. Fascismo não é sinônimo de marxismo em nenhum lugar do mundo, nem fora dele.

Fábio CDC
Fábio CDC
9 meses atrás

EDITADO:
NÃO PRECISA REPETIR O COMENTÁRIO.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
9 meses atrás

Os políticos ganharam pontos até demais nesta pesquisa……….

Maurício.
Maurício.
9 meses atrás

Tirando os militares que ainda possuem uma esperança de “gópi”, o resto até que se pode ter uma “confiança”, mas sempre com aquele pé atrás. O que eu acho impressionante são os 34 pontos dos partidos políticos e os 40 pontos do congresso, é muito ponto para pessoas que só pensam no próprio bolso.

Augusto
Augusto
9 meses atrás

Boa Siríaco, muito boa!

Charles
Charles
9 meses atrás

Igreja na frente do ministério Público 😂

Brasileiro
Brasileiro
9 meses atrás

Lembrando que o IPEC é o antigo IBOPE. Credibilidade abaixo de zero. Sempre errando a maioria das pesquisas eleitorais.

Jagderband#44
Jagderband#44
9 meses atrás

Pinta cordão de calçada.

Archimedes
Archimedes
9 meses atrás

Desculpe…com relação aos Bombeiros, acredito veemente que esta posição e merecida.
Policia Federal 70;
Igreja 70;
Escola Publica 67;
Forças Armadas 66…estes números sinceramente para mim não refletem a realidade.
Eu acho que deveriam mudar o “tema” e fazer um levantamento de quanto a população anda descontente com certas entidades.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Archimedes
9 meses atrás

Caro. Ou a pesquisa esta errada ou está certa. Não dá para ela acertar para os bombeiro e errar para os outros. Logica aristotélica.

Nelson Junior
Nelson Junior
9 meses atrás

A única instituição que é digna de credibilidade nessa lista são os Bombeiros… As demais espelham bem o que é o Brasil hoje

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
9 meses atrás

Hoje a revolução colorida não é mais usada usando centrais de Estudantes, Sindicatos, Movimentos etc, A CIA e seus pares internacionais acharam uma maneira mais barata e eficaz de fazer isso como nossa polarização politica atual no país, não só aqui mais em todo mundo… chamada algoritmo das Redes Sociais, muito eficaz para usar uma regra antiga do General Julio Cesar de Roma, dividir para conquistar, de quem é o Telegram mesmo? Rússia! Google, Meta, Apple? EUA! Tiktok, Kwai, Liveme? China… depois pesquisem quantos milhões os setores de inteligência desses paises fizeram doações, aportes e compra de ações, incentivos fiscais… Read more »

Last edited 9 meses atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  SGT MAX WOLF FILHO
9 meses atrás

Caro. Apenas em democracias é possível existis polarização entre diferentes propostas. Isso acontece no Brasil e também nos EUA, na Argentina, no Chile, na França. Unanimidade ou grupo hegemônico só acontece em ditaduras.

Rogerio Mendes Schneider
Rogerio Mendes Schneider
Reply to  SGT MAX WOLF FILHO
9 meses atrás

Ainda há tolos que afirmam que “o resultado das eleições deve ser respeitado”. O país se tornando um pinico no caos político, no aumento da miséria, péssima educação, sem base industrial relevante. Um país sendo governado por ministros indicados por corruptos, enquanto o povo a cada dia recursos cada vez maiores sendo alocados para políticos e servidores públicos onde alguns setores recebem salários altíssimos. O brasil perdeu o trem da história. O povo está dominado e pensando conforme deseja os dominadores; basta ver alguns comentários neste blog. AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rogerio Mendes Schneider
9 meses atrás

Caro Rogério. O único sentido para ter eleições é que o seu resultado seja respeitado. Essa é uma das bases da democracia. As outras três bases são o estado de direito, os diretos humanos e a preservação do meio ambiente. Aceitar os resultados das eleições é uma das coisas necessárias para uma se ter uma democracia. Existem outras, como por exemplo a livre organização partidária e os freios para o abuso do poder econômico e o do poder político.

Rogerio Mendes Schneider
Rogerio Mendes Schneider
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Você usou de verborragia relevante, mas só esqueceu de dizer nesta “eleição que deve ser respeitada”, o país inteiro não teve como fiscalizar o resultado. As pessoas que frequentam e comentam neste blog não são caipiras analfabetos a ponto de se deixarem enganar por sofismas.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

AMX
AMX
Reply to  Rogerio Mendes Schneider
8 meses atrás

Verdade.
Misturar “meio-ambiente” com “bases da democracia”, foi casca.

Roberto Santos
Roberto Santos
9 meses atrás

Com todo respeito, quanto o editor dessa pesquisa ganhou ? não necessariamente dinheiro, para divulgar essa mentira ? As Forças Armadas estão igual ou pior a poleiro de pato !!!

mauricio pacheco
mauricio pacheco
9 meses atrás

Depois das “eleições” de 2022, acreditar em pesquisas, ainda mais do IBOPE disfarçado de IPEC, ou é muita ingenuidade ou é malandragem mesmo!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  mauricio pacheco
9 meses atrás

Caro. O que aconteceu na eleição de 2022 que desqualificaria o IPEC?

AMX
AMX
Reply to  Camargoer.
8 meses atrás

Fraude, com a vista grossa das FF.AAs, simples assim.

mauricio pacheco
mauricio pacheco
9 meses atrás

Depois do quê aquele general fez com os acampados em frente ao Quartel General do Exército em Brasília e depois ainda se vangloriando de ter cumprido uma ordem ilegal do Xandão, enganando e prendendo até crianças, a minha confiança no Exército é quase zero. Não estou falando na tropa, infelizmente são os comandantes, comprados!

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  mauricio pacheco
9 meses atrás

O glorioso EB de Caxias já morreu, n existe mais.

Felipe
Felipe
8 meses atrás

Confio nas forças armadas, mas não confio nos nossos GENERAIS, simples assim. Só querem mordomia e status. Foram politizados dos anos 90 pra cá com cargos e etc.

José Carlos Amador
José Carlos Amador
8 meses atrás

Pessoal confia mais em igrejas do que no SUS.

Meu Deus…

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  José Carlos Amador
8 meses atrás

Eu também

AMX
AMX
8 meses atrás

Çey…

Eduardo Marchon
Eduardo Marchon
7 meses atrás

Incrível pois ninguém sabe onde foi ou quem foi entrevistado nesta pesquisa pois acredito que o povo brasileiro não acredita mais nesses melancias,