A Rússia está bloqueando armas americanas ‘sofisticadas’ usadas na Ucrânia, tornando-as inúteis, diz reportagem

66

R-330Zh Zhitel

  • A Rússia pode desativar armas ucranianas fabricados nos EUA porque alguns usam sinais de GPS.
  • Ambos os lados estão travando uma batalha para bloquear a eletrônica de mísseis e outras armas.
  • A capacidade de guerra eletrônica da Rússia evoluiu durante o conflito.

A Rússia está neutralizando armas “sofisticadas” que os aliados ocidentais da Ucrânia forneceram ao embaralhar suas coordenadas de GPS, de acordo com relatórios.

Bryan Clark, membro sênior do Hudson Institute, um think tank dos EUA, disse à BBC News que a capacidade de guerra eletrônica da Rússia melhorou significativamente durante o conflito com a Ucrânia.

Ele disse que a Rússia estava agora implantando centenas de pequenas unidades móveis de guerra eletrônica ao longo da linha de frente, tendo contado anteriormente com unidades grandes e pesadas que poderiam ser facilmente alvejadas.

Clark disse à BBC que as tecnologias russas foram capazes de bloquear as coordenadas de GPS dos mísseis, desativar os drones ucranianos e suprimir os sinais de radar russos usados pela Ucrânia para identificar alvos para atacar.

Um desses sistemas, o R-330Zh Zhitel, é capaz de suprimir sinais de satélite.

“O Zhitel pode bloquear um sinal de GPS dentro de 30 km do bloqueador”, disse Clark. “Para armas como bombas JDAM, que usam apenas um receptor GPS para guiá-lo até o alvo, isso é suficiente para perder sua geolocalização e sair do alvo.”

Não é a primeira vez que preocupações são levantadas sobre a eficácia da Joint Direct Attack Munition, ou JDAMs, na Ucrânia, com o think tank britânico The Royal United Services Institute em janeiro, citando documentos vazados dos EUA nos quais as autoridades expressaram preocupação de que a Rússia estava bloqueando as coordenadas GPS da JDAM.

Bomba JDAM-ER em uma aeronave da Força Aérea Ucraniana

As bombas JDAM estão entre as armas que os EUA forneceram à Ucrânia e podem ser lançadas por via aérea para atingir alvos a até 45 milhas de distância. Como muitas armas de longo alcance, elas dependem de coordenadas de GPS para atingir seus alvos.

Elas têm um alcance maior do que os mísseis de longo alcance HIMAR que a Ucrânia usou para repelir as forças russas em uma contraofensiva no ano passado, informou o The Defense Post.

Elas também eram uma das armas que os aliados ocidentais da Ucrânia esperavam que pudessem ajudar a Ucrânia em sua nova contraofensiva para repelir os invasores russos.

Mas as defesas russas se mostraram resistentes contra as armas fornecidas pelo Ocidente, com os tanques ocidentais em grande parte ineficazes diante dos enormes campos minados que a Rússia criou para defender suas posições no sul e no leste da Ucrânia. As táticas ofensivas ocidentais até agora não garantiram à Ucrânia um avanço decisivo.

A BBC informou que a Ucrânia está tentando eliminar as unidades russas de guerra eletrônica antes de lançar ataques com mísseis em um jogo de gato e rato, ou alvejá-las assim que detectarem tentativas russas de bloquear as coordenadas dos mísseis.

FONTE: Business Insider

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
8 meses atrás

Tá aí uma coisa que em teoria, o Brasil poderia investir.
Produzir foguetes e mísseis é muito difícil.

Mas pra criar jammers, você precisa apenas de antenas e conhecimento sobre ondas de rádio.

Porque não investir nisso para exportação e talvez, se as antenas não forem muito diferentes, ser a base de detecção de aeronaves? O míssil a gente vê depois até pra não tentar fazer tudo de uma vez só.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

kkkkk
“apenas de antenas e conhecimento” !
.
Assim como, para ir para o espaço, preciso apenas de um foguete e conhecimento…
Para montar um carro, preciso de peças e conhecimento…

Guacamole
Guacamole
Reply to  Alfredo Araujo
8 meses atrás

Meu caro amigo.
Se quiser discordar, tudo bem, mas pelo menos leia o comentário antes.

Está ali, pra todos ver, que eu disse que foguetes e mísseis daí complexos demais mas que fazer antenas não são e por isso deveríamos investir nesse segmento.

Mas tudo bem. Não seria o site trilogia ser não tivessem comentários como o seu.

Last edited 8 meses atrás by Guacamole
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

Guacamole,

Sistemas de guerra eletrônica, entre os quais estão os jammers / jameadores, não são apenas “antenas”. São computadores, softwares, consoles de controle e tudo o mais.

Seria o mesmo que dizer que um radar é só a antena, a parte externa e visível de um radar.

Mas confira na foto abaixo o que é a parte que não se vê, num radar de controle do espaço aéreo produzido no Brasil, por exemplo:

comment image

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

Vc quem começou… rs
Não conhece… dá um Google… Vai conhecer o mínimo.
Mas não venha em um fórum público dizer q são “apenas antenas e conhecimento sobre ondas de rádio”… Ai vc vai atrair esse tipo de comentário.

Tio Almir
Tio Almir
Reply to  Alfredo Araujo
8 meses atrás

Alto lá. Você tem que ser especialista em alguma coisa. Ou pega no gol ou é atacante. Os dois…fica difícil!!
Exemplos do que o cabra aí disse, são os drones iranianos e turcos.
Quem não pode com picada, não fuça o formigueiro!! Foco!!!

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Tio Almir
8 meses atrás

Não é preciso ser especialista para saber q um sistema de Jammer é mais q uma antena e conhecimentos… rs
E eu falei “conhecer o mínimo” ! Pq as pessoas insistem em dar opiniões sobre assuntos q eles não conhecem O MINIMO ?? É idiotice isso.
.
E não subestime os drones iranianos e, principalmente, os turcos, que são mais sofisticados… Se não fossem complexos o suficiente, a Russia não estaria importando esse tipo de arma do Irã. Eles estariam fabricando no quintal de casa… coisa q eles não estão conseguindo com tanta facilidade

Last edited 8 meses atrás by Alfredo Araujo
Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Alfredo Araujo
8 meses atrás

Quem respeita, respeita independente do comentário. Tenta entender o que o outro quis dizer.
Discute para defender um princípio ou uma idéia e não simplesmente para tentar ganhar a discussão.
Enfim, é a diferença de sabedoria e maturidade de soberba.

Helio
Helio
Reply to  Alfredo Araujo
8 meses atrás

Me lembrou do Nonato dizendo que um míssil é só um tubo de pvc com motor 🤣

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

Em teoria coisa nenhuma meu Caro, deveríamos ter muitos desses equipamentos, MUITOS! E nas mãos das 3 armas, do EB, da FAB e da MB, neste último com os FN!
.
Em princípio defendo que deveríamos iniciar uma parceria com os Russos que são Mestres nesse campo e vem obtendo sucessos nessa campanha.

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Fábio CDC
8 meses atrás

Essa é a parte difícil, não conseguimos nem padronizar a nomenclatura de veículos de combate em nossas FAs

RDX
RDX
Reply to  Fábio CDC
8 meses atrás

O preconceito impede qualquer parceria nesse sentido. Recentemente desativamos o formidável Mi-35. Enquanto isso o EB (que dizem ter recusado tal aeronave no passado) continua operando o “poderoso” Fennec.
Não faltam meios russos úteis ao nosso exército. IGLA-S/Verba, Buk M2, Pantsir, Kornet, T-90, Ka-52 com Vikhr ATGM e equipamentos de EW são alguns exemplos. Sem falar nas parcerias em outros campos onde os russos são mestres (p.ex: doutrina, inteligência, operações especiais e guerra eletrônica).

Last edited 8 meses atrás by RDX
mago
mago
Reply to  RDX
8 meses atrás

As ffaa (ou seriam desarmadas?) brasileiras seguem “ordens”,…….ordens meu caro…..e os verdadeiros brasileiros que aqui nasceram e adotaram esta terra como pátria, sabem muito bem quem impõem esse “comando e controle” rigoroso. Mas vai acabar, aliás, esses dias de “bonança” do escravizador já estão acabando e rápido. O restante será choro e lamentações das viúvas e apaixonadas pelo império que tanto mal causou e ainda causa a essa própria gente que foi “ensinada” a odiar a terra de seus antepassados e também onde nasceu e endeusar o algoz. Essa gente estu….. deverá se contentar com muito blá blá blá e… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  mago
8 meses atrás

Aprendeu a escrever com o 02.

Heber
Heber
Reply to  RDX
8 meses atrás

Concordo com a qualidade de muitos materiais russos, mas existem questões políticas e geopolíticas que inviabilizam tal parceria. Principalmente nosso alinhamento histórico com os EUA. O melhor caminho nós assuntos de defesa é o desenvolvimento de sistemas e tecnologias de defesa nacionais. Depender de estrangeiros pode ser um desastre independente de quem seja o parceiro.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

Se pra você, criar jammers precisa apenas de conhecimento, então para se criar foguetes e mísseis também precisa, ora. Uma coisa não anula a outra. Nós precisamos, sim, de mísseis e foguetes. Precisamos de tudo, na verdade. Do que adianta o Brasil torrar o território cheio de jammers espalhados se não tivermos capacidades de atacar o inimigo com mísseis?

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

A Marinha tem sistema de jameamento (MAGE Denfensor) desenvolvido e atualizado aqui desde muito tempo, com participação da mesma empresa que está envolvida, mais recentemente, no autodiretor do Mansup (Omnisys). Uma coisa não anula a outra, como disse outro comentarista, ambas se complementam.

E com pouca escala de compras (afinal, nesse caso são poucos navios), empresas de defesa do Brasil precisam se envolver em mais de um programa e usar conhecimentos deaenvolvidos num projeto em outro.

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Heber
Heber
Reply to  Guacamole
8 meses atrás

O Programa SISFRON tem condições de desenvolver esse tipo de capacidade

Nilton L Junior
Nilton L Junior
8 meses atrás

Pode ter sistema eletrônico sofisticadíssimo mas quem vai ocupar é a infantaria.

gordo
gordo
8 meses atrás

Não é atoa que a OTAN se incomoda com a Rússia, os erros cometidos no início da invasão geraram parâmetros não confiáveis que acabaram inflados em redes sociais. A Rússia tem tecnologia e tem no histórico a capacidade para ir se adaptando a dinâmica do conflito. Não vai demorar para vermos a versão russa de drones iranianos sendo fabricadas em massa e com maior qualidade. O prolongamento da guerra vai favorecer a Rússia e em breve será ela quem vai iniciar uma ofensiva. A janela para a Ucrânia está se fechando, se não conseguirem recuperarem território agora não será daqui… Read more »

Recruta Zero
Recruta Zero
Reply to  gordo
8 meses atrás

O tempo está se esgotando para ambos os lados para um e por questão demográfica para o outro e mais por questão política/econômica.

Munhoz
Munhoz
Reply to  gordo
8 meses atrás

Tem gente que acredita na retorica da Russia perdendo a guerra, eles não estão vendo quantas baixas a Ucrania esta sofrendo, a Russia esta sangrando a Ucrania e esgotando a economia e o apoio politico do ocidente, é como vc falou a janela deles é agora e ao que parece eles não conseguiram abrir !

Felipe
Felipe
Reply to  gordo
8 meses atrás

Segundo próprio EUA, 240 a 300 mil militares ucranianos mortos.

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe
8 meses atrás

Você tem que se decidir se acredita na retórica americana ou não.

Munhoz
Munhoz
8 meses atrás

O ocidente esta recriando o monstro sovietico, e tem alguns que ainda pensam que a Russia esta ficando mais fraca

deadeye
deadeye
Reply to  Munhoz
8 meses atrás

Monstro soviético? Se a Rússia for tentar manter paridade bélica com a OTAN vai perder feio.

Munhoz
Munhoz
Reply to  deadeye
8 meses atrás

Vc assim como muitos pensam errado, vc tem que analisar o gasto militar russo em paridade de compra e não em dolar, analise o PIB russo em PPC e vera que ele é do tamanho do da Alemanha e o da China já passou o dos EUA, agora junte o gasto militar Chines com o do Russo e veja o resultado !

RPiletti
RPiletti
Reply to  Munhoz
8 meses atrás

Claro, as quantidades de F-35 e Su-57 estão aí para comprovar tua teoria… #confia

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

O F-35 só tá no ar por questão de corrupção mesmo

deadeye
deadeye
Reply to  Munhoz
8 meses atrás

Não, você que está errado, você e um certo analisa com apelido de meme. Literalmente, até consultando a Wikepedia, você não pode considerar o PPC. “GDP comparisons using PPP are arguably more useful than those using nominal GDP when assessing the domestic market of a state because PPP takes into account the relative cost of local goods, services and inflation rates of the country, rather than using international market exchange rates, which may distort the real differences in per capita income.[3] It is however limited when measuring financial flows between countries and when comparing the quality of same goods among countries.[4] PPP is often… Read more »

Sergio Machado
Sergio Machado
8 meses atrás

Tenho dito isso. O conflito tem servido à Moscou pra estudar e neutralizar tática e armamento da OTAN, mas a recíproca a priori não é proporcional. A curva de aprendizado da OTAN em relação à Rússia tem sido bem menor, até porque não estão massivamente no front.
Ademais, o marketing das armas supra-sumo da OTAN já não convencem nem os apaixonados. Os russos estão as superando sistematicamente.

Nativo
Nativo
Reply to  Sergio Machado
8 meses atrás

Aí você ten que relatar que os armamento s russos nessa guerra tem de 60 a 50 anos de projeto! O que não é nada interessante para as potências ocidentais.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Nativo
8 meses atrás

Sugiro guardar generalizações apaixonadas pra si. Sequer merecem resposta.

Faver
Faver
Reply to  Sergio Machado
8 meses atrás

Li em um site que os russos estão enviando muitos armamentos do ocidente apreendidos para o irã e alguns foram até parar na china. Será que teremos mais congêneres asiático do produtos ocidentais.

Jose
Jose
8 meses atrás

Aproveitando o tema, os sistemas de bloqueio/interferência usados pelos ucranianos poderia ser um dos motivos pelo qual os russos também utilizavam o GPS/EUA em suas aeronaves, pois já previam que poderia haver interferência no seu sistema de navegação, o que foi motivo de “gozação” a época por parte dos que menosprezam os meios russos alegando ineficiência do Glonass estavam certos ou havia outro objetivo?

Filipe
Filipe
8 meses atrás

E diziam que a Rússia estava usando chips de geladeira! A grande mídia morreu.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Filipe
8 meses atrás

Exatamente, um verdadeiro cabaré de cego essa grande mídia, tropeçam neles mesmos.

Nemo
Nemo
Reply to  Filipe
8 meses atrás

Os chips de “geladeira” são os utilizados para mísseis e outros armamentos. Os chips mais avançados são para celulares mesmo.

Inimigo público
Inimigo público
8 meses atrás

Eu duvido que a estas horas não tenha batido o arrependimento de Zelensky em suas pretensões de entrar na OTAN. Sua contra-ofensiva tão esperada foi um desastre total, cada vez mais vemos imagens de blindados ocidentais destruídos aos montes, recentemente publicaram um vídeo de um T-72 russo abatendo vários blindados ucranianos, no estilo Michael Wittman e seu icônico Tiger #007, e agora as armas sofisticadas dos EUA estão perdendo efeito graças a guerra eletrônica russa. Até quando esse sujeito vai levar esse delírio adiante, vai esperar entregar o país inteiro num caixão aos russos? Senta na mesa e negocia oras,… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Inimigo público
RPiletti
RPiletti
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Quando tomarem Kiev vc volta aqui e estufa o peito para falar o que quiser, por enquanto os russos estão se defendendo da ofensiva ucraniana, tudo como planejado no início da operação especial…

Felipe
Felipe
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

Que ofensiva ucraniana?

José
José
Reply to  Felipe
8 meses atrás

A que te faz chorar todo dia com o ditador anão….rs

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  José
8 meses atrás

Quem está chorando é o Zelensky, até o partido republicano já reconheceu o fracasso e quer que Biden agilize a entrega de caças e mísseis de longo alcance.

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Fracasso até agora que já se viu foi a tomada de Kiev. O resto é narrativa dessa sua cabeça de empreendedor .

Heber
Heber
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Dificilmente vamos saber o que de fato acontece na Ucrânia. O que tomamos conhecimento por aqui são peças de propaganda de ambos os lados, que têm a função de apoiar a manobra informacional que estão empreendendo. Nenhum armamento, sistema, antena ou dispositivo é uma bala de prata que vai resolver o conflito de forma definitiva.

Bosco
Bosco
8 meses atrás

Falar até papagaio fala.
Todas as armas guiadas por GPS dos EUA (salvo o kit PGK ) são combinadas com um sistema de navegação inercial ou um seeker terminal.
Ainda que os interferidores russos tenham um alto grau de efetividade (o que não acredito tendo em vista 30 anos de desenvolvimento de medidas antispoofing, ECCM, etc) o bloqueio no GPS só teria efeito de reduzir a precisão mas ainda assim teria precisão suficiente para provocar dano.

Faver
Faver
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Interessante a sua informação sobre o Seeker, Bosco. Concordo. Mas porque um americano iria mentir para a BBC a favor dos russos. Deve ter um fundo de verdade.

Bosco
Bosco
Reply to  Faver
8 meses atrás

Faver, Não é questão de “mentir” e sim de contexto. O assunto é muito amplo e complexo para ser resumido no que ele “acha” em poucas palavras e que podem muito bem ter sido tirado de contexto. Uma entrevista de duas ou três horas não pode ser resumida em meia dúzia de linhas, e principalmente, se o entrevistador for leigo e não souber fazer as perguntas certas e muito menos entender as respostas. Sabemos por experiência própria que jornalistas têm entendimento seletivo e se o órgão de mídia for tendencioso não adianta o entrevistado dizer que o céu é azul… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Bosco Jr
CaDU
CaDU
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Bosco, a critério de curiosidade, essas armas, mencionadas no texto, poderiam estar sendo recebidas mais simples, de baixa qualidade ou sem as defesas citadas por você?

Eu pergunto, como leigo mesmo, para tentar entender um possível cenario.

Bosco
Bosco
Reply to  CaDU
8 meses atrás

CaDU,
Não creio!
Os russos sem dúvida estão implementando defesas eletrônicas avançadas cada vez mais densas, que têm potencial de degradar a efetividade de algumas armas, em algumas circunstâncias e em algumas regiões, mas não de todas as armas em todas as circunstâncias e em todas as regiões.
Nada diferente do esperado!

Bosco
Bosco
8 meses atrás

Só de curiosidade, esses jameadores operam de modo ativo, se tornando alvo de mísseis antirradiação, como o HARM.
E há versões das bombas JDAM e SDB com seeker passivo ARH (antirradiação) do tipo “HOJ” (atraída pela fonte de interferidores ativos). Mais especificamente o seeker é denominado de HOG-J.
*Não duvido que exista uma versão do foguete M-30/31 do HIMARS/MLRS com essa mesma capacidade.

Bosco
Bosco
8 meses atrás

Lista de todas as armas americanas guiadas por GPS em operação atualmente:
Só GPS:
GPK ( kit para munição 155 mm)
MGK (kit para morteiro 120 mm)

GPS + INS:
JDAM
SDB
M-30
M-31
Excalibur 155 mm
MOP
MOAB
ATACMS
PrSM
JSOW-A
B61-12

GPS + INS + seeker terminal
JASSM
JASSM-ER
JASSM-XR
LRASM
Tomahawk Block III, IV e V
LJDAM
LSDB
Pyros
Hatchet
SGM
Griffin
Harpoon Block II
NSM
Enhanced PaveWay II
HARM
AARGM
AARGM-ER
Excalibur S
SM-6
Quicksink
JSOW-C
AIM-120D
SLAM-ER
Storm Breaker

Last edited 8 meses atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Dessa lista que eu coloquei eu não citei os drones Switchblade 300 e 600 , o Hero 30 , 120 e 400, o Autius 600, etc.
Todos têm INS + GPS + IIR + CCD.

Magaren
Magaren
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Boscão colocando um ponto final na conversa

Senhor Mascarado
Senhor Mascarado
Reply to  Magaren
8 meses atrás

O bosco nesses dias anda meio nervoso

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Caro Bosco, eu vi a imagem de um míssil russo na Ucrânia que parecia ser o Bramos, desenvolvido com a Índia. Como o desenvolvimento foi em conjunto, suponho que a Rússia já o tenha disponível para ser usado na Ucrânia, caso já esteja sendo produzido em série.
-Você sabe se realmente ele já está sendo usado?
Att.

Bosco
Bosco
Reply to  Francisco Vieira
8 meses atrás

Francisco,
É o P800 Oniks. Tem a função primária antinavio mas já foi utilizada contra alvos em terra na Ucrânia lançado de lançadores costeiros (Bastion) e acho que uma vez a partir de navios.
Está sendo utilizado sim e está operacional há muitos anos.
Não é a primeira opção contra alvos em terra mas os russos o utilizaram na guerra algumas vezes.
Contra alvos em terra seu seeker radar é desabilitado e ele utiliza só o sistema inercial combinado com o GNSS (no caso, o GLONASS).

paulof
paulof
8 meses atrás

Depois dos mortos agora vem as prisões a bizarra do Boris Kagarlitsky, um marxista, por um post no telegram dizendo que o à ponte do Estreito de Kerch era compreensível, o que me parece que agora começa aquela fase que vc tem que estar com um alinhamento total com o Estado ou prisão e/ou ostracismo.   

BraZil
BraZil
Reply to  paulof
8 meses atrás

Tipo está acontecendo aqui no Brasil…

Francisco Vieira
Francisco Vieira
8 meses atrás

-Bom… -Em todo o caso, parece que as coisas não estão andando bem para a Ucrânia. Vejam esta reportagem no “diário oficial” da Rússia: “Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, acredita que o Ocidente começará a pressioná-lo para que a Ucrânia entre em negociações de paz com a Rússia nos próximos meses, informou no sábado (5) o jornal norte-americano The New York Times (NYT). “Zelensky disse a seus diplomatas na quarta-feira [2] que as coisas ficarão ainda mais difíceis, pois é provável que a pressão aumente nos próximos meses para encontrar um caminho negociado para a paz”, escreve o NYT. Segundo… Read more »

Francisco Vieira
Francisco Vieira
8 meses atrás

A título de curiosidade:
” Hoje mais cedo, o exército russo iniciou um ataque em três frentes a uma base aérea ucraniana, que se suspeita ser um local de armazenamento de mísseis de longo alcance Storm Shadow fornecidos pelo Reino Unido e França. Oataque visou a base aérea de Starokonstantinov na região de Khmelnytskyi na Ucrânia, causando uma série de explosões. A extensão dos danos permanece incerta, conforme declarado por Sergei Gamaly, o chefe da administração militar regional da Ucrânia.”
-Um alvo tão importante não estava protegido por defesas AA?

Felipe
Felipe
Reply to  Francisco Vieira
8 meses atrás

Estava, mas não deram conta.

Heinz
Heinz
8 meses atrás

É impressionante como a Rússia tem superioridade em: Guerra eletrônica, quantidades de tanques, peças de artilharia, aeronaves de combate, helicópteros, mísseis de cruzeiro, drones, armas invencíveis (khinzal) como eles afirmam. E não conseguem impor um derrota significativa ao país mais pobre da Europa e que faz fronteira. Realmente os russos são “impressionantes”.

Quirino
Quirino
Reply to  Heinz
8 meses atrás

“país mais pobre da Europa” Esqueceu os 50 países armando, treinando e financiando a “o país mais pobre da Europa”? Seria necessário muitos anos de orçamento militar brasileiro só para alcançar o que os ucranianos receberam do ocidente e gastaram nesse mais de um ano de guerra.. A Rússia não perde a guerra contra uma nação treinada, financiada e armada com as melhores armas por 50 nações (incluindo os Estados Unidos) é realmente impressionante. O que não é impressionante é um país (Estados Unidos) invadir um país com uma coalização de países para depor um grupo de guerrilheiro pé descalço… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Quirino
BraZil
BraZil
Reply to  Quirino
8 meses atrás

Na verdade desde 2014 a ucrãnia é financiada e preparada para essa invasão.

Bispo
Bispo
8 meses atrás

Logo bate o desespero em Zelensky, se já não bateu.

Eleições americanas chegando, não é do interesse dos políticos democratas tentar justificar os bilhões torrados em armas junto ao eleitor.

Já do lado republicano, quantos maior for o atoleiro militar, mais retórica , prato cheio para o Trump. (últimas pesquisas apontam o mesmo na frente)

Rivotril deve estar em falta na Ucrânia.