O Battlefield 4 é um videogame de tiro em primeira pessoa lançado em  2013 desenvolvido pela DICE e publicado pela Electronic Arts. O jogo foi lançado em outubro e novembro para Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One, e é a sequência do Battlefield 3 de 2011, ocorrendo seis anos depois durante a fictícia “Guerra de 2020”.

O jogo é conhecido por sua ênfase em combates em larga escala e por oferecer uma experiência de batalha mais realista e tática em comparação com muitos outros jogos FPS. O Battlefield 4 se passa em cenário moderno, com uma campanha para um jogador que segue um grupo de personagens enquanto eles enfrentam uma série de desafios em diferentes partes do mundo.

A campanha single-player de Battlefield 4 ocorre durante a fictícia “Guerra de 2020”, seis anos após os eventos de seu antecessor. As tensões entre a Rússia e os Estados Unidos estão em níveis recordes, devido a um conflito entre os dois países que dura os últimos seis anos.

Além disso, a China também está à beira da guerra, pois o almirante Chang, o principal antagonista, planeja derrubar o atual governo da China. Se for bem-sucedido, Chang terá total apoio dos russos, ajudando a desencadear a guerra entre a China e os Estados Unidos.

Banido na China

No final de dezembro de 2013, logo após o lançamento do pacote DLC “China Rising”, a China proibiu a venda de Battlefield 4, solicitando que as lojas e fornecedores online removessem o jogo e incentivando aqueles que já compraram o jogo a removê-lo de seus consoles e/ou PC. O jogo foi visto como um risco à segurança nacional na forma de uma invasão cultural, já que o DLC inclui quatro mapas no continente chinês.

Um editorial do China National Defense Newspaper (uma subsidiária do PLA Daily) publicado em dezembro de 2013 criticou o jogo por desacreditar a soberania nacional da China e afirmou que, embora no passado a União Soviética fosse frequentemente usada como um inimigo imaginário em videogames, o jogo mudou para a China.

Cenários

“Battlefield 4” apresenta uma variedade de cenários, oferecendo aos jogadores uma ampla gama de ambientes para lutar. Cada cenário possui características únicas e elementos de design que afetam a jogabilidade. Aqui estão alguns dos principais cenários presentes no jogo:

  • Shanghai: Este é um dos mapas mais icônicos do jogo, apresentando uma representação detalhada da cidade de Xangai, na China. Os jogadores batalham nas ruas da cidade, em arranha-céus em colapso e ao longo de pontes suspensas. A verticalidade do mapa adiciona uma dimensão tática interessante, permitindo que os jogadores ataquem e defendam de várias alturas.
  • Siege of Shanghai: Situado na área do distrito financeiro de Xangai, este mapa se concentra no combate urbano em torno de um grande arranha-céu que pode ser destruído para mudar o fluxo da batalha.
  • Paracel Storm: Este mapa se passa em uma ilha tropical no Oceano Pacífico, onde os jogadores enfrentam combates navais e terrestres. O cenário inclui praias, vilarejos e uma tempestade dinâmica que afeta a visibilidade e as condições de combate.
  • Golmud Railway: Localizado no deserto da China, este mapa é dominado por uma ferrovia que atravessa um vasto terreno aberto. Os jogadores podem utilizar veículos terrestres e aéreos para controlar os amplos espaços abertos.
  • Lancang Dam: Este mapa apresenta uma represa gigante que pode ser danificada durante a batalha, inundando partes do cenário. A ação se desenrola em torno da represa e das instalações circundantes.
  • Flood Zone: Situado em uma cidade em inundação, os jogadores navegam por ruas alagadas e prédios parcialmente submersos. A água cria oportunidades táticas únicas, como usar barcos para se deslocar rapidamente.
  • Operation Locker: Este é um mapa ambientado em uma prisão nas montanhas cobertas de neve. Os jogadores enfrentam um combate próximo em corredores apertados e áreas de cerco.
  • Hainan Resort: Baseado em uma estância turística tropical, este mapa oferece uma combinação de praias, piscinas e edifícios em que os jogadores podem lutar.

Cada mapa tem suas próprias características e desafios, incentivando os jogadores a adaptar suas estratégias e táticas para tirar vantagem das condições específicas de cada ambiente. A diversidade dos cenários contribui para a variedade de experiências de jogo que o “Battlefield 4” oferece.

Multiplayer

A experiência multiplayer no Battlefield 4 é uma das principais características do jogo e é amplamente considerada uma das mais distintas e emocionantes em comparação com outros jogos de tiro em primeira pessoa.

Em 2023 ainda é possível encontrar muitos servidores com cenários para o Battlefield 4 cheios de jogadores ávidos para um bom combate.

O Battlefield 4 continua à venda no STEAM e na PlayStation Store.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa
Leandro Costa
8 meses atrás

Prefiro Silent Hunter III, de 2005.

Nunca gostei da franquia Battlefield.

MFB
MFB
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

Silent Hunter era legal mesmo.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

Comparando alhos com bugalhos

ODST
ODST
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

Uma franquia não tem absolutamente nada a ver com a outra. Se comparasse CoD com BF já não faria muito sentido, muito menos Silent Hunter

Willian rs br
Willian rs br
Reply to  Leandro Costa
3 meses atrás

Shhh não fale mis nada eu jogo no ps3 travando e não reclamo

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
8 meses atrás

Não entendi o porque de um tema tão incomum na trilogia.

Propaganda?

MFB
MFB
Reply to  NEMOrevoltado
8 meses atrás

Que bobagem cara. Vai caçar um serviço ao invés de ficar reclama sem nenhuma razão.

Que coisa…

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  MFB
8 meses atrás

Já o fiz, estou lendo Os Miseráveis de Vitor Hugo. E você, o que tem lido?

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  MFB
8 meses atrás

Eu vi isso; editar o comentário alterando a mensagem para fazer minha resposta parecer sem sentido é desonesto!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Alexandre Galante
8 meses atrás

Aliás, falar em jogos com temática militar e não citarem Project Reality é um crime…

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  Alexandre Galante
8 meses atrás

Obrigado pela explicação; gostaria muito de ver a trilogia comentar o company of heroes. Já joguei bastante.

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  Alexandre Galante
8 meses atrás

Obrigado pela explicação; gostaria muito de ver a trilogia comentar o company of heroes. Já joguei bastante.

Aproivetando o momento quero sugerir que se possível, a trilogia poderia trazer ao menos uma vez por semana, livros sobre a história militar, obras tais como…

O mais longo dos dias (que li e reli umas dez vezes).
Samurai (a biografia de Saburo Sakai)
Soldados cidadãos.
O Grande Circo.
Fuga das Profundezas (aquela história terrivel do submarino Tang)

Todos ótimos que li ao menos uma vez!

sergio
sergio
Reply to  Alexandre Galante
8 meses atrás

Opa Galente, ei por que pararam as simulações no command modern, powww curtia muito elas, a dos nossos Gripen vs SU 30 da Venezuela foi top, ate hoje to esperando os nossos Gripen VS Rafales na guiana francesa, e nossos Gripen vs os sistemas antiaéreos da Venezuela

Allan Lemos
Allan Lemos
8 meses atrás

Foi legal esse, pena que a Dice estragou o V. Hoje em dia prefiro CoD, mas jogos bons mesmo eram os Medal of Honor do PS2. Ainda devo ter o disco pirata.

Welington S.
Welington S.
8 meses atrás

A franquia Battlefield morre aí, no Battlefield 4.

Alecs
Alecs
Reply to  Welington S.
8 meses atrás

Em jogos modernos sim. Eu prefiro o Battlefield 3. O Battlefield V tem ótimos mapas e a jogabilidade tão boa quanto o 4, mas não pegou por ser da segunda guerra mundial. Ainda jogo BF 3 e 4 quando sobra um tempo. Divido o aluguel de um servidor com alguns amigos. Excelente matéria. Parabéns editores!

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Welington S.
8 meses atrás

Battlefield 1 também é bom demais, até hoje jogo já que não tem muitos jogos na 1ª guerra e não parece tão datado quanto o 4 que já mostra sinais da idade.

Wagner
Wagner
8 meses atrás

Esse jogo fez um monte de cadáver no mundo real na guerra da Ucrânia, inclusive brasileiros. Acharam que estavam treinados e habilitados para o combate.

Ramon
Ramon
Reply to  Wagner
8 meses atrás

Se você falasse que esses jogos trouxeram gambiarras que jogadores faziam como colocar uma C4 em um drone e outras gambiarras para atacar posições inimigas ou blindados eu concordaria, mas falar que os jogos ajudou a fazer um monte cadáveres pois achavam que estavam preparados para a guerra aí você foi longe, um jogo de guerra no máximo faz um indivíduo ter uma leve noção sobre equipamentos de guerra, mas nenhum jogo me ensinou fazer a manutenção de um fuzil, entender mensagens codificadas, usar um rádio, criar estratégias para enfrentar a forças inimiga, quais coisas pode se comer quando as… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Ramon
8 meses atrás

Eu concordo, Ramon. Acho impressionante que até isso vira controvérsia.

Se o cara joga GTA, não significa que é ladrão.
Se joga Diablo, não significa que seja satanista.
Se joga Leisure Suit Larry, não significa que seja mulherengo.
Se joga Kerbal Space Program não significa que seja cientista de foguete.
Se joga Flight Simulator não significa que seja piloto.

E o por aí vai… mas tem gente que insiste em confundir coisas que deveriam ser inconfundíveis.

WSilva
WSilva
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

O ser humano é altamente influenciável. Olhe ao seu redor, qualquer coisa pode influenciar as pessoas tanto para o bem como para o mal então por que um jogo de video game não pode? Eu diria que pode sim, mas não acho que os jogos sejam os principais vilões, o problema parece ter mais a ver com a complexidade que é o ser humano.

Rodrigo Maçolla
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

Pois é concordo Leandro e Ramon e assino em baixo, BF4 é muito bacana e divertido de jogar mais não da para achar que você é um soldado por causa de jogar bem ou mau esse jogo.. Isso é absurdo… ai é mais ou menos como ter 8 anos e assistir Jaspion e achar que vai na vida real matar Satan Goss 🙂 como um fã recomendo jogar o BF4 mais é bom sim observar a idade a classificação indicativa.

Vinícius
Vinícius
Reply to  Wagner
8 meses atrás

Tiozao de 60 anos opinando essas coisas kkkkkkkk típico do Brasil. Nos EUA a gente vê os veinho com 90 ano jogando, aqui, reclamando.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA COMENTÁRIOS DE CUNHO PESSOAL.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Palpatine
Palpatine
8 meses atrás

Melhor Battlefield de todos os tempos.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Palpatine
8 meses atrás

É porque vc nunca jogou America Army.

Kraken
Kraken
Reply to  Palpatine
8 meses atrás

Jogo quase todos os dias… tenho toda a franquia, e acho o BF3 e o BF4 os melhores, tem outro, e se por ventura, os editores puderem em outra oportunidade fazer uma matéria, é o Insurgency, gráficos ótimos, achei bem realista tb.. fica a dica.. ótima matéria para sair um pouco do habitual.

Inimigo público
Inimigo público
8 meses atrás

Que nostalgia, joguei de 2013 até 2020. Esse jogo é ótimo para desenvolver a capacidade inventiva na hora do combate, com possibilidade de inúmeras estratégias para vencer os inimigos. Hoje jogo Call to Arms: Gates of Hell, que consegue unir FPS com estratégia, talvez o melhor jogo de estratégia de todos os tempos, depois de AOE é claro, cuja edição 4 me decepcionou nos gráficos.

JS666
JS666
8 meses atrás

Eu acho que o 4 e o 2042 são os piores da franquia. No 4 os veículos imortais acabam com o jogo, principalmente heli de ataque, se o piloto souber jogar com ele não dá para fazer nada. Mesmo assim joguei muito na época. Meus preferidos são o 1 e o 3.

Alecs
Alecs
Reply to  JS666
8 meses atrás

O 2042 foi o pior Battlefield já feito. Não até hoje não acredito que gastei dinheiro com esse jogo horrível. Já o 3 e 4 são ótimos. O modo hardcore é melhor de jogar pois os veículos e o jogador não recuperam. Alguém tem que te curar ou você tem que reparar o veículo, senão explode. Jogar em modo normal é para os noobs. JS666 para de chorar pro helicóptero noobinho. Kkkkkkkkk

Alecs
Alecs
Reply to  JS666
8 meses atrás

Procura no Battlelog por Teixeirao_CIGS. Bora acabar com essa frustração de não derrubar o Heli. O Comander já me adicionou lá. Só para saber eu jogo no PC, você também?

Quirino
Quirino
8 meses atrás

Gostava muito do BF ate que eu conheci Squad.
Squad é um jogo que tenta ser um simulador online, o jogo é realmente incrível, o trabalho em equipe, as batalhas, enfim, o jogo é nota 10, pra quem não conhece recomendo que veja vídeos de gameplay no youtube.

Argélio
8 meses atrás

Battlefield 4 é ótimo! Os jogos que tentam ser muito realistas são um saco! Quer realidade? Então vá se alistar em algum exército por aí e torça pra ir ao combate. Me lembro muito bem de acabar com campers escondidos em prédios e outras estruturas explodindo tudo. Muita gente de outros jogos famosos aí na época e ainda hoje odiavam Battlefield por isso, tudo era passível de destruição.

BK117
BK117
8 meses atrás

Ô joguinho bom esse, viu? Lembro até hoje (tô ficando véio rsrsrs), o meu vinha com uma cópia de Tropa de Elite, pois o “Matias” dublava o “Irish”. A história era sensacional. O multiplayer então, nem se fala, divertidíssimo. Joguei por muito tempo, quase fiquei bom rsrsr. Ainda tem gente jogando, mas em poucos servers (pelo menos da ultima vez que eu joguei). Mas também devo deixar meu elogio pro BF1 (1ªGM) e pro BF5 (2ªGM), que vieram depois dele. Ambos tem multiplayer bacana mas o foco pra mim são as histórias. Em vez de contar uma grande historia, eles… Read more »

Kommander
Kommander
8 meses atrás

Não esperava por isso, mas bela matéria! Hahaha
Até hoje é o único jogo que ainda me faz sentar na frente do PC e jogar, gastar meu “precioso” tempo pilotando um A-10 ou SU-25. Alguém aqui ainda joga?

Alecs
Alecs
Reply to  Kommander
8 meses atrás

Ainda jogo sim. Procura no Battlelog por Teixeirao_CIGS.

Kommander
Kommander
Reply to  Alecs
8 meses atrás

Vou add.

Kommander
Kommander
Reply to  Alecs
8 meses atrás

Tentei responder suas mensagens lá, mas sumiram pra mim, amigo. KKKK
Tenta me add, mandei convite. Eu jogo no PC mesmo.

Henrique
Henrique
8 meses atrás

De longe é o melhor Battlefield da franquia, no pau brabo ele perde pro BF3

depois do BF4 a EA fez que questão de destruir a franquia e a DICE junto, velório foi o BF2042

Alecs
Alecs
Reply to  Henrique
8 meses atrás

Concordo. Um remake do Battlefield 3 com os recursos do BF V é meu sonho. Os mapas do Battlefield 3 são muito bons!

Eduardo Boaro
Eduardo Boaro
8 meses atrás

Até hj se não o melhor fps q já joguei, junto com COD bo1 e 2 depois desses nenhum me agradou mais.

Allan
Allan
8 meses atrás

Bf4 é o melhor. Esse 2042 estragou tudo

Rodrigo Maçolla
8 meses atrás

Vou contar minha experiência com esse jojo: Ganhei esse jogo da minha esposa em 2013 quando foi lançado para PS3, e jogo ele até hoje depois de 10 anos, A placa wireless do meu PS3 já foi pro “saco” a muito tempo Acredito eu de tanto jogar o modo multiplayer , hoje ligo direto no velho cabo azul de rede.. Esse jogo realmente é muito bom, O melhor jogo de tiro com certeza já feito na minha opinião… é incrível como depois de tantos anos ainda tem vários servidores disponíveis para jogar… Meu mapa preferido é o Golmud Railway e Operation… Read more »

cipinha
cipinha
8 meses atrás

O melhor Battlefield é o 2 que tinha uma jogabilidade muito diferente desses atuais, que ficaram mais enlatados e parecidos com o Call Of Duty

1neeo
1neeo
8 meses atrás

Bacana a matéria,
Joguei muito o game ! Era player pelo Uranus Gaming ( quem jogava BF5 no auge vai saber quem é )
Saudações

Helio
Helio
8 meses atrás

Gostaria que fosse verdade, mas pouca gente joga hoje em dia

rodrigo
rodrigo
8 meses atrás

joguei no PS4 comprei no lançamento, coisa linda a evolução, peguei platina até fechei 100% melhor BF para mim, pegueo 2042 no PS5 e toquei dinheiro fora…não desceu…

a expansão naval strike foi linda…