Maxim Starchak (*)

A economia da Rússia não encolheu ao ponto que alguns governos ocidentais e especialistas previram após a invasão do país na Ucrânia.

De fato, desde 24 de fevereiro de 2022, as mais de 11.000 restrições adicionadas com o objetivo de pressionar o governo russo “não causaram tanto inferno quanto o esperado originalmente”, de acordo com um relatório divulgado um ano depois pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais .

Mas, apesar da capacidade do Kremlin de desafiar “previsões apocalípticas”, como disse o think tank, e do crescente orçamento de defesa do governo, dezenas de fábricas de defesa russas estão passando por processos de falência ou têm pedidos de reconhecimento de falência. Alguns receberam contratos para apoiar a invasão da Ucrânia pela Rússia e ainda estão operando, enquanto outros passaram a vender suas propriedades.

“Uma das principais razões para as falências é a [inconsistência das] ordens de defesa do Estado”, de acordo com Sergey Tolkachev, economista da Universidade Financeira de Moscou. “Além disso, [há] uma alocação irregular de fundos para a ordem estadual cumprida.”

Por exemplo, imagine que uma fábrica de defesa compre metal para atender a um pedido estadual, mas o custo este ano é 15% maior do que no ano passado. Pela regulamentação do governo, o Estado cobriria um pouco menos da metade desse custo adicional, enquanto a empresa teria que usar capital próprio para pagar o restante.

Pior ainda para o negócio, o Estado russo pode atrasar a entrega dos recursos, obrigando a empresa a buscar um empréstimo para cobrir os custos em tempo real. O banco que concede o empréstimo analisa o pedido da empresa, avalia sua situação financeira e, achando arriscado, estabelece uma alta taxa de juros.

Desesperada, a empresa de defesa entra em servidão por dívidas, apertando o nó fiscal em torno de um negócio já em dificuldades.

‘Nada aqui para salvar’

O registro nacional de informações sobre falências da Rússia lista dados sobre dezenas de organizações domésticas e suas dívidas. Uma delas é a fábrica da Radiopribor, produtora de eletrônicos marítimos em Vladivostok que declarou falência em 2018.

A Radiopribor tinha uma dívida de 398,2 milhões de rublos (US$ 4,9 milhões). Sua capacidade de produção foi então alugada para a Dubna Machine-Building Plant para concluir o trabalho em um pedido de defesa do estado, que terminou em 2021.

Por fim, a propriedade principal da Radiopribor foi vendida em 2022 — 10 lotes de terreno no total.

Outro exemplo é a fábrica de Sibselmash, fabricante de munições de artilharia em Novosibirsk, que declarou falência em 2012 com uma dívida de mais de 1 bilhão de rublos. Em 2021, o complexo principal da usina foi vendido para a empresa Merkas. Apesar de a Merkas ter se comprometido a manter as linhas de produção de defesa, acabou demolindo suas oficinas e prédios ao longo de 2022.

E a fábrica de Kalinin, que fabrica fusíveis e componentes para satélites em São Petersburgo, declarou falência em 2021. Os credores da fábrica reivindicaram cerca de 1,047 bilhão de rublos. Em maio de 2023, um terreno que pertencia à fábrica foi vendido por 300,3 milhões de rublos.

Vários processos de falência também estão ocorrendo, de acordo com o registro nacional de informações sobre falências da Rússia. Exemplos incluem a fábrica da Elektropribor, com sede em Moscou, que produz instrumentos de navegação e tem uma dívida de 42 milhões de rublos.

Há também a Planta Eletromecânica de Podolsk, que fabrica componentes para sistemas antiaéreos e de mísseis balísticos e tem uma dívida de 1,3 bilhão de rublos. E a fábrica de equipamentos de rádio com sede em Yekaterinburg, que fabrica componentes de radar, tem uma dívida de 741 milhões de rublos.

Sergey Gebel, executivo-chefe do escritório de advocacia Gebel and Partners, com sede na Rússia, disse que algumas empresas da indústria de defesa, após anos de inatividade e dívidas, são incapazes de fabricar armas.

Para essas organizações, “simplesmente não há nada aqui para salvar”, disse ele ao Defense News.

Sobreviventes (um pouco)

Enquanto isso, algumas empresas estão tentando resolver seus problemas financeiros vendendo a totalidade ou parte de suas ações. Um exemplo é a Fábrica de Borracha Sintética de Kazan, cujos produtos são utilizados na criação de esponjas, que vão para a fabricação de peças de aeronaves.

Em 2019, com uma dívida de 5,3 bilhões de rublos, Kazan foi declarada falida. No entanto, rapidamente encontrou um investidor na Industrial Technologies, que planeja investir 4,2 bilhões de rublos na fábrica até 2025. A produção já foi restaurada.

A United Shipbuilding Corp., que produz navios militares, propôs que 51% das ações da Baltic Plant, que constrói navios de superfície sob sua alçada, sejam transferidos para a Rosatom State Corp. A Baltic Plant está passando por problemas econômicos e está sob administração externa; 90% de seus contratos vêm da Rosatom. A United Shipbuilding Corp. espera que, com a ajuda da Rosatom, a planta se torne lucrativa.

Em 2021, a fábrica de Sverdlov, que produz explosivos, tentou declarar falência. No final de 2022, foi expedido despacho para transferir a usina do Ministério da Indústria e Comércio sob o controle do conglomerado estatal Rostec e, com isso, implementar a societária da usina, que pode levar até cinco anos.

Além disso, 12 fábricas de reparação de veículos sob a alçada da empresa Spetsremont faliram. A organização-mãe está falida desde fevereiro de 2020. No total, a Spetsremont supervisiona mais de 30 fábricas de reparos.

Em resposta a um relatório sobre a situação financeira da Spetsremont, a Rostec observou que, por volta do período 2017-2018, quando ocorreu o processo de transferência da Spetsremont do Ministério da Defesa da Rússia para a Rostec, 90% das fábricas de reparos da holding estavam passando por problemas fiscais. Agora o governo está criando duas novas fábricas de carros blindados nas regiões de Moscou e Rostov.

Siemon Wezeman, pesquisador sênior do think tank Stockholm International Peace Research Institute, disse que esses investimentos podem funcionar bem para o estado. “Novas fábricas são um investimento alto, mas no final são produtores mais eficazes e imediatamente capazes de superar as empresas” que produzem equipamentos mais antigos e estão endividados, disse ele ao Defense News.

pressão internacional

Anos de sanções que precederam o ataque em grande escala da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022 podem ter contribuído para o estado atual da base industrial de defesa da Rússia.

“As sanções – também as anteriores a 2022 – podem ter piorado a situação, especialmente porque podem levar a atrasos na entrega ou à necessidade de encontrar substitutos mais caros para as peças sancionadas. Isso aumenta os custos dos contratos em que um preço fixo já foi acordado ou atrasa o pagamento dos bens contratados. Ambos os aumentos de custo precisam ser cobertos pelas empresas de seu próprio bolso”, disse Wezeman.

Membros do Comitê de Política Econômica e Propriedade da Assembleia Legislativa do Território Primorye concluíram que o construtor naval Vostochnaya Verf foi vítima de sanções. A United Shipbuilding Corp. mostrou interesse em comprar a planta, mas nenhuma decisão foi tomada.

Tom Waldwyn, pesquisador associado de compras de defesa do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, com sede em Londres, disse ao Defense News que quaisquer sanções adicionais sobre empresas russas afetarão negativamente as vendas civis e de defesa em termos de exportação de produtos e importação de subcomponentes importantes.

“Como a Rússia também enfrenta alta inflação e fuga de cérebros, a indústria de defesa russa enfrenta um futuro difícil, apesar dos aumentos maciços nos gastos com defesa em 2022 e 2023”, disse ele.

De 2013 (um ano antes de a Rússia anexar a Crimeia da Ucrânia) a 2022, a Rússia aumentou seu orçamento de defesa em 15% , de acordo com o Stockholm International Peace Research Institute.

E de 2021 a 2022, seus gastos militares cresceram 9,2%, para US$ 86,4 bilhões – o equivalente a 4,1% do produto interno bruto da Rússia, informou o think tank sueco.

Ação governamental

Ao perceber a necessidade de reforçar a produção e reparo de equipamentos durante a guerra em curso, o governo russo tentou simplificar os procedimentos contratuais. Ele encurtou os termos das ordens do estado e melhorou o processo de acordo com custos e requisitos contratuais. O estado também tomou medidas para fornecer adiantamentos a empresas de defesa.

Além disso, os bancos começaram a baixar as taxas de juros e aumentar o valor de um possível empréstimo para empresas de defesa. Em julho de 2022, a taxa preferencial foi reduzida para 3% e o valor máximo do empréstimo foi aumentado para 3 bilhões de rublos.

E em 1º de abril de 2022, uma moratória de falência foi introduzida por seis meses para dar às empresas mais tempo para negociar com os credores e se adaptar a novas circunstâncias, como sanções e interrupção das cadeias de suprimentos. A moratória foi suspensa seis meses depois.

Desde então, mais 10 empresas russas de construção naval e reparo naval receberam pedidos de falência de credores ou entraram com pedido de insolvência. Entre eles estão pequenas fábricas e grandes empresas, incluindo Vostochnaya Verf; a Fábrica de Construção Naval de Khabarovsk; e a 10ª Labor Ship Repair Plant, uma subsidiária da United Shipbuilding Corp.

Ao mesmo tempo, mais seis estaleiros foram declarados falidos e entraram em processo de falência.

Em setembro de 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, alterou o código penal para que o descumprimento de obrigações em contratos de defesa para o estado resultasse em multas de 1 milhão de rublos a 3 milhões de rublos e/ou prisão por até 10 anos.

“Nessas condições, declarar falência pode ser uma forma de reduzir os riscos de processos e punições para [aqueles que administram] fábricas”, de acordo com Pavel Luzin, pesquisador sênior do centro de estudos do Centro de Análise de Políticas Europeias.

“Além disso, este é um sinal para o governo sobre a necessidade de injeções de dinheiro”, disse ele ao Defense News.

De fato, o apoio do governo e o aumento dos gastos com o Exército durante o período de 2022-2023 ajudaram algumas empresas falidas a continuar operando.

A holding Motovilikha Plants, parte da NPO Splav, foi declarada falida em 2018. Esta é a única empresa de ciclo completo na Rússia que produz sistemas de foguetes de lançamento múltiplo e possui sua própria fundição. A empresa deve mais de 17,6 bilhões de rublos. Algumas das empresas da holding foram vendidas.

Mas em 2021, recebeu uma ordem de defesa do estado no valor de 40 bilhões de rublos que deve durar até 2027. Em 2022, a fábrica entregou veículos de combate do Exército com os sistemas de foguetes de lançamento múltiplo Tornado-G e Tornado-S. Nesse mesmo ano, as linhas de produção mecânica e de montagem da fábrica aumentaram seus turnos para três, e a fábrica começou a contratar.

Em março de 2023, o Ministério Público da região de Perm contestou o estado de falência da empresa. As autoridades regionais disseram que antecipam que a Rostec e o Ministério Federal da Indústria e Comércio investirão 20 bilhões de rublos para ajudar a modernizar a fábrica.

Atualmente, a fábrica de Remdiesel – o mais novo fabricante de equipamentos especiais da Rússia – está solicitando a compra da participação da Motovilikha Plants.

“A compra desta fábrica é atraente por causa do grande pedido de defesa do estado”, disse Ivan Kostin, ex-diretor da Motovilikha, ao diário Kommersant.

Outra fábrica com encomenda estatal é a Miass Machine–Building Plant, que produz componentes para mísseis balísticos, bem como equipamentos de controle para sistemas de mísseis. Tem uma dívida de 2,38 bilhões de rublos e foi declarada falida em 2022. O administrador da falência, Anatoly Selishchev, ia vender a propriedade, mas em maio de 2023 os credores se recusaram a vender. Conforme informou a direção da usina, as obras vão aumentar em 2023, o índice de contratação será 15% maior do que em 2022 e a usina contratará novos funcionários.

Mas a ordem de defesa do estado não salvará o negócio, de acordo com Alexander Abramov, um economista especializado em falências, que descreveu tais contratos como “uma obrigação” em vez de “uma tábua de salvação”.

“É impossível recusar um contrato de ordem de defesa”, disse Abramov ao Defense News.

Além disso, se uma empresa não participa do desenvolvimento de um produto, mas apenas o produz, o negócio normalmente não receberá a maioria dos fundos alocados para a tecnologia, de acordo com Sergey Smyslov, especialista independente da indústria de defesa e engenheiro da troca.

“Isso se tornou possível devido ao fato de que, desde a era soviética, muitas empresas têm capacidades [duplicativas]. E quando [o estado tinha a opção] de produzir um produto em uma fábrica em funcionamento, ‘A’, ou em uma fábrica meio vazia, ‘B’, uma fábrica totalmente equipada era escolhida”, disse Smyslov ao Defense News.

Próximos passos

Depois que a moratória da falência terminou em outubro de 2022, o deputado da Duma Estatal, Sergei Mironov, fez uma petição ao primeiro-ministro Mikhail Mishustin e ao promotor militar chefe Valeri Petrov para ajudar a impedir a insolvência entre as empresas de defesa.

Como resultado da petição, Mironov disse ao Defense News, “algumas delas [empresas de defesa] foram reorganizadas – reestruturadas para evitar o fechamento e o término da produção”.

Outros deputados da Duma Estatal – a câmara baixa da legislatura da Rússia – propuseram que os ativos de empresas falidas fossem transferidos para empresas que cumprissem com sucesso as ordens de defesa do Estado durante a mobilização militar e em tempos de guerra.

“Na execução de [uma] ordem de defesa, existe uma grande pirâmide de cooperação. Mesmo que pequenas empresas – ou empresas que estão [no terceiro ou quarto nível] de fornecedores e apenas indiretamente se relacionam com a ordem de defesa do estado – caiam no processo de falência, então um enorme risco é criado para a ruptura do orçamento do estado”, Vladimir Gutenev, que lidera o Comitê de Indústria e Comércio da Duma, alertou em outubro de 2022.

O governo russo criou um plano para devolver as empresas estatais ao setor privado durante o período de 2022-2024. Nenhuma das empresas em questão está em processo de falência, mas a maioria teve pedidos de falência de credores ou está financeiramente instável.

O esforço inclui mais de uma dúzia de plantas de defesa. Por exemplo, 20% das ações do Kartsev Research Institute of Computer Complexes, que desenvolve hardware e software, incluindo o drone Shershen, estão à venda pelo estado.

Também estão na lista a Simbirsk Cartridge Factory, o Centro Científico-Técnico de Guerra Eletrônica, a fábrica eletromecânica Zvezda, a Space Communications Co. e várias fábricas de reparos de navios.

Alguns já tentaram se vender total ou parcialmente, mas não encontraram compradores. Provavelmente porque apenas organizações russas sem acionistas estrangeiros, que tenham permissão para trabalhar com informações classificadas e que tenham licenças para fabricar armas, podem comprar a propriedade de empresas de defesa. Freqüentemente, os compradores precisam se comprometer em manter a produção e cumprir os contratos de defesa do estado existentes.

O plano do governo pode sair pela culatra, de acordo com Wezeman, que alertou que qualquer apoio temporário que as empresas estatais recebessem do governo poderia ajudá-las a superar as empresas que tiveram que sobreviver por conta própria.

“Essas empresas podem, por sua vez, falir”, disse ele. “No entanto, um nível de corrupção também pode desempenhar um papel: os pedidos podem ir para empresas que têm ‘amigos’ e aqueles que não têm terão que resolver seus problemas sem muito apoio.”

Sobre Maxim Starchak
Maxim Starchak é correspondente da Rússia para Defense News. Anteriormente, ele trabalhou como editor do Ministério da Defesa da Rússia e como especialista do Escritório de Informações da OTAN em Moscou. Ele cobriu questões nucleares e de defesa da Rússia para o Atlantic Council, o Center for European Policy Analysis, o Royal United Services Institute e muito mais.

FONTE: DefenseNews

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cerberosph
cerberosph
8 meses atrás

Pessoal está confundindo análise com torcida. Um país que está numa economia de guerra, crescendo 4,9% vai permitir que uma indústria que produz insumos para a guerra vá falir, confia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  cerberosph
8 meses atrás

Essa ladainha que a Rússia perderia suas indústrias de defesa já está circulando desde o início da guerra, mas não passa de conversa fiada.

Realista
Realista
Reply to  cerberosph
8 meses atrás

Dos mesmos criadores de a Rússia não aguenta bancar 1 ano de guerra.

Magaren
Magaren
Reply to  cerberosph
8 meses atrás

O cambio russo manda um abraço. Confia que estão crescendo sim, confia.

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  Magaren
8 meses atrás

Extamente. Com dados de crescimento da economia russa “super confiáveis”, feitos pela KGB e auditados pela KGB, divulgados pela KGB, revisados pela KGB, então não há erro nenhum, e segundo eles, a economia russa em 2 anos ultrapassa da Alemanha. kkkkkkkkkkkkk

Porém o mercado real, n admite mentiras. E a derrocada do rublo tá de vento em popa. O dolár sobe mais rápido que as torres dos T-72.

Mas segundo os alienados, a Rússia tá de vento em popa.

Realista
Realista
Reply to  Magaren
8 meses atrás

Rússia sofrendo todo tipo de sanções e quem entra em recessão é a Alemanha.

Enquanto isso a missão lunar em plena guerra está a todo vapor .

Ciclope
Ciclope
8 meses atrás

Interessante que a empresa fale, e vendida mas não é vendida para estrangeiros, fica no país, portanto se o governo quiser, volta a operar.

Roni
Roni
8 meses atrás

A Russia está no Serasa ou Spc. Igual nós o povo aqui no Brasil.

Joanderson
Joanderson
8 meses atrás

Como a indústria de defesa da Rússia pode esta falindo se pertence tudo ão estado ?
Sempre o governo vai da um jeito de salvar da falência.

Tomcat4,5
Tomcat4,5
8 meses atrás

Bacana 🤔então os russos vão permitir a falência e quebradeira de várias empresas necessárias ao esforço de guerra no meio de uma guerra. Me ajuda aí pô 🤦🏾‍♂️. Cada um acredita no q quer🤷🏽‍♂️

Pedro
Pedro
8 meses atrás

Citaram falências de 2012!!! E a culpa é da operação especial? putz!! Nada mais a dizer.

Entendam: estamos vendo uma revolução na maneira de fazer guerra e a Rússia está sentindo na pele, resistindo, vencendo e aprendendo a nova realidade dos campos de batalha. Empresas irão deixar de ter seus produtos produzidos, irão fechar. Outras empresas terão de modificar seu produtos para que estes continuem sendo relevantes em batalha.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Pois é. Empresas que faliram em 2012, empresas que faliram em 2021, antes da guerra. kkk A Rússia além de ter um mercado interno enorme para equipamentos militares por causa do tamanho de suas forças armadas e de seu orçamento, também é o 2º maior exportados de equipamentos militares do mundo e vende para dezenas de países. Então é natural que as grandes empresas de defesa, os conglomerados, a maioria estatais ou com participação estatal, tenham também empresas menores, subcontratadas que fornecem algum tipo de material. Essas empresas devem existir às centenas ou aos milhares lá na Rússia. Ai você… Read more »

Arthur
Arthur
8 meses atrás

Ai, ai! A mesma ladainha de sempre: a guerra acabou, a Rússia perdeu… De tanto que este blog publica essas notícias/artigos fidedignos, acho que vou deixar essa mensagem no automático…

BraZil
BraZil
8 meses atrás

Bom dia colegas. Justiça seja feita. Creio que esse blog está menos parcial nas últimas semanas. No início, talvez pelo fato de os editores acharem que veriam uma enchurrada de manifestações pró ocidente, de vassalos aculturados por anos de influência norte americana, (eu também sou um – aculturado, mas não vassalizado), só viamos notícias pró bloco ocidental, mas desde cedo o público dessa comunidade de sites de defesa, mostrou-se bem diversificado em torno do tema geopolítico. O que é ótimo aliás, Independente de quem tem mais razão. Quanto ás movimentações que estamos vendo na indústria de defesa Russa, trata-se com… Read more »