VÍDEO: Tanque russo T-90M Proryv engaja alvos ucranianos a mais de 6 mil metros de distância com GLATGM

48

No vídeo abaixo, o T-90M russo disparando empregando o GLATGM (Gun Launched Anti Tank Guided Missile) 9M119M1, supostamente perto de Kupyansk.

Em torno dos 44 segundos do vídeo, pode-se ver o LRF informando que a distância é de 6.830m. Geralmente os tanques russos são inferiores aos tanques ocidentais em alcances de +3.000m e é por isso que a Rússia desenvolveu os GLATGMs.

9М119 (AT-11 Sniper)

Os sistemas de mísseis antitanque 9K120 Svir, 9K119 Refleks, 9K119M Refleks-M (designação OTAN AT-11 Sniper) são guiados por feixe de laser desenvolvidos na época da União Soviética. Ambos são projetados para serem disparados de canhões de alma lisa de 125 mm e canhões antitanque (2A45, 2A46 e 2A46M). O nome Svir vem do rio Svir, enquanto Refleks significa reflexo.

VÍDEO: T-90M Proryv disparando GLATGM

FONTE: @MMaenpaa1 no X.com (ex-Twitter)

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco
7 meses atrás

Se for esse o alcance real é muito maior do que o divulgado , que era de 5000 metros. E não quero que os admiradores do Putin se sintam ofendidos porque não estou fazendo nenhuma crítica ao armamento em si, que considero da melhor qualidade, mas nitidamente o vídeo é editado. O disparo do canhão não corresponde ao disparo real de um míssil Refleks, que é muito menos dramático. E também o tempo de trajetória até quase 7 km seria de uns 30 segundos e não tão curto como mostrado, tendo em vista que o míssil é subsônico (ou no… Read more »

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Bosco
7 meses atrás

Realmente Bosco… Fazendo uma conta de padaria, o míssil teria que ter velocidade de pelo menos 555 m/s (2000 km/h) para atingir o alvo no tempo de 12 s conforme mostrado no vídeo. Infelizmente existe um corte no vídeo no momento em que aparece a distância no visor de tiro e nos outros disparos não aparecem as informações de telemetria.

Bosco
Reply to  Rafael Cordeiro
7 meses atrás

Esse é o problema crônico dos russos que não ajuda em nada a sua já combalida credibilidade.
Eles editam seus vídeos , e pior, de forma amadora. Parece que dão pra tia da cantina fazer o serviço. Rss
Me lembro a pior edição de todas que foi o lançamento de um míssil , salvo engano, o Gazelle, que foi nitidamente acelerado umas 4 vezes e alguns entraram em êxtase dada à imensa velocidade do míssil. Rsss

Makarov
Makarov
Reply to  Bosco
7 meses atrás

Entendeu agora Bosco porque o Tio Sam roubou aquele T-90? bota mais uma turbina no Abrams pra ver se presta kkkkk

Waldir
Waldir
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Os americanos tbm não acreditaram quando os russo falaram que tinha uma nova arma e tá aio míssil supersônico, que EUA tem medo de um deles cair no Texas.

sergio
sergio
Reply to  Bosco
7 meses atrás

No mesmo vídeo, antes aos 39 s pode ver de relance um outro disparo a 6.240 metros, o problema e que esse vídeo parece ser um de demonstração, acredito que não representa um combate verdadeiro.

Bosco
Reply to  sergio
7 meses atrás

Outra coisa estranha é a trajetória do míssil, que é muito regular.
Um míssil guiado por LBR (cavalgadura de feixe laser) costuma ir numa trajetória espiralada já que o sensor voltado para trás do míssil vai “tateando” , buscando o feixe central do laser.
Esse aí vai reto como se fosse um míssil guiado por “comando”.
Rsss Se brincar puseram um vídeo do Spiral (Ataka) lançado por um Terminator e confundiram com um Refleks.

Alecs
Alecs
Reply to  Bosco
7 meses atrás

Tem toda cara de ser um vídeo de teste do armamento que agora, durante a guerra, virou um vídeo de propaganda russa. Até os torcedores russos tem que admitir que se o vídeo não tivesse sido editado teria mais credibilidade. Enfim, como você disse Bosco, o armamento é bom.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Alecs
7 meses atrás

Eles não admitem. É uma crença, um fanatismo. Eles não viram o corte no vídeo, emesmo que você indique o segundo exato, eles continuarão ñão vendo. É viés de confirmação puro.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Bosco
7 meses atrás

claro q o armamento é bom. Se fosse ruim seria a russia a ter 125.000km2 do seu território ocupado e não a Ucrania+OTAN kkk

Monarquista
Monarquista
Reply to  sub urbano
7 meses atrás

A Russia conseguiu 125.000 km² do território… de um país vizinho, com fronteiras planas e sem obstáculos, pobre e que levou 03 meses para receber a primeira ajuda ocidental… Talvez o equipamento seja bom, mas os soldados e comandantes…

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  Monarquista
7 meses atrás

kkkkkkkkkk não humilha.

Deixem acreditar que a Rússia é poderosa. Que está enfrentando a OTAN uns 7.000 km de distância do seu território.

Vitor
Vitor
Reply to  Infantaria_leve_BiABR
7 meses atrás

Registra aí um faz bem para o ego 400 mil e 17 % o resto é tiragem de jornal.

ADROALDO CRUZ
ADROALDO CRUZ
Reply to  Bosco
7 meses atrás

A mim me pareceu tiros simples seguido de um teleguiado.

Lowe
Lowe
Reply to  Bosco
7 meses atrás

O vídeo original já tem até que bastante tempo, se eu n me engano lá eles usam uma HEAT, no vídeo da pra ver a movimentação dos soldados e depois o disparo, a munição subindo em alta velocidade e caindo em sima deles, até membros voandos, é bem feio o vídeo original

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Bosco
7 meses atrás

Mestre Bosco, tenho uma curiosidade absurda para entender o porque um FOG MPM não decolou no mundo… Um FOG não deixa de ser um drone suicida, a unica diferença é que usa motor foguete ou turbo jato e é guiado por fibra otica. Possui um custo muito barato, é imune a interferencias podem ser levissimos ou pesados, de 10km a 120 km de alcance…. Um M-113 pode facilmente transportar 32 celulas Fog-MPM….com a vantagem do disparo indireto a 10 km de distancia….escondido….ou longe do tiro direto dos MBT´s… Pode atuar contra blindados, MBT´s, Navios, Helis e hoje em dia, até… Read more »

Bosco
Reply to  carvalho2008
7 meses atrás

Carvalho , Eu também acho uma pena o FOG-MPM não ter tido seu desenvolvimento finalizado. Os EUA também abandonou o EFOG-M e os europeus abandonaram o Polyphen. Quem seguiu adiante com o conceito de míssil NLOS , guiado por fibra ótica , “man- in- the – loop” , foram os japoneses, sérvios, israelenses e chineses. Os americanos abandonaram o EFOG-M por conta do custo e preferiram investir no Apache/Hellfire para deter um ataque maciço do PV. Seja como for o fato é que agora os drones provaram seu valor e revitalizaram o conceito NLOS e controle humano, com a diferença… Read more »

Ciclope
Ciclope
Reply to  Bosco
7 meses atrás

Três dúvidas!
Outro tanque pode designar o alvo com o laser para o disparo?
Se sim, não teria sido esse o caso, o MBT do vídeo designou o alvo e outro disparou?
E por fim a terceira dúvida, será que só tinha um tanque T-90 disparando contra o alvo, e o impacto mostrado foi o desparado por outro MBT, por isso pareceu mais rápido?

Bosco
Reply to  Ciclope
7 meses atrás

Ciclope,
No caso do míssil Refleks ele é guiado pelo sistema “laser beam rider” e não pelo sistema “laser semi-ativo” portanto, não tem como ele ser guiado ou designado por outra unidade de mira já que ele viaja dentro do feixe laser largo, focado sobre o alvo.
O LAHAT israelense , lançado por canhão igual o Refleks, pode ser designado por outra unidade e até por um drone já que opera no modo laser semi-ativo , sendo capaz de detectar (ver) onde o feixe estreito do laser codificado está focado.

djalma
djalma
Reply to  Bosco
7 meses atrás

A questão é que raramente ele tem a chance de disparar, é destruído antes, seja por artilharia seja por minas ou seja por drones A fabrica nos Urais que produz esses tanques, T72 e T90, entrega cerca de 80 por més segundo informacões da midia especializada, so que incompletos por causa da falta dos itens que a Russia comprava no Ocidente,

Fábio CDC
Fábio CDC
7 meses atrás

Muito impressionante, muito mesmo!
.
Essa guerra, como já apontado aqui e em outros locais da Trilogia, está sendo um excelente campo de testes para armas em ação real e tantos os russos quanto ocidentais estão explorando ao máximo essa possibilidade.

alexandre
alexandre
7 meses atrás

Manda um drone pra abater o blindado russo…

Sergio Machado
Sergio Machado
7 meses atrás

Já havia ido por aí. Esse conflito esta servindo aos partícipes azeitar doutrina, empregar novas armas e analisar o desempenho do oponente.
Creio que foi muito temerário, por exemplo, os EUA enviar a versão top do Patriot. Mostrou que pore ser destruído sem muito esforço.
Por outro lado, mostra a metodologia russa de combate a ser escrutinada pela OTAN, com suas falhas e acertos.
Está sendo um divisor de aguas.

Gabriel BR
Gabriel BR
7 meses atrás

sinistro

Kommander
Kommander
7 meses atrás

É uma máquina incrível! Fico só imaginando o tanto de tecnologia empregada num trambolho gigante desse, além da grana gasta… Dá até pena de usar.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
7 meses atrás

Tirasso.

Bernardo
Bernardo
7 meses atrás

Haaaaa esses vídeos de tecnologia nova sem a gente ver se funciona ou não é a mesma coisa que assistir filmes americanos da segunda grande guerra. De resto segue o baile.

Makarov
Makarov
7 meses atrás

Quando se trata de tanque é primeiro a Rússia e depois a Rússia também….. Isso desde a WW2.. As _______ piram kkkkkkkkkkkkkkkk

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nei
Nei
Reply to  Makarov
7 meses atrás

Pelo seu nickname, já sabemos que time você joga!

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Makarov
7 meses atrás

É quase isso rsrsrsrsrsrs

Hcosta
Hcosta
Reply to  Makarov
7 meses atrás

“Pirei” sobre algo que existe há 30 anos…

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Makarov
7 meses atrás

Alemanha
Israel
EUA
Coreia que é desenvolvida
Grande Bretanha
RUSSIA

Profyler
Profyler
7 meses atrás

Artigo para os fãs de Putin acalmarem um pouco rsrs

Fábio De Souza
Fábio De Souza
7 meses atrás

Impressionante o quanto essa Guerra , está repleta de Novas Tecnologias .

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  Fábio De Souza
7 meses atrás

Essa tem uns 30 anos. Não deixa de ser boa, mas como já foi dito, claramente editado de forma bizonha.

Maurício.
Maurício.
7 meses atrás

Engraçado, quase todos os vídeos divulgados por Rússia e Ucrânia até aqui foram editados, mas esse por um estranho motivo ativou a contenção de danos…rsrsrs.

Kommander
Kommander
Reply to  Maurício.
7 meses atrás

É porque eles acham que essa tecnologia simples e besta (que no Brasil chegou atrasada, pois somos o c* do mundo) só existe no ocidente. Quando vêem alguém fora do eixo EUA/OTAN utilizando, dizem que é montagem, que não presta, que é cópia mal feita. Kkk

Bosco
Reply to  Kommander
7 meses atrás

Kommander,
Vc leva esse complexo de inferioridade e essa paranoia pra vida real ou é só aqui na Trilogia mesmo?

Bosco
Reply to  Maurício.
7 meses atrás

Fique à vontade de criticar quando vir inconsistências nas edições dos vídeos ucranianos, agora, não queira calar quem vê inconsistência nas edições dos vídeos russos. A culpa não é de ninguém se quem edita lá é a tia da cantina. E se o vídeo foi apresentado para discussão e isso que fazemos aqui na Trilogia. Discussão e análise. E você é “macaco velho” mas há jovens que frequentam a Trilogia que gostam do tema e que merecem ser melhor informados sobre o funcionamento de sistemas de armas. Um vídeo editado alegando ser uma ação real de combate pode levar esse… Read more »

Bosco
Reply to  Bosco
7 meses atrás

Exemplo do disparo do míssil LAHAT por um tanque israelense:
https://youtu.be/DD7MYj5UUfU?si=EsyLj8QG_8xvRcMw

Bosco
Reply to  Bosco
7 meses atrás

Vejam a diferença da assinatura de um disparo de míssil pelo cano de um canhão ( no caso , um LAHAT) com o disparo do canhão do vídeo que alegadamente seria de um míssil russo Refleks.
*Não achei um vídeo mostrando o disparo do Refleks mas não deve ser muito diferente do LAHAT.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
7 meses atrás

“agora, não queira calar quem vê inconsistência nas edições dos vídeos russos.”

Bosco, com todo o respeito, mas tu anda muito sensível, onde eu tentei “calar alguém”? Agora, só acho engraçado que praticamente todos os vídeos apresentados nessa guerra são editados, tanto pela Rússia como pela Ucrânia, mas a contenção de danos aparece sempre para um lado só.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
7 meses atrás

E falaram que a Rússia estava reduzida a lutar com pás.

djalma
djalma
7 meses atrás

Mais uma porcaria russa. A Ucrania consegue destruir esses tanques com um simples drone de alguns milhares de reais isso ocotre diaeiamente, as vezes são destruidos 4 ou 5 num dia como num ataque recente a Kupiansky.

Clovis Pereira
7 meses atrás

O problema da indústria bélica são os chips.Os russos bem como a China tem fábrica chips. Há china está investindo.

Orivaldo
Orivaldo
7 meses atrás

Gostaria de saber oq ele atingiu, alguém tem informações

Xico Netto
Xico Netto
7 meses atrás

O fanclube da OTAN esquece que a Ukrania tinha o segundo maior exército da Europa só perdendo para a própria Rússia. Em termos de blindados e sistemas anti-aereos não tinha nenhum país ocidental parar equiparar com a Ukrania. O problema todo quando a notícia é a favor da Rússia aparece logo, uma orda de especialistas para desqualificar e dizer que as armas russas não prestam e são obsoletas e blá blá… Agora quando a noticia é sobre um tal de fantasma de Kiev…aí pode kkkkkkkk

Calebe
Calebe
7 meses atrás

Inquestionável, até agora, e o kinzhal. Depois do fiasco na lua, perdeu credibilidade a maioria dos armamentos russos. Sucatas da era URSS.