BERLIM — A Alemanha assinou acordos com Itália, Espanha e Suécia sobre o desenvolvimento de um sucessor do tanque Leopard 2, informou o diário comercial alemão Handelsblatt na quarta-feira (6/9).

Se confirmado, o acordo certamente perturbará a França, que, em 2017, concordou com Berlim em desenvolver um tanque conjunto franco-alemão para suceder ao Leopard 2 alemão e ao Leclerc francês, num projecto assolado por atrasos e desentendimentos.

A iniciativa ocorrerá sob a liderança de Krauss-Maffei Wegmann (KMW) e Rheinmetall, os fabricantes de armas alemães que estão construindo o Leopard 2, informou o Handelsblatt, citando fontes políticas e industriais não identificadas.

O Ministério da Defesa alemão não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Um porta-voz da Rheinmetall não quis comentar a reportagem. Um porta-voz da KMW não pôde comentar imediatamente.

O jornal disse que os parceiros no acordo planejavam solicitar ao Fundo Europeu de Defesa um financiamento no valor de três dígitos de milhões de euros, acrescentando que o projeto também envolveria a sueca Saab e a italiana Leonardo. Não identificou qual empresa espanhola estaria envolvida.

Os atrasos no projeto franco-alemão proposto prejudicaram os laços já testados pelas diferenças sobre temas energéticos e pela questão de até que ponto a Europa deveria tornar-se independente dos EUA na sua política de segurança.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FredES1
FredES1
7 meses atrás

Imaginei que o Kfz.51 Panther seria o substituto do Leo2. Será que ele vai acabar como uma prova de conceito apenas?
No mais, para os europeus, seria interessante ser o mais independente possível dos EUA.

Jefferson B
Jefferson B
Reply to  FredES1
7 meses atrás

Hungria comprou o tank Kf51

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jefferson B
7 meses atrás

O número pode indicar a tonelagem. O lynx começou como kf31 e depois veio o kf41.
Kf51 é o Panther.

A Hungria comprou e produz o kf41 mas ainda não li nada sobre comprar o Panther.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  FredES1
7 meses atrás

os EUA estao é sendo bonzinhos, quando pediram no caso trump pediu mais investimento em defesa, e jogou na cara da europa que se a Rússia, atacasse quem ia salvar eles e pagar o preço ia ser os eua, se sentiram ofendidos, disseram que é mentira que não precisam dos eua, russia invadiu a ucrania e quem mais tá apoiando é os EUA, com países Europeus reclamando que não podiam mais ajudar, foram silenciados, por quem eu não sei, agora eles se escondem atrás dos EUA e nem dão um pio.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Carlos Campos
7 meses atrás

A Alemanha é uma nação ocupada militarmente. A Inglaterra é uma nação subjugada sem soberania. A França incapaz de ser protagonista de seus interesses. O custo de tudo isso é os EUA gastarem $$$$$ para manter o status quo.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Alexandre
7 meses atrás

Eu sei que existe o ressabiamento pelo passado, que vos custa muito, tudo que se refere à Europa, por conta de muitas mentiras coladas ás épocas da colonização e dos impérios, mas adiante, a Europa se guia pelos seus próprios valores, que no caso são mais parecidos no mundo, com o dos Norte-Americanos.
Só para lembrar, se a Europa ou a UE, não tivissem capacidade de defesa contra a Rússia, entao só os EUA e a China teriam.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Carlos Campos
7 meses atrás

A Europa ao contrário de vocês, se garante mesmo contra países como os Russos, pois têm 2 países, também capazes de fazer desaparecer do mapa, qualquer país do mundo, depois em armamento convencional, os países da UE ou a parte Europeia da Nato, tem o segundo ou terceiro orçamento de defesa do mundo, pois a Europa se defende através de acordos em conjunto, seja pela Nato, seja pela UE.
Para terminar, a UE quando precisa de algo, tem verbas.

Hcosta
Hcosta
Reply to  FredES1
7 meses atrás

Desde quando os Europeus não são independente em MBT’s?

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  FredES1
7 meses atrás

O KF-51 Panther é um desenvolvimento isolado da Rheinmetall. Esta empresa produz o canhão de 120 mm do Leopard 2 e outras coisas…mas o Leo 2 é um produto da KMW.
No programa conjunto entre Alemanha e França, a KMW alemã e a francesa Nexter estão como os principais contratados e a Rheinmetall como secundário.

A Rheinmetall não deve ter gostado e resolveu desenvolver um MBT novo sozinha que é o Panther Kf-51. Mas este MBT não é financiado pelo exército alemão, nem foi encomendado, sendo mais um produto de exportação.

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  FredES1
7 meses atrás

A Europa acabou acomodada com as bases militares dos EUA e também o artigo 5° da OTAN, os países não cumpriram a meta de gastar 2% do PIB na defesa.Na época do Trump ele ameaçou a Europa se eles não mudassem isso e eu concordo com isso. Mas também acho que geo politicamente a Europa ficou mais na sombra dos Estados Unidos, lembrando que eles (os europeus) ficaram dependentes energeticamente da Rússia, os europeus devem ser militarmente independentes na defesa e na voz geopolítica global, mas eles aproveitaram da aliança com os americanos e ainda reclamam depois. Os EUA não… Read more »

IvanF
IvanF
Reply to  FredES1
7 meses atrás

Achava o mesmo. Pelo jeito, erramos.
Curioso como pra franceses parecem ter dificuldade em projetos compartilhados.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 meses atrás

kkkkkkkkk brigam no caça e brigam no tanque, é muito hilário isso, pelo visto a Alemanha vai ter 2 tanques, ou só um e frança fazendo o dela sozinho, a situação é que nesse mercado ainda tem os EUA e a Coreia que começou a ganhar, o Leo2 foi inferior mesmo que pouco ao K2 na Noruega, mesmo assim venceu, Alemanha pelo visto está com pressa e vai abandonar a França se necessário.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Carlos Campos
7 meses atrás

Na minha opinião a França tem a vantagem na área dos caças e a Alemanha tem a vantagem na área dos tanques, mas como o ego de ambos é muito grande, acabam por ter esses atritos, que é até normal (embora prejudicial), afinal, cada um quer ser o líder da parada e não querem dar o braço a torcer.

Emmanuel
Emmanuel
7 meses atrás

Alemanha e França se estranhando….huuuummmmmmm.
Isso nunca dá coisa boa.

Orivaldo
Orivaldo
7 meses atrás

Esses Alemães tem que tomar vergonha na cara e tirar o escorpião do bolso

RDX
RDX
7 meses atrás

Lembrando que o projeto franco-alemão combinava o motor e o chassi do Leopard 2A7 com a torre do Leclerc.

Jefferson B
Jefferson B
7 meses atrás

Eu acho que o tank pensando pela França deve ser bem diferente do tank pensado pela Alemanha. Qual a finalidade do blindado? Pesado? Quais empresas vão fazer X ou Y? Quantia empregos? Vou perder capacidade industrial? Sei lá, tem tantas coisas envolvidas. Penso que a Alemanha deve ter um tank pensado para se defender da Rússia, lembramos que a Rússia ameaçou atacar a Alemanha com bombas nucleares a menos de 2 anos. A Rússia ameaça o povo Alemanha e o tank alemão deve ser pensado para se dender disso. Já a França deve pensando em in veículo para fins diversos,… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Jefferson B
7 meses atrás

Algo que foi divulgado como uma das discordâncias é que a França quer um MBT mais leve para poder usá-lo na África com maior facilidade. Já os alemães não querem abrir mão de uma poderosa blindagem, portanto não querem um MBT mais leve, pois eles pensam nos MBT para se defenderem dos russos.

Jefferson B
Jefferson B
Reply to  Luís Henrique
7 meses atrás

Então, é exatamente isso que eu quis dizer. São coisas bem diferentes, por isso deveriam fazer blindados diferentes.

Hcosta
Hcosta
7 meses atrás

Com a produção do Leo A8 o que este novo blindado terá de novo?

Apostaria na transmissão diesel-elétrica, APS e sensores integrados, etc…

Canhão de maior calibre, torre não tripulada, etc… não teria a certeza…

RDX
RDX
Reply to  Hcosta
7 meses atrás

Provavelmente canhão 130mm, carregador automático, APS, capacidade para disparar munições vagantes e arma secundária com capacidade C-UAS.

Digo
Digo
7 meses atrás

O certo seria a França se juntar ao Reino Unido no desenvolvimento de tanques, ambos tem objetivos geopoliticos semelhantes.

Heinz
Heinz
7 meses atrás

Quero saber onde o Brasil se encaixa nisso ai, ou na aquisição de um futuro MBT. E com o atual conflito, já sabemos que não apenas a qualidade importa, mas a quantidade também.

Rafael
Rafael
Reply to  Heinz
7 meses atrás

Não se preocupe!
Vamos modernizar o Leopard 1 até não poder mais e depois comprar algo bem usado para continuar modernizando por mais algumas décadas.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Heinz
7 meses atrás

“Quero saber onde o Brasil se encaixa nisso ai”

Como se encaixa: tentando empurrar os Leo1A5 com a barriga até que eles se desmanchem enquanto rodam, já que não tem mais Leo2 usados e Leo2 novo é bem caro.
Nesse meio tempo, os generais vão jurar por Deus que os Leo1 BR nos dão dissuasão suficiente.

Gabriel BR
Gabriel BR
7 meses atrás

Estou torcendo para a França fazer seu próprio Tanque sozinha e abandonar a parceria com a Alemanha.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Gabriel BR
7 meses atrás

E eu torcendo para a Alemanha continuar fazendo os melhores tanques de guerra do mundo SOZINHA e abandonar a parceria com a França.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Sturmgewehrstgde
7 meses atrás

Entra em um e vai para a Ucrânia testar seu “Melhor tanque”!
Prefiro 1000x o AMX Leclerc

Jose
Jose
Reply to  Gabriel BR
7 meses atrás

Caro Gabriel sou obrigado a concordar com você que o “tanque” francês é o melhor e mais seguro, visto que sequer funcionaria dificilmente chegaria a frente de batalha (ironia quanto a qualidade mecânica dos veículos leves e pesados franceses), amigo não dá para comparar França e Alemanha nesse quesito, gostemos ou não os alemães são referência nessa área.

paulop
paulop
7 meses atrás

Será que a parceria Nexter + KMW = KNDS se manterá ou vai pro brejo? Observar que os paises supracitados tem (Espanha, Alemanha e Suécia) ou terão (Itália) Leopard 2. Provavelmente há muito know-how envolvido e o que sair desse acordo, será uma bela máquina.
Também penso que, a médio prazo, outros países farão parte desse acordo (Grã Bretanha e França?). Resta saber se será economicamente viável.
Aliás, os europeus tem uma série de projetos conjuntos em defesa, mas não aparentam sair muito do trilho…
Vamos aguardar…
Abraço

Tutor
Tutor
7 meses atrás

Cadê a “potênfia” sul-americana, para se meter no meio desse acordo aí? Vai lá, pedir não custa nada.