Legislador dos EUA pede o fim de todas as exportações de tecnologia para Huawei, SMIC após descoberta de chip em novo smartphone

95
  • Os comentários do influente congressista republicano Mike Gallagher vêm depois que a Huawei revelou o smartphone Mate 60 Pro contendo um chip avançado
  • Fornecedores dos EUA receberam licenças no valor de bilhões de dólares para vender tecnologia à Huawei e SMIC, apesar das restrições comerciais

O Departamento de Comércio dos EUA deveria encerrar todas as exportações de tecnologia para a Huawei Technologies e a principal empresa de semicondutores da China após a descoberta de novos chips em telefones Huawei que podem violar as restrições comerciais, disse o presidente do comitê da Câmara dos Representantes sobre a China na quarta-feira.

Os comentários do deputado Mike Gallagher, um influente legislador republicano cujo comitê seleto pressionou o governo Biden a adotar uma postura mais dura no envio de tecnologia dos EUA para a China, ocorrem depois que a gigante chinesa de eletrônicos Huawei começou na semana passada a vender um telefone chamado Mate 60 Pro.

O telefone contém um chip que os analistas acreditam ter sido feito com um avanço tecnológico da Semiconductor International Manufacturing Corp (SMIC).

“Este chip provavelmente não poderia ser produzido sem a tecnologia dos EUA e, portanto, o SMIC pode ter violado a Regra de Produto Direto Estrangeiro do Departamento de Comércio”, disse Gallagher em comunicado. “Chegou a hora de acabar com todas as exportações de tecnologia dos EUA para a Huawei e SMIC para deixar claro que qualquer empresa que desrespeite a lei dos EUA e prejudique a nossa segurança nacional será excluída da nossa tecnologia.”

A Huawei foi colocada numa lista negra comercial em maio de 2019 por questões de segurança nacional, forçando os seus fornecedores norte-americanos e outros a obter uma licença especial para enviar mercadorias para ela. O SMIC foi adicionado à chamada lista de entidades em dezembro de 2020, devido ao receio de que pudesse desviar tecnologia avançada para utilizadores militares.

As restrições comerciais impostas à Huawei e à SMIC incluem a Regra de Produto Direto Estrangeiro, destinada a impedir qualquer empresa em qualquer lugar do mundo de usar ferramentas dos Estados Unidos para fabricar um chip para a Huawei.

Mas os fornecedores da Huawei e da SMIC receberam licenças no valor de milhares de milhões de dólares para vender tecnologia dos EUA às empresas, apesar de estarem nas listas comerciais, informou a Reuters anteriormente. Cerca de 90 por cento das licenças foram para vendas à SMIC.

O departamento do Departamento de Comércio dos EUA que supervisiona os controles de exportação não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
7 meses atrás

Tio Sam querendo celulares sem componentes made in China?

🤣🤣🤣🤣🤣 boa sorte pra eles…

Underground
Underground
Reply to  Willber Rodrigues
7 meses atrás

Ao contrário.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Underground
7 meses atrás

É muito mais fácil eu me livrar de meus equipamentos ( notebook, celular, etc.) sem componentes “made in USA”, do que “made in China”.
Se até nos F-35 tinha cmponentes chineses, imagine celulares comuns…

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Willber Rodrigues
7 meses atrás

Bom, se os EUA quiserem eles conseguem, só vai depender do custo porque tecnologia e intelectos eles tem de sobra pra isso, já o Brasil só fica olhando os grandes brigarem com cara de bobo, por aqui xom 1kg de aço fazemos martelos e enxadas, enquanto os japoneses fazem relógios.

Oplot
Oplot
Reply to  Carlos Crispim
7 meses atrás

Meu deus quanto chororo pra algo que nem tem a ver com o Brasil.

Anderson Araújo
Anderson Araújo
Reply to  Oplot
7 meses atrás

… mas vai respingar aqui, é só observar ..

Caio
Caio
Reply to  Carlos Crispim
7 meses atrás

Jamais! Não tem mais como EUA fazer nada como mundo globalizado. BRICS+ já é um quebra de controle americano.

V.Silva
V.Silva
Reply to  Carlos Crispim
7 meses atrás

O agro é pop! Brasiiiil!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Willber Rodrigues
7 meses atrás

Já falei isso trocentas vezes:

Se sanções não funcionaram nem contra Irã e CN, porque diabos ela funcionaria logo contra a China?

Augusto
Augusto
7 meses atrás

“(…) para deixar claro que qualquer empresa que desrespeite a lei dos EUA e prejudique a nossa segurança nacional será excluída da nossa tecnologia.”

Neste caso, a China não está fazendo nada de ilegal ou imoral, apenas competindo ferozmente gradualmente sobrepujando os EUA. Então, a conclusão é a seguinte: Joãozinho, dono da bola, vê que seu time está perdendo. Ele não gosta nada disso e diz que precisa parar o jogo e levar a bola porque sua mãe o chamou.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Augusto
7 meses atrás

Excelente comentário. Só acrescento no final que o Joãozinho pegou a bola e foi embora, porém o resto da meninada continuou jogando com outra bola. Joãozinho ficou enfurecido e não aceita que ninguém mais jogue, vai voltar armado e fazer m….

Maurício.
Maurício.
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

Joãozinho só faz bullying com os pobrinhos da turma, Joãozinho é esquentadinho mas não é burro, ele sabe com quem ele pode se meter…rsrsrs.

Eromaster
Eromaster
7 meses atrás

O titio do norte acha que nenhum país pode desenvolver tecnologias avançadas sem a permissão deles. Qualquer um que ouse a fazer isso será boicotado e sancionado por titio do norte.
È exatamente o que está acontecendo contra China. Esse papinho de “Segurança Nacional” é apenas uma desculpa pra continuar mantendo a hegemonia mundial inalterada.

Carlos
Carlos
Reply to  Eromaster
7 meses atrás

Quando o titio do norte gasta dinheiro na pesquisa, os outros ficam à espera para colher a sabedoria sem gastar um dólar e exemplos não faltam da violação da propriedade intelectual https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/08/29/eua-no-buscam-se-afastar-da-china-diz-secretria-de-comrcio.ghtml, já que todo o mundo sabe quem são os campeões na cópia do que é feito e por causa disso, apenas copiar, o BRICS não irá longe

Jefferson
Jefferson
Reply to  Carlos
7 meses atrás

Nem tudo da pra “copiar” em tecnologia, existe uma coisa chamada know-how, que exige tempo, pesquisa e trabalho para dominar desenvolver e aperfeiçoar tecnologias.

Carlos
Carlos
Reply to  Jefferson
7 meses atrás

Nas sociedades autocráticas, as verdades são absoluta e não questionáveis, o mesmo não acontece no Ocidente já que apesar de todo o mundo tem por verdade a Teoria da relatividade de Einstein, mas existem físicos que questionam a verdade absoluta desta teoria. Existe um site onde se pode ver noticias sobre tecnologia e que é tudocelular.com e neste site podes ler as seguintes noticias https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n206265/apple-eua-china-engenheiro-roubo-tecnologia.html, https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n199287/eua-bloqueio-chips-produzidos-empresas-chinesas.html, https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n200947/eua-china-equipamentos-chips-mercado-.html e https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n145904/huawei-novas-acusacoes-nos-eua.html. Como podes ler também o know-how está patente nestas noticias e nem é necessário tempo, pesquisa e trabalho para dominar, desenvolver e aperfeiçoar tecnologias.

Jose
Jose
Reply to  Carlos
7 meses atrás

Caro Carlos se for contar o que os EUA já se apossaram de forma ilegal mundo a fora amigo (vide Alemanha), é claro que isso não valida que China, Rússia, Índia ou outro também o faça, mas que sim esta é a realidade por aí, se tiver curiosidade de uma pesquisada pra ver o que os grandes inventores americanos fizeram e certamente ainda fazem dentro dos EUA, verá que se apropriar ilegalmente de ideias é algo muito comum dentro daquele país, agora imagine o que não fazem em outros países.

Carlos
Carlos
Reply to  Jose
7 meses atrás

Não julgues os outros à tua própria imagem. Atualmente existem leis e tratados que regulam as relações internacionais: Falas da Alemanha mas nesse caso só me recordo que foram os serviços secretos alemães que retiraram Wernher von Braun da Alemanha, mas recordo-me dos danos que causaram a Espanha devido a Porto Rico, Cuba e Filipinas, que eram as únicas colónias espanholas que tinham passado ao lado das independências que assolou a América hispânica, mas em qualquer caso não havia nem leis, nem tratados que regulassem as relações internacionais mas hoje existem tratados que protegem a propriedade intelectual porque se for… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Carlos
7 meses atrás

Não sei como você se comporta na sua vida e muito menos me interessa, contudo, sugiro que pense antes de rotular/ofender alguém pois esse tipo de comportamento pode lhe causar grandes problemas algum dia, estamos apenas comentando sobre fatos mais do que comprovados que tudo indica você os desconhece, mas o fato de você os desconhecer ou não concordar não quer dizer que não existam, inúmeras descobertas dentro dos EUA foram “tiradas” de seus reais inventores mesmo com a lei de patentes em vigor, mais uma vez se não conhece os fatos ou não concorda isso não justifica querer ofender… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Carlos
7 meses atrás

Nunca na história deste planeta alguém conseguiu impedir o fluxo de tecnologias/conhecimento pois o nível de escrutínio para realizar tal tarefa teria que ser tão severo a ponto de você ter que controlar inclusive o comportamento humano, no final das contas não somente o alvo será prejudicado mas também outros supostos parceiros. Leis e tratados que protegem a Propriedade Intelectual funcionam até a página 2 e geralmente para os mais fracos pois para os mais fortes o fluxo pode continuar através de outros canais. Chegamos até aqui porque conhecimento e tecnologias foram trocadas deliberadamente ou não por milhares de anos… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  WSilva
7 meses atrás

Contigo não vou debater nenhum tema como já fiz antes, porque és muito anti EUA e muito pró China, mas deixo uma pergunta; Já aprendeste a comer arroz com feijão utilizando os pauzinhos?

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos
7 meses atrás

Se os EUA espiaram ingleses e alemães, isso que dizes não é nenhuma novidade. O que interessa saber é se os serviços secreto roubaram algum know-how registado da Petrobras, e isso sim é crime.

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos
7 meses atrás

“E tu não sabe disso”, com este grau de conhecimento nem vale a pena debater, mas sim recomendar-te um regresso à escola e estudares gramatica portuguesa, e melhorar a capacidade de interpretação do que é escrito e claro que todo o mundo sabe que os EUA espionaram a “presidenta” e ficaram desiludidos porque descobriram que ela apenas inventou uma palavra, a palavra “presidenta” como se tivesse sido a primeira e porque em geral todas as palavras acabadas com a vogal “e”, são palavra neutrais em relação ao género e a primeira mulher presidente no mundo foi a islandesa Vigdis Finnbogadottir.… Read more »

yuri
yuri
Reply to  Eromaster
7 meses atrás

“Que sempre fora a base de seu boom econômico junto com suas guerras, golpes e desestabilização em série de países pelo mundo.” os EUA não cresceram por causa disso. guerra não faz nenhum país crescer, isso é um mito anglo-saxão que já foi desmentido a muito tempo

yuri
yuri
Reply to  yuri
7 meses atrás

pela história sim. a europa ocidental e os EUA se alavancaram por causa do livre mercado, não por causa do imperialismo. quanto você acha que a guerra da coreia custou pros EUA? quanto você acha que a anexação da america latina custou pro império espanhol? quanto você acha que o neocolonialismo africano custou pra inglaterra, frança, alemanha, etc? porque você acha que o império britânico acabou? repito: é um mito anglo-saxão. alguns políticos americanos, principalmente democratas, ainda acreditam nesse mito, mas já foi desmentido, vários economistas alertam as autoridades americanas disso desde os anos 70, mas infelizmente são vozes que… Read more »

yuri
yuri
Reply to  yuri
7 meses atrás

sim. e você não respondeu as perguntas que lhe fiz.

Bispo
Bispo
7 meses atrás

EUA defensor do “livre comércio” da “globalização”, desde que eles sejam os vendedores.

A China emerge como potência e o EUA mudam o tom alegam “segurança nacional”.

Qual a lição a se tirar , não dependam de nações “amigas” a facada não será só nas costas.

Ramon
Ramon
7 meses atrás

Acho essas sanções as coisas mais sem sentido que tem, em alguns lugares que não se tem recursos para investir em pesquisas e não se tem gente capacitada pode até funcionar, mas em outros como a China essas sanções literalmente é um incentivo para o desenvolvimento de novas soluções para se contornar as sanções o que resulta no nascimento de mais concorrência no mercado, se os EUA querem ganhar a guerra econômica e tecnológica contra a China vai ser incentivando internamente a criação de novas tecnologias que supere as chinesas, traga benefícios para nós e que sejam acessíveis, mas pelo… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Ramon
7 meses atrás

Já disse isso trocentas vezes:

Sanções não funcionaram nem contra Irã e CN, acham mesmo que vai funcionar contra a China?

Mars
Reply to  Ramon
7 meses atrás

Tem um erro no teu comentário. As sanções americanas não são para impedir os chineses de desenvolverem sua própria tecnologia mas sim para eles pararem de copiar a americana. É igual a um aluno que passa meses estudando para uma prova e chega no dia, outro aluno senta do lado dele e copia as resposta e tira a mesma nota. Os americanos são o aluno que estudou e os chineses é o aluno que tira vantagem. rs Obs.: E sim, eu tenho ciência que os americanos não são santos mas seus erros não anulam esse comportamento chinês, que também é… Read more »

Eromaster
Eromaster
Reply to  Mars
7 meses atrás

Mentira!

WSilva
WSilva
Reply to  Mars
7 meses atrás

Se você remover dos EUA tudo que vem da Europa aquele país vira pó.

Cuidado com esse mantra de ”copiar”.

Victor
Victor
Reply to  Mars
7 meses atrás

Mas não é tecnologia holandesa?!? Ué? Americana ou da UE capacho dos USA?

fjuliano
fjuliano
7 meses atrás

Os cães ladram e a China não para. Interessante o comportamento pragmático dos chineses. Não falam alto, não entram em discussões inúteis, somente continuam trabalhando e se desenvolvendo, produzindo sempre mais e mais. Cada vez que os EUA agem ofensivamente contra a China usando a economia como arma, pimba, os chineses ficam ainda mais independentes e se moldam às novas realidades. Enfim, nosso maior parceiro comercial está de parabéns.

fewoz
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

Seu comentário sobre o pragmatismo chinês é muito pertinente. Um youtuber espanhol chamado Adrián Díaz faz muitos vídeos do tipo. Um deles foi sobre o ministro das Relações Exteriores da China encontrando o seu homólogo de Cingapura: ao ver que ele estava sem gravata, ele a tira, pra não parecer ficar em posição de superioridade e sua equipe percebe imediatamente (ao menos é o que supomos). Você pode encontrar este vídeo no Youtube buscando “China Foreign Minister Removes Tie When Meeting S’pore Team” Realmente entendemos pouco da China e de como pensam os chineses. É uma visão de mundo totalmente… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
7 meses atrás

Sinceramente ….. Se a China tivesse atingido tal capacidade de verdade, teria alardeado o fato ao mundo de forma estrondosa como mais uma façanha gloriosa do partido comunista. Até prova em contrário continuo desconfiando deste tipo de notícia.

Vitor
Vitor
Reply to  Andromeda1016
7 meses atrás

Camarada sua cabeça está no século passado…acabou a guerra fria …estamos entrando no mundo multipolar.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Vitor
7 meses atrás

Sim multipolar. Isso é bem vindo e eu apoio. Mas não entendi o que isso tem a ver com a matéria aqui.

WSilva
WSilva
Reply to  Andromeda1016
7 meses atrás

E onde você estava nesses dias? Na mídia chinesa só se falou isso por vários dias, no ocidente tiveram que contratar especialistas para abrir o celular e comprovar que realmente era tecnologia avançada. O anuncio do Mate 60 Pro que não tinha nem data foi feito justamente durante a visita da secretária de Comércio dos EUA Gina Raimondo à China. O celular já estava pronto a meses só esperando o momento certo. Esse comportamento é tipico dos chineses, eles enviam mensagens de forma sutil e essa tinha uma pitada de vingança pois eles poderiam evitar mais atrito com os EUA… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  WSilva
7 meses atrás

O que li foi que há suspeita de tal fato. Pode providenciar link de notícia comprovando que essa suspeita é real? Desde já agradeço pela atenção.

Fernando
Fernando
7 meses atrás

Nada pode segurar a ascensão da China. Nada. A natureza encontra seus meios.

yuri
yuri
Reply to  Fernando
7 meses atrás

só a própria china. e é o que está acontecendo…

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
Reply to  Fernando
7 meses atrás

A capacidade produtiva da China e os recursos da Rússia+Ásia Central serão imparáveis em médio prazo. Os americanos acham que podem repetir o cerco econômico que fizeram com o Japão no pré-II Guerra, estão redondamente enganados.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Adiposo do Bitcoin
7 meses atrás

O continente asiático é um velho continente cheio de conflitos e feridas históricas …. ou todo mundo fica louco da noite para o dia e resolvem deixar as diferenças de lado e juntar as mãos e cooperar como você faz entender, ou alguém subjuga os demais e impõe a “cooperação” regional à força. Vejo muita vontade dos países de se unirem em objetivos comuns, mas boa vontade pode ser apenas a porta de entrada para o inferno para muitas pessoas, logo por enquanto só consigo ver potencialidade lá, coisa que não representa muita coisa na prática neste momento. O esforço… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Andromeda1016
7 meses atrás

”A China não pára e bolinar a Índia por causa da fronteira no Himalaia” De onde vocês tiram essas loucuras? O que existe é a palavra da Índia(replicada pela máquina de propaganda americana que possivelmente te enganou) contra a palavra da China, sua crença em um é possivelmente ideologica e não racional pois se fosse racional você saberia que existe uma disputa entre esses dois países e ambos usam como base linhas ainda dos tempos do Império britanico, ou seja, não existe certo ou errado, existe uma disputa que precisa ser resolvida entre os dois e ponto. ”assim como os… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  WSilva
7 meses atrás

Não importa que lado está certo, pois o foco é que a união dos países asiáticos em um grupo coeso e unificado é mais lenda do que realidade neste momento. Agora se a China não participar desse grupo, a possibilidade da união asiática se concretizar aumenta muito mais, pois a China tem problemas com quase todo mundo na Ásia.

WSilva
WSilva
Reply to  Andromeda1016
7 meses atrás

Uma união coesa necessita de um hegemon, a Asia não aceitará esse líder como a Europa aceita os EUA e isso é uma coisa boa.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  WSilva
7 meses atrás

Claro …. é a vez da China ser o poder hegemônico não? A China que hoje posa de dragão poderoso mas que foi humilhado e escravizado no passado por mongóis, manchus, ingleses, japoneses, muçulmanos e hoje ameaça a todos sem distinção pois tem medo de voltar a ser dominado de novo … ninguém vai aceitar uma China hegemônica, e se união contra ela para que isso não aconteça, e isso é tão óbvio ….

WSilva
WSilva
Reply to  Andromeda1016
7 meses atrás

”Claro …. é a vez da China ser o poder hegemônico não?” Claro que não, trocar EUA por China é trocar seis por meia dúzia. Ninguém quer isso. ”A China que hoje posa de dragão poderoso” Isso é ilusão da sua cabeça. Recentemente os EUA tentaram classificar a China como país desenvolvido, os chineses recusaram. ”hoje ameaça a todos sem distinção pois tem medo de voltar a ser dominado de novo” E evitar futuras invasões não é algo inteligente e sábio? Porém, a China não ameaça ninguém até porque aqueles que invadiram a China no passado já viraram pó. Império… Read more »

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

quem me dera se o brasil tivesse o destino cruel do japão kkkkkkkkkkk
é engraçado, vocês sempre falam “ah, escravo dos EUA” mas nunca falam do sucesso econômico dos escravos deles, principalmente do japão, um dos países mais industrializados e bem sucedidos do mundo, que mesmo não tendo o mesmo crescimento hoje que tinha nos anos 80, ainda segue firme e forte sendo a 3 maior economia do mundo.

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

Você não pode desassociar o sucesso economico do Japão com sua subserviência humilhante aos EUA, isto é, o pacote ”Japão” é pequeno demais para o Brasil por toda sua grandeza e potencial.

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

beleza. e o canada e a australia? são pequenos também? kkkkkkkk
ah, e o império chinês acabou em 1911, morto pelos maiores inimigos da china: eles próprios.

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

São menores ainda em termos de relevância.

”império chinês acabou em 1911”

O Império persiste e está mais forte do que nunca, diferente de Grecia, Roma, Portual, Inglaterra etc que dificilmente chegarão perto de seu zénite de novo.

Império aqui signica mais grandeza, força e influencia do que título imperial.

O próprio Japão tem um imperador que na verdade é um escravo dos EUA.

A própria Inglaterra até pouco tempo atrás tinha uma Rainha quase que inútil no coração do país.

Título Imperial/Real não é o mais importante.

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

“São menores ainda em termos de relevância.” que esforços vocês fazem pra negar os países mais industrializados do mundo, meu deus. “O Império persiste e está mais forte do que nunca, diferente de Grecia, Roma, Portual, Inglaterra etc que dificilmente chegarão perto de seu zénite de novo.” é outro império, completamente diferente, o império chinês que existia no século 16 caiu a muito tempo, teve o mesmo destino de grécia, roma, etc. e não, não está mais forte do que nunca, já vem demonstrando várias vezes que ele vai cair, da mesma forma que caiu o império chinês original. sua… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

”é outro império, completamente diferente, o império chinês que existia no século 16 caiu a muito tempo, teve o mesmo destino de grécia, roma, etc.” Apenas o regime e o poderio militar são diferentes, o resto é igual inclusive todas as reinvidicações chinesas seja pelo PCCh na China continental ou KMT em Taiwan se baseiam no Império chinês. ”e não, não está mais forte do que nunca, já vem demonstrando várias vezes que ele vai cair” Qualquer coisa um dia vai cair, o resta para vocês é ficarem chutando datas igual os degenerados que ficam chutando datas sobre o Fim… Read more »

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

“Apenas o regime e o poderio militar são diferentes, o resto é igual inclusive todas as reinvidicações chinesas seja pelo PCCh na China continental ou KMT em Taiwan se baseiam no Império chinês.” não, eles só usam do império chinês quando convém, assim como todo país comunista. “O Vietnã é governado por um partido comunista criado em território chinês, o país é fortemente influenciado pela China a mais de mil anos.” era influenciado pela china, não é mais. tanto que agora brigam por território. “O Vietnã é governado por um partido comunista criado em território chinês, o país é fortemente… Read more »

yuri
yuri
Reply to  yuri
7 meses atrás

ainda é a 3 maior economia do mundo e segue firme e forte apesar das adversidades que não, não foram impostas pelos EUA. ah, e tenho sim um aparelho feito no japão, de 2011.

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

“A maioria daqueles países têm reivindicações que violam as reivindicações de outros” favor, dar exemplos. de que forma as reivindicações das filipinas( que na verdade não são reivindicações, aquelas ilhas são dela por direito ) afeta as reivindicações do vietnã? nenhum afeta o outro. somente aquelas ilhas são das filipinas, eles não reivindicam as ilhas que são do vietnã. assim como o vietnã não reivindica ilhas que são da malásia. somente a china está querendo ilhas que são dos outros. e por mais que os EUA não sejam bonzinhos( bem pelo contrário ), por mais que suas intenções não sejam… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

Quem te disse que as ilhas são das Filipinas? Você está se escorando em que para afirmar isso? Verifque novamente e verá que há disputas maritimas no mar do sul da China além da China. Você por acaso sabia que Taiwan reinvidica a mesma ilha que a China reinvidica mas que hoje está sob controle do Japão? Você sabia que a reivindicação chinesa sobre o mar do do sul da China é baseada na mesma reinvidicação do governo que criou Taiwan? Taiwan oficialmente tem as mesmas reinvidicações da China, quer dizer, até maiores pois inclui toda a China continental +… Read more »

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

“Quem te disse que as ilhas são das Filipinas?” praticamente o mundo todo reconhece como sendo das filipinas. “Você por acaso sabia que Taiwan reinvidica a mesma ilha que a China reinvidica mas que hoje está sob controle do Japão?” essa é uma ferida que já foi cicatrizada a muito tempo. “Você sabia que a reivindicação chinesa sobre o mar do do sul da China é baseada na mesma reinvidicação do governo que criou Taiwan? Taiwan oficialmente tem as mesmas reinvidicações da China, quer dizer, até maiores pois inclui toda a China continental + uma parte do território russo(Vladivostok) e… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

”praticamente o mundo todo reconhece como sendo das filipinas.” E por que essas ilhas voltaram ao controle chinês após o fim da segunda guerra mundial? rs O proprio EUA disseram na época aquelas ilhas não são das Filipinas. ”essa é uma ferida que já foi cicatrizada a muito tempo.” Não foi. As reinvidicações do PCCh são baseadas nas do KMT, aliás as reivindicações do PCCh são menores. ”mentira, propagada lógicamente, pelo pcch” Muito verdade, basta pesquisar as reinvidicações do KMT, Partido este que criou Taiwan que na verdade se chama oficialmente Republica da China. O próprio presidente Lee Teng Hui… Read more »

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

“E por que essas ilhas voltaram ao controle chinês após o fim da segunda guerra mundial? rs” não voltaram. “Não foi. As reinvidicações do PCCh são baseadas nas do KMT, aliás as reivindicações do PCCh são menores.” não são. só são semelhantes no papel devido ao jogo duplo do KMT, que também defende a unificação da ilha com o continente “A decisão de Tribunal que julgou aquelas ilhas como parte das Filipinas foi rejeitado tanto pela China como por Taiwan além desse Tribunal não ter jurisdicação sobre essas disputas, ou seja, não vale nada.” eles tem jurisdição sim, pois são… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

”não voltaram.”

Voltaram em 1946.

”não são. só são semelhantes no papel devido ao jogo duplo do KMT, que também defende a unificação da ilha com o continente”

Me diga aqui as diferenças então das reinvidicações do PCCh e do KMT. rs

”eles tem jurisdição sim, pois são águas internacionais.”

Não tem, tanto que China e Taiwan recusaram. rs

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

“Voltaram em 1946.” mentira
“Me diga aqui as diferenças então das reinvidicações do PCCh e do KMT. rs” o KMT, na pratica( repito: na pratica ) deseja a volta do debate sobre a região de vladivostok e uma área da mongólia que também é reveindicada pelo pcch. mas é só isso, a volta do debate. é diferente do pcch, que quer fazer tudo a força.
“Não tem, tanto que China e Taiwan recusaram. rs” china sim, taiwan não.
lembrando: não é o KMT que governa a ilha atualmente.

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

”“Não tem, tanto que China e Taiwan recusaram” china sim, taiwan não.” Aqui está a versão oficial no site do KMT sobre as ilhas e também sobre a decisão do Tribunal REJEITADA por Taiwan, inclusive durante o governo do DPP. ”The Presidential Office’s statement over sovereignty yesterday reiterated that the South China Sea islands and their adjacent waters belong to the Republic of China. This is the Republic of China’s position and insistence. We absolutely will defend the territory and sovereignty of our country.” Such a statement ought not be contributed to provoke the Mainland or tilt toward the US.… Read more »

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

não está sendo falado sobre as ilhas das filipinas ai, e sim ilhas disputadas com a china continental.

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

Está sim, essas ilhas que você acha que são das Filipinas(que não são) estão dentro da chamada 11-dash line que Taiwan(Republica da China) defende e dentro da 9-dash line que a China continental defende. ”The line — also known as the “11-dash line” — was featured in the “Location Map of the South China Sea Islands” drawn up by the ROC government in 1947. After the KMT lost the Chinese Civil War and fled to Taiwan, the Chinese Communist Party changed it to a “nine-dash line.”’ Fonte: https://www.taipeitimes.com/News/front/archives/2016/07/13/2003650919 Tem mais: Taipei, July 19 (CNA) President Tsai Ing-wen (蔡英文) reiterated Tuesday… Read more »

yuri
yuri
Reply to  yuri
7 meses atrás

só pra lembrar que a china nunca tocou em taiwan antes de 1949…

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

Taiwan foi colonizado e anexado oficialmente pela China ainda durante o periodo imperial, tanto que a China continental reinvidica Taiwan e Taiwan reinvidica a China continental, tudo faz parte de uma só China.

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

na prática, durante o período da china imperial, a ilha de formosa era uma terra praticamente independente, os aborígenes lá tinham seu governo próprio. tinham negócios tanto com os chineses quanto com os portugueses.

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

Até os chineses colonizarem e anexarem oficialmente a ilha que fazia parte da provincia de Fujian.

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

o que só foi acontecer oficialmente já na republica.

WSilva
WSilva
Reply to  yuri
7 meses atrás

A ROC apenas manteve aquilo que foi decido pela China imperial(Qing Dynasty), Taiwan parte da provincia de Fujian.

yuri
yuri
Reply to  WSilva
7 meses atrás

não oficializado.

Riberto
Riberto
7 meses atrás

Agora nao pode fazer nada que tudo viola a lei dos eua que é copia que tem tecnologia americana e blablabla hauahaua cada uma. Fiquem para tras mesmo.

Rafael
Rafael
7 meses atrás

Por mim, podem brigar o quanto quiserem.
Quanto mais briga, mais rápido a tecnologia avança e mais forte fica a disputa entre as empresas do setor, que são obrigadas a fazer melhor a cada dia.
Todo mundo sai ganhando.

Wagner
Wagner
7 meses atrás

Sinais de declinio não tem mais capacidade de concorrer na fronteira do conhecimento,o preço da privatização educacional chegou.

Underground
Underground
7 meses atrás

Muita gente elogiando a China como se fizéssemos parte dela.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
7 meses atrás

Se o Brasileiro defendesse as empresas Brasileiras, igual alguns defendem as Americanas talvez seríamos outro país

Underground
Underground
Reply to  SGT MAX WOLF FILHO
7 meses atrás

O brasileiro defende empresas brasileiras. É o Estado brasileiro que segue no caminho contrário.

Jefferson
Jefferson
7 meses atrás

A indústria nacional está a pelo menos 40 anos atrás no desenvolvimento desse tipo de estrutura.

Marcelo
Marcelo
7 meses atrás

A China vai ter que parar de copiar e desenvolver tecnologias próprias … e isso é ótimo para o mundo … inclusive para os EUA. Isso se chama competição.

António Rodrigues
António Rodrigues
7 meses atrás

O que a história lembra e todos fazem para esquecer na actualidade,é que quem é encostado á parede mais tarde ou mais cedo reage de maneira violenta, ainda á pouco tempo vi o que levou o Japão a entrar na segunda guerra e se os estados ocidentais, aquando no fim da primeira guerra, que tiveram o Japão como aliado anti alemão aquando da conferência de Paris trataram o Japão muito abaixo de cão, foi posto de lado tratado com inferior. Lembrar que de inferior era por serem asiáticos. Esqueceram a derrota naval aos russos, a marinha japonesa já era temível.… Read more »

António Rodrigues
António Rodrigues
7 meses atrás

E o mais engraçado quem tirou o Japão da era samorai foram os estados unidos, quem ajudou a marinha japonesa a ser grande foram os ingleses para desiquilibar o forças russas por lá.
Quem ajudou a China a chegar onde está foram os países ocidentais que caíram na armadilha do partido único chinês com a miragem da mão de obra barata….

fewoz
7 meses atrás

Onde estão os liberais nesta hora defendendo o seu tal “livre” mercado?

Underground
Underground
Reply to  fewoz
7 meses atrás

Foi com livre comércio que a China se tornou o que é. E vendendo para os EUA.
Foi com livre comércio que o Japão se tornou o que é. E vendendo psra os EUA.

Jonvito
Jonvito
7 meses atrás

A única coisa que a gente compra dos usa é os produtos da maçã fora isso o resto é tudo made in China e ainda sai mas em conta

Rosalvo
Rosalvo
7 meses atrás

Uai não são os EUA que tanto falam em livre comércio, livre concorrência e livre mercado?

AMX
AMX
Reply to  Rosalvo
7 meses atrás

Você esteve por lá (EUA), não?

AMX
AMX
Reply to  AMX
7 meses atrás

Pensei que o conhecia.

Underground
Underground
7 meses atrás

Brasil está nas piores classificações no ensino básico. O legado do Estado brasileiro aos seus cidadãos é esse. Não é o chip que vai salvar o Brasil.

Josue
Josue
7 meses atrás

Mais armas de “destruição em massa”? Ninguém acredita mais nessas desculpas dos americanos de tentar dominar o mundo na base da força.

Ander
Ander
7 meses atrás

Mas cadê a livre concorrência capitalista? Opa só vale quando minhas empresas não precisam concorrer e consegue enfiar guela baixo e no preço que quer.

Victor
Victor
7 meses atrás

Livre mercado né? Só se eles tiverem a vantagem competitiva. Senão é protecionismo mercantilista….

AUGUSTO
AUGUSTO
7 meses atrás

Mais embargo que os Iranianos receberam essas décadas e só incentivou eles desenvolverem armas modernas que nem sonhariamm ter hoje não fosse esse tal embargo… pensamento simplista resultado medíocre.