Tanques semelhantes aos utilizados pelo Exército Brasileiro são retirados de museus dinamarqueses para ensinar militares ucranianos

109
Leopard 1a5 da dinamarca

Uma coisa é prometer um monte de tanques excedentes ao esforço de guerra ucraniano. Outra coisa é colocar os tanques antigos em condições de funcionamento e treinar equipes para operá-los – especialmente depois que os tanques estiverem armazenados por 19 anos.

O governo dinamarquês aprendeu essa lição da maneira mais difícil depois de um consórcio formado pela Dinamarca, Alemanha e Holanda – e mais tarde Bélgica – ter anunciado em Fevereiro que doaria à Ucrânia uma centena inicial de tanques Leopard 1A5 da década de 1980. Nos seis meses seguintes, o compromisso aumentou para 178 tanques.

São muitos tanques : foram até cinco batalhões. E como cada Leopard tem uma tripulação de quatro pessoas, eles exigem muitos militares. O treinamento de quase mil militares exigiu um esforço intensivo da Dinamarca e da Alemanha. Um esforço intensivo que precisou da ajuda de alguns museus.

Com o consórcio até agora a entregar apenas 10 Leopard 1A5, o treino está em curso – e poderá continuar até 2024, à medida que os aliados de Kiev cumpram o seu compromisso de tanques e treinem quaisquer tripulações de substituição que as forças armadas ucranianas necessitem.

O exército dinamarquês foi o mais recente operador do Leopard 1A5. Ele retirou seu último Leopard 1 em 2005, substituindo o tipo pelo mais pesado Leopard 2. Ainda há alguns ex-tripulantes do Leopard 1A5 seniores na única unidade blindada do exército dinamarquês, o Jutland Dragoon Regiment.

Esses rudes veteranos dinamarqueses formaram o quadro de treinamento e, reforçados por alguns militares dinamarqueses aposentados que se ofereceram para retornar ao serviço governamental, estabeleceram-se no campo de treinamento de Klietz, a oeste de Berlim. A eles se juntaram instrutores alemães com experiência em veículos de engenharia do exército alemão, que compartilham o chassi do Leopard 1.

Os estagiários ucranianos começaram a chegar em maio. De acordo com um comunicado militar dinamarquês, os dinamarqueses assumiram a responsabilidade pela primeira fase do seu treino – o básico. Os alemães assumiram a segunda fase. Tradutores e prestadores de serviços da indústria alemã auxiliam em ambas as fases.

O treinamento é curto: apenas seis semanas. Em contraste, os dinamarqueses treinam os seus próprios militares ao longo de um programa de dois meses. Ajuda o facto de muitos dos ucranianos serem veteranos endurecidos da guerra de 19 meses da Rússia contra a Ucrânia: eles já sabem como lutar num tanque. “Não há razão para lhes contarmos algo que já sabem”, disse um instrutor dinamarquês.

Tendo contratado instrutores, o consórcio também precisava de veículos para os estagiários praticarem. Embora os alemães tenham feito uso dos seus veículos de treino sem torres – que anteriormente treinavam condutores de veículos de engenharia – as fases finais da instrução, incluindo a artilharia, requerem tanques com capacidade de combate.

Mais uma vez, a idade do Leopard 1A5 representou um problema. A maioria dos tanques pertencia, na verdade, à empresa alemã Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft – e estavam guardados num armazém há duas décadas. Eles precisavam de reforma.

Mas o treinamento não esperaria. “É claro que não temos muito tempo, porque é importante que eles [os militares ucranianos] voltem para a Ucrânia e possam ajudar os seus camaradas na defesa da Ucrânia”, disse o major Kim Fonseca, chefe do Estado-Maior da Ucrânia.

Então o consórcio pediu ajuda… aos museus dinamarqueses. Aparentemente, o punhado de Leopard 1A5 em exibição nos museus estava em melhores condições do que os quase 100 armazenados. Três museus emprestaram ao consórcio seis tanques de trabalho “para que o treino dos ucranianos pudesse começar imediatamente”, afirmaram os militares dinamarqueses.

Quatro meses depois, os trabalhadores da fabricante de tanques alemã Rheinmetall estão entregando os Leopard 1A5 remodelados – praticamente de aparência nova – em um ritmo acelerado. Dez estão na Ucrânia, enquanto outros se juntaram aos tanques do museu em Klietz para reforçar o esforço de treino.

A duração do programa de treino depende de quanto tempo a guerra durar – e de quantos Leopard 1 mais antigos os aliados da Ucrânia poderão recuperar nos armazéns de alguma empresa privada ou no único país da NATO que ainda opera os tanques.

FONTE: Forbes

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

109 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Guacamole
Guacamole
1 ano atrás

Não é fácil saber que o tanque que o teu país usa já é peça de museu a mais de 20 anos em outros países.

E sempre tem aquele cidadão que diz “mas tá bom para a realidade brasileira”.

É triste…

deadeye
deadeye
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Relaxa. O concurso para oficial esse ano com 1000 vagas está garantido.

CARLÃO
CARLÃO
Responder para  deadeye
1 ano atrás

Um dia vai chegar a Hora DELES , pedirem apoio pra população

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  CARLÃO
1 ano atrás

Um dia vai chegar a Hora DELES , pedirem apoio pra população.” – E eu terei uma satisfação indescritível em negar.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  deadeye
1 ano atrás

Sim e as dezenas de banda de música estão afiadissimas, meio fio pintado, árvores bem podadas,nossa doutrina está em dia.

AJfrainer
AJfrainer
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Vamos analisar: os navios de guerra eram insuperáveis até vir a aviação de guerra, o mesmo acontece com o blindado, os drones o atingem em sua menor carapaça o teto, o mesmo que ocorreu com os navios.

Baal
Baal
Responder para  AJfrainer
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Já apareceu algum militar dizendo que, se no tempo em que o EB usa os Leo1 o Brasil nunca foi invadido, significa que eles dão uma ótima dissuasão e que “pro nosso T.O tá bom”, ou tá cedo ainda?

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Até 1994 o Brasil usava o M-41.
Ainda usa alguns M-60, blindado muito usado pelo exército turco, por exemplo.

Não é vergonha usar Leopard 1.

Vergonha é querer dar um tapa nisso como vão fazer com o Cascavel, e depois achar que está fazendo a coisa certa.

Isso é vergonhoso.

JMadeira
JMadeira
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO REPETIDO.

Nonato
Nonato
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Gosto do cascavel.
Disseram que o Gepard era antiquado, está ajudando muito na Ucrânia
Tanque não importa se é de última geração.
Podem ser facilmente destruídos até por uma simples mina antiga.

Baal
Baal
Responder para  Nonato
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

IvanF
IvanF
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Não seja por isso, tem Abrams (incluindo um M1A1) e Leopards 2 em museus também! 🙂

E na minha humilde opinião de leigo, vendo aí a postura do exército americano em abandonar a atualização SEPv4 do Abrams por uma solução mais “inovadora” (provavelmente baseada no AbramsX) diria que qualquer tanque moderno hoje em dia tá no mesmo balaio: é só vir um dronezinho “mequetrefe” e manda ele pra reciclagem.
Claro, uns ejetam a torre longe, outros salvam a tripulação… ou até podem ser reparados, mas naquele momento, são postos foram de combate.

E aí você lembra que tem os drones “profissionais” também, que a eficácia deve ser bem melhor… fora os ATGMs! A vida dos MBTs não tá fácil!

JMadeira
JMadeira
Responder para  IvanF
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO REPETIDO.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  JMadeira
1 ano atrás

beleza. Mas e aí? Esse teu comentário agrega em que no mundo prático? O Brasil vai desenvolver a bomba? Não. Então, de que adianta ficar choramingando?

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Felipe M.
1 ano atrás

O problema é gastar dinheiro público, forças armadas estão no nível de judiciário, e congresso, gastam mas não tem eficiência.

Abimael
Abimael
Responder para  Rodrigo
1 ano atrás

Falou tudo, esse governo não tá nem ai pras forças armadas, quanto pior , melhor, querem os militares na forca.
Nós EUA os americanos teem orgulho do poderio do seu exército. O Brasil não!

Lucas
Responder para  Abimael
1 ano atrás

Puxa, eu não tenho orgulho de FAs que deu um golpe em 64 e flertou com outro golpe ano passado.
Vai ver se nos EUA as FAs se metem na política.
Lá elas são respeitadas pq cumprem o papel delas. Lá eles nunca fariam essas patacadas que foram feitas aqui.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO, QUE NÃO É TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Baal
Baal
Responder para  Abimael
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Pablo
Pablo
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Pra mim, o pior e quando criticam o que temos no nosso arsenal de velho e etc, mas batem palmas quando usam um semelhante la fora. Falavam do gepard, que era uma compra de sucata e tal, mas babam o mesmo na Ucrania!!
Brasileiro, na maioria das vezes e chato e vira lata!!

Juca
Juca
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Isto é pela inutilidade, uma vez que o supra, pode ser o próprio cidadão. O cidadão é indefeso até por este depósito de ferrugem

JMadeira
JMadeira
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Um país para ter poder de dissuasão não precisa de um punhado de carros de combate de última geração. Só precisa de uma arma: a bomba atômica. Se a Ucrânia tivesse, não teria sido agredida pela Rússia.

djalma
djalma
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Pior que a Venezuela tem T72 e se bobear ate alguns T90.
Mas podemos ficar tranquilos, afinal o descondenado é amigo do cara lá.

Edmir
Edmir
Responder para  djalma
1 ano atrás

Ucrânia, a reportagem é da Ucrânia, entendeu ?

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  djalma
1 ano atrás

Boa tarde, não muda o foco da conversa. Sem mimimimi.

Germano
Germano
Responder para  djalma
1 ano atrás

Tem uma floresta na frente.
Tanque é inútil.

Lucas
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Ih, o EB não tem dinheiro pra blindado não.
EB só tem dinheiro pra pagar salários altos e pensão vitalícia pra filha folgada de general. Afinal, isso que importas nas FAs né? Transformar os ofíciais numa elite nojenta totalmente desconectada do papel delas.

#prontoFalei

Lucas
Responder para  Lucas
1 ano atrás

Sem contar que eles flertam com golpe de estado.
Por algum motivo os militares acham que estão acima da lei.
É vergonhoso.

Eduardo
Eduardo
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Bom dia. Não podemos ter como base a Dinamarca. Eles tem uma unidade de Cavalaria com 57 Leo 2a7. A gente tem hoje por volta de 200 Leo 1A5 rodando e alguns Leo 1a1 em RCG. Não temos as mesmas condições de modernizar a frota como a Dinamarca. Mas, o que eu gostaria e que pra mim faz sentido seria pelo menos 1 RCC nosso ou 2 tivesse em pronto emprego alguns carros mais modernos justamente pra ser a força de ação em primeira instância, com o apoio dos carros que já temos. Aí dariam mais ou menos 80 carros novos. Mais uma infantaria de Guarani e uma ou duas Cavalaria Mecanizada com Centauro.

Baal
Baal
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Acho complicado manter e evoluir armamento para ficarem no estado da arte em tempo de paz como faz o Brasil.Tem países que vivem de guerra ou procuram guerra para manter suas indústrias militares e seus exércitos funcionando.Querer paz é o que eles menos querem.

João Dotto
João Dotto
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Como diz o ditado! Se queres paz preparete pra guerra.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  João Dotto
1 ano atrás

Só tem um jeito de um país se preparar para a guerra de hoje.E não é com um punhado de blindados e caças que vai resolver.

João Dotto
João Dotto
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Acredito que quanto mais meios e mais modernos melhor e mais preparado um pais esta para se defender, ou até mesmo para desmotivar uma agressão por parte de outro pais.

Maurício.
Maurício.
Responder para  João Dotto
1 ano atrás

“ou até mesmo para desmotivar uma agressão por parte de outro pais.”

Na minha opinião o único desmotivador que existe é um belo de um artefato nuclear, tirando isso, qualquer um pode ser invadido.

Juca
Juca
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Após a invasão da Petrobras na bolivia pelo exército boliviano e a covardia do nine fingers, afirmo: o brazil não precisa de forças Armadas

JMadeira
JMadeira
Responder para  João Dotto
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO REPETIDO.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Se esse argumento é verdadeiro, então porque gastamos rios de dinheiro com militares? Aposentadoria precoce e integral…é melhor dividir toda essa estrutura por 2 e usar os recursos para construir postos de saúde nas cidades brasileiras.
O Brasil não parece querer paz na Ucrânia, afinal, somos bem próximos da ditadura russa, basta ver que Lula e Bolsonaro jamais condenaram Vladimir Putin, pelo contrário, Lula atacou em alguns momentos o Zelensky. Isso é ter lado no conflito, é seguir uma linha de apoio a invasão, mesmo que de forma discreta.

Baal
Baal
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Esse argumento até que faria sentido, se não gastássemos mais de 20 bilhões de dólares por ano com defesa, o décimo sétimo maior orçamento do mundo. Para ter ideia, esse é um orçamento similar ao da Espanha. E o que temos de equipamento para mostrar?

Juca
Juca
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Achou que este TEM PAÍSES quer dizer os Yanques

JMadeira
JMadeira
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO REPETIDO.

Magaren
Magaren
1 ano atrás

Poderiam vir aqui que a gente ensina.

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Está na hora do Brasil aprender a fazer.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Wagner
1 ano atrás

O Brasil sabe fazer.É que não deixam continuar até terminar o ciclo completo.

Baal
Baal
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

E ainda tem quem fala dos T-62… Vendo essas joças sendo ressuscitadas, me sinto em casa. NATO is biutiful.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Mas vamos falar a verdade, o nosso Brasil não serve de comparação contra praticamente ninguém em termos bélicos, quem nasceu no Brasil e gosta desse tema é porque acompanhava guerras e invasões alheias, eu mesmo, comecei a gostar do tema quando os EUA invadiram o Afeganistão e o Iraque, ver todos aqueles caças e porta-aviões foi algo fascinante. Quanto ao T-62, está no mesmo nível de velharia dos nossos Leopard e M60, mas zoar os outros faz parte.

Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

178 tanques!

Podem não ser os mais modernos, mas farão diferença naquele teatro, visto que a maioria será usada contra infantaria, e não contra outros mbt.

djalma
djalma
Responder para  Satyricon
1 ano atrás

Principalmente para desalojar russo de trincheira. Impressionante o que tem de trincheiras no Sul; o bom é que servem de cova também.

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
1 ano atrás

Interessante. Mas esses tanques não estão obsoletos para um conflito de alta intensidade como a guerra da Ucrânia? Acho que a qualidade será mais útil para os ucranianos do que a quantidade, afinal, existem mais russos do que ucranianos no mundo. Cada tripulação conta.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
1 ano atrás

Boa noite, poderíamos enviar todos os nossos LEO A5 para a Ucrânia. Ajudaríamos os ucranianos no seu esforço de guerra, de defesa e nos livraríamos dessas peças de museu, que só servem para sugar dinheiro.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

Ok.
E ficaríamos com qual MBT mesmo, enquanto a gente faz essa “boa ação”?

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Boa noite, ficaríamos em um primeiro momento sem, visto que não possuímos/temos ameaças há médio/longo prazo. Pararíamos de injetar dinheiro em reformas/atualizações em veículos nitidamente defasados para o combate moderno.Estaríamos livres para focar na obtenção de meios realmente modernos.

Glasquis7
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

“…visto que não possuímos/temos ameaças há médio/longo prazo…”

É só desarmar o Brasil que as ameaças aparecem.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Glasquis7
1 ano atrás

Boa noite, mas neste exato momento, estamos desarmados! Em termos de qualidade e quantidade!

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Glasquis7
1 ano atrás

Nem ameacando o pessoal acredita….

Germano
Germano
Responder para  Glasquis7
1 ano atrás

O Paraguai pode querer se vingar.
Que perigo. Kkkk

Jose
Jose
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

Amigo é melhor prestar mais atenção no contexto do nosso TO, existem mais ameaças do que imaginamos pode acreditar.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Jose
1 ano atrás

Boa tarde, por favor, quais seriam em nosso to no momento?

Heinz
Heinz
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

Também sou a favor, enviava os m113 tbm, M60, morteiros de 120mm e radares saber M60. De quebra ainda ia as compras com desconto dos states ou de algum país europeu. Mas o presidente atual, tá quase indo “babar” o Putin

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Boa noite, concordo, e sugiro também o envio de uma bateria completa de ASTROS, seria uma excelente oportunidade de demonstra-los em um combate de alta intensidade.

Gilberto
Gilberto
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

o Sistema ASTROS, que, financiado por Saddam Hussein, foi produzido em série a partir do ano de 1983 e entregue ao Iraque, tendo sido amplamente utilizado na guerra com seu vizinho Irã.

Na década de 1990, o Sistema ASTROS utilizado na Primeira Guerra do Golfo, sendo uma das armas iraquianas mais temidas pela coalização liderada pelos USA, e por isso considerado alvo de alta prioridade.

paulof
paulof
Responder para  Heinz
1 ano atrás

vcs querem matar os dois lados de tétano…

djalma
djalma
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Os M113, apesar da idade estão ajudando muito os ucranianos. Leva os soldados ate perto das trincheiras e já recolhe os feridos.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

“Boa noite, poderíamos enviar todos os nossos LEO A5 para a Ucrânia. Ajudaríamos os ucranianos no seu esforço de guerra.”

Uma dúvida, o Brasil enviou alguma arma para o Iraque, Síria ou Líbia no seu esforço de guerra? Na minha opinião o Brasil tem que condenar a Rússia, dizer que a culpada nessa ladainha toda é a Rússia, mas para por aí, o Brasil deve ser neutro. Essa guerra já virou uma guerra por procuração, são dois países europeus, que os europeus se resolvam entre eles.

Heinz
Heinz
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

A questão colega, é que o Brasil não condena a Rússia, na verdade até endossa algumas coisas, digo, não o Brasil, mas o governo atual. A verdade é que o governo atual já escolheu seu lado, e podemos pagar muito cara por isso, não somos uma China ou uma Índia da vida.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Heinz
1 ano atrás

O governo pode falar a abobrinha que for, mas o Brasil não está ajudando a Rússia militarmente, você pode dizer que estamos mantendo relações comerciais com os russos, mas o Brasil sempre manteve relações comerciais com os igualmente invasores americanos, aliás, quanto a relações comerciais, até EUA e a própria Ucrânia ainda mentem com a Rússia. Quanto a doar armas, não doamos para Iraque, Líbia e Síria, não é porque é a Ucrânia que o Brasil deve mudar sua postura. Embora eu concorde que o atual presidente fale muita m*, tipo a Ucrânia ceder seus territórios ocupados, isso não faz sentido.

Luiz
Luiz
Responder para  Heinz
1 ano atrás

A sim .. a expansão da OTAN, com primeiro, a derrubada de um governo eleito na Ucrânia para assumir um governo claramente pró adesão a OTAN é visto pela Rússia como uma expansão militar…

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

Dadas as narrativas do anterior e do atual mandatário do Poder Executivo, é mais fácil o Brasil acabar enviando ajuda militar para a Rússia.

Luiz Henrique
Luiz Henrique
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

Criaria dois problemas numa cajadada só… o Brasil está com os M60A3 TTS até hj, o Leopard é a maravilha tecnológica da força blindada por aqui. Iria fazer oq? Pedir 250 Leopards 2 gratuitos pra Alemanha? 200 T-90M pra Rússia P* da vida com a gente?

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Esse título foi cruel aueaeuaue

RDX
RDX
1 ano atrás

Grécia e Turquia são os últimos membros da OTAN que ainda empregam o Leopard 1.

Heinz
Heinz
Responder para  RDX
1 ano atrás

O Canadá ainda possue seus Leopards C2Mexas? É uma versão do Leopard 1 a5

RDX
RDX
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Foi aposentado em 2017.

DanielJr
DanielJr
1 ano atrás

Eu acredito que os Leopard do EB já chegarão em 2027 sendo canibalizados, antes do final do contrato com a KMW. Antes eu achava que o desmantelamento das unidades só iria ocorrer em massa depois disso.

Não haverá mais peças de reposição para o EB, mesmo com o contrato de manutenção em vigor, todos os estoques possíveis irão para a Ucrânia. Vai atingir os gepard, veículos ponte e outros especializados também.

OS RCC irão terminar iguais aos RCB, só possuem pessoal, equipamentos nada.

Bispo
Bispo
1 ano atrás

Nossos tanque são facilmente neutralizados por drones de U$300,00 vendidos pela China para quem puder pagar.

Só precisa uma adaptação para carregar bombas.

ODST
ODST
Responder para  Bispo
1 ano atrás

Qualquer tanque hoje em dia pode ser facilmente destruído por um drone de menos de 300 dólares

Leo Barreiro
Leo Barreiro
1 ano atrás

Interessante que para os países de 3° mundo não haverá mais opções baratas usadas… Serao obrigadas a comprar produtos novos, nesse cenário futuro quem tiver algo a preço justo e de boa qualidade vai ficar bem!!

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Leo Barreiro
1 ano atrás

China!

Magaren
Magaren
Responder para  Leo Barreiro
1 ano atrás

Verdade, todo mundo vai ser compelido a comprar equipamentos novos.

Germano
Germano
Responder para  Magaren
1 ano atrás

Aí entra o Osório, ressuscitado.

Baal
Baal
Responder para  Leo Barreiro
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Carvalho2008
Carvalho2008
1 ano atrás

A pergunta util eh a solucao do dilema, carros de combate sofisticados ja foram destruidos e demoram a ser repostos.

Carros de combate antigo entram em cena porque nao ha velocidade de reposicao das tecnologias modernas

O dilema eh, mais vale carro de combate moderno ou quantidades de carros de combate mais simples e rapidos de entrarem na producao e reposicao?

Sempre falei das balas de prata, elas sao excelentes sim, mas mais dificil por serem caras, fica o problema de seu tempo de producao….a guerra real demonstra que nenhum destes equipamentos podem ser repostos numa guerra real de atrito. Isto deve ser um alerta a todos…

Marco Aurélio
Marco Aurélio
1 ano atrás

Tudo conversa fiada para manter a guerra e os EUA continuarem ganhando dinheiro com a venda de armas à Ucrânia! Verdade seja dita: os russos estão rindo ds cara dos EUA, da Europa e + ainda da Otan. Os armazéns, fábricas, shoppings, creches e maternidades onde ficarão escondidas essas peças, já estão catalogadas e mapeadas na memória dos drones assassinos Lancets; sem contar as possíveis rotas por ferrovias, para os Leopards quando chegarem ao destino de navio ao desembarca-los! ACORDA POVO, RUSSO NÃO É OTÁRIO. TANTO O É, QUE A OTAN MORRE DE MEDO DE ENFRENTA-LOS

Caio
Caio
1 ano atrás

Tem que lembrar que há sistemas que podem ser implementados nas plataformas blindadas que destroem drogas, mísseis e até tiros de armas anti-tanque. O Trophy israelense é um deles.

JMadeira
JMadeira
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO REPETIDO.

djalma
djalma
1 ano atrás

Ninguem aprende mais rapido que os militares ucranianos, são muito aplicados, a questão é que esses tanques estavam tão desgastados que precisaram ser reformados no fabricante, que inclusive também esta fabricando a municão, que voltou a produzir devido a negativa do Brasil em fornecer esses projeteis.
O Brasil recebeu 250 tanques desses praticamente de graça da Alemanhã, o que mostra como estamos atrasados em termos de blindados, pois são da decada de 60, e ainda portam canhões de 105mm e tem blindagem inferior ao Leopard 2.
Vieram junto também alguns Guepard, esses sim, apesar de antigos , mostraram seu valor na Ucrania, detonando centenas de drones russos Shahid e outros, e até alguns misseis e helicópteros.

Marco Antonio
Marco Antonio
1 ano atrás

Com o tipo de oficial general que temos, armamento obsoleto é o menor de nossos problemas.

Adelson
Adelson
1 ano atrás

Se o exército brasileiro não usasse quase 90% do seu orçamento pra pagar salários e pensões de parasitas, quem sabe dava pra atualizar o arsenal, não é? Mas quem vai abrir mão de suas pensões e das suas filhas?

Ernane Pereira
Ernane Pereira
1 ano atrás

Isso mostra, quanto nossos militares são negligentes, irresponsáveis e imperito às funções e missões a eles destinadas!
E ainda desejam ter influência nos destinos políticos da nação, onde, justamente, não lhes cabem!
Devem empenhar-se, e aprimorar-se àquilo intrínseco às suas prerrogativas constitucionas!

Bille
Bille
Responder para  Ernane Pereira
1 ano atrás

Bom, do pouco que vi por aí, a falta de direcionamento político para fazer essas aquisições é inegável. De nada adianta se comprometer com uma modernização se o orçamento não da pra pagar.

Antes que venha alguém falando de pensionistas (olha, eu tb concordo, e ninguém fala dos anistiados – que é um caso muito mais grotesco em sua maioria), quem faz o orçamento é o Congresso e são eles que dividem o que vai pra pensionista e o que vai pra projeto (a despeito do que as Forças solicitam). Isto posto, é um problema sério, de solução demorada, e considerando o quadro de perseguição política atual, não vai andar por um bom tempo.

Os políticos destinam recursos para eles mesmos. Existe um velho deitado que diz: “quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não entende da arte”. E é isso, meus caros amigos, o que acontece com o orçamento de defesa. Coronel não apita nada, e general de 3 estrelas também não. Só acima disso (e no Congresso).

Marco
Marco
1 ano atrás

Vejam só, o pulo do gato a História já ensinou, é estar atento ao que o momento ou o ‘timing’ identifica tecnologicamente. Aliar isso à sua Força Nacional e mergulhar essa ideia até a medula espinhal da respectiva geopolítica – tal como fizeram Portugal, Espanha, Holanda, França e Inglaterra, nessa ordem, alternando a ‘pole posicion” global.

Veio a aviação…e agora consolida-se a era dos drones e hipersônicos. Concluo que as nossas forças já deveriam, pra ontem, lançarem em conjunto um programa ultrasecreto e audaz no fabrico de drones e mísseis hipersônicos. Por serem mais acessíveis e definidores do momento, estão demorando muito pra sacodir oscorredores do Congresso e as pranchetas da Embraer, Avibrás e outras. Mirem-se no exemplo da Turquia e Irã para drones; Rússia para hipersônicos. Agora, não se esqueçam de cobrar aqui e ali, vez por outra, que algum senador pronuncie na mídia mundial que os dias do tratado de alcance dos nossos mísseis terão o alcance proporcional à ameaça da segurança nacional.

Cadê o projeto de um tanque brasileiro? Nem com essa guerra e rotação geopolítica acontecendo percebe-se o rumor

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

comment image?crop=0.563xw:1.00xh;0.158xw,0&resize=640:*

Baal
Baal
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Clovis Pereira
1 ano atrás

Países do ocidente não querem mandar pra Ucrânia tecnologia de última geração. Esses produtos poderiam cair nas mãos dos russos. Ocidente está dando um gelo no Zelenski. Zelenski está destruindo seu país, só porque tem que ter uma base da Otan. Se Trump tivesse ganho as eleições não teria guerra. Trump tinha boas relações com Putin. Trump queria esvaziar as tropas dos EUA na Europa, bem com esvaziar a Otan. Biden incentivou essa guerra e Putin e seus aliados criaram uma divisão geopolítica no mundo. Biden perdeu e economia americana vai mal. Uma pena esse comportamento do governo americano.

Nonato
Nonato
1 ano atrás

Esses “antiquados” A 1-5, enfrentarão o poderoso exército russo.
Ou seja, não são pouca coisa

Marcio Leao
Marcio Leao
1 ano atrás

Esqueceram de consultar as forças armadas do Brasil, que possui amplo conhecimento técnico e criatividade para manter em uso essas latas velhas ou peças de museu. Os ucranianos ganhariam bastante experiência, inclusive, para criar o tanque mata-mosquito, o famoso “fumacê”.

Luiz Henrique
Luiz Henrique
1 ano atrás

Bom tanque, mas ta na hora de virar história aqui no EB, não dá mais, o Brasil precisa de um novo MBT…

Vitor Botafogo
Vitor Botafogo
1 ano atrás

Fico triste de ver o nivel muito baixo dos comentários. As pessoas não entendem de orçamento e como ele é executado, não entendem de geopolitica, do emprego do material e lançam opiniões completamente infundadas com base em achismos.
Menos tik tok e mais estudo e pesquisa pessoal! A Culpa de o Orçamento das FA serem para pagar salarios é do Governo Federal, congresso e a Constituição Federal, que prioriza primeiro o pagamento da folha (Ja viu servidor publico federal com salario atrasado?) e também da baixa % para investimento em novos equipamentos e pesquisa em tecnologia.
Basta pesquisar que todos os programas de aquisição estão atrasados por contingenciamento do Governo Federal, que só aumenta gasto em vez de reduzir e ser mais eficiente. Ainda considerando os últimos 10 anos (Famosa década 2010-2020 perdida), fomos atingidos por uma pandemia aonde a saúde drenou tudo e mais um pouco quando tinhamos sinais de melhora.
Quando o Governo decidir que Defesa é uma prioridade, teremos chance de comprar material melhor, mas hoje o que se tem é o mínimo pra administrar o que se tem. As FA´s operam milagre pra ter uma boa % de equipamento de primeira. Vide as aviações das três forças e um numero de unidades próximos do estado da arte. Como tudo no Brasil temos bolsões de elite contrastados por desigualdade.
Recentemente nosso Ministro da Defesa disse que não se deveria gastar com Armas em plena LAAD 2023. Acordem!

Nonato
Nonato
Responder para  Vitor Botafogo
1 ano atrás

O pessoal não lembra quem inchou as forcas armadas inclusive dizendo que iriam criar uma segunda feita em São Luiz.

vmax
vmax
1 ano atrás

Mas e se…
Ave maria, o dia que uma guerra bater novamente às portas de banárnia, é porquê metade do resto do mundo já se destruiu.
O que sobrar, com alguma força, de certo será menos que um leopard 1a5.

Sagaz
Sagaz
1 ano atrás

E o Brasil na contramão dos demais. O tempo perfeito para vender itens obsoletos e utilizar o valor para comprar novo, afinal não temos a urgência para o recebimento. Por exemplo, a Ucrânia poderia operar as nossas baterias mais antigas do Astros e darmos aquele fôlego que a avibras precisa com a compra de tudo novo, mas o que vale é a alegria da companheirada, e sabe se lá o que não já foi acertado para suprir a Rússia com o que eles precisam. Brasil associado a nações párias.

Ricardo Teixeira da Cruz Rios
Ricardo Teixeira da Cruz Rios
1 ano atrás

Essa guerra na Ucrânia é consequência da fraqueza de Joe Biden em enfrentar os russos. Todos sabiam que a Rússia não toleraria a entrada da Ucrânia na OTAN. Mesmo assim, as tratativas para a inclusão da Ucrânia não cessaram. Os russos jamais admitiriam mísseis nucleares apontados para Moscou que fica a 450 Km de Kiev. O resultado é essa tragédia que somos obrigados a assistir todos os dias no noticiário e a destruição da Ucrânia.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 ano atrás

Ok, pode ser antigo mas não acho que seja a prioridade no momento, acho que a DAAe de médio alcance estaria na frente e o próximo CC depois. Estamos com o Centauro já fechado, concluindo o Obuseiro 155 mm S/R, recebendo os Guaranis e os Linces, e outros Projetos em andamento. Sou contra tb mexer no Cascavel, mas acho que o pessoal aqui adora muito é só criticar…..mas…

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
1 ano atrás

por que os Americanos não faz o mesmo com os M60? existem milhares deles armazenados, a Versão A3TTS e tão capaz quanto os T-72M1 e Leopard 1A5

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

Pegando carona na matéria, acabei de ler que a Rússia anunciou que vai retomar a produção de Carros de Combate T-80 Do Zero.
Dizem que o T-80 está mostrando ser muito bom no conflito, principalmente por ser muito manobrável e rápido devido ao uso de turbina em vez de motor diesel.
E por isso, decidiram retomar sua produção do zero.

Destro
Destro
1 ano atrás

Que ninguém critique a Rússia por ativar seus depósitos de T60…
E olha que considero o T60 mais capaz de aguentar as porradas que o esbelto alemão

Cansado
Cansado
1 ano atrás

Qual é o melhor dos tanques principais do Exército Brasileiro: o Leopard ou o M60?