DSEI 2023: Leonardo equipará mais de 300 veículos do Exército Dinamarquês com sistemas de câmeras veiculares

1
  • Sistemas de câmeras de alta definição substituirá janelas, permitindo que as tripulações operem dia e noite completamente blindadas, maximizando a proteção e mantendo a consciência situacional.
  • Câmeras veiculares da Leonardo já está em serviço a bordo de veículos do Exército Dinamarquês, incluindo a Escavadeira JCB High Mobility Engineer (HMEE) e o WiSENT.

Londres 11/09/2023 – Hoje, no DSEI 2023, a Leonardo anunciou um contrato no valor de mais de 10 milhões de libras com a Organização Dinamarquesa de Aquisição e Logística de Defesa (DALO) para equipar com sistemas integrados de câmeras veiculares mais de 300 veículos do Exército Real Dinamarquês, incluindo os Piranha V 8×8 Armored Personnel Carriers (APCs) e os Caesar 8×8 ART (Plataformas de artilharia). A tecnologia proporcionará melhor visão para motoristas e consciência situacional para as tripulações locais, permitindo que operem de forma mais eficaz em ambientes hostis.

O pedido foi feito em dezembro de 2022 no âmbito do acordo assinado em 2016 entre Leonardo e DALO para fornecer sistemas de missão de veículos modulares em toda a frota de veículos terrestres do Exército Real Dinamarquês, com cada sistema adaptado ao tipo e função de veículo individual. O novo contrato cobre 309 veículos Piranha V, incluindo variantes de infantaria, engenharia, reparo, morteiro, posto de comando e ambulância, bem como a plataforma Caesar 8×8 ART (Artilharia) e ampla variedade de peças sobressalentes de frota. As entregas já começaram.

O sistema de câmeras veiculares da Leonardo utiliza um design modular multiplataforma que compreende câmeras infravermelhas (IR), de visão noturna (térmicas/com pouca luz) e de alta resolução para o motorista, além de câmeras diurnas, monitores de usuário, iluminadores IR e outras fontes de vídeo provenientes da plataforma. O sistema é compatível com o padrão Generic Vehicle Architecture (GVA), liderado pelo Reino Unido, que emprega infraestrutura comum e interfaces de controle de sistema, permitindo a utilização de entradas externas, como fontes de vídeo, de outros sensores ao redor do(s) veículo(s).

Desde 2016, a Leonardo forneceu mais de 700 sistemas de câmeras integrados para veículos do Exército Real Dinamarquês. Isso inclui a escavadeira de engenharia de alta mobilidade JCB (HMEE), que o Exército implantou pela primeira vez em janeiro de 2022, o veículo blindado de recuperação (ARV) e o veículo blindado de engenharia (AEV) WiSENT. A tecnologia também tem sido utilizada para apoiar os aliados da OTAN em operações em todo o mundo.

Os sistemas integrados de câmeras veiculares no Piranha e no HMEE incluem a versão mais recente do DNVS (Sistema de Visão Noturna do Motorista) da Leonardo. Isto significa que, além de conduzirem operações totalmente protegidas contra ameaças externas, as tripulações dos veículos poderão operar à noite e em condições meteorológicas de baixa visibilidade.

Os sistemas de câmeras de última geração da Leonardo baseiam-se nas décadas de experiência da empresa no fornecimento de sistemas de consciência situacional para as Forças Armadas do Reino Unido, equipando veículos como Mastiff, Warrior, Multiple Launch Rocket System (MLRS), Warthog, Viking, Ridgback, Wolfhound e Challenger.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nonato
Nonato
9 meses atrás

A ideia é boa.
Mas acho que não se pode confiar apenas em câmeras que podem ser facilmente atingidas até por disparos de fuzil.
Se fosse eu, colocaria várias em vez de um câmera e as faria pequenas e em locais de difícil acesso/visualização para o inimigo.
E ainda deixaria a possibilidade de voltar ao sistema visual padrão caso as câmeras sejam atingidas.