O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse neste domingo que suas forças recapturaram uma vila oriental no flanco sul de Bakhmut, a cidade que caiu nas mãos da Rússia em maio, após meses de intensos combates.

“Hoje gostaria de elogiar particularmente os soldados que, passo a passo, estão a devolver à Ucrânia o que lhe pertence, nomeadamente na área de Bakhmut”, disse Zelenskiy no seu discurso noturno em vídeo à nação.

Zelenskiy agradeceu às unidades bem-sucedidas que, segundo ele, foram a 80ª brigada de assalto aerotransportada, a 5ª brigada de assalto, a “gloriosa 95ª” e uma brigada de assalto da polícia nacional. “Bom trabalho.”

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, compartilhou um vídeo das forças ucranianas exibindo bandeiras, incluindo a bandeira nacional azul e amarela, com edifícios em ruínas e o som de combates em curso ao fundo.

A Rússia ainda tenta recuperar posições perdidas, apesar da libertação da aldeia, escreveu ela no aplicativo de mensagens Telegram. “Hoje tivemos que lutar contra os ataques inimigos o dia todo”, disse ela.

Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres da Ucrânia, também confirmou a recaptura da aldeia, que a Rússia reivindicou o controle em janeiro, tinha uma população pré-guerra de cerca de 400 pessoas e fica a cerca de seis milhas (nove km) ao sul de Bakhmut.

Ilia Yevlash, porta-voz das tropas ucranianas no leste, disse que a batalha infligiu “danos poderosos” às unidades aerotransportadas russas, ao batalhão “Akhmat” do líder checheno Ramzan Kadyrov, ao Storm-Z composto por criminosos russos, à inteligência militar do Estado-Maior Russo e unidades de infantaria motorizadas.

“Então, agora ganhamos uma base que nos permitirá continuar a desenvolver ações ofensivas e libertar nossa terra dos invasores”, escreveu no aplicativo de mensagens Telegram.

Klishchiivka fica vários quilômetros ao norte de Andriivka, que foi recapturada no início desta semana . Ambos os assentamentos foram substancialmente destruídos em meses de luta por Bakhmut.

Bakhmut caiu nas mãos dos russos em maio, após meses de intensos combates. Há vários meses que as forças ucranianas têm conduzido ofensivas a norte e a sul da cidade, a fim de desalojar as unidades russas.

Analistas militares ucranianos disseram esta semana que a libertação dos assentamentos perto de Bakhmut permitiria que os militares avançassem a partir do flanco sul na área de Bakhmut, ganhando o controle das alturas.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Quirino
Quirino
10 meses atrás

Parabéns aos ucranianos, depois de 3 meses de batalha (e muitas perdas) liberaram Klishchiivka.A pergunta que fica é, se para libertar Klishchiivka, uma vila com pouco mais de 500 pessoas, foi necessário todo esse sacrifício do exercito ucraniano, qual sacrifício eles terão que pagar para libertar as grandes cidades sobre controle russo?Essa guerra vai acabar em acordo, para Ucrânia reconquistar todo seu território seria necessário longos anos e muito dinheiro do ocidente, ninguém vai financiar essa guerra por longos anos, principalmente os Estados Unidos que acabaram de gastar 2 trilhões no Iraque e no Afeganistão, e que metade da população… Read more »

fjuliano
fjuliano
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Só disse verdades mas q vão contra as ilusões da torcida por isso povo negativa. Apesar da aliança contra a Rússia estar agindo como pode nessa proxy war o contribuinte dos países ocidentais já está começando a ver a realidade que bate na economia, nos cofres públicos.

deadeye
deadeye
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Me acorde quando Kiev cair.

igor luis
igor luis
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Muito custosa em vidas humanas essas conquistas, a melhor estratégia ucraniana na minha opinião seria investir em artilharia de longo alcance e começar a sufocar os Russos, na marinha aeroportos e aeronaves, e principalmente naquela ponte da criméia, ai sim depois invadir via terrestre pular de trincheira em trincheira vai ser o mesmo que a linha maginot, no fim todo mundo sabe o que houve.

AMX
AMX
Reply to  igor luis
10 meses atrás

Linha Maginot foi tomada porque foi cercada, afinal, ela cobria apenas a fronteira franco-alemã. Como vc espera que que os ucranianos cerquem toda a linha de frente russa? Vão passar por onde?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Essa é a questão….a Ucrânia está não brigando por cidades,as por posição. As posições vantajosas vao empurrando os ratos pra túneis , trincheiras, pois já não mais conseguem fazer frente à artilharia de precisão. Basta os ucras enfraquecerem os túneis lotados de ratos, que as posições caem.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Quirino
10 meses atrás

O combate nos arredores de Bakhmut pelos ucranianos tem sido de atrito e não puramente de tomada de posição. O objetivo é fixar e causar o máximo de baixas aos russos naquele setor. A infantaria ucraniana realiza seguidos golpes de mão, eliminam os russos apinhados no terreno, retraem e esperam a próxima leva de orcs reocupar a mesmas posições. E assim repetem o mesmo processo até os comandantes russos desistiram daquele pedaço de chão e aí avançam para ocupar.

Joao
Joao
Reply to  Alfa BR
10 meses atrás

Prezado.
Isso não existe, essa desconexão do atrito com a tomada de posição.
Se for possível tomar, causa mais atrito, pois virá um contra ataque em piores condições em relação ao terreno, e/ou a tomada da posição causará mais baixas.
Se não há como conquistar, se inquieta e se faz Rec em força. A inquietação tem muitíssimo mais objetivo psicológico do que de dar baixas.
o Rec em força prep pra um ataque.
Atacar por atacar, só pra diminuir o efetivo inimigo é uma perde de recurso grande, se só trouxer isso. se “ganho”.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Quirino
10 meses atrás
Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  Alfa BR
10 meses atrás

Complicado. Só neste vídeo aí, uns 20 russos adubando o solo.

Não à toa o ditador assinou 300 mil contratos de “novos voluntários”, recrutados em prisões, e convocações obscuras. Precisa repor a carne do moedor de russos.

Tem vídeo novo desta semana da 54 (k2). Mais uns 20 russos adubando o solo, na frente de Soledar-Siversk.

Brutal. Sem apoio aéreo, sem apoio de artilharia, recuando desesperados os russos.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Infantaria_leve_BiABR
10 meses atrás

Infelizmente um dos caídos é ucraniano (R.I.P.). Mas isso fornece uma ideia da proporção das baixas sofridas por ambos os lados. As russas são muito mais extensas.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alfa BR
10 meses atrás

E vários relatos de que muitas vezes é a artilharia Russa a atacar os seus próprios soldados.

Incompetência ou mesmo o regresso da brutalidade/burrice Russa para aqueles que recuam?

Joao
Joao
Reply to  Hcosta
10 meses atrás

infelizmente, a média de baixas é de 25% de suas baixas pra sua própria artilharia.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Hcosta
10 meses atrás

Essa situação de baixa por fogo amigo não é nova na Rússia, é histórico as considerações das forças armadas com os soldados, existem vários relatos de oficiais matando soldados que recuavam das linhas de frente. Quanto a relatos de soldados que estupram e cometem diversas atrocidades, só mostra o tanto que as forças russas são despreparadas.
E ainda tem pessoas que querem relativizar e comparar com as forças ocidentais.

Underground
Underground
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Há um erro em sua proposição: de que por tratar-se de pequena vila não estaria bem guarnecida. Não é o caso! No outro artigo há informação de que somente em uma vila os russos perderam um batalhão inteiro. Outra proposição sua, falaciosa, de custos da guerra. Como isso não significasse custos para a própria Rússia.

Marcos
Marcos
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Em Andriivka houve rendição em massa dos soldados, a ponto da artilharia russa abrir fogo contra todos na vila; o segundo maior exército do planeta continua seu avanço para trás; em kleshcheevka até o sub comandante foi morto; as linhas defensivas tem apenas atrasado os Ucranianos, se essas pequenas vilas não tem importâncias estratégicas, porque o exército russo as estava ocupando ??? Segue o show da artilharia ucraniana.

Joao
Joao
Reply to  Quirino
10 meses atrás

a importância nem sempre está em ser populosa ou não.
O que ela significa taticamente pro inimigo, pro controle do terreno (Campos de Tiro, Vias de Acesso etc) ou na dimensão informacional?
Isso q interessa.

Felipe
Felipe
Reply to  Quirino
10 meses atrás

Verdade. Ofensiva Ucraniana de vento em popa, quase chegando em Moscou. Mesmo assim o Zelensky demitiu todo mundo (ministros e secretarios e defesa). Vai entender o porquê… https://liveuamap.com/en/2023/18-september-the-government-of-ukraine-dismissed-all-the

naval762
naval762
10 meses atrás

E o domínio russo sobre o território invadido cai como dominós enfileirados, cada vez mais rápido até que tudo desmorone.

fjuliano
fjuliano
Reply to  naval762
10 meses atrás

Um condomínio médio tem mais habitantes q esse vilarejo. Se fosse noticiado as perdas dos combatentes do governo do boneco para tomar essa vila com certeza os números, transferidos para como se fossem o número de habitantes, essa vila iria virar uma cidade.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Já que vc tem tá tá certeza dos números, porque a Rússia está perdendo terreno? Já não basta as baterias s300(2 em semanas, ao custo de 1.2 bi cada), um submarino kilo modernizado, um navio de desembarque anfíbio (esse não e barato hein), ainda perdendo outros dois assentamentos…rapaz, melhor pedir pro titio Putin acelerar aí, porque vcs estão contando com uma eleição americana. Se titio Putin não segurar a barra, qual será a narrativa?

fjuliano
fjuliano
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Cara “porque a Rússia está perdendo terreno” é sério isso? Algumas míseras dezenas de km² em quase 04 (quatro) meses da fabulosa contraofensiva treinada e equipada pela própria OTAN??? Eu ainda consigo me impressionar com vcs sério mesmo. Diariamente é o boneco zé implorando dinheiro e armas essas e aquelas, diariamente são enviados todo tipo de material, só para o começo de 2024 o governo do boneco avisou os EUA, só os EUA hein, que vão querer 14 bilhões de dólares só de começo https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-09-11/ukraine-seeks-12-14-billion-in-us-financial-aid-in-2024#xj4y7vzkg . Ao que parece está tudo lindo como em filmes de hollywood, deve ser por… Read more »

Nei
Nei
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Cada KM é vitória da Ucrânia. E outra, são Km de puras trincheiras e diversas linhas de defesa Russa, que estão colapsando dia a dia. Quando vencida essas linhas, o avanço será diário.
Não adianta inventar desculpas para seu fanatismo.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Lindo mesmo tá na Rússia, com juros altíssimos, o rublo artificialmente valorizado, mendigando munições da Coreia do Norte ( putz…). Não era a Rússia a maior potência? Se está levando em banho Maria, o que explica os inúmeros revezes? Se está tudo bem, por que usar presidiários, cubanos, ? Vcs são iludidos na tentativa de mascarar o fracasso retumbante da ditadura. Se há interesses $$$ nessa defesa de tantos foristas, eu não sei. Mas que os fatos inexplicáveis do porque uma nação 5x maior que a Ucrânia, com mais de 4 mil km de fronteira, que mentiu até o último… Read more »

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Compara o crescimento economico da Russia com EUA então no ultimo e verá…
Enquanto isso a contra-ofensiva está tão boa, que Zelensky demitiu todo mundo do ministerio da defesa: https://liveuamap.com/en/2023/18-september-the-government-of-ukraine-dismissed-all-the

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Hahahahahahahhahahahaahahh.

Quer mesmo comparar a economia da Rússia com dos EUA?

Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Parei….

Macgaren
Macgaren
Reply to  Felipe
10 meses atrás

hahahahahahahahaha
Confia! Russia colocando os EUA para correr economicamente!

Satyricon
Satyricon
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Mentira Tonho,
Zelenasky trocou o ministro da defesa e é apenas natural que o novo ministro coloque pessoas de sua confiança nos principais cargos.
https://www.dw.com/pt-002/rustem-umerov-quem-%C3%A9-o-novo-ministro-da-defesa-da-ucr%C3%A2nia/a-66738656

Obs:
1) O novo ministro, Rustem Umerov, é tártaro da Crimea e muçulmano (Imagine, um presidente Judeu e um ministro da defesa Muçulmano) NADA mais Nazista do que isso…
2) A reputação de Umerov é de um negociador implacável. Nada mais apropriado para as futuras negociações de libertação de sua terra natal (Crimea).

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Ainda to esperando a foto do submarino destruido

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Felipe
10 meses atrás

E não é que saiu?

Esse daí não navega mais hein. Dois balaços de storm na fuça kkkkk

Comemora o Challenger que atingiu a mina aí vai.

https://twitter.com/PStyle0ne1/status/1703763481328013518?t=9vp1vmosOYWdApzQ54ui6w&s=19

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Aguardando até agora a foto da bateria do Patriot destruída, do himars destruída….

As do s400 russinho tem até vídeo, vc quer?

Rs

rui mendes
rui mendes
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Ahahahah, chora com o ditador mor.

fjuliano
fjuliano
Reply to  rui mendes
10 meses atrás

Quem chora, aos milhares, são as mães ucranianas https://www.theguardian.com/world/2023/aug/19/they-said-husband-had-died-but-wasnt-a-body-families-ukraine-missing-soldiers e eu não digo isso com um misto de arrogância infantil com glamourização da guerra igual comumente feito pela torcida de pompom pró-OTAN, acho bem triste tudo isso na verdade. Mas… siga acreditando em tudo que a mídia fala, tudo no roteiro igual nos filmes de hollywood. Confia!

Jota
Jota
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Guerra não tem glamour. Jovens no auge da vida perdem a vida, em ambos os lados.
Mas você nunca verá esse tipo de protesto na Rússia. Quem fizer vai preso e some do recenseamento. Talvez até caia de alguma sacada….

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Claro que sim, eu acredito na mídia ocidental, como não??!!??
A mídia ocidental não funciona como as das ditaduras, funciona com factos que facilmente são comprovados, não retira textos de blogs e pública, nem compõe fotos, não, estão nos locais, ouvem pessoas, e acima de tudo, tem brio pela sua profissão, tem um nome a defender, e dependem da credibilidade para vender, não são financiados por partidos ou governos, são financiados pela verdade, pela credibilidade.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Rui Mendes
10 meses atrás

Meu deus….essa foi de doer…

Jose
Jose
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Mesmo comentário do tal “sub urbano”. É combinado ? Doutrinado ?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Jose
10 meses atrás

Múltiplas personalidades do sub rsrs

Nei
Nei
Reply to  Jose
10 meses atrás

Dupla personalidade.

paulof
paulof
10 meses atrás

OFF: Saiu a lista da perda no xadrez da Rússia, jogadores que desistiram alguns por fortes críticas ao Putin como o Vitiugov, segue abaixo: GM Nikita Vitiugov – mudou para a Inglaterra em 29 de agosto GM Sanan Sjugirov – mudou para a Hungria em 23 de agosto GM Maksim Chigaev – mudou para a Espanha em 17 de agosto GM Anton Demchenko – mudou para a Eslovênia em 28 de julho GM Vladimir Fedoseev – mudou  para a Eslovênia em 27 de julho GM Kiril Alekseenko – mudou para a Áustria em 7 de julho GM Alexander Motylev – mudou para a Romênia em 14 de junho GM Alexey Sarana – mudouà Sérvia em 21 de abril… Read more »

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  paulof
10 meses atrás

Estes são os Russos, da grandíssima nação Russa, não os tolos doutrinados por um ditador com tiques de imperialista.

Jefferson B
Jefferson B
10 meses atrás

Notícia maravilhosa!
O invasor russo (covardes bandidos) que saíam da Ucrânia e volte para casa (maior país do mundo).
Chega de roubar terras dos outros povos, bandidos!

José
José
Reply to  Jefferson B
10 meses atrás

É isso ai ! Os russos tupiniquins piram!

Rocha
Rocha
Reply to  José
10 meses atrás

Assim não há putinete que aguente. Mal começa uma nova semana, e o fiasco russo a pleno vapor. Esse era o monstro que iria varrer a Europa? Não fosse o arsenal nuclear, não passa de um gigante patético.

Jose
Jose
Reply to  Rocha
10 meses atrás

Eles ficam loucos. Aí começam a misturar tudo, diminuir as consquistas por causa do número de habitantes e por ai vai….

Felipe
Felipe
Reply to  Rocha
10 meses atrás

Os caras se baseiam em noticias como essas, neste site e no hoje no munda Otan para formar sua opinião sobre a guerra, a ponto de achar que a Ucrania está ganhando… Perdeu 17% do territorio e não consegue recuperar mais. Pq Zelascado demitiu todo mundo então do ministerio da defesa? https://liveuamap.com/en/2023/18-september-the-government-of-ukraine-dismissed-all-the

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Uai e não pode trocar?

Ah bom, pq a Rússia trocou 6 vezes o comando da guerra, demitiu general de campo…achei que podia.

Os que não são demitidos, tomam cházinho de polônio né . Por isso não se tem notícias. Experimentando a democracia russa.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Ainda estou à espera do desembarque anfíbio da Rússia…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Jefferson B
10 meses atrás

O invasor vai tombar, não tem motivos para invasor a terra dos outros.

Devagar, mas de forma constante, os Ucrânianos vai desinfetando suas terras do invasor, fertilizando o solo com os pidars que só podem ou fugir ou morrer.

Ngn disse que seria fácil. Mas os livros de história falarão sobre a façanha dos ucranianos que expulsaram os invasores liderados por.um ditador.

Pedro
Pedro
Reply to  Jefferson B
10 meses atrás

EDITADO

Nei
Nei
Reply to  Pedro
10 meses atrás

Vai tomar o remédio, por favor colega!

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Pedro
10 meses atrás

EDITADO:
ACALME-SE; VC ANDA MUITO AGRESSIVO NOS SEUS COMENTÁRIOS.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Ok. Peço desculpas. Extrapolei com as sandices.

Jose
Jose
Reply to  Pedro
10 meses atrás

“Que os ucranianos bandidos sumam da Ucrânia”. Só faltava essa. Agora em toda matéria esse cidadão posta sso. Que quer acabar com a Ucrânia..que a Ucrânia deve deixar de existir…isso chega a ser até criminoso !

Esse entrou em surto e não sai mais.

Macgaren
Macgaren
10 meses atrás

Dúvido nada ser uma estratégia russia ir entregando território até chegar um dia e negociar paz.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Macgaren
10 meses atrás

Mas que estratégia, hein…

AMX
AMX
Reply to  Macgaren
10 meses atrás

Se for uma estratégia pra não sair envergonhada, pode até ser.

Munhoz
Munhoz
10 meses atrás

Interessante é comparar a ajuda econômica e militar dos países comunistas ao Vietnã do Norte durante a guerra, cerca de 1 bilhão de dólares anualmente, equivalente hoje a pouco mais de. 3,8 bilhão de dólares em poder de compra, conseguiram vencer os EUA na época, agora comparem com o cerca de 65 bilhões de dólares anualmente fornecido a Ucrânia, cerca de 115 bilhões desde o início do conflito, e tem gente que acredita que a Rússia é fraquinha !

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Munhoz
10 meses atrás

Cada um escolhe seus aliados. A Rússia só tem potência ao seu lado. Coreia do Norte fornecendo armas, Irã fornecendo drones, e Uganda fornecendo soldados para proteger o amado Putin, ninguem ira barrar o avanço rumo a retaguarda.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Vc esqueceu de incluir o ator principal. a China , por isso que eu digo vcs só analisam o que interessa para o time que vc torce

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Munhoz
10 meses atrás

Uma ideia do apoio material fornecido pela China ao Vietnã do Norte e Vietcongue.

“”Em 1974, a China havia enviado ao Vietnã: 2,14 milhões de fuzis e metralhadoras, 1,2 bilhão de munições para armas pequenas, 70.000 peças de artilharia e morteiros, 18,1 milhões de projéteis de artilharia, 170 aviões, 176 embarcações armadas, 552 tanques, 320 veículos blindados, 16.000 caminhões” (Xiaobing Li )”

Isso faz os números fornecidos à Ucrânia parecerem brincadeira de criança.

Joao
Joao
Reply to  Alfa BR
10 meses atrás

E vc nem entrou no número de chineses que lutaram.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Alfa BR
10 meses atrás
Munhoz
Munhoz
Reply to  Alfa BR
10 meses atrás

Em 74 aos americanos já tinham saido a ajuda chinesa era minima

Joao
Joao
Reply to  Munhoz
10 meses atrás

Que comparação fraca….
Tá comparando F1 com colheita de milho….

Munhoz
Munhoz
Reply to  Joao
10 meses atrás

Vcs não estão comparando as guerras, estão numa torcida organizada sem saber analisar as informações, nós estamos no ocidente que é pró Ucrania, no oriente que é pró Russia são outros dados analisados, vc não tem a curiosidade de ver outro ponto de vista ?
Ou só enxerga o que te apresentam ?

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Munhoz
10 meses atrás

Nossa os caras vão longe pra passar pano

Munhoz
Munhoz
Reply to  Orivaldo
10 meses atrás

Não estou passando o pano, eu só estou analisando os numeros

Monarquista
Monarquista
Reply to  Munhoz
10 meses atrás

Quer mesmo comparar os americanos lutando do outro lado do mundo, com os russos lutando em suas próprias fronteiras?

Munhoz
Munhoz
Reply to  Monarquista
10 meses atrás

Comparar a ajuda fornecida pela URSS e a China para o Vietnã do Norte, com a ajuda ocidental a Ucrânia, é uma comparação o resto é torcida

Kommander
Kommander
10 meses atrás

Os caras se orgulham de recuperar uma mísera vila, parabéns! Se fossem os russos ocupando, iriam querer diminuir o feito e dizer que a vila não tem importância.
Mais uma vez repetindo: dois pesos e duas medidas! Kkkk

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Se acalme. Sei que são muitas notícias ruins em poucas semanas. Mas vamos nos agarra firmes nas notícias do Pravda, Tass, Intelslava e Sputnik. Camarada Putin nuca erra, está sempre a frente de tudo e de todos. Nada pode abalar o poderoso exército russo de presidiários e mercenários. Com os nossos T55 tinindo, chegaremos em Kiev em 3 semanas.
Kkkkkk

Kommander
Kommander
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Eu me acalmar? Quem tá levando aviso da moderação é você. Pra mim, tanto faz quem vai ganhar a guerra, já pra você que é dependente de certos tipos de notícias pra alegrar seu dia, só lamento. Kkkkkk

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Kommander
10 meses atrás

EDITADO:
PESSOAL, VAMOS PARAR COM ESSA DISCUSSÃO TOLA!!

Kommander
Kommander
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

EDITADO:
PESSOAL, VAMOS PARAR COM ESSA DISCUSSÃO TOLA!!

Nei
Nei
Reply to  Kommander
10 meses atrás

A terra é da Ucrânia. Ponto.

GUPPY
GUPPY
Reply to  Nei
10 meses atrás

Of course.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
10 meses atrás

Boa noite, parabéns para os Heroicos e Bravos Guerreiros do Exercito Ucraniano.UCRÂNIA VIVE!!!!! Morte ao invasor Russo!!!!

Munhoz
Munhoz
Reply to  Carlos Pietro
10 meses atrás

Sim, na Ucrânia agora estão convocado mulheres grávidas de até 7 meses para lutar, e estão fazendo até coletes, parece que não vai sobrar ninguém daqui a pouco!

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Munhoz
10 meses atrás

Mulheres grávidas ucranianas , são mais competentes, mais eficientes,do que o presidiário russo usado como bucha de canhão. Se fosse verdade sua lorota, ucranianos estariam bem melhores do que enviar presidiários. Ao menos os Ucrânianos tem a motivação de expulsar os ratos de sua terra.

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Gostei do “ao menos”. Já, o resto não convence…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Pois é nem o “ao menos” os ratos tem. Precisam lutar pelo ditadorzinho. Ou então pra escapar da prisão. Kkkkk
Só elite na “putência” russa.

Nei
Nei
Reply to  Munhoz
10 meses atrás

Prove! Mentira, mentira, mentira. Só isso!

Macgaren
Macgaren
Reply to  Carlos Pietro
10 meses atrás

Estão expulsando os crimosos invasores.

igor luis
igor luis
10 meses atrás

Vi que os ucranianos estavam no aeroporto de Donetsky alguem sabe se isso é verdade?

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
10 meses atrás

Complicada a situação Russa.
Estão perdendo posições estratégicas na Linha de frente. O pior não é perder as posições, e sim, permitir o avanço de uma artilharia de precisão mortal, sem ter como reagir ( HIMARS, sem ATACMS já tá destroçando, imagina com ATACMS).

Os parcos Lancets russos, estão sendo enganados (usam AI para localizar alvos), gastando seu precioso esforço em réplicas.

Se a Rússia tiver alguma carta na manga, melhor utilizar agora, senão, vai cair ponto a ponto sua estrutura. Estimo que estas últimas semanas devem ter sido uma das piores em prejuízo.

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

A fila do cachorro quente do meu bairro tem mais habitantes que esse lugarejo ocupado pelos ucranianos kkk Pela foto parece muito com o “lugar nenhum” distrito onde reside a idosa Muriel e seu fiel pet “Coragem – o cão covarde” rs

A midia está promovendo essas pseudovitorias ucranianas pq a ofensiva acabará oficialmente nas proximas semanas (na prática já acabou). Um fracasso retumbante, já que a ucrania não recuperou nenhum territorio perdido e ainda sofre um bloqueio naval. A vitória ucraniana só existe nas fake news da internet e na mente dos seus cupinxas.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Sub, escolhe qual dos Nicks vai usar por aqui. Sei que trás um certo conforto, parece que mais gente concorda com vc, mas bloqueio naval? Sério mesmo? Depois de perder dois navios caríssimos, outro de desembarque em soca seca, um submarino, e mais um lançador de míssel danificado, fora as baterias de s400, que não são baratas, vc ainda tem coragem de dizer que tá sob bloqueio? Ontem mais dois navios navegaram tranquilamente. Sobre a ofensiva, quando os russos avançam 30 m mestros vc comemorava. Só pode ter valia quando os russos avançam é? Respira, sub, e seus Nicks. Ainda… Read more »

Jose
Jose
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Desculpe, mas o que tem a ver o número de habitantes com uma vítoria tática ? Podia ser um bairro, um entroncamento….
Ambos locais tem sua importância no conflitto. Se não tivessem, nem seu ditador amado ia colocar tropas lá né ? É apenas um questão simples que talvez não tenham capacidade ou inteligência de entenderem…

E outr..porque essa doença ridicula de desvalorizar tudo aquilo que não lhe convém ou que não faz parte do lunatismo russo que você é fã ?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Jose
10 meses atrás

Só serve se for notícias boas pro ditadorzinho Putin. Rsrs vai entender

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Não fala em “zinho” que me lembra aquele anão de jardim em Kiev.

Jose
Jose
Reply to  Arthur
10 meses atrás

É trauma…só pode.

Arthur
Arthur
Reply to  Jose
10 meses atrás

É isso mesmo! Vamos comemorar mesmo assim… Daqui há 116 anos, chegarão ao Mar de Azov. Já vamos organizar a festa…

Jose
Jose
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Quer lenço ?

Arthur
Arthur
Reply to  Jose
10 meses atrás

Para chover pelo que sobrou do exército ucraniano 3.0, José?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Arthur
10 meses atrás

A sugestão do colega deve servir pra enxugar o Moskba, que tá lindão no fundo do mar negro.

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

EDITADO

Jose
Jose
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Usar lenço pra chover ? Tá SERTO ! kkkkkkkk

Arthur
Arthur
Reply to  Jose
10 meses atrás

Se escreve c-e-r-t-o.

Jose
Jose
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Eu sei como é a escrita ser iluminado russo…
O “serto” é direto para sua resposta lunática de chover…tão somente. Não ficou entre aspas por equívoco meu.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Não pode falar mal do putinzinho que já chegam os adoradores.

Calma, ele sabe tudo. Tem tudo calculado. Tá esperando seu alistamento. Apruma.

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Falando assim lembra o Zelenskyzinho de jardim… Mas tudo, sou bom esportista, reconheço quando alguém não sabe perder… já bastam as contagens de baixas da Ucrânia que a midia ocidental passou a divulgar…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Pois e…enquanto isso o ditadorzinho tem que pagar 30 bilhões de seu escassoooooooo esforço de guerra pra pagar indenização para as família dos coitados mortos russos. Os.que ele assume né , porque os presidiários que a “putência” usa como soldados, esses ele nem conta. Humanista. Visionário esse.putin

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Sim, é a Rússia que tá avançando. Confia.

https://twitter.com/Acontece_ndo/status/1703709879242760215?t=7b5rYZFSfYdxgFTpFtmblA&s=19

Os soldados últimos de Kiishiviika mandaram um recado no fim do vídeo.
Os outros não enviaram, porque a situação tava meio “quente”.

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Tava “meio quente”, porque estavam tomando toco…

Jose
Jose
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Toco não…Chumbo. E dos melhores. Seja sincero ! rs

Arthur
Arthur
Reply to  Jose
10 meses atrás

Não me refiro à plantas, José. Toco é…

Felipe
Felipe
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Exato. Povo se baseia nessas noticias e no hoje no mundo da otan.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Claro. Fonte confia são as russas. Tass, Intelslava, e Sputnik..confia. só jornalismo de “primeira” kkkkkkkk

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Boa são as fontes ocidentais (principalmente inglesas né), de Russos lutando com pás, Rússia sem munição, Putin com câncer terminal, etc.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

Podem falar o que quiserem de Zelensky, mas ele está desempenhando com maestria o papel de Comandante-em-chefe das forças armadas ucranianas; Motivação nesse momento é o que os soldados precisam, mesmo que seja para recuperar 1 metro de terra.

Bispo
Bispo
Reply to  Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

Zelensky é peão dos americanos, quem “paga a conta” manda.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Bispo
10 meses atrás

Pior q a conta tá saindo barata. Investiram uns 500 milhões em storm shadow e ele destruiu um navio, um submarino e duas baterias de s400 que juntos valeriam uns 4 BI de dólares. Acho que fizeram um bom negócio. Não gastaram nem 5% de seu budget e deixaram as fala russas em frangalhos.

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

E varias perdidos, abatidos e até um que caiu inteiro e foi capturado pelos russos.

Bispo
Bispo
10 meses atrás

Custo x Beneficio pífios, Zelenskiy corre contra o tempo para mostrar a “quem paga” avanços.

É terra arrasada, muitas baixas do lado Ucraniano para ganhos marginais.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Bispo
10 meses atrás

Pífio? Nas últimas duas semanas a Rússia perdeu quase 5 bilhões de dólares em navios, defesas anti aéreas, aviões e helis, perdeu a vantagem tática de duas localizadas onde os russos estavam usando sangue pra defender?

Rsrs

A frente de Andriivika era disputada desde antes de Bahkmut. Os russos estão sendo varridos, e o ditadorzinho tá fazendo nova onda de convocação nos presídios russos.

Bispo
Bispo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Dólar por dólar só os EUA enterraram 100Bi nas “trincheiras”…rs

Rússia vende petróleo para meio mundo , inclusive se tornou(esse mês 09) a maior fornecedora de Diesel para o Brasil.

Ou seja , pode pagar suas contas , já a Ucrânia, já virou vassala americana, perpétua…a venda a fiado tem prazo e a fatura chegará, independente do lado vencedor.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Bispo
10 meses atrás

Naaao e bem assim, hein. Foram 39 BI de dolares até agora, no mesmo estilo de lend lease, boa parte nem precisará ser paga. Isso é fichinha pra quem tem budget de 900 BI de.dolares. Já pra “putência” que tem budget de 60 bi ao ano, realmente é muita coisa . Sobre o óleo russo, pufffff… tá vendendo Com desconto de 40% no despespero, recebendo em rupias,.pq não pode vender pro resto do mundo. Kkkkkk Vai se sustentar só disso? Depende de indianos e chineses….acho que a Rússia que vai virar um fantochizinho da china, pq se não venderem bem… Read more »

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Ta bem desatualziado hein. Só dar um google: “Since the war began, the Biden administration and the U.S. Congress have directed more than $75 billion in assistance to Ukraine, which includes humanitarian, financial, and military support, according to the Kiel Institute for the World Economy, a German research institute.”

Bispo
Bispo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Russos gastam sub U$10,00 por barril produzido, atualmente o mesmo no mercado está U$95,00 …podem sancionar à vontade quem precisa comprara…e mesmo com desconto de 40% o lucro é imenso. Rússia já subsitituiu todos os compradores europeus, está abrindo 03 novos gasodutos para suprir a China.. Já a Alemanha que tinha o gás(energia) barata russa que a possibilitou ser a maior potência econômica europeia, tá catando latinhas..rs(em termos energéticos) , fora a burrice alemã de fechar todas as usinas nucleares do país. Falando em nuclear, outra área que a Rússia nada de braçada como fornecedor do reator bem com do… Read more »

Ricardo
Ricardo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Depende não só dos chineses e indianos. Também do Brasil , que se tornou o maior comprador de diesel russo do mundo. Os preços baixíssimos que a Rússia vem praticando fizeram as compras explodir.

As perdas futuras da Rússia nessa guerra são colossais e vao muito além do aspecto econômico.

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Aguardando uma foto do submarino destruído e das baterias completas destruídas (que uma era S-300) e como vcs mesmo disseram quando até os EUA confirmaram que o Patriot foi atingido, uma bateria é feita de vários componentes. Destruir só o radar ou um dos lançadores não é destruir a bateria.

Nei
Nei
Reply to  Bispo
10 meses atrás

Você deve estar em outro mundo. Pífio? Olha o prejuízo russo essas últimas semanas!

Bispo
Bispo
Reply to  Nei
10 meses atrás

03 meses da “super conta ofensiva” com logística, dados do terreno , posições, deslocamentos do inimigo by OTAN sendo a Ucrânia bucha de canhão.

Sim a soma final em termos de territórios “conquistados” 🅿Í🅵🅸🅾

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Bispo
10 meses atrás
Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Tu és o cara das fontes, agora com outro nick… Bah, cara, que saudades. Gosto muito desta trilogia, pelo altíssimo nível de conhecimento militar de nossos comentaristas, o rico vocabulário e de sua incansável necessidade em empilhar fontes de informação completamente inúteis!

Bispo
Bispo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

O desespero é tamanho que o cabra manda link CNNs … se duvidar vem com Trojam do golpe do PIX. ..ou Zelenskpix..rs

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Bispo
10 meses atrás

Fica em negação. Faz parte do luto. Mas o rombo no casco dos subs e navios não irão sumir. Kkkk

Bispo
Bispo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Não é negação é fato … contabilizando todas as perdas russas de equipamentos, etc … até o presente não alterou nada ..20% do território , outrora Ucraniano continua Russo… e tem uns “chapados de fake News”…rs que ficam como macaquinho de realejo, pulando como se esse ou aquele equipamento destruído fosse o “Santo Graal” da vitória… replicando os post sensacionalistas by CNNs.

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

EDITADO

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

A ofensiva tabajara dos Khokls liberou uma area do tamanho de um campinho de futebol de vazea que estava na zona cinzenta e comemora como se fosse conquistado Melitopol.
Parece aquele partida de futebol que o time esta tomando de lavada e os caras comemoram lateral.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Nilton L Junior
10 meses atrás

Normal. Vcs comemoram quando um Challenger atinge uma mina como se fosse uma final de copa do mundo. Imagina se a Rússia destruísse dois navios, um submarino, duas baterias de s400, conquistasse duas posições táticas, eliminadsem uma brigada inteira, tudo em uma semana? Vcs defensores do Putin estariam nas nuvens…

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás
Arthur
Arthur
10 meses atrás

Mais uma megalopolis caiu ante o poderio ucraniano. Só um reparo: essa vice minitra ucraniana não foi demitida pelo Zelensky, porque exagerou um pouco sobre a conquista de Andriivka? Essa noticia já não está desatualizada não? Acho melhor atualizar, porque já tem boatos de que os ucranianos chegaram à Moscou…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Pra quem comemora como se fosse uma vitória de uma batalha quando um Challenger atinge uma mina,vcs não deveriam desmerecer a conquista de outra posição. Um.challanger é barato perto de duas baterias de s400 obliterados.

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Ué? Não era o Challenger o tanque milagroso, que “caminhava sobre as águas”, e que quatorze seriam suficientes para destruir todo e exército russo? O virador do jogo? Outra, baterias de S400 não são fabricadas pela Raytheon, logo, não custam nem a metade de uma bateria Patriot, como aquela destruída no aeroporto em Kiev.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Kkkk aguardando as fotos da bateria destruída…

Arthur
Arthur
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

EDITADO

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

mina chamada Kornet né….

Heinz
Heinz
10 meses atrás

A 3° brigada de assalto, vem sendo a ponta de lança nessa região. Estão fazendo um trabalho difícil, mas muito bem feito. Há outras unidades que elogiam muito essa unidade Ucraniana.

Oráculo
Oráculo
10 meses atrás

O nível dos comentários aqui no FORTE tá terrível.

Umas 10x pior do que os comentários nas postagens nos canais de Telegram, tanto de russo quanto de Ucranianos. E são eles que estão em guerra!

Tem cara aqui com vários nicks diferentes comentando e conversando com ele mesmo. O cidadao faz um comentário, muda de nick e responde ele mesmo.

Virou um sanatório.

Jose
Jose
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

ISso já tem tempo meu amigo. Desde antes do início dessa guerra iniciada pela Rússia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Oráculo, e mesmo assim o nível aqui na trilogia se mantém estável, mesmo com esses fakes de ambos os lados, em canais do YouTube, é muito pior. Em matérias sobre conquistas de territórios eu nem me manifesto, até porque, não confio nas alegações nem dos ucrânianos, nem dos russos, é o tipo de matéria que mais o pessoal “surta”…rsrsrs

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Como já dizia um saudoso comentarista aqui do blog, agora com outro nick: quais são as tuas fontes?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Então camarada Arthur ( os torcedores vão á loucura quando leem Camarada) eu acho deve ser inteligência Inglesa, agora a recente é a Francesa, mas deixando a ironia de lado, esta cada vez mais complicado fazer a checagem das notícias, mas objetivamente a ofensiva esta cada dia mais longe de apresentar o resultado de chegar ao mar do Azov.

Cassini
Cassini
10 meses atrás

Ao custo de mais de uma dezena de baixas ao longo dos meses.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Os obuseiros Paladin M109 e os tanques de guerra Leopard 2A6 estão ajudando as suas forças ucranianas a romper as densas linhas defensivas da Rússia. Os Paladins M109 disparam munições cluster e se reposicionam rapidamente após o disparo, dificultando a resposta de contrabateria da artilharia russas. Os Leopards 2A6, por sua vez, são usados ​​para cobrir as tropas que avançam em veículos de combate Bradley através das defesas em camadas mais avançadas e complexas da Rússia. Até Andrey Gurulev, membro da Duma Russa disse no seu canal Telegram que as forças ucranianas “mudaram para tácticas de compressão, estão a usar… Read more »