Guerra na Ucrânia se espalha para a África e forças especiais ucranianas atacam membros Grupo Wagner no Sudão

56

Os serviços especiais ucranianos estiveram provavelmente por detrás de uma série de ataques com drones e de uma operação terrestre dirigida contra uma milícia apoiada pelo Grupo Wagner perto da capital do Sudão, segundo investigação da CNN, levantando a possibilidade de que as consequências da invasão russa da Ucrânia se tenham espalhado para longe das linhas da frente.

Em declarações à CNN, uma fonte militar ucraniana descreveu a operação como obra de “militares não sudaneses”. Pressionada sobre se Kiev estava por trás dos ataques, a fonte disse apenas que “os serviços especiais ucranianos foram provavelmente os responsáveis”.

A operação envolveu uma série de ataques ao grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) , que se acredita estar a receber assistência do Wagner, o grupo mercenário russo, na sua luta contra o exército sudanês pelo controlo do país.

A CNN não conseguiu confirmar de forma independente o envolvimento da Ucrânia na série de ataques. Mas imagens de vídeo obtidas pela CNN revelaram as características dos ataques de drones ao estilo ucraniano.

Dois drones disponíveis comercialmente e amplamente utilizados pelos ucranianos estiveram envolvidos em pelo menos oito dos ataques, com texto em ucraniano visto no controlador do drone. Os especialistas também afirmaram que as tácticas utilizadas – nomeadamente o padrão de drones que se lançam directamente sobre o seu alvo – eram altamente invulgares no Sudão e em toda a região africana.

Os ataques secretos da Ucrânia no Sudão marcariam uma expansão dramática e provocativa do teatro de guerra de Kiev contra Moscovo. Além de uma série de ataques de drones ucranianos que atingiram as profundezas do território russo, a contra-ofensiva em curso da Ucrânia tem-se concentrado nas áreas ocupadas do leste e do sul do país.

A Ucrânia não assumiu oficialmente a responsabilidade pelos ataques, que foram capturados nas imagens do drone. Partes desses vídeos estão circulando nas redes sociais desde quinta-feira. As filmagens da operação terrestre não foram publicadas anteriormente.

Uma fonte militar sudanesa de alto nível disse que “não tinha conhecimento de uma operação ucraniana no Sudão” e não acreditava que fosse verdade.

Vários responsáveis ​​dos EUA pareciam não ter conhecimento do alegado incidente e manifestaram surpresa com a sugestão de que os ataques e a operação terrestre podem ter sido conduzidos por forças ucranianas.

Os vídeos, que alternam entre a visão do piloto, o ponto de vista de um drone observando de cima e o próprio controlador, mostram uma sucessão de ataques de drones dentro e ao redor de Omdurman, uma cidade do outro lado do rio Nilo, a partir da capital Cartum, que se tornou um ponto focal00 de luta entre as duas facções rivais.

Os drones com visão em primeira pessoa (FPV) permitem que os pilotos visualizem a operação do ponto de vista do drone, usando um par de óculos ou um monitor para assistir à transmissão ao vivo. O que parece ser um drone DJI MAVIC 3 pode ser visto nos vídeos que filmam os ataques do drone. Ambos os tipos de drones estão disponíveis comercialmente e são amplamente utilizados pelas forças ucranianas.

O drone DJI MAVIC 3 tem distância máxima de voo de 30 quilômetros (cerca de 18 milhas), alcance de transmissão de vídeo de 15 quilômetros (9,3 milhas) e 46 minutos de voo, o que indicaria que o piloto estaria operando o drone dentro , ou muito perto, da cidade.

No vídeo que mostra o monitor do controlador do drone, é visível texto em inglês e ucraniano, incluindo “Зупинити” ou “Stop”. O operador do drone, que aparenta ser estrangeiro, também pode ser visto no reflexo do controlador, mas o operador usa máscara e não é identificável.

Um pesquisador britânico que dirige o Caliber Obscura, um site que identifica armas, analisou as imagens para a CNN e disse que o dispositivo corresponde aos usados ​​pelas forças ucranianas para controlar os drones DJI MAVIC.

A CNN localizou geograficamente os locais dos ataques em pequena escala e da operação terrestre vistos nos vídeos dos drones, mas não conseguiu verificar de forma independente a data em que os vídeos foram filmados. Vários ataques na ponte Shambat, que liga Omdurman e Cartum, pareciam coincidir com relatos locais nas redes sociais sobre um ataque em 8 de setembro.

Os ataques ocorreram apenas dois dias depois do Grupo Wagner ter facilitado um grande comboio de armas para o Sudão através de uma guarnição da RSF em al-Zurug, no sudoeste do país, perto da fronteira com o Chade, segundo outra fonte sudanesa de alto nível. O funcionário disse à CNN que um grande número de veículos, incluindo vários caminhões transportando armas do Wagner, chegaram a Zurug em 6 de setembro. A CNN obteve imagens de satélite que mostraram mais de 100 veículos, incluindo vários caminhões, na guarnição no mesmo dia. fontes sudanesas de alto nível relataram o comboio de armas.

Dois denunciantes militares chadianos disseram à CNN que o comboio viajou através do Chade até Zurug, o que sinalizaria uma expansão da Rússia e da esfera de influência de Wagner em África, que é amplamente conhecida por incluir o Mali, o Sudão, a República Centro-Africana e a Líbia .

O poderoso grupo mercenário russo tem desempenhado um papel público e fundamental nas campanhas militares estrangeiras de Moscovo, nomeadamente na Ucrânia, e tem sido repetidamente acusado de cometer atrocidades. Na África, ajudou a sustentar a crescente influência e a apreensão de recursos por parte de Moscovo.

Seis ataques de drones tiveram como alvo picapes que circulavam na ponte Shambat. Oito outros ataques atingiram veículos estacionados, edifícios e homens armados em Omdurman e no subúrbio ocidental de Ombada, onde os militares sudaneses conduziram uma série de ataques aéreos nas últimas semanas contra posições da RSF que alegadamente ceifaram dezenas de vidas de civis.

Um dos vídeos mostrava pelo menos três combatentes estrangeiros aparecendo para realizar uma invasão a um prédio. Em um clipe aparentemente gravado por uma câmera corporal, os soldados usavam óculos noturnos e um dos soldados parecia carregar um lançador de foguetes. Uma foto aérea mostrando as tropas avançando sobre o prédio foi geolocalizada pela CNN em um bairro de Omdurman, perto de onde ocorreram os ataques de drones.

A CNN informou anteriormente que, segundo fontes, Wagner tem fornecido à RSF mísseis terra-ar apoiando os combatentes paramilitares da RSF e seu líder Mohamed Hamdan Dagalo – amplamente conhecido como Hemedti – enquanto ele luta pelo poder com o general Abdel Fattah al. -Burhan, governante militar do Sudão e chefe das suas forças armadas.

Wim Zwijnenburg, líder do projeto de desarmamento humanitário da PAX, uma organização de paz holandesa, disse que foi a primeira vez que os drones identificados pela CNN foram observados em África.

“Esses drones (FPV) estão sendo vistos no continente africano pela primeira vez”, disse Zwijnenburg, especializado em tecnologias militares emergentes, incluindo drones. “No entanto, vimos um aumento no uso desses drones na Ucrânia no último ano.”

Desde a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, Zwijnenburg disse que tanto as forças ucranianas como as russas têm feito experiências com drones FPV, equipando-os com granadas propelidas por foguetes. As munições altamente manobráveis ​​e precisas podem transportar uma carga grande o suficiente para destruir um veículo. Embora os drones já tenham sido utilizados para lançar bombas na Etiópia, na Nigéria e na Líbia, o uso de drones comerciais armados que explodem com o impacto é novo em África, acrescentou.

Alguns dos indivíduos vistos como alvos nas filmagens usavam trajes locais e uniformes claros, combinando com os usados ​​pelos soldados da RSF e milícias aliadas. Em um vídeo, os combatentes podem ser vistos fugindo do local do ataque empunhando AK-47.

A RSF, que tem uma grande presença na capital Cartum e em Omdurman, tem estado sob frequentes ataques aéreos dos militares sudaneses desde que eclodiram combates entre os dois grupos em Abril. Num discurso na quinta-feira, o chefe da RSF, Hemedti, disse que as suas forças praticamente dominaram o estado de Cartum, que inclui Omdurman, e falou dos recentes ataques aéreos indiscriminados em Omdurman e outras cidades.

Antes da eclosão da violência nesta primavera, Burhan e Hemedti eram aliados numa junta militar que derrubou um governo de transição reconhecido internacionalmente em 2021. O governo militar do Sudão recebeu o apoio de Wagner no passado, mas Hemedti emergiu ao longo dos anos como o aliado preferido de Wagner em o país.

Wagner abandonou o exército do Sudão quando os combates eclodiram, apoiando Hemedti e os seus combatentes no conflito.

A CNN expôs rotas de fornecimento de armas que ajudaram a sustentar este conflito, passando pelos principais pontos de trânsito de Wagner: a base aérea e naval da Rússia na região costeira síria de Latakia, as bases de Wagner na Líbia e o aeroporto de Bangui na República Centro-Africana.

Wagner tem uma presença significativa na RCA, bem como em grandes partes do leste da Líbia, que faz fronteira com o Sudão, e onde o renegado General Khalifa Haftar controla vastas extensões de território.

“Cerca de 90% das armas da RSF vieram do Grupo Wagner”, disse a fonte sudanesa de alto nível à CNN, acrescentando que o fornecimento de armas da Wagner à RSF continuou inabalável, apesar da morte do líder do grupo mercenário, Yevgeny Prigozhin, e do seu vice, Dmitry Utkin. em um acidente de avião em 23 de agosto.

A morte de Prigozhin levantou questões sobre o futuro das operações da Wagner em África, onde o grupo mercenário utilizou tácticas brutais para apoiar grupos militantes e regimes autoritários em troca de riquezas minerais. Acredita -se que esses recursos – incluindo enormes concessões na indústria mineira de ouro do Sudão – tenham ajudado o esforço de guerra de Moscovo na Ucrânia e ajudado a contornar as amplas sanções ocidentais.

Analistas e investigadores especularam que o Kremlin consolidou o controlo sobre as actividades do grupo mercenário em África como parte de um esforço maior para absorver o grupo no Ministério da Defesa da Rússia, na sequência do motim fracassado de Prigozhin em Junho.

Prigozhin havia retornado recentemente da África para a Rússia quando seu jato caiu nos arredores de Moscou, matando todos a bordo. Dois dias após a morte de Prigozhin, o vice-ministro da Defesa russo, Yunus-Bek Yevkurov, embarcou numa viagem por cinco países, nos antigos redutos de Wagner: Líbia, Síria, Mali, Burkina Faso e RCA.

Durante a cimeira Rússia-África em São Petersburgo, no final de Julho – menos de um mês antes da morte de Prigozhin – o chefe das operações ofensivas secretas do serviço de inteligência militar da Rússia (GRU), general Andrey Averyanov, participou em reuniões com os chefes do Mali, a RCA. , Eritreia e Burkina Faso.

“Perguntámos repetidamente ao Kremlin sobre o apoio de Wagner à RSF e eles disseram-nos que não têm informações sobre isto”, disse a fonte sudanesa de alto nível à CNN. “Para nós, o Kremlin e o Wagner tornaram-se a mesma coisa.”

Ao combater a Rússia, Kiev atribuiu importância estratégica ao aprofundamento dos laços no exterior, inclusive entre os países africanos. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, fez três viagens ao continente no ano passado, visitando mais de 10 países.

“A Rússia está a tentar arduamente manter os países na sua órbita através da coerção, do suborno e do medo… A Rússia tem duas ferramentas para o seu trabalho em África, as mais poderosas são a propaganda e o Wagner”, disse Kuleba numa entrevista recente à Agence France-Presse. .

“A nossa estratégia não é substituir a Rússia, mas libertar África das garras da Rússia”, acrescentou.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
7 meses atrás

Por algum motivo, isso me lembrou os combater entre o Exército imperial Alemão e as forças inglesas paramilitares da África durante a Primeira Guerra…quase ninguem lembra desses combates

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Willber Rodrigues
7 meses atrás

Pois é! E outra vez sobra para os africanos que nada tem a ver com a guerra na Ucrânia.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Filipe Prestes
7 meses atrás

Mais uma vez fica claro que os verdadeiros senhores da guerra promovem seus interesses sem que sejam identificados!

LUIZ
LUIZ
7 meses atrás

“A nossa estratégia não é substituir a Rússia, mas libertar África das garras da Rússia”, acrescentou.”

Parece piada mais é uma piada. O que o ocidente explorador e escravista trouxe de benefícios para o povo africano??

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  LUIZ
7 meses atrás

Concordo que o ocidente escravizou a África, mas Rússia e China não fizeram e nem farão diferente.

Helio
Helio
Reply to  Diego Tarses Cardoso
7 meses atrás

Os africanos discordam de você

AMX
AMX
Reply to  Helio
7 meses atrás

Olha, temos um africano frequentando o blog, que honra!

Não se deve esquecer o seguinte: africanos, assim como os índios em toda a América, escravizavam-se e guerreavam entre si. E, tanto antigamente como hj, muitos deles mesmos (inclusive senhores da guerra) se beneficiam com isso. Não é segredo pra ninguém que tanto no interior do Brasil como na África, é fácil chegar e comprar um(a) filho(a) em alguma comunidade.

Mas, logo vem a bronca do blog sobre a mudança de assunto.

André Macedo
André Macedo
Reply to  AMX
7 meses atrás

Lá vem a relativização tosca, querer comparar as guerras e escravidão entre indígenas e africanos numa tentativa de minimizar o impacto da escravidão e dominação europeia é uma prova incontestável do desconhecimento da História.

E isso tem tudo a ver com o post em questão.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  LUIZ
7 meses atrás

Mercenários Rússia estão dando suporte para golpes militares em países da África em troca de pedras preciosas. Vc e a favor de forças estrangeiras dando suporte a golpes militares? 😏😏

Waldir
Waldir
Reply to  LUIZ
7 meses atrás

Sua opinião está fora de época. Foram sim mas não existe há anos o escravismo. Isso já foi. É a mesma ladainha que aqui culpam nossa corrupção pelo passado colonial e não pelo próprio brasileiro, povo corrupto em sua maioria. Haja visto qq governo aqui, justiça e funcionários públicos que tem caneta.

André Macedo
André Macedo
Reply to  Waldir
7 meses atrás

Eu mesmo conheci ex escravos (há muito tempo) e netos de escravos, a escravidão é algo extremamente recente, achar que isso não nos afeta hoje é burrice.

Bernardo
Bernardo
7 meses atrás

Que esquisito isso, atacar em outro país caso a Rússia faça o mesmo como seria atacar empresas/ Ucranianas em outro país seria ilegal? Confuso, mas a Ucrânia não esta criando inimizades com países fora da Bolha da guerra?

Brandão
Reply to  Bernardo
7 meses atrás

Forças Especiais atuam assim, lembre-se de Argentinos tentando sabotar navios inglêses em Gibraltar, israelenses captrando foragidos nazistas na Argentina…Por essas e outras, as Forças Especiais não são contempladas pelo Estatuto dos Prisioneiros de Guerra.

Joao
Joao
Reply to  Brandão
7 meses atrás

Desculpe, mas não há isso.
No caso das FEsp ou qq outra tropa operar descaracterizado, incide em crimes.
Mesmo não sendo protegido pelo DICA, neste caso, deve ser protegido pelo DIH.

Brandão
Reply to  Joao
7 meses atrás

Forças Especiais, espiões e mercenários não fazem jus ao estatuto do prisioneiro de guerra, III Convenção de Genebra não os contempla.
Entretanto, vários “contemplados” tanto pelo DICA quanto pelo DIH, tiveram uma “excelente ” estadia em Guantánamo… vida que segue…

Joao
Joao
Reply to  Brandão
7 meses atrás

Não.
Somente se descaracterizado, assim como
qq outro se assim estiver.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Bernardo
7 meses atrás

Totalmente! E assim vai ficar muito difícil pra Zelensky conseguir apoio do sul global, se isso era assim importante para ele.

Arthur
Arthur
7 meses atrás

“O poderoso grupo mercenário russo”… Fala sério, qualquer mané, inclusive nossos garbosos militares, dão conta em qualquer conflito africano ou mesmo na região do Dnipro… Bem coisa de CNN. Acho que está difícil encontrar artigos lá fora com um pouco de qualidade para serem publicados. Bom, de volta à tediosa Ucrânia…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Arthur
7 meses atrás

De Garbo um tal de Cid transbordava. Incrível como muitos ainda não entendem que uma guerra seja em qual for o lugar nada tem de tédio!

Sergio
Sergio
Reply to  Arthur
7 meses atrás

” Nossos garbosos?” Kkkkkk…Levam coça até do PCC. Infelizmente aos pobres – nós – pagadores dos impostos.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 meses atrás

É. Mas a guerra continua ainda na Ucrânia.

Kommander
Kommander
7 meses atrás

Só pra lembrar, o Wagner está a margem da lei, ou seja, não segue regras. Se eu fosse os ucranianos, tomava cuidado antes de querer escalar o conflito para fora do continente europeu.

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
7 meses atrás

Rastilho de pólvora espalhando-se fora do curral eslavo.

O Wagner Group tem presença também na Venezuela. Imagino ser temerário uma ação do tipo por lá, trazendo uma escalada do conflito para a nossa vizinhança.

Heinz
Heinz
Reply to  Dagor Dagorath
7 meses atrás

Não duvide que isso possa ocorrer, inclusive com o Wagner apoiando veladamente garimpeiros na região norte e os oferecendo proteção, imagina o problemão que teríamos por aqui?

Bispo
Bispo
7 meses atrás

Parece mais uma operação da CIA usando Ucranianos.

Ucrânia está quebrada economicamente, não tem recursos para tais operações extra pátria (transporte, logística, materiais, dados de geolocalização , etc).

Põe na conta do tio Sam.

Nativo
Nativo
Reply to  Bispo
7 meses atrás

Boa.
Levantou alguns pontos cruciais sobre essa investida ucraniana.

L G1e
L G1e
Reply to  Bispo
7 meses atrás

Parabéns. Bingo. Estava pensando a mesma coisa. Estão usando os ucranianos, em vez de usar soldados franceses, americanos, etcetera. A Ucrânia não tem logística para atuar sozinha tão longe.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Bispo
7 meses atrás

Pensei nisso na hora que comecei a ler a matéria da CNN. Pelo visto a CIA andou recrutando soldados ucranianos com experiência em combate como operador de drones suicidas. Nada de Forças Especiais, esses estão tendo muito trabalho na oontra-ofensiva. Na Ucrânia eles estão ensinando o uso operacional de drones para as tropas regulares. Esses aí devem ser soldados ucranianos que decidiram abandonar o front por um tempo e ganhar um bom dinheiro como mercenários pagos pela CIA na África, lutando contra os mesmos russos que invadiram seu país. A CIA segue mais ativa do que nunca, “combatendo” nesse exato… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
7 meses atrás

Olhem onde os impostos dos europeus estão a serem gastos…o regime cleptocrata de Kiev está internacionalizando suas ações.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Gabriel BR
7 meses atrás

Cleptocrata é Putin que está no poder há décadas.

Helio
Helio
Reply to  Diego Tarses Cardoso
7 meses atrás

O que tem a ver “estar no poder há décadas” com ser cleptocrata? Que a Ucrânia é governada por cleptocratas ninguém nega, o próprio presidente dos eua apoia o governo ucraniano justamente por causa dos esquemas de corrupção que tem com os oligarcas ucranianos.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
7 meses atrás

Sou a favor disso, nós brasileiros fariam o mesmo, tentar leavar a guerra longe do kiev sempre surpreendendo, incrível.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  JapaSp Jantador
7 meses atrás

-Escrevi errado e não tinha como apagar, se edito fala que estou enviando comentários de mais. Difícil… ————–//———— Nós brasileiros faríamos o mesmo, tentar levar a guerra pra longe do país, kiev sempre surpreendendo, incrível. Russos são como ______________, devem ser contidos. Derrubam democracia, gostam do caos pra vender armas, e explorar minérios. Lucram de um povo miserável. EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG: 5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado,… Read more »

Bispo
Bispo
Reply to  JapaSp Jantador
7 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Monarquista
Monarquista
Reply to  Bispo
7 meses atrás

Ué? A Ucrânia não pode se defender por causa do que os americanos fizeram? A Rússia não pode ser ruim se os americanos são ruins?

Que falácia do espantalho mais tosca.

Helio
Helio
Reply to  Monarquista
7 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bispo
Bispo
Reply to  Monarquista
7 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre
Alexandre
Reply to  JapaSp Jantador
7 meses atrás

Lamentável alguém se dar ao direito de ofender um povo inteiro de forma tão nojenta. Repugnante!!! Espero que um dia o senhor seja capaz de perceber a gravidade da sua fala!

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Alexandre
7 meses atrás

Ainda bem que nao

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Alexandre
7 meses atrás

Quando é a Rússia tacando bomba em civis ucranianos nao te ofende. Vc até __________

COMENTÁRIO EDITADO POR ATAQUE PESSOAL.
VOCÊ ESTAVA SUSPENSO ATÉ RECENTEMENTE E ESTÁ PRESTES A VOLTAR À SUSPENSÃO.

DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre
Alexandre
Reply to  JapaSp Jantador
7 meses atrás

Você é incapaz de compreender até o que você mesmo escreve. Não é capaz de compreender a natureza criminosa de sua própria fala. Lamentável, repugnante e criminosa .

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
7 meses atrás

“A Ucrânia não assumiu oficialmente a responsabilidade pelos ataques” Não assumiu porque seria um desrespeito a soberania de um país, o Sudão já tem problemas demais com um conflito interno em curso, ficou tão dependente que virou praticamente um governo fantoche. Me lembrou muito do caso que os EUA atacou o complexo do Osaba fora do Afeganistão e o Paquistão não foi informado na época sobre a operação em curso…um desrespeito a soberania de um país que acabou em pizza. Em geopolítica a pergunta que devemos nos fazer é sempre “qual era o objetivo desse ataque?” A Ucrânia mandou forças… Read more »

Felipe
Felipe
7 meses atrás

Isso aí forças ucranianas! Vamos lá defender a democracia Francesa na África!

Monarquista
Monarquista
Reply to  Felipe
7 meses atrás

Na verdade, parece que estão atacando os russos, que foram quem invadiram a Ucrãnia. Estou errado?

Quirino
Quirino
7 meses atrás

Vão fazer reportagem sobre a treta entre poloneses e ucranianos por causa do embargo polonês ao grão ucraniano?

George
George
Reply to  Quirino
7 meses atrás

Amigo. Acho que você está confuso hoje. O blog de agro fica em outro endereço.

Quirino
Quirino
Reply to  George
7 meses atrás

EDITADO

Destro
Destro
7 meses atrás

Está ficando bagunçado
Daqui a pouco pode respingar pra cá alguma provocação?

Satyricon
Satyricon
7 meses atrás

Quer dizer, qualquer um que realizar um ataque com drones no mundo à partir de agora é automaticamente Ucraniano, é isso?

Me desculpem, mas isso não passa de conjecturas.

Neural
Neural
Reply to  Satyricon
7 meses atrás

Ucrânia virou bucha e Otan terceirizada. Prova é isso dai.

Emmanuel
Emmanuel
7 meses atrás

Assim começam guerras mundiais.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
7 meses atrás

Forças especiais da Ucrânia, invadiram o complexo de favelas de Paraisopolis – SP e destruíram duas casas bombas e três bocas de fumo.

Os caras estão em toda parte!

Sgt Moreno

André Luís
André Luís
7 meses atrás

EDITADO

Fábio De Souza
Fábio De Souza
7 meses atrás

Com Certeza foi uma operação da CIA , os Ucranianos não tem nem logística ,muito menos aviões para Transportar uma unidade especial. A Ucrânia , só está sobrevivendo a está Guerra , com a ajuda da OTAN e EUA , todos nos sabemos que se deu uma hora para a outra , a Ucrânia deixar de receber ajuda militar e financeira . Essa Guerra parte para a parte Diplomática , o que já deveria ter ocorrido .

AMX
AMX
7 meses atrás

Pena que não os atacaram na Venezuela.

Scudafax
Scudafax
7 meses atrás

“And today, U.S. officials in their rhetoric somehow manage to combine the supposed beliefs both that Russia is so weak that Ukraine can completely defeat the Russian army and catastrophically undermine the Russian state, and that Russia is so strong that if not defeated in Ukraine it will pose a mortal threat to NATO and freedom around the world.“