A Ucrânia enfrenta uma longa guerra. É necessária uma mudança de rumo”: o tema da edição da revista The Economist é uma nova estratégia para Kiev: esquecer o contra-ataque e as negociações, não lutar pela vitória, mas simplesmente lutar e lutar.

O conflito militar na Ucrânia decepcionou repetidamente as expectativas. Agora está acontecendo de novo. A Ucrânia libertou menos de 0,25% do território. A linha de frente de 1.000 km quase não se moveu. Apelar a um cessar-fogo ou a negociações de paz é inútil. Putin não mostrou sinais de vontade de negociar. Ele está à espera que o Ocidente se canse e espere que Trump seja reeleito. Se os ucranianos pararem de lutar, poderão perder o seu país.

A Ucrânia e os seus apoiantes ocidentais estão começando a compreender que haverá uma exaustiva guerra de desgaste. Mas, infelizmente, a Ucrânia, tal como os seus parceiros ocidentais, continua obcecada por uma contraofensiva. A estratégia militar e a gestão econômica da Ucrânia devem ser repensadas. Não ambicione a “vitória” e depois a restauração, mas garanta que a Ucrânia tenha a força para combater um longo conflito militar e prosperar.

A primeira recalibração é militar. Os soldados ucranianos estão exaustos; muitos dos melhores combatentes estão mortos. Devemos usar os recursos com moderação e mudar as regras do jogo. Novas táticas e tecnologias poderiam trazer a luta para a Rússia.

A Ucrânia precisa de assistência de manutenção para resistir a anos de luta: reparos de rotina, suprimentos de artilharia confiáveis e treinamento. O que é mais necessário num longo conflito militar é a melhor defesa aérea.

Menos planos pomposos para a reconstrução pós-guerra. A economia da Ucrânia deve deixar de depender da ajuda para atrair investimento.

Tudo isto exige vontade política não só da Ucrânia, mas também dos seus amigos ocidentais. Um roteiro europeu de dez anos, com passos claros, daria esperança aos ucranianos.

A Europa precisa de uma mudança de pensamento. As apostas dificilmente poderiam ser maiores. Fala-se demasiado sobre a Ucrânia sobre “acabar com a guerra”. Isto deve mudar. Ore por uma vitória rápida, mas planeje uma luta longa e para que a Ucrânia sobreviva e prospere.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
7 meses atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa 🙌🏻🙌🏻😆

George
George
Reply to  Mateus Demarchi
7 meses atrás

Eu lembro da capa da Economist com o Cristo decolando, dizendo que a economia do Brasil ia bombar. Dois meses depois começou uma das maiores crises econômicas da história.

Rafael
Rafael
Reply to  George
7 meses atrás

Como já ouvi uma vez: “Alguns analistas passam a metade do tempo trabalhando em previsões erradas e a outra metade tentando explicar os erros cometidos antes”.
É só ver as previsões para a economia brasileira em 2022 e a realidade de 2023.

AMX
AMX
Reply to  Rafael
7 meses atrás

Ou a eleição do presidente anterior, rs.

Tuacha
Tuacha
7 meses atrás

Os sites USA estão publicando

Tuacha
Tuacha
Reply to  Tuacha
7 meses atrás

Pouca notícia sobre a Ucrânia nos sites USA. Estão tentando se desvincular para não levar nenhuma culpa do fracasso.

Orivaldo
Orivaldo
7 meses atrás

Agora a fonte The Economist vale neh ?

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
Reply to  Orivaldo
7 meses atrás

Agora a fonte The Economist não vale neh ?

Rafael
Rafael
7 meses atrás

Deveria ser publicado como “publieditorial” ou “informe publicitário”…
Me pergunto se uma revista especializada em economia e finanças não estaria sendo sensível aos apelos da indústria bélica, que seria a maior beneficiada por uma guerra longa e de desgaste…Acho que sim, pois os maiores fornecedores globais negociam suas ações nas bolsas de valores, assunto no qual a revista é uma referência para muitos investidores.

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Rafael
7 meses atrás

Muito bem observado, Senhor Rafael. Anotado e obrigado.

Lyw
Lyw
7 meses atrás

Então a “solução” é a Ucrânia “escolher” travar um conflito longo, sem perseguir a vitória…Enquanto esse conflito longo acontece, onde a Ucrânia se vira sozinha contra um potência militar, ninguém pensou na quantidade de ucranianos que vão morrer durante essa “mudança de rumo” para uma estratégia do “lutar e lutar”? Se acham que isso é melhor do que tentar conseguir um acordo de paz… só posso sentir pelo povo ucraniano…

fjuliano
fjuliano
7 meses atrás

Os soldados ucranianos estão exaustos; muitos dos melhores combatentes estão mortos.” Mais de 95% dos combatentes ucranianos realmente experientes já foram mortos ou estão fora de combate. “Novas táticas e tecnologias poderiam trazer a luta para a Rússia.” Leia-se: invadam o território russo e ataquem alvos Rússia adentro. Genial!!!! Como quem diz: já está tudo f… chute o balde!

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

Ainda bem que os presidiários russos estão substituindo bem os soldados russos não é?

fjuliano
fjuliano
Reply to  Infantaria_leve_BiABR
7 meses atrás

Isso!!! E estão lutando com pás e garfos! Chegando com motores de geladeira! Substituindo a falta de mísseis e munição! Tentando derrotar as abelhas assassinas e o fantasma de Kiev!

Heinz
Heinz
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

Fonte: Times New Roman

AMX
AMX
Reply to  Heinz
7 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!…

Bispo
Bispo
7 meses atrás

Expectativa x realidade… Europa e EUA estão cansados dessa “guerra sem fim”.

Mais de 50% do americanos são contra enviar $$$ para a Ucrânia e com as eleições por lá chegando … fica fácil prever o fim do “vale guerra”.

Aceita que dói menos 🇺🇦

Hcosta
Hcosta
Reply to  Bispo
7 meses atrás

Mais de 50% dos Republicanos são contra enviar mais dinheiro para a Ucrânia…
Numa pesquisa…

Werner
Werner
Reply to  Hcosta
7 meses atrás

Lógico o governo do João bidê está acabando com os EUA,pobreza,violência e drogas aumentando e bilhões para o ze lascado.

sub urbano
sub urbano
7 meses atrás

Enquanto o “sul global” se organiza em um grande bloco, com muitas economias emergentes fazendo fila para entrar, a Europa e os estados Unidos se veem atolados na Ucrania, gastando bilhões de dólares e doando os parcos recursos dos exercitos europeus para serem destruidos pelo moedor de carne russo. É como eu disse, a Russia prevalecerá novamente. Zelensky se tornou apaixonado pela guerra, a volúpia assassina desse sujeito (q é israelenese) tem revirado o estomago até dos açougueiros americanos e europeus acostumados desde sempre a matar pessoas e mentir para encobrir seus genocidios.

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  sub urbano
7 meses atrás

Foram os russos que invadiram a Ucrânia… Ele tem a obrigação Suprema de defender seu país e seu povo até as últimas consequências, sejam quais forem.
.
Agora, fato é que corre o risco de, mais dia menos dia, não existir mais país para ele presidir.

André Luís
André Luís
7 meses atrás

PERDERAM a guerra! A OTAN perdeu (mais uma vez; não nos esqueçamos da Síria) a guerra.
Ou partem pro tudo ou nada (se forem capaz, pois hoje PÁTRIA RÚSSIA destroçou 10 shadow qualquercoisa) ou a vergonha será ainda pior.

“Glory to Urine” rs!

Maurício.
Maurício.
Reply to  André Luís
7 meses atrás

PÁTRIA RÚSSIA? 🤔 Parece um tal de “Henrique USA” que comentava aqui na trilogia no início da guerra, mas, cada um com sua pseudo-pátria…🤷🏻‍♂️😂

Hcosta
Hcosta
Reply to  André Luís
7 meses atrás

Sim, foram destroçados contra bases militares, caças, etc…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Hcosta
7 meses atrás

ou contra as paredes do Comando Naval da Crimeia…

Caerthal
Caerthal
7 meses atrás

The Economist é a ponta de lança do Globalismo. Tudo o que dizem deve ser tomado com muita desconfiança.

A OTAN irá lutar até o último ucraniano.

JHF
JHF
7 meses atrás

Pagando bem da para plantar quaisquer ideia positiva sobre a guerra na Ukrania. Este tipo de reportagem deixa clara a situação. A Polônia vir a público na discordância com a situação e falar claramente que não vai continuar a manter os aparelhos do paciente já é suficiente para todos os diretamente envolvidos. A situação está tão fora do controle para a Ukrania que até sentar para conversar sobre o processo de paz com o Lula o ZeLenski teve que fazer. Enfim, espero que parem de se matar e sentem na mesa a conversar como dividir o bolo sem brigar nos… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
7 meses atrás

Esperando a The Economist fazer prognostico para a UE.

Emmanuel
Emmanuel
7 meses atrás

“(…) A Ucrânia libertou menos de 0,25% do território. A linha de frente de 1.000 km quase não se moveu. (…)”.

Sem mais.

Isso já deu, né?
Agora todos estão cientes que sem a intervenção direta do Ocidente, em outras palavras, envio de tropas da Otan, a coisa não vai para frente?

Os russos não serão expulsos.
E nem os ucranianos serão derrotados.
Aceita o que perdeu, entra para a Otan e vida que segue.
Os argentinos reclamam até hoje das Falklands.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Emmanuel
7 meses atrás

O maluco caricato que está na frente na eleição para a presidência na Argentina disse que as ilhas são da Inglaterra.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

Não gosto dele e nem da oposição, mas ele disse uma verdade.
São mesmo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

“O maluco caricato que está na frente na eleição para a presidência na Argentina disse que as ilhas são da Inglaterra.”

Quem diria, o primeiro argentino com um mínimo de sensatez em décadas…

AMX
AMX
Reply to  Willber Rodrigues
7 meses atrás

Esse é o problema da Amérdica Latrina: prefere-se um safado limpinho de terno do que um cara despenteado com cara de retardado, mas que não dá pitaco na vida privada alheia.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  fjuliano
7 meses atrás

Uai ,e não são mesmo??

Werner
Werner
Reply to  Emmanuel
7 meses atrás

Mas segundo alguns aqii a Ucrânia está vencendo e massacrando os russos.
Parece a eleição de um certo país,mas a verdade e a lógica sempre aparecem,falta a do Brasil.

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
7 meses atrás

Se eu fecho os olhos, minha mente desenha você
Tapo os ouvidos, mas consigo escutar sua voz
Só de pensar que nunca mais eu vou te ver
Dói, dói, dói

Que mundo é esse tão cruel que a gente vive?
A covardia superando a pureza
O inimigo usa forças que oprimem, oprimem

É, vai na paz, irmão, fica com Deus
Eu sei que um dia eu vou te encontrar
Valeu, menor, espera eu chegar!
Valeu, menor, espera eu chegar!

Quirino
Quirino
7 meses atrás

EDITADO

Recruta Zero
Recruta Zero
Reply to  Quirino
7 meses atrás

O pessoal esquece que o exército ucraniano já estava exaurido antes mesmo da invasão da Rússia em 2022,já estáva perdendo bons soldados desde 2014 no donbass,tudo o que foi feito até agora foi uma defesa desesperada e agora um contra ataque que drena os últimos recursos humanos,basta vê os vídeos na internet, praticamente não se vê jovens de 20 a 30 anos só se vê de 40 para cima

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
7 meses atrás

Muito cedo pra dizer que deve mudar pra guerra de desgaste. Os planos de avanço ucranianos ainda não foram exauridos.
O que a Ucrânia está tentando fazer é dar trabalho pra negociar em seus termos. Precisa de mais tempo. Talvez dois, três anos de contra ofensiva. So tem 3 meses.

AMX
AMX
7 meses atrás

Parece no Brasil:
traficantes e bandidos deitando e rolando, mas, as Polícias “devem evitar o confronto” e, assim, é preciso “achar uma solução”…
Ah vá!…

Sergio Machado
Sergio Machado
7 meses atrás

Queeeeeeeeeeeee…??????
Estão descobrindo agora que é uma guerra de atrito e o russo joga com o tempo por objetivo político-econômico?
Inteligência de 50 países e perceberam isso depois que o exército ucraniano foi moído? Hummmm…

Pragmatismo
Pragmatismo
7 meses atrás

mas planeje uma luta longa e para que a Ucrânia sobreviva e prospere.
Enquanto houver sangue ucraniano e russo, o “ocidente” pouco se importa com a morte.

Marcelo
Marcelo
7 meses atrás

Esperando a Ucrania congelar, o Ocidente entrar em profunda crise econômica e a Rússia chegar em Kiev. Mas só vejo os ucranianos avançando lentamente, agora rompendo as poderosas linhas de defesa, e os russos recuando lentamente. Proporcinalmente aos PIBs, o conflito militar na Ucrânia está saindo muito mais caro para a Rússia do que para o Ocidente. Segue a contra ofensiva ucraniana …

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Marcelo
7 meses atrás

Hurum,tá bom,como vários sites dizem,está indo tudo de vento em popa pra Ucrânia…

Arthur
Arthur
7 meses atrás

Ué? Repensar o que! Segundo os artigos publicados aqui no blog, a Ucrânia venceu!!!

Cansado
Cansado
7 meses atrás

É o que tenho dito. É hora do Brasil enviar suas tropas. O almirante aquele tem que ser enviado pra lá pra mostrar pra eles todos os seus conhecimentos e como derrotar a frota do Mar Negro.

Rick
Rick
7 meses atrás

É muito bom estar em Londres escrevendo isso e olhando a guerra de uma tv de 80 polegadas ligada na BBC.