Índia abandona o dólar em acordo para adquirir petróleo em rúpias; China e Brasil fecham primeira operação completa em moedas locais

190

Investing.com – A tendência da desdolarização no mercado petrolífero ganhou impulso nesta semana, após a maior refinaria da Índia pagar uma transação com um fornecedor de petróleo dos Emirados Árabes Unidos usando sua própria moeda.

A Indian Oil Corp optou por usar rúpias em vez do dólares para importar 1 milhão de barris de petróleo da estatal Abu Dhabi National Oil Company, segundo uma reportagem da Reuters citando a embaixada indiana nos Emirados Árabes Unidos na segunda-feira (14).

A Índia, que é o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, recentemente firmou um acordo com os Emirados Árabes Unidos, a fim de usar sua moeda local, a rúpia, ao invés do dólar nas transações entre os países. O objetivo é reduzir custos, ao eliminar a necessidade de conversões cambiais.

Além disso, os dois países concordaram em estabelecer um mecanismo de pagamento em tempo real para facilitar os negócios transfronteiriços.

O pagamento feito na segunda-feira foi o primeiro realizado em rúpias pela Índia para adquirir petróleo dos Emirados Árabes Unidos. Esse evento acontece após a recente aquisição de 25 kg de ouro por um comprador indiano de um exportador do país árabe, também feita usando rúpias.

Essas ações são parte de uma série de iniciativas recentes de vários países, principalmente não ocidentais, que buscam diminuir sua dependência à moeda americana.

A desdolarização ganhou ainda mais destaque após os Estados Unidos imporem sanções financeiras à Rússia no ano passado, despertando o interesse de países como China, Índia, França e Israel em avançar nesse sentido.

Líderes dos países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) têm ressaltado a importância de utilizar suas próprias moedas que não sejam atreladas ao dólar.

Enquanto isso, a China tem se esforçado para internacionalizar sua moeda, o iuan, com o objetivo de competir com o dólar, firmando acordos monetários com países como Brasil e Argentina.

FONTE: investing.com

China e Brasil fecham primeira operação completa em moedas locais

Banco da China anunciou as transações feitas em yuan e real, como projeto piloto, para a Eldorado Brasil, de celulose

Pela primeira vez, segundo o Banco da China Brasil SA, subsidiária do quarto maior banco estatal chinês, uma operação de comércio entre os dois países foi feita em circuito fechado com as moedas locais, com transações financiadas e liquidadas em yuan e convertidas diretamente para real.

Foi uma exportação de celulose da Eldorado Brasil, empresa de São Paulo com representação em Xangai, na China. O produto foi enviado em agosto do porto de Santos para o de Qingdao. As transações financeiras ocorreram no mês seguinte, até a finalização em moeda brasileira, no dia 28 de setembro.

A operação repercutiu amplamente na China, inclusive na estatal CCTV e na rede social Weibo, e também na imprensa de Singapura e Taipé. Foi apontada como “marco na história do comércio sino-brasileiro, que fornecerá os caminhos para mais empresas”.

Shen Shiwei, comentarista da CGTN, canal de notícias em inglês criado pela CCTV para o público internacional, saudou como “boa notícia para o mundo multipolar” — objetivo geopolítico buscado expressamente não apenas pelos dois países, mas por outros emergentes, como a Índia.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

190 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jose
Jose
Reply to  RPiletti
6 meses atrás

Parece que ninguém se atentou quem é o proprietário da Eldorado, mas deve ser só coincidência mesmo.

Fabrício
Fabrício
Reply to  Jose
6 meses atrás

Onde vc leu isso na matéria?

Jose
Jose
Reply to  Fabrício
6 meses atrás

Aqui amigo, “Banco da China anunciou as transações feitas em yuan e real, como projeto piloto, para a Eldorado Brasil, de celulose”.

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Jose
6 meses atrás

Quem é, José?

Jose
Jose
Reply to  Flávio Silveira
6 meses atrás

Amigo é público são os irmãos Batista, aqueles mesmos daquela conversa “Tem que manter isso viu”, aqueles mesmo dos “campeões nacionais”, aqueles mesmos…

Jose
Jose
Reply to  Flávio Silveira
6 meses atrás
Jagderband#44
Jagderband#44
6 meses atrás

E o como o vendedor do petróleo usará o dinheiro “rupias”?
Não consegui captar isso.

gari
gari
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

Comprando produtos Indianos ou de clientes dos Indianos.

Professor
Professor
Reply to  gari
6 meses atrás

Ou de outros membros dos BRICS

Doninha321
Doninha321
Reply to  gari
6 meses atrás

Então, vc tem uma moeda que pode ser usada apenas em alguns estabelecimentos? Já pensou ganhar um salário com uma moeda que só é aceita em alguns estabelecimentos? Não sei se é uma boa.

Israel
Israel
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Tipo as moedas locais que usam nas comunidades, só servem ali e depois tem que fazer as trocas

Fabiano Araujo
Fabiano Araujo
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Com certeza eles sabem muito bem oque estão fazendo. Entendem do negócio. Não vão fazer um negócio que possam ter prejuízo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Caro Doninha. Eu não sei como funciona em outros países, mas na maioria deles (capitalistas ou comunistas) o trabalho é remunerado por lei com a moeda corrente do país. No Brasil em reais, nos EUA em dólares e no Japão em ienes. A ideia de moedas locais serve para programas de distribuição de renda e programas sociais, mas é expressamente obrigatório remunerar trabalho em moeda nacional. As moedas locais servem, por exemplo, para uma prefeitura garantir que um benefício social tenha impacto local. Por exemplo, famílias podem receber recursos da prefeitura em moeda local que só pode ser usado para… Read more »

Marcelo Mazzi
Marcelo Mazzi
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

__________________________________________Já passou da hora de desdolarizar o mundo. Transações de importação ou exportação podem passar longe do dólar. Custaram a descobrir que a conversão não altera o consumo interno e não impede que tenhamos acesso a todos os produtos necessários a produção interna! Tecnologia, grãos, celulose etc, etc. Vejam como atuam os bancos centrais do mundo para entender isso.

EDITADO

Last edited 6 meses atrás by Marcelo Mazzi
Doninha321
Doninha321
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Mas quando falamos do mundo, vemos países como pessoas, que compram e vendem. Vc citou uma situação em que dentro do país, com o real, eu posso comprar em todos os estabelecimentos dentro do país. Mas imagine uma moeda que dentro do país, só seja válida em alguns estabelecimentos. Você gostaria de receber nessa moeda? Você teria o trabalho de trocá-la por real, para que vc pudesse comprar em todos os estabelecimentos. É óbvio que a situação é mais complexa no caso da Índia e Arábia Saudita, acredito que ambos estão ganhando algo por fora além do dinheiro da venda.… Read more »

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Fazer a liquidação em dólar tem custos extras. Tais custos se elevam ainda mais diante do hegemonia do dólar. As liquidações em moedas locais reduzem custos em 4%.
Entretanto, a decisão de reduzir a influência do dólar no mundo é política.
Usar o dólar implica em fazer liquidações pelo sistema bancário dos EUA, dando a estes um ilimitado poder de realizar embargos e outras sanções, inclusive com o sequestro dos valores.
Milhões de dólares de origem russa estão sendo apropriados pelos EUA para financiar o armamento da Ucrânia contra a própria Rússia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Olá Doninha. Países não são pessoas. Inclusive, aquela comparações entre o orçamento de um governo e o orçamento doméstico é um grande equívoco. No Brasil e na maioria dos países, o Estado tem o monopólio da emissão da moeda e, por força da lei, a moeda é o meio de troca e de reserva de valor. Os mais novos não viram, mas os mais velhos lembram da época dos vales (vale-gás, vale-transporte, vale-leite, vale-alimentação) que chegaram a circular como moeda alternativa. Hoje, estes benefícios foram substituídos por cartões de débito. Como expliquei, no Brasil (e na maioria dos países), o… Read more »

Doninha321
Doninha321
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Amigo, vc conseguiu ignorar totalmente o meu ponto e ir para um assunto que não era relevante para a nossa conversa.

O meu ponto é, atualmente trocas sem utilizar o dólar por si só é desvantajoso para o vendedor.

O vendedor optará por receber em dólar, a menos que haja outro benefício ou motivo por trás.

gari
gari
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Se eu faço trocas regularmente com um comércio do meu bairro, uso ele como fornecedor pra minha padaria por ex. faz pouca diferença se ele me paga ou me dá crédito pra usar no comércio dele. ele me dando crédito provavelmente vai me pagar até melhor, já que é vantagem para ele também. no caso eu não faria a troca em valores muito maiores que nosso comércio regular. o mesmo se dá no caso dos países. Imagina vc pode negociar a cotação direto sem ficar pagando a taxa da casa de Câmbio, relação ganha-ganha

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Caro. O exportador tem interesse em receber em sua moeda corrente, a qual ele usará para pagar os impostos, os salários e os fornecedores. Para o importador, seu interesse é em pagar em sua moeda corrente, pois ele recebe de seus clientes em moeda corrente local. O dolar ou qualquer outra moeda é somente um meio de transferência de valor entre países de com moedas diferentes. Esta referência pode ser qualquer outra. Pode ser euro, pode ser rúpias ou pode ser uma moeda virtual cujo valor pode ser determinado em termos de uma composição de outras moedas ou pode ter… Read more »

Daniel Bacellar
Daniel Bacellar
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Com a exceção provável do Rublo, todas as moedas envolvidas são conversíveis ao Dólar. Se, em qualquer momento, alguém precisar comerciar em dólares, basta vender rúpias, yuans (Renminbi), reais ou riais (Rial é a moeda da Arábia).

A economia acontece nas conversões de ida e de volta em dólares e nas transferências usando SWIFT, todas onerosas.

Mal comparando, é como usar Wise ao invés das remessas tradicionais de dinheiro. Sai mais barato.

Fabrício
Fabrício
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Tenha certeza que só de não depender do EUA e nem pagar pedágio pra qualquer coisa ,já é ótimo

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Vc está comparando o oceano com sua piscina.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Pode parecer ruim a primeira vista, mas é uma ótima maneira de evitar a fuga de capital, como bem indicou o Israel.

Juliano
Juliano
Reply to  Doninha321
6 meses atrás

Todo mundo quer vender
Logo
Todos formas de pagamentos inclusive dinheiro local será aceito

Marlos
Marlos
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

O gari respondeu acho que é isso

Last edited 6 meses atrás by Marlos
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

Caro. Bancos Centrais fazem operações de Swap rotineiramente, trocando suas reservas de uma para outra moeda, geralmente com os bancos centrais que emitiram a moeda. A Arábia Saudita exporta 10% do seu comércio (essencialmente petróleo e derivados) para a Ìndia, algo como US$ 25 bilhões por ano, importando cerca de US$ 8 bilhões (é o quartto maior fornecedor da Arábia Saudita). Para ter uma comparação, 5,7% das importações da Aŕábia Saudita são vendidos pela Ìndia, contra apenas 1,4% do Brasil. Merece destaque que a Arábia Saudita agora integra o BRICS.

Wilson
Wilson
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

É né?! Só que os EUA tem pra honrar compromissos e o Dólar é aceito no Mundo todo, lembre-se que é uma operação entre Estados garantindo ( o Tesouro) a paga do título em débito. Os EUA tem pra pagar , muita tecnologia à venda no mundo, empresas americana atuando no mundo. a China? Tem empresas americanas alemãs, brasileiro aproveitando a mão de obra escrava. E se resolverem retirar as empresas da china? Ela vai cumprir seus compromissos? Vc compraria hj dólar ou yuan?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Wilson
6 meses atrás

Caro. Os EUA emitem dólares, assim como o Brasil emite reais e a CE emite euros. Não existe lastro. Se eu for visitar a Europa, precisarei comprar euros porque é a moeda corrente. Se eu visitar os EUA, vou precisar de dólares. No Japão, vou precisar de ienes e na China yuan. No Brasil, preciso de reais, que é a moeda corrente. Sobre mão-de-obra escrava, recomendo os livros do Laurentino Gomes, porque acho que você está meio confuso sobre o seu significado.

Gilmar
Gilmar
Reply to  Wilson
6 meses atrás

Tem _________ que acha que sem o dólar algum país vai conseguir se manter de pé sendo que os EUA é a maior economia do mundo e quem tem a tecnologia são eles e por isto que eles são o dono da situação né 😁

EDITADO:
LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Apenas exatificando, a Arábia Saudita passará a integrar os BRICS a partir de janeiro de 2024.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Flávio Silveira
6 meses atrás

Obrigado FS.

Mauricio Siqueira
Mauricio Siqueira
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

A pergunta é, como vão lidar com a desvalorização das moedas? vão receber moedas que não tem o lastro do dolar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mauricio Siqueira
6 meses atrás

Caro Maurício. Todas as moedas se desvaloriam ou valorizam eventualmente, inclusive o dolar. Tanto faz usar o dolar, o iene, o yuan ou mesmo o euro como valor de referência. Existem várias ideias que podem ser usadas. A mais simples é uma câmara de compensação que permite o importador pagar em sua moeda local e o exportador receber em sua própria moeda na cotação do dia no qual o contrato foi assinado. Todo mundo faz isso quanto viaja e paga com cartão de crédito no exterior. Outra ideia mais ousada é a criação de uma moeda internacional virtual usada apenas… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

deveríamos usar o dólar do zimbabué

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

O Zimbabwe adota o dolar americano como moeda. Então, o maior problema daquele país é garantir a entrada de dólares em seu país para manter uma base monetária suficiente para as transações domésticas e importações. O comércio entre o Brasil e o ZImbabwe é insignificante, tanto que nem aparece nas estatísticas daquele país. Ainda que o Brasil possa exportar muitos bens de consumo e muitos serviços, os maiores ítens de exportação deles é chá, fumo, açúcar e minério de ferro. Ainda assim, seria importante para os produtores brasileiros ampliar suas vendas para o Zimbabwe. Por exemplo, ainda que a Faber… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

que bom, ainda tem a possibilidade da Moeda da Coreia do Norte.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

O caso da Coreia do Norte é diferente do Zimbabwe. Em 2022, a Coréia do Norte exportou US$ 16 mil para Brasil, sem importar nada. Seria vantajoso para o Brasil aumentar as exportações para a Coreia do Norte. São 26 milhões de habitantes. 95% das importações da Coreia do Norte são feitas da China. Parece possível que o Brasil realize todo o comércio exterior com a Coreia do Norte usando yuan, por exemplo. Parece uma boa estratégia.

Mig25
Mig25
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Tem também a possibilidade de usar as moedas de Burkina Fasso e Níger, duas ditaduras militares de extrema direita. Que tal?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Mig25
6 meses atrás

nao gostei

Miguel Brandão
Miguel Brandão
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

O Zimbabwe também produz diamantes brutos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Miguel Brandão
6 meses atrás

De fato. 46% das exportações do Zimbabwe é ouro (cerca de US$ 3,5 bilhões) e 3% diamantes. Eles também exportam níquel e platina, ainda assim a produção de ouro neste país é inferior á exportação brasileira que é da ordem de US$ 5,5 bilhões (ou cerca de 60 ton).

Fernando Andre
Fernando Andre
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Esqueceste de mencionar que as moedas actuais são “lastreadas” na CONFIANÇA, ou seja, na confiança que as pessoas têm no governo emissor. Essa confiança pesa demais. Quem confia na moeda indiana? Grande parte dos países membros dos BRICS são praticamente ditaduras. Quem confiaria em moedas oriundas destes países? Preferias guardar dólares ou yuan? Na realidade, as transações entre estes paises terá o dólar como referência. Os países com uma balança comercial superavitaria tendem a desvalorizar as suas moedas pra tornar oa seus produtos mais competitivos no mercado internacional, isto é, em outras palavras, inflação. Este é o grande problema qdo… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Mauricio Siqueira
6 meses atrás

esse é um problema que me chama a atenção, a China por ser uma ditadura pode vir um louco e ferrar o país, o XI pra mim é meio louco, a índia é um país muito pobre e que pode cair em populismo barato, africa do sul é uma piada, o melhor serial amalgamar esses moedas do BRICS e fazer a moeda comum de comércio do bloco, reduziria o risco

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Não somos uma ditadura e tbm tivemos um louco como governante. Riscos existem em qq sistema.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Flávio Silveira
6 meses atrás

Caro Flavio. Ainda que eu discorde profundamente das ideias do ex-presidente (isso todo mundo sabe desde 2017, quando se começamos a discutir as candidaturas para a eleição de 2018), nunca o achei louco. Um louco é inimputável.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Flávio Silveira
6 meses atrás

sim foi muito horrível o governo dele antes e de agora.

Groosp
Groosp
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

Quem tiver superávit se ferra. Vai ser obrigado a comprar mais.

anotha panrowa
anotha panrowa
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

Isso implica que a china vai usar Rupias nas suas compras na Índia ou outro país que usa o Rupia nas suas transações

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

Ué da mesma forma que com o dólar, faz a conversão pra moeda local e usa…

Demolidor
Demolidor
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

É só trocar as rúpias em uma casa de câmbio pela moeda que vc quiser

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

Ele converte em moeda local, imediatamente!

Marinaldo de Jesus
Marinaldo de Jesus
Reply to  Jagderband#44
6 meses atrás

Pode comprar outro ou na transação inversa os Emirados vende em Rúpia, devolvendo o dinheiro da índia, esses países ou são dos BRICS ou vão fazer parte, no caso a Índia já faz e Emirados entra o ano que vem.

Professor
Professor
6 meses atrás

Alguém me explica, por favor, por que essas coisas estão acontecendo, se a Rússia está apanhando na Ucrânia, se a Rússia vai cair como um castelo de cartas no vendaval, por que essas coisas estão acontecendo? alguma coisa nessa história de vocês não está certa! Bosco, HCosta, alguém por favor, salva o dia aí!

MAB
MAB
Reply to  Professor
6 meses atrás

Primeiro relaxa tomando um chá de polônio!
Coitados dos “alunos”.

Professor
Professor
Reply to  MAB
6 meses atrás

______

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Professor
Professor
Reply to  Professor
6 meses atrás

Se bem que o BIDEN está tão senil, que nem sei se ainda faz as depravações que costumava fazer.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Professor
6 meses atrás

Panamá Papers!??

Macgaren
Macgaren
Reply to  Professor
6 meses atrás

Russia é bobão que é derrubado enquanto os outros se salvam.
Estão se aproveitando de toda confusão que a Russia causou na europa EUA para assumir a frente de tudo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Professor
6 meses atrás

Olá Colega. Há alguns anos, quanto os EUA aplicaram sanções contra a Venezuela, bloqueando as reservas do governo venezuelano, inclusive as reservas de ouro venezuelanas, e repassando o controle de bilhões de dólares para Guaidpo, comentei aqui que isso colocaria em cheque a confiança do sistema internacional no sistema de reservas baseado em dólares. Também é fato que a legislação anti-terror dos EUA ampliação a ação do Departamento de Justiça dos EUA a todas as empresas que operam dólares. A partir do momento que a o Departamento de Estado passou a usar a moeda dos EUA como arma de geopolítica,… Read more »

Underground
Underground
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Mas foi o que na prática a Índia acaba de fazer com a Rússia. Os ativos russos em rupia e que estavam em depósitos em bancos indianos não são passíveis nesse momento de conversão para outras moedas, como quer a Rússia, já que o Governo da Índia recusou efetuar a transferência.

L G1e
L G1e
Reply to  Underground
6 meses atrás

Lógico. A Índia não tem dólares. Essa é a nova lógica.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Underground
6 meses atrás

Caro. Cada país emite sua própria moeda sem que qualquer uma esteja lastreada. Brasil emite reais, EUA emitem dólares, os países da Zona do Euro emitem euros… os países podem fazer os pagamentos de suas importações em qualquer moeda. Pode ser em dólar, euro, rúpias, etc., desde que os respectivos bancos centrais tenham um acordo. Perceba que alguns países, como a Venezuela, Russia, Cuba e Coreia do Norte estão proibidos de usar dólares. As reservas dos países têm duas funções principais. 1. financiar suas próprias importações e 2. evitar ataques especulativos contra a sua própria moeda. Os países podem fazer… Read more »

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Apenas exatificando: os países da UE não emitem seus euros distintamente, mas tão somente o BC da UE.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Flávio Silveira
6 meses atrás

Olá FS. Obrigado.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

a rússia já sabia disso, e tem ouro venezuelano na Rússia, Rússia também tem um dos bancos centrais com mais ouro no mundo, foi uma forma de blindagem aos EUA.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Olá Carlos. A Venezuela tem 31 ton de ouro depositados em um banco inglẽs, ou cerca de US$ 2 bilhões que estão bloqueados. O governo venezuelano pediu para que estes recursos fossem usados para comprar vacinas, mas o governo inglês não autorizou. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/05/30/por-que-reino-unido-nega-a-maduro-acesso-a-ouro-venezuelano-depositado-em-londres.ghtml Além disso, o governo venezuelano alega possuir US$ 140 bilhões bloqueados no exterior. https://exame.com/economia/venezuela-diz-ter-us-140-bilhoes-bloqueados-em-bancos-no-exterior/ O problema é que existem inúmeros países não democráticos que continuam tendo acesso aos seus depósitos. Há semanas, ocorreu um golpe de estado em um país africano, mas os recursos continuaram disponíveis para o novo governo. Foi este tipo de decisão por parte… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

sim, espero que devolvam o dinheiro da Venezuela e o Madura faça uma transição para a democracia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Pois é. Em 2015~2016, o Brasil exportava cerca de US$ 4,5 bilhões para a Venezuela, principalmente de produtos industrializados, que iam desde produtos de limpeza, higiene, máquinas, veículos. Quando começaram as sanções, comentei aqui que era um erro o Brasil prejudicar uma relação comercial superavitária e comprometer a neutralidade da diplomacia brasileira em uma crise que seria resolvida em algum momento pela negociação entre o governo e a oposição. Hoje, a balança comercial é menor que US$ 400 milhões, a China passou a ser o fornecedor privilegiado do mercado venezuelano, Guaidó foi descartado até pelos EUA, e a oposição e… Read more »

Silvio Sardinha
Silvio Sardinha
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Você ainda acredita em papai noel e coelho da Páscoa?

Eromaster
Eromaster
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Excelente comentário!!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Eromaster
6 meses atrás

Obrigado Ero. O legal é que fiz estes comentários aqui na trilogia há anos atrás. Devia ter publicado como matéria.

Bispo
Bispo
Reply to  Professor
6 meses atrás

China e Rússia há muito se preparam para “chutar” o dólar como moeda hegemônica, seja comprando ouro de forma avassaladora seja liquidando com os títulos em moeda americana.

Isso se chama mundo multipolar, que os EUA odeiam, rs, e tentam de tudo, para que continue como está.

Na última reunião de líderes na ONU , vários líderes não “deram as caras” , o sistema EUA mandam o resto se ajoelha está rachando.

A guerra na Europa somente acelerou o processo.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Claro e quem alinha com a China, não se ajoelha????
Só que agora ajoelham-se para a liderança Chinesa, apesar de a moeda Chinesa ainda é uma bébevem poderio.

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Rui Mendes
6 meses atrás

Como vc mesmo reconhece, a moeda da China não obriga ninguém a se ajoelhar.

Robson
Reply to  Professor
6 meses atrás

Quem disse que a Rússia está perdendo?
Eles vão anexar mais áreas ,emitir pelo contrário

Charles
Charles
Reply to  Professor
6 meses atrás

Quem disse que a Russia está apanhando? Se informe melhor.

Last edited 6 meses atrás by Charles
soldado imperial
soldado imperial
Reply to  Professor
6 meses atrás

Vamos trocar, ou melhor um escambo! Você junta tudo o que tem( carro, apartamento, dinheiro etc) soma tudo deu X reiais(tipo 5 milhões reais). Você chama o Antônio Kings( tonho da lua) e propõem pra ele a troca: x reiais pelo mesmo número de X dólares. Um por um. Passado uns tempos depois você me conta como ficou este negócio viu…( tô sendo bonzinho contigo, depois lembra de mim e me dê um presentinho viu kkkkkkk)

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  soldado imperial
6 meses atrás

Vc tem visão reduzida do mundo e compara piscinas com oceanos: ambos tem água, mas a água da sua piscina vc controla, né?!
Lembre, países têm Bancos Centrais com sistemas de conversão de moedas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  soldado imperial
6 meses atrás

Caro. Se você converter o valor dos bens para um padrão (pode ser reais, dólares, sementes de mostarda, conchinhas ou plaquinhas de barro), você já inseriu o conceito de moeda. Escambo é feito peça a peça pela necessidade de uso do comprador em relação ao excedente ou ausência de necessidade do vendedor. O escambo se faz pela “qualidade de uso” não pelo valor. Por milhares de anos, a humanidade usou o escambo como principal meio de troca. O Egito Antigo não usou moeda. Creio que algumas civilizações pré-colombianas também não usavam moeda, ainda que ambas tinham excedentes agrícolas e intenso… Read more »

Ulisses Casazza
Ulisses Casazza
Reply to  Professor
6 meses atrás

Em primeiro lúgar, nessa guerra de informação, não se sabe nem se a Rússia está apanhando tanto assim da Ucrânia, se ela vai realmente cair como o castelo de cartas que vc diz, e em segundo lugar, o BRICS está se esforçando para escapar a essas amarras que os EUA impuseram para controlar melhor o mundo dos negócios a seu favor…

Felipe
Felipe
Reply to  Professor
6 meses atrás

Parece que as sanções atingiram os paises errados..

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Felipe
6 meses atrás

Kkk As sanções atingiram os dois pés do sancionador…

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Professor
6 meses atrás

Simples,meu caro.Após as sanções á Rússia,a maior potência nuclear do mundo, e o bloqueio de seus ativos depositados em bancos americanos e europeus,até mesmo aliados dos EUA(ex França),perceberam até meio que tarde que não existem aliados para os americanos,existem interesses,e se for preciso,os EUA rifam até o mais fiel parceiro que tiverem no mundo

gordo
gordo
6 meses atrás

Esse movimento é reflexo de um somatório de fatores, um deles são as contas dos EUA que não fecham. Outro fator significativo é a própria arrogância do eixo EUA – UE, que centralizam o sistema monetário. As sanções que impuseram a Rússia acelerou o processo em busca de algo alternativo ao sistema monetário atual. Se vai derrubar o dólar é outra história.

Renato B.
Renato B.
Reply to  gordo
6 meses atrás

É a mudança para um mundo mais multipolar. É mais instável? Provável. É mais livre? Também é provável.

De qualquer forma, eu não acho que vai ser o ocaso do ocidente como alguns gostam de bradar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Caro Renato. Na conferência de Bretton Woods, Keynes sugeriu um sistema de comércio internacional baseado em uma moeda comum que seria usada apenas para as transições comerciais. Cada país faria os pagamentos naquela moeda comum a partir do câmbio entre suas moedas locais e esta moeda de referência. Contudo, a proposta que venceu foi a do secretário de tesouro dos EUA que propôs usarem o dolar como moeda, sendo e os EUA lastrearia o dolar com reservas de ouro. Acho que enfim, veremos a adoção do sistema proposto por Keynes.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Para variar, foi a política passando por cima da área técnica. O que tem rolado até o momento são as “cestas” de vãrias moedas. Talvez cheguemos a esse ponto, mas creio que seria um processo de décadas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Olá Renato. É preciso lembrar que os EUA eram responsáveis por praticamente 60% da produção industrial do mundo no fim da II Guerra. Toda a sua infraestrutura industrial estava intacta e era preciso inserir no mercado de trabalho mais de 5 milhões de pessoas que estavam envolvidas na guerra e precisariam ingressar em um mercado que já estava em pleno emprego. Outro ponto relevante é que os EUA eram naquele momento o principal produtor de grãos do mundo. Então, os EUA conquistaram uma condição privilegiada. Outro ponto interessante é que Keynes foi contra o padrão-ouro. Ele já havia percebido que… Read more »

gordo
gordo
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

eu não acho que vai ser o ocaso do ocidente…”
Também acho isso, mas um fator pesado ai são as contas dos EUA e sabemos que não é de hoje que Eles vem tendo um aumento de uma divida que já era gigante 30 anos atras. Uma hora a conta chega e tenho pra mim que a OECD vai criar sua unidade monetária para comercio caso o dólar se torne um problema.

Renato B.
Renato B.
Reply to  gordo
6 meses atrás

Eu concordo que será uma mudança imensa, outra questão é que muitos países tem grandes reservas em dólar e uma queda rápida seria desastrosa. Por isso disse que será um mundo mais instável.

L G1e
L G1e
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Verdade. Não será o fim más que EUA e Europa vão ficar mais pobres isso vai. O quanto vão ficar mais pobres aí só o tempo dirá.

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  gordo
6 meses atrás

Derrubar o dólar demora um século mas para limitar seu poder basta uma década.

Jagder#44
Jagder#44
6 meses atrás

Seria mais fácil transacionar os pagamentos em ouro ou algum outro metal valioso.
Back to the middle age!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jagder#44
6 meses atrás

Não. O ouro tem uma quantidade limitada que não pode ser ajustado para o crescimento do comércio. Durante as grandes navegações, o sistema internacional era baseado em ouro e prata. O sistema ruiu quando os espanhóis descobriram Potosi e inundaram o sistema com prata. O sistema internacional usou o padrão ouro até a década de 70. O dolar era lastreado em ouro. Como a quantidade de ouro é fisicamente finita, a quantidade de dolar também era limitada, o que se tornou um gargalo para o comércio internacional. Quando os EUA abandonaram o padrão ouro e passaram a emitir dolar sem… Read more »

Professor
Professor
Reply to  Jagder#44
6 meses atrás

______

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG E CESSE IMEDIATAMENTE A PRÁTICA DE TROLLAGEM. VOCÊ JÁ RECEBEU DIVERSOS AVISOS.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Underground
Underground
6 meses atrás

A Rússia aceitou negociar em rupias, mas….
Agora ela tem um monte de papéis e a única alternativa é comprar da Índia! Os indianos riem.

Realista
Realista
Reply to  Underground
6 meses atrás

Sendo de qualquer um dos BRICS é oque importa .

Renato B.
Renato B.
Reply to  Underground
6 meses atrás

Dos EUA ou da UE é que eles não iam comprar.

L G1e
L G1e
Reply to  Underground
6 meses atrás

Podem comprar empresas da Índia também. O Brasil não tem várias empresas sendo compradas siatt, Avibras, etc. Ou pode comprar produtos da índia.

Underground
Underground
6 meses atrás

A primeira coisa que tende a acontecer com o país que quiser tomar o lugar dis EUA na emissão de moedas é que a sua própria moeda tende a se valorizar, tornando seus produtos caros e is demais baratos.

Kommander
Kommander
Reply to  Underground
6 meses atrás

Calma, cara, quanto desespero! Já fez uns 15 comentários só nesse posto tentando denegrir a rebaixar os outros países.

Gabriel BR
Gabriel BR
6 meses atrás

Top!

Junior Souza
Junior Souza
6 meses atrás

Ouro seria uma melhor opção, as moedas dos emergentes são muito voláteis, corre o risco do seu dinheiro perder muito do seu “valor” do dia para a noite.
Decisões relacionadas a economia devem ser pautadas em uma ciência chamada economia, quando a ideologia começa a ser o fator preponderante nestas decisões o risco de uma M… bem grande acontecer é alto.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Junior Souza
6 meses atrás

Esse negociação sempre foi um trabalho de gestão de risco. Negociações em ouro acontecem em casos bem arriscados. Por exemplo, na segunda guerra mundial a Alemanha comprava tungstênio de Portugal, que era neutro, e pagava em ouro.

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho
6 meses atrás

Boa. Há que manter o dolar baixo, para ajudar a conter a inflação na Europa e EUA, e ao mesmo tempo valorizar moedas que não tem qualquer valor, fazendo com que as pessoas nesses países possam comprar mais, com o dinheiro que tem.

Será que a rupia indiana valorizou no mercado de forex ?

Wagner
Wagner
Reply to  Jorge Carvalho
6 meses atrás

Manter dólar baixo? O caminho agora é taxa de juros alta para garantir venda de títulos. Para especuladores uma boa, para sociedade,tensão social e pressão sobre o estado.

Maurício.
Maurício.
6 meses atrás

Bem, Kadafi queria negociar petróleo em uma moeda própria, deu no que deu…🤭
Brasil e Emirados Árabes Unidos, se cuidem aí nessa brincadeira, vocês dois são dois cachorros mortos, o resto, China, Rússia e Índia possuem nukes, vocês não, é só uma dica…😂

Magaren
Magaren
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Sadam tentou o mesmo

L G1e
L G1e
Reply to  Magaren
6 meses atrás

Iraque e um país pequeno que ainda anda e veste igual na época de Jesus. Se não fosse o petróleo seria uma Somália da vida.

Maurício.
Maurício.
Reply to  L G1e
6 meses atrás

“Se não fosse o petróleo seria uma Somália da vida.”

Se não fosse o petróleo nem a invasão de 2003 teria, né? Rsrsrs.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Caro. Como já escrevi em outra matéria, “se o quadro fosse redondo, o cubo mágico seria uma esfera”

Marcelo Romo
Marcelo Romo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Essa foi boa! Bom, em se tratando do Planeta Terra, nada é de fato simples por aqui! No inicio da (dita…comentada) invasão da Ucrania, o que vinha à mente era a cena do Tom & Jerry, onde o rato (USA) pegava o taco de béisbol e dava uma cacetada na bunda do cachorro (Russia) e depois colocava o taco nas mãos do gato (Zelenski…). Bom, acho que por mais que digam que a Russia vai cair e tal…. ainda acredito que o quadro geral não mudou muito (mesmo com o arsenal gigantesco com o qual os EUA e demais países… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Líbia país muito pequeno que achou que tinha dólares sobrando pôr causa do petróleo e se achou o máximo. Kadafi foi rebelar e acabou morrendo com um cabo de vassoura no **

Talisson
Talisson
Reply to  L G1e
6 meses atrás

A Libia não é um país pequeno e até a turma do bem levar liberdade para lá era um dos países mais ricos da Africa. Depois que os mocinhos passaram por lá se tornou o inferno na terra. A mesma pessoa que diz ter pena de ucranianos não fala isso do povo libio.

L G1e
L G1e
Reply to  Talisson
6 meses atrás

A líbia tem mais de 40 milhões de habitantes? Os gigantes mundiais são os países que tem mais de 100 milhões de habitantes e mais de 3 milhões de Km quadrados. Favor verificar quem está nesse nível.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Líbios são humanos como os ucranianos.Morreram dezenas de milhares de líbios durante e após os ataques dos EUA e seus asseclas italianos,ingleses e franceses.Claro,você acha que ucranianos não merecem a sorte que estão tendo porque são europeus,cristãos e dae pele clara.Quem se importa com a Líbia??

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Talisson
6 meses atrás

Líbia é pequena sim, de resto concordo com seu comentário, até hj lembro da Clinton comemorando a morte do Kadafi como se estivesse comemorando a vitoria do seu time, sinistro, e era aparentemente a situação de como ia ficar o país, o Kadafi ainda disse que se ele saísse a Libia ia sucumbir, milhões de pessoas iriam para a Europa, deu no que deu.

Maurício.
Maurício.
Reply to  L G1e
6 meses atrás

“Kadafi foi rebelar e acabou morrendo com um cabo de vassoura no **”

Só aconteceu isso porque a Líbia era um cachorro morto, simples assim. No início dessa guerra na Ucrânia, tinha um pessoal dizendo que a OTAN poderia atacar a Rússia de maneira fulminante, até agora, nada!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Inovar é algo arriscado, mas agora essa tendência está tomando corpo e a cada dia fica mais difícil para os EUA segurar isso na força.

André Luís
André Luís
6 meses atrás

Glory to Urine!
Venceu, PÁTRIA RÚSSIA. Ura!

Alex Silva
Alex Silva
6 meses atrás

Nessa história de desdolarização há 3 fatos que chamam a atenção de forma tão contundente, mesmo para quem não liga para geopolítica – ainda mais num cenário de geopolítica extremamente polarizado como o que temos vivenciado nos últimos anos: 1 – A primeira autoridade em nível mundial a expressar temor com as consequências negativas para o dólar ao ser usado como “arma” (não sei exatamente qual a expressão mais em uso para isso no português, em inglês “weaponization”) financeira foi o presidente do Banco Central Japonês (BoJ, na sigla em inglês), ou seja alguém aliado de primeiríssima hora dos EUA,… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Alex Silva
6 meses atrás

Verdade. Arábia Saudita e Japão são um dos países que mais tem reserva de dólares trilhões. A arábia Saudita começou a gastar a rodo pois viu que é só papel e pode desaparecer a qualquer momento. Neimar e Cristiano Ronaldo nunca ganharam tanto dinheiro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Japão andou se desfazendo também, inclusive de ativos brasileiros, onde eles estão colocando esse dinheiro eu queria saber, espero que seja um EVA

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alex Silva
6 meses atrás

pra quem não sabe o BoJ e FED travaram uma guerra no passado e o Japão perdeu, existia até comentários de como os Japoneses eram pragas que estavam dominando os EUA de carros a eletrônicos, depois de uma ação interna em deixar o país sofrer uma crise gigante, o Japão estagnou.

Alex Silva
Alex Silva
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Japão e EUA “travaram uma guerra” pós-II Guerra?! Só se for de aparências, pois o Acordo de Plaza de 1985 equivale à vitória militar norte-americana na II Guerra, i.e., a humilhação ocorrida no Hotel Plaza de Nova Iorque foi a capitulação japonesa perante os EUA no campo financeiro. Por isso quem “inconscientemente” toma a vitória norte-americana no campo econômico sobre o Japão como base para algum movimento semelhante no presente que os EUA podem fazer contra a China, ignora diferenças gritantes entre os dois países, ou por outra, faz a equivalência entre japoneses e chineses meramente por raciocínio rasteiro movido… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Alex Silva
6 meses atrás

O Japão era e ainda é um país ocupado militarmente pelos EUA. Aí o acordo foi fácil e o Japão parou de crescer e acabou os filmes de “Jaspion”, e aqueles monstros, década de 80.rsrs.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  L G1e
6 meses atrás

kkkkkkkk

EduardoSP
EduardoSP
6 meses atrás

Isso aí só evidencia o que uma galerinha aí não consegue enxergar, que o uso do dólar se dá não por determinação dos EUA, mas por conveniência e interesse dos países e empresas.

Underground
Underground
Reply to  EduardoSP
6 meses atrás

Exato!
Como vão fazer troca em moedas ou que não tem valor ou cuja moeda é mantida desvalorizada artificialmente?
Como disse acima, se a China, como exemplo, for a principal emitente de moeda, a tendência é que sua própria moeda se valorize, fazendo com que perca vantagem competitiva.

Cláudio Melo
Cláudio Melo
Reply to  Underground
6 meses atrás

Qual a moeda que tem valor intrínseco?
E as moedas que são mantidas valorizadas artificialmente, o que induz à percepção errônea de que têm valor?
Existe diferença entre moeda e dinheiro?
Qual o papel do Exchange Stabilization Fund na manutenção do valor do dólar?
Se mais e mais paízes resolverem comercializar fora do sistema euro-dólar essas moedas continuarão fortes, terão “valor”?
Para que serve ter dólares se a produção mundial de manufaturados hoje está na China, não nos EUA, e a de commodities, alimentos e energia, está com BRICS plus?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  EduardoSP
6 meses atrás

Edu. Pelo contrário. O uso do dolar como moeda internacional foi adotado no acordo de Bretton Woods, no fim da II Guerra. Naquele momento, foi acordado que os EUA manteriam uma reserva de ouro para garantir o lastro do dolar, que então seria usado como moeda internacional. Os demais países poderiam fazer reservas em dolar, porque havia a conversibilidade assegurada pelos EUA. Isso durou até a década de 70, quando os EUA abandonaram o padrão ouro, praticamente extinguindo o acordo de Bretton Woods.

Underground
Underground
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

E todo mundo continuou usando o dólar porque lhes interessava.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Underground
6 meses atrás

Caro Under. Pode-se usar qualquer moeda, desde que exista um sistema de compensação. Desde o fim da II Guerra, a principal moeda internacional era o dolar lastreado em ouro depositado nos EUA. Com o fim da paridade ouro-dolar, o sistema internacional continuou usando o dolar sem qualquer problema. O advento do Euro, há cerca de 20 anos apenas, ampliou bastante o sistema de pagamentos, já que substituiu o dolar em toda a zona do euro. Outros países, inclusive o Brasil, passaram a adotar o euro com alternativa ao dolar. As instituições internacionais, como o FMI e Banco Mundial, continuam usando… Read more »

Cláudio Melo
Cláudio Melo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Mais que do interesse dos demais países, interesse maior é dos EUA no uso do dólar, o que lhe proporciona o que o prof. Barry Eychengreen, citando Valery Gisgard D’Etaing chamou de “privilégio exorbitante”, uma vez que o uso disseminado do dólar no comércio internacional, tanto propicia aos EUA ganhos derivados do exercício da senhoriagem da moeda, como um autêntico “almoço grátis”: toda vez que um país precisa de dólares precisa entregar aos EUA o valor equivalente em bens e serviços. Toda vez que os EUA precisa de bens e serviços dos outros países, basta imprimir dólares, ficando com os… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Underground
6 meses atrás

Até hoje. Amanhã é outra história.

Talisson
Talisson
Reply to  EduardoSP
6 meses atrás

Saddan e Kaddaf que tentaram sair do dolar acharam conveniente morrer enforcados.

Last edited 6 meses atrás by Talisson
L G1e
L G1e
Reply to  Talisson
6 meses atrás

Países pequenos da época de Jesus. Única coisa que tinha era o petróleo. Deram o passo maior que a perna.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
6 meses atrás

Nao vai adiantar muita coisa. Enqnto os países vem com o milho, os americanos já estão voltando o troco do bolo de fubá. Sempre tem algo pra cada situação, ainda mais isso, capaz que já foi pensado há décadas.

Marcos Monteiro
Marcos Monteiro
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

Precisa entender que os tempos mudaram, e o maior incomodo das grandes economias tem nome, TECNOLOGIA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

a situação não é bem assim, o trunfo dos EUA é industria 4.0 e robotização, logo eles não precisarão da China, e lógico a China deles, quem conseguir dominar essas áreas antes vence

leonidas
leonidas
6 meses atrás

O Dólar em tese não teria motivo para se preocupar em ser destronado tão cedo, não fosse o desastrado plano de Washington em transforma-lo em uma arma de guerra. Ou seja, sem consentimento da ONU os EUA resolveram impor sanções faraônicas à Rússia. Isso fez com que todos os demais países que não pertencem ao clubinho EUA/UE se sentissem potencialmente ameaçados. E a busca por garantia de sobrevivência de seus regimes (ditaduras, monarquias absolutistas, teocracia, regimes autoritários) é que esta representante uma ameaça potencial ao dólar. Isso esta acelerando uma realidade antes tida como improvável de ocorrer ou se ocorresse… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  leonidas
6 meses atrás

Verdade. Arábia Saudita, Emirados Árabes, China, Índia, Brasil e outros tem juntos trilhões de dólares depositado nós EUA e Europa. Se apertar um Brasil da vida, arábia Saudita da vida e outros menores. Se rende e faz o que eles mandarem sem dá um tiro. E pôr isso que os países estão querendo diversificar suas reservas. O Brasil deveria investir em ouro.

Marcos Monteiro
Marcos Monteiro
Reply to  leonidas
6 meses atrás

Tá aí um comentário sábio.

Matheus Fabri Arriero
Matheus Fabri Arriero
6 meses atrás

A desdolorizacao é um caminho sem volta, visto os últimos acontecimentos recentes( uso da moeda como arma de guerra pelos Estados Unidos) através das sanções impostas a outros países. O que me preocupa é, o que os americanos irão fazer diante dessa situação de perda de hegemonia no mundo? Eles vão deixar a China, os BRICS e outras nações tomarem a iniciativa de trocar de moeda de comércio e irão ficar de braços cruzados? Vai ter guerra? Pressão diplomática?nota de repúdio? E nós? O que ganhamos com isso?Caso um governo de direita/ conservador venha ganhar as próximas eleições no país,… Read more »

L G1e
L G1e
6 meses atrás

O dólar como moeda internacional tem apenas 70 anos, antes da segunda G mundial existia várias moedas. O Brasil exportava para a Alemanha em Marcos, para a Inglaterra em libras, etcetera. Tinha o padrão ouro. Antes a China em 1500 a 1800 mais ou menos só aceitava prata. Toda a prata que os espanhóis tiraram de potossi na bolivia foram parar na china em troca de produtos chineses. A Inglaterra gostava de ouro todo o ouro retirado do Brasil pôr Portugal foi parar na Inglaterra em troca de produtos ingleses. Existia o escambo ou troca na década de 70 e… Read more »

cassio
cassio
6 meses atrás

Emissão de moeda causa inflação, certo? Eles emitem d o ar, compram a produção do trabalho e, ao injetar papel impresso sem lastro, causam inflação na aldeia global. Suspeito q o que segura essa vassalagem é o fato de muita nação, empresa, gente ..deter grandes estoques do papel e, reféns, atuarem para manter o valor, a fim de não arcarem com o prejuízo.

L G1e
L G1e
Reply to  cassio
6 meses atrás

Verdade. Só que depois que foram bloqueados mais de 300 bilhões de dólares da Rússia, todos os países ficaram com medo. O Brasil pôr exemplo tem quase 400 bilhões de dólares depositado no exterior reserva internacional, tirando outros bilhões de dólares em reserva no exterior de pessoas físicas e empresas. Daqui a pouco os EUA e Europa falam o Brasil está desmatando, não que fazer reserva indígena igual está sendo ” solicitado”, clima, ecologia, etc. Vamos aplicar sanções e vamos bloquear o dinheiro do Brasil. Aí o Brasil se rende sem dá um tiro. O mundo está ficando loco e… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  cassio
6 meses atrás

Olá Cássio. Nem sempre. As causa da inflação são complexas. Uma das principais causas da inflação é quando a produção atingiu um limite e a demanda continua crescendo. Isso faz com que a competição entre os consumidores eleve os preços. Em um exemplo simples, é como em um leilão. Como existem mais interessados em comprar do que objetos para vender, há um aumento do preço até que o preço ajuste a oferta á demanda. Isso ocorre quando a capacidade ociosa de produção é esgotada. Geralmente, é preciso ampliar a capacidade de produção quanto ela atinge algo entre 80~90%. Outro motivo… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Mestre. Mestre. O Sr é mestre em economia. Parabéns. Deu uma aula para os mortais aqui da roça.

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

A “lei” da oferta e da procura tem sua lógica, por certo. Mas seu funcionamento correto pressupõe honestidade dos agentes econômicos. Ofertas podem ser manipuladas, como nos ensina a OPEP. Procuras podem ser dirigidas, como nos mostram os produtos sazonais. Cartéis, monopólios, oligopólios etc são movimentos de sabotagem das leis econômicas…
A construção da livre concorrência deveria ser uma das razões da existência dos governos pois somente isso regula o comércio.
Não existe uma “mão invisível” q acomoda os agentes no equilíbrio.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Flávio Silveira
6 meses atrás

Caro Flavio. O valor de mercado é um acordo entre o comprador e o vendedor. Isso nada tem a ver com livre concorrência e muito menos com mão invisível. Como regra simples, o comprador busca minimizar o preço e o vendedor busca maximiza-lo. Esta relação se torna mais complexa quanto são muitos compradores com diferentes capacidades de compra e muitos vendedores com produtos similares. O mercado não tem uma condição de equilíbrio porque é uma situação dinâmica cujas variáveis são instáveis. Produtos têm validades, pessoas têm necessidades urgentes, agentes econômicos estão sujeitos a outras forças, como parcelas de crédito, prazos… Read more »

Rui Mendes
Rui Mendes
6 meses atrás

A Índia é a terceira maior consumidora, se dividirem a UE por país e não como bloco.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Nada a ver abrir mão da moeda mais confiável para se encher de outras moedas que pode acontecer de tudo com elas, uma hora um desses países fica no prejuízo e vão se lembrar porque se usa o dólar.

Renato B.
Renato B.
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Perceber e mensurar risco é o feijão com arroz de qualquer investidor.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Caro. A moeda é apenas um título de dívida que serve como meio de troca ou reserva de valor. Aliás, o valor de qualquer coisa é sempre relativo. Por exemplo, as bolhas imobiliárias são efeitos especulativos sobre o valor de imóveis que após uma espiral de valorização entram em uma espiral de desvalorização. Ainda que o dólar tenha sido usado como referência de valor por décadas, sucessivas administrações nos EUA aturam para prejudicar seu referencial de moeda neutra. Empresas estrangeiras estão sendo processadas pelo Departamento de Justiça dos EUA segundo o argumento que elas operaram com dólares, mesmo que estas… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
6 meses atrás

A China nunca vai conseguir substituir o dólar pelo yuan. O “lastro” do dólar não era matéria prima ou coisa parecida mas a confiança do mundo de que um banco central privatizado como o FED iria garantir o uso “despolitizado” do dólar, impedindo que fosse usado para fins políticos, mas essa confiança foi para o lixo com a guerra da Ucrânia. A China nunca vai admitir um banco central privado ou independente, logo na melhor das hipóteses a China controlando uma moeda no mesmo nível do dólar será tão ruim quanto os gringos atuando para garantir seus interesses na guerra… Read more »

Flávio Silveira
Flávio Silveira
Reply to  Andromeda1016
6 meses atrás

A China está agindo através dos BRICS assim como os países europeus fizeram através da UE. O euro foi criado para combater a influência do dólar e funciona há 20 anos blindando a desde muito combalida economia européia das sanções unilaterais dos EUA. Os BRICS buscam fazer o mesmo e se conseguirem realizar suas trocas através de uma moeda comum estará criada a tripolarização da economia mundial, o q é bom para os negócios globais e principalmente para os interesses dos países emergentes, com efeitos positivos para a paz mundial. Talvez a China queira “tomar o lugar do dólar” mas… Read more »

Omg
Omg
6 meses atrás

Esses acordos de trocas entre moedas de terceiro mundo existem há décadas. E nunca foram adiante. O dólar sempre continua como o denominador comum da operação, mesmo que seja usado diretamente..
Simplesmente porque essas moedas emitidas por republiquetas e ditaduras com zero governança não valem oque o gato enterra.

Omg
Omg
Reply to  Omg
6 meses atrás

*”mesmo que não seja usado diretamente”

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Omg
6 meses atrás

Caro Omg. O dolar foi usado por décadas porque o acordo de Breton Woods foi feito em torno desta ideia usando como parâmetro o lastro em ouro. A partir da década de 70, com o fim da paridade ouro-dolar, o mundo continuou usando o dolar porque os sistemas de compensação estavam configurados para isso. O advento do Euro ampliou a opção, tanto que o dolar foi substituído por outra moeda em toda a zona do euro. Muitos países passaram a operar o comércio exterior tanto em dolares quanto em euros. Isso teria continuado assim, mas a partir do momento que… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Omg
6 meses atrás

Hoje é outro mundo.

soldado imperial
soldado imperial
6 meses atrás

Realmente o dólar perdeu, os EUA desceram a ladeira, a Ucrania foi pro vinagre, a Russia vai lançar uma ofensiva blindada ( com sua famosa 7º divisão de tanques, lembrei do Rommel com a 7º divisão panzer kkkkk)e kiev vai cair em no máximo 15 dias. Portanto eu estou trocando reais por dólares um por um. Me dê uma nota de 100 dolares e eu dou uma nota novinha de 100 reais. Negócio melhor do mundo pra vocês…. é pegar ou largar. Só vale pros primeiros que entrarem em contato comigo, vou abrir uma vaga privilegiada pro Antonio kings, só… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  soldado imperial
6 meses atrás

Verdade. O dólar valia 6,00 reais a algum tempo hoje vale 5,00 reais cuidado com os seus investimentos. Eu acho que o dólar vai valer 4,00 reais logo logo.

Carlos Campos
Carlos Campos
6 meses atrás

Olha ainda acho esse sistema estranho e ruim para o Brasil, o dólar ser a moeda de comercio mundial é um problema, mas aceitar Yuan é furada na minha opinião, ele precisam aceitar o real no mínimo, para isso ser vantajoso, uma moeda única dos Brics lastreada em uma cesta de moedas desses países seria o ideal.

Fred
Fred
6 meses atrás

Kadaff foi assassinado pelos EUA porque teve a ideia de criar uma moeda única para a África.

Celito
Celito
Reply to  Fred
6 meses atrás

Senhores com todo respeito e simplicidade,vós digo que chegará o momento de ter troca de produtos, sem usar dinheiro físico e sim um sistema de variações de valor de produtos estipulado pelo custo de produção e controle de um sistema multiuso,ou seja,um kilos de valor x pôr um litro de produto valor x, quando estabelecer que os dois tem valor igual,ou acréscimos de kg ou ml.

Carlos Gilberto Rogério
Carlos Gilberto Rogério
Reply to  Celito
6 meses atrás

Nao tenho naipe para entrar nessa discussão. Porém, posso afirmar aos senhores, que tive uma bela aula de economia. Parabéns aos participantes.

Mohamed Sotam
Mohamed Sotam
6 meses atrás

Vocês devem estar doidos, não? A possível desdolarizacão na economia não vai mudar nada para os EUA pois eles dominam as tecnologias e se retirarem todas as suas empresas da China e repatriá-las,adeus China! Além do mais,para quem não sabe,os EUA são o único país do mundo onde tem indústria de veículos,uma indústria de motos,outra de caminhões que faturam muito,vendendo apenas nos EUA! Quem vai conseguir competir com um país desse? Mais fácil o Japão voltar a ser o segundo do PIB do que a China passar os EUA! O dólar não é forte atoa! Nem o euro conseguiu desbancá-lo!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Mohamed Sotam
6 meses atrás

olha se o Xi não sair a China não vai passar mesmo, ele tá longe do que foi o Deng, é muito mais direcionista aparentement na economia. e mais com a robotização e industria 4.0 eles poderão repatriar tudo.

Wcm
Wcm
6 meses atrás

Os EUA ainda é a grande potência, mas ele já sabe que os maiores países do mundo perceberam que não precisa tanto dele mais, pode negociar entre eles que tem um enorme mercado a ser explorado

Wcm
Wcm
6 meses atrás

Cara, é incrível que só agora os grandes países perceberam que existe outro mundo nos negócios sem precisar da exploração americana que só se dá bem, juntando BRASIL,INDIA,RUSSIA E CHINA é a metade da população mundial, um mercado sem precedentes!!!

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
6 meses atrás

A Índia tem armas nucleares, Brasil não tem!! Advinha quem os EUA vão pressionar pra voltar utilizar o dólar USD?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jonathan Pôrto
6 meses atrás

Caro. Você acha que os EUA vão jogar uma bomba atômica em Brasilia porque o Brasil estará usando outras moedas além do dolar para fazer comércio exterior? Isso sim seria o fim dos EUA como país, democracia, sociedade, liderança e qualquer outra coisa. A Russia está em guerra com a Ucrânia e não cogita usar uma bomba atômica. Então, caso os EUA façam este tipo de ameaça, o mais simples é denuncia-lo na Assembléia da ONU.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

ele não disse isso, traduzindo ele disse que iam invadir a gente ou botar pressão pq não temos uma bomba pra tacar neles.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Então, vocẽ acha que a Índia jogaria uma bomba atômica em Washington caso os EUA pressionassem Nova Delhi usar o dolar como meio de pagamento no comércio exterior? Isso seria o fim da Índia como país. A resposta dos EUA seria um ataque nuclear contundente conta a Índia. Nem a URSS lançou uma bomba atômica contra os EUA ou contra a sua frota na crise dos mísseis em Cuba, ainda que os comandantes locais tinham autorização de usar armas nucleares táticas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

continua sem entender, mas sei pq, pq na tua cabeça bomba nuclear é uma arma de ataque e não dissuasão

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Jonathan Pôrto
6 meses atrás

Não usaram no Afeganistão, após o 11 de setembro, vão usar para forçar o uso do dólar?

L G1e
L G1e
6 meses atrás

O dólar na verdade é uma grande pirâmide a maior do mundo. Uma hora acaba. E haverá uma quebradeira generalizada para quem estiver alavancando em dólar.

Igual criptomoedas, igual às ” Tulipas” da Holanda, uma hora o castelo vai cair.

Richard Stallman
Richard Stallman
6 meses atrás

Péssimo negocio. Imagine você fazer uma poupança nessas moedas podres. É dólar ou ouro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Richard Stallman
6 meses atrás

os próprios indianos adoram um ouro, sabemos pq

Demolidor
Demolidor
6 meses atrás

Para os EUA é grande problema, vai reduzir a capacidade deles de imprimir dólares sem gerar muita inflação, devido a alta demanda eles sempre imprimiram muitos dólares, se realmente os países começarem a comercializar em suas moedas locais eles estão perdidos.

Harão
Harão
6 meses atrás

Acredito que as duas empresas têm contas corrente de um mesmo banco em ambos países.
Exemplo: As duas empresas teriam conta no BB a empresa chinesa na China e no Brasil e a empresa brasileira no Brasil e na China.
A empresa chinesa pagaria a empresa brasileira em yuan no BB na China e a empresa brasileira faria o saque em reais no BB no Brasil. Como as duas empresas têm contas nós dois países ficaria fácil a transição.

Antônio
Antônio
6 meses atrás

Pura ilusão, é exatamente que os EUA quer , estão achando que o brics encabeçado pela China juntamente com a Rússia irá se tornar a próxima potencia mundial? Ingenuidade .. Nas últimas décadas esses países se recuperaram devido há iniciativa comercial dos EUA e UE. Levantaram um inimigo para depois abate Los. Agora terão há 3 guerra Mundial com o objetivo de aniquila los e depois dominar seus territórios. Alimentaram como animais em matadouros. O preço de tudo isso será uma devastação mundial nunca vista. Mas o caos gera lucro e a NOM será global. Como a agenda segue seu… Read more »

Luiz
Luiz
6 meses atrás

Se que é só eu que estou vendo que isso é um verdadeiro negócio da China …(pra China e claro ) pois o acordo da compra e envio da Celulose foi firmado em Agosto de 2023 com o dólar na casa dos 4.90 Usd. Só que a chinesada malandra que só eles são. Fecham o contrato em real e só vieram a pagar o valor em real no final de setembro ,já com o real em desvalorização pois hoje 05 de outubro está o real a 5.17 pra cada dolar …… Aí sim a Chinesada lavou a egua . Pois… Read more »

Nemo
Nemo
6 meses atrás

O dólar deve manter sua posição de principal moeda, mas deve perder participação por resumidamente três razões: 1) países com relações comerciais entre si devem usar as próprias moedas como forma de reduzir os custos financeiros das transações; 2) utilizar uma cesta de moedas reduz os riscos soberanos da dependência de uma única moeda. Exemplo atual: o aumento das taxas de juros americanas “exportou” inflação para o mundo todo; e 3) o risco advindo da política de sanções adotada pelos EUA (incluindo as sanções secundárias). Não basta estar de acordo com as políticas dos EUA, você pode sre alvo se… Read more »

Guilherme
Guilherme
6 meses atrás

Mas o valor do barril é cotado em dólares. Que piada!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Guilherme
6 meses atrás

Caro. Como explicado, no fim da II Guerra, representantes da maioria dos países se reuniram em Bretton Woods para formalizar um acordo sobre o sistema financeiro. Neste encontro, foram criados o FMI e o Banco Mundial. Também foi definido que o dolar seria a moeda de referência para o comércio internacional e que ele seria lastreado no ouro. A partir do momento que o sistema entrou em operação, praticamente todos os preços internacionais passaram a ser definidos em dolar. Petrólio, aço, trigo, milho, suco de laranja… no caso do petróleo, é importante lembrar da formação da OPEP no início da… Read more »