As potências militares ocidentais estão ficando sem munições para permitir à Ucrânia defender-se contra a invasão em grande escala da Rússia, alertaram o Reino Unido e a NATO.

O almirante Rob Bauer, o oficial militar mais graduado da Otan, disse ao Fórum de Segurança de Varsóvia que “o fundo do barril agora é visível”.

Ele disse que os governos e os fabricantes de defesa agora precisam “aumentar a produção em um ritmo muito mais rápido”.

A Ucrânia dispara milhares de projéteis todos os dias e a maioria agora vem da OTAN.

O almirante, que preside o Comité Militar da NATO, disse que décadas de subinvestimento significaram que os países da NATO começaram a fornecer armas à Ucrânia com os seus armazéns de munições já meio cheios ou até mais vazios.

“Precisamos de grandes volumes. A economia just-in-time e apenas o suficiente que construímos juntos em 30 anos nas nossas economias liberais é adequada para muitas coisas – mas não para as forças armadas quando há uma guerra em curso.”

O ministro da Defesa do Reino Unido, James Heappey, disse no fórum que os arsenais militares ocidentais “parecem um pouco escassos” e instou os aliados da OTAN a gastar 2% da sua riqueza nacional na defesa, como se tinham comprometido a fazer.

“Se não for o momento 2 quando há uma guerra na Europa – de gastar 2% na defesa, então quando será?” ele perguntou.

Ele também disse que o modelo “just-in-time” “definitivamente não funciona quando você precisa estar pronto para a luta de amanhã”.

“Não podemos parar só porque nossos estoques parecem um pouco escassos”, disse Heappey. “Temos que manter a Ucrânia na luta esta noite e amanhã, depois de amanhã e depois de amanhã. E se pararmos, isso não significa que Putin irá parar automaticamente.”

E isso significava, disse ele, “continuar a dar, dia após dia, e reconstruir os nossos próprios arsenais”.

“O problema é que nem todos na aliança gastam ainda 2% do seu PIB na defesa. Esse deve ser o piso para os nossos gastos com a defesa, e não o limite máximo.”

Ele acrescentou: “Quando se trata da aliança, os EUA estão cada vez mais olhando para o leste e para o oeste, e penso que justificadamente os nossos colegas no Congresso precisam de ver que as potências europeias estão gastando os seus 2% para fornecer recursos equitativos à NATO”.

O ministro da Defesa sueco, Pol Jonson, disse que era vital para a Europa preparar a sua base industrial de defesa para apoiar a Ucrânia a longo prazo.

“Porque estamos cavando bem fundo em nossos bolsos, em nossos estoques”, disse ele.

“E, a longo prazo, penso que é crucial que os ucranianos também possam adquirir material de defesa da base industrial da Europa. Aprendemos aqui algumas lições difíceis sobre escala e volume, não pelo menos quando se trata de munições de artilharia.”

O Ministério da Defesa do Reino Unido afirma que desde o início da invasão, em fevereiro de 2022, o Reino Unido forneceu mais de 300.000 cartuchos de munição de artilharia e está empenhado em fornecer “dezenas de milhares mais” até ao final do ano.

O Departamento de Estado dos EUA afirma que, no mesmo período de tempo, a América deu à Ucrânia mais de dois milhões de munições de artilharia padrão da OTAN de 155 mm.

A dependência de Kiev das munições dos EUA é tal que existem preocupações reais entre os aliados da NATO sobre a possibilidade de Donald Trump ser reeleito presidente no próximo ano.

Temem que o apoio militar dos EUA à Ucrânia possa diminuir se Trump procurar algum tipo de acordo político com Moscou.

A dificuldade é que, apesar das tentativas de aumentar a produção, a Ucrânia está utilizando a munição mais rapidamente do que as potências ocidentais conseguem substituí-la.

Os países da NATO e da UE acordaram vários planos para partilhar conhecimentos, celebrar contratos conjuntos com fabricantes de defesa e subsidiar a produção tanto quanto possível.

Mas parece que eles ainda estão lutando para atender a essa necessidade.

Os analistas dizem que, em contraste, a Rússia parece muito mais capaz de preparar a sua economia em tempo de guerra para reabastecer os seus próprios arsenais.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
António Rodrigues
6 meses atrás

Está conversa de estar sempre a dizer semana sim semana não, que as munições estão a acabar já começou a cheirar mal.

fjuliano
fjuliano
Reply to  António Rodrigues
6 meses atrás

Sempre fizeram isso com relação à Rússia meu caro. No caso do presente artigo, não é “dizer” é admitir.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  António Rodrigues
6 meses atrás

Vou ser negativado e xingado por isso, mas…

Já repararam que as notícias sobre a contra-ofensiva atual quase cessaram?
Quer dizer…na contra-ofensiva do ano passado, quando os russos foram empurrados pra trás por centenas de km’s, chovia notícias disso em tudo quanto é lugar.
Agora, nesse contra-ofensiva, é uma notícia aqui e outra acolá…quase como notas de rodapé.
Mais alguem acha isso…curioso?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

“Agora, nesse contra-ofensiva, é uma notícia aqui e outra acolá…quase como notas de rodapé. Mais alguem acha isso…curioso?” Mas é como eu disse na matéria do “T-72 e o suporte Russo”, vão falar o que da tal contraofensiva? Todo mundo sabe que a tal contraofensiva até agora não alcançou os resultados esperados, e isso é um fato! Só não vê quem não quer, ou estão em uma realidade paralela, simples assim. A Ucrânia reconquista uma vila, aí a Rússia vai lá e retoma, aí a Ucrânia vai lá e recupera, e fica nisso, não tem resultados expressivos nem de um… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Vamos ser sinceros aqui, e vamos dizer o óbvio, mesmo sob o risco de sermos taxados ou xingados: A falta de notícias é uma notícia em sí. Se a contra-ofensiva estivesse tendo os resultados esperados, seus aliados e a própria Ucrânia, principalmente, estariam falando disso 24h por dia, alardeando isso em tudo quanto é jornal. E lembrando que, antes da contra-ofensiva, e até umas 2 semanas após ela, a tinhamos notícias quase diárias disso, principalmente dos ucranianos. Então, o fato dos aliados e dos próprios ucranianos estarem sem dar notícias disso, pra mim é muito sugestivo, e nos diz muita… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

A doutrina de tanques MBT da Rússia e que esses veículos são para romper defesa de infantaria. Para combater tanques MBT a doutrina da Rússia tem as armas antitanques, mísseis, helicóptero, etc. O combate tanques MBT contra tanques MBT na Rússia e o último caso, desde a segunda G mundial.

Mafix
Mafix
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Sem aviação e usando artilharia e pequenos ataques de infantaria não vão avançar varios KM por dia como o pessoal pensa que funciona uma guerra…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mafix
6 meses atrás

É claro que a Ucrânia não vai avançar vários quilômetros por dia, mas também não deveria ser num ritmo tão lento quase parando como está. Outra coisa, já que você tocou em artilharia, se já está faltando munições burras, imagina só as Excalibur, que são munições guiadas muito mais caras, ninguém fala mais em M777, nem nas fotos o coitado aparece mais, os Lancet praticamente fizeram uma limpa nos M777. O mesmo vale para os russos, se as munições burras de artilharia estão acabando, imagina só as Krasnopol, que também são muito mais caras. Virou uma guerra de “não ata… Read more »

Mafix
Mafix
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

O campo de batalha todo minado e com um cara parado com uma arma anti-carro esperando o avanço inimigo é um passeio né?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mafix
6 meses atrás

E quem falou em passeio?

rui mendes
rui mendes
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Falta munição, para quem como eu, está a mais de 4000km, mas para os Ucranianos, tem munições demais, já que no leste e sul da Ucrânia, relatam disparos de artilharia, praticamente sem cessar, durante muitas horas do dia.

Nei
Nei
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Mas como vai fazer algo tão rápido, onde os Russos ficaram 1 ano e meio criando defesas em camadas, enxendo o chão com milhões de minas.

A realidade é outra, não é filme, é passo a passo.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Os tanques Leopardo 2, Challenger 2, estão a ajudar e muito, reportagens da skynews na frente de batalha, falam com os soldados Ucranianos e todos são unânimes, que os Leopardo 2, e na imagem aparece um dos fornecidos por a Suécia, com um camuflado muito bom, em tecido, e os soldados dizem que é muito mais poderoso, não falha nem um disparo, muito mais confortável e adoram ser também muitk mais seguro, agora o que dizem, é que ainda têm que lutar com muitos T-72 e T-64, porque tanto os Leopardo 2, como os Challenger 2, não chegam para uma… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  rui mendes
6 meses atrás

“Os tanques Leopardo 2, Challenger 2, estão a ajudar e muito.”

Estão a ajudar muito mesmo, eu estou vendo…

Nei
Nei
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Qual vila foi retomada pela Rússia Maurício, nos últimos 3 meses?

L G1e
L G1e
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Verdade. No ano de 2023 a Rússia conquistou mais Km quadrado do que a Ucrânia. A Rússia está utilizando a defesa “elástica” , isso é quando o inimigo ataca com força total uma área a Rússia recua para a segunda linha de defesa e lança bombas de 152mm no inimigo e ataques de drones e aéreos. Quando o inimigo está debilitado te tantas bombas os Rússia lança uma contra ofensiva e recupera o território perdido.

Mafix
Mafix
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Todo dia tem um ataque pontual e alguma ‘vila’ é retomada do lado ucraniano dia só olhar em algum perfil no twitter que mostra a guerra .

A midia isenta nunca existiu foi inventada para panfletagem politica ou empresarial…

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Talvez seja pq não tenha notícias para publicar, já que essa ofensiva está bem mais lenta, não acha ?

J Moura
J Moura
Reply to  Orivaldo
6 meses atrás

No YouTube Canal mapageopolitico e espanhol com atualização diária

Munhoz
Munhoz
Reply to  António Rodrigues
6 meses atrás

No caso da Rússia ficar sem munição era uma análise, uma suposição que não se concretizou, no caso da OTAN ficar sem munição é um fato !
Como eu já disse e fui negativado várias vezes a Ucrânia vai ser abandonada e provavelmente vai ser totalmente dominada pelos russos isso é um fato, os EUA estão rachando e a Europa capengando, enquanto isso a China e a Rússia estão cada vez mais fortes!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Munhoz
6 meses atrás

Eu não diria que a Rússia está cada vez mais forte.
Mas aparentemente ela não está “capenga” ou a ponto de quase jogar a toalha. Mesmo com trocentas sanções e a economia cambaleando, os russos não estão dando sinais de que vão se sentar numa mesa pra negociar.

Nei
Nei
Reply to  Munhoz
6 meses atrás

Você se agarrou na notícia da Ucrânia ser abandonada e não larga essa fala. Mas não enxerga os movimentos que estão sendo realizados pelo aliados. Zelesnki está na reunião da União Europeia e garantiu acordos de ajuda; Zelesnki estava com Biden nos EUA, o qual garantiu total apoio; EUA irão enviar para Ucrânia 300Bi de dólares dos ativos russos trancados nas contas do EUA. Uma coisa é verdade, nem todo país da OTAN está preparado para fornecer tudo que a Ucrânia pede, pois não imaginavam uma invasão russa ao vizinho, mas eles sabem que se a Ucrânia for dominada, o… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Nei
6 meses atrás

Vcs é que mesmo vendo os Russos disparando 4 x mais ainda acham que os russos sofreram 4 x mais baixas, fora os ataques aéreos, com os Ucranianos não conseguindo avançar nada na contra ofensiva, com a população Ucraniana sendo reduzida pela metade, com a Rússia dominando a área que apesar de representar 20% em território, concentrava 50% do PIB Ucraniano, com o congresso dos EUA rachado, com os países europeus pulando fora um a um, ainda acham que a Ucrânia vai chegar na Criméia antes do natal, vcs não estudam a guerra do Vietnã não? São ingênuos, ficam ai… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Nei
6 meses atrás

“Zelensky tem verdadeiramente razões para estar preocupado” : https://cnnportugal.iol.pt/aominuto/6207bf6c0cf2cc58e7e276ff/evento/651f3ec8d34e65afa2f6162f?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=shared_site

Acredita pelo menos nesse português nervoso

Munhoz
Munhoz
Reply to  Munhoz
6 meses atrás

Agostinho Costa é o nome do cara, esse junto com o Farinazo e o Mac Gregor tão prevendo o futuro, escuta pelo menos

Jefferson B
Jefferson B
6 meses atrás

Começa reclamando da munição e termina pedindo mais dinheiro kkkkk
Quanto não ganha das empresas de defesa esse tal militar?
A Rússia tem bastante munição, o que falta é comida na boca do russo kkkkk

Antunes 1980
Antunes 1980
6 meses atrás

Mesmo que a ajuda militar diminua, a Rússia não conseguirá chegar até Kiev. O seu efetivo não é suficiente para cobrir tantas batalhas e distâncias.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

Acredito que a Russia já terá muito sorte se não tiver a Crimeia recuperada pelos Ucranianos ao final desse conflito armado.

J Moura
J Moura
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

Sarcasmo?

JHF
JHF
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

Depois do primeiro mes, isso ficou claro no Kremlin. Neste momento a Rússia quer é manter o que foi considerado como território próprio pela Duma e no tão combatido e criticado plebiscito. A ideia geral a está altura é manter a Criméia pois é lá que está a base a marinha Rússia do Mar Negro. Um dos pontos importantes de projeção de poder para o Mediterrâneo e Atlântico Sul. A conversa de que a Rússia é a Alemanha nazista do século XXI é muito comida para quem.vende armas, que.odeia a Rússia e quem deve confrontar ela geo politicamente. Vulgo OTAN.

Charles
Charles
Reply to  JHF
6 meses atrás

Exatamente.

Tuacha
Tuacha
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

A Russia só precisa forçar uma rendição. E para isso não precisa ocupar mais territórios.

Os aliados jogaram uma bóia de salvação e o custo foi alto (Não existe almoço gratis $).

O agressor também vai jogar uma bóia e não será de salvação, mais com um custo muito alto (Perda de Território e Rendição).

Professor
Professor
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

“mesmo que a ajuda militar diminua, a Rússia não conseguirá chegar até Kiev” kkkkk
Isso já é começar a admitir a derrota? kkkkkk
E isso é palpite, advinhação ou torcida? kkkkkkk

glasquis7
Reply to  Professor
6 meses atrás

A derrota teria sido perder dentro do prazo estipulado por Putin, 15 dias. Não foi assim.

Depois disso, tudo é lucro. Se Putin soube-se que a guerra seria como está sendo, jamais teria invadido.

Quirino
Quirino
6 meses atrás

Aliados ficando sem munição e mais importante ainda, ficando de saco cheio dessa guerra. Os Estados Unidos, que alguns afirmam que vão financiar essa guerra eternamente, quase teve o governo paralisado pq parte do congresso se recusou a aprovar o novo pacote de ajuda de 24 bilhões para a Ucrânia, uma parlamentar americana disse; “A Ucrânia não é 51º estado americano, ela não é nossa prioridade”. Provavelmente os americanos ainda vão ajudar a Ucrânia mas duvido que essa ajuda vá além de 2024. Os Europeus, que prometem ajudar a Ucrânia ate a final, estão ficando sem dinheiro, sem munição e… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Quirino
oliveira
oliveira
6 meses atrás

23h59: Rússia está sem munição, soldados estão utilizando pás.
00h00: Estamos ficando sem munição…

Macgaren
Macgaren
6 meses atrás

Russia tem certo de ter um aliado como a Coreia do Norte ao lado para pedir munição

fjuliano
fjuliano
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

Não é só a CN que provê para a Rússia nesse conflito, tem um certo pais, segunda economia do mundo e q ruma a ser a primeira, que triplicou as trocas comerciais com os russos desde 2022. Sem falar que militarmente deve ajudar igualmente sendo q isso já foi amplamente criticado pelo patrão da OTAN.

deadeye
deadeye
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

A OTAN tem a Coreia do Sul fazendo o mesmo (porém com munições mais modernas) porém só fazem isso na encolha. E ai quem ganha, Coreia do Norte, ou a Coreia do Sul com a 11º maior produção industrial do mundo?

Macgaren
Macgaren
Reply to  deadeye
6 meses atrás

Coreia do norte, porque são amigos dos russos no combate ao ocidente do mal.

fjuliano
fjuliano
6 meses atrás

Em doses homeopáticas a grande mídia já vai pavimentando o caminho na cabeça das sociedades ocidentais acerca do que vai ocorrer nessa guerra. Necessário depois do esforço colossal em negativar a Rússia com todo tipo de bizarrices e mentiras possíveis e isso por quase dois anos. A verdade já não pode mais ser maquiada muito menos escondida. De outro lado cada vez mais mídia como “xururuca.com” “bizonho.net” “averdade.com” “lerero.net” e afins ficam com a grande credibilidade de continuar defendendo o governo do boneco.

Quirino
Quirino
Reply to  fjuliano
6 meses atrás

Percebi isso ontem.
Ontem entrei no google e fiz a seguinte pesquisa;
“Ucrânia”.
Fiquei impressionado com o tanto de noticia negativa para os ucranianos que apareceu na grande mídia, a algumas semanas e essa mesma pesquisa teria tido um resultado bem diferente.
É bem como vc falou, a mídia esta pavimentando o caminho.

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Quirino
6 meses atrás

A moderação não está vendo isso?! Esse rapaz escreve e ele mesmo se responde, só pode ser pago, não acredito que alguém perca seu tempo só para defender um governo que sequer faça parte, seja por que tenha a nacionalidade russa, seja por que ama a vida russa, acho que recebe algum recurso, só pode..

NOTA DOS MODERADORES:
VC PODERIA SE EXPLICAR MELHOR??

O “Quirino” e o “FJuliano” não são as mesmas pessoas, se é isso que vc está pensando.

Quirino
Quirino
Reply to  Frederico Boumann
6 meses atrás

“Esse rapaz escreve e ele mesmo se responde”
A moderação pode ficar a vontade para ver se estou fazendo o que vc esta dizendo, se eles tiverem como verificar vai ver que não estou.
Sobre minha opinião, se vc não gosta azar é seu, é só não ler, vou continuar postando.
E sobre a guerra, eu torço sim para que a Rússia vença e deixe o Estados Unidos e a OTAN desmoralizados, se vc pensa diferente, bom para você, vou continuar com meu pensamento.

Buccaneer
Buccaneer
Reply to  Quirino
6 meses atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO POR NÃO SEGUIR AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Quirino
6 meses atrás

Concordo com você amigo,eu ainda vou ter esse orgasmo de ver OTAN e EUA dilacerados,e não vai demorar muito pra isso acontecer

Werner
Werner
Reply to  fjuliano
6 meses atrás

É so a mídia de lá contratar um certo consórcio de imprensa do Brasil ,aí eles irão dizer que a Ucrânia perdeu,mas a Rússia não ganhou ou que a Ucrânia foi derrotada,mas não houve vitória da Rússia.

Victor F
Victor F
6 meses atrás

Eles estão ficando sem munição desde o meio do ano passado… To achando que isso é apenas lobby pra conseguir contratos mais gordos no setor de defesa.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Victor F
6 meses atrás

Putin dizendo que está ficando sem munição: “Viu só, a Rússia está acabada, militarmente e financeiramente falando, já era.”

Almirante Rob Bauer, o oficial militar mais graduado da Otan, dizendo que a munição está acabando: “Isso não passa de lobby para conseguir mais recursos.”

Aqui os dois pesos e duas medidas passam longe…rsrsrs. Se bem que eu não acredito nessas ladainhas de munição acabando, até porque, diziam que a Rússia só teria munições até março do ano passado, e volta e meia alguém da OTAN também vem com essa ladainha de falta de munição.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
6 meses atrás

Ai ai ai esta chegando a hora
O dia ja vem raiando meu bem
Pra nato ir em bora

Nilo
Nilo
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

O inverno batendo na porta. Já fracassou a contra ofensiva. A Rússia irá detonar o que resta do sistema de energia da Ucrânia.

Pit
Pit
Reply to  Nilo
6 meses atrás

Oh o cara, defendendo país invasor…tinha que invadir a casa dele, pra ver se ele gosta. Cada um noia…

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

Kkkkkk gostei do poema,dá pra usar como marchinha no carnaval ano que vem!(por enquanto se vc permitir vou colocar no meu status do whatsapp rss!)

Bosco
Bosco
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

Nilton,
Nessa notícia você acredita mas naquela do oficial ucraniano que ligou para os russos acerca do T-72 , aquela é falsa, diversionista, né?

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Não adianta diversionar,sua tão propagada contraofensiva deu em m*rda,e daqui a algumas semanas vai virar m*da misturada com barro

Jose
Jose
Reply to  Paulo Roberto
6 meses atrás

Eta linguajar…isso passa fácil pela edição. Lamentável esse baixo nível dos russos tupiniquins do 3º mundo…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Camarada Bosco com todo respeito, se chorumela, quem dizia que a Rússia não tinha mas munição, quem quem quem?
Sobre essa anedota ai do khokols ligar a cobrar para os Russos foi para perguntar se eles queriam trocar chips de geladeira por munição, é para animar a torcida diante do fracasso da contra ofensiva.
Agora vamos a fato, o ocidente não tem como suprir a Ucrânia com munição na mesma intensidade que a Rússia.

Last edited 6 meses atrás by Nilton L Junior
glasquis7
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

O mais fácil de repor numa guerra é munição.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  glasquis7
6 meses atrás

Claro desde que a indústria do pais tenha insumo, capacidade instalada e escala, coisa que a Ucrania não tem.

RDX
RDX
6 meses atrás

O fim está próximo.
Há meses a disputa é pela capacidade diária de ressuprimento de munições de artilharia.

Bosco
Bosco
Reply to  RDX
6 meses atrás

As chances da munição da OTAN acabar é menor que as chances do alemães morrerem de frio nesse inverno.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Não precisa acabar, só precisa baixar mais um pouco

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
6 meses atrás

Toda vez que eu vejo notícias de que a OTAN começou a raspar o fundo do tacho pra poder mandar munição pra Ucrânia, automaticamente eu penso em como devem estar os paióis do EB, considerando-se que compramos tudo a conta-gotas, e que nossa capacidade fabril pra isso é limitada, pra dizer o mínimo….

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

A verdade é que nenhum país estava preparado para uma guerra de tamanha intensidade… geralmente as últimas guerras foram de forças desproporcionais… um lado tinha grande vantagem militar contra o outro, neste caso, não, ambos os lados estão em um guerra de atrito… vai ganhar quem aguentar mais tempo… o problema para Ucrânia é que ela depende de uma dezena de países, que são democráticos e livres e precisam prestar conta para seus respectivos povos… Já o outro lado não… o tempo esta a favor da rússia neste momento…

Joao
Joao
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Não, nossa capacidade fabril é enorme.

Heinz
Heinz
6 meses atrás

O mínimo que se espera de um país que quer ter uma defesa +- suficiente é 2% do PIB, e não venham com lorotas de salários e aposentadoria.
Estoque de guerra se faz antes dela começar….

Professor
Professor
6 meses atrás

EDITADO

Bispo
Bispo
6 meses atrás

Rússia dobrou a produção para 2mi de obuses 155mm ao ano … já 31 países:“acabou a munição”,𝗶𝗻𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲???

Depender de “aliados” para sobreviver, pode serem os 1º a usarem a pá de cal.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Bispo
6 meses atrás

152mm…

Bispo
Bispo
Reply to  RPiletti
6 meses atrás

Todos 155mm

EUA unidades:142 modelo:M 777
Canadá e Austrália. u:10 m:M 777
Reino Unido u:20 m:M 109
Noruega u:23 m:M 109
Letónia u:06 m:M 109
Itália u:20 m:M 109
Alemanha u:22 m:PzH 2000
França u:37 m:CAESAR
França u:15 m:TRF 1
Polónia u:18 m:AHS Krab
Itália e Estónia u:2 m:FH-70
Eslováquia u:8 m:Suzana
Reino Unido u:30 m:AS-90

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Bispo, a Rússia que usa 152mm.

Bispo
Bispo
Reply to  Greyjoy
6 meses atrás

vdd…não tem como editar, mais , a falta de munição é do lado OTAN …155mm

RDX
RDX
Reply to  Bispo
6 meses atrás

A Suécia forneceu 8 unidades do Archer.

Helio
Helio
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Dois milhões por ano?

Bueno
Bueno
6 meses atrás

Que o Brasil (Militares e Governo /Políticos) aprenda algo com esta Historia, deixar de investir e comprar da Industria Nacional é um risco a Segurança Nacional.
Os sistema ASTROS 2020 ( estamos em 2023) precisa ser concluído e ter mais compras, isto todos aqui estão fadados de saber..
Por isto torço pela parceria da AVIBRAS com a SCOPA , para que ela não morra e passamos a depender de terceiro para manter o sistema ASTROS.

Werner
Werner
Reply to  Bueno
6 meses atrás

A preocupação do atual é viajar,gastar,ostentar e arrombar o Brasil(já temos um déficit e não chegou o final do ano,essa culpa eu e milhões não iremos carregar,o grosso tá chegando).

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
6 meses atrás

Uma duvida, alguém sabe o quantidade de municao necessaria que uma bateria precisa ter para iniciar uma operação? Ofensiva/Defensiva, se é uma estimativa fixa, se é calculado em horas, etc….

Bosco
Bosco
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
6 meses atrás

Rafael. Um bom obuseiro de 155 mm é capaz de atirar uns 2500 tiros na carga máxima. Isso equivale a uns 6000 tiros diversos, antes de precisar trocar o cano. Se a Ucrânia tiver 300 obuseiros de 155 mm ele deveria contar com pelo menos 1. 800.000 projéteis antes de precisar trocar os canos. Essa história da Ucrânia estar sem munição de obuseiro é balela. Só os EUA doou 2 milhões de projéteis de 155 mm. Numa conta de padaria, em 600 dias de guerra a Ucrânia poderia estar disparando cerca de 3400 projéteis por dia com esses 2 milhões… Read more »

Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Bosco
6 meses atrás

As noticias de que eles estão disparando cerca de 6000 projeteis por dia procedem Bosco?

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos Mendes
6 meses atrás

Carlos,
Muitos disparos consomem canos. Não vejo canos serem transferidos à Ucrânia. Eu penso que esses números, tanto do lado ucraniano quanto russos são completamente descabidos.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Caro Bosco, primeiramente obrigado pela resposta, mas o que eu quis dizer é a quantidade de munição por bateria baseado em um cenário….exemplo: Cada bateria apoia um batalhão e este fará uma incursão sabendo que este fará um ataque de artilharia antes dos fuzileiros avançarem, como é feito esse calculo? quanto de munição essa bateria precisa? Digo isso porque me passa a impressão que toda estimativa estudada de artilharia moderna estava errada, entendia-se que tecnologicamente os obuseiros modernos aliados a novas tecnologias de aquisição de alvos teoricamente “eram para utilizar menos recursos” para obter sucesso, mas os números estão dizendo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
6 meses atrás

Rafael, Eu sei que o que eu falei não respondia à sua dúvida, mas já da uma base de cálculo. rss De modo geral , com a utilização crescente de drones de reconhecimento capazes de fornecer correção de tiro de artilharia e de radares de contrabateria , a quantidade de projéteis disparados tende naturalmente a ser menor, principalmente nesse caso em que não há avanço significativo e unidades de manobra que precisam de apoio de fogo. A artilharia ocidental está um nível acima da artilharia russa , sem falar a grande quantidade de kits de orientação PGK (de baixo custo,… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
6 meses atrás

https://www.forte.jor.br/2022/06/12/russia-dispara-ate-50-mil-tiros-de-artilharia-por-dia-ucrania-so-pode-revidar-com-cerca-de-5-mil/

Isso no ano passado, no momento a Ucrania deve disparar uns 2000 contra uns 20.000 da Russia
Porem a precisão russa vai aumentar
A Rússia está agora priorizando a produção de munições guiadas a laser Krasnopol 152 mm, “com cartuchos recém-fabricados amplamente disponíveis em toda a frente”, disse o relatório RUSI. Pequenos drones – muitos deles modelos comerciais de empresas como a chinesa DJI – voam constantemente para localizar posições ucranianas e movimentos de tropas.

https://www.businessinsider.com/russia-shifting-from-wwii-era-artillery-usage-during-ukraine-war-2023-9

deadeye
deadeye
6 meses atrás

Eu juro que ano passado, ouvi a mesma coisa umas 6 vezes no ano.

Jose
Jose
Reply to  deadeye
6 meses atrás

No mínimo. Toda vez que sai uma matéria assim os russos “tupiniquins” do terceiro mundo ficam em euforia pura !

RodrigoW
RodrigoW
Reply to  Jose
6 meses atrás

E os ucranianos de diadema somem né!? Estranho, não vejo os comentários sensacionalistas dizendo que é o fim para a Rússia, Putin tem que entregar a toalha ou alguma outra negação da realidade.

Jose
Jose
Reply to  RodrigoW
6 meses atrás

Ninguém comenta o que é surreal. Apenas o lado do ditador russo. Já reparou isso ? Todos os que estão em seu estado normal de consciência sabem que o que falou não é possível. Ninguem nega a realidade,apenas tratra-se com o que são relatados os fatos e informações, não são tratados com o lunatismo e fanatismo como que vemos dos amantes do ditador russo.

E sim, antes de perguntar, não estou do lado russo e nem faço questão de estar. Passar bem !

Realista
Realista
Reply to  deadeye
6 meses atrás

Só que era sobre a Rússia ficar sem munição né .

L G1e
L G1e
6 meses atrás

A Imbel anunciou que agora o Brasil é um dos últimos países do mundo que produz munição para os tanques MBT leopardos e M-60. E o Brasil vai começar a fabricar munição calibre 120 mm para os centauro que estão chegando. O Brasil é um dos maiores produtores de munição calibre 155mm do mundo. Top 10.

L G1e
L G1e
Reply to  L G1e
6 meses atrás

*** munição calibre 105mmm para tanques MBT.

RPiletti
RPiletti
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Sabe o motivo disto? Poucos usam 105mm…

Bosco
Bosco
Reply to  RPiletti
6 meses atrás

Canhões de 120 mm são mais adequadas quando se espera o enfrentamento de MBTs, quando não, o de 105 mm é mais adequado.
Os americanos utilizam o de 120 mm em seus MBTs Abrams e os de 105 mm para a função de apoio de fogo e secundariamente na função antitanque (no aposentado M1128 MGS e no atual M10 Booker)

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
6 meses atrás

Oportunidade boa pra país sério (que não é o caso do nosso Brasil), vender munição a rodo e trazer dólares.

A ofensiva está lenta? Os russos tiveram desde antes de 2014 planejando e ocupando a crimeia e o leste da Ucrânia. Tiveram um longo inverno fazendo defesas enquanto queimavam em ordas militantes do wagner em Bakhmut.

Pra mim está tudo dentro da realidade.
É uma guerra de desgaste não é uma luta rápida contra guerrilheiros das Farcs.

Dirceu
Dirceu
6 meses atrás

É bem simples, deixem o Putin levar a Ucrania e fiquem felizes… Nós vimos esta historia antes com um tal de Adolf Hitler, que dava uma bicada aqui, outra ali para ver as reacões do outros paises. Deu no que deu, a hora que acordaram já era……

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Dirceu
6 meses atrás

Ele não quer a Ucrânia,só quer salvar a população russa do leste da mesma das mãos dos NAZIS da Vitória Nuland e do judeu Zelensky(e de brinde,livra o mundo da peste demoníaca da OTAN, rsss!)

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Paulo Roberto
6 meses atrás

EDITADO
Sem provocações por favor!

Maromba
Maromba
Reply to  Dirceu
6 meses atrás

Não confunda alhos com bugalhos

Rafael
Rafael
6 meses atrás

Será que vão diminuir o emprego de artilharia quando receberem os F-16?
Existe o risco de uma escassez de mísseis e bombas no ano que vem?

Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Rafael
6 meses atrás

EU ACHO que os F16 velhos e usados vão fazer a mesma diferença que os mig29, su27, su24… pessoal esquece que a Ucrânia tinha força aérea e ainda recebeu TODOS os caças soviéticos que os países da OTAN tinham!

Marcelo
Marcelo
6 meses atrás

Esse é o típico discurso de quem quer aumentar o orçamento para gastos militares. Está faltando munição … rsrsrs … de novo. Enquanto isso a Polônia começa a entregar de volta à Ucrânia os tanques de guerra Leopard 2 que foram resgatados, reparados e revisados.

Tutor
Tutor
6 meses atrás

Russos estão ficando sem munição; ucranianos (e aliados fornecedores) estão ficando sem munição.
Recorram as espadas, senhores.

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
6 meses atrás

Essa galera que não tem munição para enfrentar a Rússia tá querendo implicar com a China que tem a maior capacidade industrial do planeta… não sentido a OTAN fazer isso, Rússia conseguiu em 1 ano detonar a economia da União Europeia onde tem cidades falindo ao mesmo tempo que políticos pregam armas para Ucrânia há ingleses em insegurança alimentar e alemão correndo o risco de ir à pobreza.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Jorge Oliveira
6 meses atrás

Tem um detalhe.
O padrão de vida europeu é alto. Se eles estão sofrendo como vc diz, imagina os russos.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
6 meses atrás

Se um militar chave como ele diz que as coisas estão pretas para a Ucrânia e aliados, a situação no terreno é decididamente ainda pior.

Sergio Machado
Sergio Machado
6 meses atrás

Caindo a ficha. Sem Exército, sem Marinha, sem Força Aérea e agora sem munição. Em breve sem equipamento e sem dinheiro.
Pergunta: o que segura Moscou contra um adversário banguela e dizimado?
OTAN percebendo o tamanho do pepino em fazer guerra com a primeira divisão.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Sergio Machado
6 meses atrás

Uai achei que a Rússia que estava toda pelada e depenada recorrendo até a Coreia do norte. Na NATO são vários países com indústrias de defesa, bastam aumentar a produção. E na Rússia? Mandar hordas humanas? Até isso Tem um limite.

Arthur
Arthur
6 meses atrás

Isso é conversa desses vermelhos, os tais comunistas infiltrados! Segundo o Gen Ben Hodges, quem está sem munição é a Russia, desde março de 2022! Como americano nunca mente, eu acredito no s.o.b!!!

Francisco Vieira
Francisco Vieira
6 meses atrás

“Guerra na Ucrânia: aliados ocidentais dizem que estão ficando sem munição.”
-E como anda o número de soldados? Qual é o”estoque humano” de cada exército? Também seria interessante uma estatística sobre “ficar sem soldados” e quantos deles morrem diariamente, pois, pelo que eu vejo, enquanto tiver alguém capaz de segurar um fuzil, os amigos da Ucrânia não deixarão de substituir as munições disparadas. Já quanto à substituição dos soldados mortos… estes não podem ser substituídos.
Portanto, não devemos nos preocupar com quem ficará sem munição primeiro, mas com quem ficará sem soldados…

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Francisco Vieira
6 meses atrás

Quando acabar soldados da Ucrânia a Russia terá queimado 5 vezes mais super desgastada. Aí é só a OTAN estender a cortina de ferro até Moscou. Passar o nabo no Kremlin.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

Isso mesmo, confia

Renato B.
Renato B.
6 meses atrás

A guerra que se luta no campo é ganha na fábrica.

Depois a revolta contida do Wagner ele parece ainda mais consolidado no controle da Rússia. Como o Wilber comentou: se a contraonfesiva ucraniana parou, ou entrou em passo de lesma, eu suponho que a questão vai virar uma disputa de quem fica exausto primeiro.

Enfim, esse tipo de notícia é tudo o que o Putin queria ouvir.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Os russos usaram e descartaram os soldados do Wagner. Vai fazer falta! A OTAN está usando os soldados da Ucrânia. Descartá-los também será apenas uma questão de tempo. Faz parte da política internacional.

Underground
Underground
6 meses atrás

O facto de não ter havido nenhuma grande guerra na Europa desde 1945 não é um acidente. É porque essa geração de líderes americanos – políticos, diplomáticos, económicos e militares – se uniram para derrotar a agressão expansionista e repleta de crimes de guerra de Adolf Hitler. Este mesmo conjunto de líderes concebeu então um conjunto de estruturas que (a) proporcionaram estabilidade a curto prazo numa Europa pós-luta muito turbulenta e bastante violenta que (b) lançou as bases para uma paz a longo prazo – a NATO e a União Europeia – do qual beneficiaram quase quatro gerações. Isto é,… Read more »

Neural
Neural
Reply to  Underground
6 meses atrás

Rússia tinha um estoque de 60 milhões de projéteis 152mm. Fonte: global firepower index.

Problema da Rússia não é munição, é a falta de pessoal, sempre vejo.isso nos fórunsRusssos. O treinamento para operar uma peça de artilharia é de mais de um ano de curso. Uma coisa é operar de qualquer jeito igual os ucranianos vem fazendo. Outra é fazer o curso completo, aulas de balística, cálculos…

AMX
AMX
6 meses atrás

“Precisamos de grandes volumes. A economia just-in-time e apenas o suficiente que construímos juntos em 30 anos nas nossas economias liberais é adequada para muitas coisas – mas não para as forças armadas quando há uma guerra em curso.”

Realidade batendo à porta.
Não: não defendo intervenção do Estado, em princípio, mas, mais uma vez: a frase destacada é a realidade batendo à porta.

Senhor Mascarado
Senhor Mascarado
6 meses atrás

Os EUA não tem mais grana para a UCRÂNIA logo vamos ver o quanto eles vão se sustentar nessa contraofensiva já disseram e também repito Isso virou uma guerra de desgaste para ambos lados mas a questão da batata estar assado para os Ucranianos e maior sem a ajuda financeira dos EUA pelo Shut Down e também com a Rússia já ter se adaptado em diversos setores (sanções não fazem mais tanto efeito) e por fim os russos dentro da Rússia estão cada vez mais convencidos lá pela propaganda de putin que essa guerra e do povo russo pela sobrevivência… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Senhor Mascarado
Nonato
Nonato
6 meses atrás

Essa notícia destaca o que tenho dito. A guerra começou há 20 meses. E a indústria de defesa não aumentou a produção no nível necessário para uma guerra? O just in time significa produzir na hora, sem acumular estoques. Mas significa de acordo com a necessidade, a demanda. Se numa guerra essas empresas e países são incapazes de produzir, qual a utilidade delas? E outra os países deveriam decretar estado de emergência e exigir os armamentos a preço de custo ou de graça Nso tem que pagar 2 milhões por um missil. Colocar militares dentro das fábricas para auxiliar com… Read more »