Israel: ataque surpresa do Hamas pode indicar falha na inteligência das forças israelenses

104

Analistas e correspondentes da BBC News apontam o que ataque surpresa do Hamas em Israel pode representar

O ataque surpresa do Hamas, em que dezenas de palestinos se infiltraram no sul de Israel a partir da Faixa de Gaza, representa “uma colossal falha de inteligência”, de acordo com a análise de Frank Gardner, correspondente de Segurança da BBC News.

“O país possui uma das redes de inteligência mais extensas e sofisticadas do Oriente Médio e tem informantes em grupos militantes não apenas nos territórios palestinos, mas também no Líbano, na Síria e em outros locais”, escreve ele.

Gardner aponta que, no passado, essa rede de inteligência foi capaz de assassinar líderes militantes com ataques precisos de drones ou mesmo com armadilhas em celulares.

“Hoje, no final de um feriado judaico, essa rede parece ter sido apanhada dormindo ao volante.”

“O Hamas conseguiu planejar e lançar este ataque cuidadosamente coordenado contra Israel, aparentemente em total sigilo.”

Gardner constata que Israel retaliará a ação palestina com força maciça. “Mas os israelenses perguntarão agora por que é que os espiões do país não previram e nem alertaram o país”, conclui ele.

Representantes do governo de Israel disseram a Gardner que uma investigação já está em andamento para descobrir como o sistema de inteligência do país não foi capaz de antecipar o ataque coordenado do Hamas.

Segundo o correspondente, “é pouco provável que os homens armados do Hamas que se infiltraram no sul de Israel permaneçam em liberdade por muito tempo”.

“Eles serão mortos ou capturados pelas Forças de Defesa de Israel, ou sairão por conta própria do território”, antevê ele.

“A situação mais complicada envolve os israelenses supostamente mantidos como reféns pelo Hamas e possivelmente levados para Gaza.”

“Israel tem duas opções: montar uma missão especial de resgate ou esperar e negociar.”

“Ambas estão repletas de riscos.”

‘Pesadelo na Faixa de Gaza’

Já Yolande Knell, correspondente da BBC News no Oriente Médio, lembra que muitos israelenses estavam aproveitando o fim de um feriado judeu, o Sucot.

“Em vez disso, aqueles que vivem ou permanecem perto da Faixa de Gaza encontraram-se numa situação de pesadelo, com um ataque surpresa em grande escala de militantes palestinos. Pelo que se sabe até o momento, várias comunidades são mantidas reféns por agentes do Hamas”, escreve ela.

A correspondente relata que, em um dos canais de televisão do país, foram veiculadas imagens de israelenses aterrorizados, que imploram pelo envio de soldados para resgatá-los. Alguns dizem que há militantes palestinos em suas casas.

“Muitas das milhares de pessoas que participavam de uma festa ao ar livre no sul de Israel durante a noite estavam escondidas à espera de serem resgatadas”, relata Knell.

“Imagens não verificadas parecem mostrar militantes palestinos chegando em veículos, bem como atravessando buracos em cercas com motocicletas.”

Evento ‘sem precedentes e inesperado’

Para Jeremy Bowen, editor de Internacional da BBC News, os últimos acontecimentos em Israel não têm precedentes nos mais de 15 anos desde que o Hamas ganhou controle sob a faixa de Gaza.

“Isso acontece depois de meses de violência e tensão crescente entre israelenses e palestinos, embora a maior parte disso tenha se concentrado na Cisjordânia, território que Israel ocupa desde 1967, que se estende entre Jerusalém e a fronteira com a Jordânia”, explica ele.

“Há uma grande possibilidade de envio de tropas para Gaza. Esta situação irá evoluir rapidamente e é provável que se agrave. Uma grande questão é o que acontece agora — não apenas nos arredores de Gaza — mas também em Jerusalém e na Cisjordânia, onde há meses se verifica uma violência repetida e cada vez mais profunda entre grupos armados palestinos e as forças de segurança e colonos israelitas.”

“Uma situação já volátil será certamente exacerbada por estes acontecimentos recentes. Portanto, penso que neste momento, para israelenses e palestinos, esta é uma manhã totalmente inesperada e altamente preocupante”, conclui ele.

FONTE: BBC, via G1

SAIBA MAIS:

Operação ‘Swords of Iron’ – Força Aérea de Israel reage aos ataques do Hamas

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oliveira
Oliveira
6 meses atrás

Aparentemente o Merkava não aguentou uma grana lançada de um drone.

https://youtu.be/Kg7HABu-Zew?feature=shared

Alexandre
Alexandre
Reply to  Oliveira
6 meses atrás

Exatamente, cada dia mais difícil para os defensores desses blindados ultra mega potentes! E ainda querem que o Brasil pague 10 milhões de dólares ou mais, nesses blindados que não aguentam uma simples granada! Na Ucrânia, nenhum blindado ou caminhão, seja de origem ocidental ou Russa, seja de esteira ou rodas, conseguiu trafegar durante o inverno local. Todos atolaram, todos foram destruídos por RPGs, ATGMs, minas terrestres ou explosivos improvisados. Vimos CV 90 ser destruido por um obsoleto RPG 7, blindados Bradley, Marder, Leopard 2A4 e A6, T 72, T 80 e 90, enfim, todos virando sucata. E aqui, tivemos… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alexandre
6 meses atrás

se fosse só na Ucrania, tem pra todos os gostos na internet, MBT levando surra.

Faver
Faver
Reply to  Alexandre
6 meses atrás

sim, a maioria dos tanques ou blindados ficarão obsoletos em breve. Ou se aperfeiçoam ou já era. Talvez transformar os tanques em drones, mais leves e ageis. Pesado e lento é presa fácil.

Last edited 6 meses atrás by Faver
Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Faver
6 meses atrás

Não vai ser o fim dos MBTs. Mas esse acumulo de experiencia trará evoluções contra a ameaça que veio com os drones

rui mendes
rui mendes
Reply to  Faver
6 meses atrás

É só ver, os Leopardo 2 foram destruídos por minas e não por rpg, granadas e outros afins, aliás insisto, basta ver reporteres da skynews, na frente de batalha, entrevistando capitães dos Leopardo 2, e eles eram explicitos, mandem mais destes, depois mostram sitios onde o tanque foi atacado com granadas, foguetes rpg’s e até drones e nada conseguiu penetrar a blindagem, e mesmo as minas que conseguiram destruir o tanque, não eram só uma mina, mas várias todas juntas e mesmo assim a tripulação não morreu e no caso do tanque Israelita, toda a gente sabe que os mbt’s… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  rui mendes
6 meses atrás

*efectivamente, no caso do mbt Merkava, acho que foi mesmo perfurado, eu tinha visto outras imagens de outro Merkava, a sair fumo e onde os soldados Israelitas saiem, abrindo as !!?? escotilhas?!?!.

Nemo
Nemo
Reply to  Alexandre
6 meses atrás

Um MBT custaria mais de U$ 20 milhões. Também acho que não daria sentido um esquadrão a este preço. Melhor focar BA defesa antiaérea

Marcos R
Marcos R
Reply to  Nemo
6 meses atrás

Se não me engano o merkava tem uma escotilha de evacuação na c parte inferior traseira

DanielJr
DanielJr
Reply to  Oliveira
6 meses atrás

Esse vídeo foi removido. Tem algum outro link?

Oliveira
Oliveira
Reply to  DanielJr
6 meses atrás

Acho que é possível assitir nesse link

https://1drv.ms/v/s!Ag-iZKgq3cz7kEFSlqxn4fdVmzx8

Eromaster
Eromaster
Reply to  DanielJr
6 meses atrás

No Telegram tem centenas de vídeos dos combates.

Bosco
Bosco
Reply to  Oliveira
6 meses atrás

Claramente não é uma “simples” granada. Deve ter um bom tamanho e sem dúvida é do tipo HEAT , específica para penetrar em blindagem.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Bosco
6 meses atrás

E o ponto fraco de toco blindados sempre foi o topo, né? Há alguns anos não se esperava que o ataque viesse de cima, a menos que seu inimigo operasse javelin ou NLAW. Aí vieram os drones e mudaram tudo. Um simples drone civil com uma capacidade de carga suficiente para carregar uma simples granada de morteiro e… não tem MBT que resista. Chega quase a ser covarde. A ver como as defesas evoluirão nos próximos anos com toda essa experiência acumulada

h.saito
h.saito
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Posso estar enganado, mas pela imagem me pareceu a ogiva de um RPG-32

Oliveira
Oliveira
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Um drone de provavelmente umas centenas de dólares + uma granada de RPG, mais comum que carne de vaca, e você consegue mandar um veículo de batalha de milhões de dólares e toda sua tripulação para o além. É a propaganda é a alma do negócio mesmo….

adriano Madureira
adriano Madureira
Reply to  Oliveira
6 meses atrás

Apesar de ser da época soviética( PG-7VR), a arma mostrou que nem o top Merkava 4 é invencível…

comment image

Maurício.
Maurício.
Reply to  adriano Madureira
6 meses atrás

Ué, mas é uma arma do tempo da URSS, e dizem também que os armamentos russos são velhos e obsoletos, alguma coisa não está se encaixando nessa história…

Felipe
Felipe
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Pois é….Merkava com trophy, coberto por Iron Dome e Patriot, destruido por RPG, e filmado. Que comece a choradeira.

Douglas Targino
Douglas Targino
6 meses atrás

Nenhum país vai saber de tudo! Embora um ataque como este eles deveriam saber sim! Tanques perdidos (já vir dois vídeos com um abatido e dois tomados). Olha, a coisa não tá fácil, eles estão usando táticas da guerra da Ucrânia para abater os blindados e isso vai ser uma dor de cabeça. Israel precisa dar uma resposta mais a altura do que costuma dar, pois este ataque é diferente de todos que ele já teve neste milênio!

leonidas
leonidas
Reply to  Douglas Targino
6 meses atrás

Essa é a versão Palestina da Ofensiva do Tet na guerra do Vietnã. Mas acredito que como ocorreu em Saigon e no Vietnã do sul em geral o povo sul vietnamita não acatou a chamada dos Norte vietnamitas e as tropas vietgongs e do exercito norte vietnamita foram massacradas. O ponto negativo é que ao contrário da vitória politica obtida pela insurgência no Vietnã, a propaganda politica até este momento pelo menos esta sendo negativa para o Hamas, vamos acompanhar para ver se Israel conseguirá domar suas forças para não incorrer em cenas bestiais como os palestinos são especializados em… Read more »

Werner
Werner
6 meses atrás

A coisa vai ficar feia, e o Merkava com o trophy foi destruído e a tripulação morta por um simples drone.
Só os tanques russo que são ruins ne?
Guerra é guerra ,não existe equipamento infalível e indestrutível,isso é papo de vendedor,até a verdade mostrar o contrário.

Mr.Guara
Mr.Guara
Reply to  Werner
6 meses atrás

Apenas trazendo um comentário sobre o Trophy e a incapacidade de sistemas modernos se defenderem de drones, até onde eu li, o sistema Trophy tem um angulo de ação mínimo e máximo, -15º até 75º e há um alcance máximo do sistema, há também outros parâmetros como segurança da infantaria ao redor. Muito provavelmente o drone entrou a uma altura fora do alcance de operação e se posicionando sobre o blindando, o sistema não poderia engajar a munição quando ela entrasse no alcance, e isso nos vemos todos os dias na guerra da Ucrânia com Blindados de vários modelos, marcas… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Werner
6 meses atrás

segunda vez que Irã ajuda destruir Merkava, da última foi com Kornet.

Henrique
Henrique
6 meses atrás

Golpes de estado na África, agora Hamas com um monte de arma que “ninguém” sabe da onde veio fazendo um ataque do nada…. desespero russo pra tirar a atenção da Ucrânia

Last edited 6 meses atrás by Henrique
Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Henrique
6 meses atrás

Então os russos malvadões armaram o Hamas e afins e forneceram serviços de inteligência para que esse ataque obtivesse sucesso, mesmo que parcial, apenas para desviar a atenção de seu fracasso frente a Ucrânia?
Forte concorrente ao prêmio de “Conspiração do Ano”.

Henrique
Henrique
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

KKKKKKKKKK ta bom cara é tudo conspiração sim… eu praticamente inventei isso.. grupo do Wagner na África e ligação russas com Irã que financia o o Hamas é tudo fanfic bem elabora pra vender os filmes do Rambo

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Henrique
6 meses atrás

Moscou tem sim laços estratégicos com Teerã, agora qual é o sentido de a Russia querer o mal de Israel, sendo que há milhares de seus cidadãos vivendo em Israel?

Last edited 6 meses atrás by Vinicius Momesso
Henrique
Henrique
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

me aponte um momento da historia da Rússia em quem o governo russo se importou com a população russa… ainda mais a que não vive no território.

se o russo que mora lá na Rússia ta sendo usado como bucha numa guerra, imagine o que não mora lá

mas confia é tudo uma “cunspirassão”

Last edited 6 meses atrás by Henrique
Bosco
Bosco
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

A Rússia (ou se preferir , a URSS) sempre foi contra Israel. A história do terrorismo islâmico no Século XX demonstra isso claramente. Não vai ser agora que essa relação irá se alterar, apesar das aparências. E a origem disso é clara, a doença comunista impregnada no tecido social há mais de 100 anos exerce o ódio do bem e odeia absolutamente tudo que possa representar o opressor e automaticamente escolhe quem é o oprimido e o defende com unhas e dentes. Invariavelmente o mais forte é considerado opressor e o mais fraco é o oprimido, independente de qualquer contesto.… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
6 meses atrás

contesto = contexto

Krest
Krest
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Engraçado que nem Israel sai espalhando isso chamando a Rússia de aliada do hamas rs

Bosco
Bosco
Reply to  Krest
6 meses atrás

Eu não disse isso!

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Mas vamos lá.
Quem apoia o Hamas contra Israel?
Resp: o Irã.
Quem é o maior parceiro comercial do Irã?
resp: a Rússia.
Quem fornece drones Shahed 136 e outras armas à Rússia:
resp: o Irã

Preciso continuar?

Nativo
Nativo
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Então os israelitas devem cortar relações com os EUA urgentemente, afinal quem é o maior fornecedor de armas as ricas nações Árabes, onde é comum o desprezo à Israel?

JHF
JHF
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Desculpe mas, realmente precisa pois não dá para ver o final do túnel que vc está cavando

Bosco
Bosco
Reply to  JHF
6 meses atrás

O Krest deve ter visto o final do túnel.
Pergunta pra ele.

wilhelm
wilhelm
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Nem os russos acreditam em comunismo, mas o brasileirinho criado a leite com pera que aprendeu política na internet em 2010 jura de pés juntinhos que esse problema gira em torno de uma ideologia morta. Que doideira deve ser viver nesse estado de semiconsciência.

Bosco
Bosco
Reply to  wilhelm
6 meses atrás

Deletam o meu comentário de deixam o que o motivou, aí fica esquisito. O meu comentário não foi ofensivo, não tinha palavrão, pornografia, não fazia apologia a nenhum partido , ideologia, time de futebol, etc. e não estava fora do tema além de ser uma resposta direta ao comentário do rapaz aí de cima. Peço o favor de pelo menos deixarem o comentário editado /apagado para que quem faça um comentário dirigido saber que houve uma réplica. AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA SOBRE COMUNISMO JÁ FOI LONGE DEMAIS, NÃO TEM NADA A VER COM O ASSUNTO E ESTAMOS SEM TEMPO… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Sem mencionar termos proibidos e assuntos “proibidos” fica difícil expor meu pensamento que diferente dos editores eu considero que tem tudo a ver com esse e outros assuntos.
Expor minha opinião do porquê China, URSS/Rússia, CN, Cuba… estão sempre do mesmo lado contra o Ocidente e não citar o fenômeno “comunismo” ou se os purists preferirem (socialismo marxista) que é o elemento que liga a todos é completamente absurdo.
Em vista disso vou dar um tempo da Trilogia.
Daqui alguns meses eu volto … caso ainda seja aceito.

Faver
Faver
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Não é negócio a russia se envolver com Israel. Os israelenses já disseram que se os caças s-35 fossem para o irã eles iam fornecer os misseis antiaéreos para a Ucrania. Logo armar os terroristas vai para o mesmo caminho. Dubai criticou a resposta de Israel… Dubai é terrorista?

Henrique
Henrique
Reply to  Faver
6 meses atrás

ta cara, confia que Rússia ta considerando isso no mundinho de relatórios feitos de qualquer jeito deles…

se Rússia tivesse pensamento nesse nível de estratégia essa guerra nem existira

Underground
Underground
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Pois é!
No início também achei mera especulação.
Mas no decorrer do dia começaram a aparecer noticiários de que há algum envolvimento russo na coisa.

JHF
JHF
Reply to  Underground
6 meses atrás

“Mas no decorrer do dia começaram a aparecer noticiários de que há algum envolvimento russo na coisa.”. Estimado, hoje em dia temos que separar o que é narrativa do que de fato faz sentido. Embrulhar a Rússia para presente junto com a insurgência Palestina faz o jogo da Russofobia e da pauta negativa que temos acompanhado durante a guerra na Ukrania. Não quer dizer que não tenha vendido aas, que não tenha vendido inteligência e outros etcs. Mas estar de fato envolvida? Duvido.as fácil armamento entregue a Ukrania ter caído no campo do Hamas que a Rússia ter participação ativa… Read more »

Faver
Faver
Reply to  Henrique
6 meses atrás

Olha, eu não duvido ser material desviado dos montantes enviados para um país envolvido em um conflito que tá muito na mídia….

Henrique
Henrique
Reply to  Faver
6 meses atrás

sim, claro.. tem vastas quantidades de arma russa e do Irã com o hamas, mas isso é um conversa que muitos aqui não estão preparados pra debater

Nativo
Nativo
Reply to  Henrique
6 meses atrás

Se a Rússia consegue agir em tantos lugares, Ela não está desesperada, mas sim muito bem preparada kkkkk

Henrique
Henrique
Reply to  Nativo
6 meses atrás

desesperada… mandar armas pra outros não é complicado… mandar armas pra linha e frente da Rússia que é…

tentar arrumar problemas em outros lugar do mundo é o objetivo da Rússia pra tentar se salvar do buraco que ela mesmo se enfiou..

quem sabe o pessoal desiste da Ucrânia e e vai salvar Israel, sqn

Last edited 6 meses atrás by Henrique
Henrique
Henrique
Reply to  Henrique
6 meses atrás

 neo-n Ucrânianos

hurr durr nausistas…

típico, cara ainda ta na fanfic da primeira semana da guerra. atualiza a cartilha ai amigo

Bosco
Bosco
6 meses atrás

A estratégia defensiva de Israel é baseada em 4 pilares:
1- Dissuasão
2- Alerta prévio
3- Defesa ativa
4- Vitória Decisiva.

Aparentemente a “dissuasão” e o “Alerta prévio” falharam mas os outros pilares são colocados a funcionar de modo a mitigar os danos.
De todos esses a “Vitória Decisiva” é o mais dramático para o atacante, em falhando a “dissuasão” .
*Mudando de pato para ganso esse evento reforça a ideia de que armas nucleares são imprestáveis para evitar guerras.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Evitam guerras entre países que as possuem.

Bjj
Bjj
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Evitam guerras nucleares entre os países que as possuem. Guerras convencionais entre potencias nucleares acontecem, a exemplo de Índia e Paquistão.

Mr.Guara
Mr.Guara
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Outro ponto levantando pela própria mídia Israelense, é a quantidade baixa de efetivo na borda com Gaza, pois, o que seria uma decisão estratégica, foi transformado em política e alguns batalhões alocados ali foram transferidos para a Cisjordânia. Há um video que corrobora essa afirmação de falta de pessoal, um dos ataques iniciais do Hamas a uma base na fronteira sul, e a quantidade de soldados defendendo é irrisória.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bosco
6 meses atrás

tive que discordar da parte das armas nucleares sob o contexto específico

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
6 meses atrás

“*Mudando de pato para ganso esse evento reforça a ideia de que armas nucleares são imprestáveis para evitar guerras.”

Coisas diferentes, nesse caso não são dois países em conflito, e se Israel “tacar” uma nuke em Gaza, o mais prejudicado vai ser Israel e sua população, será literalmente um tiro no próprio pé.

JHF
JHF
Reply to  Bosco
6 meses atrás

” esse evento reforça a ideia de que armas nucleares são imprestáveis para evitar guerras.” Discordo totalmente. No caso de “invasores de outro continente” caso USA-URSS, USA-China, USA-CN, e etcs do tipo, funciona muito bem. Depois da WWII os States estavam espalhados pelo mundo com toneladas de equipamento bélico inativo e prontos a terminar de reordenar o mundo a seu gosto. Uma bomba nuclear para limpar 100 km2 era uma exelente opção. Depois de colocar essa ogiva na ponta de foguete e mandar a 5000 km de distância então, era mais q perfeita. Pode ser que hoje em dia não… Read more »

Marcos R
Marcos R
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Só eu que estou considerando a possibilidade dos israelenses aproveitarem o ensejo e realizarem um ataque ao Irã como vingança?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 meses atrás

Nos 50 anos da Guerra do Yom Kippur, que foi outra falha da inteligência, a inteligência israelense fou pega de calças curtas e falhou em detectar esse grande ataque!

Allan Lemos
Allan Lemos
6 meses atrás

Se a inteligência de Israel, que é quase tāo ponderosa quanto a CIA, está falhando, imagine a brasileira.

A ABIN é perigosamente subfinanciada e da parte dos militares a inteligência nāo é prioridade. Acho que descobririam um ataque so Brasil pelo G1.

Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

não existe inteligência brasileira.

e quando ela raramente o aparece atual Min da Justiça escolhe cometer um crime de omissão, mas isso é um FATO que vai desviar o tópico da postagem

Last edited 6 meses atrás by Henrique
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Henrique
6 meses atrás

o Ministro tinha da ABIN, Força Nacional, Polícia Militar e o escambau, o que mais falta no Ministro da Justiça é inteligência

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Inteligência BR?
É só ver as matérias sobre a Guerra das Falkland’s com os militares BR da época se dizendo “surpresos” com a capacidade militar argentina da época.
E é só lembrar que tambem fomos pegos de calças na mão na Guerra da Lagosta.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Confia sim que a inteligencia de Israel é tão poderosa quanto a americana kkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

Caro. A inteligência dos EUA tem um histórico de falhas. Talvez, Israel tenha até um serviço mais eficiente.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Inteligencia americana interfere em países em qualquer lugar no globo, Israel nem de longe possui orçamento e capacidade para isso.
Em termos de eficiencia não sei dizer quem é melhor.
Mas a capcidade da CIA está muito além.

José Marinho
José Marinho
6 meses atrás

So falta saber se foi um falha da inteligencia ou se foi propositada a falha. Israel ja anda a muito a tentar arranjar motivo para lançar um ataque ao Irão, vamos la ver se isso nao foi o rastilho que o Governo Israelita o faça…

BrunoFN
BrunoFN
6 meses atrás

O q impressiona , e a escala do ataque .. Israel foi pego de surpresa ou alerta foi ignorado? … n tem como passar despercebida uma movimentação para um ataque desse nivel em uma zona tao vigida a tempos pela sua inteligencia , mt capaz , uma das melhores do mundo ..Armas iranianas ?.. isso vai se complicar …. ao meu ver , Iran armou e sempre vai armar esses grupos .. e assim a tempos .. o problema q e dessa vez Israel deixou passar , pra assim justificar qualquer açao q venha a seguir , seja contra quem… Read more »

Zé Rato
Zé Rato
6 meses atrás

Essa foi uma questão que me surpreendeu. A outra questão foi os cidadãos israelenses já não terem armas em casa para se defenderem e estarem a ser mortos sem darem luta. Durante décadas, cada cidadão adulto de Israel, depois de cumprir o serviço militar obrigatório, conservava a sua arma de serviço em casa e era obrigado a participar todos os anos numas semanas de treino militar obrigatório. Na Suíça, também havia um modelo militar muito parecido. Isto para uma rápida mobilização em caso de Guerra. Em 1973, durante a guerra do Yom Kippur, milhares de cidadãos seguiram diretamente de casa… Read more »

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Zé Rato
6 meses atrás

Política meu caro, você sabe melhor que eu

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 meses atrás

Não esqueça que o Hamaz e o Hezbollah possuem apoio financeiro, de armas e de inteligência do Irã.

Gilmar Leal
Gilmar Leal
6 meses atrás

Alguns comentaristas confundem guerra com futebol. Você escreve sobre o tratamento dos civis prisioneiros e os ataques de retaliação israelense como se estivesse lá, com uma certeza absurda, típica dos desinformados ou como se o mundo tivesse sempre um lado mocinho e outro bandido. O que realmente está acontecendo é a morte de centenas de pessoas de ambos os lados, combatentes ou não, e a dor de milhares de famílias. Seu comentário seria cômico, se a situação não fosse tão triste.

Carlos Campos
Carlos Campos
6 meses atrás

depois de hj um estado palestino não vai existir tão cedo, milhões gastos em armas para matar o vizinho e pouco para a população

gari
gari
6 meses atrás

Vai ser revidado, centenas de inocentes palestinos vão sofrer e depois irão chorar. Um ataque terrorista que destroi muitas vidas com nenhum resultado positivo pra vida dos moradores da região. Não torço, só sinto pena.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
6 meses atrás

Também não acreditei quando li “Ataque surpresa…”

Ten Murphy
Ten Murphy
6 meses atrás

Por que será que “roubou”? O ataque de hoje é 50 anos depois do motivo.

Carlos Campos
Carlos Campos
6 meses atrás

tá bom, e se Israel cercar faixa de Gaza e jogar Bombas de Fósforo, Napalm, e Cluster, te garanto que em um dia não sobra uma alma em Gaza, queria entender como que tu acredita nas coisas que tu fala, Israel recebe ataques de Gaza pq não pode exterminar a população de lá. Contra o Irã seria mais equilibrado, pois vivem atacando o Irã, em 2022 destruiram vários drones lá, mataram um dos principais oficiais do país, e só agora se vingaram de Israel, e por meio do Hamas pq não tem coragem de botar a cara.

deadeye
deadeye
6 meses atrás

Eu acho que pode é um eufemismo.

Faver
Faver
6 meses atrás

Um ataque terrorista como este sempre é planejado nas sombras. Sempre é difícil se antecipar. Como Israel é especilista em detectar estas coisas, fica a pergunta: teve apoio interno para isto ocorrer?
Nenhum terrorismo deve ser aceito.

Hcosta
Hcosta
6 meses atrás

Acha que já acabou?
Os Japoneses seguiram o mesmo caminho com Pearl Harbour e Putin com o ataque a Kiev…

E quem se lixa são os habitantes da Faixa de Gaza. Certamente que os líderes já fugiram para o Irão, Síria ou outros países.

Mas é uma grande “estratégia”. Tentar acabar com a vontade de lutar de um país como Israel em guerra há largas décadas. Certamente que vão ficar “quietos”…

Antunes 1980
Antunes 1980
6 meses atrás

No xadrez do oriente médio, Hamas, Hezbolah e Irã abrem vantagem no primeiro movimento.

Israel precisa se recuperar rapidamente.

Heinz
Heinz
6 meses atrás

Prezado, os aros de terrorismo que o Hamas fez, não ficaram impunes. Aperte as calças que o chumbo vai vim pesado!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 meses atrás

0 surpresa que um dia aconteceria isso.

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
6 meses atrás

Fato é que o ataque foi bem coordenado, com objetivos iniciais bem definidos, e causou efeito psicológico nas forças defesa Israel, contra ataques aéreos já era resposta certa pois mobilização de tropas leva mais tempo, agora se inteligência deles falhou não sei mas q alguém lá comeu bola comeu, vamos ver próximas horas pois Israel certamente tem planos e táticas para este cenário de guerra.

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  Tiago da cruz pinto
6 meses atrás

Sim concerteza terá resposta e fato, se estão com raiva concerteza quem não estaria! Agora a proporção da resposta é q e a questão, se for desproporcional(Israel tem plena capacidade disso) como já fez e venceu em 2009 a opinião internacional pode se voltar contra Israel, mas certamente terá todo apoio da população de Israel isso tbm e fato, vamos aguardar e ver as próximas horas, mais a tendência é conflito mais intenso.

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  Tiago da cruz pinto
6 meses atrás

Eu vou ficar no português antigo mesmo, usando ele ou ela, pois todos os dias inventam outra forma de se falar ………

Brandão
Reply to  Tiago da cruz pinto
6 meses atrás

Objetivos iniciais bem definidos? Só se esses objetivos fossem provocar caos, pânico, mortes de civis, ou seja, atentado terrorista!!

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  Brandão
6 meses atrás

Sim são atos de terrorismo e fato, mais negar q objetivos iniciais não foram bem definidos e um erro gigante, provocar caos, pânico, baixas civis, são os objetivos dos terroristas sempre pois não podem enfrentar forças regulares , e usam essas táticas desprezíveis de terrorismo.

George
George
6 meses atrás

“Atacaram exclusivamente alvos militares e pegaram civis como reféns”.

eu li certo isso?

adriano Madureira
adriano Madureira
6 meses atrás

Os governos da Arábia Saudita, Qatar e Irão pareciam culpar Israel pela escalada do conflito com o Hamas no sábado. O grupo militante palestino lançou um ataque em massa contra as forças e assentamentos israelenses, matando pelo menos 250 pessoas em Israel e 232 em Gaza na manhã de sábado, de acordo com a mídia local israelense e o governo palestino.  Enquanto os líderes dos EUA e da Europa denunciaram rapidamente o ataque e deram apoio a Israel, as três nações do Médio Oriente criticaram o país pelo tratamento que dispensa aos palestinianos. “O Reino da Arábia Saudita está a… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  adriano Madureira
6 meses atrás

Oba!

adriano Madureira
adriano Madureira
6 meses atrás

O grupo Hezbollah entrou em alerta de guerra…

comment image

comment image

O Hezbollah do Líbano emitiu um comunicado no sábado dizendo que estava acompanhando de perto a situação em Gaza e está em “contato direto com a liderança da resistência palestina”.



Maurício.
Maurício.
6 meses atrás

“Israel: ataque surpresa do Hamas pode indicar falha na inteligência das forças israelenses.”

Não tem nada de “pode indicar falha”, a verdade é que já indicou, simples assim.

Daniel Alves
Daniel Alves
6 meses atrás

Prezado, boa noite. Apesar de ser totalmente contra esse ato terrorista do Hamas, tenho que discordar de vc. A ONU, antes de criar o Estado de Israel, consultou a população palestina que habitava a região? Ou foi uma decisão arbitrária? No século XIX, mais de 80% da população da Palestina era muçulmana, o sionismo, fez com que em 1939, pelo menos 30% da população fosse composta por judeus. Em 1948, a ONU, divide o território, meio-a-meio, confinando grande parte da população muçulmana na Faixa de Gaza, e enviando outra parte para a Cisjordânia. Se isso não foi roubo, o que… Read more »

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Daniel Alves
6 meses atrás

Eles não acharam justo e logo após a independência de Israel partiram pra cima, e como sempre o resultado você sabe.

Daniel Alves
Daniel Alves
Reply to  Orivaldo
6 meses atrás

Sim, tudo que acontece hoje, é apenas reflexo dessa “partilha” e do “resultado” da reação…então, não vejo “mocinhos” nessa peleja. Embora continue sendo contra qualquer tipo ação terrorista.

Esteves
Esteves
6 meses atrás

Israel foi pego pela surpresa? Não acredito que o estado com maior expertise e investimentos em contra insurgência e contra espionagem seria pego sem estar preparado para uma resposta desproporcional. Acredito que sim. Os vídeos mostram uma reação ainda tímida frente a um ataque com “milhares” de mísseis. Talvez a inteligência de Israel Estivesse preparada para rechaçar em outra região talvez ao Sul. Acredito mais ou menos. A disputa por Jerusalém Irá até o fim do mundo e…”vamos ver o que o Hamas tem. Vamos permitir e aguardar para retaliar…vamos ver o que vem e quanto vem”…podem ter feito assim… Read more »

Esteves
Esteves
6 meses atrás

Um ataque surpresa. Pode não, pode sim.

Fato é que Israel vive uma crise política sem precedentes sobre a atuação e a penetração do Judiciário em um estado que prefere ou não, resolver litígios dividindo a carne.

Uma guerra para desviar as pesadas manifestações em Israel pode ajudar a desviar a atenção para problemas externos serenando a disputa interna de sectaristas internos, incluindo setores que pregam guerra permanente contra o Islã.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9w77jmknvro

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Esteves
6 meses atrás

ponto interessante

Esteves
Esteves
Reply to  carvalho2008
6 meses atrás

Guerras precisam de escaladas. Nesse momento parece que o ambiente interno em Israel está tenso, talvez tão tenso quanto o ambiente externo. Um dos dois precisa relaxar. Esteves teria feito sexo…mas aquela gente de lá tem hábitos distintos. Hoje vemos grande destruição. É o que se espera ver na guerra. Bom para a mídia. Bom para ortodoxos históricos em Israel. Bom para russos que agradecem a distração. Bom para a China que penetra no Norte da África. Bom para os norte-americanos por motivos óbvios. Outro ponto…não vamos esquecer o acordo assinado entre Israel e os Emirados Árabes. Existem pontos de… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Esteves
6 meses atrás

E o Brasil como anão diplomático que é não faz nada.
Já tem até partido brasileiro comemorando os ataques do Hamas contra Israel e a população civil, chamando de “revolução”, e me parece que o atual chefe de estado nutre alguma simpatia do grupo terrorista que já foi citado.

Esteves
Esteves
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Extremistas, radicais, assassinos…não tem lado.

Somente simpatias.

Last edited 6 meses atrás by Esteves
Jose
Jose
Reply to  Esteves
6 meses atrás

Caro Esteves concordo com seu pensamento, quando fiz uma analogia aqui com fatos ocorridos em nosso país nesse sentido parece ter faltado compreensão a muitos.

Kommander
Kommander
Reply to  Esteves
6 meses atrás

Mestre Esteves, o senhor por aqui…

Lucas
Lucas
6 meses atrás

Quantas tropas o hammas enviou ao certo?