Pelo menos 22 pessoas foram mortas em Israel após um grande ataque surpresa com militantes que atravessavam Israel vindos de Gaza durante o lançamento de foguetes pesados.

Há relatos não confirmados de que vários israelitas foram levados cativos de volta para Gaza.

Israel lançou ondas de ataques aéreos contra alvos em Gaza em resposta.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está “em guerra” e prometeu que o Hamas, os governantes de Gaza, “pagará um preço que nunca conheceu”.

Os militantes cruzaram a cerca do perímetro logo após o amanhecer, quando barragens de foguetes foram lançadas de Gaza.

Os militares israelitas afirmaram que dezenas de aviões de combate estão realizando ataques aéreos contra locais do Hamas em Gaza e que mobilizaram dezenas de milhares de reservistas.

Pelo menos um palestino foi morto nos ataques, dizem autoridades de saúde locais.

As barragens de foguetes de Gaza começaram logo após o amanhecer de sábado, sábado judaico e dia do festival de Simchat Torá.

Enquanto as sirenes soavam em Israel, as FDI anunciaram que “terroristas” se infiltraram no território israelita “em vários locais diferentes”.

Disse aos civis nas áreas do sul e centro para permanecerem perto de abrigos e dentro de abrigos na área ao redor de Gaza.

Imagens postadas online pareciam mostrar um grupo de militantes palestinos fortemente armados, vestidos com uniformes pretos, dirigindo uma caminhonete por Sderot.

Num vídeo, os mesmos militantes pareciam estar trocando tiros com as forças israelitas nas ruas da cidade, que fica a apenas 1,6 km (1 milha) de Gaza.

Há também relatos não confirmados nos meios de comunicação palestinos de que vários israelitas foram capturados por militantes e circulam imagens de palestinianos em Gaza a conduzir veículos militares israelitas.

Cerca de 545 israelenses ficaram feridos nos ataques do Hamas, afirma o Ministério da Saúde de Israel.

Mas o líder de um conselho regional no sul de Israel, Ofir Liebstein, foi morto numa troca de tiros com militantes quando ia defender a sua comunidade.

Enquanto isso, as barragens de foguetes continuaram durante a manhã de sábado, com a mídia israelense informando que mais de 2.500 projéteis haviam sido lançados até agora contra Israel.

Hospitais na cidade de Ashkelon, no sul, e na cidade central de Beer Sheva estão tratando de vítimas.

“Cidadãos de Israel, estamos em guerra, não uma operação, não uma escalada, uma guerra”, disse o primeiro-ministro Netanyahu num comunicado. “Esta manhã o Hamas lançou um ataque surpresa assassino contra o Estado de Israel e os seus cidadãos.”

“Convoquei os chefes do sistema de segurança, antes de mais nada instruí a limpar os assentamentos dos terroristas que se infiltraram – esta operação está sendo realizada neste horário”.

“Ao mesmo tempo, ordenei uma extensa mobilização de reserva e uma guerra de retaliação com uma força e alcance que o inimigo nunca conheceu.”

Um alto comandante militar do Hamas anunciou o início da operação numa transmissão nos meios de comunicação do Hamas, apelando aos palestinos de todo o mundo para que lutassem.

“Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação na Terra”, disse Mohammed Deif.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
6 meses atrás

Irã, liga árabe, e Rússia metidos nisso.
A palestina só tem a perder.
Vídeo de mulheres capturadas, torturadas, mortas e com corpos profanados. Terrorismo total de puro ódio e crueldade, sem racionalidade a nao ser por parte da Rússia e Irã os únicos a ganhar nisso.

Israel vai poder fazer o que quiser e estarão justificados.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

Mas Israel não “roubou” territórios palestinos reconhecidos pela ONU em 1948 e continua com planos pra surrupiar mais?
Em tempos de guerra pela liberdade de ocupação ilegal de territórios, os palestinos não seriam os ucranianos da vez? Seria ilegítimo o ato de invasão de território israelense?
Questionamentos pertinentes.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Sergio Machado
6 meses atrás

Infelizmente, a guerra eclodiu no momento em que Israel se tornava realidade. Literalmente. Há muita gente em Israel que quer que os Palestinos tenham seu próprio país. O problema são os atos de violência. Se os Palestinos simplesmente pararem com a violência, isso obrigaria Israel à voltar para a mesas de negociações. Isso será um processo de décadas, mesmo se os palestinos pararem com os atos terroristas agora. Ainda assim acho que seria a única solução para uma coexistência pacífica. Enquanto houverem grupos em posição de liderança, apoiados por países da região com o discurso de que Israel deve desaparecer… Read more »

bruno
bruno
Reply to  Leandro Costa
6 meses atrás

parar o ódio ha muito tempo começado , não é uma tarefa fácil e até mesmo pra um lider de uma nação

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  bruno
6 meses atrás

Eis o problema, Bruno.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  bruno
6 meses atrás

O último líder israelense que quis conversar com os palestinos, foi morto a facadas por judeus extremistas.

Infelizmente a paz naquela região não irá acontecer tão cedo.

Werner
Werner
Reply to  Leandro Costa
6 meses atrás

Israel precisa sair da Cisjordânia e o mundo a reconhecer junto com a faixa de gaza no estado palestino, e por fim a essa guerra sem fim.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Werner
6 meses atrás

Só isso não vai por fim à esse conflito, infelizmente.

Underground
Underground
Reply to  Sergio Machado
6 meses atrás

O Hamas não luta pela, “libertação” da Palestina, luta pela destruição de Israel.

Faver
Faver
Reply to  Sergio Machado
6 meses atrás

Estas palavras levam a uma reflexão… Troque palestinos por ucranianos. Você continua pensando assim?… Naquela região só tem uma saída, um acordo que seja bom para ambos. Sem isto não vai rolar.

deadeye
deadeye
Reply to  Faver
6 meses atrás

Sim, continuo. E sei que a solução de dois Estados é ideal. Porém, Israel aceitou o plano de partilha e os Árabes não, e após Israel ter ganhado a Guerra de Independência, a região foi ocupada pelos Egípcios – Gaza, e Jordânia na Cisjordânia. Os países vizinhos ali, também tem sua parcela de culpa, e eles não ligam para os Palestinos.

leonidas
leonidas
Reply to  Sergio Machado
6 meses atrás

Massacre, tortura e rapto de civis nunca são pertinentes independentemente do pais ou povo que os cometa.
Alegar histórico para tentar relativizar o ataque e rapto de civis como instrumento de guerra é abominável…

Mig25
Mig25
Reply to  Sergio Machado
6 meses atrás

Claro que são. Mas você espera coerência dessa turma? Os ucranianos podem resistir à ocupação de território, os palestinos não…

Marlos
Marlos
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

Liga árabe, russia ? Irã eu até concordo, mas acho que russia é liga árabe não. De toda forma concordo contigo vi o vídeo de mulheres sendo levada isso e muito ruim nas próximas horas veremos Israel responder com força e aí os palestinos que vão sofrer muito triste tudo isso.

Quirino
Quirino
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

Irã, liga árabe, e Rússia metidos nisso.
Tem fonte disso?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

Russia??? A maior colônia de russos fora da mesma fica em Israel.

Thunder
Thunder
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

Não vai fica pedra sobre pedra

deadeye
deadeye
Reply to  JapaSp Jantador
6 meses atrás

A mesma liga árabe que recentemente países do golfe normalizaram relações com Israel??

Wagner
Wagner
6 meses atrás

Morreram mais de 22, a pergunta que fica é o Mossad dormiu? Bases tomadas equipamentos destruídos os soldados foram pego de surpresa.

Camargoer.
Camargoer.
6 meses atrás

O Brasil preside o Conselho de Segurança da ONU este mês (a presidência é rotativa). Pelo que li, será chamada uma reunião do CS imediatamente para tratar o assunto. Infelizmente, há um fracasso generalizado da diplomacia na questão entre os palestinos e israelenses. È preciso condenar imediatamente o ataque do Hamas, mas isso não pode justificar uma resposta violenta de Israel contra a população civil.

A crise ali é antiga. Sou um pessimista em relação ao que ocorre naquela região.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

“È preciso condenar imediatamente o ataque do Hamas, mas isso não pode justificar uma resposta violenta de Israel contra a população civil.”

É, Israel vai ter que cantar Imagine all the pípouuuu contra o Hamas!

——

Pau que bate em chico, bate em francisco…

Agora o pau vai torar e tomara a todos que isso acabe logo com menos baixas civis possíveis.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rui Chapéu
6 meses atrás

Caro Rui. O Hamas não é a população palestina. Pau que bate em Chico não pode bater na Maria, no Joãzinho, nem na pequena Alice, nem no Dudu.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Caro Camarões. Um momento crítico esse. Eventos nunca vistos estão ocorrendo. Captura de bases e blindados, inclusive Merkavas, pelo Hamas. Captura de vários soldados israelitas!As próximas horas serão decisivas principalmente no que diz respeito ao envolvimento ou não do Hezbollah!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alexandre
6 meses atrás

Olá Alex. Adoro camarão e lagostim. Concordo com você que o ataque do Hamas parece ser um dos mais violentes da história. Vi há pouco na TV algo como 40 mortos israelenses e 100 feridos. Provavelmente, a maioria é civil. Por outro lado, já se fala em 200 mortos palestinos, provavelmente a maioria do Hamas. Uma dúvida é como a inteligẽncia militar de Israel foi pega de surpresa. Outro ponto a ser considerado é a situação política em Israel era de crise até semana passada, com enorme pressão da população sobre o governo de direita. Temo que estes ataques irão… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Alexandre
6 meses atrás

Embora tenham um inimigo em comum, Hezbollah e Hamas tem grandes diferenças entre si. Para começar o grupo libanês tem viés xiita e o palestino tem origens sunitas.

Apesar de ser um ataque que surpreende pelo estrago, nenhum dos dois grupos tem poder para arriscar a existência de Israel e acho muito improvável que esse seja um ataque coordenado entre os dois grupos.

Até imagino que o Hezbollah pode elogiar, mas não creio que vai passar disso.

Sensato
Sensato
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Caro Camargo. Entendo sua forma de pensar mas sinto informar que não encontra respaldo no que ocorre no mundo real. Um grupo que se propõe a lançar 5000 ou mais foguetes de forma indiscriminada contra um país bem armado abre uma caixa de pandora que não se sabe como ou quando será fechada. Repúdio e notas diplomáticas tem seu papel e sua importância mas não resolvem situações como essa, infelizmente. É lamentável mas muito sangue ainda vai ser derramado.

WSilva
WSilva
Reply to  Rui Chapéu
6 meses atrás

”Agora o pau vai torar e tomara a todos que isso acabe logo com menos baixas civis possíveis.”

O ”pau já tora” há muito tempo. O tratamento dado aos palestinos pelos sionistas é o pior possível tornando esse ataque do Hamas brincadeira de criança.

Sensato
Sensato
Reply to  WSilva
6 meses atrás

O tratamento é altamente violento de parta a parte. Não há santos nessa estória e tanta morte é sofrimento nada tem de brincadeira.

Sagaz
Sagaz
Reply to  WSilva
6 meses atrás

Israel sequestra e estupra até a morte crianças palestinas? Israel tem carta branca, vai surgir o maior estacionamento do mundo ali em Gaza!

C G
C G
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

“mas isso não pode justificar uma resposta violenta de Israel contra a população civil.”
O Hamas é um grupo paramilitar dissolvido na população civil, infelizmente não existe a possibilidade de uma ação militar limpa digamos assim!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  C G
6 meses atrás

Caro CG. Se Israel atentar contra a população civil palestina, o Estado de Israel se iguala a ação de terroristas.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Falar na frente do computador é fácil.

Quero ver vc ir lá e distinguir quem é civil e quem não é, pagando com sua vida ou do seu colega o erro…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rui Chapéu
6 meses atrás

Caro Rui. Obviamente não faço parte das forças de segurança nem daqui nem de lá. Mas essa é a diferença entre bandidos, terroristas, milicianos de um lado, e policiais, forças de segurança e sistema de justiça do outro. Claro que é difícil para as forças de segurança, mas são elas que recebem o melhor equipamento, treinamento, são remuneradas e possuem o aparato de inteligência do Estado; Se as forças de segurança de lá (e de cá) são incapazes de distinguir um civil de um bandido, miliciano, terrorista, guerrilheiro ou combatente inimigo é porque estão mal preparadas, mal organizadas e mal… Read more »

C G
C G
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Não é esse o sentido do meu comentário caro Camargoer, o que quero dizer é que o Hamas vai se esconder até em escolas, o dano colateral é inevitável!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Caro Rui. É o que estou dizendo. Se as forças de segurança de Israel são incapazes de distinguir o que é população civil do que seriam criminosos, terroristas, milicianos ou bandidos, obviamente seria um erro fazer operações que resultariam em vítimas civis inocentes. A incompetência ou falta de habilidade das forças de segurança de Israel para distinguir entre culpados e inocentes não é desculpa para vitimar inocentes, o que aliás é o que alimenta a revolta da população civil contra as autoridades israelenses. Mate um inocente e crie 10 combatentes. Creio que é a frase do comandante no filme “War… Read more »

Sensato
Sensato
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

O que você prega é lindo mas impraticável e utópico. O Hamas conhece essa realidade tão bem quanto as forças israelenses então quando iniciam deliberadamente uma ação como essa, já sabem que sujarão suas mãos com sangue de civis palestinos e israelenses.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sensato
6 meses atrás

Caro. Quando um grupo armado (pode ser uma milicia ou um parte do aparato do Estado) faz uma operação na qual atinge civis inocentes de modo indiscriminado, obviamente comete um crime. No caso das milicias e grupos paramilitares, é comum classifica como terrorismo.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Eu concordo muito com você. Civis são civis e não devem pagar por isso. Mas essa guerra étnica/religiosa tem um particular, quase não dá para diferenciar os civis dos militantes. Você dificilmente verá um palestino, seja na internet, longe do conflito, seja lá na Faixa de Gaza, que não apoie o que os terroristas estão fazendo. Observe a quantidade de protestos a favor dessa barbaridade ao redor do mundo. São pessoas teoricamente normais, são civis, mas que estão apoiando o terrorismo. nesta situação, como diferenciar uma pessoa que só está gritando morte a Israel de outra que se puder pegar… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Israel conseguiu um feito grandioso, colocar seus tentáculos sobre o deep state americano, por isso qualquer tentativa de se alcançar uma soluçāo justa para o conflito via diplomacia sempre estará fadada ao fracasso, nāo haverá apoio dos EUA.

Nativo
Nativo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Eles preferem as mesas dos bancos.

Augusto
Augusto
6 meses atrás

Um merkava foi destruído? e o sistema Trophy?

Vemos muita gente torcendo para “A” ou “B” em uma guerra, mas a única verdade é que assim que se inicia um conflito, os resultados podem ser totalmente inesperados, vide a Alemanha na segunda guerra, que derrotou o exercito francês, o mais poderoso do mundo, em a menos de dois meses.

Qual quer sistema, seja russo, chinês, americano, europeu, israelense… pode ser destruído, e se for em uma guerra convencional, será destruído em massa, por isso o poderio industrial de reposição e tão importante!

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Augusto
6 meses atrás

Destruíram com um drone jogando uma bomba de cima. Na Ucrânia já ficou claro que os MBTs futuros vão ter que ter proteção contra drones. O Irã deve ter dedo nisso, a guerra deve se extender para lá também.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Esse com o drone foi o segundo.
Aqui está o link para ele:

https://t.me/IntelRepublic/28856

Werner
Werner
Reply to  Augusto
6 meses atrás

Isso chamou a atenção,falam tão mal dos tanques russos,mas o poderoso Merkava foi destruído por um simples drone que jogou um artefato,e esse destruído estava equipado com o trophy.
E agora?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Werner
6 meses atrás

Nenhum MBT está preparado para os conflitos de hoje. O que estranha é o fato de os sistemas anti-drone israelenses não terem agido nesse caso, o drone estava passeando impune, como na Ucrânia. Será que é um drone de “papelão”?

Felipe
Felipe
Reply to  Augusto
6 meses atrás

Um Merkava não, vários… sem contar no Iron Dome que deixou passar tudo dessa vez.

MKK
MKK
6 meses atrás

Aconteça o que acontecer, penso que Israel já está derrotado no campo moral, ainda que vença militarmente: Como o Hamas, que vive numa gaiola, conseguiu montar uma operação dessa escala e o shin bet não percebeu? Como permitiram a captura de um oficial general e inúmeros militares? Como o Iron Dome deixou passar aquela quantidade de foguetes? Netanyahu dizer que estão em guerra apenas demonstra a fragilidade desse governo, que sofre intensa pressão interna; A imagem do Merkava explodindo não é boa para os negócios; O fato concreto é que o Hamas ocupou uma enorme área FORA da Faixa de… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  MKK
6 meses atrás

Eu acho que esse é o grande objetivo do Hamas, o aspecto simbólico. Afinal é um conflito bem assimétrico. A imagem do Netanyahu não vai sair incólume dessa e para que lado a sociedade israelense vai pender é um mistério.

Bosco
Bosco
Reply to  MKK
6 meses atrás

O Iron Dome como qualquer sistema AA sempre se soube ser saturável tendo em vista que uma bateria tem para pronto uso de 120 a 160 mísseis Tamir.
Israel possui apenas 10 baterias para defender todo o seu território.
A função do Iron Dome não é ser invulnerável e perfeito e sim se tornar mais um obstáculo ao inimigo dentro de um conjunto amplo de medidas defensivas.

MKK
MKK
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Já houve ataques no passado e o Iron Dome portou-se dentro do esperado. Dessa vez algo diferente aconteceu, e não creio que foi SÓ pela quantidade maior dos foguetes.
Talvez o ataque tenha sido reforçado por meios de guerra eletrônica.
De todo modo, tempos atrás um S200 sírio quase pousou em Dimona, sem ser incomodado.
Então fica a questão de separar o discurso daquilo que é realidade.
Aguardemos

Faver
Faver
Reply to  MKK
6 meses atrás

Parece que foram mais de 5 mil foguetes e mísseis. Não há defesa contra esta quantidade de artefatos empregados em um ataque de saturação deste porte.

MKK
MKK
Reply to  Faver
6 meses atrás

isto é fato. Ataque de saturação não é novidade. Veja que a Russia também está penando com os ataques ucranianos. mas não dá pra comparar a profundidade geográfica russa com a israelense. Pra mim, olhando de longe, apareceu uma trinca no cristal.

Renato B.
Renato B.
Reply to  MKK
6 meses atrás

O grande mistério é: como um aparato de inteligência que já se demonstrou tão capaz no passado não percebeu a formação da logística necessária para um ataque nessa escala?

Sagaz
Sagaz
Reply to  MKK
6 meses atrás

5000 foquetes cidadão … quem tem nesse planeta algo para conter 5k em um só lugar?

Alexandre
Alexandre
6 meses atrás

Bom, olhando o ataque em si, do ponto de vista militar, cerca de 2500 foguetes burros, causaram um grande estrago em Israel. O Iron dome, bem como os outros sistemas Israelenses, não impediram esse ataque. Parece que na foto que ilustra a matéria, temos um Merkava com sistema trophy, destruído! A realidade da guerra real, onde percebemos que nem Russia, EUA, Israel, China ou qualquer outro País, tem sistemas de defesa aérea capazes de lidar com saturação. Do mesmo modo, não existe blindado capaz de deter as armas anti tanques atuais. Depois desses conflitos na Armenia, Ucrânia e Israel, muitos… Read more »

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Alexandre
6 meses atrás

No caso do Merkava, vão dizer que ou que foi incendiado pelos palestinos(IED ou combustível) ou que o mesmo estava desligado quando(se comprovado) um ATGM o atingiu.

Werner
Werner
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Desligado ne?

Gabriel Galdino
Gabriel Galdino
Reply to  Alexandre
6 meses atrás

A realidade da guerra é que logística, mobilidade, coordenação e quantidade são muito mais importantes que qualquer gueimi tienjer.

KKce
KKce
6 meses atrás

Rapaz, não queria estar nem perto da Palestina quando Israel lançar a retaliação…

Brandão
6 meses atrás

Uma ação desse porte não se planeja de um dia para outro! Mais de 5.000 foguetes disparados, infiltração de grande número de terroristas e sem que o Serviço de Inteligência de Israel tenha percebido nada?
Agora, provavelmente, também veremos ataques de Israel não só em Gaza, mas também Síria e Líbano

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Brandão
6 meses atrás

Há videos de soldados israelenses abandonando suas posições para não morrerem ou serem capturados. Engraçado que quando ocorre com os soldados russos é covardia e “arregamento”.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Comentário perfeito!

Sagaz
Sagaz
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Os terroristas estavam com uniformes da idf. Foi muito bem planejado e executado onde foi divulgado, mas em mar foram repelidos pela marinha de Israel

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Brandão
6 meses atrás

Olá Brandão. Eu duvido que o serviço de inteligência de Israel foi pego de surpresa.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Teorias conspiratórias podem indagar que houve um “afrouxamento” intencional do nível de alerta e prontidão desses órgãos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Olá Vinicios. Esta seria a teoria da conspiração clássica. Eu acredito mais em incompetência em informar as autoridades e organizar uma situação de emergência. Acho que muita autoridade e muita gente nas forças se segurança foi pega de surpresa, mas a inteligência estava com os dados nas mãos. Não seria nem a primeira vez que os órgãos de inteligência fazem isso e nem será a última.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Boa hipótese Camargoer, a incompetência é sempre um bom suspeito e seu impacto é subestimado. Os israelenses criaram um força paramilitar e os conflitos em relação à democracia israelense dividiram a sociedade. Basta começar a promover gente por “fidelidade ao regime” e a competência das organizações pode cair rapidamente.

Last edited 6 meses atrás by Renato B.
Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Talvez possa ter dedo da Inteligência Iraniana nesses ataques.
Lembra dos ataques com drones as usinas nucleares no Irã, no qual a mídia ocidental taxou de “uma operação de inteligência sem precedentes”?
E agora?

Last edited 6 meses atrás by Vinicius Momesso
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Caro. O Hamas tem apoio do Irã. Isso é bem conhecido. Contudo, acho que creditar o sucesso (relativo) do ataque à inteligência do Irã é substimar o Hamas e aliviar a barbeiragem da inteligência israelense. Por outro lado, fico pensando o quê Israel poderia ter feito? Um ataque preventivo seria um desastre.

MKK
MKK
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Então você entende que foram coniventes?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MKK
6 meses atrás

Não. Como escrevi, foram incompetentes. Quem foi pego de surpresa foi a população civil, as forças de segurança e as autoridades.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Brandão
6 meses atrás
Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
6 meses atrás

“Ain, agora os Palestinos esmagados…” Amigo, eles já são esmagados há décadas!

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
6 meses atrás

A medida que os palestino conseguem equipamento militar infelizmente isso será uma constante…

Agora foi uma ataque em grande magnitude! Acho que nem o huezil conseguiria fazer um ataque de saturação com mais de 5000 foguetes e mais invasão por terra e captura de bases militares…

Até o momento já tem mais de 100 israelenses mortos e mais de 200 palestinos mortos… e milhares de feridos de ambos os lados…

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
6 meses atrás

Esses terroristas já estão acostumados. É igual apanhar da mãe pra eles. Uma hora não dói mais. Agora Israel ser pego assim de calças curtas foi bem preocupante.

Zé Rato
Zé Rato
6 meses atrás

Tenho estado a última hora a ver as informações e dezenas de vídeos que vão surgindo na internet. Há uma infiltração em larga escala de centenas, talvez até de milhares, de militantes armados do Hamas em Israel. Não só por via terrestre, mas também aérea (paramotores) e naval (lanchas rápidas). Há vídeos de bases militares capturadas, incluindo tanques e de ataques indiscriminados a civis. Pelo menos dezenas de reféns capturados. Possivelmente vai demorar alguns dias para Israel conseguir controlar totalmente as zonas fronteiriças. Depois possivelmente irá seguir-se uma retaliação em força. Daqui a umas semanas, quando a poeira assentar e… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Zé Rato
6 meses atrás

Fog of war

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Zé Rato
6 meses atrás

Tem dedo a Inteligência Iraniana aí.
Lembra quando o Irã disse que iria dar a resposta no tempo certo em retaliação aos ataques contra as usinas nucleares iranianas?
Pode ser essa “tal resposta” nos acontecimentos de hoje

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Vinicius Momesso
6 meses atrás

Caro. Aquilo foi apenas retórica do Irã, que de mãos atadas não teria condições de retaliar Israel sem provocar uma guerra. Ainda que o Hamas tenha apoio do Irã, os interesses do Irã são muito mais amplos que isso. Já o Hamas precisa se colocar como uma alternativa á Autoridade Palestina, que parece perder relevância a cada dia. Entre os muitos interesses, o Hamas consegue chamar a atenção para a causa palestina, que parecia ter sido ignorada nos recentes movimentos diplomáticos de aproximação dos países árabes com Israel.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

É praticamente impossível somente o hamas sozinho realizar um ataque nessa escala… o iran é a otan da palestina nesse ataque…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jefferson Ferreira
6 meses atrás

Caro Jeff. Todos sabem das relações entre o Hamas e o Irã. O que é um equivoco é achar que os ataques do Hamas são uma represália do Irã. Pelo contrário, o Hamas tem uma agenda própria e estes ataques devem ser analisados no contexto da Palestina.

Jose
Jose
6 meses atrás

Agora imaginem o que espera a UE com essa política de portas abertas que estão adotando, principalmente com todo aquele armamento rondando sem controle por conta do conflito na Ucrânia, imaginem o que deve ter de terrorista se passando por refugiado e que já entrou na UE, não tem como não prever um futuro péssimo para os europeus, enfim parece que o desejo dos de “Bruxelas” está próximo a se realizar.

Werner
Werner
Reply to  Jose
6 meses atrás

Que a Europa pague o preço da incoerência,acho que já estão pagando,Suécia,França,Alemanha,Itália e Inglaterra que o digam.

Bosco
Bosco
Reply to  Werner
6 meses atrás

Qual incoerência?

Werner
Werner
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Aceitar indiscriminadamente refugiados que estão acabando com o país deles.Tem videos e materias sobre o que eles fazem no país acolhedor.

Bosco
Bosco
Reply to  Werner
6 meses atrás

Ah, tá!
Havia entendido outro coisa.
Concordo!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Werner
6 meses atrás

Engraçado, tem um pessoal que culpa a Rússia por causa dos imigrantes ucrânianos, afinal, a Rússia invadiu a Ucrânia. Agora eu pergunto, de onde vem os imigrantes que estão tomando conta da Europa? Alguns países também invadiram seus territórios, não? Afinal, pau que dá em Chico também dá em Francisco…🤷🏻‍♂️

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jose
6 meses atrás

A UE não tem uma política de portas abertas.
E não tenho a certeza se os atos terroristas foram na sua maioria causados por estrangeiros.

São na sua grande maioria filhos ou netos de emigrantes e cidadãos europeus, pelo menos os de etnia árabe.

Jose
Jose
Reply to  Hcosta
6 meses atrás

Caro Hcosta espero estar enganado amigo, mas se for algo organizado como imagino o problema vai ser imenso, primeiro estão se organizando, se estruturando para depois agirem.

Renato B.
Renato B.
6 meses atrás

Surpreendente ver o Hamas fazer um ataque dessa envergadura. Suponho que cabeças vão rolar no comando israelense pelo que me parece ter sido uma falha da inteligência.

Nethanyahu vai ter que responder com força, mas o seu grande argumento sobre segurança fica enfraquecido. Estou curioso sobre onde está a guarda nacional do Ben-Gvir.

De qualquer forma, nada de bom virá desse ataque. Nem para Israel nem para a Palestina, um inimigo externo une as pessoas mesmo que sob os piores líderes.

nereu
nereu
6 meses atrás

4 Helicópteros atingidos

Nico88
6 meses atrás

Uma falha miserável dos serviços de inteligência de Israel.

Camargoer.
Camargoer.
6 meses atrás

O Jamil Chade escreveu hoje uma análise (preliminar) muito boa. Ele comenta que havia um movimento de aproximação entre os governos árabes e o governo de Israel, por um lado, e um abandono das demandas palestinas, que sempre foram prioritárias para os países árabes. Com o total descrédito e enfraquecimento da autoridade palestina, o Hamas tenta ganhar visibilidade e recolocar a questão palestina na agenda dos países árabes. O problema levantado pelo jornalista, que é muito bem informado, é que os ataques levem a um aprofundamento do isolamento palestino. Agora meu pitaco. Se Israel cair na armadilha do Hamas e… Read more »

nereu
nereu
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

já condenaram Qatar, Arábia Saudita, Kuwait, Iraque, Irã…..

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Israel sabe muito bem que há dois poderes na Palestina, o Hamas na faixa de Gaza e a autoridade palestiniana na Cisjordânia.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Jamil Chade. O Jornalistas das Cartas

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
6 meses atrás

Ele mesmo. Um dos melhores jornalistas da área internacional.

nereu
nereu
6 meses atrás

segundo o jornal Haaretz o Hamas esta com cerca de 7000 prisioneiros israelenses

Bosco
Bosco
6 meses atrás

São tantos comentários no mesmo sentido mas com palavras sutilmente diferentes de pessoas aparentemente diferentes.
Estranho! Parece que receberam um script e o estão recitando porque é improvável que duas pessoas façam uma leitura tão parecida de fatos recentes e pouco fundamentados.
É o tal do “pensador coletivo” ao qual me refiro de vez em quando, claro, sempre defendendo os oprimidos que é para não perder o costume.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Bem semelhante ao que acorre na cobertura do conflito russo-ucraniano.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Bosco, eu vejo o mesmo caso do tal “pensador coletivo” no caso da guerra na Ucrânia, só que em defesa da OTAN/EUA, estranho…

Werner
Werner
6 meses atrás

A coisa vai ficar feia, e o Merkava com o trophy foi destruído e a tripulação morta por um simples drone.
Só os tanques russo que são ruins ne?
Guerra é guerra ,não existe equipamento infalível e indestrutível,isso é papo de vendedor,até a verdade mostrar o contrário.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Werner
6 meses atrás

UM tanque, assim como uma andorinha, não faz verão. Isso certamente está nas perdas esperadas.

JPonte
JPonte
6 meses atrás

No momento em que a Arábia Saudita e países do Golfo desenham um paz formal com Israel acontece este fato .
Dentro deste acordo estaria sendo traçado um acordo de paz com os palestinos ….
É uma região muito difícil mesmo .

Jose
Jose
Reply to  JPonte
6 meses atrás

Caro JPonte e quem eram os mais prejudicados, quem estava mais incomodado com essa provável harmonia na região, são muitas coincidências que ocorrem nos momentos mais “inoportunos”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jose
6 meses atrás

Os mais prejudicados pela aproximação entre Israel e os países árabes seriam a extrema direita de Israel, a autoridade palestina e o próprio Hamas.

Jose
Jose
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Caro Camargoer não compactuo com a sua visão, os fatos claramente apontam para outro lado, mas enfim não deixa de ser mais uma perspectiva para a situação.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jose
6 meses atrás

Caro José. A sucesso eleitoral da extrema direita em Israel depende do estado de crise entre judeus e árabes. A autoridade palestina perdeu sua legitimidade interna por ser incapaz de oferecer condições de bem-estar para a população palestina, demandando um crise para que possa aparecer como a legítima representação do povo palestino. Por fim, o Hamas precisa da crise entre árabes e judeus para justificar a sua existẽncia.

Renato B.
Renato B.
6 meses atrás

Eu acho que o Hamas tinham objetivos estratégicos ao fazer esse ataque e a resposta de Israel provavelmente faz parte desses objetivos. Israel não vai desaparecer, mas me parece que o Hamas sai com vantagem.

Jose
Jose
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Tá bem criativo heimmmm.

Camargoer.
Camargoer.
6 meses atrás

Olá Renato. Creio que faltou imaginação. riso.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

De fato, creio que não vi tanto filme de ação.

Camargoer.
Camargoer.
6 meses atrás

Sim. Uma tragédia. Agora pouco, a GloboNews falava em 200 israelenses mortes e outros 250 palestinos. Assustador.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
6 meses atrás

a verdade dói para muitos… Mas é a realidade, são estados terrorista se atacando… um não reconhece a existência do outro

Marcelo
Marcelo
6 meses atrás

A retaliação israilense já está a caminho. Os civis palestinos serão as maiores vítimas. Pura estupidez.

Bispo
Bispo
6 meses atrás

Israel ha muito invadiu e ocupa território palestino e pior , ano após anos ampliou a colonização dos territórios ocupados.

O povo palestino vive na marginalização econômica e humanitária , por força israelense.

Muita hipocrisia de países que apedrejam um lado que mal sobrevive por força da ocupação ilegal israelense.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Bispo
6 meses atrás

O Amós Oz, um escritor e pacifista israelense era um crítico forte da ocupação. Ele era um ferrenho defensor da existência de Israel, mas também dizia que a ocupação e o apartheid contra os palestinos corroíam a fortaleza moral do povo israelense. E acho que o isolamento, as tremendas dificuldades para se formar governo nos últimos anos e as tendências autoritárias demonstradas pelo atual governo israelense corroboram o ponto dele. Ele estava longe de ser um pacifista do conforto do sofá. Lutou por Israel na Guerras dos 6 dias e do Yom Kippur. Poderia viver tranquilo aproveitando o sucesso, mas… Read more »

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Eu também ocuparia,quando todos os vizinhos querem me matar

Bispo
Bispo
Reply to  Orivaldo
6 meses atrás

É mais complexo, Israel acreditou e acredita que sufocando economicamente a palestina teria amplo controle militar.

A realidade, explodiu na cara , um dos exércitos mais capazes do mundo, “tomaram pau” , iron dome, serviço de inteligência “pica das galáxias” , etc ao cubo, ruíram para um grupo infinitamente menor em tudo.

Esse ataque abre sérios desdobramentos, talvez seja a “ponta do iceberg”.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Bispo
6 meses atrás

O Iron dome ruiu ? Pois praticamente todas as mortes civis de Israel foram assassinados quando oq vc diz “tomaram um pal” para um grupo infinitamente menor

Bispo
Bispo
Reply to  Orivaldo
6 meses atrás

Israel é uma Rússia “no armário” invadiu e ocupa territórios em nome da segurança…humilha , estrangula economicamente e humanitariamente mais de 2 milhões de palestinos em uma estreita faixa de terra(Gaza).

Se coloque no lugar , se o Brasil fosse somente o estado do RS, sufocado por todos os lados , impedido de ser um país independente, marginalizado, vivendo na extrema pobreza.

Iriamos oferecer flores e sorrir para nossos algoz… é porrada , tiro e bomba… morre mais não em uma existência de covardia, humilhação e subserviência.

Professor
Professor
Reply to  Orivaldo
6 meses atrás

É o que a Rússia está fazendo.