Brasil é o terceiro mais endividado do mundo, ao lado da Ucrânia, diz FMI

107

Relatório do Fundo prevê que dívida do setor público brasileiro chegará a 96,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2028. País está atrás apenas da Argentina, em crise financeira, e do Egito

Por Edla Lula

O Brasil, ao lado da Ucrânia, é o terceiro país mais endividado entre os emergentes, segundo o relatório Monitor Fiscal, do Fundo Monetário Internacional (FMI). O documento, divulgado nesta quarta-feira (11/10), durante o encontro anual do organismo com o Banco Mundial, projeta que a dívida pública bruta do país vai ficar em 88,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. Segundo o FMI, o indicador chegará a 96,2% do PIB em 2028.

De acordo com o documento, o Egito tem o maior endividamento bruto, correspondente a 92,7% do PIB. A vizinha Argentina, que passa por uma grave crise financeira, está em segundo lugar, com 89,5% do PIB.

O PIB equivale à soma de tudo o que é produzido no país em bens e serviços. Pelas previsões do Fundo, o brasileiro vai alcançar US$ 2 trilhões. A relação dívida/PIB é usada pelo organismo para acompanhar a capacidade do país de honrar os compromissos com os credores. O relatório do FMI estima que o endividamento médio dos países emergentes vai ficar em 68,3% do PIB em 2023.

O documento observa que “a dívida pública global está substancialmente mais alta” e prevê que cresça consideravelmente mais rápido do que nas projeções pré-pandemia.

Em relação ao resultado das contas públicas, o fundo projeta que o governo central do Brasil terminará este ano com saldo negativo (deficit primário) de 1,2% do PIB. A estimativa é melhor do que a previsão anterior, divulgada em abril, de deficit de 2%. Pelas projeções, as contas permanecerão negativas em 2024, com deficit de 0,2%, revertendo para superavit de 0,2% em 2025. O relatório aponta que “as projeções fiscais para 2023 refletem a política (econômica) em vigor”.

FONTE: Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Farewell
Farewell
6 meses atrás

……se a nossa situação economica, no geral, já está complicada, para não dizer difícil, imagina quando o ” mais grosso”, palavras de nosso presidente, começar a chegar…..preparem se todos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Farewell
6 meses atrás

o mais grosso é mês que vem quando a China estará mais estagnada e o FED subir o juros.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Some isso às medidas populistas que adora propagar e o povo bate palma. Sem ideologia partidária aqui (pf). Basta ver a herança que Dilma deixou ao país. Todos os presidentes fizeram ou deixaram ao menos algum legado útil e funcional. Todos e sem exceção. Mas alguns teimam em não perceber que a base econômica do país, que paga postos e gera empregos, permitindo que estes também pagam em impostos, são as indústrias, empresas e prestadores de serviços. Agora como manter os programas sociais sem dar as condições (longo prazo) para que se mantenha e entre mais dinheiro em caixa? A… Read more »

Last edited 6 meses atrás by MMerlin
Wilson França
Wilson França
Reply to  MMerlin
6 meses atrás

Humm… Pelo gráfico da matéria, o período em que a dívida pública mais subiu foi ao longo dos governos Temer e Bolsonaro.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Wilson França
6 meses atrás

Wilson França, exatamente. O gráfico mostra muito bem que o pico da divida brasileira foi justamente no período dos governos Temer e Bolsonaro. Mas tem gente aqui no blog, que por pura cegueira ideológica, “insiste” em não querer ver a realidade dos fatos. Esse pico da divida quem vai pagar somos todos nós e isso vai ser independente da ideologia ou preferencia politica de cada um. Mas uma coisa fica clara, essa politica neoliberal e governos com alta participação de militares são extremamente incompetentes na gestão publica. Pazuello, que é graduado em logística, foi extremamente incompetente na gestão da pandemia… Read more »

Last edited 6 meses atrás by MGNVS
Tuacha
Tuacha
6 meses atrás

Se pagar as parcelas tá tudo certo… Isso parece retaliação internacional porque o Brasil não apóia os donos do mundo ficam querendo criar crises.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Tuacha
6 meses atrás

Se não gastasse tanto não precisaria pegar dinheiro a juros dos “donos do mundo”…

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Tuacha
6 meses atrás

Mas o grafico está errado?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Tuacha
6 meses atrás

meu deus do céu, Bozo era odiado e estava melhor, o atual tem simpatia de todos e está assim.

Paulo
Paulo
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Não sei se vc sabe ver gráfico… provavelmente não… o governo do tal pt foi de 2003 a 2016… depois foi o temer e a dívida só cresceu… aí vc pode dizer… é, mas o temer e o bozo pegaram o passado… bom, se for assim… o pt reduziu a dívida e depois que saiu ela só cresceu… pela lógica ela vai cair outra vez… não é política… é só análise do gráfico…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Paulo
6 meses atrás

acho que você não sabe ler nada, pois o endividamento começou na Dil.ma e e com Bol,sonaro estava caindo, e depois de anos tivemos superavit

cipinha
cipinha
Reply to  Paulo
6 meses atrás

Como mentir com números? Se você não analisar o que fez a divida cair nos anos 2000, vai achar que é o governo de plantão no poder. O Lula quando assumiu manteve a política econômica do FHC, o famoso tripé macroeconômico, e uma das pernas é o superavit primário, essa meta foi aumentada pelo Palocci, junta isso com a valorização das commodities e um crescimento um pouco mais elevado e tivemos esse resultado. Agora não estamos fazendo isso, o Lula já entrou abrindo um enorme rombo, esse plano fiscal dele depende de aumento de carga tributaria e esse não está… Read more »

Underground
Underground
Reply to  Tuacha
6 meses atrás

Estamos na dança das cadeiras: cada vez tem mais gente (dívida) e menos cadeiras para sentar (dinheiro para pagar).

Kkce
Kkce
Reply to  Tuacha
6 meses atrás

Óóó, tadinho do Brasil, é um mero coitado vítima dos “donos do mundo”, sempre foi um exemplo de gestão pública mas sempre é prejudicado for forças externas malignas.

MARS
MARS
6 meses atrás

Ciência e Tecnologia: 0,2032%
Indústria: 0,0413%
Energia: 0,0325%
Saneamento: 0,0072%

Com essas taxas de investimentos em áreas extremamente essenciais ao crescimento de uma nação, isso aqui nunca será um lugar desenvolvido…

Last edited 6 meses atrás by MARS
Underground
Underground
Reply to  MARS
6 meses atrás

Funcionalismo público
Gastos em relação ao PIB
Brasil: 13%
EUA: 8,5%
Japão: 5%

alaor
alaor
Reply to  Underground
6 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  MARS
6 meses atrás

o governo atual assim que entrou atacou o investimento na infra estrutura, ao invés de tomar conta e colocar o sucesso sob as asas destruiu tudo.

Wagner
Wagner
Reply to  MARS
6 meses atrás

Pois é,sem gasto não há desenvolvimento, quero alguém me apontar um país desenvolvido que chegou ao último degrau da tecnologia praticando superávit? Me aponte um por favor no planeta terra.

Underground
Underground
Reply to  Wagner
6 meses atrás

“Sem gasto não há desenvolvimento”.
O que o Brasil mais faz é gastar. Gasta com pensões integrais de funcionários públicos, gastas com indenizações para essa mesma turma, gasta com gente se aposentando com quarentena anos, gasta com aposentadoria de “governador ” que ficou uma semana semana no cargo, gasta com comissionados que não trabalham, gasta com reembolso de despesas sem limites, gasta com construções que custam três vezes o valor, gasta financiando países vizinhos e que estão quebrados, gasta com propaganda.

Carlos I
Carlos I
6 meses atrás

E assim com governos irresponsáveis vamos comprometendo às gerações futuras e acabando com a possibilidade do Brasil se tornar primeiro mundo.

Só se fala em aumentar impostos e endividamento público que acaba indo parar na mão de uma casta privilegiada seja servidores ou empresários próximos do rei e quase nada vira investimento, mesmo onde se investe percentuais altos do PIB se investe mal e ideologicamente.

Bônus demográfico está acabando, produtividade continua baixa e cada vez menos pessoas acreditam no país do futuro.

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Carlos I
6 meses atrás

Um país que investe muito mal em educação da próxima geração nunca deveria ser chamado de país do futuro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Carlos I
6 meses atrás

o PAC 3 vai sofrer o mesmo que o PAC 1 e 2.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Carlos I
6 meses atrás

Em resumo, temos uma combinação perfeita para o desastre.
Só faltou colocar na lista a educação do brasileiro médio, que, por culpa de um sistema educacional falido, tem formado analfabetos funcionais de forma consistente.

Guacamole
Guacamole
6 meses atrás

Tenho um pouco de dinheiro guardado e mesmo assim, já sei que vai perder o valor de compra logo logo.
Tenho pena de quem nem dinheiro guardado tem. Vai ser os anos 80 tudo de novo.

Eduardo Angelo Pasin
Reply to  Guacamole
6 meses atrás

CDI está aí para segurar o valor da suas reservas

Last edited 6 meses atrás by Eduardo Angelo Pasin
Guacamole
Guacamole
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
6 meses atrás

É, mas no pré fixado viver só vai ganhar 100% se alongar a posição (mínimo de 1 ano).
E os que são atrelados ao IPCA precisam pagar imposto de renda.

É triste.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Guacamole
6 meses atrás

Diversifica em moeda estrangeira ou crypto.

Lógico que vc precisa de um estudo para não fazer errado ou entrar em piramide, mas para se proteger de aventuras dos governos tem que ser nesses “mundos externos” ao real.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Guacamole
6 meses atrás

compra dólar

Pedro
Pedro
Reply to  Guacamole
6 meses atrás

Isso vai ser loucura daqui uma decada. Com a galera que vai estar aposentando. Teremos bem mais aposentados do que contribuintes. Será que vão mesmo pagar as aposentadorias?

Rodolfo
Rodolfo
6 meses atrás

Dois grandes problemas que vão só piorar a situação são a crônica falta de crescimento econômico em consequência da estrutura fiscal arcaica que impede investimento privado em setor produtivo e a bomba previdenciária que com envelhecimento da população vai progressivamente limitar mais e mais o orçamento do estado. Difícil reverter a situação com a classe política atual que parece não muito preocupada em controlar esse navio a deriva. E depois tem gente que culpa os imperialistas externos e não a incompetência doméstica.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rodolfo
6 meses atrás

Caro. A estrutura fiscal é a mesma há mais de 60 anos e pelo gráfico a relação dívida e PIB esteve abaixo de 60%. Portanto, ainda que seja um fato que a estrutura fiscal seja ruim, priorizando impostos indiretos e incindindo pouco sobre a renda e o patrimônio, o que piora a situação de desigualdade social, não houve qualquer mudança na sua estrutura para explicar o aumento da relação dívida PIB. Também é equivocado imaginar que houve descontrole dos gastos, ainda que a pandemia demandou gastos extraordinários. ainda assim o deficit primário está sob controle desde o peŕiodo FHC. Valeria… Read more »

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Meu ponto é que a estrutura fiscal desestimula crescimento econômico, o que ambos concordamos é um fator importante. Outro fator que eu não mencionei é o nosso sistema jurídico que auxilia o legislativo em criar distorções no mercado e desestimula o investimento.

Sim, outros países como os EUA tem uma divida bem elevada, a grande diferença é a capacidade de crescimento limitada do Brasil e que não deve mudar sem aumento de produtividade, em outras palavras, sem capacidade do setor privado produtivo do país em poder planejar e investir a longo prazo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rodolfo
6 meses atrás

Caro. De fato, a estrutura tributária no Brasil é muito ruim e demanda uma ampla reforma. Isso vem sendo tentado há de 30 anos. Tenho a impressão que agora vai. Muita gente reclama da carga tributária no Brasil, mas ela é muito próxima á média da OCDE, ou cerca de 1/3 do PIB. O entrave fiscal é o foco no consumo e na complexidade tributária. Considerando a elevada desigualdade social no Brasil, isso também é um consenso, é preciso elevar a tributação sobre o patrimônio e sobre a renda, reduzindo a carga sobre consumo. Contudo, a dívida pública já esteve… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Uma dívida não é igual a outra, EUA e Japão gastaram muito e se tornaram desenvolvidos, o Brasil gasta muito e continua subdesenvolvido.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Começou lá nas eleições de 2014 quando quebraram a Petrobrás e o país para se manterem no poder (além de toda a corrupção), quem não se lembra que apenas um dia depois da terrorista ter ganhado a gasolina aumentou absurdamente porque estavam mantendo o preço lá embaixo artificialmente apenas para ficar no poder. Agora que tiraram o teto de gastos e colocaram esse novo arcabouço fiscal que permite gastar a vontade sem ter punição nenhuma, vão fazer tudo de novo.

Kommander
Kommander
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Incrível a quantidade de deslikes num comentário sério e sóbrio, brasileiro é um povo porco que gosta de viver na miséria mesmo.

sergio 02
sergio 02
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Concordo com vc.

sergio 02
sergio 02
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Concordo com vc.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

O principal acionista da Petrobras é o governo brasileiro, se o acionista externo estava ganhando, o governo estava ganhando ainda mais.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
6 meses atrás

Boa tarde, sei que a pergunta não têm nada há ver com a matéria, mas queria saber se o Forte fará o acompanhamento através de matérias sobre o sumiço dos armamentos no quartel em São Paulo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Pietro
6 meses atrás

Bem lembrado.

Osicrat
Osicrat
6 meses atrás

Quase metade do orçamento para pagamento de juros e amortizações da dívida… parece brincadeira. Fico aqui dando uma de ingênuo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Osicrat
6 meses atrás

É pq o governo atual, ao contrário do que diz e promete, adora um Banqueiro, quanto mais dívida, mais empréstimo e a juros altos, criando um efeito Robin Hood ao contrário

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Osicrat
6 meses atrás

Mais de metade do orçamento vem de novos empréstimos. Pagamos dívida antiga com dívida nova, não com receita primária. E dado que o orçamento federal terá déficit, se o país parasse de pagar juros e amortizações, faltaria dinheiro para pagar o resto (ou você acha que alguém continuaria nos emprestando dinheiro depois de um calote?).

O problema do Brasil não é os juros, mas sim o péssimo destino dos gastos.

Werner
Werner
6 meses atrás

Agora então a tendência é só piorar com esse giverno irresponsável ,gastador e esbanjador.
Acho que a situação do país irá piorar e muito,não há luz no fim do túnel.

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Werner
6 meses atrás

Mesmo que o estado mudasse amanhã e gastasse de maneira apropriada os recursos, a trajetória da previdência daqui há 10-20 anos será muito ruim pro país, não sei o que vai acontecer. Acho que uma revisão dos gastos sociais incluindo aposentadoria será inevitável ou o Brasil vai acabar na mesma situação da Argentina, sem recursos para honrar seus compromissos e preso numa bolha de falta de crescimento e altos impostos.

Heinz
Heinz
6 meses atrás

Somos uma piada, estamos empatados com um país pobre, que está em estado de guerra total contra uma superpotência militar. É cedo demais pra dizer que esse país não tem mais salvação?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Heinz
6 meses atrás

já é tarde

Heinz
Heinz
6 meses atrás

Calma pessoal, o amor venceu. Ano passado o governo fechou com um superávit de 40 BI, até 6 meses deste decorrido ano(2023), já estávamos em déficit novamente. Mas o que importa é que o amor venceu!

Last edited 6 meses atrás by Heinz
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Heinz
6 meses atrás

segundo o Haddad o buraco fiscal vai ser fechado, com o aumento de arrecadação, de onde vem o dinheiro da arrecadação é o me preocupa, e isso é pq ainda não entrou em ação o Calabouço Fiscal, que vai permitir o aumento explosivo da Dívida como se fôssemos o Japão, para colocar dívida baixa no Mercado. parabéns aos envolvidos que colocaram o governo atual.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Heinz
6 meses atrás

O governo fechou com superavit única e exclusivamente por conta da inflação. A inflação aumenta a arrecadação do governo, enquanto que as despesas permanecem as mesmas (aumentam apenas no ano seguinte, com a correção de salários e contratos).

É basicamente um aumento de impostos disfarçado (o que economistas chamam de imposto inflacionário). Não à toa, ano passado a carga tributária total atingiu 33,71% do PIB, a porcentagem mais alta na série histórica (iniciada em 1990) e 0,65 p.p. maior do que em 2021 (0,86 p.p. se considerarmos apenas o governo federal).

Last edited 6 meses atrás by Bruno Vinícius
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bruno Vinícius
6 meses atrás

Olá Bruno. Você tem razão sobre o papel da inflação sobre as contas do governo. É o que está acontecendo na Argentina. Lá, eles estão conseguindo atingur um deficit primário menor que aquele combinado com o FMI. De um lado é bom, porque o governo argentino atinge a meta combinada com FMI de modo mais tranquilo, de outro é ruim porque eles já estão em um processo de inflação inercial

No Brasil. a inflação acumulada nos 12 meses está em 5,1%, e o valor proejtado para 2023 é de 3,25%. Este índices têm pouco impacto sobre a arrecadação

Realista
Realista
Reply to  Heinz
6 meses atrás
Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
6 meses atrás

O “amor” venceu e voltamos à administração padrão 2015. Parabéns aos envolvidos.

AVISO DOS EDITORES:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Daniel Ricardo Alves
6 meses atrás

Pois é. A situação estaria ainda pior se o ódio tivesse vencido. Se com amor está difícil, imagina com as pessoas mordendo a orelha uma das outras nas ruas…. credo.

AVISO DOS EDITORES:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. A DISCUSSÃO SAIU DO TEMA E DESVIOU PARA A DISPUTA POLÍTICA E POR ISSO NÃO VAI PROSSEGUIR.

LEIAM TODOS AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Moises
Moises
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Exatamente….

Realista
Realista
Reply to  Daniel Ricardo Alves
6 meses atrás

Foi só o amor vencer que quase todas agencias de risco aumentaram a nota do Brasil e passou a incentivar o investimento no país .

Carlos Campos
Carlos Campos
6 meses atrás

Com a arrecadação caindo, gastos descontrolados, a saída do Brasil é o Aeroporto e eu espero que saia daqui o quanto antes.

Natan de Oliveira
Natan de Oliveira
6 meses atrás

Impressiona a fatia do orçamento público gasta com juros e amortização da dívida pública. Disso pouco se fala.

Sergio
Sergio
6 meses atrás

” Brasil é o terceiro mais endividado do mundo, ao lado da Ucrânia, diz FMI ”
E isso porque o Brasil não está em guerra, imagine se estivesse…….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sergio
6 meses atrás

Não. O texto diz que o Brasil tem a terceira maior relação dívida/PIB entre um grupo de países chamados pelo FMI de “emergentes”. Da lista de países do FMI, estão á frente do Brasil (88,1%) a Argentina (89,5%), Bahrain (102%), Barbados (115%), Bélgica (106%), Butão (123%), Cabo verde (113%), Canad (106%), Congo (97%), Dominica (93%), França (110%), Grécia (168%), Itália (143%), Japão (255%), Jordânia (93%),Lao (121%), Maldivas (110%), Moçambiqye (89%) Portugal (108%), Serra Leoa (88,9%), Singapura (97%), Espanha (107%), Suriname (107%), Ucraina (88,1%), UK (104%), EUA (123%), Zimbabuwe (95%).

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Operação Shylock bem sucedida: dominar pela fome de crédito hodierna que se torna dívida futura. Em Shakespeare se resolveu dando cabo de Shylock, mas não somos mais elizabetanos -não mais matamos com espadas, adagas, venenos e machados o judeu da vez… Antes a política usava a economia pras suas finalidades, agora, desde os 1970, inverteu, a economia usa a política pras suas finalidades. E todos acham isso normal, razoável porque é simples aritmética e expressão brutal de poder egoista.

deadeye
deadeye
6 meses atrás

Esse gráfico de divida está errado. O rotativo de títulos do tesouro nacional, também é considerado receita.

Ed Sanches
Ed Sanches
6 meses atrás

Agora o Fort.jor.br virou site de economia ? Não entendi a relação de divida com notícias sobre as FAs. Seria uma critica ao atual governo, uma matéria sobre política “disfarçada” ?

André
André
Reply to  Ed Sanches
6 meses atrás

Interessante seu comentário.

Realista
Realista
Reply to  Ed Sanches
6 meses atrás

Ai você comenta uma noticia politica os cara fala = ” EDITADO Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político ”

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
6 meses atrás

Os EUA não pagam o que devem e fica tudo bem, nota triplo A pra grau de investimento .

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Jonathan Pôrto
6 meses atrás

Deve ter algo a ver com a posição dos EUA no sistema. Nos EUA foi mais difícil infiltrar e controlar as instâncias políticas do que aqui no Brasil. É que lá é mais descentralizado do que aqui. O orçamento federal lá come 7% do PIB (quase metade aplicado em defesa, 3% do PIB, mas lembrando que tem ainda os investimentos dos estados, o que talvez dobre a participação da defesa deles no PIB), aqui, 40% (do qual 2,5% aplicado em defesa, 1% do PIB). Bastou um BC independente, um punhado de PECs matreiras (dentre elas a EC-95 que impõe teto… Read more »

Sequim
Sequim
6 meses atrás

Esse relatório é um banho de água fria em todos os neoliberais mequetrefes que acham sensato manter a taxa de juros no nível em que está. A maior parte do orçamento público é para pagar os juros da dívida pública, para alegria dos rentistas e sob o doce aplauso de uma parcela considerável da classe média alienada.

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
Reply to  Sequim
6 meses atrás

Na verdade, não. Provam que eles estavam certos. O governo arrecada muito e gasta mal. A maior parte do orçamentos sendo usado para pagar juros da dívida comprovam exatamente isso. Um governo que fosse eficiente não teria que vender títulos do tesouro para financiar a dívida. Mas esse é um assunto complexo que não cabe aqui.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Sequim
6 meses atrás

kkkkkkkk começou falando nada com nada, dívida tá alto pelo fato de arrecadação estar baixo, somada a uma inflação que não cai, e o Brasil não ser considerada um bom pagador.

Sequim
Sequim
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

De onde vc acha que vem o dinheiro para pagar os juros? Do orçamento público. Que não fecha por causa dos juros. Daí o governo tem que tomar dinheiro emprestado.Que aumenta a dívida pública e os juros a serem pagos pelo orçamento público. Que não fecha por causa dos juros. Daí o governo tem que tomar dinheiro emprestado…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Sequim
6 meses atrás

tá bom meu querido, Abaixe os juros, mantenha o calabouço fiscal, e veja a dívida explodindo, e o mercado repudiando os Bonds Brasileiros, assim o governo não vai ter como pagar os empréstimos anteriores, aí ele vai ter que aumentar os juros para que sejam comprados, nisso o dinheiro vai continuar indo pra banqueiro FDP que financiou a volta desse governo, em um ciclo sem fim, nisso tudo a atividade econômica só será ativada com empréstimos subsidiados, pois vai todos comprarem títulos da dívida e não vai emprestar para pessoas comprarem carros, casa e etc.

Gabriel BR
Gabriel BR
6 meses atrás

Eu penso que chegaremos a 96% do PIB ainda em 2026, visto que a arrecadação não está ocorrendo como o esperado e os gastos não param de subir.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
6 meses atrás

Caro. A arrecadação e os gastos de custeio tem pouco influência sobre a razão divida/PIB. O que faz a dívida crescer são as taxas de juros pagas pelo governo nos títulos da dívidas e o que faz reduzir é quando a taxa de crescimento do PIB é maior que a taxa de crescimento da dívida.

Os gastos correntes são limitados por lei ao valor da arrecadação. Não há como fazer dívida para pagar gastos correntes.

Jose
Jose
6 meses atrás

Essa só a mãe Diná pode responder.

Werner
Werner
6 meses atrás

Hehehehehe ,meu dedo ficou coçando.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Werner
6 meses atrás

nosso dedo kkkkkkkkk

Moises
Moises
6 meses atrás

Qualquer Estado soberano tem dívida pública. Foi a dívida pública como arma estratégica que financiou a revolução industrial inglesa (….). A grande questão é: não podemos criminalizar o investimento público (investimento público atrai investimento privado), teto de gastos só existia aqui e cortar investimentos públicos em momentos de recessão como foi feito entre 2016 e 2022 aprofunda a crise e não o contrário. Dos comentários só o Camorgoer é sensato. O restante confunde economia do Estado com economia de uma casa (são coisas diferentes). Estado gasta primeiro e arrecada depois.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Moises
6 meses atrás

Estranho nessa sua conta, o gasto aumento entre 2014 e 2016 em 22% mas a crise e gastos só começou entre 2016 e 2022 e acabou esse ano

Coincidencia não? kkk

Moises
Moises
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

O teto de gastos foi aprovado em 2016. Ele congelou investimento público em um momento de forte recessão econômica o que aprofundou a crise. Fora que a renda da população ficou estagnada enquanto a produtividade do trabalho cresceu….não tem nenhuma coincidência. Independente de quem estava no governo ou não. Isso aprofundou a crise.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Moises
6 meses atrás

o Brasil não é um microestado para que em tempos de crises o investimento seja impulsionado, em momentos de crise o esforço tem que se arrecadar menos e cortar gastos, diminuir a taxa de juros

Bispo
Bispo
6 meses atrás

Tem que exterminar a “estabilidade” do emprego público(concursado) em qualquer esfera(estadual/federal).

Funcionário público incompetente , tem que ser excluído… há tecnologia que “dispensa” os “carimbadores” , reciclagem dos mesmos, os que apresentarem incompatibilidade com as novas tecnologias, plano de aposentadoria antecipada.

Acabar com o 13º , acabar com “super salários” tem juíz/desembargador recebendo R$1.200,000,00 (um escárnio).

Acabar com férias de 60 dias (judiciário). Quer férias “eterna” vira empresário(se o negócio “falir” o ônus é do mesmo e não de quem paga impostos).

Last edited 6 meses atrás by Bispo
André
André
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Claro, vamos instituir a servidão novamente. Seria uma boa medida. É cada um que aparece.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  André
6 meses atrás

só está cobrando o que tem na CLT e tá fazendo esse drama

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  André
6 meses atrás

Lembro do sujeito que presidia a Riachuelo…. um bronco. Aliás, lembro de gente dizendo que o fim da justiça do trabalho e dos direitos trabalhistas reduziria a taxa de desemprego. A evidência dos fatos mostrou que esta ideia estava errada.

Moises
Moises
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Sem sentido.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Caro Bispo. A estabilidade do servidor público é parte fundamental da proteção do interesse público. Há pouco tempo, pudemos ver na TV uma tentativa de pressão sobre um servidor da receita federal no Aeroporto de Guarulhos. O servidor foi exemplar, mas só porque sabia que seu cargo estava garantido, mesmo contrariando interesses de autoridades do alto escalão. Os livros de Eça de Queiroz e Machado de Assis contam como era o ingresso no serviço público antes da introdução dos concursos públicos. Ainda que ainda se pense que o servidor público é aquele que fica atrás de uma mesa com pilhas… Read more »

André
André
6 meses atrás

Posso estar meio confuso…. Mas que raios uma matéria de ordem “econômica” (independente de viés político ou não) está fazendo em um site de notícias de ligação com defesa? E por favor, não me diga que “sem dinheiro” sem investimento. Seria limitar a capacidade dos leitores. Forçada de barra gigante.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  André
6 meses atrás

Tá tudo certinho: vai pingar pros militares sempre uma capitalização na EmGeProN (quem sabe amanhã, EmGeProM, mas o EB já tem a sua e a FAB não demora a ter a sua também) ou outra estatal não dependente pra adquirir equipamento (embora o que cada militar queira mesmo seja o soldo ou a pensão, que comem mais de 80% do orçamento da defesa) porque é defeso na EC-95 e um tribunal desses achou justo. Militar é uma classe à parte, quase nem brasileiro é, assim como a elite financista e rentista…ou ambos se consideram governantes em terra estrangeira, vai saber…

kaio
kaio
6 meses atrás

E os 33 trilhões da divida externa dos EUA, onde fica nessa lista não aparece

Last edited 6 meses atrás by kaio
cipinha
cipinha
6 meses atrás

Esse gráfico da divida pública está errado, precisam corrigir, nunca passou de 90%
comment image

cipinha
cipinha
Reply to  cipinha
6 meses atrás

O teto de gastos começa a valer em 2017, veja o efeito antes da pandemia

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  cipinha
6 meses atrás

vlw Cipinha, se não tivesse a Pandemia, essa dívida seriam menor, foram enjetados na Economia 700BI para o enfrentamento da Pandemia, imagino que a taxa de Juros seria menor, hj, o desemprego teria vitualmente acabado, pois perto de 5 4 por cento temos o pleno emprego, o dólar estaria mais baixo. tenho que dizer o Bo.zo tem culhão, pois em ano de Eleição ele permitiu e nem chorou pelo aumento mais rápido na taxa de juros desde a redemocratização, e o atual chegou chorando pela taxa de juros alta.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Se o quadrado fosse redondo, o cubo mágico seria uma esfera.

rodrigo maçolla
rodrigo maçolla
6 meses atrás

Contra fatos e números pode se usar qualquer argumentos que não são suficientes, Não tem como não ver que a divida deu um Salto com a “Senhora Estoca Vento” no poder e ainda dizem que foi “golpe” Foi o processo legal necessário para pelo menos colocar o pais no trilho de novo pois caminhavamos para um desastre total…. E também podem falaream o que quiserem,Mais as Reforams do Michel Temer e mais tarde que pese bastante a pandemia de Covid19, a politica economica do Governo Bolsonaro feita pelo ministro Paulo Guedes foi acertada.. possibilitando que essa divida diminuisse …Acho que… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
6 meses atrás

Senhores, a dívida total é maior que R$ 7,8 tri que corresponde ao estoque da dívida interna federal: exite o estoque de R$ 2,8 tri (US$ 580 mi) da dívida externa federal. Já bateu 100% do PIB. Entenda aqui:
https://auditoriacidada.org.br/conteudo/os-numeros-da-divida/

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Alex Barreto Cypriano
6 meses atrás

Corrigindo: no meu comentário acima, onde se lê ‘US$ 580 mi’, leia-se ‘US$ 580 bi’. Obrigado.

MGNVS
MGNVS
6 meses atrás

O gráfico mostra muito bem que o pico da divida brasileira foi justamente no período dos governos Temer e Bolsonaro. Mas tem gente aqui no blog, que por pura cegueira ideológica, “insiste” em não querer ver a realidade dos fatos. Esse pico da divida quem vai pagar somos todos nós e isso vai ser independente da ideologia ou preferencia politica de cada um. Mas uma coisa fica clara, essa politica neoliberal e governos com alta participação de militares são extremamente incompetentes na gestão publica. Pazuello, que é graduado em logística, foi extremamente incompetente na gestão da pandemia enquanto ministro da… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  MGNVS
6 meses atrás

Divida caiu muito graças ao Teto do Temer, tu tem que lembrar que o ritmo de crescimento da Dívida veio do da Dilma, Bolsonaro deixou uma dívida menor do que quando entrou, tu só tem honesto e olhar os dados e as circunstancias

MGNVS
MGNVS
Reply to  Carlos Campos
6 meses atrás

Ola Carlos. nao é isso que os graficos mostram. Tambem fui verificar a noticia em sites de checagem, e a reportagem procede. Quanto ao Bolsonaro, nem vou comentar, pq ninguem em sã consciencia teria coragem de defender esse incompetente depois de tantos crimes que ele cometeu no mandato. Hoje, Bolsonaro junto com varios membros das Forças Armadas foi citado em um indiciamento feito pela CPMI dos Atos Golpsitas. A casa caiu. Bolsonaro será preso.

mauricio pacheco
mauricio pacheco
6 meses atrás

Somos competitivos e pelo andar da carruagem, ocuparemos o primeiro lugar muito em breve!

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
6 meses atrás

A maior parte da nossa dívida é criada por esses juros absurdos cobrados no Brasil… que é uma coisa que não faz sentido… só o Brasil tem que ter juros absurdos para controlar a inflação?