Furto ocorreu no Arsenal de Guerra em Barueri, na região metropolitana do estado

O Exército investiga o furto de 13 armas antiaéreas do Arsenal de Guerra de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O roubo foi confirmado na sexta-feira (13), após inspeção realizada na terça-feira (10). No total, são 13 metralhadoras .50 e oito armas de calibre 7.62.

Em nota para a Band, o Comando Militar do Sudeste informou que abriu um inquérito para investigar o caso. Além disso, o Exército afirma que os armamentos eram inservíveis e que estavam no arsenal para manutenção.

As metralhadoras .50 têm poder de fogo capaz de derrubar helicópteros e perfurar blindagens. Já as metralhadoras 7.62 têm capacidade de longo alcance e permitem recarregamento enquanto a arma ainda está quente.

FONTE: band.com.br

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Werner
Werner
6 meses atrás

Extremamente grave esse episódio,estão dizendo que são armas inservíveis,mas não duvido que um bim armeiro não resolva o problema.
Não pidemos virar o México,os tentáculos do crime organizado e o seu dinheiro contaminam e provocam o caos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Werner
6 meses atrás

Olá. Semana passada, a PD aprendeu algumas dezenas de fuzis em uma mansão na Barra da Tijuca e fechou uma oficina de montagem de fuzis em MG dentro de uma fábrica de móveis. Uma coisa que faz anos que venho apontando é o risco dos criminosos invadirem os clubes de tiros para o furto de fuzis e outras armas pesadas. Já ocorrem furtos de armas pesadas de quartéis antes, algumas vezes de armas em bom estado. Lembro até de um caso no Rio de Janeiro no qual foram furtados vários FAL de uma unidade militar, o que obrigou uma enorme… Read more »

Brandão
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Qual??
vários PARA FAL (07) foram furtados em Caçapava-SP. No RJ não me recordo.
OBS: Todos foram recuperados.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Brandão
6 meses atrás

OI, Acho que foi em 2006. Talvez tenha ocorrido outros.
A maior parte do armamento pesado encontrado com criminosos veio de contrabando. Lembro de pelo menos três enormes apreensões recentes. Uma no condomínio do Rio de Janeiro em 2018, outro grande apreensão no Aeroporto do Galeão em 2019, e semana passada na Barra da Tijuca no RIo de Janeiro.

https://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2006-03-06/exercito-ocupa-nona-favela-no-rio-de-janeiro-em-busca-de-fuzis-roubados

Marcelo Soares
Reply to  Brandão
6 meses atrás

O quartel onde os fuzis FAL foram roubados foi o Estabelecimento Central de Transportes (ECT), no bairro de São Cristóvão, na capital fluminense. Se não me engano, foram 09 fuzis, no ano de 2006, e foram localizados na favela da Rocinha https://oglobo.globo.com/rio/dez-fuzis-uma-pistola-sao-roubados-de-quartel-4597937

No RJ, já aconteceu vários casos semelhantes.

Vitor Botafogo
Vitor Botafogo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Ah sim, o STF inibe operações policiais em comunidades com frequência, Muitos políticos possuem dialogo com o trafico (“por direitos humanos”) e o problema esta no clube de tiro ? Tudo parte de um projeto. O Projeto de um estado totalitário e permissivo com o crime.

Só no Brasil mesmo, bandido pode ter arma e o cidadão de bem não pode. Aposto que a maioria das armas apreendidas são raspadas, importadas ilegalmente pelo trafico ou até mesmo roubadas do estado.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Vitor Botafogo
6 meses atrás

A questão do crime organizado é um assunto sério e precisa ser tratado de modo urgente e eficiente no Brasil. Envolve questões sociais, estruturas e, em paralelo, de combate. Sim. Criminosos só entendem um discurso, e todos sabemos qual. Mas só este último não adianta. Tem que ser um pacote. Mas reforço. Essa questão precisa ser revista urgente. Só como exemplo, hoje, 80% da população do Rio está exposta de alguma forma a um grupo de crime organizado. O que falar de algumas capitais das regiões Norte e Nordeste que mais de 50% de sua população vivem em favelas? A… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Vitor Botafogo
5 meses atrás

ué e você com uma arma vai ir lá resolver alguma coisa?

Velame
Velame
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Verdade. Foram roubados do ECT. Não me recordo o ano. Participei da operação de asfixia. Recuperamos todos. Sempre lamentavel e vergonhoso quando o Exército falha na segurança do seu armamento.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velame
6 meses atrás

Olá. Lembro de ter lido que todos os fuzis foram recuperados. Pela quantidade de fuzis sendo aprendidos no aeroporto ou em casas milionários no Rio de Janeiro, fico com a impressão que roubar armas de um arsenal das forças armadas é um erro cometido por bagrinhos.

Velame
Velame
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

No caso de armamento desviado do EB, geralmente os bagrinhos roubam e os bagrões devolvem pra evitar maiores prejuizos… mas independentemente disso reforço aqui o meu sentimento de vergonha em ler uma noticia dessas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velame
6 meses atrás

Vi na GNews uma história assustadora. Quando houve o roubo dos fuzis, um oficial do EB negociou com os criminosos a devolução do armamento. A facção colocou os fuzis em um carro que foi “encontrado” pelas forças de segurança. Em troca, foi vazado para a imprensa que o roubou foi feito por outra facção. Este mesmo oficial do EB esteve recentemente envolvido com a falsificação das carteiras de vacina.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Roubar armas velhas…

Renato B.
Renato B.
Reply to  Francisco Vieira
6 meses atrás

Se tem alguém que pague tem mercado.

Marcelo Soares
Reply to  Velame
6 meses atrás

Foi em 2006.

Mafix
Mafix
Reply to  Werner
6 meses atrás

Voce acha o projeto dessa arma na internet(como qualquer outra arma antiga) logo qualquer armeiro faz o serviço facil.

Fora a mentira que são armas inertes para não ficar tão feito para os pintores de meio fio.

Brandão
Reply to  Mafix
6 meses atrás

Colega, Arsenal de Guerra é uma unidade de manutenção, armamento de todos os cantos do Brasil vão pra lá. Armamento inerte, como você citou, não existe, essas armas, provavelmente estão indisponíveis para o uso, se não fosse assim, não teriam ido para a manutenção corretiva.
Procure se informar antes de fazer críticas sem cabimento!!!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Brandão
6 meses atrás

“(…) essas armas, provavelmente estão indisponíveis para o uso, se não fosse assim, não teriam ido para a manutenção corretiva.” Com todo o respeito, mas se “alguém” entrou e conseguiu furtar essas armas, é porque esse “alguém” ja sabia, por meio de “outro alguém” o estado dessas armas, sua quantidade, sua localização e, principalmente, a forma mais fácil e eficiente de “sumir” com essas armas no meio do Arsenal. Acha mesmo que esse “alguém” não saberia o estado dessas armas e, principalmente, que roubaria essas armas sem já ter todo um pessoal preparado pra fazer com que essas armas funcionem… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Só para esclarecer mais essa linha de raciocínio…..cada Browning pesa por volta de 38 kg, ou seja, mesmo que tenham sido retiradas desmontadas, deu um bom trabalho e foi necessário um veículo para tira-las do Arsenal. Sendo assim, “alguém” também pensou nessa dificuldade!

Glasquis7
Reply to  Luciano
6 meses atrás

Pra complementar, se estavam preparados pra carregar as Browning é por que sabiam o que iam buscar, assim sendo, a pergunta é “como eles sabiam que essas Browning estavam lá?”

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Luciano
6 meses atrás

E continuando o raciocínio:

Armas de calibre .50 e 7.62 não são pequenas, principalmente de .50.
Nenhuma delas é do tamanho de uma pistola, que daria pra esconder em qualquer mochila e que facilitaria esse furto.
Acham mesmo que o “alguém” responsável em dar sumiço em armas desse tamanho foram meia dúzia de recrutas que ficam o dia todo na guarita do quartel?

Nativo
Nativo
Reply to  Brandão
6 meses atrás

Caríssimo se a Venezuela botou tanques de 60 nãos de volta ao serviço, imagina como é fácil botar uma metralhadora de volta a ativa.

leonidas
leonidas
Reply to  Werner
6 meses atrás

Inservíveis né? rs Duvido muito, alias essa é só a ponta do iceberg, pois para haver tamanha ousadia significa que alguém achava que estava todo mundo arregado certo? E como a cocaína no avião da FAB, alguém realmente acha que um praça iria conseguir fazer algo assim sem conivência de gente acima dele? E como roubo de carro em São Paulo, ninguém monta uma estrutura para roubo de carro e moto e posterior distribuição de peças ou dos veículos inteiros sem deixar rastros óbvios que qualquer policia organizada segueria…rs Logo fica claro que só há crime organizado quando ocorre corrupção… Read more »

Funcionário dos Correios
Funcionário dos Correios
6 meses atrás

Esse país não é para amadores

Oráculo
Oráculo
Reply to  Funcionário dos Correios
6 meses atrás

Pior que isso aí é só umas das pontas do iceberg.

Esse país entrou em um processo de autodestruição irreversível.

carvalho2008
carvalho2008
6 meses atrás

O mais importante é a inteligencia brasileira identificar qual foi o interesse de uso das .50….isto sim parece ser um interesse direcionado….

Macgaren
Macgaren
Reply to  carvalho2008
6 meses atrás

Duvido nada ir parar em algum morro ou ser usado para assalto a bancos já que estão alterando até veiculos blindados para os confrontos com a policia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

Olá. Geralmente, as armas pesadas são alugadas para as quadrilhas cometerem os crimes. É muito caro ter um arsenal para ser usado eventualmente em assaltos em bancos ou outros estabelecimentos. Por isso, existem quadrilhas que alugam as armas.

Já o tráfico e drogas é outro problema. Sempre há uma guerra pelo território e com a ampliação do poder das milícias, os fuzis são usados nesta guerra.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Interessante como a lógica de terceirização e especialização chegou ao crime organizado, não?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

São criminosos organizados.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

Não. Muito mais provável é que essas armas irão parar no “novo cangaço” que rola solto no interior do Brasil.

WSilva
WSilva
Reply to  Macgaren
6 meses atrás

Pois é, essas armas pesadas podem facilmente serem usadas para assalto a bancos em cidades mais pacatas como forma de intimidar a resposta da policia que possivelmente não terá como igualar o poder de fogo.

Podem ser usadas também numa eventual operação de libertação de algum bandido ”importante”.

Glasquis7
Reply to  WSilva
6 meses atrás

Não, uma .50 é inadequada para assalto a bancos. Muito pesada para ser usada em assaltos urbanos. Nesses casos os fuzis de assalto são os indicados.

A . 50 é um armamento anti blindagem conhecido como “armamento anti material” é usado por brigadas couraçadas.

Servem pra assalto a carro forte.

WSilva
WSilva
Reply to  Glasquis7
6 meses atrás

Uma .50 não foi usada naquele assalto ao Banco do Brasil em Criciúma em 2021?

glasquis7
Reply to  WSilva
6 meses atrás

Vc pode usar até um tanque pra assaltar um banco mas, é como matar uma barata com um míssil.

Totalmente desproporcional e inadequado A .50 não é armamento urbano salvo algumas exceções.

WSilva
WSilva
Reply to  glasquis7
6 meses atrás

Concordo, mas acho que você está subestimando demais a falta de discernimento dos criminosos, se eles tivessem tanques eles usariam também.

glasquis7
Reply to  WSilva
6 meses atrás

Entenda que estou analisando o armamento pela sua função.

Embora eu não seja um especialista em armas, entendo um pouco mais delas do que de psicologia.

Guacamole
Guacamole
Reply to  carvalho2008
6 meses atrás

Se você está falando da ABIN, esquece brother.
A ABIN é inteligência de Facebook.

Só sabe fazer OSINT pela internet. Mal e mal vai a campo fazer coleta de dados in situ.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Guacamole
6 meses atrás

ABIN? A agência de inteligência que contrata agentes vía concurso público? Um bando de concurseiros que não tira a bunda da cadeira e fica fazendo “análises” via Facebook, Twitter e YouTube? Algum deles deve estar aqui, inclusive, analisando os “textos perigosos” que escrevemos. Que piada. Se contar pra um diretor da CIA, MI5, NSA, FSb(ex KGB) que os “espiões brasileiros são “concursados” eles dão risada da piada. Que pra nós infelizmente é assunto sério. O Brasil não tem agência de inteligência. Essa é a grande verdade. Pra nossa sorte a Polícia Federal tem um excelente serviço se investigação e Inteligência,… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Oráculo
6 meses atrás

Engraçado, os delegados e agentes da PF também são concursados…

Renato B.
Renato B.
Reply to  Wilson França
6 meses atrás

Na lista do concurso também se incluem militares, policiais civis, PM´s e guardas municipais.

Quem contrata por “notório saber” ou “networking” é milícia e comando

Oráculo
Oráculo
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Os Estados Unidos não possuem concurso público.

E adivinha o que funciona melhor, o serviço público lá ou aqui?

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Oráculo
6 meses atrás

Possuem sim, para você entrar nas polícias lá é por concurso, tem todo um processo de seleção, não escolhem as pessoas na rua e colocam uma estrela no peito como nos filmes.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Wilson França
6 meses atrás

Mas não são “agentes secretos”. Até a pouco tempo, só dois países do mundo contratam “agentes secretos” por concurso público, Brasil e Bielorússia.

No Brasil ainda tem a questão das licitações, por exemplo, as pistolas e outras armas que os agentes da ABIN usam são compradas por licitação pública padrão, com o fornecedor entregando o contratado, todo mundo fica sabendo o número de série de cada uma delas antes mesmo de entrar em “serviço secreto”.

Oráculo
Oráculo
Reply to  DanielJr
6 meses atrás

Esses tempos vazaram os dados de uma parte dos funcionários da ABIN.
Tinha de tudo nos documentos vazados. Nomes, numeros de documentos, endereço, telefones, emails, contas bancárias, etc.

Pense no amadorismo dessa “agência”.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Wilson França
6 meses atrás

É por isso que os agentes da PF estão prateleiras abaixo dos seus semelhantes do FBI e de outras polícias européias. Mas tem bons políciais na PF. Principalmente os que atuam nos setores Operacionais e também de Inteligência, porque os responsáveis dessas áreas já filtram os melhores da instituição para atuar nos setores chave. Mas tem uma legião de “encostados” que se depender deles ficam numa alfândega qualquer fazendo um serviço que um operador técnico poderia fazer, e ganhando um salário alto pra isso. Já entre os delegados da PF existem vários que são muito bons políciais. Pelo fato de… Read more »

Glasquis7
Reply to  carvalho2008
6 meses atrás

A .50 atravessa carros fortes como se fossem de manteiga.

BraZil
BraZil
Reply to  carvalho2008
6 meses atrás

Bom dia. Concordo que a “inteligência” deve participar, mas isso gera outro problema no atual país de banárnia. Com o aparelhamento que temos nos órgãos de governo em geral, vão abrir mão de investigar, de verdade, para acusar um certo ex PR “culpado de tudo sempre”. Aguardem…

Heinz
Heinz
6 meses atrás

Vexame total, parece que todos do batalhão estão aquartelados até segunda ordem. Isso é muito grave, pois foi um número grande de armas pesadas que foram furtadas de um arsenal de guerra. Por onde passaram? E o pessoal da guarda de dia, sargento da guarda? Oficial de dia? Recrutas…

Brandão
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Não tem com explicar o inexplicável…

IvanF
IvanF
Reply to  Brandão
6 meses atrás

Inexplicável? kkkkkkk gostei da piada!

Brandão
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Todas, absolutamente todas as vezes que ocorre um sumiço de armamento tem participação de militares, seja na autoria, passando informações, “descaso”….mas sempre, sempre tem um no meio.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Brandão
6 meses atrás

funça.

LCC
LCC
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Estavam caiando árvores e pintando meio-fio.

Sergio
Sergio
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Saiu dentro de viatura. Não ha outra possibilidade. Um vexame e ao mesmo tempo triste retrato da gente brasileira. Fardada ou não. Caso perdido.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Sabe o que é o pior?

A guarda do dia pode ser inocente.
Vi que fizeram uma inspeção e deram falta dos armamentos.

Quem garante que sumiu nesse dia.
Bastam 2 ou 3 sargentos que fazem a inspeção nos outros dias e tá feito a mutreta.

Essas armas podem ter sido desviadas aos poucos, ao longo de uma semana, dentro de algumas viaturas, sem chamar atenção de ninguém.

Isso foi planejado. Não me parece que foi uma coisa de “encostar caminhão” e sumir com todo esse armamento sem ninguém ver.

Xunin
Xunin
6 meses atrás

E depois perguntam como certas armas chegam às mãos do crime organizado para dominar favelas e fazer ataques à carros fortes, são duas as respostas:

1- Falta de controle efetivo nas fronteiras;
2 – Desvios do próprio Estado.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Xunin
6 meses atrás

Caro. Os fuzis entram no país por meio dos aeroportos e provavelmente portos. Não há apreensão de fuzis nos postos de fronteira, mas já teve apreensões de grandes quantidades de fuzis no aeroporto do Galeão.

Segundo as apreensões de armas ilegais no RJ, SP e MG, a maioria dos fuzis apreendidos foram fabricados no exterior, ao contrários dos revólveres e pistolas, cuja maioria foi fabricada no Brasil.

Nunca foram apreendidos fuzis desviados das forças armadas ou das polícias,

Renato B.
Renato B.
Reply to  Xunin
6 meses atrás

Os EUA com todo o seu aparato e até voluntários patrulhando as fronteiras não conseguem impedir a entrada de drogas e sequer imigrantes ilegais. A União Soviética teve um teco-teco pousando no meio da Praça Vemelha em Moscou.

Vigiar fronteiras longas e com intenso tráfego de pessoas e veículos não é fácil mesmo.

Xunin
Xunin
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Talvez, fosse o caso de criar barreiras físicas e investir forte no patrulhamento aéreo através de drones e videomonitoramento.

Rafael
Rafael
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

desculpe, mas já vi apreensão, pela PRF, de 1 m82 em um carro indo do PY para SP, na cidade de Cascavel. Isso foi por volta de 2007, 200

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael
6 meses atrás

Olá Rafael. Que bom. Fico sem saber o que passa na cabeça de um sujeito para pagar US$ 10 em uma arma destes. Imagino que quando o sujeti compra uma arma destas, alguém ja avisa a PRF dando a té a placa do carro. Riso.

O caso do Roberto Jefferson mosra que quem corre o maior risco de tomar um tiro de fuzil ilegal é sempre o policial trabalhando.

Xunin
Xunin
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Têm uns links com matérias sobre alguns casos.

Rafa
Rafa
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Caro Camargoer. Acho que vc não mora no Brasil, né? Rs.
Primeiro de tudo: “Nunca” é uma palavra muito forte para ser usada nesse contexto.

Outra coisa, como assim nunca foram apreendidos fuzis desviados das forças armadas? E o tanto de FAL made by IMBEL que são apreendidos? Não foram uma ou duas unidades não, foram milhares!

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Rafa
6 meses atrás

A maioria dos Fals apreendidos são de outros países, brasileiros mesmo são raros.

Xunin
Xunin
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Eu postei uns links com reportagens (fontes), apenas estou aguardando a liberação pela moderação.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Xunin
6 meses atrás

RJ é a cidade com a maior quantidade de quartéis das 3 FA’s.
Curiosamente, a coisa mais comum que se vê nas comunidades do RJ é o crime organizado munido de armas/munições que, teoricamente, são exclusiva de uso das FA’s, como AT-4, granadas e .50.

coincidência? 🤔🤔🤔

Xunin
Xunin
6 meses atrás

Na Globo, disseram que a OM toda está aquartelada para averiguações.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 meses atrás

Vergonha.Mas faz sentido se a gente olhar certos aspectos.

Bernardo
Bernardo
6 meses atrás

Haaaa normal, não foi a primeira e nem vai ser a ultima vez que isso acontece. Se políticos acabam com o o país com roubos imagina quem trabalha lá dentro do exercito tentados por muitas opções.

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
6 meses atrás

É . . . Mais um capítulo do EB indo ao fundo do poço. Como se não bastasse ser extremamente criticado nas redes sociais, ainda permitiu que armas de guerra fossem roubadas para serem entregues ao crime organizado. Parece que a má fase está longe de acabar, infelizmente.

CLAUDIO REIS
6 meses atrás

fico pensando ..como??? sao tão pequenas kkkkk

Kommander
Kommander
6 meses atrás

Um amigo já comentou numa postagem anterior: não foi curto, roubo e nem nada, não houve tiroteio e muito menos algum desconhecido adentrou a organização, ainda mais se tratando do arsenal de guerra, o que houve foi desvio mesmo, e tem gente grande, mas muito grande envolvida nisso. Mas como sempre, vai acabar em pizza, e quem vai se ferrar é algum soldado, cabo ou sargento.

Last edited 6 meses atrás by Kommander
Kkce
Kkce
6 meses atrás

Quanto profissionalismo de nossas forças armadas ein

MMerlin
MMerlin
Reply to  Kkce
6 meses atrás

Mas do que são formadas nossas Forças Armadas? Pessoas. Qual o nível educacional dessas pessoas (não formação)? Qual o modelo de educação familiar e social dessas pessoal (a o que ela foi exposta – considera normal)? Qual modelo moral e princípios ela segue? Sabemos que a maior parte da população de nosso País é trabalhadora e honesta. Mas nosso país é vasto existe outra grande parcela que não segue o mesmo caminho. E sabemos que o estado não fornece as condições ideais para permitir que pessoas vivendo em regiões mais pobres tenham muita possibilidade de alcançar um nível social mais… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  MMerlin
6 meses atrás

“Dito isto, temos o serviço obrigatório, que expõem nossas Forças a pessoas que não querem servir o país.” Curioso você dizer isso, quando as próprias FA’s sempre foram contra acabar com o serviço militar obeigatório… “Em SP existe uma área que faz, permanente investigação profunda no passado cada candidato aprovado e, inclusive, nos já da ativa.” Hahaha, fazer isso com o recruta pé de chinelo é mole, quero ver fazer isso com quem ingressa na AMAN e em outras instituições de alto-nível das FA’s… “As Forças Armadas deveriam seguir esse caminho? Sim. Tem capacidade para isso? Sim. Tem recursos para… Read more »

MMerlin
MMerlin
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Não estou defendendo as Força Armadas, apenas expondos fatos e duas possíveis soluções.

Aqui normalmente o pessoal critica sem trazer algo. Daí é fácil.

Referente à expandir para oficiais, concordo. Usei apenas como exemplo. Mas lembrando que filhos de oficiais tem educação avantajada não ficam expostos ao crime organizado, bandidos e traficantes no dia.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  MMerlin
6 meses atrás

“Mas lembrando que filhos de oficiais tem educação avantajada não ficam expostos ao crime organizado, bandidos e traficantes no dia.”

Aham, confia…

Sabe quando filho de oficial, que geralmente segue os passos dos pais, vai receber todo esse escrutínio e investigação?

Nunca.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

O correto, depois disso, seria a reformulação em ações que são tomadas dentro da OM para melhorar a segurança. Mudar a rotina de inspeções, como elas são feitas, como revistar viatura na saída, talvez colocar câmeras em locais adequados etc.

Você acha que isso vai acontecer? Eu acredito piamente que não. É só esperar um pouco que a poeira abaixa, tudo se acomoda e poderão seguir com os seus afazeres sem precisar mexer me nada.

RDX
RDX
6 meses atrás

Vergonha! Trata-se do extravio de material bélico mais grave da história do Brasil. Pelo visto o poço não tem fundo.

JPonte
JPonte
6 meses atrás

Não existe arma “ inservível “ que não possa ser recuperada e posta novamente em uso nas mãos de bons armeiros com recurso técnico e financeiro …… perigoso use este argumento ….
Elas são úteis e logo estarão em operação se não forem urgentemente recuperadas ..
As FFAA devem ser profissionalizadas urgentemente …..

Glasquis7
Reply to  JPonte
6 meses atrás

Uma Browning é um armamento universal. Todo mundo usa, existem manuais dela na internet, encontra munição e peças pra ela até na padaria.

Emmanuel
Emmanuel
6 meses atrás

Foi no Brasil esse furto?
Então tá tranquilo, tudo normal em Pindorama.
Estranho seria se esse tipo de coisa não acontecesse.

Um fuzil custa uns 30-35 mil para o tráfico. Alguém dentro do EB encheu o bolso.

Orivaldo
Orivaldo
6 meses atrás

É melhor melhorar a segurança dos Cascaveis

RDX
RDX
6 meses atrás

Não é o primeiro (nem o último) caso de extravio de armas das forças armadas. Se antes o problema era o aparelhamento do estado por grupos políticos-ideológicos, agora o problema é a infiltração e cooptação de agentes públicos pelas organizações criminosas. Uma ameaça muito maior, na minha opinião. Nesse sentido, o Brasil está cada vez mais parecido com o México. Aliás,lá não faltam registros de generais presos por envolvimento com os cárteis. Só falta isso para fechar o caixão. E ainda tem gente sem noção que defende o emprego do EB no combate ao crime organizado. Pelo contrário, tem que… Read more »

Last edited 6 meses atrás by RDX
RDX
RDX
Reply to  RDX
6 meses atrás

Lembrando que o cartel mexicano “Los Zetas” foi criado por ex-membros das forças especiais do exército mexicano.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  RDX
6 meses atrás

Usar FA’s pra combater narcotráfico JAMAIS deu certo em nenhum lugar do mundo, e seu exemplo acima de “Los Zetas” apenas corrobora isso.
Mas não é preciso ir muito longe. O EB foi muito usado pra GLO e pra “subir” o morro pra trocar tiro com fraficantes no RJ na última década. Qual resultado positivo disso?
Nenhum.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Willber Rodrigues
6 meses atrás

você tem razão, isso não soluciona nada.

Além disso, o EB subiu lá pra satisfazer ego de político, aparecer em jornal, não pra trocar tiro, entrar em confronto. Sempre deixavam rotas de saída para os traficantes, sempre algo dava errado e ninguém era preso ou eliminado. Até a TV filmou comboios deles se movimentando por todo lado entre as comunidades, sem ser incomodados.

Last edited 6 meses atrás by DanielJr
Farias
Farias
Reply to  RDX
6 meses atrás

Sempre pensei que o Brasil tem que se espelhar no modelo americano de bases militares. Lá as bases são enormes e abrigam diversas unidades, possuem área própria para treinamentos e manobras, e estão localizadas próximas (ou anexas) a aeroportos e bases aéreas. Aqui, com algumas pouquíssimas exceções, as bases são individuais e podem exigir viagens de horas para chegar no aeroporto mais próximo. As bases deveriam ser consolidadas. De 2 a 3 bases grandes para cada RM, abrigando diversas unidades e possuindo estrutura para a residência dos militares que fazem parte das unidades abrigadas na base. Área devidamente cercada e… Read more »

Mustafah
Mustafah
Reply to  Farias
6 meses atrás

E militar quer saber de fronteira, quer ficar no Rio, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife. O EB virou uma repartição pública sem função, com métodos administrativos ultrapassados, sem controle interno, não consegue informar nem.quantas armas.desapareceram.nos últimos 10 anos, com uma.burocracia feita ainda no papel, sem uma corregedoria geral, com excesso de generais, coronéis e nada interessado nos problemas do país, ameaçado pelo crime organizado, prefere se preparar para a proxima guerra contra o Paraguai

Farias
Farias
Reply to  Mustafah
5 meses atrás

Sei disso. Uma reforma dessas teria que ser feita de fora pra dentro, imposta mesmo. Eles iam reclamar, fazer ameaças indiretas, e o governo iria recuar, como sempre acontece quando o assunto é mexer na mamata das FFAA.

Mas não custa nada sonhar.

Ander
Ander
6 meses atrás

Se roubam armas dentro da instituição mais poderosa do Brasil, quem dera nas mãos de “atiradores e colecionadores ” realmente essa liberação generalizada entre 18 e 22 foi um desastre.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Ander
6 meses atrás

1- Não houve liberação generalizada entre 18 e 22, apenas tentativas de colocar de modo objetivo o que seria efetiva necessidade, retirar o papel de escolha do funcionário estatal de plantão quem poderia ou não adquirir o equipamento. 2- Se houvesse liberação generalizada não estariam em vigor todas as regras que estavam e estão aí. 3- O problema não é do país ter caçador e colecionador e eles serem roubados, e sim da falta de funcionamento da segurança pública e do Estado como um todo, é deles a responsabilidade de retirar criminosos de circulação, mas como sempre, acusam a vítima… Read more »

109F-4
109F-4
Reply to  Ander
6 meses atrás

Roubam em qq lugar. Agora me diga, quantas armas “roubadas” de CACs foram identificadas como tais em relação ao percentual total de armas ilegais? Todo equipamento de CAC é registrado no SIGMA e, agora, no SINARM tb. Tens números?

Zenótico
Zenótico
6 meses atrás

Isso acontece em outros países ou é sou aqui ?

Na Suiça, onde em cada imóvel, quase, há (ou havia) uma arma do Exército, elas somem/sumiam ?

Renato B.
Renato B.
Reply to  Zenótico
6 meses atrás

Compara a renda per capita do cidadão brasileiro e a do suíço.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Renato B.
6 meses atrás

Não é dinheiro, é caráter da pessoa, tem o ou não.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Zenótico
6 meses atrás

Lá praticamente todo mundo tem a sua, não precisaria roubar. (é uma piada)

Helder
Helder
6 meses atrás

O Brasil voltou. O dos anos 60.

Glasquis7
6 meses atrás

Sem querer entrar no mérito político que vá quer dar ao lembrar do Nine, teve cocaína num avião da comitiva presidencial, vc lembra de quem era essa comitiva?

Pergunto por que está desvirtuando o debate de uma situação grave no extremo.

filipe silva
filipe silva
6 meses atrás

Um país que vota num sistema corrupto, na sua perpetuação, capitaneado por uma elite podre hipócrita e que fala em nome do pobre, mas este continua pobre, tem o resultado que merece.
em que países isto acontece?

glasquis7
Reply to  filipe silva
6 meses atrás

Não adianta culpar o governo por este episódio, se assim fosse, o governo anterior queria estes indivíduos, que agora perderam essas armas, governando.

O crime é um câncer que atinge toda sociedade em maior ou menor grau e que, se fortalece quando a população é dividida por tendências políticas.

A união da sociedade e a aproximação das suas instituições é, se não a única, a melhor forma de enfrentar este câncer.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  glasquis7
6 meses atrás

Glasquis, Eu tenho pavor quando se culpa a divisão política de uma sociedade como culpadas pelas crises. Apenas ditaduras são unânimes. A democracia é um ambiente de embate político e de ampla discussão. A pergunta que faço é saber qual dos lados de uma divisão politica deve ser excluído para se obter a unanimidade? Brasil, Chile e Argentina já passaram por este tipo de “experiẽncia”, na qual um lado usou de enorme violência para garantir a unidade ideológica. O embate político e ideológico é um meio de controle sobre o grupo que está no poder. Ele funciona desde que as… Read more »

Welington S.
Welington S.
6 meses atrás

Eu queria dizer o que eu realmente gostaria aqui, mas, evitarei. Quem sabe, sabe. Não é a primeira vez que esse episódio vexatório acontece. Digo e repito, se não houver uma mudança brusca dentro das forças, esse tipo de episódio tenderá a ser maior ainda. Isso vai do basicão ao graúdo de dentro. É só isso que tenho para dizer mesmo.

Maximus
Maximus
Reply to  Welington S.
6 meses atrás

Essas armas serao usadas pra resgatar algum chefão do crime organizado de dentro de um presídio de segurança maxima.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Maximus
6 meses atrás

Eu acho que serão usadas para manobras de combate entre gangues. Uma cinquentinha dessas com 250 cartuchos dá muuuita vantagem para um lado, em um combate urbano. É possível atingir inimigos através de paredes ou transpassar veículos, além da pressão psicológica que elas colocam no inimigo.

glasquis7
Reply to  DanielJr
6 meses atrás

Esse tipo de armamento é inadequado para uso em regiões urbanas.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Welington S.
6 meses atrás

Toda a estrutura do Estado brasileiro e de seus funcionários (alguns) está podre, de cima a baixo. A população só enxerga como mal a estrutura da administração em si, prefeituras, secretarias de obras etc, mas não é só isso. De alguns anos pra cá isso se revelou dentro do judiciário, não estou falando de política aqui, somente de atos e fatos que aconteceram. Ainda faltam desnudar as forças armadas, as universidades públicas e o SUS (esse menos, todo mundo vê que não funciona bem há muito tempo) para mostrar que são igualmente mal administradas, arcaicas e outros adjetivos pejorativos. Essas… Read more »

jose pereira
jose pereira
6 meses atrás

Diante dos fatos, cabe apuração de todo inventario das forças armadas, não só de armamento, qualquer patrimônio do estado.
Por vezes aumentara o numero de itens furtados.
gostaria de saber como se dá a troca do fal/parafal pelo imbel IA2 em cada instituição militar, observando se há um controle central.
fora fardamentos, capacete, coletes, munição, pistolas, explosivos.
Cada plantão que assume não faz um check list do que encontra, itens, problemas ????

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
6 meses atrás

Lembrando que as armas calibre 762 citadas são Mags pelo jeito, não Fals.

109F-4
109F-4
6 meses atrás

Pois é… Depois os culpados são os CACs…

Tio Velho Comunista
Tio Velho Comunista
6 meses atrás

Não é hilário imaginar que tinha gente que queria que essa turma ‘atestasse’ a integridade das urnas eletrônicas…

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
6 meses atrás

Infelizmente o PCC e CV já estão dentro dos Quartéis e ninguém fala nada… Colocam a culpa sempre nos políticos que é mais fácil e tira o foco do real problema…

Marcelo
Marcelo
5 meses atrás

Verdadeiro esculhambo as Forças, pairava no ar sempre uma áurea de pureza, dignidade, de instituições inalcançáveis pelo crime, cheia de virtudes e bla bla…

Nos últimos anos temos assistido um show de horrores!!! Nas fileiras das Forças há de tudo!!! De contrabandista a traficantes, de ladrões a golpistas…precisa de uma pesquisa seria pra ver o quão corrompida essas instituições já estão… E a culpa deve ser de um certo país que dizem por ai nos fazem de capachos…

Last edited 5 meses atrás by Marcelo