Thomas Wheatley

Como diz o ditado, na guerra a verdade é a primeira vítima. No que diz respeito à compreensão do público sobre o cerco de Israel a Gaza, a máxima certamente se manteve.

Na sequência da violência macabra do Hamas no sul de Israel, o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, ordenou um “cerco completo” a Gaza, cortando o acesso de Gaza a serviços básicos, incluindo electricidade, combustível, alimentos e até água. Para agravar a questão, o Egipto recusou a entrada na Península do Sinai aos que fugiam de Gaza.

À medida que o custo humanitário do cerco se materializou, atraiu a ira de muitos, incluindo legisladores nos Estados Unidos e no estrangeiro. Mas o cerco de Israel a Gaza não viola o direito dos conflitos armados ou o direito internacional.

Embora o termo “cerco” não seja definido de forma consistente no direito internacional, de modo geral, é entendido como o ato de cercar e isolar o acesso a um centro populacional para obter uma vantagem militar através dos efeitos do atrito e do assalto repetido, como um campanha de bombardeio. Os cercos não são proibidos nem pela lei dos conflitos armados nem pelo direito internacional público, mas como seria de esperar, o diabo está nos detalhes.

O Artigo 27 das Convenções de Haia impõe limitações importantes à guerra de cerco, exigindo que os beligerantes tomem “todas as medidas necessárias… para poupar, tanto quanto possível, edifícios dedicados à religião, arte, ciência e caridade, hospitais e locais onde os doentes e feridos são recolhidos”. , desde que não sejam utilizados ao mesmo tempo para fins militares.”

A este respeito, o artigo 27.º também impõe requisitos aos sitiados, exigindo-lhes que identifiquem tais edifícios, locais e edifícios “através de alguns sinais específicos e visíveis, que deverão ser previamente notificados aos agressores”.

Longe de “proteger edifícios dedicados à religião, arte, ciência e caridade, hospitais e locais onde os doentes e feridos são recolhidos”, o Hamas – descrito como “o órgão governante de facto na Faixa de Gaza desde 2007” – tem ampla reputação de usar civis como escudos humanos , colocando alvos militares legítimos dentro e ao redor de centros residenciais e comerciais como forma de dissuadir os adversários do Hamas de atacar, em primeiro lugar, ou de desviar a culpa se tal ataque resultar em danos colaterais. A utilização de escudos humanos é um crime de guerra.

É certo que nem sempre é fácil provar a extensão da vontade do Hamas em utilizar civis como escudos humanos . Mas de acordo com um relatório da NATO de 2019, “a prática de utilização de escudos humanos é comum à maioria dos extremistas violentos que operam na Faixa de Gaza”, dando “todas as razões para acreditar que o Hamas continuará a recorrer à utilização de civis como escudos humanos”. (Por seu lado, as Forças de Defesa de Israel proibiram o uso de escudos humanos civis, chegando mesmo ao ponto de levar à corte marcial aqueles que se envolvem nesta prática).

Na verdade, onde Israel ordenou a evacuação de Gaza , o Hamas apelou aos residentes de Gaza para que permanecessem no fogo cruzado, mesmo enquanto os bombardeamentos israelitas continuam e os tanques israelitas avançam em direcção à fronteira, em antecipação a uma ofensiva terrestre.

Mas e a fome como método de guerra? O Artigo 54(1) do Protocolo Adicional I de 1977, o Artigo 14 do Protocolo Adicional II de 1977 e o Artigo 8(2)(b)(xxv) do Estatuto do TPI de 1998 proíbem civis famintos como método de guerra . E, de facto, Israel está a impedir o fluxo de alimentos e água para Gaza, o que está certamente a afectar os civis.

No entanto, algumas distinções são dignas de nota. Primeiro, Israel não está vinculado a nenhuma destas fontes de direito. Mas mesmo que fosse, o contexto é importante. Enquanto alguns interpretaram as proibições anteriores à fome como sendo abrangentes – isto é, proibindo toda e qualquer fome de civis como método de guerra, mesmo a fome incidental – outros, como os Estados Unidos, reconhecem que é ” permissível procurar subjugar as forças inimigas de fome”, mesmo que isso signifique matar civis de fome incidentalmente, desde que a fome incidental não seja “excessiva em relação à vantagem militar que se espera obter”.

Interpretar a lei de forma a proibir categoricamente até mesmo a fome acidental de civis seria criar uma excepção que engole a regra, o que “poderia muito bem tornar o cerco impossível como tem sido historicamente conhecido”, como disse um estudioso do Instituto Lieber .

No caso de Israel, os civis nunca foram o alvo principal do seu actual cerco (se foram, porquê ordenar uma evacuação?). Além disso, o fim do cerco de Israel foi claramente comunicado ao Hamas e ocorre apenas nos seus próprios termos. Israel não está envolvido numa guerra de genocídio, de conquista territorial ilícita ou de assédio não provocado; tudo o que o Hamas deve fazer para acabar com o sofrimento do seu povo é devolver os reféns israelitas que raptou.

Israel poderia considerar permitir corredores de passagem seguros para os civis em Gaza terem acesso à ajuda humanitária. Mas não existe nenhuma exigência rígida no direito internacional para que isso aconteça. Na verdade, o isolamento é o ponto exato de um cerco.

O mundo testemunhou a depravação do Hamas. Famílias israelenses inteiras foram assassinadas . Bebês israelenses foram arrancados dos braços das mães e queimados vivos . Mulheres israelenses foram estupradas e sequestradas . Tais horrores, tragicamente, não são estranhos à guerra. Mas eles nunca desfrutaram da sanção da lei.

  • Thomas Wheatley é professor assistente do Departamento de Direito da Academia Militar dos EUA em West Point. As opiniões aqui expressas pertencem exclusivamente ao autor e não refletem necessariamente as opiniões da Academia Militar dos Estados Unidos, do Exército dos Estados Unidos ou do Departamento de Defesa.

FONTE: US Today

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
6 meses atrás

Qualquer coisa é válida quando você tem os padrinhos certos.

Como dizia minha avó: quem tem amigo cristão, não morre pagão.

Maurício.
Maurício.
6 meses atrás

Sobrou até pra coitada da cabrinha…😅

Maurício.
Maurício.
6 meses atrás

Eu discordo da fome como método de guerra, aqui o autor da matéria se enrolou todo e quis dar uma passada de pano, ele quis dar uma relativisada, incluindo como exemplo os EUA, que não é o melhor exemplo a ser citado, afinal, nem o tribunal de Haia é reconhecido por eles, mas claro, o autor é americano, esperar o que? Na minha opinião tem crianças e recém-nascidos que não tem nada a ver com essa guerra, privá-las de água e alimento é um erro, não importando o benefício militar que se deseja alcançar.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Acho interessante que os EUA poderiam ter optado pela opção da fome no Vietnã e não o fizeram com medo das repercussões internas e internacionais, principalmente.

Não importa o ângulo que se veja. O que sair daí vai ser (na verdade continua sendo) horrível.

Neural
Neural
Reply to  Leandro Costa
6 meses atrás

EDITADO

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Neural
6 meses atrás

Eu não entendi absolutamente nada do que você quis dizer. Consegue reescrever, por favor?

Gustavo
Gustavo
Reply to  Leandro Costa
6 meses atrás

EUA usou agente laranja para devastar as floresta, e as plantações para assim matar norte de fome e peste. Então sim a fome foi usada pelo americanos na guerra.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gustavo
6 meses atrás

O agente laranja assim como os outros herbicidas não foi usado para essa função, mas por tabela acabou contaminando a água e as plantações, então dá quase seis por meia dúzia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Só um detalhe, acho que eu errei em dizer que os herbicidas não foram usados para causar fome, parece que o agente azul foi usado contra os arrozais.

Luiz
Luiz
Reply to  Gustavo
6 meses atrás

Foi… O problema é que ele tenta passar por opção dos EUA, uma situação que não existia, não havia cerco ao Vietnã do Norte… Pois esse fazia fronteira com a China… então o que o general fala é pura baboseira.

Luiz
Luiz
Reply to  Leandro Costa
6 meses atrás

Tá certo… O agente laranja não foi usado nas regiões de plantio… Os EUA não “optaram” pela fome, porque no Vietnã não havia um cerco… O tal general tenta passar como opção tática uma estratégia que não era viável.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Essa publicação é uma tremenda passada de pano.

Topol
Topol
Reply to  Pragmatismo
6 meses atrás

sim, deu até nojo aqui viu

Paulo
Paulo
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Você pode discordar do que quiser, só não significa que está certo. Como disseram muito na pandemia, a sua opinião não refuta o fato.

C G
C G
6 meses atrás

A fronteira com o Egito tá ali…

L G1e
L G1e
6 meses atrás

Eu já falei e volto a falar. O melhor para os moradores da faixa de gaza e que eles viessem morar no Brasil. O Brasil já recebeu milhões de “turcos” sírios libaneses árabes etcetera. Aqueles daquela região que migraram para o Brasil hoje vivem muito melhor do que aqueles que continuaram naquele deserto. E vários viraram prefeitos, Vereadores, governadores, presidente do Brasil. Além de grandes empresários. Trazer a população de gaza para o Brasil com apoio e financiamento da ONU esse povo viverá muito melhor do que eles vivem hoje e poderão prosperar. O Brasil recebe bem os imigrantes, refugiados,… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Isso é limpeza étnica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Limpeza_%C3%A9tnica

Quem quiser emigrar, que emigre.

L G1e
L G1e
Reply to  Hcosta
6 meses atrás

Meu amigo todos daquele lugar querem um lugar melhor para viver. Infelizmente os loucos não deixam o povo normal sair. Porquê até hoje não abriram o corredor humanitário para o Egito. E deixar as famílias normais sair daquele inferno. Misericórdia. São reféns dos loucos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Acho que não querem viver em outro lugar melhor. Querem é viver em paz no seu país, o que é diferente…

Obviamente que se deve criarem zonas seguras, os corredores humanitários mas isso é algo bem diferente de os enviar para o Brasil…

L G1e
L G1e
Reply to  Hcosta
6 meses atrás

Sabe de nada inocente 😇😇🙏

L G1e
L G1e
Reply to  Hcosta
6 meses atrás

Bom quando começou a G na Ucrânia milhões de ucranianos foram viver na Polônia, Alemanha, Inglaterra França, etcetera. Porquê não deixam as famílias de Gaza irem para o Egito, corredores humanitário,e depois irem para o país que eles quiserem? Existem vários vídeos na internet que os loucos não deixam as famílias passarem nas estradas.colocaram até ônibus com loucos armados bloqueando às estradas
São reféns dos loucos que não deixam as famílias saírem.
.

Topol
Topol
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Acho que o Egito não quer receber todos esses refugiados e criar uma crise humanitária em seu território

Paulo
Paulo
Reply to  Topol
6 meses atrás

Ele não quer receber terroristas infiltrados, é tão difícil de entender??

bruno
bruno
Reply to  L G1e
6 meses atrás

e misturar religião e costume aqui?nao da certo não

LéoP
LéoP
Reply to  L G1e
6 meses atrás

Olá amigo!!! Irei discordar do seu comentário, creio eu que esses povos não tem nenhuma vontade mesmo de vim morar no Brasil, por questões de cultura, patriotismo, família e etc. Dito isso mesmo os que têm vontade de vir a morar aqui, o que os aguardaria uma favela tipo a do Rio de Janeiro aonde as guerras de facções e milícias são quase ou até pior do que o Hamas? Acho que eles assim como nós buscam o melhor para viver mas é claro sem sair do seu país.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  L G1e
6 meses atrás

O problema é que a população da faixa de gaza é muito mais radicalizada do que os imigrantes islâmicos que recebemos no passado.

Last edited 6 meses atrás by Bruno Vinícius
Nemo
Nemo
6 meses atrás

Cortar o acesso de comida, água e assistência médica de uma população civil é crime. Chamar todos os palestinos de animais, como fez o ministro da defesa se Israel, também é
Crime. O sujeito é empregado do exército americano e diz qq coisa para agradar o chefe.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nemo
6 meses atrás

“Chamar todos os palestinos de animais, como fez o ministro da defesa se Israel, também é Crime.”

Ele não chamou todos os palestinos de animais, ele disse que os terroristas que invadiram Israel eram animais, tem uma grande diferença aí. E por mais que eu considere que muitos palestinos são radicais, também existe uma parcela que não tem nada a ver com isso.

Nemo
Nemo
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

https://www.lemonde.fr/en/international/article/2023/10/09/israel-defense-minister-orders-complete-siege-on-gaza-strip_6158600_4.html
O ministro não parece ter se preocupado muito com a diferença. De qualquer forma, ao declarar um completo cerco que inclui água, alimentos e remédios ele está tratando todos da mesma forma.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nemo
6 meses atrás

Coisas diferentes, eu sou contra o uso da fome como método de guerra, já disse isso, eu já disse também que Israel também comete os seus erros. Mas focando apenas no que o ministro da defesa disse, volto a repetir, ele chamou apenas os terroristas de animais, e não a população palestina como um todo. O que ele fez ou faz depois é outra conversa.

Marcos R
Marcos R
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Vendo friamente cortar água, energia é procedimento em situações com reféns, a liberacao destes seria uma forma de reestabelecer esses suprimentos.

Paulo
Paulo
Reply to  Nemo
6 meses atrás

Pelo jeito o amigo não leu o artigo, se leu não entendeu…

Jota
Jota
6 meses atrás

Pelo que sei, a solução pro cerco é simples: devolvam os reféns imediatamente, sãos e salvos, e o cerco se encerra.
Sequestro de crianças, bebês, idosos ,etc pode?
Parem de defender o indefensável. O Hamas começou algo que está sem coragem pra terminar. Por isso os reféns.

Paulo
Paulo
Reply to  Jota
6 meses atrás

Esse leu e entendeu, viu simpatizantes de terroristas, é facinho acabar com o cerco ..

Ricardo
Ricardo
6 meses atrás

Chamar uma peça barata de propaganda dessas de “análise” é um insulto aos juristas e internacionalistas. Já vi threads de twitter mais bem fundamentadas.

Conseguiram superar as bizarrices da propaganda russa.

André Luís
André Luís
6 meses atrás

Legal uma ova. Estado terrorista de Israel irá sim responder criminalmente por seus atos. Quem viver verá.

Maromba
Maromba
Reply to  André Luís
6 meses atrás

Israel está colocando em prática a “Solução Final” para os palestinos: barbarizá-los e empurrá-los para serem engolidos pelo mar Mediterrâneo.

Nico88
6 meses atrás

Matar de fome e sede não só terroristas do Hamas, mas 2 milhões de pessoas não é tática de guerra. É selvageria mesmo. Em tempo, o mínimo que o Egito, Israel e os demais países da região deveriam fazer é permitir a saída de crianças e suas mães desse inferno. Pra começar. Por enquanto, o que vejo, é só barbárie de ambos os lados.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nico88
6 meses atrás

Por que alguém morreria de fome se pode fugir? Talvez se o Hamas impedir os civis de deixar a região cercada? Mas se a doutrina deles é o amor e tolerância por que o Hamas iria prejudicar o próprio povo? Estou confuso.

Paulo
Paulo
Reply to  Nico88
6 meses atrás

Outro que não leu ou não entendeu, quem está extendendo o cerco é o Hamas, os terroristas, se devolverem os reféns o cerco acaba, simples não?

wilhelm
wilhelm
6 meses atrás

Eu já vi muitas passadas de pano para os crimes cometidos tanto por Israel quanto pelo Hamas, mas esse artiguinho foi a mais difícil de terminar de ler.

Espero sinceramente que o autor esteja só brincando.

Sergio
Sergio
Reply to  wilhelm
6 meses atrás

” Eu já vi muitas passadas de pano para os crimes cometidos tanto por Israel quanto pelo Hamas, mas esse artiguinho foi a mais difícil de terminar de ler.
Espero sinceramente que o autor esteja só brincando. ”

Então você tem 2 opções..

  1. Procure um outro site que tenha artigos na qual você goste, se identifique e ache certo ou…
  2. Seja educado e escreva algo como…..” não concordo com vários pontos desse artigo “, e diga quais são para debater seu ponto de vista. Ser mal educado não resolve em nada não acha?
wilhelm
wilhelm
Reply to  Sergio
6 meses atrás

Você acha mesmo que é necessário elaborar uma tese para explicar os motivos pelos quais é absolutamente errado submeter milhares de pessoas a uma tragédia humanitária?

Eu vou me preocupar com algo assim no mesmo dia em que eu precisar provar pra alguém que a grama é verde ou que é o céu é azul.

Sergio
Sergio
Reply to  wilhelm
6 meses atrás

Você acha mesmo que é necessário elaborar uma tese para explicar os motivos pelos quais é absolutamente errado submeter milhares de pessoas a uma tragédia humanitária? “

A única coisa que acho, é que é preciso ter educação, não estou pedido para você elaborar uma tese ou algo do tipo. Grato pela resposta e tenha um bom dia.

Paulo
Paulo
Reply to  wilhelm
6 meses atrás

Interpretar a lei não é passar pano… Duro ver um Zé entender mais que um especialista no assunto…

Steel
Steel
6 meses atrás

Mas para onde toda essa população vai? Lembrando que eles já se refugiam em Gaza fugindo de Israel que tomou as terras paletstinas. Agora tem que sair de novo? Você sairia de sua casa? A BBC tem feito reportagens interessantes sobre o assunto

Last edited 6 meses atrás by Steel
rodrigo maçolla
rodrigo maçolla
6 meses atrás

Sim o artigo é um tanto tendencioso, pois analisa tudo por um lado só, mais não deixa te ter verdades…. Agora a meu ver os Terrorsitas do Hamas conseguiram o que queriam com este ataque, mais abriram brexa e legitimaram também para Israel varrer a faixa de Gaza da existencia é o risco que eles correram ao tomar a decisão por tal ataque…e Israel vai ter a coragem de fazer tal ocupação de Gaza mesmo com várias criticas contrárias ? na minha opinião vai ter sim. Só esta esperando a hora certa. Infelizmente tenho sim muita pena dos civis inocentes… Read more »

Helio
Helio
6 meses atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO.

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

paulo lahr
paulo lahr
6 meses atrás

estao procurando formas de legalizar uma limpeza étnica

Caerthal
Caerthal
Reply to  paulo lahr
6 meses atrás

Não sabia que matar terroristas virou limpeza étnica? Talvez se a população apoiar o terrorismo?

Carlos 07
Carlos 07
6 meses atrás

É um artigo muito, mas muito discutível, para dizer o mínimo.

Cansado
Cansado
6 meses atrás

Está inaugurado o “bombardeio do bem”.
Demorou mas chegou.

Felipe
Felipe
Reply to  Cansado
6 meses atrás

Até hospital pode.

Magaren
Magaren
6 meses atrás

Off- e sobre a bomba no hospital forte não vai publicar nada? que estranho

Last edited 6 meses atrás by Magaren
Caerthal
Caerthal
Reply to  Magaren
6 meses atrás

Onde 500 pessoas teriam morrido após um foguete ter caído no estacionamento?

guest
guest
6 meses atrás

Malabarismo jurídico para defender limpeza étnica. É a defesa de uma tese que afasta o direito da Justiça. Mas se o direito internacional pouco tem ajudado nas crises humanitárias e na resolução de conflitos mundo a fora, uma aliança ampla e improvável contra o que Israel tem feito em Gaza pode gerar muitos problemas ao programa político sionista acabar de vez com o povo palestino. A região, que já era um barril de pólvora, tende a ficar ainda mais a beira da guerra, caso os países árabes – e o Irã, que é persa – que estão se indignando com… Read more »

Matheus
Matheus
6 meses atrás

Esse conflito só prova mais uma vez que se você tem influencia nos states, pode fazer o que quiser.
Se der a loca no Nentanyahu e jogar um Sarin lá, assim como Saddam fez com os Curdos, vai ter gente aplaudindo no mundo todo, até o pessoal da “Familia, Cristo e bons Costumes” do Brasil.

comment image?format=1500w

https://www.aipac.org