Míssil balístico de alcance intermediário com ogiva nuclear RSD-10 Pioneer. Museu da Força Aérea Ucraniana em Vinnitsa. Foto: George Chernilevsky

Arquivos nunca antes divulgados revelam o erro de Washington ao incitar a Ucrânia a desistir das suas armas nucleares, apesar do risco de uma invasão russa.

por George E. Bogden

A Câmara dos Representantes, após três semanas agonizantes, tem como orador o deputado Mike Johnson (R-LA). Mas a questão permanece: irá a Ucrânia receber agora dólares dos contribuintes americanos pela sua luta contra a Rússia? Um dos principais contribuintes para a destituição do ex-presidente da Câmara, Kevin McCarthy, a questão permanece no centro da angústia republicana na Câmara e não está de forma alguma resolvida, independentemente do que o presidente Joe Biden possa dizer .

Mas enquanto a maior parte dos representantes oficiais de Washington alardeiam o seu apoio à Ucrânia, provas de arquivo nunca antes divulgadas, datadas de há 30 anos, provam que os seus antepassados ​​no cargo partilham a culpa pela crise actual. Os documentos mostram conclusivamente como duas administrações americanas, a liderança sênior do Pentágono e a NATO pressionaram a Ucrânia a desistir do seu único meio de dissuasão contra a agressão russa – as armas nucleares – apesar do risco credível de invasão russa.

Com esta informação a surgir enquanto o próprio Putin ameaça implantar armas nucleares no campo de batalha, até que ponto estarão os cépticos ucranianos no Partido Republicano da Câmara a ouvir o establishment da política externa a pedir mais dinheiro e armas para objectivos mal definidos?

Em 1994, autoridades americanas intimidaram os líderes recém-independentes da Ucrânia a desistirem das armas nucleares que herdaram da União Soviética – armas que poderiam ter evitado futuras agressões de Moscovo – em troca de nebulosas “garantias de segurança”, declaradas como parte do assim- chamado Memorando de Budapeste .

Estas garantias acabaram por revelar-se sem sentido, como mostra hoje a situação da Ucrânia. No entanto, o Memorando de Budapeste continua a ser uma história consolidada para muitos membros do establishment da política externa: algo que não poderia ter acontecido de outra forma.

Retiradas de arquivos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha e das Nações Unidas, novas evidências nunca antes publicadas contradizem terminantemente esta ideia. Esses documentos são o resultado de pesquisas e inquéritos exaustivos ao Arquivo de Segurança Nacional, a duas bibliotecas presidenciais e à Biblioteca do Congresso.

Estes registos vão contra a lógica desta renúncia histórica: que a Ucrânia era incapaz de dispor dos meios técnicos para operar armas nucleares e que tais armas não fariam muito pela sua segurança, mesmo que pudessem. Além disso, o seu conteúdo mina a crença geral de que o esforço – mesmo que em última análise errado – foi pelo menos dedicado ao nobre objectivo de reduzir os arsenais globais de armas nucleares.

Pelo contrário, as provas revelam que o futuro director da CIA do Presidente Bill Clinton concluiu que a Ucrânia tinha os meios para operar um arsenal. Os documentos descobertos mostram o último ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS, Eduard Shevardnadze, a confirmar que “apenas um míssil nuclear” nas mãos dos ucranianos teria sido suficiente para salvaguardar a sua independência no que diz respeito ao planejamento estratégico russo. Também mostram altos responsáveis ​​americanos – de ambos os partidos – preocupados com o comportamento beligerante e irredentista da Rússia durante as negociações, incluindo repetidas preocupações sobre uma potencial futura invasão russa da Ucrânia, ao mesmo tempo que repreendiam os “chorões” em Kiev por expressarem as mesmas ansiedades.

A mesma multidão da “história estabelecida” afirma que o Acordo de Budapeste – mesmo que em última análise errado – foi pelo menos dedicado ao nobre objectivo de reduzir os arsenais globais globais de armas nucleares. Agora sabemos que não foi nada disso.

Os materiais históricos também esclarecem como as autoridades americanas bloquearam tentativas sérias de Kiev de trocar o seu arsenal herdado por garantias de segurança genuínas – chegando mesmo ao ponto de fazer lobby junto dos europeus para manter a Ucrânia fora dos acordos de segurança não pertencentes à OTAN. Talvez isto se devesse ao facto de, como os registos agora revelam, também estarem a canalizar para Moscovo o respeito pelos “interesses vitais da Rússia no seu estrangeiro próximo” e uma vontade de “ajudar de várias maneiras”.

Entre as formas citadas? O acordo americano-russo-ucraniano que precedeu as declarações públicas de alto nível no Memorando de Budapeste.

Em vez de um esforço sério no controlo global de armas nucleares, o verdadeiro imperativo parece ter sido um desejo por parte dos responsáveis ​​americanos de persuadir a Rússia a aderir ao mundo democrático ocidental. O Acordo de Budapeste, portanto, equivalia a um jogo diplomático – em que as armas eram transferidas de um Estado mais fraco para um Estado mais forte, com pretensões imperiais, em grande parte para acalmar as inseguranças russas quanto a alcançar a “paridade” no seu arsenal nuclear em relação ao país. Estados Unidos.

Esse era um objetivo compreensível e até louvável. No entanto, resultou numa política condenada que exigia apaziguar a Rússia a quase qualquer custo, ignorando as próprias palavras e acções do Kremlin e, em última análise, deixando a Ucrânia ao destino perigoso que hoje se revela.

Afinal de contas, a única razão pela qual a Ucrânia concordou em entregar as suas armas foi porque as potências ocidentais associaram essa decisão a “garantias de segurança” que se revelaram vazias. De acordo com Yuri Kostenko , antigo enviado-chefe de Kiev para o desarmamento, o resultado privou o seu país “do método mais poderoso de proteger o Estado”. Não recebeu nada em troca – excepto, talvez, a concretização dos seus piores receios. Agora, com mísseis ucranianos confiscados a chover sobre cidades ucranianas , é hora de os decisores políticos ocidentais confrontarem o passado – o seu passado – com a seriedade que merece.

Quando a União Soviética começou a entrar em colapso, a administração George HW Bush procurou preservar o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START), que prometia diminuir os arsenais mundiais de armas nucleares estratégicas em 80 por cento . Após quase uma década de negociações, foi assinado pelos Estados Unidos e pela União Soviética em 1991. Mas com a URSS prestes a dividir-se em cinco países soberanos, como iria durar este acordo bipartido?

Algumas semanas antes da dissolução formal da união, o presidente Bush reuniu-se com o conselheiro de Mikhail Gorbachev, Alexander Yakovlev , e perguntou sobre os cerca de 30 por cento do arsenal soviético que em breve ficaria fora do território russo – no Cazaquistão, na Bielorrússia e, mais notavelmente, Ucrânia. “Como você vê isso funcionando[?]”, perguntou Bush. “Ao controle? Ratificação? Desmontagem segura[?]”

“Eles olharão para o Ocidente [em busca de orientação]”, disse Yakovlev sobre as repúblicas que em breve serão independentes.

“Claro”, acrescentou. “Não vamos desistir de nossas armas.”

Foi um início ignominioso para uma dança de anos entre os Estados Unidos, a Ucrânia e a Rússia – uma dança em que os líderes em Moscovo dificilmente seriam tímidos quanto aos seus objectivos. Neste caso, ditaram que as reduções fossem contabilizadas removendo primeiro as armas dos futuros súbditos soviéticos. Caso contrário, os cortes previstos pelo START colocariam o arsenal nuclear da Rússia atrás do dos Estados Unidos – um obstáculo para Moscovo.

Esta abordagem também removeria a única verdadeira alavanca de dissuasão de uma república nervosa e recentemente soberana governada por Kiev, um Estado que já tinha sido subjugado muitas vezes pelo seu vizinho supostamente amigável. O Secretário de Estado James Baker esteve presente e rapidamente intuiu a questão estratégica em jogo. Poderia isto abrir caminho, perguntou ele, para uma futura guerra com a Ucrânia?

Yakovlev desviou antes de responder alegremente: “Que tipo de guerra poderia ser?”

“Uma guerra normal”, respondeu Baker.

Durante este período, a Ucrânia ligou a sua posição em relação às armas nucleares às suas perspectivas de um exército convencional adequado . Em 1991, aspirava gastar três por cento do PIB num exército independente tão grande como 450.000 homens. Contudo, com o passar dos meses, as ambições militares da Ucrânia ficaram fora de alcance. O país carecia de capacidade económica imediata e de cadeias de abastecimento para equipar as suas forças. Vladimir Lukin, futuro embaixador russo nos Estados Unidos, insinuou às autoridades americanas que a liderança de Kiev “pode agora perceber que o futuro estatuto da Ucrânia como grande potência pode depender de armas nucleares”.

Mais tarde naquele mês, o primeiro embaixador dos Estados Unidos na Federação Russa, Robert Strauss, escreveu a Washington sobre a histeria causada por relatos de que Yeltsin considerava um ataque nuclear à Ucrânia. A situação foi “piorada”, escreveu o emissário, pelo novo presidente “reconhecer que tinha discutido a possibilidade com especialistas militares”.

Nas suas memórias e entrevistas posteriores , Brent Scowcroft observou que o então secretário da Defesa, Dick Cheney, se opôs vigorosamente à remoção das armas nucleares dos novos estados independentes na periferia da Rússia. Embora a maior parte dos seus documentos pessoais sobre o assunto permaneçam confidenciais, um memorando ao Conselheiro de Segurança Nacional de Março de 1992 demonstrou que estas disputas não desapareceram. O funcionário do Conselho de Segurança Nacional, David Gompert, intitulou-o “Por que devemos ser inflexíveis quanto à desnuclearização da Ucrânia”. Ele observou três contra-argumentos principais:

As armas nucleares ucranianas não ameaçarão os EUA como o fazem as armas nucleares russas, pela simples razão de que a Ucrânia, ao contrário da Rússia, não é um adversário potencial sério. Poderá até revelar-se vantajoso para nós ver o poder russo controlado – e as armas nucleares russas dissuadidas – por uma Ucrânia com um poder de dissuasão mínimo. Em qualquer caso, prejudicamo-nos com os ucranianos ao insistirmos que lhes sejam despojados de armas nucleares enquanto legitimamos as do seu poderoso vizinho.

Gompert rejeitou estas objecções e a administração Bush continuou o seu caminho. O documento, no entanto, testemunha o persistente debate que se desenrolou no seio da administração.

Embora a Ucrânia preferisse desenvolver os seus próprios meios militares convencionais para dissuadir Moscovo, simplesmente não dispunha dos recursos para o fazer. As suas armas nucleares herdadas tornaram-se uma moeda de troca por uma garantia de segurança rígida do Ocidente – idealmente algo proporcional ao guarda-chuva do Artigo V da OTAN.

Mas as margens cursivas e circulares do memorando de Gompert capturaram um impasse. “O dilema que enfrentamos”, escreveu Nicholas Burns, então funcionário do Conselho de Segurança Nacional, “é que muitos líderes ucranianos estão preocupados com uma ameaça da Rússia e procurarão algum tipo de garantia de segurança por parte do Ocidente”. Ele acrescentou: “Não podemos dar-lhes o que querem, mas existe uma maneira de acalmar de alguma forma as suas preocupações?”

FONTE: National Interest

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson B
Jefferson B
5 meses atrás

Anotem aí: logo a Polônia terá armas nucleares, será desenvolvida em conjunto com a Coreia do Sul…

Joanderson
Joanderson
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

Não é do interesse nem dos EUA, se Polônia ou Coreia do sul tentar fazer armas nucleares os EUA vão fazer de tudo para sabotar, esse tipo de armas são para nações soberanas e o tio sam não vai permitir que esses dois paises saiam de suas redeas.

Bispo
Bispo
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

Polônia nuclear … só se os EUA virarem o México.

sergio 02
sergio 02
Reply to  Bispo
5 meses atrás

só se os EUA virarem o México.”
Pelo andar da carruagem, isso não demora muito não. rsrsrsrs

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  sergio 02
5 meses atrás

com o tanto de Latino lá, realmente não demora, vai ter lugar que o Idioma vai ser o Espanhol.

Régis
Régis
Reply to  Carlos Campos
5 meses atrás

Parece que tem uma pequena cidade americana em que as pessoas falam somente espanhol. Não me lembro o nome, infelizmente!

leonidas
leonidas
Reply to  Bispo
5 meses atrás

Estão a caminho disso com a cultura Woke se espalhando feito um virus por lá…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

Polônia, não sei, embora seja um bom candidato.
Mas não dou nem 20 anos pro Japão alterar aquela Constituição deles e começarem a ter suas nukes, seguidos de CS e Austrália…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

O governo vai mudar…

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

Governos mudam…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

Coreia do Sul não pode fazer armas nucleares, porém poderá se sair do acordo de não rpolifereação, e desarmamento nuclear da Peninsula Coreana, eles tem tecnologia para enriquecer por meio de LASER, daria para fazer Urânio enriquecido praticmanete sem ninguém saber.

L G1e
L G1e
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

E a Alemanha vai aceitar? E o Japão vai aceitar? O jogo tem muitos atores.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

Tem Países da OTAN com armas nucleares isso ja garante dissuasão da Polônia.

Mustafah
Mustafah
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

Os mesmos paises que ja abandonaram a Polônia em 1939 e 1945 e a abandonarão novamente

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  Jefferson B
5 meses atrás

Medida mais que acertada da Polônia. Espero que Japão e CA sigam o mesmo caminho.
Quer paz?
Arme-se para a guerra!

Bispo
Bispo
5 meses atrás

“Quer paz , prepara-se para a guerra”… mais velho e educativo ditado…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 meses atrás

Lendo esse texto, só consigo pensar em 2 coisas: 1- qualquer país que baseia sua Defesa em promessas num pedaço de papel e em “salvaguardas” de outros países irá tomar naquele lugar, mais cedo ou mais tarde. Não é uma questão de “se”, mas sim “quando”, e isso é um fato. Tem uma parcela de comentaristas aqui que juram por Deus que, se um dia o Brasil entrar em guerra, “poderemos” contar com a ajuda dos EUA. Curiosamente nenhum deles jamais disse o que aconteceria se essa guerra acontecesse contra um aliado dos EUA… Falem mal da Rússia, mas pelo… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Brasil é terra de entreguistas é dolorido mas é real, é só ver manchetes da grande mídia televisiva do Brasil as emissoras em conjunto interromperam a grade no mesmo horário para transmitir a fala do Biden sobre Israel no congresso americano …lamentável.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Vitor
5 meses atrás

Mídia BR é puxadinho da CNN, FoxNews ou qualquer outro canal de notícias norte-americano.
Se amanhã eles disserem que a terra tem forma de pirâmide e que o mar não existe, a mídia BR falará a mesma coisa.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Vitor
5 meses atrás

Nossas forças armadas são os primeiros a abrir as portas para eua e seus parceiros…

L G1e
L G1e
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Nenhum país vai se suicidar por causa de alianças militares. A Ucrânia acreditou e se lascou. E muito mais barato manter um arsenal nuclear do que um arsenal convencionais. Vide o Brasil que gasta quase 30 bilhões de dólares com às forças armadas e não tem defesa. Com muito menos o Paquistão e Coreia do Norte construíram os seus arsenais nucleares.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Pergunte a qualquer polonês de 80 anos ou mais o que acontece quando seu país confia na “palavra dos outros” pra garantir sua defesa….
Me pergunto se, quando a Índia e Paquistão faziam seus programas nucleares com clara intenção de ter nukes, se a AIEA fazia trocentas inspeções diárias lá, se a ONU fazia pressãozinha neles, e se tinha “aviãozinho farejador nuclear” do Tio Sam na porta deles…

Ah, mas o Brasil tem que ser “menino bom” e seguidor de regras, né?

Vitor
Vitor
5 meses atrás

Irã jamais vai renunciar seu sistema nuclear.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Vitor
5 meses atrás

E, na boa, dá pra dizerem que estáo errados em não abrir mão disso? Não.
Eles sabem que, se fizerem isso hoje, terão o mesmo destino que Iraque, Líbia e Afeganistão no dia seguinte.

Eromaster
Eromaster
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Kadaffi foi confiar na UE e no tio sam, achando que são amigos dele. Baixou a guarda e se ferrou.

Felipe Barbieri
Felipe Barbieri
5 meses atrás

A conclusão óbvia é que a melhor garantia de soberania dos dias atuais são as armas nucleares. Será que os americanos teriam intervido no Iraque se Saddam tivesse tal poder ? Será que a Coréia do Norte seria tão afrontosa aos EUA se não tivesse um arsenal? Podem me rotular de louco, mas somos uma nação estável, solida com recursos e terras, também não pregamos a destruição de nenhuma outra nação ou contestamos sua soberania, então acho que deveríamos ter nosso arsenal nuclear, algo limitado baseado em uma tríade lógica de Gripen N, submarinos AIP com mísseis de cruzeiro com… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Felipe Barbieri
5 meses atrás

A CN, mesmo ainda usando Mig-15 e T-34, nunca foi invadida pelos EUA e seus aliados.
O Iraque, mesmo com um dos exércitos mais poderosos e bem equipados da época, foi.

O motivo pra um ter sido invadido e outro não, já sabemos…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

A Coreia do Norte só em 2006 demonstrou que tinha armas nucleares.

Não foi invadida porque não tem petróleo e porque seria uma guerra que causaria muitas centenas de milhares de mortes. Para isso bastariam as milhares de peças de artilharia que têm apontadas a Seul…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

“Não foi invadida porque não tem petróleo.”

Não acredito que eu li isso! Então você que é português e pró-OTAN/EUA está dizendo que tem país que é invadido por causa do petróleo? É isso mesmo?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Sim, o Iraque e outras ações no Médio Oriente têm como um dos seus objetivos garantir a estabilidade no fornecimento do Petróleo e garantir o crescimento económico. E talvez seja a principal razão por o Irão ainda não ter sido atacado.

Mas isso não significa que seja a favor da invasão do Iraque…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

só não foi invadida pq a China tem armas nucleares, não que a China fosse usar nos EUA, mas os EUA tem medo de serem churrascados

Hcosta
Hcosta
Reply to  Carlos Campos
5 meses atrás

Não me parece que haja algum país que entre numa guerra, que causará milhões de mortos, ser ter algo a ganhar ou algo a perder…
A situação na Coreia estabilizou-se nos anos 50, qual seria o motivo para iniciar uma nova guerra?

Seria pior a cura do que a doença… Mesmo contra uma ditadura sanguinária como é a da Coreia do Norte.

As armas nucleares impossibilitam uma invasão mas não prevejo um cenário, sem armas nucleares, onde um ataque da CS/EUA fosse viável ou sem graves consequências para ambos os lados.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Carlos Campos
5 meses atrás

Então os EUA teriam medo da China, por causa das armas nucleares Chinesas, como se sentiriam os Chineses então, sabendo que os EUA, tem muito mais armas nucleares, que a China????
Quem tem armas nucleares, sabe que está seguro de qualquer ataque.

WSilva
WSilva
Reply to  Rui Mendes
5 meses atrás

A Coreia do Norte hoje pôe em xeque a existência da Coreia do Sul e do Japão e quem sabe de alguma grande cidade americana, é isso que garante a existência da Coreia do Norte.

Antes da ”Coreia do Norte nuclear” quem garantia a existência da Coreia do Norte era China e União Sovietica.

Ou seja, a bomba ainda é a melhor forma de garantir soberania nos dias de hoje mas ter um padrinho forte também ajuda muito.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Reply to  Hcosta
5 meses atrás

Para mim, a Coreia do Norte não foi invadida porque é proxy da China, com a qual tem fronteira terrestre.
O arsenal nuclear não mudou isso.

L G1e
L G1e
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

A Coreia do Norte tem a proteção da China desde a G da Coreia. Se os EUA ou Coreia do Sul atacarem a Coreia do Norte a China volta a entrar na G para defender. Na verdade a G da Coreia nunca acabou…. Hoje ainda está em um cessar fogo ….

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  L G1e
5 meses atrás

Mas mesmo tendo um “padrinho” forte pra chamar de seu, a CN ainda sim investiu em nukes.
Obviamente, nenhuma delas são as mais modernas do mundo, mas garantem que, se algo der errado e o Tio Sam olhar toeto pra eles, CS e Japão pagarão o preço.
Isso é dissuasão.

L G1e
L G1e
Reply to  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Verdade. “E melhor se prevenir do que remediar.”

Eromaster
Eromaster
Reply to  Felipe Barbieri
5 meses atrás

Felipe, A CN não foi invadida por causa de arma nuclear, pois arma nuclear da CN só apareceu em 2006. Muito antes disso, o tio Sam nunca tentou invadir CN, pois é um dos maiores exércitos do mundo. Além disso, tem aliado China ao lado, que não permitiria tal empreitada contra a CN.

Allan Lemos
Allan Lemos
5 meses atrás

A Ucrânia hoje paga por essa decisāo assim como o Brasil pagará por ter assinado acordos lesa-pátria como o TNP por ter sabotado o Programa Paralelo.

Só os ingênuos acham que qualquer coisa além das armas nucleares podem garantir a soberania.

Maurício.
Maurício.
5 meses atrás

A Ucrânia foi acreditar na “la garantia soy yo” dos americanos…Rsrsrs.

IBZ
IBZ
5 meses atrás

Confiar nos EUA é como confiar no diabo!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  IBZ
5 meses atrás

confiar na Rússia é como Confiar em Lúcifer

KKce
KKce
Reply to  IBZ
5 meses atrás

Nesse caso o pior foi ter confiado na Rússia. Tá ai o resultado, confusão indo pra 2 anos.

ALTAIR IGNEZ
5 meses atrás

Nunca cofie sua segurança em palavras bonitas de terceiros, confie em si mesmo, mantenha-se armado, treine, esteja preparado para guerra, só assim poderá fazer sua própria defesa, um povo armado e preparado jamais será escravizado.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 meses atrás

A verdade é que esse acordo, é para manter o Clubinho fechado, quando a India detonou suas armas nucleares da CIA pediu desculpas por deixar acontecer, nunca pensaram na Ucrânia, só queriam desarmar eles. resultado ta aí

Orivaldo
Orivaldo
5 meses atrás

Esperto foi Israel, Índia e Paquistão

Elint-_
Elint-_
5 meses atrás

Em toda essa história, os Estados Unidos fizeram o papel do tal Marcelo Freixo. Lembram dele na entrevista?
E os pobres ucranianos seriam como o povo brasileiro.
Freixo: Pra quê armas? O povo não precisa de armas! O medo infantiliza!
Repórter: Então porque você anda pra cima e pra baixo cheio de seguranças armados?
Freixo: Errr… Calma…Veja bem…

Paulo Neves
Paulo Neves
5 meses atrás

“Ser inimigo da América é perigoso. Ser amigo é mortal”
Henry Kissinger

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Paulo Neves
5 meses atrás

Me lembrou o pacto do bigodinho com o outro bigodinho

Satyricon
Satyricon
5 meses atrás

Erro crasso

Mas a Ucrânia aprendeu sua lição.

E não o repetirá.

wilhelm
wilhelm
Reply to  Satyricon
5 meses atrás

Pelo andar da carruagem, sequer vai ter chance de repetir. E o Brasil terá o mesmo destino caso não mude a postura.

Aquela palhaçada do Collor jogando uma pá de cal no túnel de testes na Serra do Cachimbo foi um dos episódios mais deprimentes da história do Brasil. Síndrome de vira lata é o que chama.

fjuliano
fjuliano
5 meses atrás

Nikita Khrushchov, em provavelmente uma noite de bebedeira louca, foi o responsável por ceder territórios russos como a Criméia, para a Ucrânia. Criméia que além de maioria russa ainda tem o principal porto da frota do mar negro. “muitos líderes ucranianos estão preocupados com uma ameaça da Rússia e procurarão algum tipo de garantia de segurança por parte do Ocidente” a questão real é que muitos líderes ucranianos tinham plena consciência do erro que foi a divisão territorial pós URSS e que qualquer guinada para virar mais uma plataforma militar da OTAN seria a guerra, como foi. Em miúdos, a… Read more »

ChinEs
ChinEs
5 meses atrás

O nivel de corrupção da Russia e Ucrania é bastante alto, em 1994 os EUA sabiam que os Países derivados da Ex-URSS ainda tinham sistemas de governos bastante frageis e altamente corruptos, a China comprou um NAE a Ucrania, e hoje esse mesmo NAE aterroriza o Japão, imagine se a Ucrania contrabandea-se armas nucleares, quantas nações teriam bombas atomicas do arsenal da Ucrania, de certeza que a China iria comprar muitas bombas nucleares a ucrania… Se não houvesse a revolução laranja em 2014, a Ucrania não seria o que ela é hoje, uma nação mais alinhada com o Ocidente.

Hcosta
Hcosta
Reply to  ChinEs
5 meses atrás

A revolução laranja foi em 2004, mas muito semelhante à Euromaidan de 2014.

Contra o mesmo senhor e a “influência Russa”…

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
5 meses atrás

Ucrânia caiu nas garras do urso nessa história.

leonidas
leonidas
5 meses atrás

Acertada a decisão de impedir a Ucrânia de manter seus arsenais nucleares. O importante na época era garantir que a Rússia reunisse em si todo o arsenal espalhado entre as entidades que compunham a URSS. Hoje parece questionável, mas na época além do fator segurança de impedir nações recém emancipadas (no caso da Ucrânia recém criada pois nunca existiu como nação) devido as variáveis imprevisíveis, havia obviamente o peso da realpolitik que determinava o respeito ao quintal de uma superpotência ainda que recém falecida. Quem iria querer correr o risco de uma ucrânia querer retirar o acesso russo ao mar… Read more »

Tutor
Tutor
5 meses atrás

Jeremias 17:5 – “Maldito é o homem que confia no homem”.
Frase biblica sempre atual.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
5 meses atrás

Essa foi a pior burrada da Ucrânia em sua história. Se tivesse dotada de armas nucleares, nunca a Rússia iria se aventurar um centímetro de seu território. Erro crasso e grostesco!