Guerra na Ucrânia esgota estoques de tungstênio no mundo

38

A guerra na Ucrânia impulsionou a demanda global por tungstênio, essencial para a produção de munições, conforme explicado por Lewis Black, CEO da Almonty Industries. Black destacou que os países desenvolvidos enfrentam uma escassez de munições e capacidade de produção, um problema agravado pela dependência do tungstênio de fontes como China e Rússia, que juntas dominam cerca de 90% do mercado global.

Em resposta a essa dependência e aos riscos associados, a Almonty Industries está reabrindo uma mina de tungstênio em Sangdong, Coreia do Sul, que foi fechada nos anos 90 devido a uma guerra de preços. Este projeto é apoiado por um empréstimo significativo do banco de desenvolvimento alemão KfW, e espera-se que, uma vez operacional, a mina contribua com 30 a 35% da oferta global de tungstênio fora da China.

Esta iniciativa ocorre em um contexto onde os países ocidentais estão cada vez mais preocupados com os riscos nas cadeias de abastecimento de minerais críticos, um tema que foi enfatizado pelos líderes do G7. Eles reconheceram a importância de mitigar os riscos associados a cadeias de abastecimento vulneráveis, especialmente em tempos de transição para energias limpas.

Black também mencionou os desafios econômicos potenciais se houver um colapso nos preços do tungstênio, sugerindo que as fontes alternativas fora da China poderiam precisar de subsídios governamentais substanciais para se manterem viáveis financeiramente. A situação destaca a importância de um planejamento cuidadoso e da preparação para cenários adversos na gestão de recursos críticos como o tungstênio.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel
Emmanuel
5 meses atrás

Sim, vai haver uma guerra entre China e Estados Unidos amiguinho, confia.

Meu amigo, se tá assim como Ucrânia x “URSS”, imagina quando os “cachorros grandes” entrarem na “brincadeira”.

Marcello
Marcello
Reply to  Emmanuel
5 meses atrás

E você acha que os cachorros grandes vão se enfrentar? Eles vão instigar os menores a brigarem por eles.

deadeye
deadeye
Reply to  Emmanuel
5 meses atrás

Do jeito que ambos os lados estão readequando suas cadeias de produção, no médio prazo, não é impossível.

Heinz
Heinz
Reply to  deadeye
5 meses atrás

tem gente que é muito inocente, e acreditam que potências nucleares não entram em conflito diretamente, Índia e Paquistão estão ai para provar o contrário, nunca duvidem da loucura humana.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
5 meses atrás

Depois é só minerar a Ucrânia, vai ter metal pesado pra todo lado, se eu tivesse lá, abria logo uma empresa de reciclagem ♻️

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

Junta a Líbia,Iraque e o Afeganistâo nessa conta Kkkkkkkkkkkkk

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
5 meses atrás

Haja urânio empobrecido para substituir o tungstênio (Nas munições de tanques).

Sergio Machado
Sergio Machado
5 meses atrás

EUA/OTAN descobrindo de forma irresponsável como é guerrear com a 1a divisão.

Jose
Jose
Reply to  Sergio Machado
5 meses atrás

Guerrear com a 1ª divisão ? Seria a Rússia essa primera divisão ? Da série “A Terra é plana” vamos com “EUA/OTAN guerreando contra a 1ª divisão militar do universo”.

Carlos 07
Carlos 07
Reply to  Jose
5 meses atrás

Ele se referiu ao fato da Rússia também ser uma super potência militar.

C G
C G
Reply to  Carlos 07
5 meses atrás

Vamos com calma, super potência nuclear, o super no militar foi pro vinagre com essa operação circense!

Nativo
Nativo
Reply to  C G
5 meses atrás

Aí meu nobre em armas convencionais a Rússia ainda dá pro gasto, o arsenal deles é imenso, mesmo bem mais antigo do que o das potências ocidentais.
Acho que o maior problema foi a falta de preparo, a baderna nas operações, algo de um amadorismo incompreensível para um país com tanta história de guerras.

Nonato
Nonato
Reply to  Nativo
5 meses atrás

A Rússia está sendo o que é.
Enfrentou o “Bragantino” achando que ia se dar bem.
A Rússia não é nenhum Botafogo…

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Nativo
5 meses atrás

A falta de preparo, a baderna nas operações e amadorismo que vc apontou já são o suficiente para desqualificar a Rússia como uma potência militar, por mais estoques de material que ela tenha.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Nativo
5 meses atrás

Super potência nuclear, Força respeitável na quantidade de equipamentos, Força mediana na tecnologia dos equipamentos, Força pequena na utilização eficiente desses equipamentos, e por ultimo Força minúscula quanto aos estoques de munições….

Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Reply to  Nativo
5 meses atrás

A Rússia sempre foi amadora na guerra. A solução sempre foi jogar o seu tamanho e homens para cima do outo. Nada de brilhantismos. Nada que me lembre pelo menos.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Jose
5 meses atrás

Kkkk EUA/OTAN sem munição, sem avanço, batendo em retirada com o rabo entre as pernas e o cara vivendo num mundo paralelo de vitória ao avesso.
É cada um.

Nonato
Nonato
Reply to  Sergio Machado
5 meses atrás

EDITADO

Maurício.
Maurício.
5 meses atrás

“e o tungstênio que existe vem talvez de locais contra as quais você poderá ter que se defender no futuro.”

Fica tranquilo Lewis Black, o Canadá faz parte da OTAN, sem contar que é praticamente um estado americano, onde os EUA vão, os canadenses vão atrás. Quase que impossível uma guerra com China ou Rússia, afinal, as potências só chutam cachorro morto.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Pois é, estão colocando sapato no pé ucraniano para chutar esse cachorro moro chamado Rússia.

Orivaldo
Orivaldo
5 meses atrás

Nada que empresas de fachadas, muita grana, e alguns corruptos que não resolva

Munhoz
Munhoz
5 meses atrás

Agora eu acho que os EUA vão acabar abandonado a Ucrânia, esse ataque do Hamas deve ter o comando final da Rússia e veio numa hora propícia para eles

Maurício.
Maurício.
Reply to  Munhoz
5 meses atrás

Alguns canais já estão pulando fora, primeiro foi a vez do Oryx, disseram que encerrariam as atividades, estranhamente logo depois que começou a aparecer Bradley e Leopard destruídos…
Agora é a vez da conta do Twitter chamada “Ukraine Weapons Tracker” uma conta com quase 900 mil seguidores, bem conhecida, também de maneira muito suspeita está encerrando as atividades. Enfim, parece que algo está acontecendo, mas só o tempo dirá o que é, de fato.

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Financiamento acabando, a militância comprada vai sumindo, só sobra o chapéu de alumínio “72 horas Zelensky chega em Moscou”

rui mendes
rui mendes
Reply to  Adiposo do Bitcoin
5 meses atrás

A frustração dos Russinhos é notória,
ficarem metidos em valas e buracos, sem conseguirem dar um passo, quando pensavam nesta altura, já estarem em casa, com um novo fantoche ao estilo Bielo-Russo já instalado em Kiev, é demais para o ego do ditador.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Os Leopardo 2 destruídos, são sempre os mesmos, até os Russos confirmam, só meia dúzia de Leopardos 2 atingidos, sendo que alguns foram recuperados e os que foram atingidos, foi por minas e artilharia pesada e sempre estavam na busca, dos desaparecidos e escondidos mbt’s Russos e tanto os Leopardo 2 como os Bradley, pouparam a vida dos seus tripulantes.

Maurício.
Maurício.
Reply to  rui mendes
5 meses atrás

“Os Leopardo 2 destruídos, são sempre os mesmos.”

Realmente, são sempre os mesmos, abre uma conta no twitter e digita #leopard, tu vai ver que são sempre os mesmos, confia.👍🏻

fjuliano
fjuliano
5 meses atrás

A chamada da matéria é bem interessante com o conteúdo: “Guerra na Ucrânia esgota estoques de tungstênio no mundo” e segue: “A China é responsável por mais de 85% da produção total da mina. Combinados com a Rússia, os dois países representam cerca de 90% da oferta global de tungstênio, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O restante vem do Vietnã, Bolívia, Áustria e outros.” Com relação a Áustria realmente os EUA e cia devem ter um controle e dados confiáveis, mas com relação a todos os outros dessa lista….kkkkkkkkkkkkkkkk. A chamada da matéria deveria ser: “Guerra… Read more »

Zorann
Zorann
5 meses atrás

É só não vender mais para os americanos e aliados. Uma sanção básica da Rússia e China deixam a OTAN sem artilharia.

Passou da hora de começarem a criar dificuldades reais para a importação de matérias primas e componentes vitais para a indústria bélica ocidental, como estes fazem com a China, Rússia e aliados.

E isso não é nada demais. É só dar o troco na mesma moeda.

Utama
Utama
Reply to  Zorann
5 meses atrás

O final da matéria explica: foi muito caro conseguir essa margem de mercado. Uma sanção da China seria jogar fora as dezenas de bilhões que eles investiram pra fechar a concorrencia.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Zorann
5 meses atrás

Normalmente discordo dos seu comentário, mais esse eu até positivei, essa visão de dar o troco é bom interessante. A Rússia invadiu a Ucrânia, os países da Europa deram o troco, a maioria mudando suas infra estrutura para receber o gás de outros fornecedores, e os europeus apesar de pagaram um valor mais alto pela gás, alguns conseguiram se desvincular dessa necessidade. Quanto a China, imagino que o seus maiores mercados seja os EUA e a Europa, caso ocorra algum desentendimento entre essa tripartite, os indianos, russos, africanos e sul-americanos não teria a capacidade de absorver todos os produtos chineses… Read more »

João Prado
João Prado
5 meses atrás

Como disse o cientista francês Jack Custeau em entrevista em 84 disse A super população vai destruir o planeta hoje somos mais de 8 bilhões de habitantes planejamento familiar JÁ e plantar florestas e mudar política energética para energia limpa senão…

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
5 meses atrás

Péssimo para quem precisa de coisas não-bélicas feitas do material…

Paulo
Paulo
5 meses atrás

Agora quem quiser que compre da China…

Felipe
Felipe
5 meses atrás

Com o avanço da batalha de Adviika, já são mais de 23 Leo 2 perdidos pelos Ucranianos (conforme Oryx e contanto os Stridvagen 122). Achei uma analise boa da batalha neste vídeo em ingles: https://www.youtube.com/watch?v=oRFxPi_hIQk&t=35s

Akivrx
Akivrx
Reply to  Felipe
5 meses atrás

Somente acho estranho uma coisa, eu comecei a acompanhar este conflito a apenas 1 mes atras, como uma super potencia demora 1 mes para conquistar alguns poucos kilometros…a quantidade de videos de blindados russos sendo destruidos em Adviika chega a ser ridiculo, parece ataques suicidas.
https://x.com/strike_bravo_b/status/1719629445739536472?s=20
https://x.com/GloOouD/status/1720128886858457513?s=20
https://x.com/region776/status/1718310641658994797?s=20
https://x.com/NOELreports/status/1719743194114441614?s=20
https://x.com/albafella1/status/1717118248041255245?s=20

César
César
5 meses atrás

Que acabe logo o Tungstênio, pra ver se temos paz !

Racionalista*
5 meses atrás

No mundo da otan e eua acabou
Já na Rússia e China tem sobrando,continuem ajudando a Ucrânia,quero ver ter munição para aguentar quando a China invadir Taiwan
Mas eu suspeito que os EUA não vão se envolver,o MAD,”aniquilação nuclear mútua” é mais forte.