Intervenção do Ministro Mauro Vieira em sessão emergencial do Conselho de Segurança da ONU sobre situação na Faixa de Gaza

177

Conselho de Segurança da ONU

Nova York, 30 de outubro de 2023

Ilustres representantes,

Agradeço os relatores pela vasta informação sobre a situação humanitária no terreno e exalto o trabalho de suas equipes, tanto em campo quanto em outros lugares. Eles honram, mais uma vez, o trabalho desta Organização e tudo o que ela representa.

Seguindo as instruções do Presidente Lula, venho diante dos Senhores novamente hoje com um profundo senso de urgência e consternação.

Devemos sempre ter em mente os rostos humanos de ambos os lados do conflito.

Expresso, portanto, as mais profundas condolências do Brasil às famílias e amigos de todos os civis, incluindo a equipe corajosa e dedicada das Nações Unidas, que perderam suas vidas nas crises em curso decorrentes do conflito prolongado em Israel e Palestina, tragicamente reacendido pelos atos terroristas do Hamas contra Israel em 7 de outubro. Nada justifica tais crimes. Todos os reféns devem ser imediata e incondicionalmente libertados, e o acesso a eles pela Cruz Vermelha deve ser imediatamente concedido.

Ao mesmo tempo, a situação atual em Gaza é assombrosa e indefensável, em qualquer padrão humano e segundo o direito humanitário internacional. Uma catástrofe humanitária alarmante desenrola-se diante de nossos olhos, com milhares de civis, incluindo um número avassalador e intolerável de crianças, sendo punidos por crimes que não cometeram. Em 3 semanas, testemunhamos esse conflito ceifar a vida de mais de 8 mil civis, dos quais mais de 3 mil são crianças. Desde a última vez que falei neste Conselho, na semana passada, o número de mortes de crianças aumentou em mil.

Enquanto isso, o Conselho de Segurança realiza reuniões e ouve discursos, sem ser capaz de tomar uma decisão fundamental: pôr fim ao sofrimento humano no terreno. Enquanto milhares em Israel e Palestina choram por seus entes queridos, enquanto os israelenses agonizam com o destino dos reféns, enquanto os gazenses sofrem sob operações militares implacáveis que estão matando civis, incluindo um número intolerável de crianças, nós temos os meios para fazer algo e, ainda assim, repetida e vergonhosamente falhamos.

Desde 7 de outubro, encontramo-nos várias vezes e levamos à consideração quatro projetos de resolução. No entanto, permanecemos em um impasse, devido a discordâncias internas, especialmente entre alguns membros permanentes, e devido ao uso persistente deste Conselho para atingir objetivos autocentrados, em vez de colocar a proteção de civis acima de tudo. A crise humana grave e sem precedentes diante de nós exige o abandono de rivalidades estéreis. O fato de o Conselho não ser capaz de cumprir sua responsabilidade de salvaguardar a paz e segurança internacionais em razão de antigas hostilidades é moralmente inaceitável.

Não nos enganemos. Os olhos do mundo estão voltados para nós e não se desviarão de nossa incapacidade perturbadora de agir. Todos veem que nossa incapacidade de nos unir em resposta às crises humanas que enfrentamos hoje leva a questionar a própria razão de ser deste Conselho. Alguém até escreveu que, não apenas os civis, mas também este órgão está sob os escombros de Gaza. A diferença é que somos nossos próprios salvadores. Só precisamos fazer o que é certo: poupar vidas inocentes do flagelo das guerras.

Pode ainda ser que haja tempo para resgatar este Conselho e manter a esperança que muitos de nós ainda temos em nossa capacidade de honrar nosso mandato sob a Carta das Nações Unidas. Mas isso só será possível se houver vontade política suficiente para alcançarmos compromissos e para sermos minimamente equilibrados e inclusivos em nosso diagnóstico e no caminho a seguir. O fracasso em fazê-lo – mais um fracasso – acarretará um custo cada vez mais alto, acima de tudo em vidas humanas, mas também para o multilateralismo em geral, e para as Nações Unidas e este Conselho, em particular.

Na semana passada, uma esperança pelo consenso parecia surgir, ecoando o apelo do Secretário-Geral por um cessar-fogo humanitário, à medida que a 10ª Sessão Especial de Emergência da Assembleia Geral aprovou uma resolução pedindo um cessar-fogo humanitário que levaria a um cessar das hostilidades. Uma luz no fim do túnel parecia vislumbrar-se também quando o Secretário-Geral, que esteve pessoalmente na região para avaliar a situação no terreno, anunciou a abertura da fronteira de Rafah para algumas entregas iniciais de ajuda, e alguns reféns foram libertados. As Nações Unidas, por meio de seu Secretariado, sob a liderança do Secretário Geral Antonio Guterres, da UNRWA e de outros órgãos e agências, têm trabalhado incansavelmente para enfrentar as crises humanas que enfrentamos. Cabe ao Conselho de Segurança seguir adiante.

O preço da inação é inaceitavelmente alto. A urgência crescente para as famílias dos reféns e a dor insuportável para a população civil de Gaza não podem ser subestimadas. Os primeiros passos positivos dados pelos órgãos e agências da ONU não vão longe o suficiente, à medida que a escalada do conflito torna a situação mais grave a cada hora. A relevância de uma resolução do Conselho de Segurança está na necessidade de ajuda humanitária sustentada e na garantia de condições de trabalho seguras para aqueles envolvidos no resgate de reféns e na prestação de assistência humanitária. O cessar das hostilidades, portanto, beneficia a população civil de ambos os lados. Com o risco de reafirmar o óbvio, quero colocar de forma direta: não pode haver resgate de reféns e ajuda humanitária sob bombardeios.

Por isso, o Brasil e os demais membros do E-10 têm trabalhado incansavelmente para tentar fazer com que este Conselho aja de forma mais decidida, desde a última divergência em torno de propostas de resolução.

Na visão do Brasil, os principais objetivos estão claros: a libertação imediata e incondicional de todos os reféns e o fim da violência, de quaisquer formas que possam ser acordadas sem mais demora, para que a ajuda humanitária rápida, segura, suficiente e desimpedida possa ser entregue à sofrida população de Gaza. Além das 8 mil vidas perdidas, muitas mais estão prestes a encontrar seu destino fatal, uma vez que os hospitais não têm meios para fornecer tratamento básico aos pacientes. Portanto, prover recursos essenciais para aqueles que estão em Gaza, incluindo água, comida, suprimentos médicos, combustível e eletricidade, é urgente e imperativo.

Cirurgias estão sendo realizadas sem anestesia, e vidas estão sendo ceifadas nos hospitais, por falta de energia e dos mais básicos insumos médicos. Alimentos e água estão escassos, e os preços dispararam. E o fluxo de ajuda humanitária, até o momento, basta para muito pouco mais do que uma oportunidade de fotografia.

Tanques e tropas estão no terreno em Gaza, e o tempo para agir está se esgotando. Minhas perguntas a todos aqui são: se não agora, quando? Quantas vidas mais serão perdidas até que finalmente passemos da retórica à ação?

Também é crítico e urgente permitir a evacuação segura e imediata de estrangeiros de Gaza e de outras áreas da região, caso se sintam ameaçados.

Embora todo Estado tenha o direito e o dever de proteger seus cidadãos, as ações devem ser consistentes com o direito internacional e o direito internacional humanitário, em particular com os princípios de distinção, proporcionalidade, precaução, necessidade militar e humanidade. O direito e o dever de proteger a população de um Estado não podem e não devem vir à custa de vidas de civis nem de destruição da infraestrutura civil. Como o Secretário-Geral António Guterres nos lembrou repetidamente: mesmo as guerras têm regras.

Quaisquer ataques indiscriminados contra civis e infraestrutura crítica, bem como a privação de civis de bens e serviços básicos, são moralmente injustificáveis e ilegais sob o direito internacional humanitário. O Brasil condena, veementemente, ações que confundam a linha entre civis e combatentes.

Hoje, a UNRWA lançou luz sobre a realidade sombria e desoladora em Gaza, ao destacar o nível condenável de destruição da infraestrutura civil e a trágica perda de vidas inocentes, incluindo mulheres, crianças e pelo menos 35 de seus funcionários. A Organização Mundial da Saúde tem constantemente recordado a necessidade urgente do cessar da violência e da ação humanitária, num momento em que a infraestrutura de saúde em Gaza está à beira do colapso.

Além das considerações humanitárias imediatas e urgentíssimas, paira a ameaça à estabilidade regional, e quaisquer repercussões poderiam ser catastróficas. O Brasil insta a uma guinada unida em direção à desescalada e apela a todas as partes para agirem com o máximo de contenção. É urgentemente necessário um cessar das hostilidades para criar as condições para um cessar-fogo total, duradouro e respeitado e para a retomada de um processo de paz credível.

Tudo isso está em jogo, enquanto continuamos nossos esforços para fazer com que este Conselho aja com uma única voz.

Ilustres Membros do Conselho,

O direito internacional humanitário oferece um caminho claro para evitar ou, ao menos, aliviar significativamente o sofrimento de civis. O quadro para ação coletiva é claro.

Nossa resposta coletiva a essa crise, que todos tememos que só piorará, se nada for feito, será um momento definidor para as Nações Unidas. O fato espantoso é que o Conselho de Segurança não tem um histórico razoável, quando se trata da manutenção da paz e da segurança internacionais no Oriente Médio: questões relacionadas à região, em geral, receberam 35% dos 250 vetos dos Membros Permanentes. Desde 2016, o Conselho não conseguiu aprovar uma única resolução sobre a situação na Palestina. A situação no Oriente Médio é, portanto, de longe uma das questões mais bloqueadas no Conselho de Segurança. Esse fato expressa a ineficácia do sistema de governança e a falta de representação de certas partes do mundo neste órgão.

Uma decisão sobre os aspectos humanitários das crises atuais certamente não remediará o fracasso histórico do Conselho de Segurança em relação à situação no Oriente Médio. No entanto, ela impedirá mais sofrimento humano agora. Obrigado.

FONTE: Ministério das Relações Exteriores

Subscribe
Notify of
guest

177 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo
Gustavo
5 meses atrás

Preocupação com povos de outros países, chama reunião, conversa com outras embaixada, se tivesse a mesma disposição com educação, segurança pública, e defesa o Brasil seria melhor.

Samuel Asafe
Samuel Asafe
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

particularmente, pelo que tenho acompanhado, o gov br tem implementado programas e destinado recursos, que haviam sido congelados na última gestão. Nota para os 10 navios patrulha de 500ton colocado no PAC, e também as novas correções do PNAE e FUNDEB, que são muito importantes pra educação.
Agora nossa querida segurança pública… essa concordo, precisa de mais investimentos.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Houve cortes na Saúde este ano. E outras áreas também.

Esse PAC é para tocar o que já estava planejado há muito tempo. Nada de novo.

E não foi congelado na última gestão. Coisa que vem sendo cortada desde Dilma.

Segurança pública é problema dos estados. Tem que falar com governador.

glasquis7
Reply to  Emmanuel
5 meses atrás

Houve cortes na Saúde este ano. E outras áreas também.”
E quando não houve cortes?

Joelson
Joelson
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

A real é com corte ou sem corte de despesas nada muda, aliás muda sim, prefeituras quebradas e déficit no orçamento. Do governo atual mais um recorde, o da compra de políticos, ai não tem cortes, pelo contrário. Nunca antes na história deste pais… Rsrsr…

Com imposto ou sem imposto a sensação é que nada muda, mas governo insiste em aumentar a carga tributária pois precisa ter dinheiro para compra de políticos… é uma ciranda!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Joelson
5 meses atrás

Caro J. Uma coisa de cada vez. Desde a promulgação da lei de responsabilidade fiscal durante o governo FHC, todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) são proibidas de usar créditos para pagar custeio. Estes gastos só podem ser feitos por meio de arrecadação. A estrutura fiscal do Brasil é bastante centralizada nas esferas federal (IPI e imposto de Renda) e estadual (ICMS). Os impostos municipais (ISS e Iptu) são insuficientes para custear os gastos das prefeituras. Um dos problemas é que o imposto de consumo no Brasil é cobrado na origem. Então, se um município tem uma… Read more »

adriano
adriano
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Nunca antes na história desse país foram criados ou aumentados tantos impostos como no atual governo, cortar gastos do governo nem pensar, são muitos ministérios e empresas públicas para contemplar a Frente Ampla.

Heinz
Heinz
Reply to  adriano
5 meses atrás

Esse governo atual está trabalhando arduamente para nos deixar como a Argentina, não existe teto de gastos, não existe respeito ao teto orçamentário, e pra sustentar isso é aumentando os impostos, os caras conseguiram taxar até as comprinhas da shein e shoppe, além de cortar dinheiro da educação, ministério da defesa e ciência e tecnologia. Mas para comprar sofá de 80 mil para o presidente e sua Janja, tem. Avante!

glasquis7
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Não defendo este ou aquele governo mas, ao que vejo, a situação se mantem igual. Sobre teto de gastos. Acho que este governo assumiu com uma dívida de R$ 255 Bi em 2023 mesmo que em 2022 tenha iniciado com um superávit de R$ 54 Bi.

Então, pra mim, as coisas não mudaram.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Assumiu com dívida porque o Congresso aprovou uma brecha para que isso acontecesse, nada teve a ver com o governante de 2022.

Aliás, o atual presidente já avisou que 2024 vai gastar tudo o que não pode e não vai cortar gasto algum (Claro que nada da classe política).

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  adriano
5 meses atrás

Em 1991, a carga tributária no Brasil era de 23% (mas havia uma enorme inflação que servia de imposto indireto). Em 2002, atingiu 32%, mas ao mesmo tempo a hiperinflação foi controlada e as despesas públicas passaram a ser controladas pela lei de responsabilidade fiscal. Ente 2003 e 2022, a carga tributária ficou em média 33%, menor que a carga tributária média da OCDE que é 34%. Segundo o IPEA, o pico aconteceu em 2022 com 33,7% do PIB. Segundo o relatório da Receita Federal de setembro de 2023, a arrecadação acumulada no período foi de R$ 1,6 trilhão, ou… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Olá Glasquis. Há uma confusão sobre cortes e reprogramação de despesas. A lei brasileiro determina que os gastos de custeio só podem ser feitos com recursos de arrecadação. Como a arrecadação é sazonal, eventualmente, algum mês pode ter uma arrecadação menor do que a estimativa feita na elaboração da lei orçamentária. Nos períodos nos quais a receita é menor do a estimada, alguns gastos precisam ser adiados para acomodar ao valor da receita efetiva. Estes gastos podem ser feitos nos meses subsequentes, caso a arrecadação volte a crescer. Corte é outra coisa. Isso aconteceu com todos os governos desde FHC.… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Emmanuel
5 meses atrás

“Segurança pública é problema dos estados. Tem que falar com governador.“ Não necessariamente. Segurança pública começa com o Código Penal, Código de Processo Penal e Lei de Execuções Penais. E o governador não tem qualquer poder sobre isso. Depois vem o Poder Judiciário, Ministério Público e a organização das polícias estaduais. Novamente o governador não consegue alterar nada disso. Temos ainda a segurança das fronteiras, por onde entram e saem pessoas, drogas, armas e contrabando. A Polícia Federal e as Forças Armadas fazem um trabalho insuficiente, para dizer o mínimo, mas quem sofre as consequências são os estados. Logo, colocar… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Emmanuel
5 meses atrás

Caro Emmanuel. O orçamento federal é proposto pelo Executivo no ano anterior a partir de uma estimativa de dados macroeconômicos (inflação, crescimento do PIB, arrecadação…) e das despesas prioritárias (salários, custeio, investimentos, etc). Estas estimativas são analisadas pelo Congresso e aprovadas em Lei. O orçamento só pode ser modificado por lei. Então, para incluir ou excluir despesas, é preciso enviar um projeto de lei orçamentária para autorizar créditos suplementares ou remanejamento de receitas, o que precisa ser aprovado pelo Congresso. A lei de responsabilidade fiscal determina vários procedimentos. Um deles impede que os governos (federal, estadual e municipal) peguem empréstimos… Read more »

Richard Stallman
Richard Stallman
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Só eu acho a segurança publica normal? As vezes parece ter um exagero fabricado pela mídia usando técnicas de terrorismo psicológico para criar uma sensação de medo perpetuo, mostrando desgraça 24 horas por dia e quando vai ver, isso representa 0,005%, tudo para convencer as pessoas a abrirem mão da liberdade por segurança. Eu não caio nisso.

Nei
Nei
Reply to  Richard Stallman
5 meses atrás

Pelo visto você não conhece e não trabalha na segurança pública. Está uma sucata e a cada ano piora. Toda vez, cortam mais dos Estados e Municípios e mandam mais para o Governo Federal. Todo ano, a população cresce de uma forma numerosa, mas os agentes de polícia, ficam no mesmo número. A falta na verdade está em material humano. Em SC, os materiais para as polícias, são muito bons, mas falta pessoas para operá-los. Infelizmente, em qualquer dos últimos governantes deste país, poucos fizeram algo realmente eficaz para melhorar a vida do nosso povo, eles estão preocupados com eleição… Read more »

Daniel
Daniel
Reply to  Nei
5 meses atrás

Nei, com todo respeito, tenho que discordar de um ponto: segurança pública no Brasil está longe de ser um problema cujo fundamento é falta de pessoal. Vou dar um exemplo: Rio de Janeiro e suas UPPs. Na época, eu critiquei o marketing com um simples argumento: vão fazer concursos, aumentar a folha de pagamento, os gastos com todo tipo de coisa e ocupar meia dúzia de comunidades… e o que os criminosos vão fazer? Se entregar? Se tornar camelôs numa cidade em que uma pequena região vive com IDH da Suíça e outra parte como no Sudão? Resultado: fizeram as… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Concordo com quase tudo. População carcerária tem muito mais a ver com tipificação penal, notificação de crimes, taxa de resolução de crimes, tipo de penas aplicadas e transparência. Tipificação penal: tem conduta que é crime em um país e não é em outro, daí a população carcerária será menor porque menos condutas são tipificadas como criminosas; Notificação de crimes: tem muito país que tem uma deficiência nas notificações penais porque a vítima não comunica, ou porque o sistema de segurança é péssimo ou mesmo por causa de alguma política de Estado, por isso a população carcerária é menor, pelos crimes… Read more »

glasquis7
Reply to  Richard Stallman
5 meses atrás

 As vezes parece ter um exagero fabricado pela mídia usando técnicas de terrorismo psicológico para criar uma sensação de medo perpetuo, mostrando desgraça 24 horas por dia…”

Desgraça vende.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Desgraça vende. E mata também. A taxa de homicídios brasileira é estupidamente alta, até mesmo comparando com países em guerra ou com guerras já finalizadas. A impunidade grassa, pois a taxa de resolução de crimes é estupidamente baixa. E quando o crime é solucionado, ou seja, quando a denúncia é apresentada, nosso sistema judiciário solta repetidamente os mesmos criminosos. E quando prende, nem pune nem ressocializa, apenas amontoa em prisões subumanas que servem para piorar o estado do sujeito. A mídia faz o que faz pelo dinheiro, mas quando analisamos os fatos e os números, percebemos que não existe exagero… Read more »

glasquis7
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

 A taxa de homicídios brasileira é estupidamente alta,…”

Acredite, não é a mais alta da região.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Cara, já tivemos números de 60 mil mortos por ano, coisa de guerra civil na Síria.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Sei disso. Mas não vou nivelar por baixo. A taxa brasileira nem por isso deixa de ser estupidamente alta.

Glasquis7
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

É verdade, nisso eu devo concordar com vc.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Richard Stallman
5 meses atrás

Só eu acho a segurança publica normal? Só você. Esse é um assunto que une direita e esquerda: a segurança pública é péssima. A discordância está na maneira de resolver, mas o problema é reconhecido por todos, sejam da população, sejam cientistas sociais ou especialistas em segurança, e todos concordam que é gravíssimo e anormal. As vezes parece ter um exagero fabricado pela mídia Parece, mas não é. O que a mídia mostra é menos de 1% do que as estatísticas mostram. O Brasil tem mais mortes que países em guerra. Sem falar em outros crimes como roubo, agressão, estupros,… Read more »

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

Para a esquerda quanto mais crimes melhor, ela acha que desestabilizando o país vai conseguir tomar o poder.

glasquis7
Reply to  Diego Tarses Cardoso
5 meses atrás

Mas, o atual presidente não é de esquerda?

Wilson França
Wilson França
Reply to  Diego Tarses Cardoso
5 meses atrás

Que doideira.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Richard Stallman
5 meses atrás

Você estava dormindo todos estes anos quanto ao Rio ? Viu o que houve agora neste mês novamente em relação aos milicianos ?

E sobre a Bahia, está sabendo que o crime organizado está tomando o estado na bala ?

Henrique
Henrique
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

PAC..o programa que fracassou todas as vezes né

Tomcat4,5
Tomcat4,5
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Sempre tem quem cai no golpe !!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Olá Samuel. Acho importante lembrar os dados no relatório da MB sobre o ProSub. Entre 2009 e 2014, o governo brasileiro destinou em média cerca de R$ 1,5 bilhão anualmente. Ente 2015 e 2018 foram cerca de R$ 600 milhões. Entre 2019 e 2022 foram R$ 300 milhões.

Isso explica o atraso no ProSub.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

Uma fala perfeita!

Jose
Jose
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

Caro Gustavo não sei em que área você atua amigo, mas o pior aparentemente ainda estar por vir, achei interessante os números anunciados sobre emprego, confesso que fiquei surpreso com o saldo positivo, e digo surpreso porque sinceramente os sinais do mercado tem sido os piores possíveis, queda vertiginosa nas vendas, inadimplência em níveis assustadores, custos não param de subir, cada vez mais impostos, espero realmente que esses dados sobre empregos sejam reais pelo menos será uma noticia boa, mas sinceramente não é a realidade do que estamos sentido no dia a dia.

José de Souza
José de Souza
Reply to  Jose
5 meses atrás

Não sei qual a sua “realidade”, mas o Desenrola resolveu a vida de muita gente, e as vendas de gêneros básicos melhorou, assim como a inflação direta na cesta básica.

Nei
Nei
Reply to  José de Souza
5 meses atrás

Precisa melhorar tudo, produtos de gêneros básicos não é viver, é sobreviver.

Porque um pobre não pode comer uma alcatra? uma maminha?, porque o salário, quase não paga aluguel, água, energia.

O Brasil não vai ficar perfeito, mas precisa de alguém que olhe para todos e nisso faz tempo que não temos ninguém com essa visão.

Mig25
Mig25
Reply to  Nei
5 meses atrás

Você vai ao supermercado? Picanha, maminha e alcatra estão mais baratos. Aliás, vários itens, em comparação com a gestão anterior:café, leite, óleo, arroz…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Mig25
5 meses atrás

Estão nada, a carne subiu e eu te dou um exemplo bem prático: Comecei a academia há quatro meses e o atum custava R$ 7,29; Hoje ele está 11,50.

Mig25
Mig25
Reply to  Diego Tarses Cardoso
5 meses atrás

Não sei onde vc mora, nem quero saber. Onde eu moro, ano passado estava pagando 70 reais o kg de picanha, hj está por volta de 50. Kg de patinho 30 ano passado, hj, 20 e poucos…

Wilson França
Wilson França
Reply to  Diego Tarses Cardoso
5 meses atrás

Atum?????

Jose
Jose
Reply to  José de Souza
5 meses atrás

Caro José de Souza, a minha realidade é a de um cidadão que tem um pequeno negócio e que tenta sobreviver como milhares de brasileiros, vivo e sempre vivi de forma simples, por já ter uma trabalhado no sistema financeiro e por ter presenciado várias crises nunca gostei e não tenho dividas além das corriqueiras do a dia a dia mesmo, enfim um cidadão comum com um negócio, entendo o seu ponto de vista amigo, mas vale lembrar que um programa para perdoar dividas assumidas e não honradas pelas pessoas em si já demonstra que algo está muito errado, apesar… Read more »

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  José de Souza
5 meses atrás

O desenrola acabou de ser lançado e já resolveu a vida de muita gente ? Só se for a dos sindicalistas e companheiros que ganharam cargos em estatais.

JHF
JHF
Reply to  Jose
5 meses atrás

” sinceramente os sinais do mercado tem sido os piores possíveis, queda vertiginosa nas vendas, inadimplência em níveis assustadores, custos não param de subir, cada vez mais impostos”. O mercado adora falar mal e comprar na baixa para depois tentar empurrar a necessidade de investimento público, grana dos outros, para fomentar algum crescimento e então vender na retomada a maior preço. Quem quer desenvolver uma sociedade deveria deixar de dar bola para a opinião do mercado. É a grana fazendo grana e ignorando todo o resto. Já quem está cheio de grana, pode participar da festa e defende em todo… Read more »

Jose
Jose
Reply to  JHF
5 meses atrás

Caro JHF estou falando da percepção de pequenos empresários amigo, aqueles que estão na ponta final, aqueles que são os primeiros a notarem as oscilações do mercado, você como grande investidor do mercado financeiro certamente tem outra visão e farta informação, mas o mundo em que vivo não, e sinceramente minhas observações não se tratam de choradeira não, se tratam apenas de observações, até porque amigo se for olhar só para meu umbigo não tenho do que reclamar, mas como vivemos em SOCIEDADE o ideal é que as coisas estejam razoavelmente bem para todos, pelo menos para aqueles que querem… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Jose
5 meses atrás

Estimado, na ponta final da sociedade estão os empregados e não os pequenos empresários. Algo comum na percepção de quem crítica muito o governo e suas políticas sociais de compensação. Junte a isso a sua tentativa de me colocar como investidor do mercado financeiro. Pode ser para desvalorizar o meu pó tô de vista ou simplesmente por não concordamos no ponto em questão. Lê asseguro, nada mais longe da realidade. Sou pagador de imposto na fonte.

Jose
Jose
Reply to  JHF
5 meses atrás

Desculpe, mas claramente não entendeu o significado de “na ponta”, quanto a seu comentário de forma alguma o desmereço, qualquer contraponto sendo feito de forma respeitosa tem valor, quanto ao fato de insinuar que fosse investidor no mercado financeiro se deu pelo seu comentário o qual me fez entender pelo visto e de forma equivocada que atuava neste.

Mars
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

O Brasil no primeiro semestre de 2023 já registrou 19.742 assassinatos, mais que o dobro dos números ‘informados’ de mortes na Faixa de Gaza, que são entorno de 8 mil.
Eu poderia ser polêmico dizendo que o governo brasileiros está conduzindo um genocídio com povo brasileiro mas diriam que é alarmismo.

Mig25
Mig25
Reply to  Mars
5 meses atrás

A faixa de gaza tem cerca de 4 milhões de habitantes. O Brasil, cerca de 210 milhões. A “guerra” lá tem 20 dias, vc levantou um dado de 6 meses. Faça os cálculos e comente com honestidade intelectual…

Mars
Reply to  Mig25
5 meses atrás

Ok, outro dado então. De 2008 até 2020 o número de mortos em Gaza foi de 5,590. No Brasil no mesmo período foi de 656,017. Fonte UN e G1e FBSP.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Mars
5 meses atrás

E tem uma lógica nisso: A esquerda considera que a classe mais pobre é a que mais gera criminosos, sendo também aquela que a esquerda acha que mais vota nela.

Logicamente a esquerda considera as outras classes, média e alta, como as que menos votam nela, sendo seus opositores e inimigos, e como toda boa esquerda o objetivo é aniquilar a oposição.

Dessa forma, para a esquerda, os criminosos são seu exército informal que ela usa para exterminar a oposição para um dia tomar o controle do Estado pela força.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Diego Tarses Cardoso
5 meses atrás

O erro principal da sua teoria maluca é que a taxa de homicídios entre os mais pobres é muito maior que entre os ricos (ou oposição, nas suas palavras). Morre mais traficante matando uns aos outros do que rico vítima de latrocínio.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

Olá Gustavo. O papel do Itamaraty é política externa. Seria um equívoco achar que o Itamaraty irá propor politicas para a área de educação ou para a área de saúde. O MEC é responsável pelas políticas e ações na área de ensino, desde a pré-escola até a pós-graduação. Seria um equívoco esperarmos o ministro da Educação presidindo uma reunião no Conselho de Segurança. Também seria um absurdo indicar o Ministro da Defesa do Brasil para conduzir uma reunião do CS na ONU. Aliás deveria chamar a atenção das pessoas o fato das reuniões no Conselho de Segurança sob a presidência… Read more »

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

Só gogó.
Os manos de São Paulo estão de boa.

Samuel Asafe
Samuel Asafe
5 meses atrás

Erro fatal da diplomacia americana; vetaram sozinhos uma resolução de cessar fogo. O complexo de defesa deles agradece.

Bosco
Bosco
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Esse reducionismo intelectual/argumentativo é completamente insustentável fora da bolha do antiamericanismo.
O complexo industrial militar americano , da qual faz parte o segmento aeroespacial, lucra mais em situação de paz mundial.
Ainda que não o fizesse o PIB americano como um todo não se eleva por conta de guerras.
Esse mantra não tem nenhuma base real mas serve ao propósito de desconstrução ou de “ataque à reputação” como ferramenta no discurso ideológoco.

oliveira
oliveira
Reply to  Bosco
5 meses atrás

“lucra mais em situação de paz mundial”. Uma indústria de defesa que lucra mais durante um período de paz é contraditório por si só. A indústria de armas americana, desde a queda da URSS, sempre sobreviveu graças a fantasmas e inimigos fictícios, inculcando nas pessoas um suposto “perigo iminente”. Qualquer indivíduo que se dê ao mínimo esforço de uma pesquisa rápida na internet verá que as ações das empresas de defesa dispararam com os conflitos recentes. Defender que a paz é bom para os negócios dos vendedores de armas, soa quase como picaretagem.

Nilo
Nilo
Reply to  oliveira
5 meses atrás

Lembrando Srs. Que corre sempre argumentos por aqui de que a indústria bélica não florece no Brasil por não ter pedidos (compras), exemplo usado quando falamos da Avibras e suas permanentes dificuldades financeiras,
Situação essa que ocorre em virtude do Brasil não ter inimigos, não ter conflitos fronteiriços, bem, como esse argumento não se aplica ao maior parque industrial do mundo, de que a indústria bélica não precisa de constante stress beligerante para obter lucro, só a NASA explica rsrsrs

Bosco
Bosco
Reply to  Nilo
5 meses atrás

O estado de “estresse” beligerante existe no mundo desde tempos imemoriais. Existe desde antes dos EUA se tornar a potência hegemônica pós SGM. Antes sequer dos EUA existir.
É a percepção desse “estresse” imanente à humanidade é que fomenta a indústria de armas em todo o mundo e não é diferente nos EUA.
Já achar que conflitos artificiais devam ser acessos premeditadamente ora aqui e ora ali para alimentar a indústria militar americana pra mim é de uma ingenuidade que beira à crença na teoria conspiracionista dos ETs cinzas.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Nilo
5 meses atrás

como esse argumento não se aplica ao maior parque industrial do mundo, de que a indústria bélica não precisa de constante stress beligerante para obter lucro, só a NASA explica rsrsrs”

Ele não disse isso. Tanto a Guerra Fria quanto o atual stress beligerante entre EUA e China geram muito dinheiro para o complexo industrial-militar dos países envolvidos, no entanto sem existir guerra entre eles. Na Guerra Fria ocorreu guerras por procuração, mas mesmo sem elas a indústria bélica lucraria horrores só pela corrida armamentista, espacial e para manter a vanguarda tecnológica e dissuasão.

Nilo
Nilo
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

Mestre o que disse O stress beligerante gera lucro, claro que não necessariamente guerra, dizer que não se beneficiam só Nasa explica. Mas sobre Gaza, Os israelense não precisam mais esconder o jogo, “Ministério da Inteligência de Israel recomenda remanejar os 2,2 milhões de palestinos de Gaza para o Sinai após a guerra”. Quando Egito fecha fronteira e diz que Israel foi avisado do eminente e não foi o único afirmar isso, tem a certeza que os israelense já esperavam a oportunidade. Se Israel não ocupar de definitivamente toda ou parte de Gaza dividindo em bolsões, inviabilizando a organização centralizada… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Nilo
5 meses atrás

“Quando Egito fecha fronteira e diz que Israel foi avisado do eminente e não foi o único afirmar isso, tem a certeza que os israelense já esperavam a oportunidade.“ Pressupondo que o Egito não esteja mentindo. Acredito que não esteja. No entanto se Israel ataca baseado na Inteligência, que não pode se mostrar por ser secreta, cujas fontes também são secretas, imagine as críticas, todos dizendo que Israel estava mentindo etc. O tanto de depósitos bombardeados que explodem ao vivo, seria impossível destruir todo esse arsenal baseado em Inteligência. Se o Hamas lançou mais de 5 mil foguetes e continua… Read more »

deadeye
deadeye
Reply to  oliveira
5 meses atrás

Considerando o orçamento do DoD, e pelo fato das vendas a aliados, bem como, a indústria de defesa dos EUA também presta serviços a policia e a NASA. Ele está certo.

Bosco
Bosco
Reply to  oliveira
5 meses atrás

Oliveira,
Sem números confiáveis numa amostragem anual desde a SGM e ficaremos apenas no achismo. Você na sua bolha intelectual e eu na minha.
Só como ilustração, o segmento de defesa da Boeing é de menos de 40%. Numa situação de caos mundial as perdas decorrentes do cancelamento de pedidos da aviação civil seriam enormes.

oliveira
oliveira
Reply to  Bosco
5 meses atrás

O âmago da indústria de armamentista é o conflito, a necessidade de demonstrar isso através de “números confiáveis numa amostragem anual”, nada mais é do que argumentação para dourar a pílula e desafia a inteligência do homem médio. As ações de todas essas empresas não subiram porque o investidor espera maior venda de bens para o setor civil e sim em razão de contratos vultosos para a venda de equipamentos militares. Por fim, a indústria de defesa americana não se resume a Boeing e não é impeditivo para que indústrias do setor militar explore subsidiariamente o setor civil.

Maurício.
Maurício.
Reply to  oliveira
5 meses atrás

“Defender que a paz é bom para os negócios dos vendedores de armas, soa quase como picaretagem.”

Alguém realmente imagina um complexo industrial de defesa que existe nos EUA ou qualquer outro país clamando pela paz mundial? 🤦🏻‍♂️😂😂😂😂 Pior que tem um pessoal que cai nessas ladainhas…

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Uau!
Mas a única foz ouvida nos EUA é a dos representantes do complexo industrial militar?
E os que representam o setor petrolífero? O setor de eletrônica? O setor de transportes? A agroindústria? O setor de turismo?

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Os EUA exportam para a China cerca de 1,5 milhão de toneladas de frangos todos os anos.
Será que os donos de granjas lá dos EUA querem guerra contra a China?
Será que eles não têm representantes no Congresso Americano?

Last edited 5 meses atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 meses atrás

correção: … voz…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Bosco, não tenta mudar de assunto, o tema do debate é o complexo industrial de defesa americano, ou de qualquer outro país. Agora, as indústrias de defesa lucram ou não lucram em tempos de guerra?

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Não estou mudando de assunto (que aliás, não é esse).
A questão é: o lobby do complexo industrial militar americano é maior que o lobby dos produtores de frango dos EUA.
Sim ou não?

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 meses atrás

O entendimento subliminar por traz do mantra insistentemente repetido de que o “complexo industrial militar americano lucra com guerras” é que os EUA inteiro é dominado por esse complexo e os EUA inteiro lucram com guerras e portanto, é um representante do mal na Terra e só ele é assim enquanto os outros “atores” buscam e clamam por paz, portanto, os EUA é o mal em dobro. Ridícula e ingênua essa percepção. Podem ter certeza, o mundo não precisa dos EUA para viver em conflito e penso eu, muitos deixaram de ocorrer justamente por conta dos EUA ter alguns cães… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
5 meses atrás

“EUA é o mal em dobro.” Mal em dobro eu não diria, diria que são hipócritas em dobro, isso sim, até porque eles pregam aos quatro cantos que são o bastião dos bons costumes, da liberdade, e democracia, ao mesmo tempo que também invadem países e matam pessoas em busca de seus objetivos, e isso é um fato! Ou seja, eles criticam China e Rússia mas fazem o mesmo, criticam as ditaduras de alguns países mas andam de mãos dadas com outras, criticam terroristas cortadores de pescoço mas chamam os seus cortadores de pescoço de “moderados”. Ou seja, são tudo… Read more »

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Mal em dobro é quem decapita bebês ou os assa em microondas.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Diego Tarses Cardoso
5 meses atrás

Na Síria tem muito disso, mas são chamados de aliados moderados…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
5 meses atrás

“que aliás, não é esse.”

É esse assunto sim, não tenta desconversar, volta lá no comentário do Samuel, onde começou esse papo de complexo de defesa, onde você não gostou e entrou na conversa, agora fica aí, tentando desconversar com produtores de frango…rsrsrs. Mas responde aí, as empresas de defesa lucram ou não lucram com guerras?

Mig25
Mig25
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Hahahahaha
O cara quer traçar comparações entre o complexo industrial militar americano com os produtores de frango dos EUA…
Hahahahaha
Desculpe as gargalhadas, mas tô rindo alto aqui.
Quando eu falo que o Bosco falando de equipamentos militares é um poeta, sabe tudo, mas quando resolve falar de política e geopolítica, saem umas comparações dessas…

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

“É esse assunto sim, não tenta desconversar, volta lá no comentário do Samuel, (…) Mas responde aí, as empresas de defesa lucram ou não lucram com guerras?“ Acompanhei toda a discussão, voltei no comentário referido e até agora não achei o Bosco dizendo que as empresas de defesa não luram com guerras. O que ele realmente falou é que elas lucram menos nas guerras porque integram a indústria aeroespacial, dando o exemplo da Boeing, e essa indústria aeroespacial deixa de lucrar na guerra. Considerando que a guerra é temporária e as atividades comerciais são duradouras, o lucro temporário da indústria… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

“Considerando que a guerra é temporária.”

Temporária? Tu está de brincadeira, né?😂Desde o fim da segunda guerra mundial, quantas guerras/conflitos/intervenções/golpes de estado já teve ao redor do mundo? Só o Reino Unido se meteu em 83 intervenções militares. Os EUA ficaram 20 anos no Afeganistão, olha o arsenal que ficou para o Talibã, e ainda estão no Iraque e Síria. Portanto, esse papo de “guerra temporária” simplesmente não tem fundamento. E outra, todas as indústrias de defesa lucram com as guerras, até a Avibras lucra vendendo foguetes para a Arábia Saudita, eu não sei por que de tanta celeuma.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

“Considerando que a guerra é temporária.” “Temporária? Tu está de brincadeira, né? Desde o fim da segunda guerra mundial, quantas guerras/conflitos/intervenções/golpes de estado já teve ao redor do mundo?” Você cometeu um erro categorial. Confundiu guerra enquanto um evento único que ocorre temporariamente e termina com a somatória de todas as guerras da história humana. É como se a Guerra do Paraguai nunca tivesse acabado. Ou a Guerra do Peloponeso, de 400 e poucos a.C. estivesse ativa. Loucura. A soma de todas as guerras não é designada pela palavra guerra no singular. Toda guerra é temporária. Existe alguma com mais… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

Ten,
Eles entederam igual vc entendeu mas a doutrinação antiamericana os impede de não aproveitarem qualquer oportunidade e tema para demonizarem os EUA na esperança de fazerem a cabeça nem que seja de um zé ruela maconheirinho buscando uma causa para justificar o fato dele acordar às duas da tarde e sequer arrumar a cama e sair com freada de bicicleta na cueca pra mais um turno de vagabundagem.
É um trabalho de formiguinha que esse pessoal faz.
Um abraço.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Fico na dúvida se é incapacidade cognitiva, desonestidade intelectual, ou um conjunto de ambos. Em todo caso, é falácia sobre falácia e desinformação repetida milhares de vezes.

“Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.” Nelson Rodrigues.

Abraço.

JHF
JHF
Reply to  Bosco
5 meses atrás

” Eles entederam igual vc entendeu mas a doutrinação antiamericana os impede de não aproveitarem qualquer oportunidade e tema para demonizarem os EUA na esperança de fazerem a cabeça nem que seja de um zé ruela maconheirinho buscando uma causa para justificar o fato dele acordar às duas da tarde e sequer arrumar a cama e sair com freada de bicicleta na cueca pra mais um turno de vagabundagem.
É um trabalho de formiguinha que esse pessoal faz.” Ah mais quanta sabedoria popular em uma frase …… Agora vai…..

JHF
JHF
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Vamos colocar em números. Quantos frangos tem que vender para comprar um F16? Seria fácil levantar os números oficiais ( os números reais sempre vão ser maiores….) Da grana que entrou nos States pela venda de armas e munição e comparar com a grana que entrou pela.venda de alimentos. Dahi compara 2020 com 2022. A resposta 3 fácil de imaginar. Não precisamos de questionamento retórico.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  JHF
5 meses atrás

“Vamos colocar em números. Quantos frangos tem que vender para comprar um F16?” Então vamos. As exportações agrícolas dos EUA para a China diminuíram de US$ 24 bilhões em 2014 para US$ 9,1 bilhões em 2018, início das sanções do Trump. Falências começaram a ocorrer, demissões e empresas agrícolas perderam faturamento e o Trump precisou aplicar mais de US$ 30 bilhões para ajudá-los. Considerando que isso foi apenas no setor agrícola e as sanções foram sobre quase a indústria chinesa inteira, em cerca de 350 bilhões da parte americana e 100 bilhões da parte chinesa, são quase meio trilhão de… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

Para discutir o quanto o complexo belico-industrial Norte americano fatura “com a paz” não precisa juntar o que se perde na China. Virou agora um torce e retorce do argumento para tentar ganhar a discussão. A frase original de que o complexo fatura mais com a paz é absurda e eu, como vc não entendo o motivo de tanto debate.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  JHF
5 meses atrás

“Para discutir o quanto o complexo belico-industrial Norte americano fatura “com a paz” não precisa juntar o que se perde na China.” Realmente, mas isso ajuda ainda mais meu argumento. O complexo bélico-industrial americano vai faturar 163 bilhões esse ano. Isso para manter a dissuasão e a superioridade americana. Portanto estamos em paz e eles estão lucrando horrores. Se estourar um guerra com a China ou com o Irã esse complexo industrial vai faturar no mínimo dez vezes mais a curto prazo, mas o comércio mundial vai perder igual ou mais tanto no curto quanto no longo prazo. “Virou agora… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

“Enquanto isso ou você tem sérios problemas de leitura e interpretação, ou tem incapacidade cognitiva ou está sendo desonesto intelectualmente, o que pode ser ainda pior se todos os fatores anteriores forem verdadeiros e concomitantes.”. Com tão poucas opções , e todas negativas, fica difícil encaixar meu “residual self- image” em alguma das únicas opções que vc consegue imaginar. Ok, sem problemas. Mas gostaria de deixar a opção de imaginar que o complexo bélico-industrial dos States náo recebe só dos contratos internos com o Estado. Guerras engendradas no exterior e manutenção de contratos com governos estrangeiros devem entrar nesta conta.… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Alguém realmente imagina um complexo industrial de defesa que existe nos EUA ou qualquer outro país clamando pela paz mundial?

Parabellum. Se queres a paz, prepara-te para a guerra. Logo isso é possível sim. Na Guerra Fria ninguém queria o conflito e exatamente por isso se armaram cada vez mais até um deles colapsar economicamente. A necessidade de se manter na vanguarda tecnológica e a dissuasão contra as ameaças percebidas ou imaginadas sempre manterá a indústria bélica em alta. As tensões para manter ou criar ameaças sempre existirão por causa de políticos, lobistas e ações clandestinas.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

“As tensões para manter ou criar ameaças sempre existirão por causa de políticos, lobistas e ações clandestinas.”

Mas aí é que está, se não tem a guerra de fato, se cria um inimigo, se cria um “nós contra eles”, se cria um “ocidente vs oriente” ou coisas do gênero. Ou seja, quem é que está clamando pela paz? A indústria de defesa que não é, e isso é lógico, não sei nem por que ainda estão falando disso.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

“Mas aí é que está, se não tem a guerra de fato, se cria um inimigo, se cria um “nós contra eles”, se cria um “ocidente vs oriente” ou coisas do gênero.” Criar um inimigo não significa empreender guerra contra ele. É só retórica para manter a tensão e justificar os gastos. “Ou seja, quem é que está clamando pela paz? A indústria de defesa que não é, e isso é lógico,” Generalização absurda. A possibilidade de agressão, de invasão, de guerra, de assassinato está no ser humano. Enquanto seres humanos existirem existe a potência disso ocorrer. E para se… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  oliveira
5 meses atrás

“Defender que a paz é bom para os negócios dos vendedores de armas, soa quase como picaretagem”
Eu não disse isso.
Fazer parecer que eu disse isso é picaretagem da sua parte.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 meses atrás

“Vendedores de armas” não representam o dito “complexo industrial militar” no qual eu inclui a indústria aeroespacial e ao qual me referi como tendo mais lucro numa situação de paz mundial do que numa situação de caos generalizado.
Eu sei que filmes como “Resident Evil” mostram um mundo onde os gananciosos “falcões” americanos e os capitalistas inescrupulosos lucram com o extermínio da humanidade mas devo salientar que é só uma filme de ficção sem nenhuma base real.

JHF
JHF
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Vamos sair de Residente Evil”, filme de scifi e vamos pegar algo do tipo “War dogs”. Que tal repetir a análise sobre um substrato mais real-realidade?

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Não precisamos ir longe. Pergunte ao Putin se o complexo industrial militar russo está tendo lucros exorbitantes com a guerra da Ucrânia.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  oliveira
5 meses atrás

“lucra mais em situação de paz mundial”. Uma indústria de defesa que lucra mais durante um período de paz é contraditório por si só. A indústria de armas americana, desde a queda da URSS, sempre sobreviveu graças a fantasmas e inimigos fictícios, inculcando nas pessoas um suposto “perigo iminente”.  Não foi isso que ele disse. Releia: “O complexo industrial militar americano , da qual faz parte o segmento aeroespacial, lucra mais em situação de paz mundial. Ainda que não o fizesse o PIB americano como um todo não se eleva por conta de guerras.” Perceba que ele incluiu o segmento… Read more »

Nativo
Nativo
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Sério que quase 800 bilhões de dólares ou a beira dos 4% do PIB deles em gastos de defesa, não pesam na economia de lá, e são mais dedicados a paz do quê se entende? E isso Arnaldo?
Pelo visto, do discurso ideológica (argão rasteiro da direita de aluguel) serve pra ambos.

Bosco
Bosco
Reply to  Nativo
5 meses atrás

Nativo, Esses 4% representam o gasto relativo ao PIB nos 6 ramos das forças armadas dos EUA, o que representa algo como 12% do orçamento federal. Se você tiver disponível coloque a porcentagem não da despesa do orçamento federal (e relativo ao PIB) dos EUA com a defesa mas sim a contribuição do complexo industrial-militar ao PIB americano e quanto isso impacta na receita do orçamento federal americano. Esse número é mais interessante para sabermos o peso do complexo militar americano com a geração de riqueza anual do país. Vale salientar que é difícil separar o que é realmente a… Read more »

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Teu primeiro comentário foi relativamente sensato. Porém, este, deixa claro uma tendência ideológica não neutra.
Sabe, Oswaldo Aranha sentiria, no mínimo, constrangimento ao ver a atuação da atual diplomacia brasileira.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
5 meses atrás

…. “conflito ceifar a vida de mais de 8 mil civis, dos quais mais de 3 mil são crianças.” Fonte: “Ministério da Saude do Hamas”. O mesmo que alardeou 500 mortos e a impressa ‘séria’ (que geralmente usa uma cueca vermelha por baixo da roupa) anunciou aos quatro ventos imediatamente de forma irresponsável o “ataque de Israel”, e ajudou a inflar essa onda de ódio sem fundamento anti-Israel no mundo inteiro. A ONU é quase uma mesa de bar , boa pra conversar e falar besteira. A mesma que chamou o Irã para ser “membro da comissão de direito das… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Luiz Paulo
5 meses atrás

Ai que penso numa questão. Qualquer resolução da ONU faria com que o Hamas, sendo um grupo terrorista e não reconhecido por ninguém a não ser seres maldosos e criminosos, respeitasse essa resolução ? Numa boa, não acredito em nada de que venha daquele grupo terrorista. Que sejam dizimados do universo.

Bosco
Bosco
Reply to  Luiz Paulo
5 meses atrás

Num discurso na ONU (salvo engano) o atual ocupante do Executivo Federal disse que havia no Brasil 20 milhões de crianças de rua e ele se gabava de ter dito isso.
Isso sem falar dos 33 milhões passando fome no Brasil recentemente.
O atual chefe do Executivo tem uma relação muito especial com os números.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Penso ser muita cachaça, mas ele tem esse ‘direito inalienável’ por que é o ungido, ai qualquer esgoto que saia vira ‘licença poética’, a mesma da picanha.

Nilo
Nilo
Reply to  Luiz Paulo
5 meses atrás

Todos eles se acham ungidos, incluso primeiro ministro de Israel rsrsrs

KKce
KKce
Reply to  Bosco
5 meses atrás

O próprio chegou a dizer que viajava pelo mundo falando em números e dados que nem ele sabia de onde os tirava.

Bosco
Bosco
Reply to  Luiz Paulo
5 meses atrás

Não se iluda. Agora mesmo vai aparecer alguém pra dizer: mesmo que tenha sido só meia dúzia de crianças palestinas mortas ainda assim Israel não tinha esse direito.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Temos uma guerra de informações, porém pelo que eu tenho visto no modelo operacional de Israel a verdade é que eles provocam bem os palestinos, eles destroem as casas de suspeitos de terrorismo sem nem haver julgamento, eles prendem e matam muita gente
https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/201ca-faixa-de-gaza-e-um-imenso-campo-de-concentracao201d-afirma-embaixador-da-palestina-no-brasil-em-audiencia-publica

Faça uma leitura nisto para vc ter uma ideia

Bosco
Bosco
Reply to  Munhoz
5 meses atrás

Uma vez um israelense (que não me lembro quem foi) disse que se cada judeu tivesse esperado um SS com um fuzil nas mãos o Holocausto não teria ocorrido. Infelizmente contra terroristas há de se ter paridade de armas. Não há como cobrar civilidade do governo israelense/braço armado do governo israelense (lê-se: IDF) e aceitar como legítimas as ações do governo palestino/braço armado do governo palestino (lê-se: Hamas) ações cruéis e desumanas. Aliás, a ONU parece legitimar os atos “terroristas” do Hamas quando não o classifica como “grupo terrorista” e assim o fazendo legitima os atos terroristas do governo israelense.… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Bosco
5 meses atrás

” Infelizmente contra terroristas há de se ter paridade de armas” Paridade ok, muito justo. Mas o que temos na frente é um fator de 7 palestinos mortos (aparentemente quaisquer palestino serve….) para cada israelense morto no conflito. Dahi vc leva um ataque terrorista e responde bombardeando prédios inteiros a esmo a ver se pega alguém do Hamas no meio disso. Como política de estado, ok? Sei lá…. Paridade 3 o Caraí. Alguma coisa me diz que ficaram o fator em 11. Teremos pela frente mais um mês de operação terrestre em Gaza, no mínimo.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  JHF
5 meses atrás

“Mas o que temos na frente é um fator de 7 palestinos mortos (aparentemente quaisquer palestino serve….) para cada israelense morto no conflito.” Essa comparação é absurda. Não é vingança ou revanchismo onde se procura matar a mesma quantidade de pessoas que o inimigo matou. Esse tipo de morte é imoral e injustificável. A relação entre as mortes de cada lado devem ser comparadas tendo o direito internacional debaixo do braço. Quando analisada assim vemos que o Hamas atacou usando roupas civis (proibido), matou e sequestrou civis (mesmo sendo reservista não pode ser considerado combatente) e atirou a esmo foguetes… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

Podemos perceber claramente a besteira que o Israel está fazendo na tentativa de se defender do ataque terrorista do Hamas. Usar bombardeio de prédios em áreas densamente povoadas e causando muitas baixas civis é exatamente a tal paridade que usam para chegar no número de 11 palestinos para cada israelense morto no conflito. Estamos por 7 ou 8 a está altura e teremos umas 2 a 3 semanas pela frente então, continuo achando que vai chegar no 11. Os números estão ahi. Quem quiser ver, ok, Quem quiser justificar…..

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  JHF
5 meses atrás

“Podemos perceber claramente a besteira que o Israel está fazendo na tentativa de se defender do ataque terrorista do Hamas.” Se defender do que já ocorreu? Já aconteceu o ataque terrorista e covarde contra civis desarmados comemorando um feriado religioso. Só não morreu mais gente porque o Iron Dome evitou que foguetes caíssem sobre prédios em áreas densamente povoadas. O que temos agora é a continuação da guerra iniciada pelo Hamas, dentro e fora de Israel e da Palestina. Se é besteira ou não é opinião tua, subjetiva e arrogante pois só saberemos anos depois os resultados. “Usar bombardeio de… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

” Quem equipara um ataque cirúrgico e dentro das leis da guerra com um ataque covarde e terrorista contra civis é você.” Muito bom! Se eu tenho grana e vetor para lançar uma bomba planadora com IA discreta, então eu posso matar 250 civis inocentes, sem problema? Eu entendo que isso deve ser vendido neste momento pois assim passamos pano para o governo Israelense nos crimes de guerra que está cometendo diariamente na hora que considera civis palestinos mera carne de vaca pendurada na janela dos prédios de Gaza. Ok. Vai fundo.as, tenta melhorar o argumento ahi pois, 9000 pessoas… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

“Me permita discordar, os números de crianças Palestinas mortas, o tal mínimo é assustador é vamos que um para cinco ou um para sete é muito mais que a lei do talião,” Mas eu não defendo a Lei de Talião. Eu disse que quem contar números de mortos para acusar Israel de desproporcionalidade está usando a Lei de Talião sem perceber. E eu disse que Israel está atacando para destruir o Hamas e não para equipar números de mortos. Por isso eu concluí que acusar Israel de desproporção usando números de mortos como o colega fizera no comentário dele é… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Primeira Ministra de Israel 1969-74 Golda Meir: “A Palestina era então a área entre o Mediterrâneo e a fronteira com o Iraque… Sou palestina, de 1921 a 1948 carreguei um passaporte palestino.” – Em 6 de maio de 1948, ela visitou Haifa após a ocupação de 22 de abril. Lá, ela testemunhou uma mulher árabe idosa emergindo de uma casa destruída, agarrada aos poucos pertences que lhe restavam. Quando as duas mulheres fizeram contato visual, elas começaram a chorar. Meir passou a chamar de “terrível” a expulsão em massa e a fuga dos árabes antes da guerra da Palestina de… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Munhoz
5 meses atrás

Que manipulação dos fatos, hein? Vamos ver o que ela realmente falou: “Não existiam palestinos. Quando houve um povo palestino independente com um Estado palestino? Ou era o sul da Síria antes da Primeira Guerra Mundial e depois era uma Palestina incluindo a Jordânia. Não era como se houvesse um povo palestiniano na Palestina que se considerasse um povo palestiniano e nós viemos e expulsamo-los e tomamos-lhes o seu país. Eles não existiam.” Ela nasceu em Kiev, no Império Russo, filha de pais judeus. Foi para a América em 1906 e para a Palestina Obrigatória em 1921. A Palestina obrigatória foi criada em… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

Verdades sobre lideranças judaicas que estão sendo encobertas, por uma política de ódio e usura pelas terras a quem historicamente pertence. Essas lideranças estão sendo soterras por lideranças pregando os mesmos conceitos dos alemães em 1940

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Historicamente pertence? Política de ódio e usura? Equivalência entre Israel e o Nazismo? Ou não leu nada que escrevi ou leu e escolheu ignorar a realidade dos fatos e pregar narrativa. O que eu disso está escorado em fatos. Tanto é que nem tentou refutar. Só cuspiu narrativa fantasiosa, ignorando todo meu comentário. Historicamente já falei no comentário anterior sobre Golda Meir e a história da região e das nomenclaturas. Política de ódio inexiste. Palestinos e árabes coexistem dentro de Israel, são cidadãos e estão até eleitos no parlamento. Até palestinos da Palestina podiam trabalhar em Israel. A energia, água… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Ten Murphy
5 meses atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Satyricon
Satyricon
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Bosco,

Para qualquer pai, de qualquer lado, realmente não se justifica.

Não me leve à mal: acredito no direito de Israel se defender.

Mas não há como racionalizar tal coisa.

fewoz
fewoz
Reply to  Bosco
5 meses atrás

Bosco, sua posição é muito parecida com aqueles que você mesmo critica. A única diferença é a sua ideologia… É absurdamente imoral tentar justificar a morte de crianças ou de civis.

Nilo
Nilo
Reply to  Luiz Paulo
5 meses atrás

“A ONU é quase uma mesa de bar” comentário tosco, considerar as discussões na ONU como “quase” inutilidade.
Foge se do tema, que é a necessidade da calamidade civil em gaza para milhões e atinge o o orador. Como aqui muitas vezes na frustração é preferível atacar os editores do trilogia a debater o conteúdo do artigo.

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Luiz Paulo
5 meses atrás

Pois é Luiz.
Durante a segunda guerra mundial, os aliados mataram cerca de 4,5 milhões de civis alemães. Te pergunto, isso foi genocídio ou foi o ônus resultante da eliminação dos nazistas?

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Luiz Paulo
5 meses atrás

Obviamente esse número é uma mentira. Tanta gente morta em um espaço tão pequeno. Cadê a fonte primária? Quem ta dando essas informações

RDX
RDX
5 meses atrás

“Todo país honesto deveria deixar de contribuir com a ONU, até que os vieses e o antissemitismo termine…”
Embaixador de Israel na ONU.

Perfeito!

Last edited 5 meses atrás by RDX
Mig25
Mig25
Reply to  RDX
5 meses atrás

Todo país honesto deveria romper relações com o Estado de Israel, que pratica com o povo palestino, aquilo que os n@zi fizerem com eles…Desterro, apropriação de terras alheias, expropriação de bens e imóveis, colonização, apartheid e mortes de milhares de civis e crianças. Planos de deslocar a população de gaza para o Egito, com intuito de incorporar a faixa de gaza de vez.
A história irá registrar devidamente esse “direito de se defender” israelense, e passarão vergonha os que defenderam esse apartheid, assim como haviam defensores do apartheid sul africano.

Carlos
Carlos
5 meses atrás

Neste último dia da presidência do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, é necessário questionar o que o Brasil fez de diferente para merecer um assento permanente no Conselho de Segurança? Para mim, nada porque quem continua a ditar leis são os EUA, a China e a Rússia, dois membros dos BRICS que não vão querer mudar o status quo.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Carlos
5 meses atrás

Nada, essa história de assento permanente nāo passa de delírio.

Nāo temos soft e nem hard power e nem temos disposiçāo para usar a força.

Se for para ser alguém, que seja a Índia ou a Turquia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Turquia também é fraca, não tem nukes, que seja Índia ou Paquistão.

FELIPE
FELIPE
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

paquistão tem peso economico? nenhum… a India sim poderia ser do conselho permamente.

Maurício.
Maurício.
Reply to  FELIPE
5 meses atrás

O que vale de fato é o peso militar, o resto é resto, ou, como alguns dizem, perfumaria.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Carlos
5 meses atrás

O Brasil nunca terá direito a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Tem muito “peixe grande” na nossa frente da fila esperando.

Só como exemplos, Alemanha, Índia e Japão sempre foram citados na nossa frente.

E cá entre nós, sem ufanismo.
Porquê um país de terceiro mundo, falido, governado por uma elite corrupta, com forças armadas ultrapassadas, tem que ter vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU?

Isso é mais uma cortina de fumaça que o Babalorixá de Garanhuns inventou pra tentar vender a imagem de grande líder aos pobres diabos que ainda acreditam nele.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Oráculo
5 meses atrás

Assim EUA diz para Brasil apoiamos sua entrada, mas junto deve entrar Alemanha, Japão e Índia, aí Rússia e China vetam, EUA diz viu Brasil apoiamos mas eles não deixam…aí Brasil fala com Rússia diz sim apoiamos, junto com Índia e China diz
…e começa a tudo denovo

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
5 meses atrás

Os EUA é uma nação que será hegemônica por muito tempo, foi construída para que em situações de guerra a nação prevaleça e alcance mais ainda seu potencial com as indústrias bélicas.
Sua moeda usada no mundo todo faz com que tenham estabilidade e dividam a inflação com todos que possuem a moeda. É Invejável. É um país pensado.

Vitor
Vitor
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

Basta um crash no sistema financeiro que desaba o castelo de areia .

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Vitor
5 meses atrás

Olá Vitor. Crises financeiras, como a de 2008, resultam do processo de desregulamentação do setor financeiro. Os agentes financeiros são limitados pela legislação. Quando as forças políticas flexibilizam as regras para permitir que os agentes financeiros possam ampliar suas ações (e ganhos), ocorre uma espiral de especulação. Quando a bolsa especulativa explode, ocorre uma crise financeira, que pode ser regional ou mundial.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  JapaSp Jantador
5 meses atrás

Ao contrário, a hegemonia americana já acabou.

O dólar está sendo deixado de lado aos poucos. O país perde cada vez mais espaço para a China. Está sendo destruído por inimigos internos. Dívida altíssima.

O reinado dos EUA foi curtíssimo em termos históricos.

FELIPE
FELIPE
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Os EUA ESTÃO CAINDO sim mas ainda estão muito longe de deixar de ser a principal potencia do mundo, e a China ainda está muito longe de ter a capacidade militar que os EUA possuem. Quem discorda está em devaneios, são os fatos que os números não mente. E se um nacionalista como o Trump voltar ao poder batendo de frente com os chineses eles voltam a crescer.

JHF
JHF
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

” O dólar está sendo deixado de lado aos poucos. O país perde cada vez mais espaço para a China. Está sendo destruído por inimigos internos. Dívida altíssima.” Exatamente por isso eles são muito mais perigosos hoje em dia. Jogaram as cartas para virar a roda na Ukrania e colocaram o Zé para brigar com a Rússia ( pior para a Ukrania que vai desaparecendo do mapa….), estão loucos para que a China entre em conflito com Taiwan, e armando as Filipinas, a Austrália e o Japão para comprar briga por eles na Ásia (quem morre e se ferra sempre… Read more »

Maurício.
Maurício.
5 meses atrás

No início da guerra na Ucrânia eu disse que a ONU e as tais convenções e tratados disso e daquilo era para inglês ver, teve um pessoal que deu piti. Agora tá aí, um discurso bem do estranho da ONU que não reconhece o Hamas como um grupo terrorista… Eu queria ver qual a opinião daquele pessoal que deu piti, será que continuam acreditando nessas papagaiadas de ONU e leis disso e daquilo? 🤔

Maurício.
Maurício.
5 meses atrás

Todo mundo sabe que o Hamas é sim um grupo terrorista, mas estranhamente a ONU não concorda…🤔
Agora, Israel quando ataca prédios e mata civis, principalmente crianças, que não tem nada a ver com o Hamas, para os familiares dessas crianças, Israel também cometeu um ato terrorista, a realidade é essa, um pessoal gostando ou não.

Mas, é como o colega Wilhelm disse esses tempos aqui no forte:

“Se a ONU fosse algo sério, aquele lugar inteiro já teria sido colocado sob tutela internacional e ambos os lados seriam forçados a um cessar fogo.”

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Tens razão Maurício. As mortes de civis são o ônus dessa guerra.
Como eu disse acima, na segunda guerra os aliados bombardearam a Alemanha, matando milhões de civis.
Isso foi genocídio ou o ônus da guerra contra os nazis?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jagderband#44
5 meses atrás

Quando você ataca um local onde você sabe que vai ter civis, principalmente mulheres e crianças, e mesmo assim ataca, sim, você também está cometendo um crime de guerra, (essa lenga-lenga de genoc** eu passo!) ou terrorismo. Se tu morasse na Palestina e tivesse um filho morto pelos bombardeios de Israel, tu consideraria Israel como terrorista ou entenderia que seu filho morreu para um bem maior? Sem hipocrisias por aqui. É uma utopia achar que em guerras civis não vão morrer, isso simplesmente não existe, mas a quantidade de crianças mortas pelos ataques aéreos de Israel também é de se… Read more »

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Maurício.
5 meses atrás

Boa.

Mig25
Mig25
Reply to  Jagderband#44
5 meses atrás

Bombardear e atacar civis é crime de guerra. Ponto. Um não justifica o outro. Os líderes alemães pagaram pelos seus crimes, porque perderam a guerra, caso contrário, seriam os líderes aliados. Os líderes israelenses deveriam tb pagar por esse bombardeio indiscriminado, matança generalizada de civis e crianças. Se Putin foi condenado pelo TPI, assim tb deveria ser o Bibi, ou essa porcaria perde a legitimidade de vez, assim como a ONU.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mig25
5 meses atrás

Ola MIg. Concordo. Crimes contra a humanidade são ações criminosas e sistemáticas que atentam contra a vida e a dignidade de uma população civil. Não há exceção, justificativa ou grau de proporcionalidade na ação.

Você tem razão sobre o TPI. Russia não faz parte. Israel também não. Putin foi condenado.

Lembro que Pinochet foi preso na Espanha anos depois de deixar o governo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Oi. Corrigindo. Pinochet foi preso na Inglaterra por ordem de um juiz espanhol, como alertado pelo Glasqius.

Henrique
Henrique
5 meses atrás

ONU é coisa mais inútil que a diplomacia humana ja produziu…

um bloco econômico ou uma aliança tem mais capacidade de resolver todos os problemas que ONU se propõem com uma fração do tempo e dinheiro.

Jose
Jose
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Caro Henrique muitos ficam magoados mas essa tal onu não passa de um cabide de empregos para políticos derrotados da esquerda mundial, assim como aquelas ong’s que gastam mais de 80% do que recebem das doações em passeios e em pseudo consultorias, resumindo são órgãos como esses que pleiteiam o direito de defender um mundo melhor, o problema está justamente no que esse pessoal entende por melhor, por certo, por justo, por ético, por verdadeiro, por …

Zenótico
Zenótico
5 meses atrás

Seria ingênuo achar que seria possível uma ONU que não limitasse suas capacidades ao que é aceitável para as maiores potências. A ONU não foi projetada para fazer isso, e não poderia te-lo sido. Como uma bicicleta, a ONU não pode voar. Como uma bicicleta, tem aspectos muito positivos. Sua mera existência já supõe a vontade de um grau de convivência superior as leis da selva incontrastadas, em relação as quais constitui um passo a frente, ainda que pequeno. Suas deficiências não são justificativas suficientes para que se jogue fora o bebê com a agua do banho.  Ainda mais ingênuo… Read more »

JHF
JHF
Reply to  Zenótico
5 meses atrás

” na esperança de que de sua desmoralização resulte um novo CS com participação do Brasil no grupo dos privilegiados (não estamos pedindo justiça, mas privilégios !).”
Exelente raciocínio.

carvalho2008
carvalho2008
5 meses atrás

O problema é maior e ninguem quer abordar. Como você pode querer e tentar destruir um país que é armado nuclearmente? Não , não pode. Mas se alguem ainda assim deseja, então, ela espera a autodestruição se ataca-lo? Se deseja a autodestruição, é porque se compraz e regozija por puro odio, morrer para levar o inimigo junto. Este é o plano do Hamas. Não basta mais seus proprios homens b o m b a , agora eles querem que todo palestino tambem seja complusoriamente, não apenas Palestinos, mas Hesbolla, Siria, Libano, Irã….tudo…. Esta é a questão….não há nem haverá como… Read more »

Bernardo
Bernardo
5 meses atrás

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Felipe
Felipe
5 meses atrás
Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Felipe
5 meses atrás

O Hamas não pensou nisso antes de invadir Israel e cometer toda aquela barbárie? A piedade deixou de fazer parte do vocabulário desses povos há muito tempo. Infelizmente, a porteira da destruição foi aberta pelo Hamas …

glasquis7
Reply to  Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

O problema está na proporcionalidade. Se teu filho bater no meu e o meu revidar, será legítima defesa mas, se teu filho bater no meu e o meu pegar uma arma e entrar na tua casa matando tua filha, tua esposa e teu cachorro sob a desculpa de que estão escondendo o teu filho, vc vai considerar que meu filho está apenas se está defendendo? São 1.045 Israelenses mortos contra 8.005 Palestinos. Isso sem contar a dificuldade de se obter informações certas sobre as vitimas da palestina. Ninguém está defendendo o Hamas, apenas, condenamos que por vingança Israel entre na… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Olá Glasquis. Creio que o problema é mais grave. Segundo a definição “Crimes contra a humanidade são ações criminosas e sistemáticas que atentam contra a vida e a dignidade de uma população civil”. Em nenhum lugar da definição aparece uma exceção sobre o fato destas ações terem algum justificativa, como resposta a uma ação provocada ou se a reposta deve ser proporcional ou desproporcional. O Estado de Israel esta cometendo um crime contra a humanidade. A comunidade internacional está presa em uma armadilha diplomática, parte devido a guerra na Ucrânia. Quanto mais intensa for a ação de Israel, maior o… Read more »

glasquis7
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Pinochet nunca foi preso na Espanha. Foi de um juiz espanhol a ordem de prisão mas ele estava na Inglaterra e foi a própria Margaret que alivio a barra dele.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Verdade. Ele foi preso em Londres por ordem de um juiz espanhol. Obrigado pela correção.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  glasquis7
5 meses atrás

Isso se chama guerra. Começar a guerra é muito fácil. Agora ninguém sabe onde a guerra vai parar. Os terroristas do Hamas estão se escondendo atrás de refens e de civis … só que Israel considera considera a morte deles como danos colaterais. Quem tiver juízo e puder, é melhor saor de perto dos integrantes do Hamas. Sinceramente … Israel não está preocupado com a opinião mundial.

Last edited 5 meses atrás by Marcelo De Luca Penha
Glasquis7
Reply to  Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

“Isso se chama guerra”

Não, isso se chama genocídio. O extermínio de um povo por motivos étnicos, políticos ou culturais não passa de um genocídio.

Lembre do que os próprios israelenses passaram em mãos alemãs durante a segunda guerra de me diga se a isso também se lê podia chamar de “guerra”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcelo De Luca Penha
5 meses atrás

Caro. Você precisa escolher. Ou o Hamas é uma instituição legítima e reconhecida internacionalmente, como o Estado de Israel, ou é uma organização terrorista. Depois, você precisa decidir se o Estado de Israel é uma instituição legítima, reconhecida internacionalmente (com assento na ONU) ou é um grupo terrorista.

Ou ambos são equivalentes como organizações legítimas ou equivalentes como organizações terroristas, ou se um dos dois é uma organização legítima que deve seguir a lei internacional e o outro é um grupo terrorista.

Ou são equivalentes ou são distintos. Lógica aristotélica.

naval762
naval762
5 meses atrás

O anão diplomático falou, tenho certeza que todo mundo ouviu.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  naval762
5 meses atrás

Caro. Pode usar a expressão anão diplomático ou outras mais curiosas, como diplomacia mineral, pária diplomático, toneladas de diplomacia, diplomacia jabuticaba.. o fato é que o Brasil foi eleito para o assento rotativo no Conselho de Segurança para o mandato de 2022-2023, Aliás, o Brasil é o país que mais vezes foi eleito (11 vezes), seguido do Japão (10 vezes). Talvez seja apenas uma jabuticaba. Como a presidência do CS é rotativa e dura um mês, o Brasil presidiu o CS quando a crise em Gaze estourou. Como presidente do CS, coube ao Brasil chamar as reuniões do CS em… Read more »

Satyricon
Satyricon
5 meses atrás

Minha humilde opinião: O que está acontecendo em Gaza é uma tragédia. Os culpados: Hamas, Israel, Irã, Rússia (Putin), EUA, mas principalmente os Isentões mundiais. Mais da metade do mundo civilizado se compadeceu com os Palestinos, e doaram montanhas de dinheiro à causa. Só se esqueceram que em Gaza havia um Hamas que, ao contrário da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), era um organização terrorista. Está gastou parte do dinheiro na melhoria e reconstrução de Gaza, mas a outra parte (considerável) gastaram em meios para atacar Israel. O resultado é o que estamos vendo um ataque terrorista patrocinado pelo mundo civilizado.… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Satyricon
5 meses atrás

Caro Satyricon o problema é exatamente esse, sinceramente quem acredita que as nações entre elas o Brasil que fizeram e fazem essas doações não sabem mesmo que vão parar nas mãos dos terroristas, amigo o problema é muito mais complexo do que imaginamos, nações financiam esses grupos terroristas, financiam esse conflito e depois de forma descarada vem condenar os acontecidos como se não soubessem de nada, como se não tivessem nenhuma participação.

adriano
adriano
5 meses atrás

Não adianta discurso com TERRORISTA, quem arranca cabeça de mulheres e crianças está preocupado com a opinião de alguém? Seria o momento da ONU exigir a entrega imediata dos reféns bem como a prisão e julgamento dos terroristas do HAMAS e daí tentar convencer as nações árabes a aceitarem a criação do Estado Palestino pois Israel já cedeu as Colinas de Golan, Gaza, Cisjordânia( territórios esses conquistados em guerras não provocadas por Israel, Israel é atacado pelo simples fato de existir.)

Scudafax
Scudafax
5 meses atrás

Israel nasceu manchada no Nakba e através dos ataques terroristas do Lehi, será que alguém aqui do blog lê a história e sabe destas expressões? Nakba e Lehi, bem como Haganá?

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Scudafax
5 meses atrás

Se gosta de se apegar ao passado, some os ataques terroristas Palestinos até o dia de ontem

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Scudafax
5 meses atrás

Caro. Ao longo da historia, diversos grupos armados se opuseram ao regime vigente, sejam regimes democráticos, autocráticos ou ditaduras. Podemos usar critérios morais ou geopolíticos para justificar ou condenar atos terroristas. Isso vai depender da “margem do rio” escolhida para observar. Geralmente, atos terroristas são o único meio de luta de grupos mais fracos (tenham eles razão ou não). Do ponto de vista humanista, nada justifica a morte de civis (sejam crianças, mulheres, adultos ou idosos). Para entender o conflito na região, é preciso retroceder décadas ou séculos. Ainda que possam existir explicações, não há justificativa para o assassinato de… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Caro Camargoer, sem querer ser arrogante, mas precisa estudar um pouco de Direito Penal para entender como funciona o julgamento de um suposto crime. Para alguém ser condenado por um crime, dentre outras as coisas, a conduta precisa ser tipificada como crime. Então não se analisa se a conduta se enquadra numa definição genérica como a que citou “Crimes contra a humanidade são ações criminosas que atentam contra a vida e a dignidade de população civil”, mas, sim, se a conduta está tipificada como crime, no caso específico de crime contra humanidade, se é considerada crime pelo artigo 7°, do… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Caro. Eu seria arrogante se eu afirmasse que sei o suficiente para não precisar estudar mais. O Decreto 4388, de 2002, promulgou o Estatudo do TPI para o crimes de genocídio, contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão. Segundo a definição de crime de genocídio, Israel está no limite. Creio que há elementos que possam sustentar que Israel está cometendo um crime de genocídio. No caso de crime contra a humanidade, existem 11 atos que podem ser considerados como crimes contra a humanidade. Deles, destaco homicídio, extermínio, transferência ou deportação forçada de grupos de pessoas, peseguiçao de… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Estudar mais sempre é bom. O que eu quis dizer é que estava faltando “teoria geral do crime” no seu comentário e que aquela definição genérica de crime contra humanidade não servia para condenar ou absolver Israel. Tem que ser analisado os tipos penais (agora você citou eles: homicídio, extermínio, etc). Presente a tipicidade, outro requisito que precisa ser analisado é se a conduta é lícita ou não. Israel e seus defensores alegam que sim. Você, consciente ou inconscientemente, entende que não. É bastante discutível isso e não serei eu que vou dizer que é ou não é, se Israel… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Olá Rafael. Creio que o TPI julga pessoas. Estados são julgados pela Corte Internacional de Justiça. Tanto o TPI quando o CIJ estão sediados em Haia, mas são instituiçẽos distintas. Acho que o TPI poderá julgar Netanyahu, por exemplo, ou outros membros do governo israelense. O Estado de Israel teria que ser julgado pela CIJ. Sobre o cessar fogo, seja em Gaza ou na Ucrânia, é uma questão urgente e prioritária. Civis de todas as idades estão morrendo nestes dois locais. Nada justifica estas mortes. lembro de uma frase sobre as vítimas dos campos de extermínio da II Guerra (mas… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Correto. TPI julga pessoas e CIJ julga Estados. Quando citei um processo contra Israel, em verdade, me referia a seus líderes políticos e militares. Mas não sei exatamente quem são as pessoas investigadas. E claro que os atuais podem ser investigados, processados e punidos pelo TPI. No mundo ideal não haveria guerras. Todas tem seu horror e destroem vidas de pessoas inocentes e, vale dizer, de militares que não podem ter suas vidas desprezadas. Infelizmente, Rússia e Hamas procuraram a guerra e agora estão lidando com as consequências, assim como a Ucrânia e Israel, que não a procuraram, também estão… Read more »

RODES
RODES
5 meses atrás

Esse Mauro Vieira é uma piada, um tucano servindo de escada para real chanceler do governo (Celso Amorim)

Celso Amorim, o anão diplomata, é o nosso chanceler de facto. Não é oficializado pelo governo, sendo assim pode agir nas sombras e sem transparência.