Tendo iniciado a produção plena dos mais recentes sistemas Paladin em junho de 2022, a BAE Systems está a caminho de cumprir sua meta de 598 conjuntos de veículos

O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) modificou um contrato com a BAE Systems em 9 de novembro de 2023 para continuar a produção e entrega de obuseiros autopropulsados Paladin M109A7 e veículos de transporte de munição (CAVs) M992A3.

Sob um contrato no valor de US$ 63,9 milhões, a BAE Systems, fabricante do equipamento original dos veículos terrestres, atenderá o pedido em suas instalações em York, Pensilvânia, com o objetivo de entregar os sistemas ao Comando de Contratação do Exército até 30 de dezembro de 2027.

Originalmente prototipado em maio de 2011, a fabricante alcançou a produção plena do mais recente sistema de artilharia Paladin, a versão M109A7, juntamente com seu CAV M992A3 atualizado, para o Exército dos EUA no final de junho de 2022.

A modernização do M109A7 inclui atualizações no casco, torre, motor e sistemas de suspensão, oferecendo maior confiabilidade, capacidade de sobrevivência e desempenho em relação ao sistema de artilharia M109A6.

O veículo é controlado por uma tripulação de quatro pessoas e tem comprimento total de 9,7m, largura de 3,9m, altura de 3,3m e peso bruto máximo de 35.380kg.

O Exército pretende adquirir 580 conjuntos de veículos Paladin, que deverão durar até 2050.

Atualmente, a consultoria de inteligência GlobalData diz que o Exército adquiriu até agora 231 unidades do mais recente obuseiro M109A7 e outros 231 CAVs M992A3.

Enquanto isso, o serviço ainda mantém 198 unidades M109A6 e outros 198 veículos M992A3. O Exército planeja aumentar a sustentabilidade das plataformas M109A6 e M992A2 até 2050, atualizando a frota legada.

Além disso, o sistema de artilharia M109A7 está armado com um canhão M284 de 155 mm com suporte para canhão M182A1 e um carregador automatizado. O sistema de artilharia de 155 mm pode disparar a uma cadência sustentada de um tiro por minuto, enquanto a cadência máxima de tiro é de quatro tiros por minuto. O sistema tem alcance de 22 km com projéteis padrão e 30 km com projéteis assistidos por foguete.

O sistema de artilharia oferece apoio de fogo fundamental para uma variedade de possíveis missões de combate conduzidas pelas Equipes de Combate da Brigada Blindada do Exército dos EUA em ambientes de combate convencionais, híbridos, irregulares e de contra-insurgência.

FONTE: Army Technology

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique A
Henrique A
5 meses atrás

Esses são veículos novos ou modernização de cascos antigos?

djalma
djalma
5 meses atrás

Pelo valor do contrato fica a impressão que são kits de atualização.

Heinz
Heinz
5 meses atrás

Nosso futuro obuseiro aí, para substituir os M109 mais antigos

Mafix
Mafix
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Sera que o Coreano não vende um pacote ‘melhor’ e mais barato ?

Heinz
Heinz
Reply to  Mafix
5 meses atrás

Olha, eu sou um defensor de que o próximo MBT do EB deveria ser o K2 black panther, caso fosse, valeria a pena trazer uns K9 thunder para substituir os M109 mais antigos, já que algumas dezenas foram modernizados recentemente. Mas ai envolve vários fatores… Mas é um excelente equipamento, se colocar o K21 no pacote como IFV ai teríamos uma força extremamente moderna em termos de equipamentos, mas ai já é sonhar demais, ou não..

Welington S.
Welington S.
Reply to  Heinz
5 meses atrás

O EB comprou o Centauro II, algo que eu nunca imaginaria acontecer. Eu acredito mais que esse futuro esteja longe, muito longe, tendo em vista que existem milhares de M109, via FMS, no deserto, esperando ser adquirido. Se o EB resolver adquirir novos obuses e este for o vencedor, vou me surpreender!

Heinz
Heinz
Reply to  Welington S.
5 meses atrás

De fato colega, só acrescente uma hipótese ao debate.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Pelo que entendi, diferente dos M109A6 os americanos praticamente recriaram o M-109 com essa versão A7.

“O M109A7 compartilha componentes de chassi comuns com o Bradley Fighting Vehicle (BFV), como motor, transmissão e esteiras. Isso cria pontos em comum com outros sistemas e maximiza a economia de custos na produção” tradução do wikipedia.

Resumindo caro Heinz, ele é mais poderoso e mais barato de se manter…não somente os custos de aquisição são importantes, mas precisa pensar o ciclo de vida do material.

Ivan
Ivan
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
5 meses atrás

Rafael,
É isso aí…
Ivan.

Wellington
Wellington
5 meses atrás

Esse orçamento dos M109A7 não está com o número errado? Ou estou enganado?

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
5 meses atrás

Robustos.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 meses atrás

É um aditivo contratual para que os obuseiros contratados sejam fornecidos em uma versão mais moderna. Por isso o valor é “pequeno”. E não é uma modernização de veículos antigos. É fabricar os novos com novas atualizações.

Henrique A
Henrique A
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Muito bom os esclarecimentos, grato.

Ivan
Ivan
5 meses atrás

Sem tempo… …mas vou tentar deixar um resumo, com uma ajudinha da internet. . O obuseiro Paladin M109A7A é a última e mais nova versão do venerável e eficiente M109 para serviço nos US Army. Originalmente seria chamado de M109A6 Paladin Integrated Management (PIM), mas as mudanças foram significativas. Antes de mais nada, o M109A7 compartilha componentes de chassi comuns com a família Bradley Fighting Vehicle (BFV), como motor, transmissão e esteiras. Isso cria pontos em comum com outros sistemas (IFV M2, CFV M3 e Lançador de foguetes M270), que permitirá a economia de custos na produção, estoque de peças… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  Ivan
5 meses atrás

Quem quiser saber um pouco mais, pode ir no site da BAe System:
https://www.baesystems.com/en/product/m109a7
.
Ou então dá uma pesquisada…
.
Saudações,
Ivan, o antigo.

Ivan
Ivan
Reply to  Ivan
5 meses atrás

Mais um detalhe: O US Army está adquirindo igual quantidade de “obuseiros autopropulsados Paladin M109A7 e veículos de transporte de munição (CAVs) M992A3“. . Para cada obuseiro autopropulsado M109, mais antigo ou mais novo, eles tem em linha um veículo de campo de transporte e suprimento de munição M992, tracionado por esteiras (obviamente) para acompanhar a peça de artilharia. Isso oferece uma capacidade tática incrível, com a dupla podendo se deslocar no terreno na mesma velocidade. . Quem quiser pesquise: M992 Field Artillery Ammunition Supply Vehicle (FAASV). O Exército Brasileiro recebeu 40 M992 excedentes dos ianques, o que é muito… Read more »