Autoridades russas confirmam a morte da principal figura da oposição a Vladimir Putin

As autoridades prisionais russas confirmaram a morte de Alexei Navalny, principal figura da oposição russa, preso no país desde que decidiu regressar à Rússia em 2021, vindo da Alemanha, onde estava a ser tratado a um envenenamento de que tinha sido vítima. Tinha 47 anos.

Segundo o comunicado do Serviço Prisional Federal, Navalny sentiu-se mal depois de um passeio esta sexta-feira, tendo perdido a consciência. Foi chamada uma ambulância, mas não o conseguiu reanimar, tendo acabado por morrer.

Antes e depois do envenenamento de 2020, foi o principal instigador de várias manifestações contra o regime de Vladimir Putin, tendo sido em 2013 candidato a presidente da Câmara de Moscou e ficado no segundo lugar, sendo já então visto como principal opositor do presidente russo. Em 2018, foi impedido de se candidatar às eleições presidenciais. Foi autor de vários documentários sobre a corrupção na Rússia e liderava a Fundação Anticorrupção e o partido Rússia do Futuro. Foi várias vezes detido pelas autoridades.

Depois do regresso à Rússia em 2021, foi condenado a 19 anos de prisão por “extremismo” e, nesse mesmo ano, galardoado com o Prêmio Sakharov, do Parlamento Europeu. Recentemente, foi transferido da prisão onde estava na região de Vladimir para uma colônia penal numa região remota do Ártico.

O Comitê de Investigação da Rússia abriu já um inquérito à morte de Navalny. A equipe do opositor diz não ter ainda recebido uma confirmação oficial e enviou o advogado de Navalny para a região onde alegadamente morreu.

As reações internacionais à morte de Navalny começam a surgir. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, diz que a UE aponta o Kremlin como responsável pela morte do opositor, dizendo que “os lutadores morrem, mas a luta pela liberdade nunca morre”.

FONTE: Euronews

Subscribe
Notify of
guest

244 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kommander
Kommander
1 mês atrás

Ao mesmo tempo que o admiro, não posso deixar de acreditar que ele era financiado por americanos e europeus, apesar de duas intenções serem boas. Só lamento pela morte, minhas condolências!

A Rússia é um país muito complexo, existem vários subgrupos, regiões separatistas. Acho impossível se tornar um país 100% democrático um dia, até porque a quantidade de interesses em jogo é gigantesca, fora que é o único país que faz contra-peso se tratando das decisões da Europa e EUA, querendo ou não, a Rússia precisa ser governada com mão de ferro, é cultural.

Profyler
Profyler
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Meu Deus…

Pedro
Pedro
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Agora tem justificativa pra ditadura…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Pedro
1 mês atrás

Lógico, algumas sāo justificáveis, como a que tivemos.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Me diga o nome de um presidente que não agiu com mão pesada na Rússia? Com corrupção em todas as esferas de poder? Um presidente que foi realmente democrático? Melhor, nós diga um período da Rússia onde a democracia foi plena. Plena de verdade, como conhecemos no mundo Ocidental. Estamos falando de 91 para cá, certo? Porque antes era só comunismo e czarismo. Se você achar isso aí nesse período de 1991 até hoje, nos mostre, porque antes nunca existiu. E acho que em 33 anos de “democracia” russa também não existe. Kommander falou de um fato que nada mais… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

Putin, no início, ainda era considerado “tolerável”. Eleições com observadores internacionais, abertura de mercados, a continuação de reformas democráticas, etc… e depois decidiu manter-se no poder a qualquer custo.

Lord-M
Lord-M
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

“Democracia” ocidental?

Claro, quem seguir subserviente a essa ordem não terá problemas com “liberdade, democracia e direitos humanos” nos conceitos ocidentais…

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

Inclusive escrever besteiras livremente na Internet né?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

E os que não entendem, são obrigados a entender…

Mas admiro a sua consistência, não tenta passar a imagem de que a Rússia é uma democracia.
Muitos fazem o contrário e juram que a Rússia é uma democracia, com mais liberdades e direitos do que nas democracias mundiais.

JHF
JHF
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

A Rússia é a Rússia. Não pertence ao grupo ocidental, não quer dançar conforme a música ocidental e quer fazer as coisas internas de forma russa. Os donos da opinião no mudo detestam, criticam e explicam como deveria ser. Mas a Rússia da banana para a opinião exterior e toca as suas coisas internas conforme as próprias tradições. Ah, não tem democracia (como entendida pelos americanos)….. Não tem, não vai ter e arrisco a dizer claramente que nunca terá. É a Rússia e gosta de ser a Rússia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

Desde a época Czarista, a Rússia não teve nenhuma experiência democrática… o mais perto que chegou disso foi durante os primeiros anos após o colapso da ex-URSS, mas a situação era tão caótica que o processo de democratização fracassou, algo parecido ao que aconteceu na Alemanha durante a república de Weimar. Lá também o país vinha de uma tradição absolutista que se agravou sob o governo de Guilherme II, que levou o país ao desastre durante a I Guerra. A República de Weimar foi uma tentativa de democratizar o país, mas o caos social e econômico abriu espaço para um… Read more »

Junior
Junior
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Estava indo bem até inserir o Gópi. Gópi! Gópi!

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Junior
1 mês atrás

Ora. É o fato relevante do momento. Não dá para ignorar. Segue o trecho da reportagem publicada hoje pelo Tales Farias sobre o comentário do General Freire Gomes: “A amigos, Freire Gomes tem dito que se denunciasse ao STF as intenções do então chefe do Executivo simplesmente criaria uma crise institucional no país, com chances de acabar propiciando uma ruptura, que era exatamente o que Bolsonaro pretendia. (…) É esse argumento que o ex-comandante do Exército deverá apresentar à Polícia Federal em seu depoimento: ele não foi omisso, nem prevaricou. Usou seu cargo para atuar objetivamente contra o golpe junto… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Mig25
Mig25
Reply to  Junior
1 mês atrás

Foi uma claríssima tentativa de Golpe. E os planejadores/conspiradores serão presos.

francisco
francisco
Reply to  Mig25
1 mês atrás

No Brasil foi criada a figura do Golpe Sem Armas.

Jose
Jose
Reply to  Junior
1 mês atrás

PAssando pano pra um dos piores momentos da nossa democracia. Mas o assunto aqui é sobre Rússia e não esse.

AVISO DOS EDITORES: SIM, O ASSUNTO AQUI É RÚSSIA E SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

cipinha
cipinha
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Existe um erro de historia econômica muito difundido. Após o fim da primeira guerra mundial a Alemanha mergulhou em vários problemas econômicos e sociais, a inflação era gigantesca, mas a democracia e a República de Weimar conseguiram domar o dragão inflacionário, inclusive existe um texto muito falado nos cursos de economia que conta o sucesso dessa história. O nazismo só vai alcançar o poder graças a desordem causada pela crise de 29

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  cipinha
1 mês atrás

Vocẽ tem razão. Há quem defenda que foram as reformas econômicas, inclusive o plano Young, que estabilizou a economia, mas que foi atropelado pela depressão da década de 30. Muita gente defende (eu inclusive) que a depressão da década de 30 não foi causada pelo quebra da bolsa dos EUA em 29, mas sim pela ideia que a economia mundial retomaria o crescimento após destruição criativa da depressão. Keynes mostrou que sem a implemntação de políticas anticíclicas, uma recessão (inerente ao capitalismo) entra em uma espiral viciada que resulta em uma depressão. Na Alemanha, além da crise econômica, havia uma… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

“A própria democracia nos EUA e na França estão em crise, assim como a democracia brasileira,”

ta literalmente acontecendo o memos na Franca e EUA né kkkkkk
olha as viagem do sujeito

Pedro
Pedro
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

Se sempre foi assim, pra que mudar, certo?

Samir
Samir
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

Mano, dá um desconto pra ele talvez ele , passou boa parte do tempo dormindo nas aulas de história …

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

O Komnander reduziu o povo russo a um bando de Zé manés… Pode isso Arnaldo???

PACRF
PACRF
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Como é fácil e rápido absorver e propagar conjecturas.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Exatamente, a “democracia” do Ocidente nāo funciona lá.

Junior
Junior
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Democracia é um conceito. Não existe democracia com adjetivos, de algum lugar geográfico, relativa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Junior
1 mês atrás

Então… concordo que o conceito de democracia é substantivo, contudo também é verdade que cada nação se encontra em estágios diferentes de desenvolvimento democrático e existem vários modelos de exercício democrático. Assim como a ditadura também é um conceito substantivo, mas nem todas são iguais. Lembrei da frase de Tolstói. As famílias felizes são todas iguais, mas as infelizes são cada um do seu modo (eu teria que ler o original em russo para uma tradução literal) A democracia demanda gerações para se consolidar e poucos anos para ser destruída. Alguns países têm seu processo de democratização interrompido por golpes… Read more »

Lord-M
Lord-M
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Ela era financiado por agências do EUA e Europa; comprovadamente. A velha tática de guerra híbrida que tanto usam para desestabilizar governos de n países pelo mundo, incluindo o nosso.

Só que contra países soberanos como China, Irã e Rússia o buraco é anos-luz mais embaixo.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

Ele foi morto, assim como todos os adversários de putin. Há vários exemplos, incluindo Prigozhin e Utkin, que eram bem chegados a putin e que tiveram um “desastre” de avião. O ditador russo é um déspota, corrupto e assassino, quer tu queira ou não.

Underground
Underground
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Vau ver Pregozhin também era financiado pela CIA.

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Underground
1 mês atrás

“Não atira na cara para não estragar o enterro”… A Rússia é um mangue, não na “um gueto armado com cocos nucleares”.

Charles
Charles
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Pq o Putin mataria esse cara agora? Nesse momento? Não faz sentido, já que ele estava preso. Não faz sentido nenhum. Principalmente com avanços no campo de baralha.
Pense bem, quem ganha com a morte dele nesse momento? A Ucrânia precisa de exposição na mídia e suporte público, interno e externo, o governo Biden precisa aprovar a proposta de financiamento para a Ucrânia e precisa se suporte popular.
Pra mim quem matou esse loco ou foi a Ucrânia ou a Cia.

Last edited 1 mês atrás by Charles
Hcosta
Hcosta
Reply to  Charles
1 mês atrás

Coisa pior. Alguém na Rússia decidiu por ele…
Pode ser um sinal de que começa a perder o controlo da situação…

Marcos Carvalhaes
Marcos Carvalhaes
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Qual que detem o poder Supremo não e? Você acredita que ele chegou la distribuindo flores, beijos nas criancinhas, afagando o cachorro e rezando na igreja?

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Então você é a favor de assassinatos de opositores para tere Governança ?

Sergio
Sergio
Reply to  Orivaldo
1 mês atrás

Muitos aqui o são, amigo.

Disfarçam, apenas com discursos emproados e português calculadamente ” correto”.

Charles
Charles
Reply to  Orivaldo
1 mês atrás

_____
_____

COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by Charles
Henrique
Henrique
Reply to  Kommander
1 mês atrás

” fora que é o único país que faz contra-peso se tratando das decisões da Europa e EUA, querendo ou não, a Rússia precisa ser governada com mão de ferro, é cultural.”

kkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Pois é. Entender a Russia é um desafio de complexidade. Existem inúmeras contradições, problemas e importância geopolítica. Qualquer análise já começa errada se for pensar na luta do “bem contra o mal”. Acho muito difícil que a Rússia caminhe para uma democracia no atual contexto geopolítico. Seria preciso uma distensão politica que parece muito distante. Os fatores “Putin” e “Guerra da Ucrãnia” são complicadores. A implementação de um regime democrático é difícil e leva tempo. O Brasil e a Argentina passaram por um processo de democratização a partir do fim dos regimes militares que já dura quase 40 anos e… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Salvador Alende em 1973 pagou com a vida um pouco de história faz bem para a memória .

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Vitor
1 mês atrás

Bem colocado.

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Enquanto a Russia for esse país enorme com grande diversidade de povos e o risco de crescimento da população chinesa na siberia, fica dificil governar de maneira diferente. Como Vitor Orban disse numa entrevista ao Tucker Carlson, a prioridade numero 1 do governo russo desde o periodo czarista é manter o país unido. Nao imagino que quando o Putin deixar o poder as coisas mudariam, o Medvedev e seus entorno pensam da mesma maneira. Fora que o deep state russo e a FSB tambem bloqueariam qualquer tentativa de democratização. Mesmo que o Nalvany fosse patrocinado pelo Ocidente, acho que ele… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rodolfo
1 mês atrás

Muitos povos, mas pouca diversidade.
80% da população se considera de etnia Russa…

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Que vivem nas grandes cidades do lado “europeu” do país. Existem 21 republicas dentro do país onde os russos nao sao a maioria da população. Caucaso em especial. Na republica da Chechenia que tentou se tornar independente nos anos 90, apenas 25% da população é russa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rodolfo
1 mês atrás

A ex-URSS tinha uma diversidade cultural e étnica. A Rùssia, por outro lado tem apenas 7% de outras etnias, sendo 74% urbana e a maioria de etnia russa (ainda que seja um termo mais vago). Acho que o Brasil tem mais diversidade étnica que a Rússia. Claro que Putin mantém o país sob uma mão-de-ferro, mas é difícil dizer se em um futuro governo (Putin um dia deixará o governo) vá ser diferente ou será incapaz de manter a Rússia unida. Yeltsin, um conhecido alcoólatra, conseguiu manter a Rússia unida durante o mais crítico período do pós-guera, que foi o… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

As pessoas confundem análise com torcida. Apenas fiz uma reflexão sobre a história política e cultural russa, não falei mal de ninguém.

Mas para alguns intelectuais de baixo escalão, eu tô passando pano pro Putin. Kkkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Ola K. Pois é. A questão é muito mais interessante que torcer por um lado ou outro.

A história da Rússia é muito rica e complexa e continuará sendo.

Se torcida mudasse o resultado, o Corinthians e Flamengo seriam campões todo ano.

ainda que o time feminino do Corinthians ganhou tudo ano passado.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Reply to  Kommander
1 mês atrás

O pessoal do super trunfo jogado como fla-flu… eles não entendem que a realidade não se submete a regras de gramática…

Kommander
Kommander
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Vergonha eu tenho de você que acusa teus inimigos de bandido, enquanto passa a mão na cabeça de amiguinhos. Quem és tu pra chamar alguém de bandido?

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Kommander
Kommander
Reply to  Kommander
1 mês atrás

TPI é aquele mesmo tribunal que passa a mão na cabeça de presidentes americanos e europeus? Aquele mesmo tribunal que recebe financiamento dos EUA? Parabéns pelo seu raciocínio raso, amiguinho.

Aliás, não tô defendendo ninguém, eu apenas não acredito em papai Noel. Kkkkk

Hcosta
Hcosta
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Aquele que os EUA não fazem parte?

Lord-M
Lord-M
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES, NOS ÚLTIMOS DIAS, PARA SE MANTEREM NOS TEMAS DAs MATÉRIAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Macgaren
Macgaren
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Are you mad? diria um americano kkkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Kommander
1 mês atrás

ele era financiado com certexa, suas intenções eram boas, mas a dos financiadores não eram, se o Putin caísse o sistema dele junto, caso o Navalny não quisesse ser um fantoche iam achar outro e matar ele, ou jogar na cadeia, lembra que um dos meios de atuação da CIA é a Ordem Através do Caos, e caso Houvesse um vácuo de Poder por tempo suficiente, a Daguestão, Chechenya, entre outros iam declarar independencia, caos lindo de se ver se vc for uma potencia ecnomica e militar, muitos povos ali no cáucaso e no Asia, não querem democracia e nem… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Carlos Campos
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Que ginástica mental para justificar o injustificável

Vitor
Vitor
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Impostor lesa pátria financiado por ONGs o expurgo é o caminho.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

André
André
Reply to  Kommander
1 mês atrás

É por isso que tenho fé na humanidade… quase uma tese determinista. Infelizmente as pessoas perderam o medo de passar vergonha.

Klesson Nascimento
Klesson Nascimento
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Que viagem, véi….

Kommander
Kommander
Reply to  Klesson Nascimento
1 mês atrás

Viagem é você comparar análise com torcida.

Saia do vídeo game e acorda pra vida, geopolítica não é brincadeira.

Tutor
Tutor
Reply to  Kommander
1 mês atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Kommander
1 mês atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Bigliazzi
1 mês atrás

Se o cidadão pode falar que o russo é um otário que deve ser Governado por tiranos imbecis porque ele não pode embasar o seu pensamento com um exemplo do povo brasileiro? Somos menos ou mais imbecis que os Russos? Me senti censurado. Não foi isso que contratei nas urnas.

Last edited 1 mês atrás by Bigliazzi
Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Na verdade, está passando vergonha… Hahahaha

Bruno
Bruno
Reply to  Kommander
1 mês atrás

Malabarismo sensacional, daria até para participar do Cirque du Soleil.

francisco
francisco
Reply to  Kommander
1 mês atrás

O regime comunista não admite oposição. Eles prendem e matam.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Reply to  Kommander
1 mês atrás

A Rússia tem tradição de ser governada por ditadores sanguinários desde Ivan, o Terrível… nisso concordo contigo, o pais não sabe, aliás, nem tem idéia do que seja um regime minimamente democrático. Putin é exatamente o reflexo disto. Durante um pequeno período histórico (entre Kruschov e Gorbatchev) o Partido Comunista tendou dosar o personalismo de seus líderes, com medo de um regime de terror igual ao de Stalin, e até para salvar a URSS. Não salvando a URSS, existiu por alguns anos uma utopia de que o país conseguiria abraçar a democracia a partir de Yeltsin, mas qualquer expectativa em… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

Colônia penal é o nome atual das Gulag? fica claro que mandaram ele caminhar em temperaturas maiores que -30 graus negativos…que absurdo

Lord-M
Lord-M
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

As colônias penais dos EUA, grande partes privatizadas, em Estado congelantes são melhores?

EUA com a maior população carcerária do mundo, de longe?

Curioso que ninguém está preocupado com o mais de 1.200.000 prisioneiros dos EUA, imensa maioria negros e latinos:

https://bjs.ojp.gov/document/p22st.pdf

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

curioso não conheço ninguém que criticou o governo americano e tentaram envenenar, alguém conhece? pois é….o tema implícito da matéria é sobre tratamentos de presos políticos russos, que tal debater sobre o tema? traga esses dados para nós porque o governo Russo os omite, se possível vá buscar esses dados pessoalmente para nos passar melhor credibilidade em seus argumentos.

Kommander
Kommander
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

É por isso que o Edward Snowden vive feliz com sua família nos EUA, depois de ter revelado o maior escândalo de espionagem da história do planeta.
Ele não foi punido e os EUA não querem a cabeça dele. Rsrsrs

Lord-M
Lord-M
Reply to  Kommander
1 mês atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Lord-M
Lord-M
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

Não é só isso que não conheces…

Mas para quem ______
_____

_____

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES E AINDA NÃO MUDOU SUA POSTURA. A TOLERÂNCIA DOS EDITORES ESTÁ ACABANDO.

MAIS UMA VEZ, ENTENDA A SERIEDADE DESSE AVISO: LEIA E OBEDEÇA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES, NOS ÚLTIMOS DIAS, PARA SE MANTEREM NOS TEMAS DAS MATÉRIAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense
Santamariense
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

Meu caro, o que se discute é o assassinato sistemático de TODOS os opositores de putin. E tu ainda quer relativizar? Tenha hombridade!!

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

A diferença é que quem se preocupa consegue, ao menos, visitar o preso. A família pode visitar e dar uma entrevista dizendo o quão absurda julga a situação dele. O advogado pode conversar com seu cliente e impetrar todas as ações e recursos disponíveis no sistema jurídico. E não será penalizado por isso. Já no Putinistão, quem ousar mencionar qualquer tipo de abuso nas prisões da Sibéria (Gulag) vão compartilhar a cela de seu parente ou advogado. Aliás, é incrível como pessoas, como você, usam, abusam e se lambuzam de sua liberdade de expressão para defender regimes opressores nos quais… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Felipe M.
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

ué essas daí são de boa, afinal quem cometeu crime que seja punido, mas aquelas no Exterior que o Obama colocou fim, tipo Guantánamo em que direitos humanos e dignidade não existia, eram criminosas, Bush deveria ser inforcado, e o próprio Obama também

Pedro
Pedro
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

São.

Heinz
Heinz
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

Cara o assunto aqui é o navalyn, e não os EUA. Atenha-se ao assunto e não queira desviar o foco pra passar pano

AVISO DOS EDITORES: SIM, O ASSUNTO É RÚSSIA E SOLICITAMOS A TODOS QUE FOWUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

Talisson
Talisson
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

Guantánamo é uma grande demonstração de democracia, respeito a soberania e DDHH.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Talisson
1 mês atrás

Concordo que um ou vários erros nunca justificarão outro, contudo o problema de Guantanamo, mas também de Abu Ghraib e das técnicas de tortura adotadas pela CIA, é que foram ataques aos direitos civis, ao Estado de Direito e, em última análise, á própria democracia dos EUA. Guantanamo é um mancha indelével na democracia dos EUA, assim como o ataque ao Capitólio. É obrigação denunciar todos estes casos, seja na Rússia, em Israel, nos EUA e até no Brasil. É importante repetir. A democracia é um regime frágil que pode ser rapidamente destruída e levar décadas ou gerações para ser… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

os EUA chamam as deles de Prisão de Segurança Máximo para terroristas. tipo a que tinha em Guantanamo

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Que tem em Guantanamo. O que tinha era Abu Ghraib

Lord-M
Lord-M
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Realista
Realista
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

Em Guantánamo tem coisas pior inclusive existe diversas denuncias sobre .

GFC_RJ
GFC_RJ
1 mês atrás

Suicídio culposo!

leonidas
leonidas
1 mês atrás

A Nação Russa jamais conheceu democracia em toda sua existência.
E enquanto for regida por uma pessoa de mão de ferro não só ela como o mundo estará mais seguro.
Esse ai era só mais um inocente que acredita realmente que o contrato social ocidental pode ser útil em qualquer nação.
Um homem fraco no comando da Rússia abriria a caixa de pandora e uma das primeiras consequências seria o ressurgimento da insurgência Chechena.
Putin é um mal necessário não só para a Rússia mas para o mundo real também…

Hcosta
Hcosta
Reply to  leonidas
1 mês atrás

Até decidir atacar outros países…

Jose
Jose
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Caro Hcosta você tem razão, contudo, a não muito tempo atrás tivemos Saddam e Kadafi dois ditadores sanguinários que foram depostos pelo “ocidente” e qual o resultado final, gostemos ou não das palavras do Leonidas e do Kommander entre outros, o fato é que, esses povos possuem uma cultura bem diferente do nosso padrão “ocidental”, e não querer enxergar e aceitar que existem culturas tão adversas não resolverá a questão, assim como compreender o que e como pensam não quer dizer que se concorde com o que ocorre nesses países, a realidade é uma só o politicamente correto só funciona… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jose
1 mês atrás

Não sei se a questão de cultura tão diferente seja verdadeira. A Rússia é um país Europeu, culturalmente e populacional. Tanto o Iraque como a Líbia foram criações coloniais onde se tentou unir vários povos e etnias, dando mais importância à geografia ou às lutas entre potências. Mas já existiam antes desses ditadores. Me parece mais relevante as questões étnicas e culturais divergentes que ainda estão por resolver apôs tantos anos. Ou seja, a identidade nacional não existe, como acontece em muitos outros países, como no Afeganistão e Iraque. A Rússia é diferente. Uma população quase homogénea etnicamente e de… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Depende do que vc entenda como ataque…rs

Santamariense
Santamariense
Reply to  leonidas
1 mês atrás

Então, em outras palavras, tu estás dizendo que a rússia é formada por um povo animalesco e sem civilidade, que se não tiver um ditador para lhes dizer o que fazer vão se matar como bichos???

leonidas
leonidas
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Não!
Por acaso a civilização nasceu na Europa ocidental? rs
Só houve nação e povo esclarecido com o fim do absolutismo e do mercantilismo? rs
Sociedades e povos tem dinâmicas complexas e de forma alguma podem ser taxados de animalescos apenas por não adotar o contrato social ocidental.
Há uma boa dose de ignorância histórica na sua afirmação sobre o que venha a ser civilização e sobre o contexto histórico russo…

Santamariense
Santamariense
Reply to  leonidas
1 mês atrás

Não adianta fazer malabarismo retórico. Você afirmou que a rússia precisa de um ditador para se manter um país unido. Isso é jogar para o subsolo a tua argumentação. E ainda me acusa de ignorância histórica…hehehehe
E você taxou os russos de animalescos, só que sem o dizer literalmente.

Bosco
Reply to  leonidas
1 mês atrás

Nos dê então as características desse contrato social satisfatório aos povos não ocidentais.

Bosco
Reply to  Bosco
1 mês atrás

E nos diga se aceitaria viver no Brasil sob a tutela desse contrato social alternativo.

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Bosco já disse e repito, vc entende muito de sistema de armas. Mas do ponto de vista histórico e politico _____ _____ Conceito de civilização antecede a métrica moderna de contrato social e modo de produção. A Rússia de forma alguma pode ser considerada uma nação com uma sociedade civil primitiva, pelo contrário, a contribuição nas artes e na ciência dos Russos superam muitos países ocidentais como a Austrália para citar um exemplo. Sob o ponto de vista politico o povo russo historicamente foi regido por governo central forte e você pode tecer uma série de criticas desde que façam… Read more »

Jose
Jose
Reply to  leonidas
1 mês atrás

Caro Leonidas a compreensão dos fatos se torna impossível de explicar uma vez que se recusam a tentar enxergar pela ótica no caso dos russos, mas é pior, quando se tem essa visão da situação como você logo tentam rotular de apoiador de regimes autoritários, quando na verdade somente discorreu porque nações como a Rússia agem dessa forma, talvez seja necessário explicar que entre compreender os fatos e concordar com os fatos existe um abismo intransponível.

Bosco
Reply to  leonidas
1 mês atrás

E aproveite e nos diga se você acha que esse contrato social “diferente” se aplica ao Ocidente de modo geral e ao Brasil em particular.

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Parece que você leu mas não entendeu, pois seu questionamento segue redundante, se você entender meu ponto verá a razão pela qual sua pergunta não faz sentido…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  leonidas
1 mês atrás

Um regime realmente aberto e democrático na rússia levaria à divisão do país em suas várias repúblicas. Talvez o mundo ficasse mais seguro assim.
Creio que com a China também isso ocorreria.
Tem um livro que fez sucesso nos anos 80 “A terceira guerra mundial”, que cria uma ficção sobre uma guerra entre OTAN e Pacto de Varsóvia. A guerra termina com a Rússia se dividindo após um ataque nuclear.

Vitor
Vitor
Reply to  EduardoSP
1 mês atrás

Ficção não passa de um enredo .

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  EduardoSP
1 mês atrás

Acho difícil prever qualquer coisa. Os EUA enfrentaram uma guerra civil no contexto do choque de dois modelos econômicos, uma revolução industrial de um lado e o latifundiário e escravista do outro.

O Brasil, ao contŕário, sufocou a revolução industrial até a década de 30 do Século XX e ainda assim como resultado de uma revolução burguesa e tardia.

Não há uma disputa de dois modelos econômicos antagônicos e excludentes na China ou na Rússia que levaria o país a colapsar.

leonidas
leonidas
Reply to  EduardoSP
1 mês atrás

Velho, a Rússia é por assim dizer 1/4 da superfície terrestre e muito de suas terras não são viáveis sem um governo central. As condições de seus arsenais nucleares caso houvesse uma situação como houve na antiga Iugoslávia seriam muito piores dado o status quo nuclear russo e seu equipamento. Já foi um milagre algum grupo terrorista não ter conseguido por a mão em uma ogiva tática nos anos de caos que se seguiu ao colapso soviético. Uma nação do porte e envergadura da Rússia mergulhada em instabilidade como se vê na Líbia, Iraque, ou se viu nas republicas que… Read more »

Oliveira
Oliveira
1 mês atrás

O que esse cara passou não deve ter sido brincadeira, deve ser tão ruim quanto ser mandado para Abu Ghraib. A única diferença é que há nota de repúdio de governos europeus.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafael Aires
Rafael Aires
Reply to  Oliveira
1 mês atrás

Rapaz, não fale sobre isso, assunto que os moralistas dos EUA e Europa nem comentam. Prisão de Guantanamo, aquela que o preso nem tem acusação e fica lá por anos, é “gerenciada” na China ou na Rússia? Putin é o capeta na terra mas não esconde isso. Europa e EUA são os salvadores do mundo mas não quiseram mandar vacina para o resto do mundo. Não estão errados (na visão deles), politicos são assim há milênios.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Last edited 1 mês atrás by Rafael Aires
PACRF
PACRF
1 mês atrás

A melhor forma de se perpetuar no poder: prender ou matar opositores. Putin possui alunos muito aplicados na América Latina: Maduro e Ortega.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by PACRF
Mig25
Mig25
Reply to  PACRF
1 mês atrás

Bolsonaro também. Milei, a ver…

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Mig25
1 mês atrás

Acuse os adversários do que você faz. Chame-os do que você é.

737-800RJ
737-800RJ
1 mês atrás

Essa é a democracia relativa em seu grau mais elevado.
Discordou do anão jogador de xadrez 9D? Veneno!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 mês atrás

Bom, estão tentando fazer o mesmo por aqui há alguns anos…

O mesmo lado da moeda de lá está aqui, e usam os mesmos métodos, inclusive vão fazer igual o Putin fez, inventar qualquer desculpa pra censurar a internet e qualquer voz oposta a “verdade deles”

O abismo é logo ali.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Rui Chapéu
1 mês atrás

E estāo conseguindo, mas tem gente que jura que estamos em uma normalidade democrática.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Ué se tem advogado não tem acesso ao processo que tu foi condenado é democracia sim, além de que é sabido que destruir patrimonio publico é pior que matar e vender droga.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

“… além de que é sabido que destruir patrimonio publico é pior que matar e vender droga.“

Você foi irônico, não é?

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Pedro
Pedro
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Exato..”democracia” que roubar pode, contestar não..

Realista
Realista
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Só continuamos em uma ” democracia ” porque a alta cúpula não aceitou .

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Realista
Realista
Reply to  Rui Chapéu
1 mês atrás

A Internet precisa ser regulamentada urgente inclusive nos países da Europa já estão fazendo isso .. ( regulamentar não é censurar ) acontece que tá rolando muita fake news por ai .

ODST
ODST
Reply to  Realista
1 mês atrás

Muito inocente você, não?!

Allan Lemos
Allan Lemos
1 mês atrás

Foi suicidado com 3 tiros nas costas.

Jagder
Jagder
1 mês atrás

Qual será a opinião dos comentaristas desse blog, que defendem a “democracia relativa (parafraseando um presidente sul americano) russa”, sobre mais essa morte de um opositor ?

Bosco
Reply to  Jagder
1 mês atrás

E a turma do amor liga para assassinatos de opositores de sua ideologia?
Se justificarem vão utilizar o argumento já utilizado aí em cima de que ele era corrupto, financiado pelos EUA, agente infiltrado, com pacto com o diabo, endemoniado, contra o sistema de castas, contra os seres iluminados ,que a democracia ocidental não funciona , que o melhor para a Rússia é ser governado por um ditador mafioso assassino, etc.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

“E a turma do amor liga para assassinatos de opositores de sua ideologia?”

Só um detalhe Bosco, eu lembro que na época do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi a mando do ditador saudita, tu meio que tentou aliviar para a Arábia Saudita. Ou seja, quem está tentando relativizar a morte do Alexei Navalny está fazendo a mesma coisa que você fez anos atrás, lembro que até o Galante perguntou se você estava defendendo a Arábia Saudita.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Sua memória seletivo é extraordinária.
Coloque o post da época para a gente ver a minha posição.
*Só lembrando que a ditadura da AS não se autoproclama uma democracia e nem faz um circo para parecer sê-la enquanto forças ocultas orquestradas por seres iluminados determinam o resultado das urnas em detrimento da vontade popular.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

“Sua memória seletivo é extraordinária.
Coloque o post da época para a gente ver a minha posição.”

Não existe isso de memória seletiva Bosco, é que tu é um sujeito de opiniões fortes e que na grande maioria das vezes são bem diferentes das minhas, ou seja, fica fácil de lembrar os comentários mais polêmicos. Quanto as matérias, estão aqui no forte, basta pesquisar por Jamal Khashoggi ou Arábia Saudita.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

“determinam o resultado das urnas em detrimento da vontade popular.”

Só mais uma coisa Bosco, isso de “vontade popular” é relativo, e vou te provar, em 2016 a Hillary teve mais votos da população, ou seja, pela vontade popular, a Hillary foi escolhida como novo presidente, só que nos EUA, não é bem assim de “vontade popular”, aí deu Trump, que teve menos votos da população.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Jose
Jose
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Não precisa ir tão longe, que pior excrecência que nosso sistema político/eleitoral, onde um deputado com 200 votos se elege e outro com 200.000 não se elege, e tudo graças a um tal coeficiente eleitoral muito bem elaborado/pensado, com qual finalidade e por quem mesmo? ou pior ainda, quando se escolhe/vota/elege prefeitos, governadores e presidente, mas na realidade quem manda são os parlamentares, ou seja se o chefe do executivo não agradar fazendo o que os parlamentares querem não governa, para que servem os chefes do executivo mesmo?, e a cereja do bolo, só podem ser candidatos aqueles que são… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Será que a população de lá se importa de ser assim? Será que se a população quisesse que fosse de outro modo eles não conseguiriam mudar? Lá, a relação da população com seus representantes distritais, senadores, etc, é muito maior e mais próxima que aqui no Brasil, por exemplo. Se lá é assim, é porque eles acham que funciona.

Bosco
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Alguns acham que russos , chineses e norte coreanos são de Marte.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Que memória, hein?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Flanker, são 16 anos acompanhando trilogia.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Eu também acompanho a Trilogia há muitos anos, mas não guardo as mensagens dos outros assim. Nem das minhas próprias lembro direito.

Heinz
Heinz
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Vão dizer que era um agente da CIA, ou da SBU ucraniana, e vão passar pano para as atrocidades cometidas por Putin e a culpa é dos EUA

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Jagder
1 mês atrás

Democracia é relativa, na Rússia é o que Putin Fala, Em cuba é o que os Castristas falam, na Venezuela é que o Maduro fala, no Brasil é o que mais conveniente para o STF

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

“Democracia é relativa.

Concordo, na Rússia quem escolhe o próximo presidente é o Putin, já nos EUA é o colégio eleitoral.

Bosco
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Para se aferir o nível de democracia (e de liberdade) de um país a escolha do presidente é só um dos fatores e está longe de ser o mais importante

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

“a escolha do presidente é só um dos fatores e está longe de ser o mais importante.”

Te decide, a vontade popular é importante ou não? No seu comentário anterior tu fala em “vontade popular”, mas agora, como é nos EUA, aí a vontade popular não é tão importante? É relativo, né? 😂

Bosco
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

A Trilogia acompanha os avanços da internet mas ainda não permite que eu desenhe para você entender a relação que eu citei da “vontade popular”.
Vamos resumir a coisa toda: você apoia um líder fanático psicopata criminoso e concorda com todos os seus atos e eu não.
E infelizmente (para você) não há memória seletiva ou moral relativa que fará eu concordar com suas preferências.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Ok, Bosco, até porque eu e você ficaríamos horas e horas aqui nessa ladainha (até um editor ter que interferir), eu “apoiando” um líder fanático, psicopata criminoso e você defendendo um país e seus aliados tão ruins quanto. Por mim, ladainha encerrada.

Bosco
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Eu não santifico os EUA , os europeus ou a Civilização Ocidental como vocês fazem com tudo que é antirrevolucionário. Os EUA e companhia sãos cheios de defeitos e com incontáveis crimes nas suas costas, tanto agora quanto no passado, principalmente à luz da ética hodierna. O que eu combato é a demonização desse mesmo Ocidente pelos justiceiros sociais de iphone e a glamorização de qualquer coisa que de algum modo se oponha aos valores ocidentais. Pouco se me dá se a China vai ser a grande potência daqui a 2 anos ou 20 anos ou 200 anos. Parabéns pra… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco Jr
Mig25
Mig25
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Critica Maduro, Putin e Castro, mas apoia um presidente que foi filmado tramando um golpe, e que sempre idolatrou ditadores. Ah, a hipocrisia!

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Mig25
1 mês atrás

MIG25, sim ele tomar com 23 ministros, dizendo que não é pra colocar soldado na rua, que não é pra prender ninguém, que ia chamar a OAB que todo mundo sabe que é de Extrema Direita, para ajudar no Golpe, kkkkkkk aquele vídeo é tão sem nexo com as acusações que nem dá para chamar de prova, parece que tu nem viu o vídeo

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Junior
Junior
Reply to  Jagder
1 mês atrás

As “opiniões” estão fluindo muito. Dê uma passada de olhos. Chocante!

Joelson Almeida
Joelson Almeida
1 mês atrás

Como apoiar um país como esse, mafioso, onde a barbárie é cultural, liderado por um tirano assassino que envenena seus opositores, e reprimi o próprio povo, ainda ambiciona liderar o mundo com sua promíscua nova ordem.

Jose
Jose
Reply to  Joelson Almeida
1 mês atrás

 um país como esse, mafioso, onde a barbárie é cultural” perfeita sua observação, o problema é muito mais sério, é cultural, está enraizado nesses países, como resolver, trocando um tirano por outro, no Iraque e na Líbia parece que não deu certo.

Bosco
Reply to  Joelson Almeida
1 mês atrás

A única coisa que explica tal apoio incondicional é o fervor ideológico implantado via doutrinação numa idade em que o indivíduo não tem defesas intelectuais consistentes e se torna presa fácil.

Joelson Almeida
Joelson Almeida
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Bosco, também coação, mesmo princípio que o tráfico aplica em nossas comunidades, quem falar do governo, pode ser preso ou ter seus bens retidos ou até ser morto, quem vai contra?

Bosco
Reply to  Joelson Almeida
1 mês atrás

Sem dúvida.
Mas aí você se referiu ao público interno.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Pensei que ele tinha caído da sacada ou afogado na banheira.

Nilo
Nilo
Reply to  Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Alguns morre enforcado encontrado ajoelhado na cadeia “Jeffrey Epstein”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Vladimir Herzog

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Alguém ainda acha que Americanos ainda irão achar um quinta coluna na Rússia, para um levante contra a ordem vigente? Putin cai, não cai, cai, não cai….
A mesma esperança que em comentários acalentam, em que a classe média, com os gostos e consumo ocidental irão se rebelar em algum momento contra o Partido Comunista Chinês.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Está relativizado?

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Na mesma época do assassinato do operário Manuel Fiel Filho, nos porões do DOPS paulista pela “tigrada”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  André Sávio Craveiro Bueno
1 mês atrás

Infelizmente, a lista é longa.

Zenótico
Zenótico
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Manoel Fiel Filho

Santamariense
Santamariense
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Um crime justifica outros??

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Alexandre Vannucchi Leme

Bosco
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Todos esses assassinados por ditaduras pelo menos tinham nomes.
O pior são os milhões sem nomes assassinados e sem ninguém para se lembrar deles.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Repito: um crime justifica outros? Isso é para qualquer lado…para qualquer ditadura…para qualquer vítima…para todos! Um dos maiores símbolos da luta contra a tirania (na cabeça da esquerda), um argentino, matou, ele mesmo, mais de 700 pessoas depois de Fidel tomar o poder em cuba. E esse sujeito, morto na Bolívia, é cultuado até hoje como símbolo de liberdade. Isso tem nome? Relativização!!

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Rubens Paiva. Agora, falar do santista Rubens Paiva e não mencionar seu conterrâneo, Orlando Lovecchio, não é correto. Sei que o professor conhece o “causo”…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jorge Cardoso
1 mês atrás

____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA MANTER A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo
Nilo
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Meu caro claro que um crime não justifica outro, da minha parte fato referencia a que acontecimentos estranhos tb acontecem do outro lado.
Sem falar de caça lideres de país não assimilados, como  a cooperação com exilados cubanos para eliminação do Fidel.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco
Reply to  Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Ou espirrando e batido com a cabeça no teto.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
1 mês atrás

Convicções muito fortes carregam uma grande armadilha que é a possibilidade de conduzir a pessoa a levar a cabo ações irresponsáveis que conduzirão a um fim trágico. As coisas são como são na Rússia e ninguém lá tem poder para mudar isto porque todo o poder está concentrado nas mãos de uma cúpula fortemente estabelecida. Putin tem o apoio absoluto dos líderes militares e da maioria dos políticos e empresários. Já foi demonstrando várias vezes que ele pode fazer o que quiser. Diante da realidade política da Rússia, a única coisa que Navalny poderia fazer era se manter seguro em… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Não faltou aviso: “Cuidado por onde anda, existência de casca de banana”, qualquer razão na morte, não importa, já foi dado o veredito pelo Ocidente, resultado cairá nas costa do Putin. Ponto Final.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Nilo
1 mês atrás

E tu ainda tem a coragem de dizer que putin não tem nada a ver com a morte de seus opositores? Barbaridade….

Nilo
Nilo
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Morre um quinta coluna da Rússia.
Como Zelensky da Ucrânia, esse tipo de liderança que o país perde sua soberania, fragmenta-se, desnacionaliza seu meios de produção.
A quem chore por eles.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Nilo
1 mês atrás

O que te diferencia daqueles que matam para se manter no poder? Mas, vindo de ti e vendo aqueles que tu defende, lá e aqui, não me surpreende.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ É ADVERTIDO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo
Nilo
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

_____
____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Srs. editores meu comentario foi apagado com certeza não fui ofensivo, apesar do contéudo simplista do comentário com sentido de ofensa, o comentário do Sr. Flaker não foi apagado.

RESPOSTA DOS EDITORES: LEIA OS AVISOS DOS EDITORES EM CADA COMENTÁRIO COM AS RAZÕES PARA APAGAR OU ADVERTIR.

HÁ DEZENAS DE COMENTÁRIOS APAGADOS E ADVERTIDOS NESTA MATÉRIA PARA VOCÊ ENTENDER OS MOTIVOS PARA CADA CASO.

SE AINDA TIVER DÚVIDAS, LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Lord-M
Lord-M
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Navalny nunca passou de um fantoche de agências dos EUA e Europa; que teve apoio absolutamente insignificante na Rússia. A razão é muito simples: Pouca coisa é odiada mais na Rússia que traidores do país.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

Meu Deus!!! Em que realidade paralela tu vive?!?!?!?!

Vitor
Vitor
Reply to  Lord-M
1 mês atrás

Pouca coisa é odiada mais na Rússia que traidores do país. No Brasil os larápios tem a benção e o perdão do sistema do estado e querem mordaça de quem vai contra.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Maurício.
Maurício.
1 mês atrás

Para os padrões russos, ele até que durou bastante, o Prigozhin não durou nem dois anos!

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Mas o veio foi bem mais longe, aí a vida é bem mais curta.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Que 2 anos? Ele não durou nem 3 meses!!!

Heinz
Heinz
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

O erro de Prigozhin foi ter parado sua marcha a Moscou

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Heinz
1 mês atrás

Porque? O máximo que iria acontecer é que aquela coluna de mercenários seria completamente dizimada por ataques aéreos.

Prighozin morreu porque seu Ego ultrapassou todos os limites. Ele alcançou o auge, tornou-se bilionário, tinha muito a ganhar ainda. Mas sua prepotência e cobiça foram a tal nível que cometeu a inacreditável tolice de confrontar o estado maior russo.
Ninguém mas forças armadas russas o apoiou. Ao contrário, exigiram sua cabeça.
Não é exagero dizer que prigozhin cometeu suicídio com sua insurreição.

Heinz
Heinz
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Porque? Porque ele simplesmente se cansou da corrupção russa, engraçado né? POrque ele também era um corrupto, para você ver o nível, se cansou do alto comando mandar soldados para o abate, em ataques de carnes que fizeram muitos soldados e mercenários do Wagner perderem suas vidas em operações suicidas. O mesmo afirmou que perdeu 25k de homens mortos, fora os mutilados para tomar uma pequena cidade em donestk, sem contar os devios de dinheiro e material por generais russos. Prigozhin morreu porque não queria mais fazer o que a corja de alta patente russa queria. Na verdade muitos o… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz
1 mês atrás

Meu caro me permita: Prigozhin: . ele também era um corrupto . Ele foi o líder que comandou homens em avanços suicidas; . Ambicionava poder agindo de forma inescrupulosa. . Dono, proprietário de uma milícia altamente violenta em que desertores eram executados a martelada. Para qualquer Estado o homem era altamente perigoso e instável e não confiável. Era um nacionalista altamente extremista que se alcançase poder colocaria o Estado Russo e o mundo em perigo. Este tipo em nenhum momento teve qualquer sentimento nobre perante seus pares, se vergou no final, pela força e poder de destruição única coisa que… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Santamariense
Santamariense
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Ah, então putin matou Prigozhin pensando no bem maior? Hehehehe, sério que tu escreveu isso? Ele morreu porque foi contra putin, apenas isso. Antes disso, matava à marteladas e cometia qualquer outra atrocidade sob os auspícios de putin!! Ora, por favor, não subestime a inteligência alheia …

Nilo
Nilo
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

“sério que tu escreveu isso?”.
Sério que escrevi rsrsrsrsr

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Vitor
Vitor
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Teve seus méritos e bravura …não respeitou os limites da regra do jogo.

Kommander
Kommander
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Sinceramente, até hoje ainda desconfio da morte do Perigozin. Ainda não acredito totalmente nessa tese.

welter
welter
1 mês atrás

mais uma vitima da picada
kkkkkkk

Orivaldo
Orivaldo
1 mês atrás

Com certeza foi um Assassinato para proteger a Democracia Russa

Talisson
Talisson
Reply to  Orivaldo
1 mês atrás

Israel faz isso direto. Tem livros e filmes enaltecendo/elogiando os “assassinatos seletivos”.
“Ah mas eles matam gente de outros povos”.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Talisson
1 mês atrás

Você diz exatamente o que a Rússia faz, caro defensor do Hamas

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Vitor
Vitor
Reply to  Talisson
1 mês atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
1 mês atrás

Foi envenenado. Ja tinha sido 3 vezes. Putin é muito psicopata, a eleição ja está ganha mas ele precisava de clima de leveza após a vitória. Matou prigozhin pra dar mensagem que nao podem com ele militarmente e agora Navalny pra mostrar que nao podem com ele politicamente.
Quem é pro Rússia é _____
______

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES, FOI SUSPENSO E PELO JEITO AINDA NÃO APRENDEU.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Hcosta
Hcosta
Reply to  JapaSp Jantador
1 mês atrás

E fazendo de advogado do diabo, e se não for o Putin? Precisava de passar essa mensagem tão perto das eleições?
E se for alguém que quer tramar Putin?

JHF
JHF
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Quem se beneficia com o atual coro internacional de “Putin assassino” criado pela morte do Navalny? A eleição russa está ahi na frente e a situação estava totalmente calma. O Navalny era uma nulidade eleitoral neutralizada na Sibéria….. Não vejo benefício algum para o Kremlin de eliminar o opositor neste momento. Quem se beneficia com isso?

Bosco
Reply to  JHF
1 mês atrás

JHF,
Isso me lembra uma história do finado Tancredo Neves.
Ele contou uma vez que numa certa ocasião os jornalistas perguntaram para onde ele iria no final de semana e ele disse que seria para São João del Rei.
Os jornalistas sabendo que ele iria tentar despistá-los como de praxe não foram para SJdR desconfiados de que estavam sendo ludibriados mas na verdade era para onde o Tancredo foi de fato.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by Bosco Jr
JHF
JHF
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Válido. Mas tem outra coisa relevante. Na Rússia continental a terceira semana do mês de Fevereiro é a mais fria do ano. Se alguém pegar a série mensal de.mortes naquela prisão deve ver um gráfico com pico de mortes pelo frio em Fevereiro. Dito isso, seu comentário sobre o Tancredo se aplica igualmente a este raciocínio…..

Hcosta
Hcosta
Reply to  JHF
1 mês atrás

Quem quer ocupar o lugar de Putin e todos os outros lugares… Aproveita o momento de fraqueza (guerra, eleições, isolamento internacional, economia, etc…) e deita ainda mais achas para a fogueira. E, normalmente, são os que estão na sombra, apoiando Putin e esperando o momento certo para saírem… Algo muito mais preocupante do que um simples assassinato mas uma conspiração para a mudança de líder. E Putin não pode publicamente negar isso pois iria demonstrar a sua incapacidade em lidar com estes. Mas isto sou eu a especular o pior cenário possível. O mais provável é ser mais uma burrice… Read more »

JHF
JHF
Reply to  JapaSp Jantador
1 mês atrás

” e agora Navalny pra mostrar que nao podem com ele politicamente.” Isso não faz sentido algum. O processo eleitoral está tranquilo para o regime atual.do Kremlin. Não traz nenhum benefício a morte de um opositor neutralizado e isolado na Sibéria. Esa morte neste momento não traz benefício algum ao Kremlin…..

Santamariense
Santamariense
Reply to  JHF
1 mês atrás

Você está querendo argumentar pensando com tua cabeça. Mas, putin é um déspota. Ele faz o que acha que tem que fazer, na hora que quiser. Tu acha, seriamente, que ele pensou que Navalny poderia ser uma ameaça à eleição dele? Com ele comandando o judiciário e tudo mais? Ele será eleito enquanto o status quo se mantiver. Ele mandou matar Navalny porque ele teve a “audácia” de chamar o ditador de corrupto e lhe fazer oposição. Isso bastou para ele morrer.

Saturno 23
Saturno 23
1 mês atrás

Os EUA em sua primeira oportunidade jogou uma bomba nuclear no Japão antes mesmo da guerra chegar em seus portões, hoje a russia perde centenas de soldados e com um Monte de ogivas paradas em seus porões, quem seria mais sanguinário? Se na segunda guerra mundial o Japão não tivesse se rendido, quantas outras ogivas teria sido jogadas por lá ? Sem pensar nas pessoas inocentes que morreram e morreria crianças, mulheres idosos todos até os cachorros, Fato é que uma guerra declarada contra os americanos seria uma guerra nuclear de certeza, então quem é o sanguinário? AVISO DOS EDITORES:… Read more »

Maromba
Maromba
Reply to  Saturno 23
1 mês atrás

Se não fosse os EUA o Japão teria virado um país comunista. “Little Boy” e Fat Man” salvaram o povo japonês do comunismo. Navalny era um democrata. Com ele no poder a Rússia seria um país mais respeitado.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Mig25
Mig25
Reply to  Maromba
1 mês atrás

Vamos salvar o povo japonês do fantasma do comunismo jogando duas bombas atômicas neles! Hahahaha

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Bosco
Reply to  Mig25
1 mês atrás

Mas Mao para salvar o povo da burguesia opressora e do capitalismo jogou umas 200 bombas na China.

Mig25
Mig25
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Você me viu elogiando Mao? Acho que não leu direito o que escrevi. Em tempo, pra te ajudar, considero Mao, Stalin, Pol Pot, Putin, todos ditadores sanguinários, assim como ditadores sanguinários Médici, Geisel, Costa e Silva, e o projeto de ditador golpista Bolsonaro…

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

Bosco
Reply to  Mig25
1 mês atrás

Ok!
Eu não citei o Geisel e você citou. Tá vendo o que é uma discussão fluída?
Quanto ao “biruliru”, ele estacionou um porta-aviões na sua vaga de caiaque, né?
Esquece ele. Tá inelegível.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Mig25
Mig25
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Meu caro, é pq eu com ctz prefiro viver, e prefiro que o povo do meu país viva, em uma democracia, com todas as suas imperfeições, do que em qualquer regime autoritário/ditatorial…
Estamos falando da longínqua Rússia, mas estivemos muito perto de voltar a um regime autoritário/ditatorial aqui mesmo.
Tenho pena dos povos que vivem baixo uma ditadura.
Peço desculpas aos editores, não mais voltarei a esse tema.

Bosco
Reply to  Mig25
1 mês atrás

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JHF
JHF
Reply to  Bosco
1 mês atrás

___

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco
Reply to  JHF
1 mês atrás

___
___

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by Bosco Jr
Bosco
Reply to  JHF
1 mês atrás

ops…

Last edited 1 mês atrás by Bosco Jr
Santamariense
Santamariense
Reply to  JHF
1 mês atrás

Não mesmo. Os milhões de mortos na china não precisaram de bomba para morrer.

Jagder
Jagder
Reply to  Saturno 23
1 mês atrás

Gatos e passarinhos também morreram.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Saturno 23
1 mês atrás

para os Japoneses a bomba atomica não era tão amedrontadora assim, afinal eles jogavam bombas incendiáras em civis a torta e a direita, matando milhares em algumas horas, e agora estavam fazendo isso em alguns minutos, tanto faz, ainda bem que o Imperador teve pena do povo

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Jefferson B
Jefferson B
1 mês atrás

O movimento nazista liderado por Vladimir Putin dentro da Rússia está muito forte, muitos assassinatos, racismo muito forte.
Essa Rússia fraca de Vladimir Putin vai gerar grandes problemas ao mundo.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jefferson B
1 mês atrás

Caro. O nazismo é um tipo extremado de fascismo que aconteceu na Alemanha entre as décadas de 30 e 40 do Séc.XX.

A palavra Fascismo pode ser aplicada para o regime de Mussolini na Itália ou para qualquer regime inspirado nele.

È um erro chamar qualquer outro regime, que não o nacional-socilisto de Hitler, de nazismo. Até mesmo o movimento neonazista é uma coisa diferente o que foi o nazismo.

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

kkkkk
cara deu 360 na coluna pra defender o putin

Last edited 1 mês atrás by Henrique
Bispo
Bispo
1 mês atrás

Morreram com ele.

Nunca entendi o mesmo retomar à Rússia após o “chá de polônio”. Era morte certa a questão era quando.

Mais um na conta do Putin.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Navalny cometeu o erro Grave de voltar para a Rússia, ele faria um estrago maior se pedisse ajuda para morar nos EUA, e morasse em Washington que acredito que a atividade russa seja mais discreta, ou seja ele não seria assassinado na cara de pau

Maurício.
Maurício.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Isso é meio relativo, Sergei e sua filha Yulia foram envenenados na Inglaterra.

Carlos Campos
Carlos Campos