A partir de abril de 2014, separatistas pró-Rússia capturaram várias cidades no Oblast de Donetsk; incluindo Avdiivka. Em 30 de julho de 2014, as forças ucranianas teriam retomado a cidade dos separatistas. As forças ucranianas mantiveram o controle de Avdiivka, que se tornou uma cidade da linha de frente e frequentemente bombardeada. De acordo com a OSCE , a área entre Avdiivka e a vizinha Yasynuvata , controlada pelos separatistas, era um dos pontos críticos da Guerra Russo-Ucraniana.

Em março de 2016, o exército ucraniano estabeleceu as suas fortificações na “zona industrial” da área, até então uma zona tampão entre os territórios controlados pela República Popular de Donetsk e o território controlado pelo governo na parte oriental de Avdiivka. Isto significava que os separatistas pró-Rússia já não tinham o controle total da auto-estrada que ligava Donetsk e Horlivka (duas grandes cidades sob o seu controle), e que se tornou mais difícil para eles disparar contra Avdiivka, mesmo com armas que o Acordo de Minsk II não proibia. Depois de Março de 2016, a luta pela “zona industrial” de Avdiivka intensificou-se enormemente.

Em 2017, a cidade esteve envolvida numa batalha de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, que deixou a cidade sem eletricidade e aquecimento durante vários dias. Durante a parte mais violenta dos combates, a população caiu para apenas 5.000. No entanto, à medida que os combates cessaram, as pessoas voltaram para Avdiivka. Em 2018, o New York Times estimou que entre 20.000 e 34.000 pessoas ainda viviam em Avdiivka.

Como parte da invasão russa da Ucrânia , as forças russas dispararam foguetes em direcção a Avdiivka , mais notavelmente contra Planta Industrial de Coque da cidade. Grande parte da população civil fugiu devido à batalha. Em 24 de outubro de 2023, a BBC News informou que “pouco mais de 1.000” pessoas, ou 3% da população da cidade antes da guerra, ainda viviam em Avdiivka.

Em 22 de fevereiro de 2023, o governador do Oblast de Donetsk, Pavlo Kyrylenko , declarou que Avdiivka estava quase completamente destruída.  Em março, as tropas russas tentavam cercar a cidade enquanto tentavam capturar Bakhmut. A partir de 14 de outubro de 2023, a Rússia fez um esforço geral para tentar cercar a cidade mais uma vez, com sucesso muito limitado e elevadas perdas de soldados, blindados e outros bens importantes.

No final de janeiro de 2024, Avdiivka permanecia sob controle ucraniano, mas a cidade estava gravemente danificada, com possibilidade de retirada no futuro. Em 17 de fevereiro de 2024, o comandante-em-chefe ucraniano Oleksandr Syrskyi anunciou que as forças ucranianas estavam sendo retiradas da cidade “para evitar o cerco e preservar a vida e a saúde do pessoal de serviço”.

FONTE: Wiki