Nordic Response visa fortalecer a cooperação entre os países e reforçar a capacidade da aliança de defender a região

Um exercício de treinamento inédito, envolvendo mais de 20.000 soldados de 13 países, foi lançado no norte da Noruega, Suécia e Finlândia, enquanto a região se prepara para se tornar um território totalmente da Otan nos próximos dias.

O exercício de defesa conjunto, que dura até 14 de março, era anteriormente conhecido como Cold Response e realizado no norte da Noruega, um membro fundador da Otan, a cada dois anos. Em reconhecimento à recente adesão da Finlândia à aliança militar ocidental, e com a Suécia esperada para se juntar iminentemente, este ano ele é designado pela primeira vez como Nordic Response.

O exercício de treinamento pelo ar, terra e mar – que também incluirá soldados do Reino Unido, EUA, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica e Canadá – incorporará um exercício de operações transfronteiriças no Círculo Ártico.

O exército norueguês disse que o exercício tinha a intenção de demonstrar “um nível único de cooperação e interoperabilidade à medida que cruzam fronteiras por terra, mar e ar”.

Nordic Response faz parte de uma série contínua de exercícios da Otan, Steadfast Defender, envolvendo 90.000 soldados. Também está alinhado com o exercício naval liderado pelo Reino Unido, Joint Warrior, que ocorreu entre Escócia, Noruega e Islândia na semana passada.

O último exercício, que começou no domingo, envolverá mais de 50 submarinos, fragatas, corvetas, porta-aviões e navios anfíbios no mar, mais de 100 aeronaves de combate, vigilância marítima e transporte, e milhares de soldados em terra usando sistemas de artilharia, tanques e veículos rastreados.

A maior parte da atividade será centrada no condado de Troms, no norte, e no oeste do condado de Finnmark, na Noruega, mas também haverá atividade marítima ao longo da costa do norte do país e exercícios transfronteiriços no norte da Finlândia e Suécia.

O recém-eleito presidente finlandês, Alexander Stubb, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, e a princesa herdeira sueca Victoria estão todos programados para visitar.

O governo sueco aguarda ansiosamente a assinatura final da Hungria para completar finalmente sua adesão à Otan. Esperava-se que o processo pudesse ter sido concluído na semana passada, mas, tendo sido assinado apenas pelo presidente do parlamento da Hungria no domingo, ainda precisa ser assinado pelo presidente antes que a documentação possa ir para Washington.

Na última segunda-feira, o parlamento da Hungria aprovou a adesão do país historicamente neutro, quase dois anos após ter submetido sua aplicação. A Finlândia tornou-se membro em abril do ano passado.

O exército norueguês disse que o Nordic Response visa fortalecer a cooperação nórdica e, por sua vez, reforçar a capacidade da aliança de defender a região.

Todos os países relevantes, incluindo a Rússia, foram informados do exercício, disse ele.

“Com a Finlândia e, em breve, a Suécia como vizinhos aliados, o exercício contribui para uma integração nórdica mais estreita dentro do quadro da Otan”, disse o exército norueguês em um comunicado. “O exercício também fortalece a cooperação de defesa total operacional nos países nórdicos, o que resulta em uma melhor cooperação em paz, crise e conflito. Uma cooperação operacional mais estreita na região nórdica fortalece a capacidade da Otan de defender a região nórdica.”

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bispo
Bispo
1 mês atrás

Se borram até a medula…13 países contra o país violador de geladeiras …rs

“Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar”.by tio William

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Bispo
1 mês atrás

a partir desse comentário provocativo, vem uma onda de besteirol, a la fla flu, entre os russos tupiniquins e os ucranianos tupiniquins. E assim, eles assumem a pauta de mais uma postagem. Quanto ao exercício, é isso, pelo que se desenha, em algum momento, em um futuro de curto/médio prazo, haverão enfrentamentos em TO similar ao do treinamento, seja ainda dentro da Ucrânia ou Belarus, ou nos bálticos ou, em uma hipóteses mais remota, nos mais de mil km de fronteira russo finlandesa. Errado tá são os países que não estão se preparando pra esse potencial conflito, que, apesar de… Read more »

Joao
Joao
Reply to  Felipe M.
1 mês atrás

Felipe

Pode ser que os países que não estão participando tenham outras responsabilidades previstas nos Planos da OTAN, não necessitando de participar lá.

deadeye
deadeye
Reply to  Bispo
1 mês atrás

Vou dormir. Me acordem quando a UE congelar no inverno de 2022

Realista
Realista
Reply to  deadeye
1 mês atrás

UE vai congelar do mesmo jeito que a Rússia vai quebrar ..

Makarov
Makarov
Reply to  deadeye
1 mês atrás

O incrível caso do país sancionado pelo G7 que está crescendo mais que o G7 neste exato momento e superou a Alemanha em PIB PPC! kkkkkkkkk

O Dimitri mandou por mais sanções!!! “Ta fraco” disse Dimitri!!

Victor F
Victor F
Reply to  Makarov
1 mês atrás

Fonte: Banco central Russo.

Makarov
Makarov
Reply to  Victor F
1 mês atrás

Fonte: Banco mundial, controlado pelo Ocidente kkkkkk

Last edited 1 mês atrás by Makarov
JPonte
1 mês atrás

Os nórdicos são historicamente muito bons de combate .
Finlandeses , Suecos e Noruegueses são adversários muito duros …..
E se estão entrando na OTAN apesar de uma tradição cultural e militar de independência e por que devem ter razões muito sérias sendo consideradas .

Ivan
Ivan
Reply to  JPonte
1 mês atrás

J. Ponte,
SIM.
A razão muito séria foi a invasão da Ucrânia pela Rússia,
que começou em fevereiro de 2014
e teve continuidade agora, em fevereiro de 2022.

Saudações,
Ivan, um antigo infante.

JPonte
Reply to  Ivan
1 mês atrás

Ivan , sem dúvida , a invasão deve ter sido um forte impulso , contudo não acredito que seja a única razão …. há mais , eles estão nesta zona quente a séculos ….invasões e guerras fazem parte da tradição … vejamos os dias que virão …

BraZil
BraZil
Reply to  JPonte
1 mês atrás

A outra forte razão é o efeito estufa…

JPonte
Reply to  BraZil
1 mês atrás

Kkkkkkkkk 👍

BraZil
BraZil
Reply to  JPonte
1 mês atrás

Bom dia Jota. Falo sério. O Oceano glacial ártico era intransitável até bem pouco tempo e continuaria sendo, não fosse o afinamento das calotas de gelo que cobrem as águas. Isso o tornou acessível para navegação, abrindo uma importante e estratégica rota de comércio, além da possibilidade de exploração dos recursos naturais da região, abaixo da lâmina de água. O problema para o Ocidente é que os Russo estão presentes lá, desde sempre, pois a maior parte desse mar, banha a Rússia e O Putim, construiu novas bases militares por lá, além de reformar as antigas, da era Soviética. Tais… Read more »

José de Souza
José de Souza
Reply to  Ivan
1 mês atrás

Bom ler o Ivan, o antigo, de volta!

Heinz
Heinz
Reply to  JPonte
1 mês atrás

Claro que a razão é a Rússia, como confiar em um país que assina um acordo de não agressão, reconhece suas fronteiras, mas mesmo assim te ataca, mata seu povo, destrói sua infraestrutura e anexa seus territórios?
A Rússia já colocou em questão alguns territórios finlandeses e uma arquipélago norueguês, vocês acham que eles iam ficar sentados só ouvindo ameaças de um país maior e mais forte que eles? óbvio que não, por isso entraram para uma aliança.

Makarov
Makarov
Reply to  Heinz
1 mês atrás

A Crimeia é russa, o Ucraniano Nikita Krushev deu a Crimeia para a república Soviética da Ucrânia sem consultar os Russos, a Crimeia foi conquistada pelo Império Russo dos Otomanos…. Os outros territórios Ucranianos são discutíveis, a Crimeia não.

JPonte
Reply to  Heinz
1 mês atrás

Sim Heinz a Rússia é sempre um pesadelo histórico …. mas ainda assim para mim não está de todo claro …. vamos aguardar …mas o fato é que já está ..e a OTAN passa a ter no seu flanco norte sua muralha que faltava para cercar o dito inimigo … já que seu flanco sul .. Itália , Grécia e Turquia é um ponto fraco nesta coalizão .

Coronel Bakala
Coronel Bakala
1 mês atrás

EDITADO