Por Manuel Domingos Neto, Adriana Marques, Piero Leirner, Suzeley Kalil Mathias e Ana Penido Oliveira

Senhor Comandante, agravam-se as tensões guerreiras e o Estado brasileiro está despreparado para sustentar seus interesses.

O povo está desunido e nosso entorno estratégico desarticulado. As fileiras estão fragilizadas em decorrência de suas estruturas obsoletas, da dependência do estrangeiro em armas e equipamentos e do envolvimento corporativo em atividades políticas.

Enquanto isso, a revisão dos documentos orientadores da Política de Defesa Nacional foi entregue ao Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, como se esta tarefa não fosse política.

As investigações policiais acerca do envolvimento de integrantes das corporações militares em atividades ilícitas não podem obscurecer os problemas da Defesa, inclusive porque os desvios de função do militar decorrem em boa medida da prevalência do castro nas definições desta política pública.

A formulação da Defesa do Brasil deve ser de responsabilidade do poder político, do contrário poderá ser reduzida ao reflexo de interesses corporativos não convergentes com os da sociedade. Cumpre ao militar subordinar-se ao civil representado pelo poder político.

Permita-nos sugerir que as diretrizes da Defesa Nacional observem as seguintes prioridades:

  • A coesão da sociedade que, desunida, não logrará se defender. A redução das iniquidades é o fundamento da coesão social. Essa coesão se baseia na crença de que a política equaciona as divergências, não a guerra.
  • A supressão do conceito de “inimigo interno” nas formulações doutrinárias da Defesa Nacional. Em política, há adversários, não inimigos.
  • A busca da integração dos povos sul-americanos, como manda nossa Constituição, em vista de formar barreira protetiva estratégica. A política externa deve se adequar a esse objetivo. A Carta determina que sejamos prioritariamente pacíficos. Nestes termos, o chamado “poder militar” deve ser operado como instrumento secundário.
  • A busca de efetiva autonomia na produção de armas, equipamentos e produtos essenciais à sociedade. Essa busca deve ter em vista a capacidade de dissuasão, jamais a ações provocativas.
    A reforma dos instrumentos de força do Estado de maneira que o militar se volte exclusivamente contra eventuais agressores estrangeiros. Esses instrumentos devem articular suas percepções de mundo, seus conhecimentos e capacidades técnicas.
  • A capacitação de pessoal civil para o Ministério da Defesa sob a responsabilidade de profissionais civis, com integrantes das Forças Armadas atuando de forma subordinada.

Em vista de uma necessária reforma militar, adiantamos as seguintes proposições:

  • Redução efetiva das despesas com pessoal por meio do redimensionamento de efetivos e enxugamento do quadro de oficiais generais de acordo com as diretrizes de uma nova política estratégica;
  • Desativação de unidades militares sem relevância para a Defesa Nacional, cujos exemplos mais notórios são os “Tiro de Guerra”;
  • Ampliação robusta dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação mobilizando para efeito a capacidade nacional, com destaque para a comunidade científica e a indústria especializada;
  • Priorização da capacidade aeronaval autônoma relativamente à capacidade terrestre;
  • Afastamento das corporações militares de tarefas relativas à Segurança Pública e reforma ou criação de organizações especializadas neste domínio;
  • Capacitação da Defesa Civil de forma a que as corporações militares se concentrem em sua missão precípua;
  • Supressão dos cargos de comando passíveis de ser exercidos pelos chefes de estados-maiores;
  • Capacitação dos estados-maiores conjuntos de modo a beneficiar a interoperabilidade das Forças Armadas.

Senhor Comandante, é indispensável o envolvimento da sociedade na Política de Defesa Nacional, que deve estabelecer diretrizes para uma reforma militar. Consideramos impostergável a convocação de uma Conferência Nacional de Defesa.

Manuel Domingos Neto, professor da UFF
Adriana Marques, professora da UFRJ
Piero Leirner, professor da UFSCAR
Suzeley Kalil Mathias, professora da UNESP
Ana Penido de Oliveira, pesquisadora do Instituto Tricontinental

FONTE: Jornal Floripa

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.
Camargoer.
1 mês atrás

Sem qualquer coincidência, o documento menciona pontos que venho defendendo há anos.

Assim, também quero assinar a carta.
Camargo (UFSCar).

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
João
João
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Sim. É o básico! Nem isso a classe política do Brasil entende.

Charle
Reply to  João
1 mês atrás

Nem a classe política entende ou não quer entender e nem a classe que deveria, a priori, compreênde-la totalmente – a classe militar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Olá Jack, acredito que desde a independência (ou antes dela) existe um projeto de país excludente, injusto, racista, anti-democrático, elitista e baseado na concretação de renda, conduzido por uma elite desqualificada.

A luta para mudar é uma tarefa de gerações, sem qualquer certeza de sucesso.

Sergio
Sergio
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

O karma de séculos de seres humanos enjaulados em senzalas, alimentando e produzindo – sem ganhar nada! – ainda nos perseguirá por outros muitos séculos.

É isso que ninguém compreende.

É um castigo espiritual!

E sem a certeza de que dará certo.

JULIO dONDICE
JULIO dONDICE
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Prezado, Exatamente esse tipo de pensamento retrógrado, raso e da mais baixa narrativa que nos atrasa e afunda a nossa população num abismo sem fim. Na hora que conseguirmos substituir formadores de opinião que pensam como o senhor, por formadores de opinião que incentivem a religiosidade, o trabalho, o estudo, a meritocracia, a prosperidade e a união, aí sim teremos um povo Forte e uma Nação próspera, unida naturalmente e com o propósito de gerar riquezas para a Nação. Chega a ser ridículo falar em racismo e tantos ismos, num país como o nosso com tanta miscigenação de raças, onde… Read more »

Angus
Angus
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Me lembrei de uma aula na Faculdade de História quando o professor começou o semestre dizendo que todos deveriam ser livres para pensar e expor seus pontos de vista. Na teoria foi pro 10.

Na prática me mandou sair da sala quando fiz o contraponto sobre uma análise da América Latina em que não deveriam ser debatidos assuntos de Cuba, Venezuela e Argentina por falta de tempo de discussão…rsrsr

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Angus
1 mês atrás

Isso é lá com ele. Seria ótimo reservar uma ou duas aulas para debater Cuba, Venezuel, Argentina e até o Haiti, que está passando por uma crise… quem sabe fora do horário da aula, todo mundo tomando suco, sorvete e açai…

já fiz isso com assuntos que estava fora da ementa… vai quem quer… todo fala, ouve ou ri. Só não pode bater na mesa, nem ofender nem gritar

Como ensino química, só dá para debater outras coisas fora da aula

Por outro lado, converso tudo com meus orientados de mestrado e doutorado

Fagundes
Fagundes
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Pensava que devido seu conhecimento vc era cientista nuclear. Química é interessante também.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fagundes
1 mês atrás

Minha área são os biomateriais e nanocompósitos.

Um dos meios de alterar as propriedades dos biomateriais polímeros é por meio da exposição á radiação gerada por cobalto-60. Isso induz um tipo de reticulação que garante maior resistência mecânica, permitindo aplicações que vão destes a liberação controlada de medicamentos, próteses e suportes para regeneração de tecidos induzida por nanopartículas.

Então, de vez em quando, a pesquisa entra em um beco sem saída… dai tem que ir atrás de quem sabe mais e virar estudante de novo…

Fagundes
Fagundes
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Interessante…Então se houvesse uma atadura com algum composto químico x ou y que liberasse durante alguns dias fraca radiação sobre ferimentos, seria muito bom para recuperação acelerada dos pacientes.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fagundes
1 mês atrás

Não. A radiação é como uma luz. Vocẽ ilumina o material, mas depois que desliga o interruptor, o material não se torna uma fonte de luz. No caso da radiação ionizante, é uma luz de energia tão grande que algumas ligações química são rompidas. Algumas delas voltam ao original, outras são novas. No caso dos polímeros, eles ficam mais resistentes em vários aspectos. Para um curativos, este tratamento com radiação serve tanto para mudar seu comportamento químico quanto mecânico, além de esterilizá-lo. Para que um material se torne radioativos, será preciso adicionar isótopos radioativos. Ao aproximar este material radioativo de… Read more »

Sergio
Sergio
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Só observar o urbanismo porco de nossas cidades.

Passamos vergonha até na comparação com Chile e Uruguai.

João, o primeiro.
João, o primeiro.
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

– Oficiais Generais somam 5% do efetivo formado na AMAN…. Seria uma nova política importantíssima…… reduzir pra 4,5%…. – países como a Ucrânia e Rússia estão lá correndo atrás de mobilizáveis que nunca tiveram noção do q é um quartel… os TG são importantíssimos na mobilização de pessoal, q trabalhará nas suas próprias formações profissionais, na Zona Administrativa do PO, por exemplo. Mas desconhecedores da doutrina apontam a necessidade, sem a menor noção do que pra que serve. – Forças Armadas não atuam em Segurança Pública. Só apoiam com suas capacidades. Principalmente hj, no cenário de Guerra híbrida, onde o… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João, o primeiro.
1 mês atrás

O que é um inimigo interno? Se for um golpista ou um terrorista, isso é papel da justiça investigar, julgar e punir. Talvez seja preciso aprofundar no conceito de inimigo interno e fronteiras ideológicas que serve de base para a Doutrina de Segurança Interna. Há uma boa literatura sobre este assunto. É fácil constatar que ninguém que cumpra TG tem qualquer habilidade para combate. Se é preciso preparar mais reservistas, isso deve ser feita por meio do serviço militar. O problema é que isso custa caro e implicaria aumento do efetivo, que já consome 85% dos recursos orçamentários. Talvez reduzir… Read more »

Wilson
Wilson
Reply to  João, o primeiro.
1 mês atrás

O problema é que a caserna intitula “inimigo interno” todo aquele que defende posicionamentos políticos divergentes aos da própria caserna.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 mês atrás

Excelentes sugestões. Tem que aplaudir de pé.

RSmith
RSmith
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

hum… concordo com o Sr. Luís… só não entendi o motivo dessas negativações :-/

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RSmith
1 mês atrás

Mudar é difícil. Segundo Maquiavel, aqueles que serão prejudicados pela mudança se colocam contra e os que serão beneficiados ainda não tem certeza disso.

RODES
RODES
1 mês atrás

zzzzzzzzzzzzzzzzzz

teses petistas

Last edited 1 mês atrás by RODES
JBS
JBS
Reply to  RODES
1 mês atrás

Comentário sem pé, nem cabeça! Tudo é ruim, se tem participação da sociedade, é ruim, se não tem, é ruim!

Como dizia a minha falecida Avó “Vá lamber sabão”!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  JBS
1 mês atrás

Ficar como está também é ruim

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RODES
1 mês atrás

Proponha suas teses antipetistas… se forem melhores, será ótimo. Passaremos a defendê-las.

Marcos
Marcos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

O senhor é um petista?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Sou humanista, democrata e de esquerda.

Prefiro ter liberdade de votar em quem considerar melhor, considerando estes três valores, qualquer que seja o partido.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Alguém aqui não é democrata?

Santamariense
Santamariense
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Para a esquerda, somente eles são democratas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Olá Rinaldo. Espero que todos sejam. O Marcos perguntou meu posicionamento político especificamente.

Respondi por mim.

Insistindo, voto em que considero que melhor represente aqueles trẽs valores que sustentam a minha visão do mundo, independente do partido mas preservando meu direito ao voto secreto.

Varguista, Lacerdista, Janguista ou Geiselista (para citar os mortos), ou UDNista, Arenista, PDSista (para citar os partidos extintos) significa mais fidelidade partidária que coerência ideológica.

Marcos
Marcos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Se não for muito audacioso de minha parte, poderia me posicionar sobre sua visão acerca dos valores conservadores judaico-cristãos e sobre as visões macro economicas do livre mercado, estado de direito, liberdades individuais, nacionalismo e patriotismo? E se por acaso o for antagonico, como esse antagonismo se expressa quanto à oposição aos principios do humanismo e da democracia?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Caro Marcos. Um democracia requer o respeito ás liberdades individuais, inclusive sobre a liberdade de religião ou até de não-religião. O fato de ser neto de um pastor permitiu tem uma visão bastante crítica sobre as religiões, mas também sobre o cristianismo. O capitalismo é um sistema contraditório, no qual existem ciclos de expansão e recessão. O único agente econômico capaz de aplicar politicas anticíclicas é o Estado. O capitalismo passou por duas depressões, uma no fim do Sex.XIX e outra praticamente meio século depois, ambas decorrentes das desregulamentação e da crença que a economia seria capaz de autorregulação. Muita… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Marcos
Marcos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Caro Camargoer, muito obrigado por sua disponibilidade em expor suas visões e opções.

Entendo perfeitamente suas frustações com alguns colegas. Também são as minhas.

Apesar de acreditarmos em coisas diferentes, entendermos as realidades politicas e as opções de pontos de vista que podem ser considerados antagônicos, devo reconhecer suas qualidades, sua educação e cuidados que fazem a honra que te precede.

É sempre um privilégio.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Olá Marcos. O privilégio de um debate franco e construtivo é mútuo. Obrigado pela oportunidade.

Agora, temos que tomar cuidado com os editores. Eles têm razão ao policiar os comentários antes de virar confusão.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

O capitalismo e o unico sistema socio economico bem sucedido.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Os conservadores/reacionários brasileiros parecem não entender que “os valores conservadores judaico-cristãos” e o liberalismo político são antagônicos. Não à toa, um dos maiores opositores do liberalismo nos séculos XVIII e XIX foi a igreja católica. É preciso lembrar que o braço econômico do liberalismo clássico se instalou no mundo ocidental sobre um novo paradigma de ética e moralidade. A emancipação do indivíduo como unidade básica da sociedade soterrou a velha ordem baseada na família e na igreja. O mundo ocidental hoje vive no pós-guerra entre Gemeinschaft e Gesellschaft, com a última tendo vencido. Na batalha entre racionalismo e misticismo, religião e secularismo,… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
Akhinos
Akhinos
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Eu já li não um ou dois, mas dezenas de comentarios aqui que fariam qualquer warlord africano sentir orgulho de tamanho autoritarismo. As vezes não percebemos algo na nossa kra pq este algo está dentro de nosso espectro de concordância.

Elintoor_--
Elintoor_--
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Era uma vez, um grande país…
Que no papel, no discurso e na teoria, supostamente teria uma das maiores democracias do mundo! Pujante e com grande valor de voto e indiscutível vontade da maioria.
Mas só não contava com o aparecimento de 2 componentes:
Um careca e uma caneta, rs

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Elintoor_--
1 mês atrás

Caro. Recomendo o livro “Como salvar a democracia” no qual os autores explicam com detalhes como a democracia nos EUA, entre outras coisas, tem um modelo eleitoral inferior ao brasileiro.

Talvez ajuda e entender as qualidades, defeitos e contradições da democracia brasileiro e como os sucessivos golpes retardaram e prejudicaram o processo de aperfeiçoamento democrático.

Rafael Pinheiro Machado
Rafael Pinheiro Machado
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Defende ladrões, corruptos, ditadores e terroristas?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Pinheiro Machado
1 mês atrás

Caso consiga explicar o quê sua pergunta tem a ver com a matéria, posso considerar uma resposta.

Como ensina o Nunão “Muito ajuda quem não atrapalha”

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

A folha de antecedenes criminais não importa?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcelo Andrade
1 mês atrás

O que isso tem a ver com a matéria?

Segundo a CF88, qualquer pessoa que tenha sido condenada e cumprido a sua pena, retoma seus direitos civis, inclusive o de votar e se eleito.

Como o voto é secreto, cada eleitor que faça o seu julgamento.

Se uma pessoa cumpriu a uma pena, que está filiada a um partido, que se torne candidato e que seja eleita, é parte da democracia.

Se a CF88 cassasse os direitos políticos de modo vitalício após uma condenação, então nem eu nem ninguém teria que ter esta discussão sem qualquer relação com a matéria.

José de Souza
José de Souza
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Ouch!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Desde quando a esquerda foi democratica?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Concordo em gênero, número e grau.

Faver
Faver
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Parabéns pelo comentário. Este pensamento tipo maniqueista que permanece nas mentes de muitos brasileiros causa cegueira e desligamento da realidade.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Concordo.

José de Souza
José de Souza
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

“Concordo”, mas sou bolsonarista.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Concordo plenamente.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Marcos
1 mês atrás

ele é sim

Renato
Renato
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Concordo, mas por mais alguns anos, quem governará o Brasil e o destino de nossas forças armadas será alguém ligado a uma destas duas linhas de pensamento.

Charle
Reply to  RODES
1 mês atrás

E o que seria melhor e mais racional para a defesa do Brasil que não foi posto nessa missiva e que, aliás, possui a qualidade de sintetizar muitos tópicos que entendemos urgentes e já foram tema de debates no fórum ao longo dos anos? Um aumento de soldo para as filhas solteiras dos militares, por exemplo? Ou quem sabe aumento na ajuda de custo para custear as “viagens de cunho estratégico ao exterior”? Talvez uma bonificação sobre as aposentadorias e pensões integrais que os militares já recebem? Ou um aumento de efetivo? Remédio Viagra, vinhos, festas, recepções, comissões… então que… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Charle
Faver
Faver
Reply to  RODES
1 mês atrás

Reduzir o tamanho dos gastos (que são estatais), funcionários, unidades e propor profissionalização não parece tese comunista ou petista.

Gustavo
Gustavo
Reply to  RODES
1 mês atrás

Sim e não, muitos bolsonaristas estão querendo manchar instituições forcas armadas, como tambem tem pessoas da esquerda que viaja que o brasil e uma Suíça nao precisa de armas ofensivas e um metalidade atrasada da esquerda nao todos sao assim mais os que sao tem mais voz que dificulta nosso desenvolvimento. eu também discordo grande parte das sugestões, mais concordo com alguns pontos.

Werner
Werner
Reply to  RODES
1 mês atrás

Claro ,possivelmente,são todos professores militantes.
Torcendo para ter algo similar com a educação,principalmente das universidades públicas,da política e de forma urgente do judiciário e MP.
No mais uma cartinha mequetrefe dos “inomados”professores.

BraZil
BraZil
1 mês atrás

Bom dia. Concordo somente em parte com o colega Rodes, pois também defendo algumas dessas medidas apresentadas, mas acho algumas curiosas e outras perigosas ou demagógicas ou oportunistas. E, posso estar errado, mas desconfio muito de qualquer tentativa de regular ação das FFAA, que tenha iniciativa nos seios da educação e da saúde (se fosse o caso), pois sabemos que são dois campos altamente ideologizados de nossa sociedade e infelizmente, não é ideologia pró defesa nacional é pró defesa de outros interesses, em sua maior parte. outro ponto: a participação construtiva, positiva de setores civis de uma sociedade com sugestões… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  BraZil
1 mês atrás

Prezado Br, primeiramente, creio que todos são docentes da área de relações internacionais então possuem algum lastro para tal. Lançadas essas ideias outros grupos acadêmicos ou não, poderiam alimentar o debate. É fato que os comandante não são obrigados a responder abertamente ao que propuseram. Enfim, precisam ser tomadas e décadas passaram sem algo consistente – medidas e projetos houveram mas poucas vezes com foco e perenidade – e que abranja o civismo, o desenvolvimento acadêmico-científico-tecnológico, a indústria nacional e o setor financeiro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  BraZil
1 mês atrás

Olá BR. Os pesquisadores que assinam o documento são todos da área de defesa e assuntos estratégicos. Conheço pessoalmente o Prof Leirner, com quem converso eventualmente.

São pesquisadores que há anos estudam as questões militares no Brasil e no mundo. Todos eles têm diálogo com o alto comando das forças armadas há anos.

Só o Leirner publicou 6 livros sobre assuntos relacionados com defesa, orientou 12 mestrados e 3 doutorados.

Os outros 5 pesquisadores estão no mesmo nível.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Eu coloquei 4 pontos da proposta que são, no mínimo, questionáveis. Os pontos que citei parecem mais revanchismo do que qualquer outra coisa.
Já a questão de que esse ou aquele publicou livros, tem doutorado, etc, não é garantia de que suas ideias sejam verdades absolutas ou livres de ideologias das mais diversas vertentes,

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

“Eu coloquei 4 pontos da proposta que são, no mínimo, questionáveis.” Qualquer ponto é questionável, entendi como um ponto de partida e não como diretriz. “Já a questão de que esse ou aquele publicou livros, tem doutorado, etc, não é garantia de que suas ideias sejam verdades absolutas ou livres de ideologias das mais diversas vertentes,“. Vale para qualquer um, civil ou militar. As teses e dissertações, artigos e livros ilustram o pensamento do indivíduo no escopo de sua pesquisa. As pesquisas mudam e seus recortes [ou escopo] também. O fato de terem uma formação acadêmica sólida lhes dá condição… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  André Sávio Craveiro Bueno
1 mês atrás

Olá André.

Para desqualificar um livro ou uma tese, tem que ler e entender.

Nativo
Nativo
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Esse seria o caminho certo camargoer. Infelizmente hoje basta , repetir ó que ouve.

Santamariense
Santamariense
Reply to  André Sávio Craveiro Bueno
1 mês atrás

Olá, meu caro. “Qualquer ponto é questionável, entendi como um ponto de partida e não como diretriz.” Pois então, os pontos que eu coloquei são aqueles que EU discordo…e que EU questiono. De resto pode-se questionar qualquer coisa, inclusive a esfericidade da terra, conforme alguns “gênios”. “Vale para qualquer um, civil ou militar.” Com certeza, tanto que eu não fiz distinção entre civil ou militar. O que eu questiono é a prerrogativa, que querem fazer crer como implícita, de que ter escrito livros torna alguém autoridade em qualquer assunto. A academia, via de regra, pega para si , de forma… Read more »

André Bueno
André Bueno
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Parabéns pelo uso do pronome, vale um TCC mas não uma tese.

André Bueno
André Bueno
Reply to  André Bueno
1 mês atrás

De qualquer forma entendo seu comentário. Muitos acadêmicos passam de um certo limite e que beira a arrogância. Sou servidor em uma universidade pública e já senti distinção.

André Bueno
André Bueno
Reply to  André Bueno
1 mês atrás

Mas há exceções.

Santamariense
Santamariense
Reply to  André Bueno
1 mês atrás

Com certeza.

Werner
Werner
Reply to  André Sávio Craveiro Bueno
1 mês atrás

Baseado em quê dizes que eles sao mais qualificados por terem mestrado e doutorado?
Foram militares?
Participaram de combates?
Vivenciaram a caverna?
É uma coisa que chama muita a atenção é essa preocupação da dita esquerda intelectual com defesa e FAs,qual o interesse real,nacionalismo e patriotismo é que não são.
Nós vimos como é o pensamento e atuação ao longo dos governos de esquerda,cai nessa cartinha quem quer.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Werner
1 mês atrás

Caro. A experiência de vida importa bastante, contudo um doutorado importa muito. Comparando com uma corrida, Uma pessoa com graduação começa a corrida na linha de partida correndo devagar.. Uma com mestrado começa 25 metros na frente correndo um pouco mais rápido. Uma com doutorando começa 100 metros na frente correndo com mais velocidade do que aqueles que estão atrás. Se cada um ficar parado ou preferir andar, em algum momento será ultrapassada por quem esta atrás. Se cada um manter a sua velocidade característica, quem tem doutorado chega com folga em primeiro, cruzando a linha de chegada antes e… Read more »

José de Souza
José de Souza
Reply to  Werner
1 mês atrás

E você, prestou serviço militar, viveu a “caserna” (Hallo Lili Marlene!), participou de combates?
Escreveu, leu, estudou?
Ou tá só no “EU acho”?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  BraZil
1 mês atrás

Rapaz, alguns dos melhores trabalhos que vi feitos em relação à Defesa, foram feitos pelo pessoal da UFRJ. Eles tem (ou tinham, não sei se ainda existe) um curso de graduação em Defesa. Faziam um bom trabalho. Bem provável que algum deles também dê aulas em institutos militares, como escolas de comando e estado maior. Muitos, senão a maioria dos professores dessas escolas são civis. É necessário notar que temos instituições de Ensino Superior que trabalham muito o tema, mas que normalmente são ignorados pela caserna, MD. Pelo menos eram. O segredo para o sucesso de uma política de Defesa… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Olá Leandro. A UFRJ continua tendo o curso de graduação chamado “Defesa e Gestão Estratégica Internacional” oferecido pelo Instituto de Relações Internacionais e Defesa.

Muitos oficiais, principalmente da MB, fazem mestrado ou doutorado na UFF.

Além disso, o Prof Piero Leirner orienta no Programa de Pós-graduação em Antrolologia Social da UFSCar,

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Por motivos que não vem ao caso no momento, eu tenho graves problemas com a UFF. E eu chego lá no INEST em meia hora se for andando. Mas tem sim muita gente boa na academia espalhados pelo Brasil. Gente comprometida com o tema. E produzem muita coisa. O problema é que não sei o quanto que é produzido chega à ser absorvido pelo MD e pelas FFAA’s em si. Essa maior inclusão de militares nas academias só tem à render bons frutos tanto para os militares quanto para as academias. De lá podem sair coisas boas e ruins. Por… Read more »

André Bueno
André Bueno
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

A academia não é o maior problema, isso é culpa do ego de muitos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  André Bueno
1 mês atrás

Pois é André. Há uma piada que o maior problema da universidade é o “colega de departamento”. Atuei tanto na iniciativa privada quando, agora, na academia. Os “ególotras” e egocêntricos parecem se distribuir de modo uniforme nos dois setores. A mesma distribuição uniforme parasse ocorrer em relação ao caráter e psicopatia. Uma coisa é certa… a universidade é mais tolerante com aqueles com alguma dificuldade social do que outros setores, desde que a pessoa tenha, ao menos, um doutorado. O Brasil tem formado cerca de 20 mil doutores por ano. Ainda que pareça um número alto, somente 0,2% da população… Read more »

José de Souza
José de Souza
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Ainda temos! E é ótimo! E, de fato, temos oficiais das FFAA que participam e são ótimos.

Jefferson B
Jefferson B
1 mês atrás

Qualquer discussão em defesa do Brasil tem o meu humilde apoio!
Parabéns!

Carvalho
Carvalho
1 mês atrás

Tem jabuti nessa “proposição”.
Muito oportunismo semântico.

Ed Silva
Ed Silva
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Muito

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Sim, mestre Carvalho…tem de fato

Zorann
Zorann
1 mês atrás

o mais importante é o primeiro ponto.

O sentimento de b.agunça, de terra de ninguém, de terra onde o cri.me compensa, são os principais sentimentos do brasileiro.

Charle
Reply to  Zorann
1 mês atrás

Mas o crime é originário basicamente de onde? O atual modelo de sistema econômico não é fomentador da criminalidade?

Não, o crime não compensa. Assim como não compensa viver em uma sociedade em que há séculos a população pobre labuta para sustentar algumas castas para em troca ganhar a miséria e o abandono. Elites corporativas civis e militares.

Tão ou mais criminosa quanto o assaltante da esquina é a elite nacional capitalista que vive do rentismo financeiro e da exploração social. Isso só para ficar em um exemplo.

Last edited 1 mês atrás by Charle
Zorann
Zorann
Reply to  Charle
1 mês atrás

Uau!!

Não estou falando especificamente do assunto que comentou. Crime existe em todas as classes sociais: dos p.oliticos, j.uizes, e m.ilionários, passando pela classe média e pela população menos favorecida

Mas seu comentário soma-se ao meu: se a sociedade, ou partes dela, não se sentem valorizadas no país, não tem o forte sentimento de pertencimento, como esperar que estas pessoas se importem em defende-lo?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Charle
1 mês atrás

Crime independe de modelo econômico. Um modelo não fomenta mais o crime que o outro. Mesmo na URSS onde teoricamente ‘não existiam classes sociais’ (o que não é verdade), havia pleno emprego, livros e atividades culturais eram ridiculamente baratas, havia crime. E quebraram, ainda por cima. O problema é: Enquanto não houver um modelo econômico melhor, realista e que não espere uma utopia humana, vou ficar com o capitalismo mesmo. É injusto? De certa forma é. Mas a vida é injusta. Fazer o quê… Brasileiro não consegue nem obedecer sinal de trânsito, não entende que parar carro em cima da… Read more »

Werner
Werner
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Stálin dizia que não existia crime no paraíso

Vitor
Vitor
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

A lei de Gerson está enraizado no s.istema político salvo alguns pensadores da sociedade que combate essa mantra que corrói os valores de uma nação.

RSmith
RSmith
1 mês atrás

Excelente carta, apoio totalmente. Só incluiria a sugestão, de forma mais especifica, apa a constituição de uma “Diretoria de Desenvolvimento e Aquisição de Armamentos” que agiria de acordo com as necessidades das três forças, porem independente desta, dentro do Ministério da Defesa, pois estaria incluída de certa forma nas recomendações para “A capacitação de pessoal civil para o Ministério da Defesa sob a responsabilidade de profissionais civis, com integrantes das Forças Armadas atuando de forma subordinada” bem como “A busca de efetiva autonomia na produção de armas, equipamentos e produtos essenciais à sociedade”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RSmith
1 mês atrás

Olá RS. Excelente ideia. Nesta reforma da estrutura militar, também defendo a unificação dos sistemas de educação, pesquisa, saúde e inteligência em um único órgão ligado diretamente ao ministério da defesa. Os comandos militares devem ser responsáveis apenas pelas atividades fins da defesa.

Este tipo de estrutura pulverizada é herança da divisão das forças em diferentes ministérios, algo superado pela criação do MInDef.

RSmith
RSmith
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

APOIADO!

Gilson
Gilson
1 mês atrás

Aproveitando o embalo da reportagem e a foto acima
o editor, do blog, não teve conhecimento do acidente do helicóptero panthera, do EB. Que por sinal acho que: foi perca total da aeronave e graças adeus, sairam todos com vida?

Santamariense
Santamariense
Reply to  Gilson
1 mês atrás

Eu iria escrever o mesmo. O HM-1A EB 2023, acidentado em 04/03/24, parece ter tido perda total, inclusive com rompimento total entre o corpo da fuselagem e o cone de cauda. Os 5 tripulantes saíram com vida. E só um reparo: é perda, não perca.

Jagder
Jagder
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Sim, deu a famosa perda total.

BraZil
BraZil
Reply to  Gilson
1 mês atrás

Olá Gilson. Nesse caso é “perda” e sei que foi erro de digitação. Abraços

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Reply to  Gilson
1 mês atrás

Os editores não mencionaram esse acidente, foram os últimos a publicarem algo sobre a VBCOAP, ainda não falaram nada sobre a data de lançamento da Tamandaré em 29/06, entre outros “furos” perdidos…

Agora artigos como esse, com claro viés político, ou sobre o nosso novo PA, que nenhum outro lugar se dignou em publicar, dão a tônica do que é a trilogia hoje.

Triste, muito triste.

Santamariense
Santamariense
1 mês atrás

“ A capacitação de pessoal civil para o Ministério da Defesa sob a responsabilidade de profissionais civis, com integrantes das Forças Armadas atuando de forma subordinada.” – Qual o motivo para essa fixação em “civis mandam nos militares”?? Pouco interessa quem chefia quem, interessa quem sabe o que precisa, e como precisa, ser feito. “Priorização da capacidade aeronaval autônoma relativamente à capacidade terrestre;” – Sério? Numa Marinha que não consegue ter nem navios querem aeronaves?? “ Afastamento das corporações militares de tarefas relativas à Segurança Pública e reforma ou criação de organizações especializadas neste domínio;” – Por que? Qual o… Read more »

Bueno
Bueno
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

 Instituto Tricontinental..

A Turma que assina o Manifesto tem artigos no  Instituto da esquerda Tricontinental.
A Maioria lenhando as FA

https://thetricontinental.org/pt-pt/sobre/#history

“A Conferência Tricontinental reuniu uma série de movimentos revolucionários de toda a África, Ásia e América Latina. Trouxeram consigo a orientação da libertação nacional, do não-alinhamento e do socialismo. É essa tradição – o marxismo de libertação nacional – que ancora o trabalho do nosso instituto”

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Bueno
1 mês atrás

E dizem que não tem viés… Não dá pra aceitar nada que tenha viés.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Exato.

Werner
Werner
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Pois é,são todos professores não militantes com vasto conhecimento em defesa e armamentos por terem mestrado e doutorado.
O golpe tá aí(na cartinha) ,cai quem quer.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Werner
1 mês atrás

Parcimônia ao criticar as pessoas com pós-graduação. O Cel. Nery também defendeu um mestrado em 2006: “Seleção de alvos na Força Aérea Brasileira”, cujo orientador obteve doutorado em Berkeley.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Bueno
1 mês atrás

Pois é, mas os caras são doutores, logo se questionarmos, somos tacanhas e retrógrados. No final, isso é bem conhecido. Não que não tenham pontos interessantes na proposta, tem vários. Mas, em outros, transparece certo ranço e revanchismo.

E essa parte?

“… o marxismo de libertação nacional …”

Que piada…os caras parecem viver em uma realidade paralela.

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Faver
Faver
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Penso diferente e vou dar minha opinião “Priorização da capacidade aeronaval autônoma relativamente à capacidade terrestre;” Que mal faz pensar em ter drones? Que são o futuro dos conflitos?  “ Afastamento das corporações militares de tarefas relativas à Segurança Pública e reforma ou criação de organizações especializadas neste domínio;” Eu penso que faria os militares darem foco a sua prioridade que é defesa, treinamento, manutenção e estudo de situações militares. Para que ficar em desvio de função? “Qual o motivo para essa fixação em “civis mandam nos militares”? Pouco interessa quem chefia quem, interessa quem sabe o que precisa,… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Faver
1 mês atrás

“Que mal faz pensar em ter drones? Que são o futuro dos conflitos?” Se forem drones, baratos e capazes de cumprir a função de maneira eficaz, sem problema. Não pode é querer caças em detrimento de navios. “Eu penso que faria os militares darem foco a sua prioridade que é defesa, treinamento, manutenção e estudo de situações militares. Para que ficar em desvio de função?” Nessa questão da segurança pública, entra a GLO, missão também dos militares. E quando/se houverem distúrbios de grande magnitude, como s militares afastados da segurança pública como se conterá? Óbvio que militares têm que ter… Read more »

deadeye
deadeye
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Não é tara, em todas as democracias os militares ficam sob controle Civil.

Santamariense
Santamariense
Reply to  deadeye
1 mês atrás

Releia o que eu escrevi. Eu não disse que os militares não podem ficar sob controle civil. Eu discordo da obrigatoriedade disso. Dentro de qualquer ministério, incluindo a Defesa, existe a parte política e a técnica, cada uma com suas funções e prerrogativas. Misturar ambas não dá certo.

Akhinos
Akhinos
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Esse seu comentário só reflete o quanto no Brasil se valoriza pouco ou nada educação e principalmente ciência. Existe esse delirio na cabeça do brasileiro, de que se alguém trabalha na ponta de algo, por exemplo um médico, mecânico, militar, jogador de futebol, logo ele entende mais que qualquer um sobre o assunto, e logo essa pessoa é qualificadíssima para falar se vacina funciona ou não, essa pessoa é qualificadíssima para ser ministro da defesa, ele com certeza pode ser o melhor técnico de futebol do mundo ( afinal ele jogou bola pra kct), ele pode construir um carro melhor… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Akhinos
1 mês atrás

“falácia pueril” … parei de ler aqui. Na hora que tu tiveres mais argumentos, talvez eu gaste meu tempo argumentando contigo. Aliás, melhora tua interpretação de texto…tá precisando.

Faver
Faver
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Conheci um oficial que prestava serviço em uma unidade no interior do país. Ele foi fazer uma faculdade em instituição privada e foi perseguido na escala por comandante que não achava bom ele ou outros continuarem a se aprimorar. isto continuou com outros 2 comandantes posteriores da mesma unidade. A destacar que depois de formado o conhecimento da área nova agregada contribuiu muito para o serviço da unidade em que ele estava vinculada. Isto não é um caso isolado, conheço outros casos em que os militares passaram muito trabalho com esta situação. Parece revanchismo de quem não quer agregar conhecimentos… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
1 mês atrás

Com todo o respeito, não captei nada de estratégico nestas proposições, exceto algumas enviesadas, na qual é preceito que a estratégia seja desdobrada de dentro…e algumas proposições são de fora do escopo, por exemplo, naquilo que se avente de orig8nacao civil…o escopo é é tem… de ser dentro da organização…daí já se percebe viés…

Não fala de serviço voluntário ou obrigatório

Não fala de ênfase doutrinárias

Não fala de ênfase de material

Não fala de política industrial de defesa

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 mês atrás

“A busca de efetiva autonomia na produção de armas, equipamentos e produtos essenciais à sociedade. Essa busca deve ter em vista a capacidade de dissuasão, jamais a ações provocativas.” Capacitação dos estados-maiores conjuntos de modo a beneficiar a interoperabilidade das Forças Armadas.” “Ampliação robusta dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação mobilizando para efeito a capacidade nacional, com destaque para a comunidade científica e a indústria especializada; “Priorização da capacidade aeronaval autônoma relativamente à capacidade terrestre;” “supressão do conceito de “inimigo interno” nas formulações doutrinárias da Defesa Nacional. Em política, há adversários, não inimigos.” Sobre o serviço militar obrigatório, talvez… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

o que isto quer dizer? qual a fundamentação? O que significa autonomia de produção de armas com dissuasão ou provocação? O que significa ampliação robusta em ciencia e inovação, com destaque a comunidade cientifica e a industria especializada? Investimento em ciencia é da rubrica do MD? De novo, reator nuclear é problema da MB e não do ministerio de Ciencia e Tecnologia ou Minas e energia? O que é priorização da capacidade aeronaval autonoma relativamente a capacidade terrestre? Supressão do conceito inimigo interno??? onde isto existiu nos ultimos 40 anos? Alguma ação sem ordenamento legal civil estabelecido? Frases…sem composição alguma….… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

Exato, caro Carvalho.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

Então.. eu não escrevi o documento. Seria pertinente vocẽ escrever para um dos autores e perguntar para ele ou ela.

Se fosse um texto meu, eu responderia suas dúvidas.

Basta colocar o nome dos autores na internet que vocẽ terá acesso aos endereços de email.

Quando eu encontrar o Leirner para um café, poderei conversar com ele sobre este documento. Só não prometo quando.

Jose
Jose
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Engraçado que mesmo com os questionamentos colocados pelo Carvalho2008 os quais você não soube responder, e obviamente não soube porque não conhece o real conteúdo da proposta, contudo, apesar do desconhecimento ainda assim apoia “cegamente” o dito documento, entendi.

Last edited 1 mês atrás by Jose
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jose
1 mês atrás

Então… talvez a fundamentação usada pelo autor seja diferente da minha. Não posso falar por ele. Por outro lado, quem acompanha meus comentários sabe que defendo A extinção do TG A aquisição de equipamento nacional ou nacionalizado Revisão do estatuto previdenciário Repactuação dos gastos, elevando o orçamento da FAB e da MB e redução do EB Redução do contingente Abandono da doutrina de pulverização de tropas do EB e adoção de unidades flexíveis e de elevada mobilidade Manter apenas ensino superior no MinDef Unificar os serviços de inteligencia, educação, pesquisa e saúde diretamente no MinDef Criar uma agẽncia unificada de… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

É claro que ignorar lhe agrada, afinal quando se mostra a real intenção em certas atitudes isso causa desconforto, as pessoas não gostam de ser confrontadas quando os argumentos não são sólidos, não se trata de ataque, mas sim de expor as intenções positivas e negativas das propostas, afinal a matéria tem justamente esse objetivo.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Não é uma crítica a vc Mestre Camargoer…é sobre o texto…

Além de dúbio, pode ser qualquer coisa, inclusive de viés….está mais para discurso do que metas…

Plano = Metas

Metas…quais nossa Metas objetivas

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 mês atrás

Olá Amigo.

Peço desculpas se respondi de modo afoito, dando a impressão errada.

Vocẽ tem razão sobre os pontos levantados, o texto é uma “carta de prioridades”, algo que suponho requer algo conciso.

Como disse, conheço um dos autores. Imagino que ele teria prazer em responder aos pontos levantado por você. Imagino que os demais autores também.

Imagino que seria uma excelente matéria para o “Forte” uma entrevista (mesmo que por email) com um dos autores para esclarecer estes pontos levantados por vocẽ.

Por outro lado, imagino que tenha percebido que as hienas andaram agitadas em seus ataques nesta matéria.

Jose
Jose
Reply to  Carvalho2008
1 mês atrás

Perfeito.

Last edited 1 mês atrás by Jose
Orivaldo
Orivaldo
1 mês atrás

Redução efetiva das despesas com pessoal por meio do redimensionamento de efetivos e enxugamento do quadro de oficiais generais de acordo com as diretrizes de uma nova política estratégica;
Desativação de unidades militares sem relevância para a Defesa Nacional, cujos exemplos mais notórios são os “Tiro de Guerra”;

Se alguém for contra isso e pq é contra o Brasil e só pensa no interesses proprios

Faver
Faver
Reply to  Orivaldo
1 mês atrás

O pessoal só entra nos itens nós x eles. Parece que não leram a parte que você citou.

Bardini
Bardini
1 mês atrás

“A coesão da sociedade que, desunida, não logrará se defender. A redução das iniquidades é o fundamento da coesão social. Essa coesão se baseia na crença de que a política equaciona as divergências, não a guerra.” . Pois é. Mas aí, entra este Cavalo de Tróia: . “A supressão do conceito de “inimigo interno” nas formulações doutrinárias da Defesa Nacional. Em política, há adversários, não inimigos.” . Inimigo interno é um ponto relevante para segurança nacional, indo desde as questões que envolvem a integridade territorial até a própria coesão nacional, que foi defendida. O inimigo interno é também um agente… Read more »

Angus
Angus
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Parabéns.
Comentário lúcido, com argumentos.

Prova de que pessoas inteligentes não precisam se identificar como doutor/autoridade ou destro/canhoto para argumentar.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Angus
1 mês atrás

Exato!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Isso mesmo, fiquei com preguiça de comentar, mas seu comentário ficou melhor do que eu faria, tirando a parte do mais do mesmo, a parte política pesou nas ideias desse pessoal, por isso não ficou bom, e um agente político a cargo de interesses pessoais e internacionais é pior que um bombardeio e uma invasão, uma Marina da Silva presidente seria destruir o Norte do País por exemplo, para o Brasil é claro

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Historicamente o emprego do conceito de inimigo interno pelas FAs sempre foi alicerçado em bases político ideológicas. Mudar o termo porém conservando o conceito primário, o objetivo correto, seria portanto algo benéfico. Sobre suas outras críticas, não vou me alongar porque são muitas mas aponto para algo que se repetiu em seu discurso. Várias vezes você disse que basicamente eles disseram mais do mesmo em relação a vários pontos abordados. “isto já existe”, “já está descrito”, etc. E a questão que levanto é a seguinte: Estas coisas que já existem no papel estão sendo postas em prática? Que já existem como… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Inimigo interno, é inimigo. . Os aturores fizeram um amontoado de propostas políticas, dentro do que abrange o seu interesse político aqui no Brasil. Para um alinhado como você, cabe vibrar e defender com unhas e dentes. . Para tentar dar uma amenizada no tom político e angariar apoio dos mais leigos, os autores lançam mão de propostas que podem ser simplificadas como “jargões manjados”. . Citam quadro de pessoal e drones… Ótimo. O leigo vai aplaudir de pé e pedir bis, pois são pontos sedimentos nas discussões por anos. É bonito falar de indústria e independência tecnológica. Está na… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Bardini perfeita as suas colocações, cabe uma analogia em relação aos pontos jogados para a torcida que você mencionou com a história do “boi de piranha”, nada além de criar uma distração para ganhar a simpatia dos leigos, enquanto os reais objetivos do documento são abordados de forma muito controversa, com proposições que estão cheias de questionamentos pela falta de clareza e objetividade para não usar outro termo, lembra muito dos projetos políticos com aqueles “JABUTIS”.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Você demonstra que é um alinhado ao acusar os autores de revanchismo porque eles querem militares subordinados aos civis no MD. Uma tempestade em copo d’agua. “Revanchismo”, termo que é utilizado de forma reacionária para demonizar a cobrança por punição de militares envolvidos em crimes no passado por pessoas que defendem que a lei seja cumprida e impiedosa para com criminosos civis. Sobre abordagem genérica e direcionamento. Meus Deus! Você queria que eles escrevessem todo um plano de ação estratégica abrangendo finanças, alocação de recursos materiais, planos de ação diversos. São Sugestões, apenas sugestões. A partir daí escolhe-se o que… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Bardini
1 mês atrás

A constituição prevê a indissolubilidade territorial….um movimento separatista, torna-se inimigo interno….por exemplo….

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Liberem minha réplica, please…

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Bardini, Quanta raiva típica de um engajado. Que exagero. Dizer que é um amontoado de propostas políticas, e políticas do interesse deles, é uma postura política da sua parte Revanchismo é um termo usado por defensores reacionários de uma justiça implacável mas parcial para demonizar a cobrança feita por aqueles que sofreram ou tiveram parentes vítimas de crimes levados a cabo pelo antigo regime. Você quer que eles apresentem um elaborado projeto estratégico puramente técnico operacional com pormenores sobre áreas diversas? Tarefa que os militares devem fazer a partir das sugestões? A minha primeira sugestão é simples e direta e… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo
Santamariense
Santamariense
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Perfeito!!!!👏👏👏👏

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Boas observações, mestre Bardini
….

É realmente um texto triste, vazio, enviesado….não tem Metas de diretrizes….

Preocupado com GLO….pelo amor de Deus, quem convoca é o civil….o militar só vai porque é chamado….Isto não tem nada a ver com END ou qualquer outra coisa….o militar é convocado, o militar atende….

Paulo Sollo
Paulo Sollo
1 mês atrás

Sugestões excelentes e inquestionáveis em relação a necessidade de se levar a cabo tudo isto.

Para além de questões de orçamento, a questão mais crítica, o maior empecilho é em relação aos comandantes das Forças Armadas decidirem por empreender as tão absolutamente necessárias e fundamentais reformas a níveis de estruturas operacionais e principalmente o redimensionamento de efetivos e enxugamento do absurdamente numeroso quadro de oficiais generais.

Isto vai desencadear um guerra dentro das Forças mas tem que ser feito.
A questão é se existem lideres nas FAs com o interesse e a coragem para tal.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Questionável é. Tem que ser. Caso contrário as melhorias não ocorrem debates tão necessários para a área.

Sequim
Sequim
1 mês atrás

Verdade é que o pensamento estratégico e doutrinário das FAs está parado nos anos 1960. Estão preocupadas com a “ameaça comunista ” , seja lá o que isso for.Some-se a isso uma indevida atuação política. Essa mentalidade anacrônica acaba se espelhando , via política, para parte da sociedade. Temos como resultado FAs partidarizadas e de baixa efetividade militar.

Bispo
Bispo
1 mês atrás

Há 10.000 membros da marinha lotados em Brasília…o lago(artificial) Paranoá deve ter uma importância estratégica desconhecida..rs

Há muito mais política que profissionalismo nas 03 armas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bispo
1 mês atrás

Olá Bispo. Há alguns anos, fiz uma estimativa de qual seria o efetivo da MB para cumprir todas a missões e atividades que ela vem desenvolvendo nos últimos anos, inclusive uma divisão de fuzileiros, ações de saúde, educação, pesquisa e manutenção dos navios. Seriam 50 mil. Hoje são mais de 70. No caso da FAB, são cerca de 70 mil. mas cerca de 25 mil servem no DECEA no controle do tráfego aéreo e na defesa do espaço aéreo, o que significa um efetivo para as ações da FAB de cerca de 50 mil. Não sei se é alto ou… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Escreva um documento fundamentado sobre essa estimativa e encaminhe ao MD. Agora é a hora…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Olá Rinaldo. Sabe que tenho pensado seriamente sobre isso. Estou terminado um relatório de uma patente (dá muito trabalho,… credo) que, felizmente, está quase pronto (praticamente um mês nisso, aproveitei as férias). Terminando isso, acho que vou fazer um documento. O ponto curioso é que vários pontos que defendo estão presentes neste documento, talvez até pela minha proximidade com o Prof Leirner., por exemplo o subfinanciamento da FAB e da MB, que são as primeiras linhas de defesa do país, a prioridade para a aquisição de materiais nacionais ou nacionalizados. Há anos comento aqui sobre a necessidade de revisar o… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Exato!

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Com base no que você fez essas estimativas de pessoal? Como tu chegou nesses números? Teve acesso aos números do comando de pessoal das Forças Armadas? Sabe das necessidades de pessoal dos esquadrões, das bases, das companhias, batalhões, regimentos, etc? Qual o mínimo necessário de soldados, cabos, sargentos, suboficiais, oficiais subalternos, oficiais superiores, etc, em cada uma dessas Unidades? Teve acesso a isso tudo e elaborou tuas estimativas sobre essas bases?

Faver
Faver
Reply to  Bispo
1 mês atrás

bingo.

EduardoSP
EduardoSP
1 mês atrás

“A formulação da Defesa do Brasil deve ser de responsabilidade do poder político, do contrário poderá ser reduzida ao reflexo de interesses corporativos não convergentes com os da sociedade” Esse ponto é importante. Tem marinha por aí atrás de quimera que só é explicada por interesses corporativos. Tem força aérea por aí com bases aéreas funcionando vazias só explicadas por interesses corporativos. E tem exército por aí fazendo gastos com verdadeiras furrecas que só podem ser explicados por interesses corporativos. As vezes penso que se não vier uma força externa para promover mudanças, isso se perpetuará, dada a inércia da… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  EduardoSP
1 mês atrás

A formulação da Defesa do Brasil é advinda do que é discutido e colocado na PND e END. Isto é elaborado pelo mundo da política, em contato com acessoria das três forças. Logo, o que é proposto não faz sentido, pois já ocorre! . Acontece que hoje, da forma como a coisa está estruturada, são as três forças, de forma desunida, que eleboram os planejamentos entorno dos materiais e equipamentos necessários a atender o que foi posto nestes documentos públicos (PND e END), que direcionam nossas ações em termos de defesa nacional. E isto está dentro das “regras do jogo”.… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bardini
Emmanuel
Emmanuel
1 mês atrás

Redução efetiva das despesas com pessoal por meio do redimensionamento de efetivos e enxugamento do quadro de oficiais generais de acordo com as diretrizes de uma nova política estratégica.

Rapaz… Vai dar rolo isso aí…


Santamariense
Santamariense
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

Esse trecho é “jogar para torcida”. Eu gostaria de saber uma proposta prática a factível para a execução da mesma no curto prazo. Do contrário, escrever o que eles escreveram é falar o óbvio.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

O jeito simples é: extingue algumas OMs e os respectivos cargos. Manda os ocupantes para reserva. Reduz o número de vagas nas escolas de formação de Oficiais para se adequar à nova quantidade de OMs.
Algumas OMs podem ser reduzidas de tamanho ou fundidas com outras, novamente resultando em redução do quadro de Oficiais.
Para saber quais OMs fechar precisa ter um retrato melhor delas, coisa que não tenho.
Mas fechar uma das duas bases da FAB no RS me parece bastante racional.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Concordo que muitos cargos e OM’s devem ser extintos. Mas, isso vai ter resultado no longo prazo. Diminuindo as vagas e cargos, se tem resultados lá na frente…muitos anos à frente, quando as aposentadorias e pensões desse militares deixarem de ser pagas. Mas, isso não é justificativa para não fazer as mudanças. Elas só irão demorar a mostrar resultados. Quanto aos cargos e OM’s a serem extintos, concordo que precisa de um estudo profundo e detalhado, feito pelo MD e pelas Forças, levando em consideração as necessidades atuais e futuras. Mas, volto a dizer que é algo que demora a… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Santamariense
1 mês atrás

Na verdade tem um pequeno impacto imediato. Quem vai pra reserva não é promovido. Menos pessoas serão incorporadas. E há o corte de gastos com a OM (água, energia, alimentação, combustível, manutenção, etc).
O impacto pode não ser grande, mas o começo é imediato.
Multiplicado por dezenas de OMs a economia deve ser considerável.
PS: isso poderia ter sido feito há 20 anos. Há 10 anos. Há um ano. Esse ano. Quando mais demorar pra começar, mas demorará para aparecer os resultados.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Achei que ia ser ruim, mas não é ruim, nem bom

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

E eu achei que podia ser bom, mas não foi bom. Nem ruim. Foi nada.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

legal kkkkkkkkkkk

deadeye
deadeye
1 mês atrás
  • Desativação de unidades militares sem relevância para a Defesa Nacional, cujos exemplos mais notórios são os “Tiro de Guerra”;

Esse aqui é o mais relevante, qual a utilidade dos TGs hoje?? o E.B acha importante treinar jovens de 17 – 18 anos, sem aplicar testes de Q.I e até os de aptidão são bem meia boca. Para que? é gasto de dinheiro a toa

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 mês atrás

Fora a parte da supressão de inimigos internos, do resto concordo.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Discordo em vários pontos, Brasil e um pais estritamente violento onde facções tem mais poder de fogo que exército da Bolívia , segundo o efetivo do exército e pequeno comparado à Coreia do sul, Brasil ele precisa e parar de comprar de artilharia a caminhão do exterior e comecar projeto de aquisição nacional de longo prazo, e começar fazer planos para sua previdência para que não atrapalhe o setor ativo, o modo seria previdência privada para militares e o fim da pensão vitalício tanto no passado quanto presente e futuro, e por último aumento do orçamento militar pra 3%.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
1 mês atrás

Vou dar meus dois centavos e provavelmente desagradar todo mundo. As Forças Armadas precisam, de uma vez por todas, entender que não são um Poder Moderador no Brasil (não existe Poder Moderador na Constituição de 1988) e que não devem sequer cogitar participar de golpes de Estado. Infelizmente, vemos no alto escalão da Forças Armadas pessoas que ainda tem essa mentalidade. Outrossim, precisam parar de se orgulhar do golpe de de Estado de 1964. Enquanto não tiverem consciência de que agiram errado e que instituíram uma ditadura que durou mais de 20 anos vão sempre cogitar fazer isso novamente. Forças… Read more »

Tutor
Tutor
1 mês atrás

Quando eu vejo esses UF…(alguma coisa), eu já fico com um pé atrás.
Agora, alguns pontos aí até faz sentido, outros são apenas delírios.
Quanto a coesão nacional, primeiro, que se tratando de universidades federais, já sabemos sobre que lado eles querem que seja essa coesão. Se for do outro lado, eles não querem kkkkk
Segundo, DÚVIDO juntar esquerda e direita nesse país novamente, pelo menso pelos próximos 80 anos. Com certeza, ambos os lados preferem se juntar à forças externas para combater o lado oposto, que abrir mão de suas ideologias e utopias de vida.

Last edited 1 mês atrás by Tutor
Pedro
Pedro
1 mês atrás

Perfeito. Tocou tb em um ponto chave…povo esta desunido..mas a culpa recai sobre político e classe jurídica…sinceramente…vale a pena defender um pais em que o crime compensa..
E faltou o reaparelhamento das forças com equipamentos modernos e em quantidade.

Last edited 1 mês atrás by Pedro
Carvalho
Carvalho
1 mês atrás

O atual Livro Branco já é um bom documento.
Ali estão definidos dois pontos essenciais da nossa atual estratégia de defesa.
1) nossa principal ameaça vem da instabilidade de nossos vizinhos da AL. Não por acaso investimos em Forças Mecanizadas na região do MT.

2) Temos ameaças internas muito fortes.

Scudafax
Scudafax
1 mês atrás

Excelente iniciativa. Contudo, tenho alguns comentários:
– Ausência de definição de tecnologias críticas cruciais;
– Ausência do conceito de resiliência contra ataques nucleares;
– Ausência de menções explícitas para a capacidade de lançamento de satélites de maneira urgente;
Etc.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Apesar de uma sutil tropeçada no início do documento as medidas a serem tomadas – e que nunca serão, desgraçadamente- estão corretas!

O país das cartas de intenções e da falta de ações.

Fuuuuuuuuu

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 mês atrás

É fácil querer redução de despesa dos outros grupos, agora pergunta se iriam querer redução do pessoal deles? Iriam fazer escândalo. Tem gente dentro dessas universidades públicas com super salários de país nórdico e pouco fazem, o resultado dessas universidades para o país é pífio.

welter
welter
1 mês atrás

até os todis kkkkkk

erikbomberman
erikbomberman
1 mês atrás

“Inimigo Interno” é herança doutrinária dos tempos de \Ditadura e fruto de um delírio anticomunista atual que está desatualizado e cria uma formação de gente que quase se aliou ao golpe de um certo ex milico expulso e chamado de “mau militar” nas palavras do próprio GEISEL!!!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  erikbomberman
1 mês atrás

Exato. A figura do “inimigo interno” e das “fronteiras ideológicas” é um das bases da “Doutrina de Segurança Interna” adotada durante a Guerra Fria, que se tornou anacrônica após o colapso da ex-URSS.

Renato
Renato
1 mês atrás

Embora o artigo não esteja de todo errado, ele mira enfraquecer o poder do exército e, consequentemente, enfraquecer a direita brasileira. É mais um folhetim esquerdista muito conveniente para a atual direção de nosso exército.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 mês atrás

Se isso não é uma pauta de esquerda…. não sei o que é? Concordo com alguns tópicos, mas a maioria é bla bla bla!!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcelo Andrade
1 mês atrás

Você não sabe.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Top, Camargoer!

Mattos
Mattos
1 mês atrás

Que texto bom para deixar as nossas FFAA de joelho

Leitor.
Leitor.
1 mês atrás

Militares têm que serem mais técnicos e profissionais e menos ideológicos.

Last edited 1 mês atrás by Leitor.