Dinamarca planeja expandir alistamento militar para mulheres pela primeira vez e estender o tempo de serviço

35

COPENHAGUE, Dinamarca (AP) – A Dinamarca quer aumentar o número de jovens que prestam serviço militar, alargando o recrutamento às mulheres e aumentando o tempo de serviço de 4 para 11 meses para ambos os sexos, disse a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, na quarta-feira.

“Não nos rearmamos porque queremos a guerra. Estamos nos rearmando porque queremos evitá-lo”, disse Frederiksen em entrevista coletiva. Ela disse que o governo quer “total igualdade entre os sexos”.

A Dinamarca tem actualmente até 9.000 soldados profissionais, além dos 4.700 recrutas em formação básica, segundo dados oficiais. O governo quer aumentar o número de recrutas em 300 para atingir um total de 5.000.

O país é membro da aliança da NATO e um firme apoiante da Ucrânia na sua guerra contra a invasão da Rússia .

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lars Løkke Rasmussen, sublinhou que “a Rússia não representa uma ameaça para a Dinamarca”.

“Mas não chegaremos a um lugar onde eles possam fazer isso”, disse Løkke Rasmussen.

Todos os homens fisicamente aptos com mais de 18 anos são convocados para o serviço militar, que dura cerca de quatro meses. No entanto, como há voluntários suficientes, existe um sistema de loteria, o que significa que nem todos os jovens servem.

Em 2023, havia 4.717 recrutas na Dinamarca. As mulheres que se voluntariaram para o serviço militar representaram 25,1% da coorte, segundo dados oficiais.

O ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, disse que o novo sistema exigiria uma mudança na lei, que, segundo ele, acontecerá em 2025 e entrará em vigor em 2026.

A situação da política de segurança na Europa “tornou-se cada vez mais grave e temos de ter isso em conta quando olhamos para a defesa futura”, disse Lund Poulsen. “É necessária uma base mais ampla para o recrutamento que inclua todos os géneros”, disse ele, acrescentando que criará “uma defesa mais versátil e mais completa”.

De acordo com o plano, para o qual provavelmente há maioria no parlamento dinamarquês, os recrutas passarão primeiro cinco meses em formação básica, seguidos de seis meses em serviço operacional, juntamente com formação suplementar.

Em 2017, a vizinha Suécia instituiu um recrutamento militar para homens e mulheres porque o governo sueco falou de um ambiente de segurança em deterioração na Europa e em torno da Suécia. O país escandinavo já tinha abolido o serviço militar obrigatório para os homens em 2010 porque havia voluntários suficientes para satisfazer as suas necessidades militares. Nunca houve um alistamento militar para mulheres antes.

A Noruega introduziu uma lei em 2013 que aplica o recrutamento militar a ambos os sexos.

FONTE: APNews

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Orivaldo
Orivaldo
1 mês atrás

Deviam seguir o exemplo de Israel com a IDF

wilhelm
wilhelm
Reply to  Orivaldo
1 mês atrás

A única “serventia” das mulheres no exército de Israel é ______
______

COMENTÁRIO EDITADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  wilhelm
1 mês atrás

Sai pra lá robot

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Orivaldo
1 mês atrás

____

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carvalho2008
Carvalho2008
1 mês atrás

E no Brasil, deveriam unificar o serviço público obrigatorio, aos aniversariantes de 18 anos em ambos os sexos. O Serviço Público obrigatório iria dividir-se entre o atual militar e o civil, nas repartições e cargos iniciais da folha do Serviço público municipal, estadual e federal…

Também, 1/12 dos efetivos das PMs com até 35 anos, deveriam realizar um reciclagem em programa da reserva das FAs….

Bispo
Bispo
Reply to  Carvalho2008
1 mês atrás

Claro , os países em torno de nossas fronteiras são um perigo a nossa integridade territorial, imagina uma invasão conjunta do Paraguai , Uruguai e Argentina, que tragédia…rs

Nossas FA deveriam ser “profissionais”, atualmente é política , com viés assistencialista.

Embates modernos envolvem e envolverão , cada vez mais, equipamentos de alta complexidade.. profissionais são necessários…buchas de canhão só servem como adubo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 mês atrás

Olá Carvalho. O ingresso no serviço público civil é por meio de concurso. O sistema brasileiro tem a vantagem de ser estável mesmo quando há troca de governos durantes as eleições, e livre de pressão política. Podemos lembrar daquela situação na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos, no qual o funcionário público, mesmo pressionado, manteve a defesa do interesse público. Então, o ingresso por concurso e a estabilidade é parte fundamental da estrutura do serviço público civil. Já se pensa em fazer um concurso nacional para servidores civis, unificado, no qual os entes federativos (união, estados e municípios) oferecerão as vagas,… Read more »

João
João
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

O concurso público unificado é algo que tenho muita curiosidade pra entender…. como carreiras com conhecimentos específicos serão regulados em um mesmo concurso?

O veterinário para o Min da Agricultura fará o mesmo concurso unificado que qq formação universitária para a PF ou PRF, por exemplo?

O concurso terá questões de todas as áreas necessárias, e o candidato só faz da área dele?

Como será essa brilhante salada?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João
1 mês atrás

São pouco as carreiras que demandas conhecimento específico para concurso. A maioria dos concursos são de conhecimento geral. Ainda que seja possível aplicar provas diferentes por grupos, também é possível (como é feito pelo SISU) que cada instituição aplique pesos diferentes para diferentes áreas do conhecimento. Recomendo vocẽ se estudar o TRI (teoria de resposta ao ítem) usada para compor as provas do Enem Uma prova nacional economiza recursos dos municípios e estados que precisam aplicar rotineiramente provas, ampliar e democratiza a inscrição e disputa (jé que os candidatos podem fazer as provas em qualquer lugar do Brasil concorrendo por… Read more »

João
João
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Não estou criticando…..

vc tá muito sentimental

Já penso o seguinte.

Imagina diversas funções sem conhecimento específico….. ai sai “daquele jeito” o serviço público….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João
1 mês atrás

então… na França há muitos anos usam um concurso nacional.

Nos EUA, há décadas usam o ACT como prova padronizada para acesso ás universidades

No Brasil, este tipo de teste padronizado é usado no Enem e a seleção é feita pelo Sisu.

A ideia é usar o mesmo padrão para o ingresso no serviço público.

Entendendo como funciona o Enem e o Sisu, fica mais fácil de entender.

João
João
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Seria interessante milhares de candidatos anualmente passando pelos exames do SUS….

Durante anos, se defendeu as FFAA enxutas como as Forças europeias….
Como muitos mais entendidos do assunto aqui já disseram, cada realidade é uma realidade…
Agora, a Europa corre atrás do prejuízo.

Guerras de alta tecnologia com poucos homens são bonitas no papel e na história de casos específicos, mas a realidade da guerra na Ucrânia trouxe a Doutrina novamente ao que é mais certo e provável.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João
1 mês atrás

Uma sugestão é que a inscrição seja feita online… dai, por um algorítmo que considera escolaridade, residência, aspectos socio-econômicos, voluntariedade ou não, ou qualquer aspecto que interesse ás forças armadas, é feito uma pré seleção. A partir dai, pode ser aplicado um questionário mais amplo, que resultaria nos candidatos potenciais, que fariam um laudo no SUS em suas cidades, que iria gerar a lista preliminar. Por fim, uma entrevista em um teste psicotécnico na unidade militar. Se necessário, o sistema rodaria uma segunda lista, ou terceira, até completar o quadro. mais simples que renovar CNH no Poupatempo. Aliás, daria até… Read more »

Joao
Joao
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

É justamente isso q acontece…. Só não o exame do SUS… só que há o corte do grande excesso antes dos testes e entrevistas.

Marcos
Marcos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

“Livre de pressão política”… Não sei se ser livre de pressão politica é bom ou ruim… Num regime de plena liberdade democrática a pressão política deveria ser justamente o mecanismo balizador e doutrinador da atuação do Estado. Ser livre de pressão passa uma impressão de poder absoluto. O ideal não seria justamente o contrario ? O grupo politico que vencesse uma eleição receber a maquina publica zerada? Podendo preencher todos os cargos e funções com quem considerasse apto para o seu programa? E não seria posteriormente, no próximo pleito, julgado pelo acerto ou desacerto dessas escolhas? A politica e suas… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Caro. Preservar o servidor público de pressão política é bom. Existe no serviço público duas figuras. 1. o servidor com estabilidade que ingressa por concurso e 2) o cargo de confiança nomeado Obviamente, o cargo de confiança é uma posição politica. Este servidor atua em nome do governo eleito. Serve para implementar os programas e as orientações do governo eleito. Quando o servidor ocupando o cargo de confiança passa a sabotar o governo ou resiste a implementar as diretrizes do governo eleito, ele pode ser exonerado. Já o servidor concursado e com estabilidade é responsável por exercer as atividades, as… Read more »

João
João
Reply to  Carvalho2008
1 mês atrás

Carvalho

Compactuo dessa idéia.

Diversos serviços públicos municipais, estaduais e até federais poderiam ser dentro do Serviço Público Obrigatório, como os temporários do Exército, após a formação em Universidades ou Cursos técnicos Públicos.
Não teria problema em relação à concurso, pois é temporário.

Assim o é em países europeus, por exemplo.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Reply to  João
1 mês atrás

Exato e assim já acontece com os formandos em medicina.

Agora imagine quantos, para dar um exemplo, nutricionistas formados anualmente nos teríamos para estagiar por um ano em algum hospital ou escola pública?

E advogados para estagiar na DPU?

Sem concurso, sem estabilidade, custo barato para o estado e um estágio muito mais interessante para o “conscrito”. E no próximo ano, viriam outros profissionais.

Evidente que esse estágio seria supervisionado por um profissional concursado na área..

RDX
RDX
Reply to  Carvalho2008
1 mês atrás

Não entendi a proposta para as PMs.
PM não é reservista do EB porque é militar estadual. PM “aposentado” é reserva da própria PM.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  RDX
1 mês atrás

Parágrafo sexto, artigo 144, da Constituição Federal de 1988.
“§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios”.

RDX
RDX
Reply to  EduardoSP
1 mês atrás

Eu sei, mas o fato da PM ser reserva do exército (em caso de guerra) não tem relação com o serviço militar obrigatório. Em caso de guerra, o PM (da ativa ou reserva) efetivo de um BPM comandado por um comandante PM cumpriria missões típicas de Polícia para auxiliar o EB na campanha. Ou seja, não existe a possibilidade do PM ser incorporado como soldado do EB.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RDX
1 mês atrás

Pois é. O ingresso na PM é feito por concurso. Não pode haver dois meios de ingresso na mesma carreira pública. A ideia da PM ser força auxiliar do EB é uma herança da Guerra Fria que foi mantida na CF88. Durante a GF, havia a ameaça permanente de uma guerra mundial. Manter um exército regular sempre foi muito caro. Naquele momento, as polícias estaduais forma militarizadas para serem usadas como tropa de reserva do EB em da eclosão de uma guerra mundial entre os países capitalistas e comunistas. Considerando o fracasso da política de segurança pública no Brasil, é… Read more »

RDX
RDX
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

A exigência de concurso público explica porque nenhum militar federal (p. Ex: oficial R2, SGT temporário, e FE) pode ser transferido para a PM, por mais competente e qualificado que seja

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RDX
1 mês atrás

Exato. O ingresso em uma nova carreira deve ser feita no primeiro nível. Se um oficial prestar concurso para a PM, ou entra como soldado ou como cadete na academia da PM.

Esta e a garantia que a progressão na carreira pública é feita pode mérito.

Joao
Joao
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Não é herança da guerra fria.
É herança de governadores utilizarem a Força Pública estadual contra o Governo Federal.

E o fracasso da segurança pública está ligado ao bandido ser preso 14, 20, 30 vezes.
Os órgãos de segurança pública cumprem a missão 14, 20, 30 vezes, só que com 3 bandidos, não com 64.

Bispo
Bispo
1 mês atrás

Essa “Russofobia” exacerbada dos europeus , creio ser aquele temor crescente dos EUA abandonarem* a OTAN , e focarem mais no Asia-Pacific Four (AP4) [Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Japão] e o Aukus (EUA, Reino Unido e Austrália) todos visando “conter” a China.

*no sentido de pagar a conta.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
1 mês atrás

É a paranóia criada pela OTAN para vender armamentos de alta tecnologia para estes países. Os Estados Unidos é o único país que sabe pensar e ganhar muito dinheiro com isso.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Tudo isto foi pensado para vender armas e Putin recebe a sua comissão…

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Sim, eu queria também

Last edited 1 mês atrás by Orivaldo
Marcos
Marcos
1 mês atrás

“A Dinamarca tem actualmente até 9.000 soldados profissionais, além dos 4.700 recrutas em formação básica, segundo dados oficiais. O governo quer aumentar o número de recrutas em 300 para atingir um total de 5.000.”

9.000?

Só 9.000 ?

São esses os números tropas?

João
João
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Exatamente….

Muitos que comparam exércitos com o brasileiro esquecem de falar do efetivo, necessidades, ameaças, possibilidades de emprego, alianças…. etc etc etc

RDX
RDX
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Na prática, o exército dinamarquês é uma brigada da OTAN.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Marcos
1 mês atrás

9000 profissionais ou de forma permanente na componente terrestre. Onde se adiciona, todos os anos, os 4700 recrutas.
Em dez anos, esses recrutas serão 47 000, aptos para combate.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Sempre pouco. Na 2 Guerra foram dominados em Horas kkk

Mustafah
Mustafah
1 mês atrás

O Exército da Dinamarca não é referência para nada, na IIWW se renderam em poucas horas aos alemães, de nada adianta armas, tecnologia se não possuem disposição para o combate, vide o EB, que virou um órgão público fardado, sem a menor disposicao para enfrentamento a nada, so para garantir privilégios e pensões