Ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant e o general Michael E. Kurilla

Tensão entre países aumentou após ataque israelense a consulado na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária iraniana. Reino Unido, França, Índia e Rússia desaconselharam cidadãos a viajarem para a região

Os EUA enviaram seu mais alto comandante militar no Oriente Médio para Israel em meio à escalada das tensões entre Teerã e Tel Aviv.

O general Michael E. Kurilla se reuniu com autoridades das Forças Armadas de Israel depois de o presidente Biden reafirmar seu apoio ao país no caso de um ataque iraniano, apesar das críticas pontuais de Washington à campanha militar em Gaza.

Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, Israel está em alerta para um possível ataque direto do Irã a seu território, que pode ocorrer nesta sexta-feira (12) ou no sábado. O regime iraniano prometeu vingança depois que um bombardeio israelense em Damasco, na Síria, atingiu seu consulado, matando comandantes da Guarda Revolucionária.

Em várias cidades israelenses o sinal de GPS está bloqueado, na tentativa de evitar ataques de mísseis ou drones. Além disso, funcionários do governo americano no país estão proibidos de deixar as cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Bersebá.

Na Europa, Reino Unido e França emitiram alertas para que cidadãos não viajem ao Irãe a Israel. A Índia fez uma recomedação similar. Já a Rússia está desaconselhando viagens a todo o Oriente Médio.

No caso de uma agressão, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete atacar diretamente o Irã — o que deflagraria uma crise regional de maiores proporções.

Na quinta-feira (11), ao comentar uma possível retaliação iraniana, Netanyahu disse que Israel estava se preparando “para outros cenários além de Gaza”.

Segundo o “New York Times”, o general Kurilla vai coordenar com Israel um plano de ação contra uma possível retaliação do Irã, além de discutir a guerra contra o Hamas, em Gaza, e as operações de ajuda humanitária ao território.

Fome em Gaza

Os atritos recentes entre Israel e Irã atrapalham as negociações por um cessar-fogo em Gaza e pela libertação dos reféns israelenses em poder do Hamas.

Ao mesmo tempo, a fome extrema avança em Gaza, sobretudo na região norte do território palestino, segundo a chefe da USAID, a Agência Humanitária dos EUA. Segundo Samantha Power, o fluxo de ajuda humanitária não aumentou no território, conforme o prometido por Netanyahu uma semana atrás.

Ataque na Síria

No último dia 1º, Aviões militares de Israel atingiram o consulado do Irã em Damasco, na Síria, e mataram Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã, de acordo com a mídia estatal iraniana.

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou que sete de seus membros, entre eles três comandantes, morreram no bombardeio israelense. Segundo a organização, além de Mohammad Reza Zahedi, os comandantes mortos incluem Mohammad Hadi Haji Rahimi, nº 2 de Zahedi, e outro comandante sênior. Os três fariam parte da Força Qods, o braço de operações exteriores do grupo.

FONTE: G1

LEIA TAMBÉM:

Força Aérea Israelense simula ataque ao Irã

Irã apreende navio de bandeira portuguesa perto do Estreito de Ormuz

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio
Sergio
16 dias atrás

Não creio.

Discurso para o público interno e pra aumentar a tensão.

Se ocorrer , no entanto, vão aproveitar pra ” exibir” ao mundo seus mísseis e drones.

Já a retaliação de Israel e caso necessário, da casa Branca, Meu Deus…

Wagner
Wagner
Reply to  Sergio
16 dias atrás

Politicamente e economicamente Israel está instável, seria tolice do Irã atacar agora. Mas vai la saber o pensamento dos iranianos.

Kommander
Reply to  Wagner
15 dias atrás

Se atacaram, serão dizimados da face da terra e Israel vai se tornar alvo mais do que prioritário dos outros grupos terroristas. O grande risco é esse conflito se estender para outros continentes.

Nativo
Nativo
16 dias atrás

O Iran só se limita a bravatas, só tem poder contra Israel pelo exército, fora isso sua marinha e força aérea não fazem frente aos judeus.
No máximo os aiatolás vão promover ataques franquiados, usando os grupos de guerrilheiro que apóiam por ali.

Last edited 16 dias atrás by Nativo
Vitor
Vitor
Reply to  Nativo
16 dias atrás

Ucrânia e Arábia Saudita têm a resposta.

Bispo
Bispo
16 dias atrás

Israel sem os EUA , não dura 06 meses…acaba a munição…convenhamos , militarmente, o que mostrou contra o Hamas é mais propaganda que eficiência.

Não conseguiram neutralizar um bando de terroristas que se escondem em túneis em uma diminuta faixa de terra, imagina em guerra aberta contra o Irã…e seus satélites.

p.s- Israel tem NUC…burrice suprema acreditar que sobreviveria como nação se as usar… pode demorar mais a fatura vem.

RDX
RDX
Reply to  Bispo
16 dias atrás

Israel matou 1/3 do pessoal e eliminou 20 dos 24 dos batalhões do Hamas. O que sobrou está isolado em Rafah aguardando o golpe final. Israel não tem pressa.

O general está em Israel para proteger…os iranianos. Dependendo do resultado do ataque iraniano a resposta pode ser o lançamento de uma bomba nuclear no centro de Teerã.

Vitor
Vitor
Reply to  RDX
16 dias atrás

Você acred

Wagner
Wagner
Reply to  RDX
16 dias atrás

Saia da porta do you tube 😂

Rafa
Rafa
Reply to  Wagner
15 dias atrás

Haha. Melhor resposta.. kkk

Bispo
Bispo
Reply to  RDX
15 dias atrás

Se Israel lançar uma NUC , sua existência como nação tem prazo de validade.

Felipe
Reply to  RDX
15 dias atrás

Batalhões do Hamas?? Kkk não sabiam que eram um exercito

RDX
RDX
Reply to  Felipe
15 dias atrás

The Order of Battle of Hamas’ Izz al Din al Qassem Brigades, Part 1: North and Central Gaza | American Enterprise Institute – AEI

A ala militar do Hamas está organizada em brigadas e batalhões.

Você não sabe nada mesmo.O fessor não contou na aula ,né?

Realista
Realista
16 dias atrás

O super poderoso Israel indo pedir penico pro papai KKKKKKKKK

JuggerBR
JuggerBR
16 dias atrás

Aos EUA não interessa o petróleo a 150 dolares o barril, há seis meses da eleição presidencial… Vão por panos quentes o mais rápido possível.

Bispo
Bispo
Reply to  JuggerBR
15 dias atrás

Se não interessa , porque arma Israel , diante da insanidade estratégica de seus líderes.

Esse conflito interessa a Rússia como produtora de petróleo e de mudar o foco da guerra na Ucrânia… indiretamente a China , tudo que venha a enfraquecer os EUA por sinal.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Bispo
15 dias atrás

Se o POTUS, seja lá quem for, tirar o apoio miltar à Israel, estará condenado a ser ejetado da cadeira, quase imediatamente, os Judeus são uma força econômica e política extremamente poderosa nos EUA… Então Biden por um lado critica Bibi e seu massacre, do outro autoriza os cargueiros a levarem a munição usada nos massacres…

Bispo
Bispo
Reply to  JuggerBR
15 dias atrás

o “eixo” de poder no mundo , esta migrando para o oriente…judeus não ditam as regras por lá… chineses ,árabes(persas, muçulmanos) , russos(um só o Putin, rs), indianos…mandam

João Pedro
João Pedro
Reply to  Bispo
15 dias atrás

Armam israel por causa da grande AIPEC no governo americano que independente do lado no poder (democrata/republicano), independente do preço de petróleo e da opinião popular, dita as politicas americanas. Estranho seria o contrário e não vender/dar armas a israel…

Heinz
Heinz
15 dias atrás

Parece que o Irã de fato atacou Israel, depois não venham “ainda genocídio” “notinha na ONU” e aquele bla blá blá todo. Agora aguentem o chumbo!

Realista
Realista
Reply to  Heinz
15 dias atrás

Direito de respostas afinal Israel atacou uma abaixada do Irã matando 6 pessoas ..

Allan Balbi
Allan Balbi
15 dias atrás

O Irã atacou hoje e achei bom ele deixar essa posição de “Frouxo”. Israel não pode sair fazendo o que bem quer na região….

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Allan Balbi
15 dias atrás

Irã fez ataque telegrafado, avisou por meios indiretos que ia fazer, só pra mostrar internamente que retaliou o ataque à embaixada em Damasco, não quer guerra direta e aberta, agora.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
14 dias atrás

O prédio destruído ficava ao lado do consulado do Irã na Síria, era alugado pelo chefe do braço terrorista do Irã,o General Mohamed Reza Zahedi da força Quds responsável pelo Sul do Líbano, na época coordenador de ataques contra o norte de Israel !!