No discurso do Dia da Vitória, presidente russo afirma que suas forças estão em “estado de prontidão para combate”

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Ocidente “arrogante” de arriscar um conflito global, alertando que as “forças estratégicas” da potência nuclear estão prontas para o combate, enquanto celebrava a vitória soviética sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Em um discurso desafiador na quinta-feira, na Praça Vermelha de Moscou diante de milhares de soldados em trajes cerimoniais, Putin disse que as elites ocidentais haviam esquecido o papel da União Soviética na derrota do nazismo e agora estavam incitando conflitos pelo mundo.

“Sabemos aonde a extravagância de tais ambições pode levar. A Rússia fará tudo para evitar um confronto global”, disse ele. “Mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégicas estão sempre em estado de prontidão para combate.”

O Dia da Vitória tornou-se o feriado público mais importante da Rússia enquanto Putin coloca o país firmemente em pé de guerra. Evocando a Segunda Guerra Mundial, o presidente tem repetidamente enquadrado a invasão da Rússia à Ucrânia em 2022 como uma batalha existencial contra o nazismo.

O discurso deste ano à nação ocorreu enquanto suas tropas avançam na Ucrânia e logo após ele tomar posse para um inédito quinto mandato após vencer as eleições presidenciais sem qualquer oposição. Em uma posse luxuosa realizada dois dias antes, ele prometeu entregar a “vitória” aos russos.

O líder de 71 anos também intensificou sua retórica nuclear. No início desta semana, ele ordenou que o exército russo realizasse exercícios com armas nucleares envolvendo a marinha e tropas baseadas perto da Ucrânia.

No ano passado, a Rússia revogou sua ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) e se retirou de um importante acordo de redução de armas com os Estados Unidos.

Na quinta-feira, colunas de tanques e mísseis atravessaram a Praça Vermelha enquanto esquadrões de caças rugiam acima.

Houve segurança reforçada na capital, e paradas foram canceladas em várias áreas, incluindo as regiões ocidentais de Kursk e Pskov, devido a preocupações de segurança.

A parada em Moscou foi reduzida em comparação com anos anteriores em meio à mobilização nas linhas de frente.

Putin caracteriza a guerra em andamento como parte de uma luta com o Ocidente, que, segundo ele, humilhou a Rússia após a queda do Muro de Berlim em 1989, invadindo o que ele considera a esfera de influência de Moscou.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais prometeram derrotar a Rússia, que atualmente controla cerca de 18 por cento da Ucrânia, incluindo a Crimeia e partes de quatro regiões no leste da Ucrânia.

Estiveram presentes no evento líderes de Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Cuba, Laos e Guiné-Bissau.

Oficiais russos dizem que a guerra na Ucrânia está entrando na fase mais perigosa até agora. Putin tem alertado repetidamente sobre o risco de uma guerra muito mais ampla envolvendo as maiores potências nucleares do mundo.

FONTE: Al Jazeera e agências

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu
Rui Chapéu
14 dias atrás

Há quem aplauda um invasor de terra alheia como esse.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Rui Chapéu
14 dias atrás

Hitler invadiu e demoliu 11 países e tinha (e ainda tem) gente que o idolatrava.

Lopes
Lopes
Reply to  Rui Chapéu
14 dias atrás

Só pode se for o ocidente . .

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Rui Chapéu
14 dias atrás

De quem vc está falando?
Da Rússia ou dos EUA?

Heinz
Heinz
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
14 dias atrás

A matéria está falando da Rùssia, vai passar pano?

Bispo
Bispo
Reply to  Rui Chapéu
14 dias atrás

Qual a potência nuclear que mais invadiu países. E tomou vários fumos..rs

EUA, claro … campeões da arrogância, falsidade e hipocrisia.

Last edited 14 dias atrás by Bispo
Vitor
Vitor
14 dias atrás

Retórica nuclear ? Só o ocidente dobrar a posta deixa de ser retórico e passa a ser real .

Hcosta
Hcosta
Reply to  Vitor
14 dias atrás

E não será um sintoma de alguma incapacidade Russa ao usar a retórica de guerra nuclear? O último recurso?

Não lhe resta mais nenhum argumento de força?
E ninguém no “ocidente” fez qualquer ameaça nuclear ou reagiu à implementação de bombas nucleares na Bielorrússia.

Lopes
Lopes
Reply to  Hcosta
14 dias atrás

Ele já deixou claro que não ganha uma guerra contra 32 países ( óbvio ) oque ele pode fazer é garantir que a otan não possa vencer .

C G
C G
Reply to  Lopes
14 dias atrás

É só ele voltar para as fronteiras do país dele que a guerra acaba, ele não foi obrigado a lutar contra ninguém.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  C G
14 dias atrás

Pça antes que os EUA também voltem para suas fronteiras que ai fica tudo tranquilo.

Ah esqueci, EUA podem, afinal é em nome da liberdade, da democracia e do bem.

C G
C G
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
14 dias atrás

“Ahhh se os EUA fazem entao todo mundo pode fazer!”
Desculpa a sinceridade esse argumento é muito —— EDITADO —— basicamente vc em vez de consertar as coisas vc promove o comportamento marginal, se um mata todo mundo pode matar, se um rouba todo mundo pode roubar, se um pais invade o outro todo mundo pode invadir, patético!

Fernando
Fernando
Reply to  C G
14 dias atrás

Interessante que vc nao criticou os USA.

deadeye
deadeye
Reply to  Fernando
13 dias atrás

E você não criticou a Rússia

deadeye
deadeye
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
13 dias atrás

Eu não sabia que os EUA tinha anexado a Polonia ou os Balticos.

Realista
Realista
Reply to  deadeye
13 dias atrás

Anexou não até porque fica muito longe o negocio dos EUA é invadir e saquear e depois sair ..

afinal oque ele faz na Síria nesse exato momento ?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Lopes
14 dias atrás

Na minha opinião, o problema de Putin não é a OTAN ou a entrada da Ucrânia. É consolidar o seu poder e fazer da Ucrânia um exemplo para a Bielorrússia e para a oposição Russa. E uma ilusão de poder derivado do imperialismo Russo/União Soviética. E a principal razão para não haver negociações de paz. Enquanto a Ucrânia for independente, será sempre uma ameaça para o seu regime e para os outros regimes autoritários sob a influência Russa. Algo que é potenciado se entrar para a UE e prosseguir a transformação para uma democracia liberal. E foi assim o início… Read more »

Mirade1969
Mirade1969
Reply to  Hcosta
14 dias atrás

Acho que ele não quer ter um país da OTAN perto de sua fronteira e este país possui laços históricos que remontam a séculos podendo este país (a Ucrânia) uma vez na OTAN ter armas atômicas à poucos minutos da Rússia. Democracia liberal, liberal eles já são democracia não porque deram um golpe de Estado para colocar um governo pró UE/USA no ´poder. Esta guerra vai durar até que a Ucrânia ou capitule ou chegue num acordo para ser neutra ou ainda seja totalmente derrotada pois já não tem mais material humano para lutar e em breve não terá como… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mirade1969
14 dias atrás

Diga-me qual foi a democracia que não começou com um golpe de estado… O meu argumento é que o regime Russo está sob ameaça mas não sob uma ameaça militar. O alargamento da OTAN foi há 20 anos e não estamos nos anos 50 onde mísseis com ogivas nucleares teriam alcances de poucas centenas de km’s. E a lógica de atacar a Rússia, com o maior arsenal de armas nucleares, e esperar que eles não contra ataquem. A Rússia foi dos países que mais beneficiou com a UE mas o medo de Putin de perder o poder através de uma… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Hcosta
14 dias atrás

Caro Hcosta, você tem razão, contudo, é inegável que o avanço da OTAN na cabeça, na visão, na doutrina dos russos é uma ameaça, não que eu concorde com as ações dos russos e muito menos com essa forma de pensar, mas para entender a situação e poder lidar com ela é preciso compreender como pensam os russos, e volto a frisar entender o pensamento deles não quer dizer que se concorde com suas ações, você também tem toda razão quanto ao esfacelamento dos estados comunistas da cortina de ferro, o melhor exemplo do quão fracassado foi esse regime é… Read more »

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  Jose
14 dias atrás

Forma de pensar dos russos não!
Essa locura de combater a OTAN parte dos políticos e do militares russos.

Jose
Jose
Reply to  Gilson Elano
13 dias atrás

É uma possibilidade, mas, político e militar russo não são feitos em laboratório, não são alienígenas, são só pessoas oriundas da sociedade assim como no Brasil, e esse é o problema, já que como pensam, como agem nada mais é do que o reflexo de como pensa e de como age grande parte da sociedade tanto lá como cá.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jose
14 dias atrás

Trocaria OTAN por UE.
Isto porque considero a UE muito mais perigosa para o regime Russo do que a OTAN.

E como foi a UE que ajudou a recuperar a Alemanha Oriental, provando ser possível um outro caminho e algo que foi repetido com os outros países de Leste ao aderirem à UE.

Jose
Jose
Reply to  Hcosta
13 dias atrás

Sim Hcosta, me referi a OTAN porque os russos tem uma preocupação maior com questões militares, que é onde conseguem rivalizar, já que na econômica não, gosto de usar esse exemplo da Alemanha e de como o socialismo/comunismo foi, é e sempre será um fracasso total, nem o mais doutrinado consegue argumentar nesse exemplo da Alemanha.

Vitor
Vitor
Reply to  Hcosta
14 dias atrás

Essa meludia de recorte de jornal é para não assustar o público interno o fato que a carta está na mesa.

Fernando
Fernando
Reply to  Hcosta
14 dias atrás

Ultimo recurso?? Mas a Russia detem 20% da Ucrania e continua avançando! Se tem alguem apelando pra ultimo recurso é a Ucrania, que já está recrutando ate deficientes pra lutar em uma guerra perdida.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Fernando
14 dias atrás

Aprecio muito esse argumento de controlar 20% da Ucrânia. É mesmo que dizer que em 1943 a guerra já estava perdida para a Alemanha nazi… Entre muitos outros exemplos.

E os EUA conquistaram quase todo o Afeganistão e não alcançaram os seus objetivos.
A Rússia está numa situação ainda pior, ainda nem conseguiu derrotar as forças armadas convencionais.

Last edited 14 dias atrás by Hcosta
Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Hcosta
13 dias atrás

Semântica não altera os fatos, a Rússia já a dois anos retem 20% da Ucrânia. Ou mais de 10, considerando a Crimeia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Fernando Rodrigues Martins
13 dias atrás

Diga lá quais são os objetivos de Putin e assim podemos avaliar se está mais próximo de os atingir…
Por outro lado, em 10 ou 2 anos, avançou apenas por 20% da Ucrânia…

Mas deve ser mesmo esse objetivo, o maior país do mundo ainda precisa de conquistar mais território…
Ou talvez seja algo para desviar as atenções do seu fracasso.

Vitor
Vitor
Reply to  Hcosta
13 dias atrás

Hilário…cada um

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Vitor
14 dias atrás

Claro, vc não precisa se preocupar com a morte de 8 bilhões de seres humanos.
Para você é fácil assim né!
Só mais um minimim de internet querendo ver guerra total.

Nei
Nei
Reply to  FERNANDO
14 dias atrás

Para não haver guerra global, é só Putin cuidar do seu país e não invadir outros. Assim também com os EUA.

Realista
Realista
Reply to  Nei
14 dias atrás

Seria bom se as coisas fossem simples assim kk .

LUIZ
LUIZ
Reply to  Nei
14 dias atrás

Geograficamente a Rússia tem suas razões pra se opor a expansão da OTAN. Se os EUA é tão poderoso pra quê se juntar com mais de 30 países?

Geovane
Geovane
Reply to  LUIZ
14 dias atrás

Peraí, a OTAN força os países a serem membros dela? Achei que eram os países interessados que pediam adesão . Quantos países a otan inavadiu para anexar?

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  LUIZ
13 dias atrás

Acho que é o contrario, são trinta países querendo ficar sob o guarda chuva dos EUA.

Fernando
Fernando
Reply to  Nei
14 dias atrás

Diga isso para os Palestinos e para os Libios e Servios;

Vitor
Vitor
Reply to  FERNANDO
14 dias atrás

Não se preocupe a OTAN não cometeria esse erro ?

marcelo
marcelo
14 dias atrás

sinceramnte o Ocidente deveria não compactuar com os países, que acham que a Russia está certa. Quando alguem ameaça , a humanidade com armas nucleares, e porque está se sentindo acuado , e mostra sua força atrás de argumentos , que lhe convém. A comunidade CPLP de língua portuguesa, deverial isolar a Guiné-Bissau.

Hcosta
Hcosta
Reply to  marcelo
14 dias atrás

O problema é se tem o efeito contrário e poderá ajudar a manter estes “senhores” no poder. Como em Cuba, Venezuela, etc… E enquanto aumentam a sua riqueza, quem acaba sempre por sofrer mais é a população…

Mas quantos países da CPLP terão a coragem para fazer isso? A Rússia é o maior fornecedor de armas para a maioria destes países apesar de não ter qualquer relevância nas outras trocas comerciais.

E lembro que o único país contra a entrada da Guiné-Equatorial na CPLP (país onde nem falam português) foi Portugal e que, tristemente, cedeu às ameaças de Angola.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  marcelo
14 dias atrás

Imagine se no mundo todos respirarem fundo, terem coragem de se opor ao maior opressor que garante tudo na base das toneladas de diplomacia e deixarem de compactuar com os EUA.

O mundo seria mais livre?
Não. Más seria menos hipócrita.

Mirade1969
Mirade1969
Reply to  marcelo
14 dias atrás

É os EUA não fazem isso, apenas levam a democracia e seus bons modos para os bárbaros do mundo.Vc não sabe o que é o imperialismo mesmo que vivesse nele.

wilhelm
wilhelm
Reply to  marcelo
14 dias atrás

Ao que me consta, o único país até hoje a usar uma arma nuclear contra outro país foi os EUA.

Fernando
Fernando
Reply to  marcelo
14 dias atrás

Refresque a minha memoria: Qual foi mesmo o unico pais que já usou armas nucleares contra outro??

Vitor
Vitor
Reply to  marcelo
13 dias atrás

Fala sério? Qual país tem mais de 700 bases militares espalhadas no planeta …que impõe suas regras.

BraZil
BraZil
14 dias atrás

Eu apoio e admiro o Putin. Líder de um tipo raro em nossos dias. E fiquei curioso com um detalhe da reportagem: quanto mais a Rússia avança, mais diminui o percentual de área terrestre sob controle Russo. vai entender…

Dr. Mundico
Dr. Mundico
14 dias atrás

Escutem bem o que eu estou dizendo: a terceira guerra mundial será travada entre arrogantes e humildes, a nova polarização moral do mundo.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Dr. Mundico
14 dias atrás

Essa guerra mundial sempre existiu, aliás a guerra é exatamente isso que vc resumiu.

Arrogantes X humildes.

Desde Cain e Abel.

Guilherme
Guilherme
14 dias atrás

A Rússia hoje se parece muito com a “Oceania” do livro 1984. “Guerra é paz, liberdade é escravidão”

turatteu
turatteu
14 dias atrás

Maldita OTAN que invadiu um país que gostaria de se aliar livremente à russia!!!!

LUIZ
LUIZ
Reply to  turatteu
14 dias atrás

E foi tudo feito democraticamente? O que a Vitória Nuland tava fazendo na praça Maidan enquanto homens leais ao presidente pro russo eram assassinados por snipers. E várias autoridades norte americanas fazendo parte do governo ucraniano? Será que os EUA não teve participação na derrubada do gv pró-russo?

Hcosta
Hcosta
Reply to  LUIZ
14 dias atrás

Agora os homens leais ao presidente faziam parte dos protestos?

A propaganda oficial é de que os snipers foram contratados pela CIA para atirarem sobre os manifestantes e colocar as culpas no presidente. Isto segundo Oliver Stone e outros alucinados…

O problema é que o então presidente não fez nada contra os snipers, contrariando esta teoria…

C G
C G
14 dias atrás

Chora mais quem pode menos!

Last edited 14 dias atrás by C G
Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
14 dias atrás

A Rússia, depois de dois anos de guerra feroz, continua longe de Kiev. A OTAN, nesse período, aumentou de tamanho e se fortaleceu. Apesar do discurso de Putin, a Rússia tem visto falhar seguidamente seus poderosos sistemas de defesa antiaérea S-300 / S-400 e o território russo vem sendo atingido seguidamente por ataques ucranianos. O discurso de prontidão nuclear é o último recurso em um mundo onde o sistema de defesa S-500 ainda não está operacional e o THAAD já está em vias de ser atualizado. Não basta ser capaz de lançar um ataque … é preciso conseguir atingir o… Read more »

Fernando
Fernando
Reply to  Marcelo De Luca Penha
14 dias atrás

Huahuahuahuahuahua

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Fernando
14 dias atrás

Rir não muda a realidade. Rir significa falta de argumento. Os russos da foto não parecem estar rindo. Os drones ucranianos estão atacando estruturas sensíveis cada vez mais fundo no território russo. As defesas aéreas ucranianas estão se fortalecendo e já abateram desde helicópteros de ataque, passando por mísseis hipersônicos, até bombardeiros estratégicos russos. Os ataques dos drones navais ucranianos puseram a pique grandes navios russos e expulsaram a frota do mar negro. Toda a Criméia já está sob o alcance dos mísseis ATACMS. Os F16 vão começar a chegar na Ucrânia em julho. E a Rússia corre para avançar… Read more »

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

Huahuahuahauhauahua

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 dias atrás

Uma curiosidade se o mexico se torna se aliado da Rússia e china e resolvessem colocar bases militares la no quintal dis EUA onque acha que eles fariam

MMerlin
MMerlin
Reply to  Carlos Eduardo
14 dias atrás

O México não faria isso.
Depende demais da economia americana. Tanto para suas industrias quanto para seu comércio de narcóticos.

Fernando
Fernando
Reply to  MMerlin
14 dias atrás

Mas Cuba e Nicaragua fariam. O que foi mesmo que aconteceu, na crise dos misseis?? Alias, nao sei por que a Russia nao mandou ainda uma grana pra Cuba em troca de instalar alguns misseis nucleares por lá, e fazer os EUA provarem do seu proprio remedio.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Fernando
14 dias atrás

Porque o Nikita Kruschev ficou bastante preocupado quando seus militares perderam o rastro dos submarinos de ataque americanos e perceberam que os bombardeiros estratégicos dos EUA estavam decolando de suas bases. Dai o navio que transportava os mísseis russos recebeu ordens para regressar a Moscow. Então, depois de um polimento diplomático, Kruschev e Kennedy celebraram a vitória da paz.

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

Sei…. e os submarinos e bombardeiros soviéticos estavam em terra, né? Kkkkkkkkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fernando
13 dias atrás

Então.. há muito tempo a URSS colapsou…. a Rússia é um país capitalista com um governo de direita… improvável que a Russia pense em estacionar mísseis estratégico em Cuba ou que Cuba concorde com isso… a Nicarágua, que já teve um guerra civil entre a esquerda e a direita, se tornou uma ditadura de bananas.. É improvável (ainda que possível) uma nova crise parecida ao que aconteceu na década e 60… A Rússia tem submarinos com mísseis nucleares que representam uma ameaça real aos EUA (o mesmo em relação aos submarinos dos EUA) A França possuia mísseis estratéficos (creio que… Read more »

Mig25
Mig25
Reply to  Camargoer.
13 dias atrás

Caro Camargo, é claro que Cuba não permitiria a instalação de bases Russas em seu território, e você sabe porque…
Isso desencadearia uma forte ação militar norte americana na ilha, sem sombra de dúvidas.
O comediante “eleito” na Ucrânia deveria ter refletido sobre isso antes de ficar desafiando uma potência militar/nuclear que tem centenas de quilômetros de fronteira comum.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mig25
13 dias atrás

Eu não sei se Cuba concordaria ou não com mísseis estratégico em seu território, mas tenho certeza que a Russia tem vários submarinos com mísses nucleares que podem se aproximar dos EUA,

O contexto dos mísseis de Cuba foi naquele os países nucleares dependiam de aviẽos estratégico e mísseis lançados de terra,

agora, o contexto estratégico são de submarinos que lança misseis estratégicos

MMerlin
MMerlin
Reply to  Fernando
13 dias atrás

Calma…
Ele comentou apenas do México…
Apenas apontei as desvantagens para este país, com uma análise pra lá de rápida.
A situação desses dois países é completamente diferente do México, para felicidade deste segundo.

Yuri
Yuri
Reply to  Carlos Eduardo
11 dias atrás

Reforçariam as fronteiras, só isso.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
14 dias atrás

E a Ucrânia bateu um recorde ao atingir uma refinaria de hidrocarbonetos no território russo a 1200 Km da fronteira.
https://www.dw.com/en/ukraine-updates-oil-facility-hit-1200-km-inside-russia/live-69033747

Nilton L junior
Nilton L junior
Reply to  Marcelo De Luca Penha
14 dias atrás

Nossa mudou a situação dos ucras.

Underground
Underground
Reply to  Nilton L junior
14 dias atrás

Não mudou, mas está deixando a operação especial cada vez mais cara.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Nilton L junior
14 dias atrás

Os ucranianos estão atacando estruturas sensíveis cada vez mais fundo no território russo. Os hidrocarbonetos são vitais para a economia russa. Uma única torre de craqueamento destruida pode atrapalhar o funcionamento de uma refinaria por dias ou semanas. Um ataque maciço pode tirar uma refinaria do mercado de derivados de petróleo. A Ucrânia está aprendendo a usar ataques com enxames de drones a longas distâncias e com êxito. Dois anos se passaram e Kiev continua longe de Moscow.

Nilton L junior
Nilton L junior
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

Claro amigo claro, seu mapa deve estar desatualizado.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Nilton L junior
13 dias atrás

Nem de mapa eu falei, mas, apesar de uma janela de falta de munição para as tropas ucranianas, que está dando uma vantagem entre 7 e 10 disparos de artilharia para 1 da Ucrânia, a Rússia só conseguiu avançar alguns quilômetros no leste da Ucrânia e agora abriu uma nova frente de batalha em direção a Kharkiv, que está sendo ferozmente repelida. Parece que o seu mapa está mal desenhado …

Nilton L junior
Nilton L junior
Reply to  Marcelo De Luca Penha
13 dias atrás

Sério, não precisa de mapa né só imaginação.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Nilton L junior
12 dias atrás

Imaginação tem aqueles que achavam que a ajuda da OTAN iria acabar. Mas contra fatos e dados não argumentos. A torneira da OTAN continua jorrando. A janela de oportunidade está fechando e os russos sabem disso.
https://www.infomoney.com.br/mundo/eua-anunciam-novo-pacote-de-auxilio-militar-de-us-400-milhoes-para-a-ucrania/amp/

naval762
naval762
14 dias atrás

As bravatas estão acabando na mesma velocidade que a carne de canhão dos presídios, na hora que esta acabar, a outra chega no fim.

Underground
Underground
14 dias atrás

Todos na foto, felizes!
Vai ver porque a guerra vai bem.

Fernando
Fernando
Reply to  Underground
14 dias atrás

Acho que vai. A Russia ja detem 20% da Ucranias.

Underground
Underground
Reply to  Fernando
14 dias atrás

A Rússia já detinha mais de 20% do território antes da operação especial ser iniciada. Foram para trás. E para quê? Nada! Perda massiva de soldados e generais, perda massiva de equipamentos, necessidade de eliminação massiva de oligarcas que viram suas fortunas desaparecerem, redução da capacidade de refino, perda de seu principal comprador de gás, necessidade de vender gás e petróleo por preços abaixo de mercado, necessidade de eliminar seu principal aliado militar e sua banda de cantores, e agira tendi de ver seus ativos no exterior serem transferidos para a Ucrânia. Mas nas fotos todos estão bem. Observe atentamente… Read more »

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Underground
14 dias atrás

Sim, já tinha os 20% e mantém até hoje, e pelo que estamos vendo, vai continuar mantendo. As perdas massivas da Ucrânia e da OTAN são bem maiores… e a Rússia aume tou significativamente suas exportações neste período, o que surpreende porque as previsões da OTAN eram que a Rússia estaria quebrada em 3 meses. É…. não está fácil para o ocidente!!!

Monarquista
Monarquista
Reply to  Fernando Rodrigues Martins
13 dias atrás

Quais as perdas da OTAN?

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Monarquista
13 dias atrás

Milhões de dólares.

BraZil
BraZil
Reply to  Underground
13 dias atrás

Devem estar ouvindo o hino nacional ou marchas militares em homenagem aos heróis caídos. Lá ficam perfilados e sérios assim em respeitosa atitude, mas estamos acostumados com o padrão ocidental livre e democrático, todos rindo com cara de bobos e olhando o cell…

Heinz
Heinz
14 dias atrás

Só um T34 como “tanque”? cadê o resto?

Marcos
Marcos
14 dias atrás

Com o perdão da palavra, mas essa é uma guerra de imbecis ou dissimulados. Guerra totalmente sem propósito. Não havia nenhuma necessidade da Ucrânia pleitear ou aceitar a proposta de adesao à OTAN. Mantivesse neutralidade teria vivido muito bem, como a Finlândia fez durante os últimos 70 anos. Mas o que mais impressiona é como os dois lados erraram em suas análises. A Ucrânia ao não acreditar que a Rússia atacaria… Pq só loucos manteriam o caminho que levaria a uma guerra com a Rússia. E a própria Rússia ao subestimar a resistencia ucraniana. Os dois lados tinham uma confiança… Read more »

Mig25
Mig25
Reply to  Marcos
13 dias atrás

Foi um erro estratégico e geopolítico de parte das lideranças ucranianas. Levaram o país ao colapso, ao desespero, à centenas de milhares de mortos e feridos, e ao risco eminente de sua própria viabilidade como Estado Nação…Concordo com sua análise. A OTAN na Ucrânia sempre foi uma linha vermelha para os Russos, e o Ocidente sempre soube disso.

Underground
Underground
Reply to  Marcos
13 dias atrás

A Rússia não invadiu a Ucrânia por conta da OTAN, que rejeitou o pedido – antes tivesse aceitado. A Rússia invadiu porque se sentiu no direito de invadir. Foi assim com outros países. Blá, blá, blá….

José
José
Reply to  Underground
11 dias atrás

Simples e objetivo.

Rodolfo
Rodolfo
13 dias atrás

Parece que ele repetiu o discurso do dia da vitoria dos últimos 2 anos…

JuggerBR
JuggerBR
13 dias atrás

Não dá conta da Ucrânia… quem é o arrogante, mesmo?

deadeye
deadeye
13 dias atrás

Geralmente quem chama os outros de arrogantes, é arrogante. Enfim….. o que esperar do anão do Kremilin.

Fábio De Souza
Fábio De Souza
13 dias atrás

Esse desfile é simplesmente lindo .

paulof
paulof
13 dias atrás

Neste momento, a responsabilidade pela escalada é toda russa, além da Ucrânia já tem engatilhada mesmas desculpas para tomar a Moldávia (Transnístria) e Georgia.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
13 dias atrás

Todos países defendem seus respectivos interesses

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Senhor Maskarado
12 dias atrás

Permita um adendo, todos os países que possuem soberania defendem seus estratégicos.

adriano Madureira
adriano Madureira
12 dias atrás

comment image?itok=iI58Blff

Last edited 12 dias atrás by adriano Madureira
Groosp
Groosp
11 dias atrás

Tão falando que o Shoigu caiu.