Um parlamentar iraniano afirmou que Teerã obteve bombas nucleares, intensificando as críticas ao presidente Biden por não exercer pressão suficiente sobre o Irã, que avança rapidamente em seu programa nuclear. Essa declaração surge após o chefe da agência atômica da ONU alertar que o Irã possui urânio suficiente para produzir várias bombas nucleares. Ahmad Bakhshayesh Ardestani, um parlamentar iraniano, afirmou à mídia iraniana que o país possui armas nucleares, embora não as declare oficialmente, aderindo assim ao JCPOA, o acordo nuclear de que os EUA se retiraram em 2018.

O JCPOA foi estabelecido para oferecer alívio econômico ao Irã em troca de garantias de que não desenvolveria armas nucleares dentro de um período limitado. Ardestani justificou a necessidade do Irã de possuir armas nucleares para igualar suas capacidades militares às de países como os EUA e Israel, especialmente num contexto de apoio iraniano ao Front de Resistência em cenários de conflitos como os ataques de Israel a Gaza.

Especialistas em proliferação nuclear comentaram que, embora as afirmações de Ardestani sejam significativas, sua posição na política iraniana não lhe dá acesso direto às decisões nucleares do núcleo central do regime. Isso sugere que suas declarações podem ser mais especulativas do que factuais.

Outro oficial iraniano, Kamal Kharrazi, afirmou ao Al-Jazeera que o Irã tem capacidade de produzir uma bomba nuclear, mas ainda não decidiu fazê-lo, embora essa posição possa mudar se os interesses iranianos forem ameaçados. Essas declarações são vistas como tentativas de dissuadir campanhas de pressão ocidentais sobre Teerã.

Críticos da política de Biden em relação ao Irã argumentam que a estratégia de desescalada e contenção falhou, permitindo que o Irã avançasse rapidamente em seu programa nuclear. Alarmes de segurança nuclear foram acionados na Europa devido aos esforços contínuos de aquisição pelo Irã, especialmente na Alemanha, onde se continua a observar atividades relevantes para a proliferação nuclear e de mísseis.

Em resposta a comentários iranianos, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA enfatizou que, apesar das declarações irresponsáveis, os EUA garantirão que o Irã nunca possua uma arma nuclear, utilizando uma variedade de ferramentas diplomáticas e mantendo todas as opções em aberto.

Especialistas em não proliferação, como David Wurmser, advertem que, embora o Irã ainda pareça estar longe de possuir um dispositivo nuclear operacional, a inteligência é frequentemente incompleta e surpresas são possíveis, exemplificando com programas nucleares passados de outros países que avançaram mais rapidamente do que o esperado.

FONTE: Fox News / COLABOROU: Ricardo Cabral

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos
Allan Lemos
8 dias atrás

Apesar de ter um motivo torpe(a aniquilaçāo de Israel), é preciso parabenizar o Irā por ter resistido as pressões e continuado com seu programa nuclear.

A bomba atômica sempre será o remédio único e definitivo contra as missões de “exportaçāo de democracia” do Ocidente.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Allan Lemos
8 dias atrás

Exportação da “democracia” de todo mundo, né? Rússia exporta, China, França, Inglaterra. No meio do oceano pacífico, se tiver duas ilhas, uma forte e uma fraca, a forte irá exportar democracia.

Não há mocinhos e bandidos no mundo, todo mundo quer o que acha que é seu. A diferença é que existem alguns que podem bater e outros que só podem apanhar.

joao
joao
Reply to  DanielJr
8 dias atrás

Pior…. tem os querem, clamam, pra apanhar….

RSmith
RSmith
Reply to  DanielJr
8 dias atrás

Problema maior é que os FORTES sempre acham meios para afirmarem que o que eles querem sempre foi deles… mesmo quando nunca foi…

Bispo
Bispo
Reply to  Allan Lemos
8 dias atrás

Irã há muito sabe que sem NUC militarmente não sobrevive.

USA já avisou que os novos B-21 Raider terão novas bombas anti bunker de 2.3Toneladas …

Ideais para sapecar no Irã e suas bases subterrâneas… agora se tem NUC “vamos conversar amigo”…rs.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Bispo
7 dias atrás

O B21 é aquela aeronave de US$ 1 bilhão totalmente invisível e cheiroso, mas cuja doutrina requer que ataque as defesas antiaéreas antes de ele entrar?Teerã nem dorme mais, pode sumir do mapa a qualquer momento.
Esse povo não entendeu nada com o conflito da Ucrânia e as armas ocidentais fantásticas invencíveis.
É cada uma….

leonidas
leonidas
Reply to  Bispo
7 dias atrás

Já passou da hora do Irã sofrer uma intervenção deste tipo.
Nunca de infantaria pois seria uma loucura, mas a infraestrutura bélica iraniana deve ser varrida da face da terra.
Trata-se de um regime absolutamente nocivo na região e uma ameaça não somente para Israel mas para seus vizinhos árabes e para toda a humanidade…

Fernando
Fernando
Reply to  leonidas
6 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

C G
C G
Reply to  Allan Lemos
8 dias atrás

Ahhh sim, to vendo a russia exportar democracia, a China vai bem com seu mapa dos 9 traços, a África então, varios países exportadores de democrias tbm… é cada coisa que eu leio!

Sergio Machado
Sergio Machado
8 dias atrás

Já parece claro que Teerã tem a bomba.

Last edited 8 dias atrás by Sergio Machado
Nemo
Nemo
Reply to  Sergio Machado
8 dias atrás

Se formos crer nas declarações de líderes ocidentais e de Israel o Iran realmente já desenvolveu armas nucleares. Há mais de dez anos esses líderes afirmam que o Irã está a seis meses de obter a bomba.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
8 dias atrás

Partindo-se do princípio de que seja mesmo verdade:

Que o Irã iria fazer de tudo pra ter suas nukes, isso é óbvio pra qualquer um.
Eles sabem que, sem suas nukes, eles terão o mesmo destino e receberão uma “certa visita” igual tiveram o Iraque e o Afeganistão, mais cedo ou mais tarde.

Caso seja verdade, o próximo a ter suas nukes é a AS.

Bispo
Bispo
Reply to  Willber Rodrigues
8 dias atrás

Serviço de Inteligência de N países relatam que AS já as tem , e faz tempo…estão “estocadas” no Paquistão… é só fazer a confirmação de entrega via sedex 10 …rs

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Bispo
8 dias atrás

Sim, alias o programa paquistanes foi financiado pela AS, país esse que também tem misseis balisticos chineses.

Pedro
Pedro
Reply to  Willber Rodrigues
6 dias atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Camargoer.
Camargoer.
8 dias atrás

Então…. que história maluca. Uma análise simples. Se o governo do Irã tivesse uma bomba e tivesse interesse em divulgar isso, então ele faria como todos os países… explodiria uma no subsolo ou dentro de uma montanha…. é assim que se faz anúncio. A pergunta é qual o interesse deste parlamentar…. acho que o Irã adotou o modelo de partido único, mas ainda assim os parlamentares são eleitos. Isso pode ter relação com a mobilização de sua base… aqui no Brasil acontecem coisas do arco da velha quando algum parlamentar tenta aparecer para a sua base. Semana passada, um vereador… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Camargoer.
8 dias atrás

No meu chutômetro, baseado em p… nenhuma:

Isso é pra mensagem interna.
Depois daquele “bate e leva” com Israel, o Aiatolá estava sob muita pressão de suas alas mais radicais ( sim, ser ainda mais radical é possível ).
Se ele reapondesse Israel na mesma moeda, ele entrava no jogo do Netanyahu, e as chances dos EUA entrarem na jogada eram grande.
Se não fizesse nada, perderia poder interno e prestígio.
Esse pronunciamento é mais pra “público interno”, pra mostrar que está “tudo sob controle” e que ninguem vai ameaçar o Irã.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Willber Rodrigues
7 dias atrás

Gostei.

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Camargoer.
8 dias atrás

Ira assim como Israel nunca admitiria abertamente que tem, ou que nao tem. Essa posição dubia ja é suficiente para gerar apreensão do outro lado. É possível que o Ira realmente as construiu (ou fez escambo de algumas ogivas norte coreanas por petroleo) depois do fim do acordo nuclear com os americanos, e com o Trump retornando em 2025 nao existiria muito sentido tentar barganhar o retorno do acordo. Hoje com o estado geopolitico do planeta ficando cada dia mais perigoso principalmente na Eurasia, o mais provável é que o calculo iraniano seria de que ter ogivas nucleares seria melhor,… Read more »

M.@.K
M.@.K
Reply to  Rodolfo
7 dias atrás

Legal!

Atirador
Atirador
Reply to  Camargoer.
6 dias atrás

Israel não fez isso bem como a Arábia Saudita não o fez, motivos sobram, pode ser para fingir não os ter e não sofrer nenhum tipo de embargo por isso.

Lopes
Lopes
8 dias atrás

E essa bomba deveria se chamar Donald Trump .

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
Reply to  Lopes
8 dias atrás

Deveria se chamar Hussein, ele é o padrinho da bomba iraniana.

Jadir
Jadir
8 dias atrás

Parabéns ao Irã. Esse é o caminho por quem se sente ameaçado. Se Israel tem artefatos nucleares, por que proibir o Irã ou outro país do oriente?

BraZil
BraZil
8 dias atrás

E o clube do Hemisfério Norte só cresce…qual será o primeiro do Sul a entrar? África do Sul ou Austrália? Os Australianos perderam uma chance de ouro, quando os Ingleses negociaram com eles para explodir as suas primeiras bombas lá…

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  BraZil
8 dias atrás

Africa do Sul ja teve, parte da sua cooperação com o programa israelense. E o Brasil esteve perto de detonar um artefato de fissao de 20-30 ktn.

ChinEs
ChinEs
8 dias atrás

Eu achei extranho Israel não ter retaliado da forma como se esperava, talvez o Iran já tenha pelo menos umas 5 Nukes, a Guerra da Ucrânia é prova de que o Ocidente perdeu a paciência com o Eixo Rússia-China-Iran…

Luiz
Luiz
Reply to  ChinEs
8 dias atrás

Israel atacou cirurgicamente, até porque o Irã não acertou em nada….

Wagner
Wagner
Reply to  Luiz
8 dias atrás

Por favor,😂😂😂😂

Fernando
Fernando
Reply to  Luiz
6 dias atrás

E nem Israel.

BraZil
BraZil
Reply to  ChinEs
7 dias atrás

O “ocidente” perdeu outras coisinhas além de “paciência”…

Monarquista
Monarquista
8 dias atrás

Agora lembrei de um episódio do grupo de comédia israelense Latma, onde os personagens encarnam um ministro iraniano e um repórter:

Ministro iraniano: Agora que temos a bomba, iremos apagar Israel do mapa e libertar os palestinos!

Repórter: Mas se você atacar Israel com armas nucleares, os árabes-israelenses e árabes-palestinos não vão ser varridos do mapa também?

Ministro iraniano: Esse é o preço que eles pagarão para serem libertados!

kkkkkkkkkk

Bispo
Bispo
8 dias atrás

Assim como ninguém atira pedra em árvore que não dá fruto.

Ninguém chuta cachorro grande que morde…🙃

Troca de NUC é soma zero… o cenário no Oriente Médio se complica … vão mais assoprar que bater…rs

Gabriel BR
Gabriel BR
8 dias atrás

Já era meio que presumível que os iranianos tinham a carta da dissuasão nuclear na manga. Explico: Ninguém em sã consciência atacaria diretamente uma potência nuclear como Israel sem um respaldo dissuasório, após o ataque iraniano não houve nenhuma resposta proporcional por parte de Israel.

Mig25
Mig25
Reply to  Gabriel BR
8 dias atrás

Sem contar aquele ataque com mísseis que eles realizaram em território Paquistanês há pouco tempo. Tudo leva a crer que realmente eles já possuem seus artefatos nucleares…

Victor Carvalho
Victor Carvalho
8 dias atrás

Amigos, vamos analisar alguns fatos… As últimas atitudes do Irã estão muito diferentes do habitual. Estão mais ousadas. Atacaram bases hostis na Síria, Iraque ( até aí, tudo bem), e também no Paquistão, e aqui começou a minha estranheza. O Paquistão é um país nuclear e não iria aceitar um ataque ao seu território sem mais nem menos. Depois disso veio a ousada resposta de Teerã ao ataque israelense contra seu consulado. A retaliação em si foi bem mais carnavalesca do que o necessário, mas foi o suficiente para dar o recado ao mundo. Tem que ter culhão para bater… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Victor Carvalho
8 dias atrás

“Eles conseguiram mesmo, ou estão fingindo muito bem e o ocidente está acreditando.”

Concordo com tudo que você disse. E como ninguem no mundo quer pagar pra ver…

Israel fez seu “show”, Irã fez seu “show resposta”, e no momento, fica elas por elas. Os EUA são o principal interessado em botar panos quentes nisso, a última coisa que eles querem e precisam no momento é mais um conflito que os envolva.

Bruno
Bruno
8 dias atrás

Os Anglo-Sionistas sabem disso há tempo.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Bruno
8 dias atrás

Da seria Atlanticista, agora vem Anglo Sionista jkkkkkkkkkkk

Heinz
Heinz
7 dias atrás

Quando você possui armas nucleares para a defesa do seu território, ok.
Agora quando um país diz abertamente que quer exterminar outro do mapa é um perigo sem precedentes, nunca duvidem da burrice humana, nunca!

Mig25
Mig25
Reply to  Heinz
7 dias atrás

O que aconteceria se eles riscassem o outro país do mapa? Seriam 2 países riscados do mapa. Os persas são suicidas? Não creio que eles queiram obliterar-se, uma das civilizações mais antigas da humanidade…
O resto, é retórica.

Heinz
Heinz
Reply to  Mig25
6 dias atrás

Como eu disse, nunca duvide da burrice humana, já teve um governo que queria exterminar um povo…

Last edited 6 dias atrás by Heinz
lucena
lucena
7 dias atrás

Será que é blefe ? …. quem esta disposto a pagar para vê nesse jogo de cartas? … os israelenses …os americanos ? …. uma coisa é certa … se os iranianos não tivessem condições de causar um estrago grande em uma guerra com os americanos … o Irã estaria que nem o Iraque e a Líbia há muito tempo.

Faver
Faver
7 dias atrás

Agora faz sentido o porque dos países não atacarem com grande força ou coalizão o Irã. Até mesmo a resposta pequena de Israel frente ao ataque iraniano. O que ocorre são sempre ataques pontuais ou de forças especiais e jamais uma guerra aberta por certo receio da tal bomba atômica iraniana.

Last edited 7 dias atrás by Faver
Tutor
Tutor
6 dias atrás

Sim, e já está apta a ser lançada a partir daquele caça de 5ª geração que eles apresentaram anos atrás.