MGM-140 ATACMS

O governo dos Estados Unidos, em uma mudança significativa de política, autorizou a Ucrânia a realizar ataques limitados dentro da Rússia usando armas fabricadas nos EUA. Segundo funcionários da Casa Branca, essa mudança é caracterizada como atos de autodefesa para proteger Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

O presidente Biden, pressionado por seus assessores e aliados-chave, permitiu que a Ucrânia realizasse ataques limitados com armas americanas em território russo. Esta decisão representa a primeira vez que um presidente americano autoriza respostas militares limitadas em bases de artilharia, mísseis e centros de comando dentro das fronteiras de um adversário com armas nucleares. A Casa Branca insistiu que a autorização se estende apenas a atos de autodefesa para proteger Kharkiv e áreas circundantes de mísseis e bombardeios russos.

Apesar de a Casa Branca ter apresentado a decisão como limitada, as implicações são amplas. Até agora, Biden havia recusado permitir que a Ucrânia usasse armas americanas fora de suas fronteiras, temendo uma escalada para a Terceira Guerra Mundial. Com essa reversão, Biden ultrapassou uma linha vermelha que ele próprio havia estabelecido, e os funcionários do governo reconheceram que, se a Rússia continuar a atacar a partir de dentro de seu território, as restrições poderão ser ainda mais flexibilizadas.

Muito dependerá de como a Rússia reagirá a essa mudança nos próximos dias e semanas. A Rússia já advertiu que responderá de maneira não especificada se os EUA mudarem sua política. Recentemente, a Rússia realizou exercícios com forças que movimentam e implantam armas nucleares táticas, sinalizando um alerta a Washington.

Internamente, a decisão de Biden foi mantida em sigilo, conhecida apenas por um grupo restrito de assessores. O secretário de Estado, Antony J. Blinken, após uma visita a Kyiv, pressionou o presidente, dizendo que a proibição de Biden estava colocando partes da Ucrânia em perigo. Assessores de segurança nacional também concluíram que a geografia da batalha em torno de Kharkiv exigia uma exceção à regra rígida contra disparos em território russo.

Alguns aliados americanos já haviam permitido o uso de suas armas para ataques dentro da Rússia. O Reino Unido, por exemplo, autorizou o uso de mísseis de longo alcance Storm Shadow, e a França e a Alemanha seguiram o mesmo caminho. A decisão de Biden seguiu semanas de intensas conversas com os ucranianos, especialmente após a Rússia iniciar um grande ataque a Kharkiv em maio.

A decisão formal de Biden ocorreu após reuniões internas de alto nível, e as ordens foram transmitidas ao Pentágono no início desta semana. Espera-se que os primeiros contra-ataques com armas americanas comecem em questão de horas ou dias.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

157 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
25 dias atrás

Licença pra usar armas norte-americanas em território russo + F-16 + AWAC’s suecos.

Parece que finalmente tiraram um peso e uma algema dos braços ucranianos. Bora ver se isso finalmente muda a maré em favor dos ucranianos, e como a Rússia vai responder a isso.
As próximas semanas serã interessantes…

Vitor
Vitor
Reply to  Willber Rodrigues
24 dias atrás

O erro de cálculo político tudo mundo sabe como começa e quando nunca termina.

Hamom
Hamom
Reply to  Vitor
24 dias atrás

Saiu recentemente, Tucker Carlson entrevistando
Jeffrey Sachs, faz uma boa retrospectiva das causas do conflito na Ucrânia…
Pesquisar por:

“Jeffrey Sachs: The Untold History of the Cold War, CIA Coups Around the World, and COVID’s Origin”

(No youtube dá pra ativar legendas em Português)

Last edited 24 dias atrás by Hamom
Tiago
Tiago
Reply to  Hamom
23 dias atrás

Jeffrey sachs sabe muito , já aqui é cada comentário .

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Vitor
24 dias atrás

Diga isso ao Putin, porque foi a Rússia que invadiu a Ucrânia.

Carlos Silva
Carlos Silva
Reply to  Vitor
23 dias atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Wagner
Wagner
25 dias atrás

Então veremos as FAB 3000 e 9000 em ação? Porque o Kremilin usará com força total seu martelo ” da paz”. Já que ocidental deu sinal verde para a Ucrânia tentar sair dos aparelhos da UTI.

Bosco
Bosco
Reply to  Wagner
24 dias atrás

Tem essa FAB 9000?

Vitor
Vitor
Reply to  Bosco
24 dias atrás

Não sei quanto a FAB 3000 está no forno.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bosco
24 dias atrás

Essa FAB 9000 será jogada(suposição)nas bases áreas da OTAN na Europa.

sagaz
sagaz
Reply to  LUIZ
24 dias atrás

Lá em Lisboa! Em quantos dias, 3?

Bosco
Bosco
Reply to  LUIZ
23 dias atrás

Para uma FAB qualquer número ser lançada o bombardeiro terá que se aproximar das bases da OTAN e isso sabemos que os russos nãotêm competência ( doutrina, treinamento, equipamento) e muito menos coragem fé fazer.
No máximo irão lançar os “imparaveis” Kinzhal que ganhariam toda e qualquer guerra só com a menção de serem utilizados mas que até agora os russos estão depositando suas esperanças em bombas de 3 toneladas e pelo visto, de 9 toneladas já que os ucranianos não aparelhamento com o hipersônico imparável.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
23 dias atrás

Perdão pelos erros devido ao corretor. Não consigo mais acessar a Trilogia pelo PC , que trava toda vez que tento, mas só pelo celular e para digitar no celular para mim é um sacrifício.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bosco
17 dias atrás

Com drones armados voando pra todo lado acabou aquela guerrinha de vídeo game. A Rússia tá fazendo o que os EUA e Israel faz de melhor: destruir tudo com os soldados inimigos dentro poupando suas tropas. A diferença é que a Rússia tá atacando alvos militares.

Bosco
Bosco
Reply to  LUIZ
23 dias atrás

Seria preciso muito mais que algumas FAB 3000 (ou 9000?) para desabilitar uma base aérea da OTAN. Há estudos que demonstram que uma base “padrão ” obriga a utilização de 50 a 100 t de munição bem distribuídas para ser desabilitada , com o inconveniente de poder voltar a operar dentro de alguns dias. Utilizar tanto poder explosivo concentrado em um ponto é estupidez e disso os russos têm se mostrado experts. Para se ter o dobro do raio letal é necessário 8 X mais massa explosiva, portanto, uma bomba de 9 t na prática equivale ao dobro do raio… Read more »

Elintoor_--
Elintoor_--
Reply to  Bosco
23 dias atrás

Bosco, parece que “no momento” a quantidade não é problema para os russos, que possuem a maior extensão territorial do planeta Terra, o maior estoque mundial de ogivas nucleares e agora com uma economia totalmente “voltada para a guerra”.

Bosco
Bosco
Reply to  Elintoor_--
23 dias atrás

Elintoor, Todas essas características citadas por vc não fazem o Putin ter razão nas suas intenções, sem falar que há alguns poréns. Se comparada a quatidade de ogivas nucleares a serviço da OTAN com a da Rússia, esta perde. E convenhamos, ninguém mais com mais de 2 neurônios acredita que a Rússia tenha todas as “armas ” nucleares que diz ter. E ainda que tenha , a diferença a favor da Rússia em relação aos EUA (não colocando na equação a França e o RU) é para todos os efeitos práticos, desprezível. Em relação às armas convencionais , bombas de… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
22 dias atrás

O que fico estarrecido é ver gente achando que a Rússia em algum momento teria condições militares de enfrentar a Otan. E ainda validam essa narrativa que a Ucrânia seria o primeiro pais e na sequencia a Europa ocidental. Simplesmente inacreditável alguém comprar essa fantasia. Alias a Otan se expande até os portões de Moscou e fica dizendo que os Russos são expansionistas? rs A Rússia nunca teria chances contra a Otan em uma guerra convencional e dai é muito básico concluir que ela não teria outra opção (caso considere que ira perder o conflito) a não ser usar artefatos… Read more »

francisco
francisco
Reply to  leonidas
22 dias atrás

A Russia perde na guerra convencional e na guerra atômica.
Putin deve estar esperando a vitoria do Trumpo , para negociar uma saída que não seja muito humilhante.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Wagner
24 dias atrás

Está ficando mais difícil para os pilotos russos lançarem suas FABs em segurança … os aeródromos mais próximos já foram atingidos por ATACMS, mais baterias Patriot estão sendo disponibilizadas à Ucrânia e os F16, armados com AIM-120 AMRAAM, logo estarão em operação. Os pilotos dos SU-34 e SU-35 terão que decolar de bases mais distantes e sua presença será detectada ainda sobre território russo, ficando ao alcance dos mísseis ucranianos ao se aproximar da fronteira. As FAB tem que ser lançadas entre 70 km e 90 km do alvo e os enormes vetores SU-34 e SU-35, devem ganhar altitude antes… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Marcelo De Luca Penha
Charles
Charles
Reply to  Marcelo De Luca Penha
24 dias atrás

Marcelo, vc voltou a comentar aqui?! E continua esperançoso com as suas previsões lol 😂. Vamos ver por quanto tempo dessa poder vamos nos entreter com seus comentários.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS INÚTEIS AO DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 24 dias atrás by Charles
LUIZ
LUIZ
Reply to  Wagner
24 dias atrás

Quando a Rússia destruir o Palácio do Zelenski quero ver a marra dele até onde vai.

Vitor
Vitor
Reply to  LUIZ
23 dias atrás

Não vai destruir … a Rússia precisa do Zelensky vai assinar a rendição e o povo captunar seu regime.

Nei
Nei
Reply to  LUIZ
22 dias atrás

3 DIAS?

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
Reply to  Wagner
24 dias atrás

Acho que essas estão sendo preparadas pra OTAN.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Wagner
23 dias atrás

Russia usará força total, sim agora enviará MBTs dos anos 70.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Macgaren
23 dias atrás

Agora eles vão enviar o Steven Seagal

Faver
Faver
Reply to  Palpiteiro
23 dias atrás

Vai o Trump mesmo. Amigaço do Zelenski, aquele que causou o impeachment do Trump.

Vitor
Vitor
Reply to  Macgaren
23 dias atrás

Muita FABs e munição 155.

Heinz
Heinz
Reply to  Wagner
23 dias atrás

até parece que os russos não utilizam a FAB 3000 e 9000 por pena dos ucranianos né? Já viu o que eles fizeram em Mariupol? Bahkmut? Popasna? Bucha? Robotyne? Kherson?

francisco
francisco
Reply to  Wagner
22 dias atrás

Usará nada.

Henrique
Henrique
25 dias atrás

Hora se reunir com a família na frente do celular ou da SmartTV (pq a gente ta no séc 21) pra ver o Putin espernear e fazer a tradicional aMeAçA NuClEaR dele e falar que a linha foi cruzada e Nada de Novo no Front kkkkk

Jagdv44
Jagdv44
Reply to  Henrique
25 dias atrás

Não sei não. Melhor nos reunirmos com nossas família e nos despedirdeles e do nosso planeta.

Henrique
Henrique
Reply to  Jagdv44
25 dias atrás

Se quiser fazer isso pela 564171415949 vez só esse ano…

Se antes a probabilidade era zero agora que a Ucrânia acertou aquele radar de ICMB esqueça guerra nuclear

Last edited 25 dias atrás by Henrique
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Henrique
25 dias atrás

Agora vai rsrsrs.

Carlos
Carlos
Reply to  Henrique
24 dias atrás

Amigo, entendo sua torcida. Pelo teus comentário vejo que entendes e tem muita experiência, por isso, rogo-te! Dê uma força à Ucrânia! Junta-te aos bravos! E Por favor não sinta-se ofendido, porque realmente a Ucrânia requer!

https://ildu.com.ua/es

Coloquei em espanhol para ficar mais fácil.

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos
24 dias atrás

Olá Ruy, como estás?
Entendi tua preocupação com o Henrique e achei legal, não tenho preconceitos.
Bom, eu li meu comentário e não achei nada que indique torcida pela Rússia. Se puderes, mostre a mim. Posso ter errado.

Henrique
Henrique
Reply to  Carlos
24 dias atrás

amig quem ta desesperado por gente e ta recrutado na louca até em países da África/Asia é a Rússia …

já que vc ta brincando de recrutador poderia ______
______

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES INÚTEIS AO DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Realista
Realista
Reply to  Henrique
24 dias atrás

É quando ele falou da linha vermelha na Ucrânia ninguém acreditou resultado tá ai …

Henrique
Henrique
Reply to  Realista
24 dias atrás

to vendo.. 2 anos atolado num guerra sem mover nada relevante…

mas confia o putinzinho vai usar a bombinha atomiquinha

Macgaren
Macgaren
Reply to  Henrique
23 dias atrás

Se reunir e assistir Mad max

Henrique
Henrique
Reply to  Macgaren
23 dias atrás

só se for da Tina Turner com Mell Gibson

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Henrique
23 dias atrás

O Steven Seagal entrou na trama

Henrique
Henrique
Reply to  Palpiteiro
23 dias atrás

Se for pra ver gente que defende a Rússia tem lugar certo pra ir

francisco
francisco
Reply to  Henrique
22 dias atrás

Se Putin ao menos pensar, em partir para armas atômicas, será derrubado por seus generais e pelos políticos. Eles não são malucos e muito menos suicidas. Putin não terá apoio de nenhum russo e cairá.

Cerberosph
Cerberosph
25 dias atrás

Como o zelensky é midiatico irá atacar alvos sem ganho nenhum para a guerra, como moscou, só para ter manchete e vai espernear quando tomar uma fab 9k em kieve.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Cerberosph
24 dias atrás

E …..
Ele está a defender a sua terra, o que á de errado com isso???
Uma coisa é certa, os Russos já tentaram entrar em Kiev, só que depois tiveram que recuar e muito.

sagaz
sagaz
Reply to  Cerberosph
24 dias atrás

Qual é um alvo com ganho, lojas de ferragens que o Putin bombardeia ou escolas?

Allan Lemos
Allan Lemos
25 dias atrás

Vamos perguntar aos alemāes se poder atacar o território russo adiantou alguma coisa.

O vingador com cérebro
O vingador com cérebro
Reply to  Allan Lemos
25 dias atrás

Por terra na neve, completa a frase…

Wagner
Wagner
Reply to  O vingador com cérebro
25 dias atrás

Na primavera o melhor carro de combate foi retorcido pelos T34, na maior batalha do planeta terra de Blindados, Kursk.

Last edited 25 dias atrás by Wagner
Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
25 dias atrás

relaxa a Ucrânia não vai invadir ou anexar aqui la kkkkk
só vai pegar o que é legitimo dela

(que pela logica doida do Putin pode ser a Rússia toda kkkkk)

Morgenthau
Morgenthau
Reply to  Henrique
24 dias atrás

Mas irredentismo, tirando que já é em si uma ideia problemática, não faria sentido relação a Rússia, pois a Rússia nunca foi parte da Ucrânia (mas certamente poderiam inventar alguma narrativa, é o que todos os países fazem quando convém).

Agora, eu acho extremamente improvável que a Ucrânia consiga recuperar o território perdido.

Henrique
Henrique
Reply to  Morgenthau
24 dias atrás

“não faria sentido relação a Rússia, pois a Rússia nunca foi parte da Ucrânia” como não? a desculpinha do putin é que a Ucrânia fazia parte da URSS… a Russia fazia parte da URSS.. tanto que declarou Independência na beira do colapso.. então sim faz sentido e a ucrânia teria legitimidade nessa desculpinha tosca ai do putin, assim como a China tb ta legitimada, a Mongólia ta legitimada, a Finlândia tb tem…… mas na verdade ela tem legitimidade pq a Rússia abriu mão da defesa do território dela para atacar/anexar a Ucrânia, logo a Ucrânia pode atacar a Russia e… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Henrique
Hcosta
Hcosta
25 dias atrás

O problema é que isso pode favorecer o regime de Putin, especialmente depois das eleições.
Mas não sei se é também do interesse de Putin o escalar da guerra.

Charles
Charles
Reply to  Hcosta
24 dias atrás

Não é do interesse de ninguém, só dá Ucrânia. Eu já ouvi de Ucraniano; eles querem a guerra expanda em nível global.

Morgenthau
Morgenthau
24 dias atrás

Alguém saberia me dizer se nas guerras por procuração que aconteceram durante a Guerra Fria alguma das partes envolvidas (EUA e URSS) chegou a tomar esse tipo de decisão contra a outra parte?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Morgenthau
24 dias atrás

Mas também não me lembro de haver alguma guerra para anexar território.
Há movimentos separatistas mas não para se unirem a um outro país.
E até mesmo a Rússia na Moldávia e na Geórgia não anexou territórios “formalmente”.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Morgenthau
23 dias atrás

Stinger jantaram os MI-24 no afeganistão.

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
24 dias atrás

Povo com medo falando agora a russia vai usar seu verdadeiro poder. Ai te pergunto oq a russia vai usar de diferente ? Arma nuclear ? Balão com lixo igual a coreia do norte ?

NBS
NBS
Reply to  Rodrigo G C Frizoni
24 dias atrás

Creio que a nossa geração, que não participou de nenhum combate além de ‘Call of Duty’, onde é possível reiniciar o jogo assim que se perde, está apostando que um jogo envolvendo poder, soberania, prosperidade e vidas, inclusive a do ‘presidente’, pode ser minimizado e que alguém muito armado, inclusive com o poder de resetar o planeta, abriria mão dessa decisão em prol do mundo quando sua vida está em risco. Quem seria o louco nessa história? Estamos deixando de considerar que uma nação nuclear no nível da Rússia pode ser afrontada sem consequências. Os EUA, quando desrespeitaram a ONU,… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  Rodrigo G C Frizoni
24 dias atrás

Prezado Rodrigo, . A Rússia já vem usando tudo que tem no seu arsenal convencional há muito tempo, inclusive soluções novas – como bombas planadoras – que não estavam disponíveis em 2022. . E as armas nucleares? Bem, aí é outro assunto. O Kremlin sabe que usando uma arma única arma nuclear tática na Ucrânia perderá – para começo de conversa – o apoio da China, vai ter problema com a Índia e terá a OTAN (com os EUA dentro) reagindo de forma ativa (o que já foi avisado). . Uma única arma nuclear disparada na Ucrânia vai criar um… Read more »

NBS
NBS
Reply to  Ivan
24 dias atrás

A expectativa de uma corrida armamentista nuclear pode de fato ocorrer como consequência da explosão de um artefato nuclear, mas sobretudo como decorrência da inoperância das agências da ONU, da impossibilidade de retaliação do Ocidente em termos igualitários e da fraqueza das sanções ocidentais diante desse novo cenário global. Contudo, colocar nas mãos da Rússia o ônus dessa decisão não me parece razoável. Foi a OTAN que se expandiu para as fronteiras russas, colocando o governo de Putin e a Rússia sob risco (do ponto de vista russo). Esse movimento foi orquestrado pelos EUA para subjugar a Rússia e torná-la… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  NBS
24 dias atrás

” O mundo multipolar chegou e nada será como antes.”

tal mundo multipolar que é SÓ China e Estado Unidos e o resto é só os satélites dos dois

“Guerra Fria 2 – O inimigo agora é o mesmo de antes” kkkkk

Last edited 24 dias atrás by Henrique
Bosco
Bosco
Reply to  NBS
24 dias atrás

Bela porcaria de mundo multipolar.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
24 dias atrás

Esses que anseiam por um mundo multipolar “muito mais justo” vão cuidar de permanecerem orbitando o mesmo polo opressor atual.
Os outros “mais justos”são para os outros.

Last edited 24 dias atrás by Bosco Jr
Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bosco
23 dias atrás

Concordo em gênero, numero e grau.

orbitando o mesmo polo opressor atual”..

Afinal aconteça o que acontecer, EUA serão sempre EUA.

Nunca deixarão de serem AGRESSORS.

Os demais ainda tentam de forma amadora serem o que eles são, más não da pra comparar.

Viva a América.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Bosco
24 dias atrás

desprezível esse pessoal…nos filmes de Hollywood tem um termo comum que serve para eles: “littlebitches”, dizem os americanos: “our littlebitches”.

Saulo
Saulo
Reply to  Bosco
24 dias atrás

Giram em torno da Otan, do padrão Otan…. da América latina no padrão Otan… Querem manter o gigante dormindo…. na ideologia da segunda guerra e dos pracinhas… Não vêem que a questão é ter soberania daqui a 50 anos… num tempo em que direita e esquerda não fará sentido

Bosco
Bosco
Reply to  Saulo
23 dias atrás

Acho muito comodismo o vitimismo terceiro mundista de colocar na responsabilidade do Ocidente , da UE, da OTAN , dos EUA… a precariedade das forças armadas brasileiras e de nosso desenvolvimento.
O maior inimigo do Brasil é do povo brasileiro é o próprio.

Last edited 23 dias atrás by Bosco Jr
JAC
JAC
Reply to  Ivan
24 dias atrás

Não concordo com a posição de que a Ucrânia esteja de tanto bracos amarrados pelos motivos abaixo. Ela ataca a retaguarda russa há muito tempo e tem bons resultados por seus méritos e pela incompetência russa. A Ucrânia não recebeu tantos armamentos assim para poder fazer muitos alvos. A quantidade de alvos aumentou significativamente em solo russo. Ou seja, vão ter que ser bem seletivos. A Ucrânia tem certos armamentos locais que poderia atacar a Rússia, como S-200 Modificado, Neptuno . Preferiram atacar a Crimeia do que usar para atacar tropas russas acumuladas na fronteira de Karkov. Sobre o que… Read more »

Diego
Diego
Reply to  Ivan
24 dias atrás

Ucrânia nunca lutou com os braços amarrados como vocês gosta de afirmar,olha a quantidade de armas despejadas na Ucrânia todos os dias, só armas supra sumo. Isto é desmerecer a competência deles. Agora só pra lembrar, a Ucrânia está se defendendo de um país que é potência nuclear e contraponto de um lado da força ( bom ou mal de acordo com a torcida) A Ucrânia surpreendeu a todos com sua coragem e determinação. Mas quase todo mundo está dando armas, toda ajuda possível, tem aeronaves de inteligência quase 24 horas por coletando dados e enviando pra Ucrânia atacar alvos… Read more »

Macgaren
Macgaren
Reply to  Rodrigo G C Frizoni
23 dias atrás

Vai mandar um monte de MBT dos anos 70.

NBS
NBS
24 dias atrás

As recentes ações da OTAN demonstram uma crescente agressividade, revelando uma aliança que está disposta a tudo para não perder a hegemonia. A estratégia de cercar a Rússia, apesar das objeções diplomáticas de Moscou desde os anos 90, destaca uma clara tentativa de minar a soberania russa. Sob a influência das grandes corporações, a OTAN busca subordinar nações independentes aos seus interesses econômicos e políticos. As sanções econômicas impostas contra a Rússia e o apoio militar à Ucrânia têm falhado em seus objetivos de desestabilizar o governo russo e provocar uma mudança de regime. A resistência do povo russo em… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  NBS
24 dias atrás

Está pintando um cenário que a Rússia é a vítima. Vem fora da realidade.

Vitor
Vitor
Reply to  Pedro
24 dias atrás

A vítima é o Ocidente defensivo.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Vitor
23 dias atrás

OCIDENTE DEFENSIVO.
Não sei se o modo IRONICO estava ligado ou desligado más enfim.

A melhor frase em anos.

Rendeu aquela risada alta de imediato a leitura, sabe?!

NBS
NBS
Reply to  Pedro
24 dias atrás

Do ponto de vista de Putin, as eleições democráticas de 2014 na Ucrânia, que resultaram na destituição de um candidato pró-russo por um golpe militar durante a ‘primavera’ ucraniana, foram influenciadas pelo Ocidente e suas organizações. Logo após, um presidente pró-Ocidente assumiu o poder e buscou a adesão à União Europeia e à OTAN. Em resposta, Putin invadiu a Crimeia no mesmo ano para assegurar o livre acesso ao Mediterrâneo, já que naquele momento a Rússia ainda não tinha forças para enfrentar diretamente os interesses europeus. Desde então, a Rússia se preparou e agora enfrenta indiretamente toda a aliança ocidental.… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  NBS
24 dias atrás

Putin agora reage antes de haver ação…
Quando invadiu a Crimeia, poucos dias depois da revolução, nem havia governo, quanto mais pedidos formais para aderir à UE ou à OTAN.

E que golpe militar foi esse?

Henrique
Henrique
Reply to  NBS
24 dias atrás

“As recentes ações da OTAN demonstram uma crescente agressividade,”

Otan dando migalha e amarrando a Ucrânia pra ela lutar só com uma mão e cheia de restrições de onde pode usar arma, onde pode atacar, o que pode atacar…

do outro lado a Russia a ameaçando todo mundo, todo dia de guerra nuclear e de invadir monte de país aleatório… mas quem ta sendo agressivo é a otan kkkkk

***

. A estratégia de cercar a Rússia,

a fanfic da ixxpanççau da otan que até agora ninguém explicou pq a Russia ficou passiva com a Finlândia… kkkk

NBS
NBS
Reply to  Henrique
24 dias atrás

Ela vai tratar uma guerra por vez. Agora é a vez da Ucrânia. Putin quer deixar claro que a Ucrânia não será da OTAN sem consequências. Na ótica dele, foi a OTAN que avançou para o outro lado de sua cerca. Além disso, considere que, na verdade, a guerra por procuração é com todo o Ocidente aliado aos EUA

Henrique
Henrique
Reply to  NBS
24 dias atrás

“Ela vai tratar uma guerra por vez”

não da conta nem da Ucrânia e ja quer outra kkkkk

“Putin quer deixar claro que a Ucrânia não será da OTAN ”

Ucrânia É OTAN… só não é no papel mas na pratica já é OTAN… deu super certo a rusisa invadir…

putin continua assim ele coloca a China na OTAN tb kkkkkk

Last edited 24 dias atrás by Henrique
Bosco
Bosco
Reply to  Henrique
24 dias atrás

Conclusões auto anuláveis do nosso colega NBS.
A Rússia só atacou porque acreditou na fragilidade da OTAN, que nos seus 70 anos de existência nunca esteve tão depauperada.
Se deu mal o gnomo. Acreditasse realmente na sana expansionista o gnomo do Kremlin nunca teria atacado porque acreditaria numa OTAN preparada e mal intencionada.
Esperou o momento que achou conveniente, se preparou durante 8 anos e … se lascou.

NBS
NBS
Reply to  Bosco
24 dias atrás

Sob a ótica de Putin, a gênese está ainda na dualidade de elementos envolvidos: OTAN versus Pacto de Varsóvia. Quando o Pacto de Varsóvia foi desfeito com a queda da União Soviética, os russos receberam sinais de que a OTAN perderia seu significado e não teria razão de existir. No entanto, os russos não perceberam, ou não quiseram perceber, que os perdedores não ditam as condições da rendição. A OTAN fez o contrário: não só permaneceu ativa, como também avançou com a adesão de ex-membros da ‘Cortina de Ferro’. Este é o cerne da questão. A tomada da Crimeia foi… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  NBS
24 dias atrás

‘A OTAN fez o contrário: não só permaneceu ativa, como também avançou com a adesão de ex-membros da ‘Cortina de Ferro’. Este é o cerne da questão.” eu REALMENTE quero que vc explique com argumentos pq a Rússia não atacou a Finlândia sendo que 2 dias depois da invasão da Ucrânia a Finlândia inicio os processo pra entra na OTAN… A Russia ficou mais passiva que um corpo morto. então explica que fanfic de expansionismo é esse que reclama que um entra, mas deixa um sistema solar inteiro aberto pra mundo todo entra na OTAN — “Lembre-se, são 32 membros… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Henrique
NBS
NBS
Reply to  Henrique
22 dias atrás

Como disse, os estrategistas russos não devem cometer o mesmo erro de vários generais famosos da história, se estudaram corretamente. A Rússia tem raízes históricas que remontam ao Principado de Kiev, também conhecido como a Rússia de Kiev, que é considerado um precursor dos estados modernos da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia. Como a Rússia provavelmente avaliou mal o apoio externo à Ucrânia e o nível de sanções, mesmo tendo tempo e analisando cenários, é possível que alguns nem tenham sido cogitados. E, claro, nessas horas, há quem tenha sede de sangue. Até onde li, a Ucrânia é muito mais ligada… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  NBS
23 dias atrás

Você disse verdades que muitos se negam por amarem os EUA e Europa. mas isso não vem ao caso. No entanto, mesmo tendo a OTAN + EUA dando aquela mão para a Ucrânia, vale lembrar que de fato é a Rússia contra todos eles más a Rússia não sofreu maiores danos pelo fato de os aliados também não terem dado uma mão com toda força, no sentido que não doaram em sua maioria artefatos modernos de ultima geração. Pelo contrário, doaram e a meu ver continuarão a doar artefatos de gerações anteriores que causam muitos danos e tem por objetivo… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bosco
23 dias atrás

Afirmar que a Rússia invadiu a Ucrânia por motivos expansionista foi a melhor Bosco.

Henrique
Henrique
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
23 dias atrás

Por culpa de Otan que não foi kkkk

LeoRezende
LeoRezende
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
23 dias atrás

Verdades causam essa impressão.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  NBS
23 dias atrás

Cara tudo isso até pode ser verdade pelo ponto de vista histórico e politico.

Más uma coisa não podemos negar.
Pelo ponto de vista militar a Rússia revelou-se ser incapaz de praticamente tudo no que tange uma guerra.
Tirando as bombas que caem de forma eximia no nada matando civis inocentes, o que me parece ser a especialidade russa, em tudo o mais eles são ruins mesmo.

NBS
NBS
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
22 dias atrás

A Ucrânia está fragmentada; sua sobrevivência na guerra depende do envolvimento indireto e de uma estratégia de desgaste. Atualmente, a Rússia está produzindo mais armamentos do que a Europa. Para quem estuda guerras, sabe-se que os militares não são reconhecidos pelo zelo com a vida de seus soldados. Os relatos históricos apontam que, na Segunda Guerra Mundial, os soviéticos sofreram as maiores baixas do conflito. No Ocidente, qualquer baixa tem grande impacto, como visto no levante dos estudantes americanos durante a Guerra do Vietnã. Não se engane, assim como os alemães na Batalha de Stalingrado, os soldados russos parecem brotar… Read more »

Eromaster
Eromaster
24 dias atrás

O titio Gagá acabou de condenar os centros de comandos dos ucranianos a morte. Com isso, o que ainda resta de infraestruturas da Ucrânia será destruída.

Parcialmente, 50% da Ucrânia ainda tem energia. Com essa medida agora, o país corre risco de ficar 80% sem energia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Eromaster
24 dias atrás

Agora é que vai ser…

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Reply to  Eromaster
24 dias atrás

____ ___- Havia até 410 pessoas na minicidade subterrânea, incluindo especialistas tchecos. 179 mortos e 201 gravemente feridos. Durante toda a noite eles evacuaram para a Polônia e Alemanha.‼️ ___________que se sabe atualmente sobre a base Yavorovskiy. A Rússia desferiu um golpe esmagador na base ucraniana de Yavorovsky, perto de Lviv. Após a destruição da infra-estrutura do centro de formação em Março de 2022, a reconstrução estava em curso e foi criado um “Centro para a Paz e Segurança Internacionais” para instrutores da OTAN. A base foi enterrada no subsolo e com ela muito dinheiro. Durante muitos meses, ninguém tocou… Read more »

Eromaster
Eromaster
Reply to  Marcos Bishop
24 dias atrás

Marcos, fiquei sabendo desse ataque, li várias fontes falando sobre esse ataque. Causou muito estragos mesmo. Infelizmente, a imprensa ocidentais se calam sobre esse tipo de notícia.

Vitor
Vitor
Reply to  Marcos Bishop
24 dias atrás

Eu vi está notícia na mídia turca que por sinal pertence a OTAN…foi um corre corre para abafar a notícia.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Marcos Bishop
24 dias atrás

“A OTAN prepara-se para responder ao ataque ao campo de treino de Yavorovskiy. Eles lançaram seu UAV RQ 4B Global Hawk”

A Rússia tem que anular essas aeronaves que coletam informações das instalações russas no Mar Negro e nas regiões fronteiriças.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  LUIZ
23 dias atrás

A Rússia não consegue nem dar cabo dos drones de vigilância ucranianos. A OTAN tem satélites militares que são capazes de fotografar o Putin sentado no vaso sanitário, AWACS que detectam qualquer movimento nos territórios ucranianos ilegalmente ocupados e as fronteiras russas a partir do espaço aéreo da OTAN e drones de vigilância com tanto equipamento sofisticado que até conversa de soldados em celular podem ser monitorados. Mas a Rússia vem tentando há anos … sem sucesso … anular esses equipamentos. Então o não é garantido … tem que continuar tentando o sim, uai?

Profyler
Profyler
24 dias atrás

Jaja chega a ameaça número 747463 do Tsar perdendo a cabeça

Fábio De Souza
Fábio De Souza
24 dias atrás

Confesso !! Que vejo essa Decisão dos EUA , como muito perigosa . Ou seja , estão testando a paciência da Rússia , o que pode levar a uma Guerra Nuclear , e tudo isso por causa de auto ego .

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Fábio De Souza
24 dias atrás

Putin não tem coragem para apertar o botão …

Gabriel Bruno
Gabriel Bruno
Reply to  Marcelo De Luca Penha
24 dias atrás

Claro que não… ele quer gozar a reforma numa das 5 regiões anexadas.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Gabriel Bruno
23 dias atrás

O Putin desistiu de passar férias de verão na Criméia … desconheço o motivo de tal desistência … mas parece que tem ligação com a sigla ATACMS. Mistério …

Faver
Faver
Reply to  Marcelo De Luca Penha
23 dias atrás

Pior, acho que tem coragem. Lançar um artefato causaria muito impacto aos ucranianos. Os EUA defenderiam ataques nucleares na Ucrânia lançando suas nukes? Bem improável. Não é território americano. Seria a justificativa para amplificar a guerra de todas as maneiras possíveis, mas não para atacar diretamente a russia com bombas nucleares.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Faver
23 dias atrás

Imagina se o avião ou míssil transportando a ogiva tática for abatido pela defesa antiaérea ucraniana? Que vergonha para o Putin …

Antonio Palhares
Antonio Palhares
24 dias atrás

O Biden . Macho pra caramba vai lutar até o ultimo ucraniano.

Bosco
Bosco
Reply to  Antonio Palhares
23 dias atrás

O mundo capota. O cachorro mija no poste e os russofilos agora são Trump desde criancinha.. rsss

Bosco
Bosco
24 dias atrás

Os GMLRS dos sistemas HIMARS e MLRS era tidos como tendo alcance de 70 km. Se provaram com alcance de 94 km. 30% a mais do que o oficialmente divulgado. Não duvido do alcance do ATACMS chegar a mais de 400 km. A tara pelos 300 km, tão em voga no Ocidente, é por conta do tratado MTCR que limita as exportações para mísseis com mais de 300 km de alcance. Essa limitação é muito mais imposta pelo software do que pelo desempenho cinético real do míssil. E dado à criatividade dos ucranianos não duvido deles adaptarem o ATACMS para… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Bosco
24 dias atrás

Muita teoria e tese de propaganda… você teve a oportunidade para se defender das qualidades que tanto mencionou sobre o Abrams que se mostrou um fracasso na Ucrânia.

Bosco
Bosco
Reply to  Vitor
24 dias atrás

Estratégia argumentativa mais desprezível, meu caro.
Afirmar que eu disse algo para que eu perca meu tempo tentando “desdizer” algo que eu não disse e tentando influenciar os incautos diz bem sobre o tipo de golpes baixos comuns aos apoiadores do Putin e diz mais alto ainda sobre o tipo de pessoas que o apoiam.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Vitor
23 dias atrás

O Abrams M1A1 está bem longe de ser um fracasso … foram enviados 31 e, em um campo de batalha aberto cheio de drones, somente 5 foram destruídos. Comparado aos milhares de tanques russos, cujas explosões após perfuração do casco fazem torres voar, um tripulante ucraniano ainda viveu para reclamar que o Abrams tem blindagem fraca e não serve para a Ucrânia …

Vitor
Vitor
Reply to  Marcelo De Luca Penha
22 dias atrás

Lamento para quem pintou de ouro e foi ludibriado.

KKce
KKce
24 dias atrás

Não sei nem pq tinha essa proibição.

Carlo
Carlo
24 dias atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Last edited 24 dias atrás by Carlo
Carlo
Carlo
Reply to  Carlo
24 dias atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Bosco
Bosco
Reply to  Carlo
24 dias atrás

Num mundo multipolar a gente vai poder escolher de qual potência a gente vai ser capacho. Vai ser ótimo.
Tendo em vista o histórico desprezível das democracias ocidentais vai ser uma grande evolução a gente virar capacho da Rússia ou da China.

Henrique
Henrique
Reply to  Bosco
24 dias atrás

vai dar pra escolher ser preso por postar meme do ursinho pooh ou segurar folha em branco kkkkk

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bosco
23 dias atrás

Grande Bosco.
Uma porrada melhor do que a outra.

Graaaande Boscão.

Viva o mundo Unipolar onde não somos capachos de ninguém e não servimos a nenhum Senhor.

AVISO DOS EDITORES: ESTA DISCUSSÃO ESTÁ VIRANDO APENAS UMA DUSPUTA DE PROVOCAÇÕES PESSOAIS. FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA E NOS ARGUMENTOS DOS COMENTÁRIOS.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
24 dias atrás

O chororô pró Rússia vai aumentar depois dessa notícia. Aqueles vídeos de lançadores de foguetes disparando perto de automóveis vão desaparecer. Qualquer acúmulo de tropas ou de armamentos em território russo perto da fronteira com a Ucrânia agora são alvos legítimos. Aviões de combate no solo ou no ar também podem ser destruídos a partir de agora. Os F-16 vão chegar com autorização para atacar alvos em território russo. Amarras estão sendo liberadas … aguardando o envio dos mísseis de cruzeiro Taurus da Alemanha.

Last edited 24 dias atrás by Marcelo De Luca Penha
Gabriel Bruno
Gabriel Bruno
Reply to  Marcelo De Luca Penha
24 dias atrás

Falta pouco para você dizer que a Rússia é que não quer aceitar a nova realidade territorial…

LUIZ
LUIZ
Reply to  Marcelo De Luca Penha
24 dias atrás

Enquanto a Rússia não pulverizar uma base militar da OTAN eles vão continuar cultucando os russos.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  LUIZ
23 dias atrás

A Rússia só conseguia avançar no território ucraniano a partir de ataques provenientes do seu próprio território, uma vez que os ucranianos estavam proibidos de lançar ataques com armas ocidentais em território russo. Isso agora acabou. Desculpa mas a Rússia não tem nem capacidade e nem coragem para atacar uma base da OTAN, quanto mais pulverizar … cada uma, viu?

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  LUIZ
23 dias atrás

Menos Luiz, menos por favor.

Pulverizar significa pedir para ser pulverizado também.

O trem já tá doido e vc quer que a merda descarrilhe ainda mais?

O que Putin vai fazer é apenas atacar artefatos OTAN dentro da Ucrânia.

Fora dali, ele não vai fazer essa M#$@

Marcos Bishop
Marcos Bishop
24 dias atrás

Medvedev: “Os países ocidentais, que alegadamente “aprovaram o uso” das suas armas de longo alcance em território russo (independentemente de se tratar de partes antigas ou novas do nosso país), devem compreender o seguinte: 1. Todo o seu equipamento militar e pessoal que luta contra nós será destruído tanto no território da antiga Ucrânia como nos territórios de outros países se forem lançados ataques a partir daí contra o território russo. 2. A Rússia assume que todas as armas de ataque de longo alcance utilizadas pela antiga Ucrânia são actualmente controladas directamente por militares da NATO. Isto não é “assistência… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Marcos Bishop
Marcos Bishop
Marcos Bishop
24 dias atrás

Simplicidade achar que essas guerras sao travadas por países bem intencionados em destruir a predominância dos EUA para construir uma nova ordem multipolar.

O que eles querem, todos eles, é uma nova ordem unipolar em que cada um deles ( China ou Russia ) seja a potência dominante.

Lutam para manter seu status quo e se possível substitui-lo por um melhor de unico dominador.

Ninguém tá lutando para fazer o mundo mais justo.
Americanos, Russos, UE e China querem cada um reinar sobre todo o mundo.

Se esse mundo vai ser livre o oprimido é só um detalhe para eles.

Utiak
Utiak
Reply to  Marcos Bishop
24 dias atrás

Com a Suécia na Otan, não acredito em vantagens ficarmos com seus sistemas, mesmo se comprarmos F16 não teremos mísseis a disposição. Uma aliança com a Índia é necessária.

Henrique
Henrique
Reply to  Utiak
24 dias atrás

kkkkkk.
aham,
bora jogar fora o Gripen que ta quase tudo homologado aqui pra comprar Tejas que tem quase o mesmo motor do Gripen e ninguém nunca viu aquikkkkk

Last edited 24 dias atrás by Henrique
Marcos Bishop
Marcos Bishop
Reply to  Utiak
22 dias atrás

Lamento colega. Não vai acontecer nada disso… O povo aqui adora a “América e a Europa”. Estão há 500 anos pacificamente associados a esses numa posição de submissão e não veem problema algum em continuar. O sonho do brasileiro médio com alguma condição é ganhar dinheiro o suficiente para emigrar para os EUA ou Europa. E ainda tem aqueles corajosos que mesmo sem dinheiro vão. Preferem trabalhar lá com alguma segurança do que viver inseguros aqui. Mesmo com os ataques xenofóbicos possíveis em alguns países. Já toda a elite oligárquica brasileira está no meio do caminho. Com seus bens divididos… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Marcos Bishop
23 dias atrás

Resumiu a P#$@@ toda.

O que é triste de se ver são os idolatras de ambos os lados.

TODOS sem exceção são tiranos que de um forma ou outra impões seus interesses.

Allan Balbi
Allan Balbi
24 dias atrás

Aleluia… Ja era hora… talvez se tivesse feito isso há mais tempo a situação no front estaria bem melhor….

Gabriel Bruno
Gabriel Bruno
Reply to  Allan Balbi
24 dias atrás

Querem ver que aqueles ataques feitos em solo russo, vinham da terra do nunca?
vendendo vinho velho, em garrafa nova

KKce
KKce
Reply to  Gabriel Bruno
24 dias atrás

Ataques com drones de fabricação ucraniana. Inclusive atacaram outra refinaria russa com drones esses dias. Mas mísseis ocidentais até então só é usado contra alvos russos dentro da Ucrânia.

Gabriel Bruno
Gabriel Bruno
24 dias atrás

OTAN e seus fãs não querem acreditar na derrota.
Fora de brincadeira e sem dor de mau perdedor, ainda se lembram dos artigos espampanantes no início do conflito? Tudo dizendo que a Rússia estava retirando chips das geladeiras…
Agora, resta fazer o que já tão fazendo: atacarem solo russo.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Gabriel Bruno
24 dias atrás

Já Chegaram em Kiev ?

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Orivaldo
23 dias atrás

Nope.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Gabriel Bruno
23 dias atrás

Cara, eu acredito que tudo isso que está acontecendo é orquestrado e a OTAN + EUA sabem exatamente o que estão fazendo. É inegável e nítido que a Ucrânia é uma bucha de canhão, está sendo manipulada para se chegar ali. Cercaram o Ursinho Pimpão desde sempre, até quando chegasse o momento em que precisariam começar a cutucar e espetar o bicho. A hora chegou e a ferramenta utilizada foi a Ucrânia. Poderia ter sido outra via, outro país, más a peça do xadrez caiu sobre Kiev. Eu ainda acho que isso vai se alastrar por alguns anos até que… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
22 dias atrás

Faz a pergunta para o ucraniano ” toda essa fantasia ” ele tem a resposta que você está procurando.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
24 dias atrás

Salve Senhores camaradas do Forte, a todos uma boa sexta-feira! Será que haverá churrasco coletivo? Falando um pouco mais sério e pé no chão, lamento muito que esse conflito evitável, possa nos levar a um nível de combates jamais visto desde a II WW. Este é o custo que Moscou paga, por ir a guerra sem a intenção de realmente ganhar, pois desde o primeiro dia de combate já deveria ter arrasado a infraestrutura ucraniana próximo a Polônia. A Rússia tinha e ainda tem condições de ataques em profundidade, mas não entendo por que não realiza. Pobre povo ucraniano, pobre… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Claudio Moreno
24 dias atrás

Razão, meu caro, é processo de desnasificação não entrarei em detalhes para não melindra corações.
Mas o parafuso, mais uma vez, sera apertado na medida do necessário.
O ataque recente em profundidade perto da fronteira da Polonia, que não execede 10Km, mísseis hipersônicos Kinzhal atingiram com sucesso até mesmo bunkers subterrâneos recém-construídos. Silencio, talvez em virtude que lá estejam os novos instrutores da OTAN.

Rafael Aires
Rafael Aires
24 dias atrás

É só esperar algumas semanas até os russos aprenderem a neutralizar esses ATACMS que aparece outra arma milagrosa.

Gustavo
Gustavo
24 dias atrás

Não vai mudar rumo dessa guerra, ainda mais Ucrânia já estava lançando ataques sobre território russo. O que poderia fazer a diferença nessa guerra capacidade da Ucrânia de produzir seus armamentos,pelo menos obuseiros , morteiros, fuzis , canhões,capacidade industrial da Ucrânia muito limitada, colocando ela totalmente dependente de outros países e quando você depende de outros países você fica nas mãos dos outros , o que pode ser ou não usado.
Isso alerta pro Brasil.

Carlos Barbosa
Carlos Barbosa
24 dias atrás

—— EDITADO —— A Russia possui o maior arsenal nuclear do mundo e um conflito nuclear arrasaria a raça humana, onde os sobreviventes irão ter inveja dos mortos.

Adriano madureira
Adriano madureira
24 dias atrás

____
____

CONTEÚDO APAGADO POR USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE PARA DISCURSO DE ÓDIO E XENOFOBIA.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Vitor
Vitor
Reply to  Adriano madureira
24 dias atrás

É o sistema de regras feitas somente para beneficiar o clubinho dos paises exploradores.

Luis
Luis
23 dias atrás

É agora ou nunca

Neural
Neural
Reply to  Luis
23 dias atrás

Mais um “game changer” já foram uns 20, assistindo de camarote o primeiro F-16 abatido pelos S-400

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Neural
23 dias atrás

Já tivemos vários S-400 destruídos pela Ucrânia. Agora os russos vão ter a chance de tentar abater um F-16 ucraniano. Nada mais justo …

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Reply to  Neural
21 dias atrás

No domingo os ucranianos destruiram sistemas de defesa aérea em território russo. Usaram mísseis do HIMARS para atingir baterias S-300 e S-400 dentro de uma base em Belgorod. A supressão de defesas aéreas pode ser um prenúncio da chegada dos F-16.
https://www.telegraph.co.uk/world-news/2024/06/03/ukraine-russia-war-latest-news7/

Last edited 21 dias atrás by Marcelo De Luca Penha
Elintoor_--
Elintoor_--
23 dias atrás

Biden começando a abrir a Caixa de Pandora, ou melhor, a Maleta Cheget…

JHF
JHF
Reply to  Elintoor_--
23 dias atrás

Se continuar como estava antes, está mais para uma caixa de ACME aberta pelo coiote para pegar o papaléguas. Vai q agora, juntando aviação, míssil de médio alcance e drone de segunda geração (F16 não tripulado….) a Ukrania consegue neutralizar o TO. Mas para ganhar terreno precisa de botas no chão e isso a Ukrania não tem. A questão agora vira um simples: Quem vai mandar seus soldados para “ajudar”?

Michel Leroy
Michel Leroy
23 dias atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Marquês de São Vicente
Marquês de São Vicente
21 dias atrás

Se eu sou o Putin, depois do primeiro míssil americano cair em território russo, eu faria chover bombas em Kiev.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
21 dias atrás

Abriram a porteira, ou melhor a fronteira, da Rússia para as armas ucranianas. Um comboio de caminhões militares russo foi destruído por um ataque preciso de drones, três quilômetros para dentro da região fronteiriça de Kursk, ao norte da região ucraniana de Sumy.
https://www.newsweek.com/ukraine-drone-attack-russia-convoy-armored-vehicles-kursk-1907367

BraZil
BraZil
21 dias atrás

Isso é apenas a formalização da autorização. E com um grande atraso. Consequência imediata: autorizaram a Rússia a atacar alvos na Polônia e negar oficialmente, quando o fizer…ou não negar

Edimur
Edimur
15 dias atrás

Acho que nunca estivemos tão pertos de uma terceira guerra mundial, acho que se a Rússia vai bater pesado com coisas que estão na retaguarda