Guerra de Chips - EUA x China

Os principais fabricantes de chips da China ainda estão 10-15 anos atrás das principais empresas ocidentais devido à falta de acesso às máquinas de litografia EUV, afirmou o novo CEO da ASML.

Gigantes chinesas de tecnologia, como SMIC e Huawei, fizeram progressos significativos no setor de semicondutores nos últimos anos. No entanto, as sanções dos EUA mantêm a China atrás de líderes do setor, como Intel, TSMC e Samsung.

Essas declarações foram feitas por Christopher Fouquet, diretor executivo da ASML, a maior fabricante de ferramentas para chips da Europa e do mundo, em uma entrevista ao NRC na Holanda, citada em uma reportagem do site Tom’s Hardware.

Máquinas de litografia da chinesa AMEC

“Proibir a exportação de máquinas de litografia EUV [extremo ultravioleta] fará com que a China fique 10 a 15 anos atrás do Ocidente. Isso realmente tem um impacto”, disse ele.

O principal fabricante de chips da China, SMIC, não consegue igualar a TSMC de Taiwan, mesmo com as melhores máquinas Deep UltraViolet (DUV) da ASML, que produzem chips de 5 a 7 nanômetros, porque não pode acessar as máquinas de EUV de ponta, conforme apontado no relatório.

“No entanto, a principal preocupação não é que as empresas chinesas possam desenvolver suas próprias ferramentas de litografia EUV daqui a cerca de 15 anos, mas que possam copiar as máquinas DUV da ASML (como a Twinscan NXT:2000i) nos próximos anos”, concluiu a reportagem.

4.7 3 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

21 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Emmanuel
Emmanuel
22 dias atrás

“Vinho tinto brasileiro é melhor que vinho tinto argentino e uruguaio”, diz CEO de vinícola brasileira. Sua premissa é baseada no estudo de solo e clima das três nações – “Eles não têm o céu que azul que nós temos. E olha esses campos verdes, coisa lida xessuis”.
O mesmo CEO falou que levará uns 15 anos para os dois países produzirem bebidas iguais às nossas. “Só se eles copiarem esse jeitinho brasileiro de produzir a bebida dos deuses”, afirmou.

Cada uma que a gente vê. Os caras estão fazendo chips de 5 nanômetros e estão atrasados. Atrasado é brasileiro.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Emmanuel
22 dias atrás

Atrasados? Perdemos o tiro de partida…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Comenteiro
22 dias atrás

na verdade nem tentamos competir, então nem estamos atrasados, já vencemos só por isso kkkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Carlos Campos
21 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Comenteiro
21 dias atrás

Acho que nem fomos para a competição.
kkkkkkkkkkk

comenteiro
comenteiro
Responder para  Emmanuel
20 dias atrás

Infelizmente é verdade.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Emmanuel
21 dias atrás

Sem EUV, a quantidade de chips de 7nm que a SMIC consegue produzir fica bem reduzida porque o numero de erros aumenta, o yield por cada waffer de silicio cai. Por isso a quantidade de telefones da Huwaei com esses chips tem sido restrita e apenas para o mercado domestico. Foi por isso que a TSMC e Samsung decidiram por usar EUV para nodes menores.
Mas ainda sim acho que a longo prazo vai ser inevitável a China alcançar a ASML, mesmo que leve 2-3 decadas.

Filipe
Filipe
22 dias atrás

Confia!

JuggerBR
JuggerBR
22 dias atrás

Falou o vendedor dessas máquinas. Porque ele falaria algo diferente?

Kayron
Kayron
22 dias atrás

Acho que ninguém nega que os chineses estão atrás nessa área, essa é uma das áreas críticas que a China persegue o desenvolvimento para tentar atingir a maturidade em 2030.

Eles poderiam atingir até 3nm sem EUV, usando outras técnicas. Além de 3nm fica muito mais complicado, mas uma vez que a China consiga criar sua própria EUV, os chineses serão o único país do mundo a produzir internamente todas as cadeias de suprimentos essenciais para a fabricação de chips, uma autossuficiência tecnológica extraordinária.

Akivrx
Akivrx
Responder para  Kayron
21 dias atrás

Não é somente a capacidade de produzir tem que saber projetar também e nisto os chineses estão muito atrasados, basta ver o novo CPU que eles projetaram é fabricado com tecnologia de 5nm mas o desempenho dele é de um i3 8 geração…

Kayron
Kayron
Responder para  Akivrx
21 dias atrás

Eu acho que vc quis dizer o CPU com tecnologia de 7nm que teve um desempenho comparável ao i3-8100/n100. Ele é bom o suficiente para uso geral do computador. Além disso, em relação para a geração anterior, ele dobrou o desempenho.

Então, não sei o que vc quer dizer, a menos que a China seja capaz de romper barreiras e conseguir um salto quântico na capacidade de projetar/fabricar chips mais avançados, o desempenho será aumentado gradualmente, até mesmo porque eles estão sofrendo sanções.

Mas, eu não me referi a especificamente isso, considerando que eu já afirmei que eles estão atrás, mas do objetivo da China alcançar a autossuficiência tecnológica, construindo máquinas DUVs e EUVs.

Carlos Campos
Carlos Campos
22 dias atrás

A situação é que os Chineses já tem suas DUV, copiar a DUV da ASML é possibilidade, além de que o GAP de 15 anos é medida de hj, o Japão no Passado dominou por muito tempo os Chips, antes deles os EUA, a China pode vir a ser o novo dominante nos Chips.

Kayron
Kayron
Responder para  Carlos Campos
21 dias atrás

A capacidade de conseguir desenvolver nunca foi por limitação tecnológica, mas pela reserva de mercado, apenas uma barreira comercial, anteriormente, ninguém queria (ou mesmo podia) competir com a ASML, porque já dominava o mercado, então, todos os custos associados não valiam a pena. Atualmente, ainda mais nesse mundo que parece estar regredindo na globalização, a autossuficiência tecnológica é meta de Estado para países que necessitam ou foram obrigados a perseguir esse objetivo, a China tem todos os recursos e capacidades para conseguir isso, considerando seu enorme mercado, não faltará demanda quando for desenvolvido.

Paulo
Paulo
21 dias atrás

Kkkk… site ruim, lógico que é de direita, atrasados ? Desde q colocaram o embargo nos chips, a China conseguiu em 6 meses coisas q todos os outros demoraram 2 anos para progredir, mais 1 ou 2 anos eles vão passar a frente de todos.

Wagner
Wagner
21 dias atrás

Atrasados? Acho que não, só esqueceram de combinar com os espiões interno que vende tudo para China, com a chegada do Trump o carrinho de compras chinês tente a aumentar.

Eromaster
Eromaster
20 dias atrás

A China já domina 5 e 7 nanômetros, está bem adiantado na tecnologia no chip de 3 nanômetros também , que já são suficientes para a maioria das tecnologia atuais.
Quanto mais a China avança, mais o mercado que empresas ocidentais perdem.
Xiaomi já lançou com chip de 3 nanômetros.

Fonte: https://www.techenet.com/2024/10/xiaomi-da-passo-gigante-com-primeiro-chip-de-3nm-da-china/

Tutor
Tutor
19 dias atrás

Imaginem a República Federativa do Brasil

Otto Lima
Otto Lima
19 dias atrás

Mais uma vez, o Ocidente subestima a China, que realmente está atrás, mas não mede esforços para alcançar ou mesmo ultrapassar o Ocidente nessa área.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
19 dias atrás

Se não querem vender os chips ou as máquinas que os produzem para os chineses, então o jeito é conseguir por espionagem.
E ainda, mesmo os chips estando 10 ou 15 anos atrasados, o produto final obtido com eles é similar aos ocidentais.

Bigliazzi
Bigliazzi
18 dias atrás

Disse o óbvio, fazer muitos chips não significa fazer os melhores chips… podem perguntar para a Nvidia. Podem perguntar para os Russos também, utilizavam chips ocidentais nas hiper armas putinianas em detrimentos dos chips chineses extremamente menos competentes