Desfile da FEB no Rio de Janeiro após o fim da Segunda Guerra Mundial

Desfile da FEB no Rio de Janeiro após o fim da Segunda Guerra Mundial

Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, o mundo celebra os 80 anos do Dia da Vitória, marco histórico que assinala o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa com a rendição incondicional da Alemanha nazista em 1945.

No Brasil, o Ministério da Defesa realiza uma cerimônia no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, às 11h. Durante o evento, será concedida a Medalha da Vitória a 213 agraciados, incluindo um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, três instituições militares e três estandartes da República Italiana. A honraria reconhece aqueles que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes e para a defesa dos interesses do país em conflitos internacionais ou missões de paz.

Na Europa, as comemorações também são marcantes. Em Londres, milhares de pessoas se reuniram em frente ao Palácio de Buckingham e ao Parlamento para assistir a desfiles militares que contaram com a participação de tropas britânicas, da OTAN e ucranianas. O Rei Charles III participou da cerimônia, que incluiu a leitura de trechos do discurso original de Winston Churchill, pronunciado em 1945.

Desfile da FEB no Rio de Janeiro após o fim da Segunda Guerra Mundial
Chegada da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Quartel de Realengo, Rio de Janeiro, 1945.

O Dia da Vitória é celebrado em 8 de maio na maioria dos países ocidentais, como Reino Unido, França e Estados Unidos. Na Rússia e em outras nações do leste europeu, a data é comemorada em 9 de maio, devido à diferença de fuso horário no momento da assinatura da rendição alemã.

No Brasil, a data também é uma oportunidade para homenagear a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que enviou cerca de 25 mil soldados para combater na Itália durante a guerra. A participação brasileira foi decisiva em batalhas como Monte Castello e Montese, contribuindo para a derrota das forças do Eixo na Europa.

As celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória reforçam a importância de lembrar os sacrifícios feitos em prol da liberdade e da paz, além de destacar a necessidade contínua de preservar os valores democráticos conquistados com tanto esforço.

Inscrever-se
Notificar de
guest

15 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Camargoer.
Camargoer.
7 dias atrás

Há alguns dias, comentei a ausência da ausência de uma nota sobre os 80 anos do suicídio de Hitler.

Agora, parabenizo o Trilogia pelas matérias sobre a celebração dos 80 anos do fim da II Guerra na Europa.

A união doas democracias liberais, dos comunistas e até mesmo de países com regime sob ditaduras, como o Brasil, mostra como o fascismo, sendo o nazismo a sua expressão mais extremista, foi uma ameaça á paz e ao bem estar em todo o mundo.

Este ponto sempre chamou a minha opinião.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Camargoer.
7 dias atrás

Não acho que o suicídio é um assunto relevante. É mais causa de polêmicas. Ocidente e Rússia se uniram porque perceberam que o avanço militar dos nazistas era muito forte, e uma ameaça aos seus regimes, nada de simpatia entre eles, só se uniram por um inimigo comum.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
7 dias atrás

Foi o que eu escrevi aqui e em outros comentários

Comunistas, democracias liberais e até algumas ditaduras como a brasileira, se juntaram para combater o fascismo, sendo o nazismo a sua expressão mais cruel e extrema.

Teria sido uma estupidez escrever que havia uma simpatia entre os países, ainda que Churchill e Stalin passaram uma noite conversando e bebendo enquanto Roosevel tinha ido dormir

O suicídio de Hitler foi o fator que determinou o fim da II Guerra na Europa.

Difícil dizer o que teria acontecido sem a sua morte. Não me arrisco a pensar qualquer cenário alternativo

juggerbr
juggerbr
Responder para  Camargoer.
7 dias atrás

Ele se matou porque seria feito prisioneiro, e morto cruelmente depois. Nada mudaria.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Camargoer.
7 dias atrás

A Alemanha já estava militarmente derrotada na altura do suicídio do Hitler.

O suicídio dele foi apenas o fim simbólico de algo que já havia acabado.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Responder para  wilhelm
6 dias atrás

Sim isso mesmo, e depois seu cadáver foi queimado. porque se fosse encontrado mesmo sem vida seria exposto como troféu. Hitler tinha acompanhado o que tinha acontecido com o Mussolini e tinha muito medo de acontecer o mesmo com ele, por isso agiu do jeito que agiu. E a Alemanha já estava derrotada faz tempo e não tinha mais nenhuma condição de resistir… deste o final de 1943 havia muitos generais que queriam o fim da guerra e fazer um acordo com os aliados pois já sabiam que a Alemanha não poderia ganhar. Agora se a Alemanha tivesse conseguido fazer a bomba Atômica antes dos Aliados ai sim a coisa teria ficado feia…. Eu diria que de uma maneira simplista mais determinante foi por isso que a guerra acabou.

tulio
tulio
7 dias atrás

Agora s EUA querem a base aérea de Natal e Fernando de Noronha.

Ozawa
Ozawa
7 dias atrás

Uma comemoração por todos que lutaram contra as Forças do Eixo, evidentemente, mas especialmente, para mim, pela memória dos que não sobreviveram durante essa cruzada.

JuggerBR
JuggerBR
7 dias atrás

Heróis, muitos deles nunca receberam o reconhecimento merecido.

Rodrigo LD
Rodrigo LD
7 dias atrás

“…reforçam a importância de lembrar os sacrifícios feitos em prol da liberdade e da paz, além de destacar a necessidade contínua de preservar os valores democráticos conquistados com tanto esforço.” Discurso bonito para 1945, na prática, estamos vivendo tempos muito estranhos!!!

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
7 dias atrás

OS Pracinhas foram recebidos como heróis e depois em sua maioria esquecidos, Muitas poucas pessoas na faixa de 20 ou 30 anos de idade sabem da existência da FEB e de seus feitos, na minha cidade tem um monumento a FEB numa praça onde no carnaval fazem apresentações, neste monumento tem os nomes dos pracinhas da cidade que serviram a FEB. Este ano estava eu no carnaval com um grupo de 6 pessoas conhecidas perguntei a eles se sabiam o que era aquele monumento e ninguém sabia… Nas escolas pouco se ensina a história da FEB e do Brasil na 2º Guerra. Não devemos politizar esta data devemos relembrar e exaltar a memória de todos principalmente dos que não voltaram.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Rodrigo Maçolla
7 dias atrás

Considerando-se que o próprio EB “esqueceu” dos pracinhas que lutaram na WWII, e que eles só foram “redescobertos” nos anos 2000 pra cá, quando a maioria infelizmente ja tinha falecido ( e falecidos sem reconhecimento, diga-se ), então, se o próprio EB esqueceu-s edles por décadas, imagine o resto da população…

Guacamole
Guacamole
6 dias atrás

Obrigado presidente por estar nos desfiles na Rússia homenageando os soldados deles aí invés dos nossos.

José de Souza
José de Souza
Responder para  Guacamole
6 dias atrás

Que comentariozinho ruim…

Marcelo Soares
Marcelo Soares
5 dias atrás

Belas fotos! Parabéns para todos os nossos heróis Pracinhas! A cobra fumou!

Última edição 5 dias atrás por Marcelo Soares