FEB na Itália - 2

Brasília (DF), 8/5/2025 – Há 80 anos, o mundo se libertou das ameaças que o totalitarismo impunha. Hoje, ao evocarmos o “Dia da Vitória”, reafirmamos, de modo especial, que o Brasil escolheu o caminho certo durante o conturbado cenário, com suas valorosas Forças Armadas empenhadas na salvaguarda da liberdade e da justiça.

O alvorecer do século XX foi marcado por sucessivos conflitos armados, nos quais cada nova investida se traduzia em armamentos mais sofisticados, táticas mais arrojadas e manobras militares com maior alcance destrutivo, ameaçando, com intensidade, letalidade e tecnologia crescentes, a vida e a segurança das populações.

A Segunda Guerra Mundial, travada entre os anos de 1939 e 1945, notadamente nos territórios da Europa, Norte da África e Ásia, com seus teatros de operações terrestres e marítimos, com destaque último para o Atlântico e Pacífico, constituiu o mais intenso e devastador conflito armado já testemunhado pela humanidade até então.

O Brasil integrou as tropas aliadas na frente italiana, onde marinheiros, soldados e aviadores enfrentaram o árduo desafio de combater forças experimentadas e determinadas nos Campos de Batalha, arcando com elevado custo em vidas humanas e em recursos materiais: 34 navios mercantes e de guerra foram afundados, com cerca de 1.450 marinheiros mortos em operações no mar; 22 aeronaves abatidas em combate; e, aproximadamente, 500 militares tombaram nos confrontos em solo europeu.

Naquele contexto desafiador do século XX, o País, mesmo diante de severos sacrifícios humanos e materiais, logrou vitória. Demonstrou, ainda, nobreza de espírito ao tratar com dignidade os vencidos; honrou seus mortos, conferindo-lhes memória perene em sepulturas de destaque; e extraiu, das agruras do combate, a valiosa lição de que, mesmo diante das maiores adversidades, nada se revela inalcançável.

Ao rememorarmos aquele 8 de maio de 1945, revivemos os feitos gloriosos de intrépidos marinheiros da Campanha do Atlântico, dos valorosos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e dos destemidos aviadores do “Senta a Púa”, que, superando adversidades e limitações, derrotaram um inimigo numericamente superior, bem treinado e motivado. Render homenagem a esses heróis transcende o mero ato de relembrar suas proezas; significa, sobretudo, reconhecer o esforço de superação, bem como a genialidade e a determinação do povo brasileiro em fazer prevalecer a paz, mediante a coragem e o sacrifício de seus bravos militares. É um ato de respeito à nossa história.

A participação brasileira nesse conflito, ora rememorado, convida-nos à reflexão sobre os desafios que se impõem em nossos tempos. Não há missão impossível para quem tem a coragem de agir em prol da proteção da população e da soberania nacional, em estrita observância aos princípios da legalidade.

A cobra da FEB por Walt Disney

Com essa reflexão, conclamo os marinheiros, soldados e aviadores de hoje a inspirarem-se nos feitos heroicos de nossos antecessores, que nos legaram um País livre, soberano e seguro; respeitado no Concerto das Nações e reconhecido por marcante contribuição à paz mundial.

Assim, transcorridos 80 anos desde a memorável “Vitória”, eternizada no “V” da Canção do Expedicionário, rendemos justa homenagem às Forças Armadas de hoje – Marinha, Exército e Força Aérea, herdeiras legítimas de tão caras tradições; instituições respeitadas e honradas pelo povo brasileiro.

Prestamos, igualmente, nosso tributo aos bravos combatentes que, reconhecendo a gravidade do momento em que viveram e movidos pelo mais elevado senso de dever cívico, entregaram a própria vida, lutando e vencendo um inimigo que ameaçava a paz. Que suas memórias sejam eternamente reverenciadas, seus feitos honrados e seus exemplos sirvam de inspiração para nossa dedicação, determinação, coragem e fé.

Por fim, aos agraciados com a Medalha da Vitória, registro meus cumprimentos e gratidão por seu inestimável apoio à Defesa Nacional e às Forças Armadas. Que esta honrosa distinção represente o justo reconhecimento do Ministério da Defesa àqueles que demonstraram mérito e dignidade em sua trajetória a serviço da Pátria. Nossas maiores homenagens aos que formam as nossas Forças Armadas, de ontem, de hoje e de sempre.

FONTE: Ministério da Defesa

Inscrever-se
Notificar de
guest

59 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Camargoer.
Camargoer.
13 dias atrás

Que frase importante:

“Há 80 anos, o mundo se libertou das ameaças que o totalitarismo impunha”. (primeira frase do comunicado do MInDef)

O fascismo foi a mais grave ameaça à democracia. Este cenário se repete agora, no início do Sec.XXI

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Camargoer.
11 dias atrás

eu acho que foi o comunismo, segundo o fascismo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos Campos
11 dias atrás

bem..; se o comunismo era a grande ameaça, as democracias liberais teriam apoiado a Alemanha em sua guerra contra a URSS.

Aconteceu o contrário.

È o fato histórico bem conhecido de todos.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
8 dias atrás

Naquele ponto da história, o fascismo era a maior ameaça à democracia, sem dúvida. Mas, considerando todo o período histórico em que o comunismo foi o sistema que mais matou, oprimiu e violentou pessoas. Somente o “grande salto para a frente” de Mao, matou 45 milhões de chineses entre o final da década de 50 e início da década de 60, a maioria esmagadora morrendo de fome. O “grande expurgo” de Stalin, na segunda metade da década de 30, resultou em mais de 1 milhão de mortes. No Camboja, o Khmer Vermelho matou mais de 2 milhões de cambojanos. Nem falo dos milhões de outras mortes em outros países comunistas/socialistas decorrentes de outros fatores, muitos deles como resultado de ações ou decisões do regime. No final, considerando causas diretas e indiretas do regime, o comunismo/socialismo matou, dependendo do autor, entre 65 e 145 milhões de pessoas.

mauricio pacheco
mauricio pacheco
13 dias atrás

Enquanto isso, o presidente Brasileiro prefere comemorar, juntamente com os comunistas de Moscou, a capitulação do Exército de Hitler para os Soviéticos.
Lamentável!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  mauricio pacheco
13 dias atrás

Caro

A URSS colapsou há mais de 30 anos.,
A Rùssia de Putin (para diferencias da Russia Czarista) é um país capitalista..

Cerca de 1/3 das mortas na II Guerra foram soviéticos, por isso o evento em Moscou é tão representativo.

Teria sido importante que qualquer um que tivesse ganhado a eleição em 2022 e ocupasse a presidência no Brasil pudesse estar nesta celebração

Há coisas que precisam ser vistas pelo seu verdadeiro significado sem este viés partidário.. deixe esta discussão para os assuntos domésticos que já são complexos demais.

Lamentável foi não conseguir juntar todos os líderes que lutaram juntos na II Guerra.

Teria sido um momento memorável e de enorme simbolismo político…

eu tenho dificuldade para entender como estes líderes estão apequenados.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Camargoer.
13 dias atrás

Melhor seria se ele tivesse participado das comemorações com os países ocidentais.

Hoje a Rússia é o país que procura anexar áreas de outros países a título de “proteger” populações russas. O mesmo argumento utilizado pela Alemanha para anexar a Áustria, os Sudetos e a Tchecoslováquia.

Não dá para separar a história do que acontece no presente, especialmente quando ela está se repetindo.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  EduardoSP
13 dias atrás

No ‘Ocidente’, ele estaria ao lado de Trump, Macron, Merz (o novo primeiro ministro alemão). Não é uma turminha tão melhor que o Putin…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
13 dias atrás

Pelo que apurei, Trump está nos EUA.

Não dizer ser o presidente do Brasil foi convidado para algum outra celebração em outro país, ou se quanto o convite foi feito, a sua presença já estava confirmada em Moscou…

teria que perguntar para o Itamaraty via Lei de Acesso.

mauricio pacheco
mauricio pacheco
Responder para  JuggerBR
12 dias atrás

Vou “desver” esse comentário!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  EduardoSP
13 dias atrás

Bem;. ai tem que perguntar se o Trump ou algum país europeu o convidou.. seria desagradável aparecer em uma festa de bicão

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  EduardoSP
12 dias atrás

Salve Camarada EduardoSP,

Difícil sustentar visita na Europa que nos boicota militarmente e comercialmente (França, Alemanha em particular).

Segue minha narrativa para ti, na mesma linha que dialoguei com o camarada MPacheco acima.

Sgtº Moreno

Hamom
Hamom
Responder para  Camargoer.
12 dias atrás

No canto direito superior da tela tem um vídeo rodando com cenas da comemoração do Dia da Vitoria na Rússia [dá pra ampliar a tela do vídeo ]

https://tass.ru/

Achei interessante porque além do já conhecido desfile em Moscou, mostra cenas diversas, que podem ser em outras cidades russas ? … com participação das populações locais.

E pelo que aparece no vídeo, este ano não houve desfile de equipamentos bélicos atuais, que certamente seriam um alvo legítimo em tempo de guerra…

Última edição 12 dias atrás por Hamom
JuggerBR
JuggerBR
Responder para  mauricio pacheco
13 dias atrás

Comunistas em Moscou? Amigo, você ainda está vivendo em 1991? O muro caiu, caso ninguém tenha te contado. O regime vigente em Moscou atualmente é um muito semelhante a Cosa Nostra, um capo e seus tenentes achacando a população.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  mauricio pacheco
13 dias atrás

Não se pode desconstruir a história. Quem realmente quebrou a espinha dorsal dos Nazistas foram os Russos. Os alemães perderam na frente leste oito milhões e meio de homens. Nas maiores batalhas travadas pelo gênero humano. Stalingrado, Rzhev, Kursk etc. E hoje a Europa esta namorando novamente o nazismo. Outra coisa. Os vencedores ocidentais nunca nos convidaram para comemorar nada.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Antonio Palhares
13 dias atrás

Sim, foram os soldados russos, usando a indústria dos EUA pra se abastecer, a linha de suprimentos pelo circulo polar ártico foi muito importante, e bastante esquecida pela história.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
13 dias atrás

Olá Jug.

Uma correção. Foram os soviéticos, cujas tropas incluíram russos, ucranianos, georgianos.. e de todas a repúblicas soviética

Ninguém esquece que os EUA apoiaram materialmente as tropas que combateram os nazistas. Eles apoiaram a Inglaterra, a URSS, as tropas de DeGpule usaram equipamentos dos EUA.. até a FEB usou material fornecido pelos EUA.

Todos os livros que eu li sobre a II Guerra mencionam isto.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 dias atrás

“Todos os livros que eu li sobre a II Guerra mencionam isto.”

Só que muito russos que comentam aqui esquecem disso. Para eles, os soviéticos venceram a guerra sozinhos.
Ninguém venceu nada sozinho. Nem ninguém perdeu nada sozinho.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  JuggerBR
13 dias atrás

Eles projetaram e produziram os aviões e fabricaram entre blindados e tanques, peças de artilharia. Mais de 60mil unidades. Teve ajuda sim.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Antonio Palhares
13 dias atrás

Os vencedores Ocidentais nos convidam para várias comemorações, nos convidaram à diversas ações imediatamente ao pós-Guerra (inclusive como força de ocupação), somos homenageados na Itália, fomos agraciados com condecorações estrangeiras (individualmente e em grupo), e nós viramos as costas para um monte dessas coisas seja por pensarmos pequeno, seja por expediência política ou simplesmente pela instabilidade política que assolou o país (e está assolando de novo) por tantas décadas.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Leandro Costa
13 dias atrás

Sim.. a pergunta é se o Brasil foi convidado para as celebrações em outros paśes além da Rùssia ou se os convites vieram após o Itamaraty confirmar a presença em Moscou..

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Camargoer.
12 dias atrás

Na verdade não houve nem pergunta. Foi uma afirmação errônea de que os aliados Ocidentais nunca nos convidaram para comemorar nada, o que não é verdade.

Acho um erro crasso, e injusto, colocar nos ombros dos Soviéticos o peso maior da vitória durante a Segunda Guerra Mundial. Os aliados, como um todo, tiveram peso. A URSS não teria prevalecido se a Inglaterra não tivesse resistido sozinha antes e ainda enviado material após a invasão alemã, bem como ambos não teriam conseguido resistir e contraatacar não fosse a vastíssima quantidade material Americana.

Não dá para usar sofrimento de um povo e seus sacrifícios como parâmetro, caso contrário temos que dizer que Poloneses contribuíram mais que os Soviéticos (que inclusive ajudaram a aumentar esse sofrimento). Sei que não é o seu caso, mas muitos aqui ainda vão citar os ‘sacrifícios do povo Soviético’ e por aí vai.

As pessoas andam usando uma medida muito ‘livre’ na hora de falar das contribuições dos países durante a Segunda Guerra, de acordo com seu sabor político de preferência. Isso é errado e um desserviço para com a História.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Leandro Costa
11 dias atrás

Perfeito!!!

José de Souza
José de Souza
Responder para  Leandro Costa
12 dias atrás

Leandro, lembrando que a FEB foi desmobilizada imediatamente ao desembarcar no Rio de Janeiro (tem relatos de soldados entregando a armamento ao sair do navio e ir direto pra casa…) pelo EB. Nem mesmo o Dutra e os ditadores militares pós-64 fizeram nada pelos febianos ou pela história.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  José de Souza
12 dias atrás

Eu concordo. De fato, durante a própria Guerra, muitos dos oficiais que ficaram no Brasil, conseguiam atrapalhar muito nosso pessoal na Itália. Não sei se era uma questão de inveja, briga por poder interno ou o que fosse, mas atrapalharam bastante. Após a Guerra a FEB já desfilou desmobilizada e desmembrada.

Foram ser relembrados só lá para a década de 1980.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Leandro Costa
11 dias atrás

Há uma ideia, equivocada, que a decisão de dispensar os veteranos da FEB foi de Vargas temendo uma revolução ou um golpe de estado

Vargas já negociava eleições presidenciais para logo que a guerra terminasse. A crise política que resultou na deposição de Vargas era a sua decisão dele mesmo conduzir o processo, o que poderia resultar em uma manipulação das regras eleitorais

Vargas sempre deixou para os militares as decisões sobre a condução do EB. Vargas era mais inteligente que isto Ele nunca procurou confronto.. ele apoiava as decisões do alto comando para manter o apoio militar.

A decisão de dispensar os oficiais e sargentos que ue lutaram na Itália foi do comando do EB.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  José de Souza
11 dias atrás

José.. a FEB era uma força expedicionário. Uma vez que a participação do EB foi encerrada na Guerra, ela foi extinta.

A maior parte do exército dos EUA foi desmobilizada após o fim da guerra.

Outra coisa foi o apoio ou ausência de apoio que o governo brasileiro deu aos seus veteranos de guerra, principalmente aos que vieram com sequelas físicas e psicológicas.

Contudo, este apoio é diferente de uma aposentadoria para aqueles que retornaram.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antonio Palhares
13 dias atrás

Olá Palhares.. vocẽ tem razão, ma apenas uma correção, Seria mais adequado mencionar que foram os soviéticos. As tropas da URSS tinham russos, ucranianos, Casaquistão, Georgia.. e de tosas as repúblicas soviéicas

De resto, vocẽ tem razão no seu comentário.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Antonio Palhares
11 dias atrás

“Quem realmente quebrou a espinha dorsal dos Nazistas foram os Russos.”

Não, não foram. Vencer os alemães foi um trabalho conjunto. Enquanto os alemães lutavam na URSS, também lutavam no norte da África e defendiam os países ocupados na Europa. Batalhas como a de Arnhem, os combates contra os aliados na Itália, a batalha das Ardenas, o desembarque aliado na Normandia, etc, mostram o quanto as forças alemãs precisavam pulverizar seus esforços logísticos, homens e meios. Se os aliados “ocidentais” não tivessem enfrentado os alemães em tantos outros lugares, Hitler poderia ter concentrado seus esforços na URSS, dificultando sobremaneira ou mesmo, impedindo uma vitória soviética. Portanto, nenhum país venceu a Alemanha sozinho.

Groosp
Groosp
Responder para  mauricio pacheco
13 dias atrás

Em 2024 a Casa da FEB divulgou que restavam menos de 60 pracinhas ainda vivos. Em 2025 deve restar ainda menos. Não houve nenhuma homenagem oficial a eles porque o presidente está passeando mas aposto que algum pracinha teve sua aposentadoria roubada.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Groosp
13 dias atrás

para ser justo, teria que verificar com atenção quais os presidentes brasileiros participaram de homenagens á FEB em datas especiais..

Sem este levantamento, acho que sua crítica fica incompleta.

em 2024, o presidente estava no Brasil (segundo a agenda oficial)
em 2023 também estava no Brasil

Não há registro na agẽncia presidencial de 2022 para trás.

Em 2021, o ex-presidente esteve na Itália em novembro e visito um monumento aos soldados brasileiros. O local antes foi um cemitério militar, mas os restos mortais dos soldados que estavam sepultados lé foram trazidos para o Brasil e agora estão no Monumento.

José de Souza
José de Souza
Responder para  Groosp
12 dias atrás

O presidente pode “passear” à vontade, é prerrogativa do cargo. Essas homenagens devem partir das FFAA, e, ao que consta, não houve nada de especial.
As aposentadorias roubadas duraram os governos Temer, Bolsonaro e Lula, e só no último foram descobertas, investigadas e denunciadas. Se o Golpe de Estado de 8/1 tivesse sido bem sucedido jamais saberíamos do crime…

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Responder para  José de Souza
11 dias atrás

Jorgina de Freitas, manda lembranças do túmulo…..

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  mauricio pacheco
12 dias atrás

Olá a todos os senhores camarada do Forte e Trilogia!

Camarada MPacheco, o Brasil está inserido em um cenário globalizado e faz parte do BRICS, algo muito natural esperar que parceiros comerciais tenham este tipo de relacionamento. Lembrando que o conflito Russo – Ucraniano não vai durar para sempre e Moscou é um parceiro comercial importante para o Brasil, abrir mão deste tipo de relacionamento por vaidade política é ridículo. Vide que até Hanói tem relações amigáveis com Washington e não vemos a mesma histeria…será que é por se tratar de ser os EUA?

Sgtº Moreno

Gustavão
Gustavão
13 dias atrás

Ganhamos.
Deus atenha bom lugar os brasileiros que deram sua vida nessa guerra.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gustavão
13 dias atrás

Perfeito

Acrescento também os feridos e todos os brasileiros que de algum modo sofreram por causa desta guerra. que foram muitos.

Antunes 1980
Antunes 1980
13 dias atrás

Heróis Brasileiros!!

Obs: Extrema direita e extrema esquerda deveriam ser criminalizados de forma igual!

José de Souza
José de Souza
Responder para  Antunes 1980
12 dias atrás

Ótimo, eliminaríamos os Bolsonaros e o PCO!

Santamariense
Santamariense
Responder para  José de Souza
11 dias atrás

E todos aqueles que votaram num sujeito condenado, e depois descondenado a força, e o colocaram no poder. Todos que votaram nessa nulidade sao co-responsáveis.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
13 dias atrás

Salve a FEB e os Heróis brasileiros que nunca sejam esquecidos e sempre sejam exaltados.

Groosp
Groosp
13 dias atrás

Os alemães assinaram a capitulação perante os aliados ocidentais — dos quais fizemos parte — no dia 8 de maio. Ainda assim, Lula deixa o país para comemorar, no dia 9 de maio, com os russos. Isso é de um desrespeito sem tamanho.

Alexandre Galante
Responder para  Groosp
13 dias atrás

A contribuição dos russos foi gigantesca para a derrota da Alemanha Nazista.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Alexandre Galante
13 dias atrás

Pois é Galante,

Desde o dia que completou 80 anos do suicídio de Hitler tenho publicado alguns comentários sobre esta data.

A única coisa que estou lamentando foi os líderes dos países que combateram os nazistas terem perdido a oportunidade de estarem juntos. Teria sido uma imagem impressionante.

apenas uma correção no seu comentário. Seia mais apropriado usar “soviéticos” do que “russos”

groosp
groosp
Responder para  Alexandre Galante
13 dias atrás

Ok, mas a prioridade deveria ser os nossos soldados, os EUA por causa da nossa ligação com o 5º Exército e os demais aliados. A contribuição da URSS foi gigantesca, mas lembre-se que a URSS era formada por russos, ucranianos, bielo-russos, georgianos, armênios, cazaques, turcomenos, tadjiques e outros tantos. Viajar meio mundo para ficar ao lado de um ditador que, assim como o líder da Alemanha Nazista, deu início a uma guerra expansionista é vergonhoso sim.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Alexandre Galante
11 dias atrás

Eu não estou minimamente interessado por onde o atual ocupante do planalto e sua trupe andam. Porém, como escrevi para outro comentarista, a contribuição de todos os aliados foi fundamental para a derrota nazista.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Groosp
13 dias atrás

O dia é importante. Teria sido um momento especial se todos os chefes de estado que combateram contra os nazistas estivessem todos em um único evento.

Teria sido uma imagem impressionante.

ás vezes, eu acho que falta um assessor com alguma criatividade para pensar coisas assim

wilhelm
wilhelm
Responder para  Camargoer.
13 dias atrás

Aí você acorda e percebe que não vive em Nárnia.

A aliança entre União Soviética e Ocidente contra o Eixo na Segunda Guerra nunca foi motivada por qualquer tipo de defesa contra o totalitarismo ou “amizade”, mas sim pelo fato de que o expansionismo alemão representava um risco existencial para os projetos geopolíticos tanto da União Soviética quanto do Ocidente.

Não existe motivo para fazer ciranda com algum adversário em caso assim.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Camargoer.
13 dias atrás

Depois que o Putin invadiu a Ucrânia fica difícil participar de qualquer evento para comemorar o fim de uma guerra ao lado dele.

Seria como convidar o Maníaco do Parque para comemorar o Dia da Mulher.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Rafael Oliveira
11 dias atrás

Exato!! Mas, o cara aí parece que vive num mundo fantástico, onde tudo é bonitinho e politicamente correto.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Oliveira
11 dias atrás

Ora Rafael.

Por isso teria sido um momento especial.
O ordinário qualquer um faz.

Até a Alemanha tem motivos para celebrar a derrota do nazismo.

O Barão de Itararé escreveu que “de onde menos se espera é de lá que nada sai”…

Gosto muito de um livro “A marcha da insensatez” que descreve como alguns países insistem em tolices.

Gestos políticos de grande dimensão demandam líderes extraordinários,

Curiosamente, nesta guerra entre a Ucrãnia e a Rússia, ambos se acusam mutuamente de nazismo, sendo que ambos lutaram juntos contra o nazismo.

resta-me repetir que está é um guerra imbecil cuja solução será encontrada pela via diplomática.. até lá, perdem-se vidas.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Oliveira
11 dias atrás

Curiosamente, o UOL publicou há pouco que Putin vai propor um encontro com Zelensky, provavelmente na Turquia, para discutir um cessar-fogo.

Pelo que li, este encontro seria dia 15.

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/05/10/putin-cessar-fogo-istambul.htm

pois é..

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 dias atrás

Tu queria que Trump, Macron, Starmer, etc, fossem se encontrar com putin para comemorar a vitória?? Com a guerra na Ucrânia acontecendo ali do lado, e esses líderes estando contra putin (Trump nem tanto, mas tbm não é aliado)?
Parece que você vive em um mundo de conto de fadas … Barbaridade …

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Groosp
13 dias atrás

Eles assinaram uma rendição incondicional para o Marechal Zhukov. Que havia tomado Berlim

José de Souza
José de Souza
Responder para  Groosp
12 dias atrás

Cara, repetir essas bobagens não as torna verdadeiras.

João Carlos
João Carlos
13 dias atrás

Todos os politicos que se acham seres superiores em relação ao comum dos mortais se chegam ao poder são um perigo sejam de eles de esquerda,direita,nacionalista ou woke. Ao fim de algum tempo quem não esta com eles estão contra eles e tem que ser eliminados. Sempre foi assim e acho que no futuro sera igual infelizmente.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
13 dias atrás

O nosso Brasil querido levou para combater na Itália a tropa mais miscigenada da história. Homens de todas raças e etnias. Que não se acovardaram e fizeram um bom trabalho. …
” Voce sabe de onde eu venho ?
Venho do morro, do engenho.-
Das selvas, dos cafezais
Da boa terra do coco.
Da choupana, onde um é pouco, dois é bom , três é demais.
Venho das praias sedosas.
Das montanhas alterosas.
Dos pampas, dos seringais.
Das margens crespas dos rios.
Dos verdes mares bravios. Da minha terra Natal.
Por mais terras que eu percorra. Não permita Deus que eu morra.
Sem que volte para lá…..” Todo Brasil estava lá representado. Todo respeito e reverência a estes homens simples, fortes e bravos.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Antonio Palhares
12 dias atrás
José de Souza
José de Souza
Responder para  Antonio Palhares
12 dias atrás

A “Canção do Expedicionário” foi escolhida em um concurso, depois que a FRB estava na Itália, e era absolutamente desconhecida pelos pracinhas…