Exército do Paquistão lançou cerca de 300 a 400 drones em 36 locais na última noite

O Exército do Paquistão lançou entre 300 e 400 drones contra posições indianas na noite passada, que foram avistados em 36 localidades, desde o acampamento-base de Siachen, em Ladakh, até a região de Kutch, em Gujarat, segundo fontes de defesa nesta sexta-feira.
As Forças Armadas Indianas conseguiram frustrar as tentativas de ataque e neutralizaram os drones.
“A maioria dos drones não estava armada. Estavam equipados com câmeras e provavelmente transmitindo imagens para suas estações terrestres. Os sistemas de defesa aérea indianos eliminaram quase todos os drones que poderiam ter causado danos à infraestrutura”, acrescentaram as fontes.
Mais cedo, o ministro da Defesa, Rajnath Singh, realizou uma reunião de revisão da atual situação de segurança do país no South Block, sede do Ministério da Defesa, na capital nacional, após o ataque em larga escala com drones por parte do Paquistão, frustrado na quinta-feira.
A reunião ocorreu em resposta à tentativa de retaliação do Paquistão após a Operação Sindoor, durante a qual as Forças Armadas Indianas atingiram nove infraestruturas terroristas no Paquistão e na Caxemira ocupada pelo Paquistão na quarta-feira. A operação foi uma resposta direta ao ataque terrorista em Pahalgam em 22 de abril.
Enquanto isso, durante a madrugada entre os dias 8 e 9 de maio, o Exército Indiano repeliu com sucesso múltiplos ataques com drones lançados pelo Paquistão ao longo da fronteira oeste e da Linha de Controle (LoC) na região da Caxemira.
O Exército Indiano declarou:
“As Forças Armadas do Paquistão lançaram múltiplos ataques com drones e outros armamentos ao longo de toda a fronteira ocidental durante a madrugada de 08 para 09 de maio de 2025. Tropas paquistanesas também realizaram diversas violações de cessar-fogo (CFVs) ao longo da Linha de Controle na Caxemira. Os ataques com drones foram repelidos de forma eficaz e uma resposta à altura foi dada às CFVs. O Exército Indiano permanece comprometido com a defesa da soberania e integridade territorial da Nação. Todos os desígnios nefastos serão enfrentados com força.”
Segundo autoridades de defesa, o sistema de defesa aérea de fabricação nacional Akash, com mísseis superfície-ar, desempenhou um papel crucial na neutralização dos ataques com drones paquistaneses contra ativos indianos na quinta-feira. As autoridades acrescentaram que o Exército e a Força Aérea da Índia posicionaram esse sistema ao longo da fronteira com o Paquistão.
FONTE: The Times of India
As defesas aéreas indianas nas áreas fronteiriças com o Paquistão parecem ser eficientes…
Espero que a negociação ↓ com Índia em relação aos sistemas de defesa aérea avance e se concretize.
https://www.forte.jor.br/2025/04/22/india-avanca-em-parceria-com-o-brasil-para-modernizacao-da-defesa-aerea/
“A Índia desponta como uma forte candidata no plano do Brasil de modernizar seus sistemas de defesa aérea.” Que sistemas AAe nós temos????? Fiquei confuso, manpad é sistema?????
Lendo isto, até dei uma risada triste…rsrs
Orações fortes.
Injustiça! Ninguém pinta meio-fio melhor que as Forças Desarmadas Brasileiras.
Canhão Bofors 40mm 40/L70…..Triste, muito triste, mas é real.
Cara, parece que todo país tem drone, menos a gente… Algo tão barato e nem jsso temos…
Drones interceptadores FPV como uma alternativa barata aos mísseis antiaéreos [parece que o operador está jogando um game…] ↓
…
”Os militares russos [e ucranianos] têm usado efetivamente drones interceptadores FPV para derrubar drones.
Imagens de vídeo postadas nas redes sociais em 8 de maio mostraram 67 interceptações bem-sucedidas de drones pelas Forças Aerotransportadas Russas (VDV).”
https://s5.cdnstatic.space/wp-content/uploads/2025/05/IMG_2249.mp4
E a gente tem alguma coisa, irmão ?????????? Tu já viu burocrata militar do Brasil ser pioneiro em algo ????????????
O Brssil tem a arma mais poderosa do mundo que é o “baton vermelho calibre 10 mm”.
Pra que drone?
Ora Bosco,
Já que vocẽ levantou o problema, suponho que a logística militar poderia fazer bom uso de drones, por exemplo para levar kits de alimentação para quem está em áreas isoladas como naquelas após desastres ou em acampamentos em áreas de acesso restrito
Estes drones de logística também seriam úteis para levar medicamentos e outras coisas, com vacinas para grupos que estejam isolados.
bem.. com um pouco de bom humor, se as forças armadas acharem prudente e seguro, podem levar maquiagem e até itens de higiene, como papel higiênico para quem prefere evitar banheiros.
Sem anistia!
Concordo. Começando por prender todo canalha esquerdista que levantou em armas nos anos 70 e foi beneficiado pela anistia dos militares. Se pode bagunçar as leis e acusar de terrorismo uma mãe de familia por ter escrito numa estátua estúpida que nem representa porcaria nenhuma desse Judiciário corrupto, então vamos começar pelos esquerdistas que tocaram fogo nos ministérios em 2017. Sem perdão, sem anistia.
Esses neomachos da extrema esquerda com camisetas do Che têm medo de barata mas se fazem de durões contra mães de família que picham de batom aquele monumento à “justiça ” brasileira.
Esses neomachos são patéticos e não perdem a oportunidade de ficar de 4 para defender “painho” contra os “facista” que queriam dar o “gopi.
Rsss
Senta e chora! Não foram competentes o suficiente pra derrubar o Estado de Direito, na ilusão tresloucada de um governo (sic) viúvo de uma ditadura corrupta e assassina! Finalmente, estrelados que não honram o juramento que fazem a constituição (Finalmente! Depois de mais de cem anos de tentativas de golpes, quarteladas e todos os tipos de quebra de hierarquia travestidas de patriotismos desvirtuados!) irão pra cadeia! Cabe a vcs assistirem birrentos a isso e inventarem narrativas quaisquer! Virou história, mesmo que vcs vomitem o que quiserem nas redes! Passar bem!
Bosco…
vamos devagar…. qualquer um que depreda um patrimônio público tombado comete um crime cuja pena (se lembro) é de um a tr\ẽs anos.
Isso se aplica á estátua na frente do Supremo e também á estátua na frente do Itamaraty. Também se aplica ás vidraças da catedral de Brasilia, aos painéis na Pampulha e nas paredes do antigo prédio do MEC no Rio de Janeiro
Qualquer que pichar ou danificar uma das estátuas de Alejadinho em MG cometer o mesmo tipo de crime. Se alguém entrar em um Igreja barroca em MG ou colonial em Paraty e jogar uma pedra ou um rojão contra o altar comete o mesmo crime.
Então, qualquer um que seja de maior, exceto os inimputáveis, qualquer que seja a idade, serão julgados pelo mesmo crime e se condenado, punidos no rigor da lei.
Sendo doentes, idosos, gestantes ou mães de crianças, a justiça poderá conceder os benefícios que já estão definidos em lei
Agora, se ao mesmo tempo que cometer o crime de depredação, a pessoa cometer uma injúria racial será punida por dois crimes e a pena total sera a soma das duas. Se a pessoa danificar duas estátuas, cometeu dois crimes,
Se este crime tiver sido cometido por um grupo organizado para isto, também será acusado de formação de quadrilha. Se o dano for feito com arma de fogo, também é outro crime… se tiver assassinado o segurança que cuida do patrimonio, é um crime a mais.
em todos estes casos é razoável que qualquer pessoa concorde com uma punição exemplar e no rigor da lei
Então, é razoável que todos aqueles que estiveram envolvidos nos ataques de 08 de janeiros seja julgados por todos os crimes que cometeram… e se forem condenados, debem ser punidos no rigor da lei.
Camargoer,
Vc tem um sério problema que é o de não poder alegar analfabetismo funcional dada à sua formação que é de conhecimento geral aqui na Trilogia.
*O mesmo já não posso fizer desse Luciano aí de cima.
Em nenhum momento eu defendo que depredadores do patrimônio público ou particular não sejam punidos pelo seus atos.
Todos devem ser julgados individualmente por um tribunal de primeira instância, terem ampla defesa e responderem por seus crimes.
Quem só entrou nas dependências do Olimpo não cometeu nenhum crime já que sua passagem não foi obstaculizada por ninguém. Quem pintou um estátua de baton é menor gravoso que quem derrubou um relógio ou quebrou uma porta.
E assim sucessivamente.
Não houve ameaca alguma nem às sólidas instituições democráticas e nem à integridade física de ninguém.
Os réus responderiam em liberdade caso fossem primários .
Pelo tempo decorrido todos já teriam pago com folga suas penas dos “crimes” cometidos.
Nós casos anteriores em que a extrema-esquerda lulista fez coisa pior na Explanada dos Ministérios sequer houve prisões e condenações aos perpetradores de danos ao patrimônio público de muito maior monta.
Claramente a espetacularizacão que o stablishiment dá a esse episódio lamentável é para amedrontar vozes dissonantes dentro do conceito de democracia relativa vigente.
A democracia brasileira, formada após o famigerado regime militar, dividiu o país em feldos e os que não estavam quando da distribuição não são bem vindos.
A democracia e a pluralidade de ideias no Braisil ficaram claras há cerca de uns 8 anos pra cá e é igual reunião de grêmio estudantil ou de sindicato.
Há ampla liberdade de expressão e contraditório desde que você siga o script pré definido , que forma o consenso social da dita organização.
No Brasil da CF de 88 o script é o de utilizar as massas como massa de manobra para manter os privilégios de uma elite que herdou a República e que se acha merecedora natural por conta de ter lutado contra a diadura militar em favor da democracia e do povo e para tanto se utiliza do discurso marxista de oprimidos e opressores e a narrativa da impossibilidade de tirar imensa parcela da população da miséria e da ignorância devido às “forças ocultas”, o que justifica utilizar todo o imenso e custoso aparato estatal para pelo menos minimizar o sotrimento destes cidadãos de segunda da classe e no processo lhes fornecer um pouco de pão e muito de circo.
Qualquer um que entenda diferente e se apresente para reformular esse sistema azeitado será imediatamente expurgado e denominado de extremista.
Boscao, não sei de que estado você escreve, mas nós, aqui em SP, fomos os mais enganados pela corja do PSDB desde o famigerado Mário covas e desembocando naquele estrume que recebeu, feliz da vida, a missão de tornar o rato digerível para os indecisos em 2022.
Acabaram com o estado.
Tanto PM quanto a polícia civil de SP são as mais mal pagas do país.
Um vexame.
Começou com o covas.
O falecido geleiao, fundador do tal PCC dizia lá da cadeia para quem quisesse ouvir que os tucanos pariram a facção. E não o PT.
Não contavam, porém, com o fenômeno bolsonaro. ” Fenômeno ” este, por sinal, vaticinado pelo saudoso Olavo de carvalho no mídia sem máscara.
Então é preciso destruir tanto ele como aqueles que o segue. Equivocados alguns, ou não.
A sentença da carla zambelli, e olha que nem o mito anda muito feliz com ela, foi grotesca. Injustificável.
Isso tem tudo pra terminar muito mal.
Mas muito mal.
E todos sofreremos.
“Tanto PM quanto a polícia civil de SP são as mais mal pagas do país.” Isso ai tá errado, é porque você não viu aqui na Bahia
Mais cedo ou mais tarde a panela de pressão explode, aí veremos as penas serem escritas com “batom”.
Melhor comentário que vi por aqui em anos, parabéns Bosco !
Você afirma que “Quem só entrou nas dependências do Olimpo não cometeu nenhum crime já que sua passagem não foi obstaculizada por ninguém”. Pela sua lógica se alguem entrar em sua casa quando você não estiver não esta comentendo crime. É isso?
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Seria triste se fosse sério. Por esssas e outras esse é o país da impunidade e dos passadores de pano.
Sem anistia pra golpista, intervenção militar é o c….
O baton e apenas um detalhe a dita cuja pediu desculpas por atentar contra a democracia e você não para com esse delírio de baton.
Essa linguagem chamando de neomacho quem discorda de você deveria ser tirada dos comentários.
Olá Lúcio.
Isto cria um problema… existe uma lei que concedeu anistia a todos os que cometeram crimes polítocos ou relacionados.
O STF já analisou a questão e considerou que a lei é constitucional. Então, seria necessário uma nova lei cancelando a anistia… mas ai entra o problema que nenhuma lei pode retroagir, exceto para beneficiar o réu.
Este tipo de aprisionamento em massa é ilegal, seja qual for o ponto de vista. Isso significa que fazer isto seria uma quebra do Estado de Direito, ponto fundamental da democracia
Ainda.. cancelando a lei, significa o cancelamento da anistia para os agentes do Estado que cometeram crimes políticos e aqueles relacionados, que vão de falsidade ideológica,fraude e ocultação de cadáver, abuso de poder , entre tantos. O fim da anistia também atingiria todos os que cometeram crimes considerados hoje inafiançáveis e imprescritíveis como sequestro, tortura e assassinato.
como naquela pergunta.. você está disposto a mexer neste vespeiro?
Não insulte nossa inteligencia cara, pare de citar essa Corte.
Nossa!
Bolsonaro logo estará na jaula.
Para quem?
Sem anistia!!!
Se tirar as regalias dos militares de alta patente vai sobrar muita grana pra investir em projetos.
Se tirar então as regalias dos três poderes então sobra mais dinheiro ainda. Se parar de usar a FAB para ministro do supremo ir assistir jogo de futebol já ajuda bastante.
Pioneirismo recente foi agora no século XXI uns malandros serem promovidos a Marechais pelo patrão amigo.
É só o exército comprar 1 Drone Shahed 136 no mercado negro na Ucrânia e fazer engenharia reversa igual vários países estão fazendo e pronto.
Olha ai :
https://www.facebook.com/100079768634873/posts/pfbid0QyavTCtoJCWRhScLaeckx3shC5tcVudCauJrVeaVtWLLY4EX1RtJFESnLHqnbbmJl/?app=fbl
Aqui vai ter quando americanos, ingleses ou franceses tiverem afinal eles gostam de seguir padrão OTAN sem ser.
Exato ! Isso salta aos olhos, como esses generais seguem a doutrina da Nato como macaquinhos, é impressionante. Se o Irã tivesse o pensamento dessa gente nos últimos 20 anos hoje estaria invadido e pilhado como o Iraque.
É que pensar cansa…
Eu fico pensando uma coisa, esse tanto de drone que foi lançado custou uma grana apesar da unidade ser barata. mas a perda da vários deles não torna a operação meio cara? Claro não tem piloto pra morrer nessas missões de reconhecimento. Mas custa uma grana pra repor né?
Por isso o que norteia o desenvolvimento de um drone deve ser a fabricação o mais barata possível para para produzir um equipamento que seja funcional e nada a mais.
Próximo comunicado do Paquistão:
“Enviamos centenas de drones de $100,00, adquiridos do Shopee, obrigando a defesa aérea indiana a gastar milhões de dólares em armamentos extremamente necessários a sua defesa territorial.”
Mais um ponto para o Paquistão.
Eu achava que em uma disputa como essa era a Índia que estaria melhor equipada e preparada.
Equipada até pode estar, mas preparada…
Sem contar que a ìndia tem que se preocupar com a China, o Paquistão não.
O que eu acho foi que a Índia fez uma burrada militar em que a decisão de como fazê-lo foi política. Esse ataque punitivo deveria ter sido feito com drones e mísseis, a lá Irã. A aviação hoje está muito vulnerável, não estamos mais em 1990. Essas guerras dos EUA em que sua aviação deitava e rolava acho que acabaram, eles próprios estão se reestruturando e cancelando projetos obsoletos.
Como descobrir os pontos de defesa antiaérea do inimigo?
Mande uma chuva de drones baratos e desarmados para que ele os destrua mostrando onde estão estacionados.
O Paquistão possui satélites militares
Drones iscas muito baratos, a Rússia faz muito isso. É o futuro, e o presente.
Provou que não adianta só ter equipamento de ponta, sem doutrina eficience e experiencia prática.
Mesmo que não sejam reais os resultados, ainda tomam um baile do Paquistão no quesito controle de narrativa.
Ao que parece na madrugada de hoje houve ataque a bases aéreas
https://edition.cnn.com/world/live-news/india-pakistan-operation-sindoor-05-10-25
ta escalando e escalando rápido
Não há a mínima chance do Paquistão ganhar da Índia em uma guerra de atrito. A Índia além de ter mais recursos financeiros, ainda tem um exército maior, mais aeronaves, tanques, infantaria, defesas antiaéreas, mísseis dos mais variados, etc. O que o Paquistão pode fazer é causar o máximo de dano dentro do que ele poderia causar, assim como está fazendo a Ucrânia.
Pelo visto você não sabe sobre o tamanho das forças armadas do Paquistão.
Em uma guerra de fato entre estes países, é um desastre imenso para os dois.
por que o Paquistão tem um pouco território aproveitável e a Índia uma população 7vezes maior do que ele,
Chegaram a um cessa fogo
https://revistaforum.com.br/global/2025/5/10/india-paquisto-decidem-pelo-cessar-fogo-179046.html
Já foi de Americanas o cessa fogo
Preciso dizer qual país não tem drones e nem defesa antiaérea? Não aceito Gepard como argumento para defender o tal país…
Preciso dizer qual país não vai aprender nada com os erros dos outros?
Dizem que é um certo país que não é da NATO nem esses o consideram aliado, mas esse certo país os segue como macaquinho, achando que nas guerras do futuro ele fará desembarques anfíbios, SEAD, ataques de aviação em baixa altitude em território profundo…
Segundo a global Times, Paquistão destruiu duas baterias S400 com mísseis hipersonicos fornecidos pela China
Se metade do que o Paquistão está dizendo for verdade os indianos vão precisar refletir muito bem sobre onde eles amarraram o burro deles nas últimas décadas em termos de aquisição militar.
Nem os Patriots deram contas dos hipersonicos russos.
Nos últimos confrontos, enquanto a Índia enfrenta dificuldades e erros de coordenação, o Paquistão tem surpreendido pela forma como vem se posicionando. Com apoio firme da China e do Catar, o país mostra que sabe usar bem seus aliados e recursos. Tem agido com calma, estratégia e eficiência, mesmo diante de um cenário tenso. Em vez de responder com pressa ou improviso, aposta em planejamento e cooperação. Aos poucos, vai ganhando respeito por mostrar que, com inteligência e parceria, é possível fazer frente a um gigante.
Além da padronização de equipamentos, treinamento e táticas, tendo em vista que pouco adianta ter equipamentos caros se, na hora em que precisar utilizá-los e coordenar sua estratégia, tudo dar errado.
Imagino, para as defesas AA da Índia, a dificuldade em coordenar uma defesa eficaz, com tantos equipamentos diferentes que a Índia utiliza. Ouvi dizer que, para que suas defesas AA não ataquem seus próprios equipamentos, precisa haver uma sincronização entre os equipamentos, o que, dado a variedade indiana, deve ser um caos. Não duvidaria que, não apenas nessa escaramuça em questão, mas até mesmo em um conflito mais massivo e intenso, que as defesas indianas causariam danos na própria força aérea indiana tão significativos quanto os próprios ataques do Paquistão.
Ter vários equipamentos de defesa AA e ainda mais caças variados de diferentes nações e configurações, não é aconselhável em um conflito em que se enfrenta uma força bem treinada e equipada.
Já pensou o Brasil reagindo na forma de drones ? Hahaha. Quais os vetores ? E unidades ? Colocar pensionistas e aposentados militares na linha ? Ao olhar isto, deixo a minha indignação com parte do orçamento militar brasileiro.