10ª Brigada de Infantaria Motorizada

Araçoiaba (PE) – De 5 a 9 de maio, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada conduziu a Operação Carcará II, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcante. A atividade, coordenada pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, capacitou os grupos de combate da 1ª Companhia de Fuzileiros para a participação na Operação CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), que ocorrerá em novembro. A CORE representa uma cooperação estratégica entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos, com foco no aprimoramento da interoperabilidade entre as forças, na padronização de procedimentos e no aumento da prontidão para atuação em operações conjuntas e missões de paz internacionais.

Durante a Operação Carcará II, os militares participaram de oficinas práticas que abordaram marchas, tiro de instrução avançado, conduta em combate, primeiros socorros, orientação diurna e noturna, além de procedimentos de coleta e análise de informações. “Esta operação está me dando a oportunidade de conhecer melhor meus subordinados, que irão trabalhar comigo durante este ano, principalmente na Operação CORE 25”, destacou o 3º Sargento De França, comandante do 3º Grupo de Combate do 2º Pelotão de Fuzileiros.

A atividade contribuiu significativamente para a manutenção de elevados padrões de prontidão, para o fortalecimento da liderança e para o desenvolvimento do espírito de corpo. Além disso, reforçou a capacidade operacional da tropa, alinhando-a às diretrizes do Comando e aos desafios das futuras missões, incluindo a CORE 2025.

A operação, a ser realizada no bioma Caatinga, reforçará os laços históricos entre os países e incrementará, ainda mais, a integração e a cooperação histórica entre ambos os exércitos. A edição deste ano, ocorrerá nas cidades de Petrolina (PE) e Lagoa Grande (PE), no período de 1º a 14 de novembro de 2025.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Inscrever-se
Notificar de
guest

10 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dworkin
Dworkin
6 horas atrás

Eles acham mesmo que essa pintura na cara ajuda em alguma coisa ?

Natan
Natan
Responder para  Dworkin
3 horas atrás

Pararam na década de 70

Nascimento
Nascimento
Responder para  Natan
3 horas atrás

Não. Nosso padrão de camuflagem de 2 cores vem da Coreia do Sul.

Heinz
Heinz
Responder para  Dworkin
3 horas atrás

Comentário QI -83

Última edição 3 horas atrás por Heinz
Joao
Joao
Responder para  Dworkin
1 hora atrás

Serve

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Dworkin
57 minutos atrás

no ambiente de selva ajuda

Sergio
Sergio
6 horas atrás

Importante missão!

Será de fundamental reforço para a identificação e neutralização dos terroristas que atingiram a capita de mar e guerra médica dentro do marcilio dias.

Ps: Percebem os foristas o mundo de faz de conta em que nosso serviço público vive?

Heinz
Heinz
Responder para  Sergio
3 horas atrás

esqueceu que o governo recusou considerar o CV e PCC como grupos terroristas?
HAHA

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Responder para  Heinz
3 horas atrás

Historicamente, o governo brasileiro só aceita classificar uma organização como sendo terrorista se ela for considerada assim pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcio Cosentino
56 minutos atrás

Estamos lascados entao